Sumário
- 1 O que são e-mails de vendas?
- 2 22 Exemplos de e-mail de vendas altamente persuasivos
- 2.1 Exemplos de e-mail de vendas por objetivo
- 2.1.1 E-mail de introdução
- 2.1.2 E-mail de prospecção
- 2.1.3 E-mail de follow-up
- 2.1.4 E-mail de engajamento (antes e depois da reunião)
- 2.1.5 E-mail de reengajamento
- 2.1.6 E-mail de nutrição
- 2.1.7 E-mail de negociação
- 2.1.8 E-mail de proposta e fechamento
- 2.1.9 E-mail de passagem de bastão e próximos passos
- 2.1.10 E-mail de indicação
- 2.1.11 E-mail de despedida e break-up
- 2.1.12 E-mail para cliente que sumiu
- 2.1.13 E-mail de upsell e cross-sell
- 2.2 Exemplos de e-mail de vendas por etapa do funil
- 2.3 Exemplos de e-mail de vendas utilizando gatilhos mentais
- 2.1 Exemplos de e-mail de vendas por objetivo
- 3 Como montar um bom e-mail de vendas?
- 3.1 Construa um ótimo assunto
- 3.2 Mantenha o tom de conversa
- 3.3 Personalize para o cliente
- 3.4 Seja objetivo — vá direto ao assunto
- 3.5 Utilize gatilhos mentais
- 3.6 Adicione elementos visuais
- 3.7 Inclua (apenas) um CTA
- 3.8 Envie para a equipe e receba os feedbacks
- 3.9 Construa uma cadência de e-mails
- 3.10 Teste o envio em dias e horários diferentes
- 4 Melhore seus copys de vendas com o método AIDA
- 5 Por que é interessante ter modelos de e-mails?
- 6 Melhores CRMs de vendas com disparo de e-mails integrado
O e-mail de vendas é um excelente recurso para aumentar as taxas de conversão e melhorar os resultados comerciais da empresa.
Se você está procurando referências e inspirações que realmente funcionam, chegou ao conteúdo certo!
Aqui você vai conferir 22 exemplos de e-mails de vendas para diferentes gatilhos mentais, objetivos e etapas do funil. Confira!
O que são e-mails de vendas?
Os e-mails de venda são um recurso explorado pelos representantes comerciais e pelas empresas, através do envio direto ou de ferramentas de automação, para um contato mais direto com os leads e prospects.
Entre alguns benefícios ao incluir o e-mail como parte da estratégia estão:
- a otimização da captação de leads;
- a nutrição desses contatos através de um canal menos invasivo do que telefone e WhatsApp, por exemplo;
- a possibilidade de utilizar ferramentas de disparo e, com isso, a otimização do tempo dos vendedores;
- a melhora nos resultados e análise de dados para tomada de decisão.
22 Exemplos de e-mail de vendas altamente persuasivos
Separamos 22 exemplos de e-mails para essa finalidade, de acordo com objetivos, etapa do funil e gatilhos mentais para aumentar a persuasão dos mesmos.
Confira nossa seleção:
Exemplos de e-mail de vendas por objetivo
Diferentes momentos da abordagem e do acompanhamento comercial pedem diferentes linguagens, ganchos e conteúdos para os e-mails de venda.
E-mail de introdução
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
Sou [SEU NOME], [SEU CARGO] da [NOME SUA DA EMPRESA].
Auxilio empresas como a sua a [descrever a principal dor, desafio ou oportunidade do lead]. Nossos clientes já obtiveram resultados como [exemplificar resultados e benefícios].
Adoraria te mostrar, em uma ligação de 15 minutos, como podemos ajudar também a [NOME DA EMPRESA DO LEAD]. Como está sua agenda na próxima semana?
Obrigado pela atenção!
Por que este modelo funciona?
É uma forma resumida de despertar a atenção e fazer um primeiro contato comercial com o lead.
E, ainda assim, explica como essa ligação que será agendada pode trazer benefícios, despertando também um interesse para a continuidade.
