Aumentar as conversões e gerar mais leads: esses são dois objetivos bastante comuns para diversas marcas. 

E as abordagens personalizadas têm uma relação direta com a melhora dessas taxas tão relevantes, principalmente quando falamos da taxa de conversão em sites e Landing Pages.

Segundo a HubSpot, explorar a personalização pode aumentar a geração de leads em 202%

Você quer entender melhor o poder dessa estratégia e aprender como aplicá-la às suas ações e materiais?

Então continue a leitura do post sobre o tema. 

O que são abordagens personalizadas no marketing?

O que são abordagens personalizadas no marketing?

Abordagens personalizadas são chamadas baseadas na coleta de informações e dados sobre os leads.

Esse tipo de dado inclui desde interesses, páginas visitadas, preferências de compra, hábitos de consumo, histórico com a marca e até dados fornecidos pelo próprio lead, em ganchos de conversão e qualificação. 

Ao aprofundar mais, podemos considerar que as abordagens personalizadas estão dentro da estratégia de marketing conversacional, que nada mais é do que conversar em tempo real e de forma específica com os visitantes, para ajudá-los em seu processo de decisão de compra.

Ou seja, quando o marketing utiliza ferramentas de marketing conversacional, como a Leadster, ele estará explorando esses dados para criação de conteúdo, como chamadas, e-mail marketing personalizado, anúncios ou em mensagens instantâneas e conversas virtuais.

Consequentemente, você estará atingindo leads mais qualificados, facilitando o dia a dia do time de vendas e, consequentemente, aumentando seus resultados. 

Você deve estar se perguntando por que utilizar essa estratégia, não é?

Bem, vamos começar pensando em como a janela de atenção dos visitantes está se tornando cada vez menor, com cada vez mais concorrência na internet, e menos espaço e tempo para captar sua atenção.

Por isso, é essencial que você pense em formas únicas para atrair seu usuário, não utilizar abordagens genéricas, pois eles com certeza vão ignorar.

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Por que utilizar personalização no marketing?

Por que utilizar personalização no marketing?

O marketing digital personalizado oferece alguns benefícios, já que a percepção da marca, dos materiais e das ações também são impactadas.

Vamos às sete principais delas!

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1. Humaniza a marca

A marca se torna mais humana e melhor recebida quando, ao utilizar a personalização e a abordagem personalizada, o faz através de ferramentas que simulam uma interação entre duas pessoas.

Isso pode ser aplicado, por exemplo, através de e-mails disparados com o nome de um especialista no tema que faça parte da equipe de colaboradores ou de um assistente virtual identificado com foto, nome e personalidade.

2. Gera maior conexão com o cliente

Com a abordagem personalizada e com a oferta de uma experiência pensada com base nos comportamentos e interesses, o consumidor recebe atenção desde o primeiro contato com a marca.

Com isso, a conexão fica mais forte, já que ele não se sente apenas mais um número.

 Acesse agora: Veja o Benchmark da Taxa de Conversão por Segmento de Mercado

3. Entrega valor para o visitante

A abordagem personalizada pode ser explorada para entregar conteúdo relevante para o consumidor.

E quando falamos em conteúdo, estamos falando não só de textos, dicas e materiais, mas também publicidade.

O consumidor não desgosta de anúncios e campanhas, o que ele não gosta é de publicidade mal feita. 

Se, por exemplo, um determinado lead está interessado em comprar um notebook, é claro que é do interesse dele encontrar a melhor opção para ele, com um bom custo-benefício.

Então, se esse produto estiver em promoção, ele vai querer saber!

4. Adiciona contexto à conversão

Com a personalização o foco das conversões passa a ser a necessidade do consumidor e não o interesse da marca.

É claro que os resultados continuam sendo esperados, mas o contexto da conversão passa a ser a entrega do melhor resultado para o cliente, no momento em que ele precisa e melhor vai aproveitar a sua solução.

O marketing digital personalizado também ajuda o usuário a relacionar de forma natural os diferentes pontos de contato com a marca.

5. Facilita a tomada de decisão

80% das pessoas dizem que estão mais propensas a fechar negócio com uma marca que oferece uma experiência personalizada.

Assim, se você souber responder, em todas as etapas do funil de vendas, o que o seu consumidor quer e oferecer pelo que ele está procurando, terá mais chances de guiá-lo através da compra e convencer o respectivo tomador de decisão a fechar negócio.

6. Aumenta a conversão

Quando uma marca consegue transmitir a mensagem certa, no momento certo para um consumidor, as chances de conversão aumentam, se compararmos com mensagens genéricas ou que atingem o consumidor em um momento de compra diferente do que ele está.

