Se você chegou até este conteúdo já sabe que chatbots são excelentes ferramentas para aumentar as taxas de conversão, principalmente quando comparados com formulários estáticos. 

Agora, se você quer partir para a prática e para a coleta de resultados, confira este artigo com 4 formas comprovadas para aumentar a conversão do seu site através de chatbots.

Como chatbots aumentam as vendas e a conversão ao longo do funil?

Como chatbots aumentam as vendas e a conversão ao longo do funil?

Precisa aprofundar seus conhecimentos antes de partir para a parte prática?

Então descubra como os chatbots atuam sobre as taxas de conversão e quais são os principais benefícios oferecidos por este tipo de ferramenta. 

Chatbots são mais efetivos para capturar a atenção do visitante

O que chama mais atenção ao entrar em um site: um formulário estático ou um chatbot que se adapta às necessidades e interesses do visitante?

Com certeza a segunda opção se destaca. 

E captar a atenção dos usuários — que demoram poucos segundos para definir se continuam ou saem de uma página — é o primeiro passo para gerar uma conexão e encaminhá-lo para a conversão.

Possuem CTA personalizado de acordo com perfil do lead e etapa do funil

Outro fator que permite aumentar conversão com chatbots é a possibilidade de oferecer ao visitante uma experiência customizada, inclusive mudando o texto da chamada para ação, se diferenciando dos CTAs genéricos presentes nos sites ou páginas de conversão.

Esse tipo de ferramenta de marketing conversacional permite que você crie roteiros de acordo com a perspectiva de cada perfil de visitante e assim entregar o que ele quer, da forma mais simples e da maneira mais rápida possível.

Geram maior engajamento no preenchimento dos dados

Um dos maiores desafios na geração de leads é garantir que os visitantes se conectem com a sua marca tempo suficiente para decidirem estabelecer uma relação de confiança e disponibilizar alguns dados pessoais.

Os chatbots, por conquistarem a atenção como já comentamos, conseguem criar essa conexão de forma mais rápida, além de entregarem para o visitante o que ele quer saber em poucos cliques, sem ser necessário que o mesmo fique procurando as informações por todo o site.

Esse maior engajamento também aparece no compartilhamento dos dados, já que a conversa simulada deixa tudo mais natural e fluido.

Facilitam a qualificação e o direcionamento dos leads gerados

Ao oferecer atendimento rápido, facilitado e personalizado, a empresa conquista informações relevantes durante todo o tempo do contato ou interação. 

Com um atendimento automatizado você é capaz de trabalhar de uma forma mais dinâmica do que com formulários estáticos, capta dados do seu lead e, desde o começo da interação, começa a qualificar esse contato.

Assim você gera um conhecimento mais profundo sobre os consumidores, já que coleta um volume muito maior de informações.

Além disso, diversas ferramentas de marketing conversacional permitem a integração com os sistemas de venda.

Dessa forma, de maneira ativa ou passiva, os leads qualificados são direcionados à equipe comercial. 

Possibilitam a análise de dados e tomada de decisão

Com os chatbots, sua marca também tem outro tipo de acesso e análise de dados.

Isso acontece porque você consegue entender, além do número de desistências, exatamente em que ponto da interação os visitantes deixam de converter ou de seguir com as ações sugeridas. 

Esse tipo de entendimento de dados não é possível com páginas com formulários estáticos, uma vez que tudo o que você saberá é qual a taxa de conversão e qual a taxa de desistência, mas com menos clareza sobre o que funcionou ou não na argumentação. 

Outra vantagem que os chatbots entregam é o armazenamento do preenchimento parcial de dados.

Ou seja, mesmo que um visitante não ofereça todos os dados solicitados, a ferramenta armazena aqueles disponibilizados e você pode trabalhar com essas informações.

 Confira: Como (e Por Que) Usar um Chatbot para Geração de Leads?

4 ideias comprovadas para aumentar a conversão do seu site com chatbots

4 ideias comprovadas para aumentar a conversão do seu site com chatbots

Baseadas na metodologia que implementamos na ferramenta de chatbot da Leadster e das experiências próprias e dos nossos clientes na captação de leads, separamos quatro formas comprovadas para melhorar seus resultados:

1. Personalize a abordagem na página inicial de acordo com a origem do lead

Visitantes com diferentes origens podem ter diferentes intenções ao visitar o seu site.

