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Eu disse para vocês que a Leadster não pararia no Digitalks. Na última semana de outubro, nossa equipe marcou presença no RD Summit 2022!

Após quase três anos de pandemia, o evento voltou com força total e são diversos os novos insights que podemos trazer aqui.

Por isso, siga no texto para descobrir os 11 insights que a equipe da Leadster separou para você!

Sobre o RD Summit

Sobre o RD Summit

Foi lá em 2013 que aconteceu a primeira edição do RD Summit. Na época, o evento contou com 300 participantes.

Já em 2019, edição anterior à pandemia da Covid-19, e consequentemente ao hiato do evento no seu formato presencial, atraiu 13 mil profissionais de todo o Brasil.

O RD Summit é considerado pela Forbes, o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, a “Disneylândia do Marketing Digital”. 

Contando com 3 dias de duração, o evento possui um formato de múltiplos palcos e trilhas, promovendo a junção entre conteúdo de alta qualidade, networking, negócios, tecnologia, arte e música.

Como foi a edição do RD Summit 2022 

Como foi a edição do RD Summit 2022 

O RD Summit contabilizou mais de 11 mil participantes para a edição de 2022, além de 7 trilhas de conteúdos e mais de 130 palestrantes.

Os temas abordados foram:

  • Marketing;
  • Vendas;
  • Inovação;
  • Agências;
  • Customer Experience e Customer Success;
  • Gestão e Estratégia;
  • Desenvolvimento Pessoal;
  • Diversidade;
  • Soft.

Quanto aos palestrantes, os keynotes do RD Summit 2022 foram:

  • Martha Gabriel – Autora de Best-Seller;
  • Wil Reynolds – Founder & Vice President of Innovation da Seer Interactive;
  • Jacco van der Kooij – Founder da Winning by Design;
  • April Dunford – Founder da Ambient Strategy;
  • Eric Santos – CEO da RD Station;
  • Bianca Andrade – Fundadora da Boca Rosa Company e Digital Influencer.

11 Insights do RD Summit 2022 para o Seu Negócio

11 Insights do RD Summit 2022 para o Seu Negócio

Já que a Leadster esteve presente durante os três dias de evento, nada melhor do que trazer nossos insights aqui.

Confira!

Marketing conversacional é a bola da vez

Marketing conversacional é a bola da vez

O Marketing Conversacional está entre os assuntos mais comentados nesta última edição do RD Summit.

Esse conceito diz respeito a conversar em tempo real e de forma personalizada com seus leads, e não precisamos nos limitar ao WhatsApp. 

Por meio dessa estratégia, você consegue ajudar os clientes no processo de decisão de compra através de diferentes canais.

Inclusive, um deles é o chatbot para geração de leads, como nós temos aqui na Leadster. 

Mais empresas estão adotando o modelo PLG (Product Led Growth)

O product led growth, ou apenas PLG, é um modelo de crescimento que utiliza o produto de sua empresa como o principal driver para adquirir e reter clientes.

Aqui na Leadster já estamos bem familiarizados com o termo Growth, mas pudemos perceber o crescimento dessas empresas PLG, e conferir como eles “vendem” o seu produto e como se comunicam.

Mais empresas estão adotando o modelo PLG (Product Led Growth)

Product Marketing ganha força nas empresas brasileiras

Ainda com foco no produto, percebemos que cada vez mais empresas brasileiras adotam uma estratégia de product marketing, outro assunto chave no evento.

Product Marketing ganha força nas empresas brasileiras

O time de product marketing é responsável por conectar os times que influenciam no produto, assegurando que o valor da solução será entendida de maneira eficiente pelo público-alvo

Branding é essencial – e mensurável

Branding é essencial - e mensurável

Tanto nosso CMO, Gustavo Luby, quanto nossa analista de conteúdo, Carolina Cunha, perceberam no evento a tendência das empresas e mercado olharem mais para o branding e para a conexão com o público, saindo um pouco da fixação por performance.

