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A automação para e-commerce está atingindo níveis que, se você contasse para alguém 10 anos atrás, até duvidaram. 

Claro, dentro do contexto. Para nós, os avanços são bem evidentes. Mas para a maioria das pessoas, os e-commerces simplesmente estão ficando melhores. 

Isso denota dois pontos que vão ser muito explorados aqui ao longo do texto hoje. 

O primeiro deles fala sobre como os grandes marketplaces estão levando o mercado adiante com suas inovações tecnológicas. 

A Magalu é um grande exemplo disso: o Luizalabs é um dos maiores escritórios de desenvolvimento do Brasil, mirando 100% no e-commerce. 

Isso gera o segundo ponto que vamos ver ao longo do texto: e-commerces menores têm mais acesso a novas tecnologias porque o que há de novo nos grandes marketplaces desce pingando para os e-commerces de nicho. 

O mercado impulsiona os e-commerces de nicho em uma direção muito bem determinada — e ao mesmo tempo, essa direção é a mesma que eles tomam, e a que os clientes estão acostumados a ver. 

Hoje trouxe uma grande lista aqui nesse texto. O formato está um pouco diferente do que os textos que você costuma ver sobre o assunto na internet, mas você vai entender o motivo já já. 

Vamos juntos: 

A análise: Como Organizamos a Lista de Automação para E-commerce 

Mulher com expressão pensativa ao lado de ícone de alvo

Antes das recomendações começarem, um pouco sobre o nosso método de avaliação e redação desse texto. 

Optamos por fazer uma lista mais específica ao invés de uma mais geral. Vamos tratar de ferramentas individuais com profundidade ao invés de vários produtos dentro de uma categoria. 

Isso vai te ajudar a entender melhor o que cada ferramenta analisada é capaz de fazer. Essas ferramentas são as mais avançadas que encontramos dentro de uma possibilidade razoável de orçamento. 

Usamos a IA para a elaboração dessa lista. Pedimos dezenas de recomendações e fomos olhando, uma por uma, até encontrar as melhores. 

Depois desse benchmark, analisamos a ferramenta com os melhores resultados e fizemos seu review. 

É bom conversar sobre esse método porque você mesmo pode replicá-lo aí durante a sua pesquisa. Em cada um dos itens, deixei também o prompt do ChatGPT aplicado para a categoria específica. 

Assim, você pode usar esse prompt para ter mais ideias de produtos, alterando algumas especificações conforme o que você precisa. 

Aliás, essa é uma das principais funcionalidades que a IA aplicada aos negócios apresenta. Com ela, você consegue, em poucos minutos, uma lista enorme de produtos reais para criar o seu benchmark. 

Aqui na Leadster também oferecemos funcionalidades com IA, aliás. Ela te ajuda a criar descrições de produtos e, além disso, também consegue fazer o atendimento em tempo real dos seus clientes em potencial. 

Descubra hoje o poder da IA aplicada ao e-commerce clicando no banner abaixo. Antes do texto acabar vamos conversar um pouco mais sobre esse assunto, ok? 

Tudo pronto pra gente seguir na lista? Então vamos lá! 

Nosto — Vitrine Inteligente

🤖 Prompt usado: Chat, me traga 5 recomendações de produtos digitais focados em vitrines inteligentes para o e-commerce. Faça um pequeno comparativo entre elas, focando na funcionalidade, para organizar meu benchmark. Organize por preço e quantidade de funcionalidades, por favor. 

A Nosto é a tecnologia líder em vitrines inteligentes hoje. Principalmente porque ela vai muito além disso e cria uma experiência inteligente para os usuários, com base nos seus dados first-party e através de uma extensa gama de integrações. 

São mais de 100 plataformas no mercado com suporte à API da Nosto. Vale mencionar que esse é um dos principais pontos a se considerar na hora de escolher um produto de automação para e-commerce. 

As integrações são absolutamente necessárias para quem usa uma plataforma de e-commerces, como a VTEX ou o Magento, mas também para a criação de um ecossistema de vendas que usa vários produtos SaaS

A automação para e-commerce que a Nosto oferece passa por duas grandes categorias principais: 

A primeira é a Product Experience Cloud, que oferece:

  • Busca personalizada: de acordo com as buscas realizadas pelo usuário;
     
  • Category Merchandising: controla a exibição de produtos em uma determinada categoria de acordo com as métricas dos produtos (os mais vendidos no topo) ou os produtos mais buscados por um determinado público (de acordo com os dados first-party); 
  • Recomendação de produtos ativa: usa IA preditiva e informações first-party para fazer sugestões específicas para os clientes, seja por e-mail ou pop-up
  • Dynamic Bundles: cria sacolas personalizadas com produtos similares automaticamente e de forma personalizada para determinados públicos; 
  • E-mails: o Nosto se conecta à sua plataforma de e-mails e oferece modelos e personalização baseada em dados. 

A segunda parte do que o Nosto oferece é a Content Cloud Experience: 

  • Personalização de conteúdo: você pode personalizar seus banners, CTAs, copy, imagens e vídeos de acordo com cada segmento e até para leads individuais;
  • Behavioral Pop-Ups: você determina quais são os pop-ups que aparecem para o seu público na personalização anterior. Mas a IA da Nosto consegue determinar comportamentos específicos e mostrar pop-ups que não estão relacionadas diretamente a uma segmentação; 
  • UGC Publishing Center: todos os seus reviews ficam reunidos e organizados para você publicar onde e como quiser; 
  • Ambassador Builder: encontre e organize quem mais produz UGC e ofereça recompensas. 

Existem várias ferramentas de vitrines inteligentes mais simples por aí também, a Nosto não é a única. Mas entre todas as analisadas, ela é que oferece a maior quantidade de funcionalidades. 

Menções honrosas: 

  • DynamicYield: produto da Mastercard, tão robusto quanto a Nosto, mas ainda é um produto novo; 
  • SmartHint: focada principalmente em vitrines inteligentes, sem tantos recursos. Uma das mais populares no mercado; 
  • PowerDisplay: também focada em recomendações inteligentes. Mais simples, mas também mais barata. 

Preços Dinâmicos — PROS

🤖 Prompt usado: Chat, faça um comparativo de plataformas de preços dinâmicos que oferecem mais do que as plataformas de e-commerce já oferecem (ex.: a Shopify tem preços dinâmicos. Só quero plataformas que vão além do que ela oferece). 

Preços dinâmicos no e-commerce são um pouco polêmicos. 

Há quem diga que isso aumenta e muito as vendas, há quem diga que não há nenhum impacto. 

E há também quem está no meio do caminho: aumenta as vendas, mas dependendo do nicho e da sazonalidade. Não é qualquer um que vê os mesmos resultados. 

Outro ponto polêmico é que existem plataformas de e-commerce que já oferecem essa funcionalidade. É o caso da Shopify, por exemplo, que mencionamos no prompt. 

De qualquer forma, a PROS é uma das plataformas de maior destaque para essa funcionalidade. 

A PROS usa IA para entender qual é o momento ideal de oferecer descontos nos preços do seu produto, e aplica esses descontos em tempo real. 

Tudo isso com a possibilidade de segmentação de público e criação de modelos de precificação, para que você também tenha controle sobre os melhores momentos de alteração. 

E analisando também alterações e flutuações de preço no mercado de acordo com sazonalidade, demanda, oferta etc. 

A PROS é praticamente uma plataforma de Inteligência Comercial para preços no e-commerce. 

Além disso, a IA da PROS também te informa, com base nos seus próprios dados, qual é o melhor momento para ativar ou parar um determinado modelo de precificação. 

Lembrando que é você quem determina essas variações com base no seu objetivo de negócio e, acima de tudo, com base nas suas margens de lucro. 

Agora o problema: a PROS é caríssima. Seus planos começam a US$ 6,250 ao mês, o que se traduz como mais de R$ 30 mil reais por mês. 

Vale ressaltar que essa é a melhor plataforma do mercado hoje. Não existem outras que oferecem a mesma robustez que a PROS. 

Mas por conta desse preço, me sinto na obrigação de trazer algumas mais baratas e mais simples. Veja logo abaixo: 

Menções Honrosas (mais Baratas, mais Simples): 

  • Shopify: o app de preços dinâmicos da Shopify custa R$ 20 na app store da plataforma. O pagamento é mensal. O recurso, porém, é muito mais simples e não oferece muitas opções de personalização. A mudança nos preços é inteiramente determinada pela quantidade de vendas.  
  • Prysinc: mais voltado para análises de mercado. Ele analisa os preços de determinados SKUs e aponta o que vem crescendo e o que vem baixando, mas ele não faz a mudança diretamente no e-commerce e em tempo real;
  • FeedVisor: ótimo para fazer preço dinâmico na Amazon. 

Não vai ser muito simples encontrar opções de automação para e-commerce com base em preço dinâmico para marketplaces brasileiros, especificamente.

Mas o FeedVisor oferece mudanças de preço direto na Amazon, além de também poder ser usado em e-commerces próprios. 

Gestão de Reviews e Feedback — Trustpilot

🤖 Prompt usado: Chat, traga uma sugestão com 5 plataformas de gestão de reviews para e-commerces, por favor. Preciso que elas sejam decrescentes em níveis de complexidade. Desde plataformas mais completas até outras voltadas só para a exibição de alguns poucos reviews. 

O Trustpilot é um dos aplicativos para automação de e-commerce melhor estabelecidos globalmente. 

Isso porque, entre todas as ferramentas de automação, ele está lidando com um ponto que existe no e-commerce desde que a primeira venda foi feita: as avaliações. 

É natural que aplicativos de preços dinâmicos tenham variações bem grandes em funcionalidades. Mas os reviews já existem há 30 anos. 

A Trustpilot é reconhecida mundialmente pela sua capacidade de organização de reviews e publicação onde for necessário. 

É importante ressaltar que a Trustpilot funciona de duas formas. Para o consumidor, sua principal função é como uma plataforma de pesquisa — você digita o nome de uma empresa e todos os reviews já criados na plataforma com o seu nome aparecem. 

Mas para os negócios, ela oferece uma outra funcionalidade um pouco diferente: ela é uma plataforma que te ajuda a coletar, organizar, exibir e analisar todos os reviews que você recebe. 

Ela funciona tanto para a venda de serviços quanto para a venda de produtos e produtos digitais também. 

A questão maior do Trustpilot — o que na verdade é até considerado como uma das suas maiores features, na verdade — é que os reviews exibidos no seu site são reviews da Trustpilot. 

Ou seja: eles são armazenados e publicados na Trustpilot, e exibidos no seu site. 

Mas isso também vem com um plus: seus reviews vão ser exibidos onde a Trustpilot exibir reviews – o Google é um ótimo exemplo disso. 

Agora se você está procurando uma plataforma mais simples, só para exibir alguns reviews dos seus produtos ou serviços no seu site, temos algumas outras opções logo abaixo: 

Menções Honrosas por Nível de Complexidade

  • Feefo — complexa, mas não tanto quanto o Truspilot. Oferece a funcionalidade Syndication, que é basicamente colher reviews postados em outras plataformas de avaliação e exibir no seu site. Similar à Trustpilot nesse sentido; 
  • Bazaarvoice — plataforma de UGC. Te ajuda a identificar não reviews clássicos, mas até posts em redes sociais, threads no Reddit, vídeos no YouTube etc. É uma ferramenta bem incrível; 
  • Yotpoorganiza reviews mas também oferece uma plataforma de marketing completa, incluindo push de SMS, e-mail marketing etc.;
  • Rize — trabalha apenas com reviews. A mais simples que encontramos. 

A tendência do mercado está indo muito na direção da coleta de reviews em todos os ambientes possíveis desde sempre. 

A maioria das ferramentas que encontramos são assim: além delas oferecerem a captação de reviews no site, elas também vão bastante além. 

Gestão de Logística, Envio e Armazenagem — ShipBob (Internacional)

🤖 Prompt usado: Chat, agora vamos precisar fazer diferente. Para esse momento, preciso da melhor plataforma de logística, armazenamento e fulfillment com atendimento global.

Aqui vamos fazer um modelo um pouco diferente. 

Ao final, ao invés de dar menções honrosas, vamos falar de uma plataforma brasileira, e a que é mais usada aqui no Brasil. 

Isso porque é importante ter a melhor plataforma, mas ao mesmo tempo uma plataforma brasileira pode fazer muito mais sentido para a realidade do seu e-commerce. 

A ShipBob é para e-commerces que precisam não só de uma solução de envio, mas também uma solução completa para logística. 

Seu principal diferencial para e-commerces no mundo inteiro é a o fulfillment global — que aqui no Brasil muitas vezes é expresso através do Dropshipping. 

Uma plataforma que consegue organizar as etapas do fulfillment em armazéns diferentes e muitas vezes em localizações geográficas distintas é ideal para quem trabalha com revenda e importações. 

O modelo de negócios da ShipBob, porém, é o fullfilment completo. Você envia seus produtos para ela, que então faz a distribuição. 

É por isso que separamos esse tópico em dois. A ShipBob é perfeita para e-commerces maiores e que fazem importações. Mas para e-commerces simples e nacionais, que só precisam enviar, ela fica complexa e cara demais. 

Falando nisso: 

Gestão de Logística Nacional — Melhor Envio 

🤖 Prompt usado: Chat, agora preciso saber quais são as melhores plataformas de envio que atendem o Brasil principalmente. Quero saber a plataforma que tem mais parcerias com transportadoras, mais tempo de mercado e mais confiança dos brasileiros. 

Eu já tive a oportunidade de palestrar no mesmo evento que a Melhor Envio esteve, e na época ficou claro o comprometimento que eles têm com a logística nacional. 

O trabalho da Melhor Envio não é muito complexo. O que eles fazem é conectar vendedores com transportadoras em uma dashboard simples e organizada. 

A coleta é feita por conta deles, assim como todo o trabalho de contato com a transportadora e a própria entrega. 

O que eles não fazem é todo o resto que a ShipBob oferece. Mas na maioria dos casos no e-commerce, isso nem é necessário. 

O que a maioria dos empreendedores digitais precisa é de uma automação para e-commerce que resolva três principais pontos: 

  • Cálculo de frete em tempo real para o cliente; 
  • Coleta de produtos rápida e simples; 
  • Entrega garantida com rastreio para o vendedor e o cliente. 

Esses três pontos são mais do que resolvidos pela Melhor Envio. 

O maior porém da Melhor Envio é a falta de suporte para entregas no exterior, o que também não é muito comum no Brasil. 

Menções Honrosas — Frete Internacional Partindo do Brasil? 

  • Envia.com — bem simples nas funcionalidades, sendo bem parecida com o Melhor Envio, mas com opções para frete internacional;
  • Loggi — também tem funcionalidades similares e oferece envio internacional.

Escolhemos a Melhor Envio e não nenhuma dessas outras por sua tradição no e-commerce brasileiro. 

Mas se você vai lidar com envios internacionais recorrentes, o melhor é escolher alguma dessas antes de fechar com a Melhor Envio. 

Mas, ao mesmo tempo, se você vai fazer só algumas entregas internacionais no ano, pode ser uma boa ideia ativar essas outras plataformas só ocasionalmente. 

Automação para E-commerce com Foco em Anti Fraudes — ClearSale

🤖 Prompt usado: Chat, preciso de uma lista com as plataformas antifraudes mais usadas pelos e-commerces no Brasil. No topo da lista, traga a melhor e justifique sua resposta. Não com suas funcionalidades, mas por que alguém deveria escolhê-la. 

A ClearSale é provavelmente o sistema antifraude mais usado no e-commerce brasileiro hoje. 

A plataforma até vai um pouco além dos e-commerces, servindo também para produtos SaaS que requerem assinatura ou qualquer tipo de serviço que também precisa desse recurso. 

A Clear Sale faz verificação de autenticidade em qualquer transação do seu e-commerce — incluindo PIX e cartão de crédito. 

Esse é um sistema simplesmente fundamental no e-commerce, e a Clear Sale é a que melhor entrega o resultado que você vai precisar. 

Menções honrosas incluem outras ferramentas bastante conhecidas, mas que geralmente oferecem praticamente o mesmo serviço: 

  • Konduto: utiliza inteligência artificial e análise comportamental para identificar padrões suspeitos e prevenir fraudes; 
  • FControl (Grupo Locaweb): sistema popular no Brasil que analisa transações em tempo real, buscando inconsistências e anomalias;
  • Signify: amplamente usada no exterior, também atende empresas brasileiras. Foca na proteção contra chargebacks e aprovação segura de pedidos.

E aí, o que você achou da nossa lista dos melhores recursos de automação para e-commerce? 

Espero que eles tenham te ajudado a entender melhor como o e-commerce de hoje não trabalha sozinho. Ele é parte de um ecossistema. 

Agora você só precisa da automação do atendimento e de descrição de produtos. E isso você faz com a Leadster. 

Nosso chatbot usa IA Generativa para entender o contexto da pergunta do seu visitante e entregar a resposta correta de acordo com as informações do seu produto. 

E ela ainda consegue entender as suas especificações e criar uma descrição vendedora em alguns poucos cliques. 

Faça o teste hoje. É gratuito por até 14 dias, e você não precisa de cartão de crédito para usar. Clique no banner abaixo! 

Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo texto! 

Categorias: E-commerceVendas

Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

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