Sumário
Ah o pop-up para site… tem aqueles que amam e os que odeiam. 🎭
A verdade é que esse recurso ainda é muito utilizado nas estratégias de marketing, principalmente nas ações para geração de leads e conversão.
Mas, será mesmo que essa é a melhor opção para captar a atenção dos visitantes ou é uma estratégia que já passou do ponto?
Bom, neste post vamos deixar a critério de vocês a resposta dessa questão. 😉
Mas para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, separamos aqui os tipos, vantagens, desvantagens, dicas e alternativas para o bom e velho pop-up. Bora lá?
O que é um pop-up e onde ele é utilizado?
Pop-ups são aquelas janelas que aparecem automaticamente no site para chamar a atenção do usuário e, através da comunicação objetiva e CTA forte, indicar a conclusão de alguma ação.
Essa estratégia é utilizada tanto para a captação de leads quanto para dar algum aviso importante.
Vale ressaltar também que normalmente o conteúdo do pop-up está relacionado ao tema abordado na página onde ele aparece.
Um exemplo rápido: o pop-up de saída do blog da Leadster.
Assim que o usuário faz um movimento para sair da página visitada, um pop-up surge fazendo uma pergunta relacionada ao objetivo da empresa e, na medida do possível, ao conteúdo que a pessoa está lendo.
Digo “na medida do possível” porque os pop-ups não contam com recursos como o de chamada inteligente. O único jeito de configurá-los com mensagens distintas por páginas é criando várias pop-ups e configurando todos manualmente.
Essa é uma das principais desvantagens do pop-up, aliás. Mas sem spoilers! Falamos mais sobre essa e outras desvantagens ao longo do texto.
Por enquanto, veja quais são os usos mais comuns dos pop-ups em estratégias de marketing digital hoje:
Divulgar publicações, eventos e novidades sobre a marca
Você pode utilizar pop-ups para reforçar a atenção do visitante para algo específico, seja um evento, uma novidade ou atualizações das publicações do blog da sua empresa, por exemplo.
Esse tipo de pop-up pode ser de cadastro ou de redirecionamento.
Promover conteúdos exclusivos
O pop-up para site também pode funcionar para oferecer conteúdos no momento certo para o visitante.
Ao demonstrar interesse, o visitante pode se tornar lead e você consegue entregar uma comunicação mais direcionada de acordo com o tema.
Garanta que o conteúdo oferecido faça sentido para o visitante, ou então o pop-up será apenas um incômodo.
Fazer ofertas de produtos e serviços
Se você quer direcionar o visitante para alguma promoção, o pop-up funciona.
Ele direciona a atenção e pode fazer com que um visitante que já estava saindo do seu site tenha o interesse despertado com um preço ou condição especial.
Esse tipo de pop-up, por ser mais fundo de funil, deve ser incluído apenas em páginas alinhadas com esse momento de compra.
Manter o usuário na página por mais tempo
Esse também é um recurso explorado para manter o visitante mais tempo na página, já que existe mais informação para que ele consuma e, que quando bem planejada e configurada, pode despertar um interesse.
Despertar sensação de urgência no visitante
O pop-up também é usado para criar um senso de urgência.
Se o visitante tiver interesse na promoção ou oferta ali inserida, pode ser a última chance de aproveitá-la.
Alguns pop-ups oferecem o recurso de timer ou contagem regressiva para tornar essa sensação mais forte.
Captar dados e gerar leads
Pop-ups também podem captar dados dos leads e aumentar o número da sua base.
Como são materiais que devem ser bastante objetivos, as informações que você consegue ali são mais básicas, como nome e e-mail.
Com esse contato gerado você pode incluir esses leads em fluxos mais completos, para conhecer então melhor o nível de qualificação e perfil de interesse.
Direcionar para uma página específica
Os pop-ups podem captar dados, mas também podem apenas direcionar o usuário para outra página, com um botão de CTA.
Esse tipo de estratégia é bastante utilizado para direcionar o visitante para uma Landing Page mais completa sobre determinado tema ou para um produto semelhante ao que ele estava navegando, por exemplo.
Quais são os tipos de pop-up?
Podemos dividir os pop-ups em dois grandes grupos: 1. ação do usuário e 2. formato.
As ações do usuário estão relacionadas exatamente com o que o nome diz. O pop-up é ativado através de gatilhos e costumam exibir mensagens apropriadas para esses gatilhos.
Por exemplo: pop-ups de saída são ativados quando o usuário chega perto do canto da tela, e costumam exibir mensagens como “não vá embora ainda”.
O formato também é o que o nome indica: existem vários tamanhos de pop-up e vários recursos que as marcas usam para chamar a atenção do usuário. Pop-up com música, por exemplo, ou pop-up de tela inteira.
