8 Passos para Criar Landing Page de Alta Conversão

Publicado por Gustavo Luby em

Não importa se você está divulgando um material para o seu visitante, se está tentando prender a atenção dele com uma oferta comercial ou oferecer um teste do seu produto, o fator mais importante não é o que você oferece na sua Landing Page como moeda de troca para captar as informações do lead, mas sim como a experiência do visitante é otimizada e como direcionar ele para a tão desejada conversão.

Por isso, nós preparamos o guia que você sempre quis, com o passo a passo para criar Landing Pages com altas taxas de conversão. Nesta lista você encontrará os recursos e ferramentas certas para aplicar nas suas páginas e otimizar os seus resultados. Continue a sua leitura!

Passo a passo para Criar Landing Pages que convertem

Para começarmos nosso conteúdo, precisamos dar um passo atrás e assegurar isto: que a sua Landing Page tem que ter um norte muito claro com que quer conversar. Nenhum material irá funcionar se você não conhecer o seu público.

A partir daí, tendo em mente quem é o consumidor que você está buscando, você pode partir para a construção das suas páginas de conversão:

1. Entenda seu público e mercado

Conhecer de verdade seu público e seu mercado é fundamental para sua estratégia, não só de conversão em Landing Pages, mas de comunicação, marketing e negócio como um todo. Conheça quem é o consumidor que procura a sua solução, faça formulários e entrevista com clientes reais ou clientes em potencial para entender quais são as dores e necessidades deles, como ele procura soluções, como consome de diferentes empresas e diferentes segmentos, sobre os hábitos de vida e quais são os desafios que eles encontram no dia a dia.

Esse tipo de pesquisa e o conhecimento conquistado te ajudarão a desenvolver materiais e Landing Pages alinhadas com as expectativas do seu público, que criem uma conexão imediata com ele e que não tenham pontos de fricção que o impedirão de concluir a conversão.

2. Configure as métricas da página

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Seja qual for a plataforma que você utilizar para montar a sua página, certifique-se de que você terá acesso aos dados da página. São essas métricas e relatórios que possibilitarão que você entenda qual a eficácia e o histórico da página. Só a partir desses dados é que será possível também acompanhar as otimizações feitas e os resultados delas.

As métricas definirão seus objetivos, próximas ações e darão insights sobre o que funcionou ou não com o seu público.

3. Garanta que a sua Landing Page entrega o que o seu anúncio oferece 

Utilizar anúncios para direcionar o público para a sua Landing Page faz parte da estratégia de distribuição das suas campanhas. E não existe nada mais frustrante para um visitante do que clicar em um anúncio e não encontrar o que foi prometido ali. Principalmente se ele sai do ambiente em que está (como redes sociais ou ferramentas de busca) para entrar num site que não tem nada a ver com o gancho que o fez clicar ali.

Por isso, tenha certeza de que a mensagem do anúncio e a oferta da Landing Page estão em conformidade. Além disso, o tipo de linguagem também precisa estar alinhado para garantir interesse e boas conversões.

Você pode fazer teste de anúncios, com diferentes conteúdos e analisar os resultados depois de um tempo. Então pode adaptar a linguagem da Landing Page de acordo com o anúncio que obtiver a melhor taxa de cliques durante o período de teste. E isso vale tanto para o título e texto quanto visual, imagens aplicadas e distribuição dos elementos nos materiais.

4. Avalie a primeira impressão causada pela sua página

Os primeiros segundos de contato do seu visitante com a sua Landing Page são decisivos: só leva 0.013 segundos para que o cérebro identifique uma imagem e 0.05 segundos para formar uma opinião sobre a página. Essa primeira impressão influencia como ele vai lidar com a página e quais serão as decisões que vai fazer em relação à ela dali para frente.

Por isso esse primeiro contato precisa ser forte e objetivo. Sua Landing Page precisa ter acesso intuitivo, parecer familiar para o seu visitante e dizer no ato o que ele encontrará ali. Além de, claro, convencê-lo de converter. O que nos leva para nosso próximo ponto:

5. Foque em uma mensagem clara e atraente

Se temos apenas esses preciosos segundos para prender a atenção do visitante e determinar a percepção dele sobre a nossa página, o foco na oferta de forma clara precisa estar presente.

