Aaaah, o pop-up para site!

Existe quem ame, existe quem odeie. 

A verdade é que esse ainda é um recurso muito utilizado nas estratégias de marketing.

Mas será mesmo que essa é a melhor opção para captar a atenção dos visitantes e para a geração de leads? 

Neste post vamos te contar todas as vantagens, desvantagens e alternativas para esse material.

O papel do pop-up na estratégia de marketing

O papel do pop-up na estratégia de marketing

Janelas que se sobrepõem ao site ou página visitada, com comunicação objetiva e com um CTA forte.

Esses são os pop-ups.

E eles ainda são bastante explorados no marketing, com diferentes propósitos:

Divulgar publicações, eventos e novidades sobre a marca

Você pode utilizar pop-ups para reforçar a atenção do visitante para algo específico, seja um evento, uma novidade ou atualizações das publicações do blog da sua empresa, por exemplo. 

Esse tipo de pop-up pode ser de cadastro ou de redirecionamento.

Promover conteúdos exclusivos

O pop-up para site também pode funcionar para oferecer conteúdos no momento certo para o visitante.

Ao demonstrar interesse, o visitante pode se tornar lead e você consegue entregar uma comunicação mais direcionada de acordo com o tema.

Garanta que o conteúdo oferecido faça sentido para o visitante, ou então o pop-up será apenas um incômodo. 

Fazer ofertas de produtos e serviços

Se você quer direcionar o visitante para alguma promoção, o pop-up funciona.

Ele direciona a atenção e pode fazer com que um visitante que já estava saindo do seu site tenha o interesse despertado com um preço ou condição especial.

Esse tipo de pop-up, por ser mais fundo de funil, deve ser incluído apenas em páginas alinhadas com esse momento de compra.

Manter o usuário na página por mais tempo

Esse também é um recurso explorado para manter o visitante mais tempo na página, já que existe mais informação para que ele consuma e, que quando bem planejada e configurada, pode despertar um interesse.

Despertar sensação de urgência no visitante

O pop-up também é usado para criar um senso de urgência.

Se o visitante tiver interesse na promoção ou oferta ali inserida, pode ser a última chance de aproveitá-la.

Alguns pop-ups oferecem o recurso de timer ou contagem regressiva para tornar essa sensação mais forte.

Captar dados e gerar leads

Pop-ups também podem captar dados dos leads e aumentar o número da sua base.

Como são materiais que devem ser bastante objetivos, as informações que você consegue ali são mais básicas, como nome e e-mail.

Com esse contato gerado você pode incluir esses leads em fluxos mais completos, para conhecer então melhor o nível de qualificação e perfil de interesse. 

Direcionar para uma página específica

Os pop-ups podem captar dados, mas também podem apenas direcionar o usuário para outra página, com um botão de CTA. 

Esse tipo de estratégia é bastante utilizado para direcionar o visitante para uma Landing Page mais completa sobre determinado tema ou para um produto semelhante ao que ele estava navegando, por exemplo.

Desvantagens de utilizar pop-ups no site

Desvantagens de utilizar pop-ups no site

Caso você identifique, nos pop-ups, a oportunidade de alguma ação, redirecionamento ou ainda uma forma de conquistar a atenção do usuário, saiba que nem tudo são flores.

Existem alguns pontos de desvantagem que você deve considerar na sua estratégia:

São invasivos

Um pop-up no site pode ser invasivo, principalmente se trouxer um tema que não é do interesse do usuário.

Isso também acontece quando, mesmo que o assunto esteja corretamente colocado, o pop-up aparece em excesso ou de forma muito intromissiva. 

Atrapalham a experiência do usuário

É preciso ter em mente que muitos usuários não gostam desse recurso.

E, de fato, o pop-up atrapalha a experiência do usuário no momento em que interrompe um conteúdo ou a navegação.

Além disso, muitas marcas, para forçar a atenção ao conteúdo do pop-up, dificultam o fechamento da janela, o que faz com que o usuário possa até mesmo simplesmente sair da página toda.

