Investir em anúncios é uma decisão para empresas que demonstram certo nível de maturidade em marketing digital — pelo menos para aquelas que conseguem estruturar boas campanhas, direcionar corretamente os recursos e ter anúncios com resultados efetivos.

Para quem quer começar a fazer esse tipo de ação ou ainda para quem já tentou, mas ainda não atingiu os resultados esperados, trouxemos alguns exemplos de anúncios para Facebook que vão transformar a forma como você está criando e implementando os seus.

Entenda neste post quais são os formatos que melhor funcionam e outras dicas para criar campanhas incríveis!

Por que fazer anúncios no Facebook?

Já não dá para ignorar as redes sociais na estratégia de marketing e vendas, independente do segmento de atuação. A forma de consumir mudou e as empresas precisam acompanhar isso. 

As campanhas de Facebook abrangem tanto essa rede social quanto o Instagram e criam maior impacto e engajamento, gerando também melhores resultados de vendas. 

Além disso, os anúncios nas redes sociais fortalecem a presença digital da marca, oferecem possibilidades de segmentação de público e atingem um grupo de consumidores muito diverso, relevante e presente, que em sua maior parte acessa as plataformas diariamente. 

Quais os principais formatos de anúncios no Facebook?

Existem algumas opções em termos de formato e de configuração na plataforma de anúncios do Facebook Ads. Existem, entretanto, dois formatos que se destacam. Vamos focar neste texto em exemplos de anúncios de Facebook de dois tipos.

Anúncio da coluna à direita

O tipo de anúncio mais tradicional do Facebook (inclusive o primeiro que surgiu) é o anúncio que aparece na coluna à direita do feed principal. Nesse formato é possível apostar em um número maior de cliques e conversão com investimentos mais em conta.

Anúncio do feed de notícias

Outro dos formatos principais de anúncios de Facebook é o anúncio que aparece no feed de notícias principal dos usuários. Esse tipo de anúncio costuma ter melhores resultados, mas também exige maiores investimentos. 

Exemplos de anúncios de Facebook

Certo. Então existem dois tipos principais de anúncios no Facebook. Mas quais são exemplos de bons anúncios? Trouxemos aqui uma seleção com 11 tipos de anúncios para te inspirar.

Anúncio de vídeo

Os conteúdos em vídeo têm ganho destaque e relevância, não apenas no Facebook. Esse tipo de tendência também acaba ditando o que acontece com a publicidade online nas redes sociais.

Então, explore vídeos e anúncios animados para envolver e chamar a atenção do público. Abaixo alguns exemplos desse tipo:

Anúncio de foto

Outra forma de explorar o apelo visual, além dos vídeos, é trabalhar com anúncios para Facebook com fotos. Esse tipo de anúncio funciona muito bem para mostrar o produto ou humanizar a comunicação.

Experiência instantânea

Anúncios de experiências instantâneas, também chamados de Facebook Canva Ads, são aqueles que permitem algum tipo de interação com o usuário. Isso significa fornecer um conteúdo cativante e diferente do que encontramos por padrão.

Apresentações multimídia

Para oferecer outro tipo de experiência ao usuário que não é tão ofertada, os anúncios em apresentações multimídia são outra forma que pode ser utilizada. Para isso, o anúncio deve trazer diferentes elementos como som, texto, fotografia, vídeo e o que mais a criatividade permitir. 

De coleção

Se seu anúncio é direcionado para venda, principalmente de produtos, os anúncios de coleção podem ser muito interessantes. Eles emulam uma loja virtual e mostram ao usuário diferentes opções, tudo em um mesmo layout.

Anúncio de vários produtos

Os produtos também podem aparecer nos anúncios no formato “carrossel”. Assim, cada um deles têm um maior destaque. Essa também é uma forma de incluir um elemento interativo no anúncio, uma vez que o usuário precisa passar as fotos lateralmente para conferir o anúncio completo.

Você pode divulgar tudo com esse tipo de anúncio, não apenas produtos como também serviços e conteúdos.

Anúncio local

Se a sua empresa tem um endereço físico e se você quer que o usuário seja direcionado para lá, pode ser interessante explorar os anúncios locais. Eles funcionam bem para consultórios, estabelecimentos comerciais, restaurantes, lojas físicas, eventos, etc.