Fonte: https://netflix.com/

Seu visitante precisa entender rápida e objetivamente o que você está oferecendo — e a sua mensagem precisa ser mais do que clara, precisa também ser persuasiva. Portanto, não caia no erro de dar um título qualquer. Ele precisa ser bem pensado e conter:

  • Quem seu consumidor é;
  • O que o seu produto ou serviço faz;
  • O que o torna único;
  • Porque ele é a melhor opção do mercado;
  • Qual o benefício para quem o escolhe.

Só com essas informações logo no início da página, de forma clara e persuasiva, é que o seu visitante vai entender se vale a pena continuar ali ou simplesmente sair do seu site. 

Pode acontecer da proposta não estar alinhada com o que ele busca. Nesse caso, você precisa rever o tópico em que falamos sobre o público. Mas ainda pior é atrair o consumidor certo e não ser capaz de mostrar o que a sua solução pode oferecer. Faça seu visitante decidir rapidamente que aquela é a página em que precisa converter para obter um benefício que fará diferença para ele.

6. Utilize imagens que reforcem a sua mensagem

Converse com o seu público e reforce o que você quer comunicar também através das imagens escolhidas para a sua Landing Page. Elas são percebidas mais rapidamente do que o texto presente na página e também interferem nas taxas de conversão.

Adapte as imagens para que elas causem identificação na sua audiência (mais uma vez a importância de saber com quem está falando aparece aqui). 

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Aproveite as imagens também para explorar valores emocionais, para chamar o olhar para os pontos de atenção da página e para impulsionar o visitante para a conversão.

Você também pode se interessar: A Importância do Contexto para Aumentar suas Conversões

7. Considere incluir um vídeo na sua Landing Page

Avalie se o seu produto ou serviço pode ser facilmente explicado e demonstrado apenas com palavras e imagens. Se sim, não existe necessidade de incluir um vídeo na sua Landing Page. 

Porém, para muitos mercados, um simples elemento como esse pode sim prender a atenção dos visitantes, esclarecer e persuadir.

Vale considerar essa solução, pensando em pontos como:

  • Seu público tem familiaridade e atração por esse tipo de mídia?
  • O vídeo pode ser útil para tirar dúvidas ou deixar a sua mensagem mais clara?
  • Seu produto ou serviço tem apelo visual que pode ser mais bem explorado em vídeo?
  • Como o vídeo irá contribuir com a experiência do visitante na sua página?
Fonte: https://br.sharpspring.com/

Se seu produto ou serviço tem uma venda mais complexa, requer uma demonstração ou precisa de informação extra para convencimento de conversão, então produzir e incluir um vídeo pode ser uma ótima alternativa para melhorar as suas taxas de retenção e conversão.

8. Invista no poder do Depoimento de Clientes

Fonte: https://leadster.com.br/geracao-de-leads/b2b

Pessoas se relacionam com pessoas, se identificam com pessoas, consomem de outras pessoas. É por isso que o depoimento de clientes ainda é uma das estratégias mais antigas e utilizadas no marketing. Estudos mostram que 63% dos consumidores estão mais inclinados a fecharem uma compra de sites que mostram comentários e notas de outros clientes que já adquiriram aquele determinado item.

Apresente para seu visitante como seu produto ou serviço solucionou as dores de outras pessoas reais. Aqui, mais uma vez lembre-se que seu público espera se identificar, então é importante dar um rosto para quem está compartilhando a experiência.

A otimização das suas páginas não depende apenas de um fator. É preciso analisar, ao longo do tempo, que detalhes fazem mais diferença com o seu público. Não cansamos de repetir: você precisa conhecê-lo como ninguém.

Gostou deste conteúdo que preparamos aqui para o blog? E você, vai fazer algum desses testes na hora de criar suas Landing Pages com foco em resultados e conversão? Compartilhe sua experiência nos comentários!

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Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.