São bloqueados automaticamente por alguns navegadores

Alguns navegadores possibilitam que o usuário escolha não ter a intromissão dos pop-ups.

Assim, pode ser que o usuário não tenha contato com aquele conteúdo.

E se você não o oferece de outra forma, a mensagem não é transmitida.

O Google penaliza sites com pop-ups irritantes

Sites que aplicam pop-ups com práticas ruins também podem ser penalizados pelo Google.

A plataforma identifica esses sites como pouco confiáveis e os resultados de ranqueamento sofrem com tal penalização.

Pode prejudicar o SEO

Como as pop-ups interferem na experiência do usuário, taxas como rejeição, tempo de permanência na página e retorno ao site podem piorar.

Isso impacta nos resultados de SEO, bem como a própria penalização do Google, como já comentamos.

Qual é a alternativa?

Qual é a alternativa?

Uma ferramenta de Marketing Conversacional, como os chatbots que oferecemos na Leadster, pode suprir todos os pontos do papel do pop-up na estratégia de marketing – e ir além.

Além disso, esse recurso alternativo elimina as desvantagens que comentamos:

  • Não é invasiva e não prejudica a experiência do visitante; 
  • Quando utilizada no contexto certo, serve como um apoio para o conteúdo da página, estimulando a conversão; 
  • Capta mais dados, em um contexto de conversação natural;
  • Facilita o acompanhamento dos resultados. 
 Continue a leitura: 4 Ideias Comprovadas para Aumentar a Conversão do seu Site com Chatbots

Utilize uma ferramenta que converte 3x mais que os pop-ups

E nós falamos sobre esses benefícios e recursos com propriedade: nossos clientes geram até 3x mais leads, qualificam os contatos desde a primeira interação e personalizam as mensagens de acordo com o perfil e interesse dos visitantes.

O chatbot, de forma automatizada, simula conversa e interação humana, através de roteiros pré-definidos e sistemas de inteligência artificial.

Esse tipo de recurso pode ser utilizado não só para as finalidades de pop-up, mas também para atendimento, comunicação, vendas e além disso, de armazenamento de dados.

Adicione um chatbot gratuito no seu site!

Com ou sem pop-ups, se coloque no lugar do usuário

Com ou sem pop-ups, se coloque no lugar do usuário

Seja com a aplicação de pop-ups no site, ou com o uso de alternativas como os chatbots, existem boas práticas que devem ser seguidas, pensando sempre na experiência do usuário.

São elas:  

Adeque ao contexto

Pop-ups e chatbots devem ser pensadas de acordo com a página em que elas estão inseridas e com os interesses dos visitantes dessas páginas.

Apenas dessa forma eles serão relevantes e atrativos.

Se não forem pensados dessa forma, esses recursos irão gerar apenas incômodo e frustração para o usuário.

Ofereça o cadastro no momento certo

Comentamos como um dos objetivos das pop-ups é o cadastro do usuário, seja para receber um material mais completo, seja para se juntar à lista de pessoas que recebe as novidades da marca ou do blog. 

Mas pense como usuário: se você acabou de entrar no site ou no blog de uma marca, já vai querer fazer essa inscrição?

Dê tempo para o visitante entender a sua marca e a proposta dela, o conteúdo do seu blog e o interesse que ele tem (ou não) em continuar esse contato.

Suas chances de conversão serão maiores dessa forma.

Mantenha a comunicação direta e objetiva

Pop-ups são um “extra” ao conteúdo da página e, por esse motivo, precisam transmitir uma mensagem de forma rápida e objetiva.

Independente da escolha do usuário (seguir a ação do pop-up ou continuar consumindo o conteúdo da página), você quer que isso seja feito o mais rapidamente possível para que a janela de atenção não seja perdida.

Mostre como fechá-las com facilidade

Não adianta querer “forçar” a atenção do usuário para a mensagem do pop-up ou do chatbot.