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7. Fortalece o relacionamento com a marca

Quando um consumidor disponibiliza informações pessoais, ele dá um voto de confiança àquela marca.

E, com boas práticas e bom uso dessas informações, de forma que o próprio consumidor seja favorecido, essa relação de confiança e satisfação cresce.

Com uma boa experiência de compra, as chances de voltar a procurar pela marca também aumentam.

Fonte: Hubspot.

Como usar abordagens personalizadas para aumentar a conversão?

Como usar abordagens personalizadas para aumentar a conversão?

Você já está convencido dos benefícios da abordagem personalizada e quer agora colocá-la em prática?

Vamos compartilhar alguns exemplos de como essa estratégia pode potencializar as suas conversões. 

Nosso foco será nas conversões em sites, com a abordagem personalizada através de chatbots e assistentes virtuais, para compartilharmos exemplos reais que aplicamos aqui na Leadster.

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Abordagens personalizadas por página de interesse

A primeira forma de abordagem personalizada é de acordo com a página de interesse.

Quanto mais alinhada com as necessidades do visitante do site, melhor a personalização e os resultados obtidos através dela.

As páginas devem ser separadas dentro dos diferentes estágios do funil de vendas.

Você pode mudar o texto da mensagem, o CTA e o visual da abordagem de acordo com determinadas segmentações.

Por exemplo, alguém que acessa o blog da sua empresa tem um interesse diferente de alguém que visita a página de preços ou solicita um orçamento.

Logo, a abordagem precisa ser diferente, ou então você perderá oportunidades. 

Saiba mais sobre esse tipo de personalização no vídeo abaixo:

Abordagens personalizadas por canal de origem

A personalização também pode ser feita de acordo com a origem daquele visitante.

Primeiro, deve-se levar em consideração o canal, como anúncios, outros sites, busca orgânica, redes sociais, links em e-mails, etc.

Em um segundo nível, a abordagem pode ser ainda mais personalizada com a utilização de código UTM.

Assim, além de saber que determinado visitante chegou através do Facebook Ads, você consegue monitorar exatamente através de qual campanha, anúncio e link ele chegou até ali.

Assim, a personalização poderá explorar ganchos e interesses já demonstrados por esse visitante. 

Veja exemplos dessa prática:

Abordagens personalizadas por dispositivo de acesso

Você sabe se seus visitantes estão chegando ao seu site e páginas de conversão através do mobile ou do desktop?

Entender o dispositivo de acesso é importante porque o comportamento e o contexto entregam informações relevantes. 

Em geral, visitantes de navegação através do celular estão em uma fase anterior de compra, ainda de pesquisa e muitas vezes é um visitante de consulta mais rápida e até mesmo imediatista e ansioso.

Esse tipo de visitante quer informação.

 Leia também: Mobile Lidera em Acessos, mas Perde em Conversão – Veja o Destaque

Já os visitantes que acessam através do computador, costumam fazer isso quando têm mais tempo e atenção.

Algumas vezes quem já chegou a procurar algo no celular, depois continuou uma pesquisa ou mesmo uma compra no desktop.

Portanto, a tendência é que eles já estejam em uma etapa mais avançada de compra.

Logo, as abordagens para esses dois grupos também não deve ser a mesma. 

Saiba mais sobre o tema: 

Abordagens personalizadas pelo comportamento do usuário na página

O comportamento do usuário numa página também pode ser explorado para a personalização.

Por exemplo, os links que o visitante clica ou as páginas que ele percorre, mostram o que ele pode estar buscando no seu site.

Outro exemplo: quanto mais tempo o visitante passa numa página, maior o interesse dele naquele conteúdo. 

Veja no vídeo abaixo como transformar essas informações de comportamento em abordagens personalizadas:

Outras opções de marketing digital personalizado

Outras opções de marketing personalizado

A personalização apresenta muitas outras possibilidades, igualmente impulsionadoras das taxas de conversão e dos resultados obtidos.

Personalize o conteúdo da página

O conteúdo da página também pode ser alterado de acordo com cada visitante.

É possível usar ferramentas como o Google Optimize para personalizar a experiência do site, adequando o conteúdo a cada tipo de público.

Também é possível criar páginas de destino personalizadas para seus anúncios do Google Ads e transformar mais visitantes em clientes.

Imagine uma página que personaliza o conteúdo conforme a origem do visitante, estamos falando aqui de alteração de chamada, abordagem e  design, Por exemplo:

Com o Google Optimize, você vai encaminhar os usuários para uma mesma página, porém com variações diferentes que seguem o tipo de usuário com quem você está falando.

