Aumentar as conversões e gerar mais leads: esses são dois objetivos bastante comuns para diversas marcas. 

E as abordagens personalizadas têm uma relação direta com a melhora dessas taxas tão relevantes, principalmente quando falamos da taxa de conversão em sites e Landing Pages.

Segundo a HubSpot, explorar a personalização pode aumentar a geração de leads em 202%

Você quer entender melhor o poder dessa estratégia e aprender como aplicá-la às suas ações e materiais?

Então continue a leitura do post sobre o tema. 

O que são abordagens personalizadas no marketing?

O que são abordagens personalizadas no marketing?

Abordagens personalizadas acontecem no marketing com base na coleta de informações e dados sobre os leads.

Esse tipo de dado inclui desde interesses, páginas visitadas, preferências de compra, hábitos de consumo, histórico com a marca e até dados fornecidos pelo próprio lead, em ganchos de conversão e qualificação. 

Quando o marketing utiliza ferramentas que exploram esses dados para criação de conteúdo, estamos falando de personalização, que pode ser utilizada nas chamadas, no envio de e-mails, na exibição de anúncios ou em mensagens instantâneas e conversas virtuais. 

Por que utilizar personalização no marketing?

Por que utilizar personalização no marketing?

A personalização oferece alguns benefícios, já que a percepção da marca, dos materiais e das ações também são impactadas.

Aqui estão as sete principais delas:

1. Humaniza a marca

A marca se torna mais humana e melhor recebida quando, ao utilizar a personalização e a abordagem personalizada, o faz através de ferramentas que simulam uma interação entre duas pessoas.

Isso pode ser aplicado, por exemplo, através de e-mails disparados com o nome de um especialista no tema que faça parte da equipe de colaboradores ou de um assistente virtual identificado com foto, nome e personalidade.

2. Gera maior conexão com o cliente

Com a abordagem personalizada e com a oferta de uma experiência pensada com base nos comportamentos e interesses, o consumidor recebe atenção desde o primeiro contato com a marca.

Com isso, a conexão fica mais forte, já que ele não se sente apenas mais um número.

 Acesse agora: Veja o Benchmark da Taxa de Conversão por Segmento de Mercado

3. Entrega valor para o visitante

A abordagem personalizada pode ser explorada para entregar conteúdo relevante para o consumidor.

E quando falamos em conteúdo, estamos falando não só de textos, dicas e materiais, mas também publicidade.

O consumidor não desgosta de anúncios e campanhas, o que ele não gosta é de publicidade mal feita. 

Se, por exemplo, um determinado lead está interessado em comprar um notebook, é claro que é do interesse dele encontrar a melhor opção para ele, com um bom custo-benefício.

Então, se esse produto estiver em promoção, ele vai querer saber!

4. Adiciona contexto à conversão

Com a personalização o foco das conversões passa a ser a necessidade do consumidor e não o interesse da marca.

É claro que os resultados continuam sendo esperados, mas o contexto da conversão passa a ser a entrega do melhor resultado para o cliente, no momento em que ele precisa e melhor vai aproveitar a sua solução.

A personalização no marketing também ajuda o usuário a relacionar de forma natural os diferentes pontos de contato com a marca.

Personalização no Marketing adiciona contexto à conversão

5. Facilita a tomada de decisão

80% das pessoas dizem que estão mais propensas a fechar negócio com uma marca que oferece uma experiência personalizada.

Assim, se você souber responder, em todas as etapas do funil de vendas, o que o seu consumidor quer e oferecer pelo que ele está procurando, terá mais chances de guiá-lo através da compra.

6. Aumenta a conversão

Quando uma marca consegue transmitir a mensagem certa, no momento certo para um consumidor, as chances de conversão aumentam, se compararmos com mensagens genéricas ou que atingem o consumidor em um momento de compra diferente do que ele está.

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7. Fortalece o relacionamento com a marca

Quando um consumidor disponibiliza informações pessoais, ele dá um voto de confiança àquela marca.

E, com boas práticas e bom uso dessas informações, de forma que o próprio consumidor seja favorecido, essa relação de confiança e satisfação cresce.

Com uma boa experiência de compra, as chances de voltar a procurar pela marca também aumentam.

Como usar abordagens personalizadas para aumentar a conversão?

Como usar abordagens personalizadas para aumentar a conversão?

Você já está convencido dos benefícios da abordagem personalizada e quer agora colocá-la em prática?

Vamos compartilhar alguns exemplos de como essa estratégia pode potencializar as suas conversões. 

Nosso foco será nas conversões em sites, com a abordagem personalizada através de chatbots e assistentes virtuais, para compartilharmos exemplos reais que aplicamos aqui na Leadster.