Movimento que se dá, principalmente, pelo alto custo dos anúncios, grande concorrência e poucos canais disponíveis. 

Mas isso não significa que branding e performance devam concorrer, na verdade, como vimos na palestra “Branding vs Performance – Quem vence a batalha de milhões?”, do estrategista de Branding Galileu Nogueira, eles são estratégias que se complementam.

Os mecanismos de busca estão cada vez mais inteligentes

Os mecanismos de busca estão cada vez mais inteligentes

Na edição de 2022, pudemos assistir a várias palestras voltadas para conteúdo e SEO. Por isso, ficou evidente que os mecanismos de busca, principalmente o Google, estão cada vez melhores em compreender o comportamento do usuário e as intenções por trás de cada busca.

Exemplo disso é como esses mecanismos classificam até mesmo a intenção de busca com que as palavras-chave são procuradas:

  • Navegação: quando o usuário deseja chegar em algum lugar específico (exemplo: “Leadster login”).
  • Informação: busca de informação que contenha “o que”, “como”, “por que” (exemplo: “o que é marketing conversacional?”). A maioria das buscas realizadas no Google têm intenção informacional.
  • Investigação: aqui estamos falando de comparações, o usuário está na etapa de consideração dentro da jornada de compra (exemplo: “iPhone ou Xiaomi”).
  • Transação: intenção voltada à compra, então já aparecem termos como “preço” e “comprar” (exemplo: “comprar iPhone 13 Amazon”). O usuário já chegou à etapa de decisão.

Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o canal da Leadster no YouTube e confira nossos vídeos sobre Search Engine Optimization (SEO):

Conteúdo feito de pessoas para pessoas

Conteúdo feito de pessoas para pessoas

Já nas palestras sobre copywriting e redação, nós adentramos na necessidade de criar um conteúdo de qualidade que responda às questões do usuário real, ao invés de um conteúdo voltado apenas para ranqueamento.

O Google classifica esses conteúdos como Helpful Content.

Os dados (ainda) são o novo petróleo – se você souber extrair valor

Os dados (ainda) são o novo petróleo - se você souber extrair valor

Vamos falar agora sobre data-centric – centralizar os dados do processo interno da empresa – e a importância dos dados no marketing

Esse tema não é novidade, mas recentemente muitos profissionais se deram conta de que dados demais podem mais confundir do que ajudar.

Por isso, é preciso saber extrair percepções do negócio e de cada informação, caso contrário os dados pouco valem.

Como adotar uma cultura customer-centric com foco no consumidor do futuro

Como adotar uma cultura customer-centric com foco no consumidor do futuro

Os temas de customer led growth, experiência do cliente e como construir uma cultura customer-centric, tiveram grande presença nas palestras do RD Summit 2022. 

É importante abordar e adaptar essas estratégias, junto ao consumidor do futuro, este que se caracteriza por:

  • Sobrecarga mental e de informações;
  • Ansiedade;
  • Autonomia;
  • Jornada de compras não-linear.

A importância de respirar fundo

A importância de respirar fundo

Esse insight aqui tem nome e sobrenome. Ao assistir uma plenária com fala do palestrante, Murilo Gun, nós ouvimos sobre o ter que “se reinventar”. 

Murilo mudou completamente a sua vida ao se perceber infeliz, mesmo dentro de um negócio “de sucesso”.

Sua fala abordou temas como coragem, criatividade, inovação e a necessidade de silenciar e respirar fundo para ouvir o que o nosso coração está dizendo.

Diversidade, inclusão e acessibilidade

Diversidade, inclusão e acessibilidade

Diversidade, inclusão e acessibilidade não podem ser mais tratados como diferencial, quando, na verdade, são tópicos de obrigação.

Além do RD Summit 2022 ter várias palestras sobre esses temas, o público comentou ser o evento mais inclusivo e acessível que muitos já tinham participado. 

Isso mostra que o mínimo que o público deve esperar são ambientes desse tipo, seja em eventos, conferências e empresas a trabalhar.