Vamos pensar no usuário vindo do LinkedIn Ads, muito provavelmente será aquele já inserido no segmento de mercado da sua empresa, estará mais ciente de suas necessidades e estará procurando alternativas para cessar as próprias dores. Por isso, uma página com conteúdo um pouco mais técnico, falando sobre os benefícios do negócio, valores e qual é o plano ou produto mais adequado para ele é o essencial. 

Por outro lado, um usuário do Facebook Ads pode estar no início da jornada, ele até já sabe que algo o incomoda, mas não sabe bem o que. Ou seja, a página de destino aqui deve ter um conteúdo muito mais informativo e explicativo, para depois inserir a sua empresa, mostrando que ela é a melhor opção. 

Personalize os e-mails

De acordo com uma pesquisa da HubSpot, as principais estratégias empregadas pelos profissionais de marketing na hora de construir campanhas de e-mail são:

  • A personalização das mensagens com dados do lead (27%);
  • A otimização dos e-mails para visualização em smartphones (24%);
  • E a segmentação de acordo com perfil e interesse dos contatos. 

Além disso, e-mails personalizados aumentam as taxas de abertura em até 26% – e as taxas de clique em até 97%

Mas, como fazer esses e-mails de vendas personalizados?

Existe um leque de opções variado para você explorar, como segmentação por saudações, ofertas, follow-up, agendamento de reunião, nutrição, tempo com a empresa etc. Vamos ao exemplo:

Pensemos que dois leads passaram pelo seu contato inicial e qualificação, porém um se encontra já interessado em orçamento da sua empresa e um possível fechamento de negócio, enquanto o outro precisa de mais informações sobre o que a sua empresa faz e como ela realmente pode ajudá-lo.

No primeiro caso, você pode implementar um e-mail marketing personalizado de agendamento de reunião, para dar mais detalhes e conhecer mais a fundo esse lead. Já o segundo caso pode tomar um pouco mais de seu tempo, pois serão necessários e-mails marketing personalizados de nutrição e engajamento para entender melhor a necessidade do lead e como você pode atendê-lo.

Personalize as ofertas

Você também pode personalizar as ofertas mostradas para cada usuário, bem como a ordem dos produtos por relevância, dando destaque àqueles mais interessantes para ele.

Outra forma é utilizar os demais canais da marca para enviar uma oferta de determinado produto que o visitante visualizou ou colocou no carrinho de compras.

De acordo com pesquisa do MailChimp, mais de 60% dos consumidores afirmam que receber um desconto depois de até 1h após terem interagido com uma marca ou produto ajuda na construção da confiança, relacionamento e desperta interesse na compra.

Personalize os anúncios

Ainda de acordo com a mesma publicação, 70% dos compradores só respondem a anúncios quando eles são personalizados de acordo com seus interesses.

Experiências de compra impessoais frustram certa de três em cada quatro consumidores.

Por isso, é necessário olhar para a origem do seu usuário, a fim de entender melhor suas necessidades para escolher qual tipo de anúncio será mostrado a ele. 

Exemplo: caso um usuário clique em um anúncio que já introduz sobre a implementação de chatbot de marketing conversacional em menos de 10 minutos, ele será levado a uma landing page específica que mostra a ele como fazê-lo seguido de uma CTA final. 

Para auxiliar você nesse processo de personalização, recursos como retargeting e remarketing são excelentes.

Isso acontece porque você resgata aquele usuário que já mostrou certo interesse no seu serviço ou produto, aumentando a sua taxa de conversão.

Mas, não vá pensando que essa estratégia deve ser igual para todos os usuários, muito pelo contrário, ela também deve ser personalizada.

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Remarketing Personalizado

Remarketing personalizado, também conhecido como sequencial, é uma estratégia que promove ao usuário uma sequência de experiências de anúncios depois que saem do site

Ou seja, ao invés de aparecer o mesmo anúncio de redirecionamento repetitivo, eles serão atingidos por uma variedade de anúncios conforme avançam no processo de compra.

Personalize as abordagens do seu site com a Leadster

Personalize as abordagens do seu site com a Leadster

Se você não sabe por onde começar a personalização de suas abordagens, fique tranquilo porque a Leadster tem a chave para seu sucesso.

Com nosso chatbot de marketing conversacional você personaliza as chamadas e abordagens para cada página, canal, origem e objetivo.

A partir disso são gerados mais leads qualificados, aumentando a taxa de conversão de seu site e impactando positivamente seus resultados. 

Através da ferramenta você atrai, analisa, qualifica e converte visitantes em leads.

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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