E-mail de prospecção
Assunto: Perdendo negócios? Aumente sua [taxa de interesse] em X% com [nome da sua solução]
Conteúdo:
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
[Insira a dor da sua persona] está te impedindo de alcançar seus objetivos?
Imagine então ser capaz de [exemplo que cative sua persona. Ex.: aumentar a taxa de conversão da sua empresa em até 3x] para melhorar seus resultados.
A solução que você procura oferecemos na [NOME DA SUA EMPRESA]. Com ela você pode garantir os benefícios:
[Listar benefícios encontrados pelos seus clientes. É interessante utilizar dados para sua argumentação].
Esse passo faz sentido para você/ seu time/ sua empresa? Conseguimos agendar 20 minutos para que eu possa entender melhor sua necessidade?
Por que este modelo funciona?
Cria uma conexão com o lead, com foco nas necessidades e benefícios que ele precisa.
Além disso, passa a mensagem de forma objetiva e apresenta dados para construir a argumentação.
E-mail de follow-up
Olá, [PRIMEIRO NOME]!
Tudo bem? Espero que sim.
Estou curioso se você chegou a considerar [proposta de contato trazendo novamente a vantagem para a empresa dele]?
Com a mudança de [antigo processo] para [solução oferecida] você/ sua empresa/ sua equipe será capaz de [objetivo desejado pelo lead], o que levará a [resultado desejado pelo lead].
Com frequência/ com X anos de experiência no mercado [insira o setor de atuação], nossa empresa auxilia [descreva o perfil da empresa prospect. Ex: imobiliárias] a atingir [repetir o objetivo, de maneira estratégica e com números].
Atingir esse resultado auxiliaria você/ sua empresa/ sua equipe a entregar a [objetivo novamente]?
Por que este modelo funciona?
É simples, é informativo, conta uma história e tem um CTA interessante.
E-mail de engajamento (antes e depois da reunião)
Antes da reunião é interessante enviar um e-mail de confirmação, de preferência algumas horas antes do encontro.
Você pode compor esse e-mail com conteúdos de interesse também.
Oi, [PRIMEIRO NOME]!
Só passando pra lembrar que [DIA], às [HORÁRIO], teremos a nossa reunião sobre [ASSUNTO DA REUNIÃO].
Aqui estão as informações de acesso:
[ENDEREÇO DO LOCAL OU LINK DA REUNIÃO ONLINE]
Até logo!
Depois da conversa, vale também um novo e-mail de engajamento, compartilhando arquivos que foram abordados na reunião, reforçando o que foi discutido e desenhando os próximos passos.
Oi, [PRIMEIRO NOME]!
Gostei muito da nossa reunião de [DATA em que aconteceu a reunião].
Estou enviando os materiais que trabalhamos em anexo.
Fico à disposição caso tenha mais alguma dúvida sobre [ASSUNTO DA REUNIÃO].
Posso te ligar na [DATA] para discutirmos os próximos passos?
Por que este modelo funciona?
Reforça o compromisso da reunião e mostra que sua empresa conhece os desafios do lead, ao oferecer conteúdos de interesse dele.
Auxilia também na diminuição da taxa de no-show e de remarcação.
E-mail de reengajamento
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
Não conseguimos mais contato contigo para reagendarmos nossa conversa/ ligação/ reunião. Imagino que as coisas estejam corridas!
Quero saber se [objetivo/necessidade do lead. Ex: gerar mais leads qualificados] ainda é uma prioridade para você/ sua empresa.
Conseguimos marcar ainda essa semana?
Por que este modelo funciona?
Esse modelo é útil nos casos em que o e-mail de engajamento da reunião não funcionou e o lead não apareceu, ou desmarcou, mas não disponibilizou uma nova agenda para remarcação.
Ele funciona porque reafirma o compromisso estabelecido, relembra o lead do motivo que o fez topar o primeiro agendamento e cria uma sensação de que o contato está perdendo uma oportunidade se não remarcar.
E-mail de nutrição
A nutrição acontece não só através de um e-mail de vendas, mas sim de uma sequência de e-mails com oferta de conteúdos, materiais, cases, ferramentas, etc.
A nutrição de leads é uma estratégia essencial para a sua conversão e o seu volume de vendas, pois significa inseri-lo na jornada de compra, preparando-o para comprar o seu produto ou serviço.
Você pode montar um fluxo com diversos modelos presentes aqui, observar os modelos que abordaremos adiante de acordo com os estágios de funil de vendas ou aprofundar seus conhecimentos no post “Nutrição de Leads: O que é e Como Fazer”.
E-mail de negociação
Olá, [PRIMEIRO NOME]!
Entendo sua solicitação de negociação. Conseguimos falar em uma ligação rápida para alinhar o seu orçamento com nossa proposta. Assim você tira qualquer outra dúvida sobre o tema também.
Tenho certeza que resolveremos em no máximo 10 minutos.
Posso te ligar [insira um horário X]?
Por que este modelo funciona?
Utiliza um CTA com ação fechada, ao já propor um horário para o alinhamento.
Além disso, não desvaloriza o seu preço, mas se mostra preocupado em entender as limitações de orçamento e em oferecer a melhor solução para esse caso.
E-mail de proposta e fechamento
Olá, [PRIMEIRO NOME]!
Fico muito feliz com a notícia de que nossa parceria terá continuidade!
Vamos revisar a proposta juntos? Assim você pode tirar qualquer dúvida que tenha restado e alinhar qualquer detalhe necessário.
Acabei de mandar um invite para nossa reunião de fechamento em XX/XX, às Xh.
Me avise se esse dia e horário funciona para você, ok?
Por que este modelo funciona?
Esse é um dos e-mails mais cruciais da negociação.
Esse modelo toma o controle da situação, determinando uma data para que o fechamento aconteça e alinha o envio da proposta comercial, depois que todas as dúvidas e detalhes estejam acertados.
E-mail de passagem de bastão e próximos passos
Assunto: Alinhamento / Diagnóstico/ Parceria: [EMPRESA DO LEAD] + [SUA EMPRESA]
Conteúdo:
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
Em primeiro lugar, quero agradecer pela conversa/ ligação/ reunião/ troca que tivemos.
Estamos com foco total para resolver [listar principais desafios] para você/ sua empresa e tenho certeza de que vamos conseguir, juntos, resultados expressivos em [objetivo do lead].
Conforme alinhamos, estou te colocando em contato com [NOME DO NOVO RESPONSÁVEL], [CARGO/ESPECIALIDADE DO RESPONSÁVEL], que irá conduzir a próxima conversa.
Um abraço!
Por que este modelo funciona?
Retoma o histórico de conversa entre o lead e o representante de vendas que tocou o contato comercial até então, apresenta o novo responsável pela negociação e faz isso com os tópicos principais, para sintetizar um e-mail que poderia acabar sendo mais extenso.
É interessante que o novo responsável responda esse e-mail para iniciar o contato com o lead.
E-mail de indicação
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
[Se apresente caso ainda não conheça o contato do e-mail].
Estou tentando descobrir quem é a melhor pessoa para discutir [insira o problema enfrentado pelo lead, já explicando a solução que o resolve, mas sem focar na sua empresa].
Você saberia me indicar o melhor contato para isso? E, se for você, conseguimos agendar uma reunião/ligação para falarmos sobre o tema?
Desde já agradeço muito pela sua ajuda.
Por que este modelo funciona?
Ajuda a encontrar autoridade no setor e a impulsionar a relação com os decisores de compra, levando você aos contatos certos.
E-mail de despedida e break-up
Assuntos sugeridos:
RE: [assunto do primeiro e-mail de contato]
Chegou a hora de encerrarmos aqui!
Nosso contato se encerra aqui.
Conteúdo:
Olá, [PRIMEIRO NOME],
Tentei entrar em contato contigo nas últimas semanas, sem sucesso.
Imagino que sua rotina esteja atribulada ou que não seja o melhor momento para você [inserir benefício da sua solução/ dor do lead. Ex: gerar mais leads qualificados para sua empresa].
Por este motivo, estou removendo você da minha lista de contatos e esse é o último e-mail que enviarei. Se quiser entrar em contato em outro momento, estarei sempre à disposição!
Por que este modelo funciona?
É preciso encerrar o contato com um lead que não responde às tentativas de contato.
Este e-mail gera valor para sua empresa, cria senso de escassez e serve para não incomodar um prospect que ainda não está no momento certo para a abordagem comercial e finalizar essa rodada de abordagem de maneira positiva.
Assim, abre-se espaço para um contato em um momento mais oportuno.
E-mail para cliente que sumiu
Olá, [PRIMEIRO NOME],
Como nosso último contato foi feito em XX/XX, resolvi mandar este e-mail para saber se está tudo bem e confirmar se restou alguma dúvida depois da nossa última conversa.
Se houver algo em que eu possa ajudar, basta me dizer!
Por que este modelo funciona?
Retoma o contato e pode fazer com que o lead reapareça, mesmo que seja para dizer que ainda não tem uma resposta.
Assim, o relacionamento tem menos chances de esfriar.
E-mail de upsell e cross-sell
Olá, [PRIMEIRO NOME],
Reparei que estamos tendo ótimos resultados com [plano, funcionalidade ou serviço atual].
De acordo com a análise que fiz da sua conta, ela pode performar X% melhor se aplicarmos uma nova estratégia em conjunto com o que já está funcionando.
Gostaria de te apresentar [um novo plano, funcionalidade ou serviço] que oferecemos apenas para nossos melhores clientes.
Conseguimos agendar 20 minutos ainda nessa semana para que eu possa explicar melhor sobre a estratégia?
Segue o link da minha agenda para que você possa escolher o melhor horário.
Por que este modelo funciona?
O momento de upsell ou cross sell é essencial para os resultados de vendas, porque trabalha um lead que já se tornou cliente, está satisfeito com os resultados da parceria e, portanto, está muito mais aberto a receber uma abordagem.
O modelo apresentado funciona por focar nos resultados positivos, demonstrar valor e apresentar novas possibilidades de evolução focadas no cliente.
Aqui também, não existe apenas um modelo, mas sim uma estratégia de venda complementar, para consumidores que já se tornaram clientes.
- Upsell: ofereça upgrades de planos ou versões mais modernas da solução ou produtos já contratados, com valores ou condições de pagamento mais interessantes. Você pode também oferecer testes desse upgrade, assim instiga o consumidor a entender como aquele upgrade pode ser interessante para ele.
- Cross sell: ofereça produtos ou serviços complementares àqueles que já foram adquiridos. Nesse caso, explique como uma nova aquisição pode potencializar os resultados desejados pelo consumidor.
Exemplos de e-mail de vendas por etapa do funil
Outra forma de explorar diferentes modelos de e-mail de vendas é pensar no funil.
Afinal, nem todos os leads estão no mesmo momento de decisão e com a mesma maturidade em relação à compra.
Esse fator deve ser levado em conta para ter uma comunicação melhor direcionada e melhorar também a receptividade dos e-mails.
E-mail de topo de funil
Assunto: Entenda a importância de investir [insira aqui um dor ou dificuldade do seu lead, relacionada à sua solução. Ex. na otimização do site da sua empresa]
Conteúdo:
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Como vai?
Imagine que você precisa comprar uma ferramenta, então vai até uma loja especializada para essa missão. Ao chegar lá, os produtos são de excelente qualidade, mas os vendedores não conseguem encontrar os produtos que você precisa e nem mesmo explicar muito bem como eles funcionam. As caixas estão todas desorganizadas e a todo momento um representante comercial tenta te oferecer algo que você não precisa.
Seria uma experiência péssima e você provavelmente sairia frustrado da loja, sem conseguir comprar suas ferramentas.
Oferecer uma boa experiência ao consumidor é fundamental para o processo de compras e o seu site faz parte disso! E nós podemos te ajudar na otimização do mesmo:
- [listar exemplos/ benefícios da sua solução, com foco no problema do consumidor]
- X
- Y
- Z
[Finalizar com uma breve apresentação da marca em 1-2 linhas, com experiência, atuação e tempo de mercado].
Saiba mais sobre nossas soluções para [ex. otimização de sites] no link abaixo:
Link para página de produtos/ serviços.
Até mais!
Por que este modelo funciona?
Cativa e envolve o leitor através de uma história que gera identificação, evidencia o problema que ele tem e utiliza um CTA menos invasivo.
Ainda não existe um convite para conversa ou reunião, pois o lead não está pronto para o momento.
Convidando-o para conhecer mais através de um link, você consegue monitorar aqueles leads que de fato fizeram essa ação e, então, enviar apenas para esses leads que passaram para a próxima etapa um novo e-mail, de meio de funil.
E-mail de meio de funil
Assunto: [PRIMEIRO NOME], saiba como a otimização do site multiplica a geração de leads em até 3x
Conteúdo:
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
Que [insira o tópico apresentado no e-mail anterior. Ex: a otimização do site gera uma melhor experiência para o usuário] você já sabe. E sabia que ela também pode [incluir mais um benefício, próximo ao resultado que o lead espera. No nosso exemplo: multiplicar a sua geração de leads em até 3x]?
Para que você possa aprofundar seu conhecimento sobre o tema, separei aqui nosso e-book [título do e-book relacionado à solução], que pode mudar o rumo do seu negócio.
Baixe clicando no link abaixo:
[link do material]
E se quiser conversar sobre como esse tipo de solução se encaixa na sua necessidade, estou à disposição para agendarmos uma conversa.
Um abraço!
Por que este modelo funciona?
O e-mail pode ser encaminhado para leads que vieram da fase anterior, bem como leads que já chegaram dentro desse momento em relação à compra. Ao oferecer um material mais completo sobre o tema, você qualifica enquanto ensina o lead, que chegará mais pronto para a conversa comercial.
Além disso, o representante comercial se posiciona como um consultor, que está disponível para uma conversa em torno do negócio e das necessidades do consumidor e não como um vendedor que só quer fechar um negócio para a própria empresa.
E-mail de fundo de funil
Assunto: [PRIMEIRO NOME], vamos gerar juntos 3x mais leads para a [NOME DA EMPRESA]?
Olá, [PRIMEIRO NOME]!
Chegou a hora de você [insira o resultado desejado pelo lead e que pode ser entregue pela sua solução. Seguindo nosso exemplo: aumentar a geração de leads e melhorar seus resultados de vendas].
O primeiro passo para isso é agendarmos uma conversa, para que eu possa entender melhor o cenário da sua empresa. Como está sua agenda para a próxima semana?
Por que este modelo funciona?
Mais uma vez, o e-mail serve para leads que percorreram todo o funil ou para aqueles que já chegaram ao comercial neste estágio, o de decisão de compra.
O e-mail reforça o problema do lead, a solução e apresenta a sua empresa como quem vai entregar o resultado que ele espera.
Exemplos de e-mail de vendas utilizando gatilhos mentais
Quer mais exemplos de e-mail de vendas?
Então vamos lá!
Separamos mais algumas opções de acordo com os principais gatilhos de venda.
Entendendo o perfil do lead, você pode enviar o modelo que melhor terá resultado com ele.
E-mail utilizando reciprocidade
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Como vai?
Todos os anos selecionamos nossos melhores clientes para oferecer [insira o benefício/ desconto/ pacote especial criado para esse grupo de consumidores].
Com ele, você/sua empresa poderá [inserir benefícios em forma de lista].
Essa oferta é interessante para você? Me deixe saber!
Por que este modelo funciona?
Oferece um benefício extra para aquele cliente que já se favoreceu com uma compra e que gosta de ser bonificado e tratado como um consumidor diferente dos demais, que ainda não têm um relacionamento com a sua empresa.
Olá, [PRIMEIRO NOME]!
Nós sabemos a importância de [insira a dor/ resultado] e por isso nossa empresa se preocupa em oferecer aos nossos clientes o melhor em [insira a solução oferecida].
Por isso, queria compartilhar com você histórias com as quais acredito que você vai se identificar:
[Inserir cases ou depoimento de clientes que tinham dificuldades similares e que as solucionaram através da compra ou contratação com a sua empresa].
Conseguimos um horário na sua agenda, na próxima semana, para que eu possa apresentar melhor como [solucionar o problema]?
Por que este modelo funciona?
A prova social é utilizada por muitas empresas como uma forma de potencializar e validar os e-mails de venda, apresentando os benefícios e diferenciais da solução oferecida através da voz de quem já é um cliente satisfeito.
E-mail utilizando autoridade
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
Quero compartilhar com você uma grande conquista da nossa empresa/ as conquistas da nossa empresa no último ano:
- [listar prêmios, resultados, citações, etc].
Você pode saber mais sobre como [inserir o que a empresa faz que levou a essa/essas conquistas], estou à disposição para agendarmos uma conversa.
Até logo!
Por que este modelo funciona?
Pessoas gostam de estar perto de quem tem autoridade e entende de um determinado assunto.
Em suas abordagens, demonstre que você domina aquilo que faz e comprove o que diz, seja por cases, vídeos, prêmios, certificações e resultados positivos.
E-mail utilizando escassez
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
Como temos construído um excelente relacionamento, quero te fazer uma proposta especial.
Selecionamos algumas empresas para aproveitar [uma nova solução ou produto/ um pacote diferente/ um desconto, etc.] com exclusividade. Quero muito que você/sua empresa faça parte desse grupo, mas para isso preciso da sua confirmação até [data X].
Fico no aguardo do seu pronto retorno!
Por que este modelo funciona?
Temos a tendência de querer aquilo que está em falta, não existe mais, ou que estamos perto de perder.
Tendo isso em mente, o gatilho de escassez funciona para que o cliente saiba que uma determinada venda está prestes a expirar e, por isso, é melhor que ele a efetue o quanto antes.
E-mail utilizando urgência
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
Estou muito feliz com a evolução do nosso relacionamento e com a troca que tivemos até aqui! Esperamos muito poder [solução/ resultado oferecido] para a sua empresa.
Você conseguiu avaliar a proposta que enviamos? Preciso de um retorno até o dia X, para que ela ainda seja válida. Se não conseguir um retorno até, sem problema! Me avise que revemos a proposta e enviamos um novo valor para você.
Um abraço!
Por que este modelo funciona?
Apesar de parecer muito com o gatilho mental de escassez, o de urgência vai ativar uma escassez específica no cliente: a de tempo.
Esse tipo de modelo funciona bem para promoções, descontos e cobrança de proposta que já estão prestes a expirar.
E-mail utilizando coerência
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
Como na nossa última conversa entendemos que nossa solução faz sentido para a [NOME DA EMPRESA], te convido a explorar nosso teste gratuito/ acompanhar uma demonstração/ receber uma amostra do nosso produto/ serviço para que você possa conhecer a [NOME DA SOLUÇÃO] na prática.
[Dar sequência à dinâmica]:
- Acesse o link X e comece agora seu teste gratuito por X dias.
- Posso agendar sua participação na demonstração no dia XX/XX, às Xh?
- Pode me enviar seu endereço para envio da amostra?
Por que este modelo funciona?
Este princípio nos mostra que, quando uma pessoa se compromete com uma ação, seja fazendo um teste gratuito de uma ferramenta ou adicionando um produto ao carrinho, é muito mais provável que ela efetive a compra, pois, como seres humanos, temos a necessidade de sermos vistos como coerentes.
Leia também: 14 Principais Técnicas de Negociação para Vendas
Como montar um bom e-mail de vendas?
Não existem fórmulas perfeitas, mas existem dicas que podem ajudar a criar e-mails de vendas realmente persuasivos e de impacto.
Confira nossas recomendações:
Construa um ótimo assunto
O assunto é um dos elementos mais importantes de um e-mail.
Se seu lead não estiver convencido por ele, todo o restante da mensagem nem mesmo chega a ser lida.
E ele é um dos principais pontos para uma boa taxa de abertura (relação entre e-mails entregues e e-mails abertos).
Aqui vão alguns dados levantados pela Mutiny:
- Até 20% é uma taxa baixa, que mantém você próximo dos spams.