Construir abordagens específicas de acordo com canal, campanha ou dispositivo de origem ajuda a criar uma comunicação mais personalizada e aumentar a conversão. 

Canal de origem

Uma das formas de personalizar a abordagem é de acordo com a origem daquele visitante.

Primeiro, deve-se levar em consideração o canal, como anúncios, outros sites, busca orgânica, redes sociais, e-mails, etc.

Campanha de origem (UTMs)

Em um segundo nível, a abordagem pode ser ainda mais personalizada com a utilização de código UTM.

UTM (Urchin Traffic Monitor) é um tipo de código adicionado à URL para identificar a origem de acesso a uma determinada página.

Esses parâmetros podem ser criados através de um gerador UTM.

Recomendamos a versão disponibilizada pelo Google.

Assim, além de saber que determinado visitante chegou através do Facebook Ads, você consegue monitorar exatamente através de qual campanha, anúncio e link ele chegou até ali.

Dispositivo de origem

Entender o dispositivo de acesso é importante porque o comportamento e o contexto entregam informações relevantes. 

Em geral, visitantes de navegação através do celular buscam por informação mais rápida e imediatista, ainda em uma fase anterior de compra.

Por outro lado, os visitantes que acessam através do computador, costumam fazer isso quando têm mais tempo e atenção, em um estágio mais avançado do funil.

Logo, as abordagens para esses dois grupos também não deve ser a mesma. 

Você sabe se seus visitantes estão chegando ao seu site e páginas de conversão através do mobile ou do desktop?

2. Crie uma abordagem específica para a sua página de preço / planos

Quanto mais alinhada com as necessidades do visitante do site, melhor a personalização e os resultados obtidos através dela.

As páginas também devem ser levadas em conta na hora de configurar seu chatbot e devem ser separadas dentro dos diferentes estágios do funil de vendas.

Em páginas de fundo de funil, como páginas de preço, planos ou solicitação de orçamento, a intenção de compra é muito mais clara — e a abordagem pode ser mais direta.

Abordagem personalizada para a página de Planos e Preços da Ristori

3. Crie abordagens diferentes para cada página de produto

Se você trabalha com múltiplos produtos no site, também é interessante personalizar as abordagens de acordo com elas.

Afinal, cada produto ou serviço do leque resolve um tipo de dor diferente. 

É possível explorar esses pontos ao adicionar um chatbot em páginas específicas ou personalizá-lo de acordo com o tema acessado.

Abordagem personalizada do Revenda Mais para a solução de CRM
Abordagem personalizada do Revenda Mais para a solução de Emissor de NF-e
Abordagem personalizada do Revenda Mais para o serviço de Criação de Sites

4. Ofereça conteúdo ou inscreva leads na newsletter em suas páginas de topo de funil

Para páginas de topo de funil, como blog, também é possível gerar conversões que serão trabalhadas futuramente em um fluxo de nutrição ou irão gerar engajamento na sua base. 

E alguém que acessa o blog da sua empresa tem um interesse diferente de alguém que visita a página de preços ou solicita um orçamento, certo?

Logo, a abordagem precisa ser diferente, ou então você espantará leads interessantes que ainda não estão no momento de compra e assim perderá oportunidades. 

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 Leia também: Descubra o Poder das Abordagens Personalizadas no Marketing para Aumentar a Conversão

Boas práticas para aumentar a conversão com chatbots

Boas práticas para aumentar a conversão com chatbots

Já utiliza uma ferramenta de chatbot no seu site e quer melhorar o seu desempenho?

Ou está na fase de planejamento desse tipo de investimento?

Não deixe de conferir algumas dicas que fazem a diferença na prática com nossos clientes.

Entenda as expectativas do visitante

Se recorda sobre como falamos no poder da personalização do chatbot?

Essa vantagem só poderá ser aproveitada se você entender o que funciona com cada perfil de visitante.

Para tal, mapeie as dores do seu público e do tipo de visitante que acessa cada página do seu site.

Assim, consumidores de diferentes estágios do funil de venda são abordados de acordo com o que buscam e esperam encontrar.

Destaque o benefício principal

Depois de entender o que o visitante espera encontrar, crie as abordagens e CTAs e destaque, nestes textos, esses benefícios.

Para isso, você pode explorar recursos de texto como negrito, itálico ou sublinhado, para fazer o trecho saltar aos olhos.