Abordagens personalizadas por página de interesse

A primeira forma de abordagem personalizada é de acordo com a página de interesse.

Quanto mais alinhada com as necessidades do visitante do site, melhor a personalização e os resultados obtidos através dela.

As páginas devem ser separadas dentro dos diferentes estágios do funil de vendas.

Você pode mudar o texto da mensagem, o CTA e o visual da abordagem de acordo com determinadas segmentações.

Por exemplo, alguém que acessa o blog da sua empresa tem um interesse diferente de alguém que visita a página de preços ou solicita um orçamento.

Logo, a abordagem precisa ser diferente, ou então você perderá oportunidades. 

Saiba mais sobre esse tipo de personalização no vídeo abaixo:

Abordagens personalizadas por canal de origem

A personalização também pode ser feita de acordo com a origem daquele visitante.

Primeiro, deve-se levar em consideração o canal, como anúncios, outros sites, busca orgânica, redes sociais, links em e-mails, etc.

Em um segundo nível, a abordagem pode ser ainda mais personalizada com a utilização de código UTM.

Assim, além de saber que determinado visitante chegou através do Facebook Ads, você consegue monitorar exatamente através de qual campanha, anúncio e link ele chegou até ali.

Assim, a personalização poderá explorar ganchos e interesses já demonstrados por esse visitante. 

Veja exemplos dessa prática:

Abordagens personalizadas por dispositivo de acesso

Você sabe se seus visitantes estão chegando ao seu site e páginas de conversão através do mobile ou do desktop?

Entender o dispositivo de acesso é importante porque o comportamento e o contexto entregam informações relevantes. 

Em geral, visitantes de navegação através do celular estão em uma fase anterior de compra, ainda de pesquisa e muitas vezes é um visitante de consulta mais rápida e até mesmo imediatista e ansioso.

Esse tipo de visitante quer informação.

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Já os visitantes que acessam através do computador, costumam fazer isso quando têm mais tempo e atenção.

Algumas vezes quem já chegou a procurar algo no celular, depois continuou uma pesquisa ou mesmo uma compra no desktop.

Portanto, a tendência é que eles já estejam em uma etapa mais avançada de compra.

Logo, as abordagens para esses dois grupos também não deve ser a mesma. 

Saiba mais sobre o tema: 

Abordagens personalizadas pelo comportamento do usuário na página

O comportamento do usuário numa página também pode ser explorado para a personalização.

Por exemplo, os links que o visitante clica ou as páginas que ele percorre, mostram o que ele pode estar buscando no seu site.

Outro exemplo: quanto mais tempo o visitante passa numa página, maior o interesse dele naquele conteúdo. 

Veja no vídeo abaixo como transformar essas informações de comportamento em abordagens personalizadas:

Outras opções de personalização

Outras opções de personalização

A personalização apresenta muitas outras possibilidades, igualmente impulsionadoras das taxas de conversão e dos resultados obtidos.

Personalize o conteúdo da página

O conteúdo da página também pode ser alterado de acordo com cada visitante.

É possível usar ferramentas como o Google Optimize para personalizar a experiência do site, adequando o conteúdo a cada tipo de público.

Também é possível criar páginas de destino personalizadas para seus anúncios do Google Ads e transformar mais visitantes em clientes.

Personalize os e-mails

De acordo com uma pesquisa da HubSpot, as principais estratégias empregadas pelos profissionais de marketing na hora de construir campanhas de e-mail são:

  • A personalização das mensagens com dados do lead (27%);
  • A otimização dos e-mails para visualização em smartphones (24%);
  • E a segmentação de acordo com perfil e interesse dos contatos. 

Além disso, e-mails personalizados aumentam as taxas de abertura em até 26% – e as taxas de clique em até 97%

Personalize as ofertas

Você também pode personalizar as ofertas mostradas para cada usuário, bem como a ordem dos produtos por relevância, dando destaque àqueles mais interessantes para ele.

Outra forma é utilizar os demais canais da marca para enviar uma oferta de determinado produto que o visitante visualizou ou colocou no carrinho de compras.

De acordo com pesquisa do MailChimp, mais de 60% dos consumidores afirmam que receber um desconto depois de até 1h após terem interagido com uma marca ou produto ajuda na construção da confiança, relacionamento e desperta interesse na compra.

Personalize os anúncios

Ainda de acordo com a mesma publicação, 70% dos compradores só respondem a anúncios quando eles são personalizados de acordo com seus interesses.

Experiências de compra impessoais frustram certa de três em cada quatro consumidores.

Portanto, recursos como retargeting e remarketing são excelentes para mostrar anúncios segmentados e de acordo com os interesses de cada contato.

Personalize as abordagens do seu site com a Leadster

Personalize as abordagens do seu site com a Leadster

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster, atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom