/ / O que é Pop-up? Como Criar, Configurar e Converter Mais

Ah o pop-up para site… tem aqueles que amam e os que odeiam. 🎭

A verdade é que esse recurso ainda é muito utilizado nas estratégias de marketing, principalmente nas ações para geração de leads e conversão.

Mas, será mesmo que essa é a melhor opção para captar a atenção dos visitantes ou é uma estratégia que já passou do ponto? 

Bom, neste post vamos deixar a critério de vocês a resposta dessa questão. 😉

Mas para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, separamos aqui os tipos, vantagens, desvantagens, dicas e alternativas para o bom e velho pop-up. Bora lá?

O que é um pop-up e onde ele é utilizado?

Mock-up de um pop-up no site da Leadster.

Pop-ups são aquelas janelas que aparecem automaticamente no site para chamar a atenção do usuário e,  através da comunicação objetiva e CTA forte, indicar a conclusão de alguma ação.

Essa estratégia é utilizada tanto para a captação de leads quanto para dar algum aviso importante

Vale ressaltar também que normalmente o conteúdo do pop-up está relacionado ao tema abordado na página onde ele aparece.

Um exemplo rápido: o pop-up de saída do blog da Leadster.

Assim que o usuário faz um movimento para sair da página visitada, um pop-up surge fazendo uma pergunta relacionada ao objetivo da empresa e, na medida do possível, ao conteúdo que a pessoa está lendo.  

Digo “na medida do possível” porque os pop-ups não contam com recursos como o de chamada inteligente. O único jeito de configurá-los com mensagens distintas por páginas é criando várias pop-ups e configurando todos manualmente. 

Essa é uma das principais desvantagens do pop-up, aliás. Mas sem spoilers! Falamos mais sobre essa e outras desvantagens ao longo do texto. 

Por enquanto, veja quais são os usos mais comuns dos pop-ups em estratégias de marketing digital hoje:  

Divulgar publicações, eventos e novidades sobre a marca

Você pode utilizar pop-ups para reforçar a atenção do visitante para algo específico, seja um evento, uma novidade ou atualizações das publicações do blog da sua empresa, por exemplo. 

Esse tipo de pop-up pode ser de cadastro ou de redirecionamento.

Promover conteúdos exclusivos

O pop-up para site também pode funcionar para oferecer conteúdos no momento certo para o visitante.

Ao demonstrar interesse, o visitante pode se tornar lead e você consegue entregar uma comunicação mais direcionada de acordo com o tema.

Garanta que o conteúdo oferecido faça sentido para o visitante, ou então o pop-up será apenas um incômodo. 

Fazer ofertas de produtos e serviços

Se você quer direcionar o visitante para alguma promoção, o pop-up funciona.

Ele direciona a atenção e pode fazer com que um visitante que já estava saindo do seu site tenha o interesse despertado com um preço ou condição especial.

Esse tipo de pop-up, por ser mais fundo de funil, deve ser incluído apenas em páginas alinhadas com esse momento de compra.

Manter o usuário na página por mais tempo

Esse também é um recurso explorado para manter o visitante mais tempo na página, já que existe mais informação para que ele consuma e, que quando bem planejada e configurada, pode despertar um interesse.

Despertar sensação de urgência no visitante

O pop-up também é usado para criar um senso de urgência.

Se o visitante tiver interesse na promoção ou oferta ali inserida, pode ser a última chance de aproveitá-la.

Alguns pop-ups oferecem o recurso de timer ou contagem regressiva para tornar essa sensação mais forte.

Captar dados e gerar leads

Pop-ups também podem captar dados dos leads e aumentar o número da sua base.

Como são materiais que devem ser bastante objetivos, as informações que você consegue ali são mais básicas, como nome e e-mail.

Com esse contato gerado você pode incluir esses leads em fluxos mais completos, para conhecer então melhor o nível de qualificação e perfil de interesse. 

Direcionar para uma página específica

Os pop-ups podem captar dados, mas também podem apenas direcionar o usuário para outra página, com um botão de CTA. 

Esse tipo de estratégia é bastante utilizado para direcionar o visitante para uma Landing Page mais completa sobre determinado tema ou para um produto semelhante ao que ele estava navegando, por exemplo.

Quais são os tipos de pop-up? 

Duas listas, mostrando os tipos de pop-up por ação do usuário e por formato.

Podemos dividir os pop-ups em dois grandes grupos: 1. ação do usuário e 2. formato.

As ações do usuário estão relacionadas exatamente com o que o nome diz. O pop-up é ativado através de gatilhos e costumam exibir mensagens apropriadas para esses gatilhos. 

Por exemplo: pop-ups de saída são ativados quando o usuário chega perto do canto da tela, e costumam exibir mensagens como “não vá embora ainda”.

O formato também é o que o nome indica: existem vários tamanhos de pop-up e vários recursos que as marcas usam para chamar a atenção do usuário. Pop-up com música, por exemplo, ou pop-up de tela inteira. 

Vamos nos aprofundar nas diferenças e tipos entre cada um desses grupos agora: 

Por ação do usuário

Os pop-ups por ação do usuário são aqueles que só aparecem quando o usuário faz alguma ação específica, como clicar em um botão ou preencher um formulário. 

Os tipos de pop-up por ação do usuário são:

  • Clique – surge após o usuário clicar em certa área da página, normalmente, algum espaço do layout que não tem botões;
  • Scroll – depois que a pessoa rolar a página até um ponto específico, que geralmente é final da página, o pop-up salta na tela;
  • Tempo – sem considerar o local que o usuário está na página, esse pop-up aparece após um tempo de permanência no site;
  • Saída – esse pop-up interrompe o usuário quando ele está na direção de fechar a página. Nesse momento, ele é surpreendido por uma nova mensagem para mantê-lo no site (como vimos no exemplo da Leadster).

Por formato do pop-up

Já os pop-up formato são aqueles que aparecem a qualquer momento durante a navegação, sem necessidade de ação do usuário.

O que os diferencia é o seu formato, sua aparência. E há uma variedade razoável. Alguns deles são:

  • Tela inteira – ele preenche toda a página chamando ainda mais a atenção do usuário e sem deixar nenhum espaço para o conteúdo anterior a aparição do pop-up;
  • Pop-under – pop-ups que abrem em uma janela separada, atrás da janela atual. Atenção: ele pode ser bloqueado por alguns navegadores e softwares de bloqueio de anúncios;
  • Pop-up flutuante – aqueles que aparecem sobre a página principal, mas com um fundo transparente ou semitransparente;
  • Lightbox – pop-up que aparece sobre a página principal, mas com o restante da página escurecido ou embaçado;

Quais são os tipos de campanha onde os pop-ups são mais usados?

Como falamos brevemente no início do texto, o pop-up costuma ser utilizado principalmente para a captação de leads e avisos para os consumidores.

Mas essa estratégia não para por aí. É possível utilizar os pop-ups para conquistar inscrições em webinars e newsletter, divulgar um novo produto ou para convidar os leitores para um evento.

Bora, conhecer algumas campanhas na prática?

Lançamento de algum material grátis

Os pop-ups podem ser usados para promover o lançamento de um e-book, whitepaper, infográfico ou qualquer outro tipo de material grátis – os chamados lead magnets.  Esse tipo pop-up oferece um link para download em troca de informações de contato do usuário, como nome e endereço de e-mail.

Captura de tela mostrando o pop-up do Panorama de Geração de Leads 2023 da Leadster.

Resposta a alguma pesquisa

Sim, os pop-up também podem ser utilizados para realizar pesquisa!

Esse tipo de pop-up pode servir como solicitação de feedback sobre um produto, serviço ou experiência do próprio cliente.

Investir nessa estratégia pode ser uma boa ação para auxiliar sua empresa a coletar informações valiosas sobre o que seus clientes pensam e desejam.

Captura de tela mostrando um pop-up em um site.

Novo webinar disponível

Seu webinar está no ar? Então já divulgue nos seus pop-ups!

Dessa forma você convida os usuários a se inscreverem e participarem. Essa ação pode ser muito eficaz para gerar interesse e aumentar a participação nos webinars.

🔎Leia também: Remarketing: O que é e Como Criar Campanhas que Funcionam de Verdade

Início das aulas de algum curso

Os pop-ups também podem ser aproveitados para anunciar o início das aulas de algum curso ou programa de treinamento online, convidando os usuários a se inscreverem. 

Isso ajuda a aumentar o número de inscrições e, consequentemente, o sucesso do curso.

Captura de tela mostrando um pop-up em um site.

Divulgação de alguma oferta

Por fim, o pop-up mais famoso de todos: aquele que divulga uma oferta!

Você pode aproveitar esse formato para promover descontos, frete grátis e promoções de lançamento. Essa ação incentiva os usuários a fazer uma compra imediata ou a se inscreverem para receber mais informações sobre a oferta.

Captura de tela mostrando um pop-up em um site.
🔎Leia também: Tipos de Marketing: 39 Estratégias Para Sua Empresa

Desvantagens de utilizar pop-ups no site

Mulher fazendo sinal de negativo com as duas mãos.

Como nada na vida são só flores, tem muitas pessoas que não gostam dos pop-ups, muitas vezes por serem invasivos e interromperem a navegação do usuário.

Por isso, separamos aqui também algumas desvantagens de utilizar essa estratégia em seu negócio.

Confira!

São invasivos

Um pop-up no site pode ser invasivo, principalmente se trouxer um tema que não é do interesse do usuário.

Isso também acontece quando, mesmo que o assunto esteja corretamente colocado, o pop-up aparece em excesso ou de forma muito intromissiva. 

🔎Leia também: Outbound Marketing: O Que é e Quando a Estratégia é a Melhor Opção

Atrapalham a experiência do usuário

É preciso ter em mente que muitos usuários não gostam desse recurso.

E, de fato, o pop-up atrapalha a experiência do usuário no momento em que interrompe um conteúdo ou a navegação.

Além disso, muitas marcas, para forçar a atenção ao conteúdo do pop-up, dificultam o fechamento da janela, o que faz com que o usuário possa até mesmo simplesmente sair da página toda.

São bloqueados automaticamente por alguns navegadores

Alguns navegadores possibilitam que o usuário escolha não ter a intromissão dos pop-ups.

Assim, pode ser que o usuário não tenha contato com aquele conteúdo.

E se você não o oferece de outra forma, a mensagem não é transmitida.

O Google penaliza sites com pop-ups irritantes

Sites que aplicam pop-ups com práticas ruins também podem ser penalizados pelo Google.

A plataforma identifica esses sites como pouco confiáveis e os resultados de ranqueamento sofrem com tal penalização.

Pode prejudicar o SEO

Como as pop-ups interferem na experiência do usuário, taxas como rejeição, tempo de permanência na página e retorno ao site podem piorar.

Isso impacta nos resultados de SEO, bem como a própria penalização do Google, como já comentamos.

São mal configurados para mobile

O Panorama de Geração de Leads 2023 mostrou que o mobile representa 64,45% dos acessos por dispositivo, enquanto o desktop fica na casa dos 35,55%

Por outro lado, mesmo com mais acessos, o mobile tem menor conversão do que o desktop, são 3,66% contra 3,33%, ou seja, ainda tem muito o que ser melhorado nos celulares.

Essa é uma das desvantagens dos pop-ups: a falta de otimização para mobile. A maioria deles nem mesmo funciona em celulares, e os que funcionam acabam apresentando ‘bugs’ e prejudicando o desempenho de todo site.

🧐Saiba mais: Leadster Lança Novo Estudo sobre o Mercado de Geração de Leads no Brasil

Chatbot x Pop-up: qual é melhor?

Imagem de dois caratecas lutando. Em um, está escrito "Chatbot", no outro "pop-up".

Uma ferramenta de Marketing Conversacional, como os chatbots que oferecemos na Leadster, pode suprir todos os pontos do papel do pop-up na estratégia de marketing – e ir além.

Isso porque a ferramenta pode ser personalizada, é discreta, proativa e o melhor de tudo: não é invasiva.

Não parando por aí, esse recurso elimina as desvantagens que comentamos. 

Veja alguns motivos de porque o chatbot é uma ferramenta superior, e continue na leitura para um aprofundamento logo na sequência: 

  • Não é invasiva e não prejudica a experiência do visitante; 
  • Quando utilizada no contexto certo, serve como um apoio para o conteúdo da página, estimulando a conversão; 
  • Capta mais dados, em um contexto de conversação natural;
  • Permite a criação de testes A/B;
  • Facilita o acompanhamento dos resultados. 
💻 Continue a leitura: 4 Ideias Comprovadas para Aumentar a Conversão do seu Site com Chatbots

Chatbots entregam mais conversão que os pop-ups

E nós falamos sobre esses benefícios e recursos com propriedade: nossos clientes geram até 3x mais leads, qualificam os contatos desde a primeira interação e personalizam as mensagens de acordo com o perfil e interesse dos visitantes.

O chatbot, de forma automatizada, simula conversa e interação humana, através de roteiros pré-definidos, chamadas inteligentes e sistemas de inteligência artificial.

Esse tipo de recurso pode ser utilizado não só para as finalidades de pop-up, mas também para atendimento, comunicação, vendas e além disso, de armazenamento de dados.

Adicione um chatbot gratuito no seu site!

Dicas rápidas de UX para pop-ups e chatbots

Mulher de óculos com expressão pensativa.

Bom, uma coisa é certa, independente da sua escolha entre pop-ups, chatbot ou até mesmo os dois, você precisará investir na experiência do usuário (UX).

Afinal, seu consumidor não vai querer clicar no pop-up ou falar com seu chat se a experiência no site deixar a desejar.

Pensando nisso, separamos aqui sete dicas rápidas e fáceis de seguir que vão te ajudar a oferecer uma ótima navegação ao seu usuário.

Adeque ao contexto

Pop-ups e chatbots devem ser pensadas de acordo com a página em que elas estão inseridas e com os interesses dos visitantes dessas páginas.

Apenas dessa forma eles serão relevantes e atrativos.

Se não forem pensados dessa forma, esses recursos irão gerar apenas incômodo e frustração para o usuário.

Ofereça o cadastro no momento certo

Comentamos como um dos objetivos das pop-ups é o cadastro do usuário, seja para receber um material mais completo, seja para se juntar à lista de pessoas que recebe as novidades da marca ou do blog. 

Mas pense como usuário: se você acabou de entrar no site ou no blog de uma marca, já vai querer fazer essa inscrição?

Dê tempo para o visitante entender a sua marca e a proposta dela, o conteúdo do seu blog e o interesse que ele tem (ou não) em continuar esse contato.

Suas chances de conversão serão maiores dessa forma.

Mantenha a comunicação direta e objetiva

Pop-ups são um “extra” ao conteúdo da página e, por esse motivo, precisam transmitir uma mensagem de forma rápida e objetiva.

Independente da escolha do usuário (seguir a ação do pop-up ou continuar consumindo o conteúdo da página), você quer que isso seja feito o mais rapidamente possível para que a janela de atenção não seja perdida.

Mostre como fechá-las com facilidade

Não adianta querer “forçar” a atenção do usuário para a mensagem do pop-up ou do chatbot.

Se for da vontade do visitante fechar esse recurso, esse caminho precisa ser fácil e bem sinalizado.

Caso contrário, o usuário pode se irritar e sair do site. 

Faça valer a pena

Não utilize esses materiais e ferramentas se você não tem um propósito claro e se a oferta não for realmente interessante para o usuário.

É preciso ter um bom motivo para chamar a atenção do visitante e oferecer ali algo de valor.

Mostre a mensagem apenas uma vez

Se o seu pop-up ou chatbot aparecer toda vez que um usuário muda de página, rapidamente o mesmo vai perder o interesse e a experiência com seu site será prejudicada.

Por isso, exiba a pop-up apenas uma vez para cada visitante, ou configure períodos de tempo maiores para que ele volte a ser exibido.

Invista na personalização

A personalização é um dos principais fatores que aumentam as taxas de conversão.

Aposte na personalização de acordo com o perfil do usuário, os temas das páginas, dos dispositivos de acesso, dos canais de origem e com o estágio no funil de vendas.

🔎 Leia mais: Descubra o Poder das Abordagens Personalizadas no Marketing para Aumentar a Conversão

Dicas gerais para criar um pop-up

Além das dicas para UX, vamos ter também dicas para te ajudar a criar seu pop-up!

Pode ficar tranquilo que é bem fácil e existem ferramentas que vão te ajudar nesse processo.

Bora lá?

O que um pop-up deve ter?

Um pop-up interessante para marca e para o público deve ter alguns atributos: 

  • Uma oferta clara e uma mensagem objetiva;
  • Uma oferta interessante para aquele usuário naquele momento específico da jornada;
  • Campos para captação de dados ou redirecionamento para uma página;
  • Um bom CTA que instigue o clique ou a conversão.
🔎 Leia também: As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)

A redação de um pop-up

Vamos aos pontos de como fazer um boa copy para o seu pop-up:

  • Invista em um copy como se você fosse o personagem principal da jornada, ou seja, represente o seu público na escrita. Pense em como eles se sentem e o que constitui uma oferta irresistível para eles.
  • Utilize a linguagem de seu público. Invista nos jargões mais utilizados, tipo de narrativa e tom de voz (formal ou informal).
  • Instigue a curiosidade. Deixe aquela ‘pulga atrás da orelha’ do leitor para que ele se sinta ainda mais persuadido em clicar;
  • Utilize dois botões de CTA. O que eu quero dizer é: ao invés de dar a opção de seguir com a promoção ou fechar o pop-up, coloque dois CTAs que vão para o benefício oferecido. Exemplo: o texto é “Aproveite só hoje: 50% OFF”, logo abaixo você pode colocar dois CTAs – CTA 1: 50OFF; CTA 2: Escolha seu plano 

O design de um pop-up

Além da redação, a parte de design dos pop-ups também precisa da atenção do time e exitem algumas dicas que podem ajudar, confira:

  • Combine o design do seu pop-up com o do site;
  • Utilize blocos de cores em imagens de fundo para aumentar a legibilidade;
  • Personalize o design para diferentes dispositivos;
  • Use contraste de cores para destacar texto e CTAs;
  • Use o espaçamento correto.

Como instalar um pop-up no seu site? 

Para adicionar um pop-up em seu site, você pode explorar ferramentas como:

  • OptinMonster
  • Sumo List Builder
  • PopUp Ally

Outra opção é utilizar essa funcionalidade quando ela está disponível em plataformas mais completas de automação de marketing, como:

  • RD Station
  • HubSpot
  • MailChimp

Gostou do conteúdo sobre pop-ups para site?

Com ele você pode analisar todas as funções, vantagens e desvantagens, para então definir se essa é a melhor alternativa para atrair a atenção dos usuários e impulsionar a geração de leads para a sua marca.

Quer tentar uma alternativa ao pop-up?

Te convidamos para criar um chatbot com a Leadster e comprovar a melhora nos resultados em relação ao pop-up.

É possível criar sua conta em poucos minutos, realizar um teste gratuito de 14 dias e sem precisar cadastrar nenhum cartão de crédito.

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Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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