Se for da vontade do visitante fechar esse recurso, esse caminho precisa ser fácil e bem sinalizado.

Caso contrário, o usuário pode se irritar e sair do site. 

Faça valer a pena

Não utilize esses materiais e ferramentas se você não tem um propósito claro e se a oferta não for realmente interessante para o usuário.

É preciso ter um bom motivo para chamar a atenção do visitante e oferecer ali algo de valor.

Mostre a mensagem apenas uma vez

Se o seu pop-up ou chatbot aparecer toda vez que um usuário muda de página, rapidamente o mesmo vai perder o interesse e a experiência com seu site será prejudicada.

Por isso, exiba a pop-up apenas uma vez para cada visitante, ou configure períodos de tempo maiores para que ele volte a ser exibido.

Invista na personalização

A personalização é um dos principais fatores que aumentam as taxas de conversão.

Aposte na personalização de acordo com o perfil do usuário, os temas das páginas, dos dispositivos de acesso, dos canais de origem e com o estágio no funil de vendas.

 Leia mais: Descubra o Poder das Abordagens Personalizadas no Marketing para Aumentar a Conversão

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Ainda tem alguma dúvida sobre o tema?

Confira nosso FAQ:

O que é pop-up?

Pop-up são janelas com diferentes formatos, objetivos, mensagens e configurações, que abrem em uma página de navegação de um site.

Esse recurso é explorado para atrair a atenção do usuário ou para tentar mantê-lo na página no momento em que ele está prestes a sair do site.

Para que serve em um site?

Nos sites, os pop-ups são uma alternativa aos banners, que ocupam um lugar fixo em uma página.

Eles podem ser usados para comunicações pontuais, como promoções e ofertas, além de serem personalizados de acordo com os interesses dos visitantes.

Tipos de pop-up

Existem diferentes tipos de pop-up para site, que são segmentados principalmente de acordo com as configurações na página:

Pop-up ativado por clique

Ativado quando o usuário clica em alguma área da página, principalmente em algum espaço que não tenha um botão com outra ação desejada.

Pop-up ativada por scroll

Ao rolar a página até determinado ponto, o usuário ativa o pop-up, que só então aparece na tela.

Esse tipo de pop-up entende que o visitante tem um tempo maior para sentir interesse, pois não aparece logo no início na navegação.

Pop-up de saída

Ativado quando o usuário faz o movimento em direção a fechar a página no navegador.

Esse tipo de pop-up costuma ser menos invasivo, já que não interrompe o conteúdo e pretende resgatar o interesse do usuário naqueles últimos instantes de interação.

Pop-up ativado por tempo

Outro tipo de pop-up que leva em consideração um maior tempo para geração de interesse é o pop-up ativado por tempo.

Você configura uma contagem de permanência na página (30 segundos, por exemplo) e só então o pop-up aparecerá para o usuário.

Como escrever pop-up?

Pop-up é uma palavra de língua inglesa, que se escreve com hífen: “pop-up” e se pronuncia “popâpe”.

Como adicionar pop-up no site?

Para adicionar um pop-up em seu site, você pode explorar ferramentas como:

  • OptinMonster
  • Sumo List Builder
  • PopUp Ally

Outra opção é utilizar essa funcionalidade quando ela está disponível em plataformas mais completas de automação de marketing, como:

  • RD Station
  • HubSpot
  • MailChimp

O que um pop-up deve ter?

Um pop-up interessante para marca e para o público deve ter alguns atributos: 

  • Uma oferta clara e uma mensagem objetiva;
  • Uma oferta interessante para aquele usuário naquele momento específico da jornada;
  • Campos para captação de dados ou redirecionamento para uma página;
  • Um bom CTA que instigue o clique ou a conversão.
 Confira também: As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)

Gostou do conteúdo sobre pop-ups para site?

Com ele você pode analisar todas as funções, vantagens e desvantagens, para então definir se essa é a melhor alternativa para atrair a atenção dos usuários e impulsionar a geração de leads para a sua marca.

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