Vamos nos aprofundar nas diferenças e tipos entre cada um desses grupos agora:
Por ação do usuário
Os pop-ups por ação do usuário são aqueles que só aparecem quando o usuário faz alguma ação específica, como clicar em um botão ou preencher um formulário.
Os tipos de pop-up por ação do usuário são:
- Clique – surge após o usuário clicar em certa área da página, normalmente, algum espaço do layout que não tem botões;
- Scroll – depois que a pessoa rolar a página até um ponto específico, que geralmente é final da página, o pop-up salta na tela;
- Tempo – sem considerar o local que o usuário está na página, esse pop-up aparece após um tempo de permanência no site;
- Saída – esse pop-up interrompe o usuário quando ele está na direção de fechar a página. Nesse momento, ele é surpreendido por uma nova mensagem para mantê-lo no site (como vimos no exemplo da Leadster).
Por formato do pop-up
Já os pop-up formato são aqueles que aparecem a qualquer momento durante a navegação, sem necessidade de ação do usuário.
O que os diferencia é o seu formato, sua aparência. E há uma variedade razoável. Alguns deles são:
- Tela inteira – ele preenche toda a página chamando ainda mais a atenção do usuário e sem deixar nenhum espaço para o conteúdo anterior a aparição do pop-up;
- Pop-under – pop-ups que abrem em uma janela separada, atrás da janela atual. Atenção: ele pode ser bloqueado por alguns navegadores e softwares de bloqueio de anúncios;
- Pop-up flutuante – aqueles que aparecem sobre a página principal, mas com um fundo transparente ou semitransparente;
- Lightbox – pop-up que aparece sobre a página principal, mas com o restante da página escurecido ou embaçado;
Quais são os tipos de campanha onde os pop-ups são mais usados?
Como falamos brevemente no início do texto, o pop-up costuma ser utilizado principalmente para a captação de leads e avisos para os consumidores.
Mas essa estratégia não para por aí. É possível utilizar os pop-ups para conquistar inscrições em webinars e newsletter, divulgar um novo produto ou para convidar os leitores para um evento.
Bora, conhecer algumas campanhas na prática?
Lançamento de algum material grátis
Os pop-ups podem ser usados para promover o lançamento de um e-book, whitepaper, infográfico ou qualquer outro tipo de material grátis – os chamados lead magnets. Esse tipo pop-up oferece um link para download em troca de informações de contato do usuário, como nome e endereço de e-mail.
Resposta a alguma pesquisa
Sim, os pop-up também podem ser utilizados para realizar pesquisa!
Esse tipo de pop-up pode servir como solicitação de feedback sobre um produto, serviço ou experiência do próprio cliente.
Investir nessa estratégia pode ser uma boa ação para auxiliar sua empresa a coletar informações valiosas sobre o que seus clientes pensam e desejam.
Novo webinar disponível
Seu webinar está no ar? Então já divulgue nos seus pop-ups!
Dessa forma você convida os usuários a se inscreverem e participarem. Essa ação pode ser muito eficaz para gerar interesse e aumentar a participação nos webinars.
🔎Leia também: Remarketing: O que é e Como Criar Campanhas que Funcionam de Verdade
Início das aulas de algum curso
Os pop-ups também podem ser aproveitados para anunciar o início das aulas de algum curso ou programa de treinamento online, convidando os usuários a se inscreverem.
Isso ajuda a aumentar o número de inscrições e, consequentemente, o sucesso do curso.
Divulgação de alguma oferta
Por fim, o pop-up mais famoso de todos: aquele que divulga uma oferta!
Você pode aproveitar esse formato para promover descontos, frete grátis e promoções de lançamento. Essa ação incentiva os usuários a fazer uma compra imediata ou a se inscreverem para receber mais informações sobre a oferta.
🔎Leia também: Tipos de Marketing: 39 Estratégias Para Sua Empresa
Desvantagens de utilizar pop-ups no site
Como nada na vida são só flores, tem muitas pessoas que não gostam dos pop-ups, muitas vezes por serem invasivos e interromperem a navegação do usuário.
Por isso, separamos aqui também algumas desvantagens de utilizar essa estratégia em seu negócio.
Confira!
São invasivos
Um pop-up no site pode ser invasivo, principalmente se trouxer um tema que não é do interesse do usuário.
Isso também acontece quando, mesmo que o assunto esteja corretamente colocado, o pop-up aparece em excesso ou de forma muito intromissiva.
🔎Leia também: Outbound Marketing: O Que é e Quando a Estratégia é a Melhor Opção
Atrapalham a experiência do usuário
É preciso ter em mente que muitos usuários não gostam desse recurso.