Anúncio de oferta

Esse formato é um dos mais recentes disponibilizados pela plataforma de anúncios. Com ele, você pode disponibilizar um desconto ou cupom que pode ser resgatado pelo usuário, o que estimula ainda mais a compra. O anúncio pode ser feito tanto no feed quanto na coluna à direita. 

Anúncio de evento

Anúncios para divulgação de eventos têm características específicas que devem ser observadas ao montar uma campanha. O senso de urgência pode ser explorado, afinal o evento tem data para acontecer. Além disso, essa informação é a prioritária nesse tipo de anúncio e merece o destaque apropriado. 

Anúncio de redirecionamento

Anúncios de redirecionamento ou de retargeting são anúncios direcionados para usuários que já visitaram as páginas do seu site antes. Esse tipo de anúncio explora uma segmentação de interesse, já que o consumidor, por algum motivo, já teve algum contato com a sua empresa. 

Você também pode explorar listas de usuários que visitaram a sua página no Facebook ou ainda a opção de subir mailings que você já tenha. Se algum dos seus contatos utilizar o e-mail cadastrado para acessar o Facebook, o seu anúncio também será exibido para ele.

Publicação impulsionada

Outra forma de explorar anúncios no Facebook é utilizar uma publicação já postada organicamente na página da sua marca e fazer o impulsionamento da mesma. Diferente dos outros modelos aqui apresentados, esse tipo é um exemplo que não é criado no gerenciador de anúncios, portanto tem características diferentes em relação à limite de palavras e à inclusão de links.

Combinar mais de um tipo de anúncio também é possível e deve ser um recurso explorado!

Como fazer um anúncio que vende no Facebook?

Além dos conhecimentos na parte estratégica de seleção e segmentação de público, período da campanha, frequência e valor de investimento de cada anúncio, existem outros fatores que determinam o sucesso de um anúncio para o Facebook. 

Aqui destacamos algumas características que um anúncio incrível precisa ter:

Ele é visual

A parte visual de qualquer anúncio é muito importante e com os anúncios para Facebook isso não é diferente. O algoritmo da plataforma favorece conteúdos visuais, já que estes também são os preferidos pelos usuários. 

Para chamar a atenção em meio a tantos outros anúncios e publicações, o seu conteúdo visual precisa ser atrativo, chamativo e saber conversar com o seu público.

Ele é relevante

Seu anúncio precisa ser relevante para o consumidor que você quer atingir.

Se não for assim, ele não verá e muito menos clicará no seu anúncio. Esse tipo de questão de relevância pode ser validado dentro da própria plataforma de Facebook Ads, que fornece uma pontuação para seus anúncios, de acordo com os hábitos e motivações do público que você define.

Ele inclui uma proposição de valor

A proposta de valor é a promessa e a entrega da sua marca. De forma clara e sintética é o que a sua empresa ou marca tem a oferecer. É a principal razão pela qual o consumidor deve comprar com você.

Em um anúncio, é a proposta ou proposição de valor que fará com que um usuário se sinta atraído e decida clicar ali. Lembre-se, não adianta incluir qualquer coisa. Sua promessa deve ser relevante, mostrar o diferencial frente à concorrência e passar credibilidade.

Ele tem um call to action claro

CTA ou call to action é uma chamada para ação. Um bom CTA é construído com um texto curto, que estimule uma ação de forma clara e que utilize verbos no imperativo. Visualmente se destaca do restante do material, para atrair atenção. 

Seu anúncio precisa ter um bom CTA que seja ao mesmo tempo estimulante para uma tomada de decisão rápida e que deixe muito claro qual ação você espera do usuário. Este também precisa entender o que encontrará depois do clique de forma bastante simples. 

Outros 100 Anúncios para você se inspirar… 💡

Gostou do conteúdo que preparamos?

Com ele você sai na frente com muitas inspirações de exemplos de anúncios para Facebook para tornar as suas campanhas de social ainda mais potentes!

Se quiser se aprofundar mais no assunto, recomendo conferir também a nossa curadoria de 100 Melhores Ads para o Mercado B2B.

Criamos este material porque, nos últimos 3 anos aqui na Leadster, investimos mais de R$882 mil em mídia paga display B2B. E, durante esse tempo, aprendemos a não subestimar a importância de um bom criativo.

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Categorias: Mídia Paga

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

2 comentários

rafael fernandes · 24 de novembro de 2022 às 12:08

muito bom,curti msm

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