Em casa de ferreiro, o espeto é de ferro

Em casa de ferreiro, o espeto é de ferro

Ao ouvir os depoimentos do time da Leadster, vemos que o RD Summit conseguiu aplicar muito bem os conceitos de marketing de eventos, branding e experiência do cliente durante o próprio evento

É importante se atentar a isso, pois mostra que eles não apenas divulgam esse tipo de conteúdo nas palestras, mas também colocam em prática no dia a dia. 

Como foi a Experiência da Leadster no RD Summit 2022

Como foi a Experiência da Leadster no RD Summit 2022

Para o time da Leadster o evento foi muito bem organizado, com boas palestras e temas relevantes.

Para Carolina Cunha o próprio evento como um todo foi um aprendizado: 

“Podemos tirar alguns insights da própria organização e estratégia de divulgação da RD Station, pré e pós-evento. Acredito que souberam trabalhar bem em conjunto o branding e a performance. Ficou claro o cuidado que tiveram com o participante final em todos os momentos, inclusive enviando diversas pesquisas após o evento para feedbacks e melhorias para o próximo ano”.

Já para Matheus Oliveira, UX designer da Leadster, os pontos de branding e performance ficaram bem claros, mas ele também associou essa abordagem com a experiência do cliente. 

“O RD Summit mostrou muito como o branding é importante e deve fazer parte da concepção e otimização de um produto ou serviço. Associo esse ponto muito a conversa de que devemos construir uma experiência ao usuário que seja homogênea em todos os momentos, desde o primeiro contato até o momento de aquisição”.

Valeu a pena participar?

Ao falar com toda a nossa equipe que participou, a resposta foi a mesma: sim.

O mais interessante das respostas é que elas afirmam que vale a pena participar tanto como público, quanto como empresa. 

Vamos à resposta de Matheus:

“Como público, com certeza, vale muito para conhecimento, para entender novos termos e novas situações que o mercado está apresentando. A possibilidade de conhecer alguma empresa que possa solucionar o seu problema. Tivemos networking em um outro nível. Como empresa, também valeu muito a pena, foi uma forma de expandirmos o nosso branding, movimentar as redes sociais, entender como as pessoas visualizam a Leadster e, acima de tudo, aproximar a nossa equipe”.

Confira a Gravação das Palestras do RD Summit 2022

Confira a Gravação das Palestras do RD Summit 2022

Não conseguiu participar do RD Summir 2022 pessoalmente nem online? 

Fique tranquilo, pois a RD disponibilizou muitos conteúdos do evento online.

Para acessar, basta entrar no Live RD Summit e criar uma conta, em seguida você terá à disposição as gravações das palestras e entrevistas exclusivas!

Quando Será o RD Summit 2023?

Quando Será o RD Summit 2023?

A ansiedade é grande para esse evento tão prestigiado, e a edição de 2023 promete muitas surpresas para os participantes.

Começando pelo local do evento: pela primeira vez na história, o RD Summit não acontecerá em Florianópolis/SC, mas em São Paulo/SP!

O local exato ainda não foi confirmado, mas podemos esperar a maior edição até agora, com uma infraestrutura gigante e recheada de experiências para os profissionais de marketing.

Reserve as datas na sua agenda: o RD Summit 2023 acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro.

Acompanhe a Resultados Digitais nas Redes Sociais

Acompanhe a Resultados Digitais nas Redes Sociais

Para saber ainda mais sobre o RD Summit e acompanhar mais de perto essas tendências do marketing digital, acompanhe a RD nas redes sociais:

O RD Summit 2022 foi um grande evento para aqueles focados em marketing digital, branding e geração de leads. 

Se você gostou desses temas e quer se aprofundar mais no assunto, vem com a Leadster e entenda tudo sobre marketing conversacional e geração de leads.

Aproveite e já acesse a nossa Demonstração Gratuita!


Beatriz Testa

Especialista de Conteúdo na Leadster

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