E, de fato, o pop-up atrapalha a experiência do usuário no momento em que interrompe um conteúdo ou a navegação.
Além disso, muitas marcas, para forçar a atenção ao conteúdo do pop-up, dificultam o fechamento da janela, o que faz com que o usuário possa até mesmo simplesmente sair da página toda.
Alguns navegadores possibilitam que o usuário escolha não ter a intromissão dos pop-ups.
Assim, pode ser que o usuário não tenha contato com aquele conteúdo.
E se você não o oferece de outra forma, a mensagem não é transmitida.
O Google penaliza sites com pop-ups irritantes
Sites que aplicam pop-ups com práticas ruins também podem ser penalizados pelo Google.
A plataforma identifica esses sites como pouco confiáveis e os resultados de ranqueamento sofrem com tal penalização.
Pode prejudicar o SEO
Como as pop-ups interferem na experiência do usuário, taxas como rejeição, tempo de permanência na página e retorno ao site podem piorar.
Isso impacta nos resultados de SEO, bem como a própria penalização do Google, como já comentamos.
São mal configurados para mobile
O Panorama de Geração de Leads 2023 mostrou que o mobile representa 64,45% dos acessos por dispositivo, enquanto o desktop fica na casa dos 35,55%.
Por outro lado, mesmo com mais acessos, o mobile tem menor conversão do que o desktop, são 3,66% contra 3,33%, ou seja, ainda tem muito o que ser melhorado nos celulares.
‼️ Importante: esses dados foram atualizados no Panorama da Geração de Leads 2024. Acesse clicando no link.
Essa é uma das desvantagens dos pop-ups: a falta de otimização para mobile. A maioria deles nem mesmo funciona em celulares, e os que funcionam acabam apresentando ‘bugs’ e prejudicando o desempenho de todo site.
🧐Saiba mais: Leadster Lança Novo Estudo sobre o Mercado de Geração de Leads no Brasil
Chatbot x Pop-up: qual é melhor?
Uma ferramenta de Marketing Conversacional, como os chatbots que oferecemos na Leadster, pode suprir todos os pontos do papel do pop-up na estratégia de marketing – e ir além.
Isso porque a ferramenta pode ser personalizada, é discreta, proativa e o melhor de tudo: não é invasiva.
Não parando por aí, esse recurso elimina as desvantagens que comentamos.
Veja alguns motivos de porque o chatbot é uma ferramenta superior, e continue na leitura para um aprofundamento logo na sequência:
- Não é invasiva e não prejudica a experiência do visitante;
- Quando utilizada no contexto certo, serve como um apoio para o conteúdo da página, estimulando a conversão;
- Capta mais dados, em um contexto de conversação natural;
- Permite a criação de testes A/B;
- Facilita o acompanhamento dos resultados.
💻 Continue a leitura: 4 Ideias Comprovadas para Aumentar a Conversão do seu Site com Chatbots
Chatbots entregam mais conversão que os pop-ups
E nós falamos sobre esses benefícios e recursos com propriedade: nossos clientes geram até 3x mais leads, qualificam os contatos desde a primeira interação e personalizam as mensagens de acordo com o perfil e interesse dos visitantes.
O chatbot, de forma automatizada, simula conversa e interação humana, através de roteiros pré-definidos, chamadas inteligentes e sistemas de inteligência artificial.
Esse tipo de recurso pode ser utilizado não só para as finalidades de pop-up, mas também para atendimento, comunicação, vendas e além disso, de armazenamento de dados.
Adicione um chatbot gratuito no seu site!
Dicas rápidas de UX para pop-ups e chatbots
Bom, uma coisa é certa, independente da sua escolha entre pop-ups, chatbot ou até mesmo os dois, você precisará investir na experiência do usuário (UX).
Afinal, seu consumidor não vai querer clicar no pop-up ou falar com seu chat se a experiência no site deixar a desejar.
Pensando nisso, separamos aqui sete dicas rápidas e fáceis de seguir que vão te ajudar a oferecer uma ótima navegação ao seu usuário.
Adeque ao contexto
Pop-ups e chatbots devem ser pensadas de acordo com a página em que elas estão inseridas e com os interesses dos visitantes dessas páginas.
Apenas dessa forma eles serão relevantes e atrativos.
Se não forem pensados dessa forma, esses recursos irão gerar apenas incômodo e frustração para o usuário.
Ofereça o cadastro no momento certo
Comentamos como um dos objetivos das pop-ups é o cadastro do usuário, seja para receber um material mais completo, seja para se juntar à lista de pessoas que recebe as novidades da marca ou do blog.
Mas pense como usuário: se você acabou de entrar no site ou no blog de uma marca, já vai querer fazer essa inscrição?