- Entre 20-50%, seus e-mails são bem recebidos, mas você ainda precisa melhorar seus assuntos.
- E entre 50-70% a taxa de abertura de e-mail de vendas é considerada saudável.
Para atingir esses resultados, utilize títulos instigadores, humanos e pessoais.
Mantenha o tom de conversa
Seu lead não quer sentir que está recebendo um e-mail de uma campanha de marketing, mas sim de uma pessoa.
Por isso, o tom dos textos deve ser familiar, amigável e persuasivo o suficiente para despertar interesse.
Você também pode gostar - Pitch de Vendas: 8 Dicas para Criar um Discurso que Vende
Personalize para o cliente
A personalização pode ser feita com a inserção de informações individualizadas, como nome, nome da empresa, necessidade ou dor, benefícios, etc., como mostrado nos exemplos anteriores.
Outra forma de deixar os e-mails mais persuasivos e personalizados de acordo com os interesses do lead é utilizar a segmentação.
Assim, você agrupa contatos com características similares e faz uma comunicação mais direcionada.
Seja objetivo — vá direto ao assunto
Seu lead não tem tempo a perder e tem mais dezenas de e-mails na caixa de entrada para verificar.
Portanto, depois de captar a atenção com um bom título que o faça querer abrir o e-mail, você precisa passar sua mensagem de forma ágil.
Na hora do conteúdo, diminua o texto e busque objetividade.
Utilize gatilhos mentais
Um gatilho mental é uma informação que provoca uma reação automática por parte do interlocutor.
Nos e-mails comerciais esses recursos são utilizados justamente para estimular que uma compra ou ação seja realizada.
Alguns desses gatilhos são afinidade, autoridade, coerência e compromisso, escassez, prova social e reciprocidade.
Abordamos o tema em detalhes no post “9 Gatilhos Mentais para Vendas que Ainda Funcionam em 2022”.
Adicione elementos visuais
E-mails de vendas devem ser mais pessoais e, por isso, não devem ter um apelo visual tão forte como um e-mail marketing.
Imagens devem ser evitadas, para manter o e-mail de vendas mais pessoal e para não prejudicar a entrega.
Mas isso não significa que você não possa explorar elementos visuais como emojis, texto destacado e listas.
Inclua (apenas) um CTA
O CTA (Call to Action) é a chamada para ação e o texto é o que vai despertar o interesse ou não no clique ou na resposta.
Ele deve ser instigante, ter impacto e levar em consideração fatores como o estágio do funil do seu contato, o objetivo esperado com a ação proposta, o senso de urgência, etc.
Além disso, em um e-mail de vendas, você deve focar em apenas um CTA, para que a atenção do seu lead não dissipe.
Envie para a equipe e receba os feedbacks
Seus representantes comerciais conhecem como ninguém os leads e as tentativas de contato com eles, até o fechamento de uma compra ou contratação.
Então escute a opinião deles na hora de fechar os textos dos modelos.
Lembre-se também que são eles quem vão trabalhar com esses e-mails no dia a dia e precisam estar alinhados com a comunicação usada.
Construa uma cadência de e-mails
Como você viu nos nossos modelos, existem e-mails para diversas situações comerciais e com certeza você vai precisar de mais de um modelo para se adequar a todas elas.
Então, além da padronização dos conteúdos, monte o fluxo e a sequência que devem ser seguidas pelo seu time comercial.
É muito importante para dar sequência nos contatos, pois muitos vendedores enviam um primeiro e-mail e nunca mais realizam um follow-up.
Teste o envio em dias e horários diferentes
O assunto é sim o principal fator que determina a abertura dos e-mails, mas o timing certo do envio também precisa ser levado em consideração.
Portanto, teste diferentes horários e dias, para sentir o que desperta mais interesse e resposta no seu público.
Você também pode testar diferentes abordagens e pausas entre um e-mail e outro do fluxo montado, para analisar, com base em dados, o que funciona melhor com a sua base.
Melhore seus copys de vendas com o método AIDA
Com o crescimento e popularização da técnica de copy para vendas, surgiram alguns modelos e formatos que auxiliam os profissionais a escrever textos persuasivos e focados em resultados.
Um dos mais conhecidos é o método AIDA, que segue a estrutura das iniciais das palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Se você quer começar a melhorar a persuasão do seu conjunto de e-mail de vendas, conheça mais sobre este método:
- Atenção: através de promessas cativantes, no caso dos e-mails já no título, a atenção do público precisa ser conquistada, em primeiro lugar;
- Interesse: depois da atenção, precisa existir o despertar do interesse para a mensagem que está sendo transmitida através do texto escrito. Apenas dessa forma o usuário vai consumir a informação até o final. Você precisa criar identificação com o leitor, traduzindo as necessidades que ele tem;
- Desejo: o desejo aparece no texto de vendas através da exposição dos benefícios daquela oferta. Como o seu produto ou serviço entrega exatamente o que aquele consumidor procura?
- Ação: o conteúdo também deve trazer uma chamada para a ação, através de um Call to Action. Essa é a conversão esperada do usuário, portanto deve ter como foco o benefício que ele terá ao realizá-la.
Continue a leitura: 5 Melhores Modelos de Copy para Vendas Validados com Testes
Por que é interessante ter modelos de e-mails?
Você pode pensar que ter modelos de e-mails pode prejudicar a sua estratégia de vendas, mas a proposta não é tornar a sua abordagem massificada, nem impessoal ou mesmo genérica.
Com os modelos certos você não tem esse tipo de perda e ainda ganha outras três vantagens:
Evitar erros
Com os modelos e investindo em ferramentas de automação você evita erros como envio de conteúdo errado ou perda do timing para as abordagens e follow-ups comerciais.
Padronizar o atendimento
O atendimento fica padronizado, independente de quão longo é o processo comercial ou de quantos profissionais estão envolvidos nele.
Aumentar a produtividade
Com modelos prontos sua equipe ganha em tempo e pode focar a produtividade em outras tarefas.
Leia também - Spin Selling: Como Aplicar a Metodologia para Vender Mais
Melhores CRMs de vendas com disparo de e-mails integrado
E, para trabalhar de maneira ainda mais padronizada, produtiva e escalável, você pode utilizar ferramentas que automatizam o disparo de alguns e-mails, inclusive com a inclusão de elementos de personalização, que são tão importantes.
Existem ferramentas pensadas para automação de marketing, com outras funcionalidades, mas existem também alguns CRMs que oferecem a possibilidade de disparo de e-mails.
Assim, você pode manter todo o seu fluxo e processo comercial em apenas uma ferramenta.
Recomendamos três delas:
1. Fleeg
O CRM Fleeg oferece funcionalidades para estruturar as etapas do processo comercial, desde a captura do lead até o pós-vendas.
O Fleeg também possui funcionalidades para automação de marketing, como disparo de e-mails e criação de landing pages.
Você pode testar a plataforma gratuitamente por 10 dias e os planos pagos que possuem automação começam em R$ 199/mês.
2. RD Station CRM
Da mesma empresa do RD Station Marketing, o RD CRM permite controlar o processo comercial, centralizando informações para facilitar a gestão do funil de vendas.
A ferramenta também permite criar fluxos automatizados de e-mail de vendas.
É oferecido um plano gratuito sem limite de usuários e contatos, com disparo de e-mails, mas com funcionalidades limitadas.
Já o plano pago com automação de vendas custa R$ 69 por usuário no plano mensal.
3. Piperun
O Piperun ideal para construção do pipeline de vendas, gestão das oportunidades e atividades dos vendedores e análise completa de resultados.
Este CRM também conta com a funcionalidade de automação de e-mails.
O teste gratuito pode ser feito durante 14 dias e os planos pagos com automação disponível começam em R$540/mês, com 3 usuários inclusos.
* Valores atualizados em abril/2022.
Se você quer saber mais sobre essas ferramentas de automação, recomendamos que você continue sua leitura com outros conteúdos aqui do blog:
E, como sempre, se ficar com alguma dúvida sobre e-mails de venda, basta deixar um comentário aqui no post!