Dê tempo para o visitante entender a sua marca e a proposta dela, o conteúdo do seu blog e o interesse que ele tem (ou não) em continuar esse contato.
Suas chances de conversão serão maiores dessa forma.
Mantenha a comunicação direta e objetiva
Pop-ups são um “extra” ao conteúdo da página e, por esse motivo, precisam transmitir uma mensagem de forma rápida e objetiva.
Independente da escolha do usuário (seguir a ação do pop-up ou continuar consumindo o conteúdo da página), você quer que isso seja feito o mais rapidamente possível para que a janela de atenção não seja perdida.
Mostre como fechá-las com facilidade
Não adianta querer “forçar” a atenção do usuário para a mensagem do pop-up ou do chatbot.
Se for da vontade do visitante fechar esse recurso, esse caminho precisa ser fácil e bem sinalizado.
Caso contrário, o usuário pode se irritar e sair do site.
Faça valer a pena
Não utilize esses materiais e ferramentas se você não tem um propósito claro e se a oferta não for realmente interessante para o usuário.
É preciso ter um bom motivo para chamar a atenção do visitante e oferecer ali algo de valor.
Mostre a mensagem apenas uma vez
Se o seu pop-up ou chatbot aparecer toda vez que um usuário muda de página, rapidamente o mesmo vai perder o interesse e a experiência com seu site será prejudicada.
Por isso, exiba a pop-up apenas uma vez para cada visitante, ou configure períodos de tempo maiores para que ele volte a ser exibido.
Invista na personalização
A personalização é um dos principais fatores que aumentam as taxas de conversão.
Aposte na personalização de acordo com o perfil do usuário, os temas das páginas, dos dispositivos de acesso, dos canais de origem e com o estágio no funil de vendas.
🔎 Leia mais: Descubra o Poder das Abordagens Personalizadas no Marketing para Aumentar a Conversão
Dicas gerais para criar um pop-up
Além das dicas para UX, vamos ter também dicas para te ajudar a criar seu pop-up!
Pode ficar tranquilo que é bem fácil e existem ferramentas que vão te ajudar nesse processo.
Bora lá?
O que um pop-up deve ter?
Um pop-up interessante para marca e para o público deve ter alguns atributos:
- Uma oferta clara e uma mensagem objetiva;
- Uma oferta interessante para aquele usuário naquele momento específico da jornada;
- Campos para captação de dados ou redirecionamento para uma página;
- Um bom CTA que instigue o clique ou a conversão.
🔎 Leia também: As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)
A redação de um pop-up
Vamos aos pontos de como fazer um boa copy para o seu pop-up:
- Invista em um copy como se você fosse o personagem principal da jornada, ou seja, represente o seu público na escrita. Pense em como eles se sentem e o que constitui uma oferta irresistível para eles.
- Utilize a linguagem de seu público. Invista nos jargões mais utilizados, tipo de narrativa e tom de voz (formal ou informal).
- Instigue a curiosidade. Deixe aquela ‘pulga atrás da orelha’ do leitor para que ele se sinta ainda mais persuadido em clicar;
- Utilize dois botões de CTA. O que eu quero dizer é: ao invés de dar a opção de seguir com a promoção ou fechar o pop-up, coloque dois CTAs que vão para o benefício oferecido. Exemplo: o texto é “Aproveite só hoje: 50% OFF”, logo abaixo você pode colocar dois CTAs – CTA 1: 50OFF; CTA 2: Escolha seu plano
O design de um pop-up
Além da redação, a parte de design dos pop-ups também precisa da atenção do time e exitem algumas dicas que podem ajudar, confira:
- Combine o design do seu pop-up com o do site;
- Utilize blocos de cores em imagens de fundo para aumentar a legibilidade;
- Personalize o design para diferentes dispositivos;
- Use contraste de cores para destacar texto e CTAs;
- Use o espaçamento correto.
Como instalar um pop-up no seu site?
Para adicionar um pop-up em seu site, você pode explorar ferramentas como:
- OptinMonster
- Sumo List Builder
- PopUp Ally
Outra opção é utilizar essa funcionalidade quando ela está disponível em plataformas mais completas de automação de marketing, como:
- RD Station
- HubSpot
- MailChimp
Gostou do conteúdo sobre pop-ups para site?
Com ele você pode analisar todas as funções, vantagens e desvantagens, para então definir se essa é a melhor alternativa para atrair a atenção dos usuários e impulsionar a geração de leads para a sua marca.
Quer tentar uma alternativa ao pop-up?
Te convidamos para criar um chatbot com a Leadster e comprovar a melhora nos resultados em relação ao pop-up.
É possível criar sua conta em poucos minutos, realizar um teste gratuito de 14 dias e sem precisar cadastrar nenhum cartão de crédito.
0 comentário