Seja direto!

Lembre-se, são poucos segundos para captar a atenção desejada. 

A janela de atenção é curta, então a chamada inicial tem que ser breve e bem escrita para que o visitante queira iniciar uma conversa.

Use emojis 😄

Os emojis fazem parte do universo dos aplicativos de chat e de mensagens instantâneas, como Messenger e WhatsApp.

Eles são ótimos recursos visuais para capturar a atenção do visitante e estimular a interação.

Faça perguntas cuja resposta seja “sim”

Os roteiros de perguntas dos chatbots são totalmente personalizáveis e por isso são tão relevantes na estratégia de conversão.

Textos bem escritos, com bons argumentos e persuasivos podem ser a chave para aumentar ainda mais a geração de leads. 

Por isso, uma das nossas dicas é priorizar, nesse roteiro de interação, perguntas fechadas e que possam ser respondidas de forma positiva.

Vamos utilizar um exemplo aqui do contexto da Leadster.

Como nossa solução é interessante para empresas que têm o problema de gerarem leads frios, poderíamos utilizar duas abordagens para chamar a atenção da nossa persona:

  1. “Você gera leads quentes? Fale com a gente!”.
  2. “Gostaria de saber como podemos te ajudar a gerar leads quentes?”.

A segunda é muito mais fácil de gerar uma interação por ser simples, direta, pode ser respondida com “sim” e estar relacionada com a dor do visitante, gerando assim uma conversão mais alta.

Faça esse exercício também para as perguntas do seu chatbot. 

Pergunte apenas o essencial

Quanto menos dados forem solicitados durante a interação, maiores as taxas de conversão. 

Então, pergunte apenas os dados essenciais para a qualificação naquele determinado estágio do funil.

Os dados solicitados na conversão de topo são diferentes da conversão no fundo, por exemplo.

Construa condicionais na conversa

Mesmo dentro de uma mesma página, você pode encontrar visitantes com diferentes dores e objetivos (principalmente se essa página for mais abrangente, como a home do site). 

Por isso, também é importante criar condicionais dentro da conversa, direcionando o usuário para o fluxo correto de acordo com as respostas dadas e com o perfil de qualificação.

Perguntas frequentes sobre chatbots

Perguntas frequentes sobre chatbots

O que são chatbots?

“Chatbot” é um software que gera conversas automatizadas e de interação entre sistema e consumidores, através de textos pré-definidos.

Eles podem ser utilizados para esclarecer dúvidas, auxiliar os processos comerciais, oferecer conteúdo personalizado e até mesmo processar pagamentos. 

Por meio de diferentes tecnologias, o chatbot aplicado consegue armazenar dados de respostas e hábitos de cada pessoa com quem a interação acontece.

Além disso, torna possível entender as necessidades dos consumidores e entregar a resposta certa e instantânea para a resolução de cada problema em específico.

Os chatbots funcionam com sistema de armazenamento de dados e com a programação de respostas automáticas para as interações com o consumidor possibilitam o atendimento escalável entre a empresa e o seu público. 

Quais os tipos de chatbots?

Existem vários tipos de chatbots, que podem ser divididos de acordo com o objetivo da implementação, o tipo de inteligência utilizada, a complexidade e tipo de configuração.

  • Objetivo: atendimento, marketing online, vendas, chat online;
  • Tipo de inteligência: baseado em regras ou baseado em inteligência artificial;
  • Complexidade: escolha de opções, contexto ou reconhecimento de palavras-chave;
  • Configuração: baseados em código ou DIY Chatbots.

Abordamos em detalhes todos esses tipos e diferenciações no post “Chatbot de Marketing ou Atendimento? Como Escolher o Melhor Chatbot para a sua Empresa”. 

Como criar um chatbot grátis?

Existem diversas ferramentas no mercado que disponibilizam testes gratuitos para que você possa experimentar um chatbot no seu site e assim colher os benefícios oferecidos.

Antes de iniciar o teste, recomendamos que você entenda que tipo de chatbot é o ideal para a sua necessidade, busque por cases do seu setor e defina, assim, aquele que melhor vai atender às suas necessidades.

 Como Criar um Chatbot Grátis com a Leadster?

Conclusão

Pronto para colocar um chatbot no site da sua empresa e assim aumentar as taxas de conversão?

Explore a demonstração da Leadster para entender as possibilidades para a sua marca.

Com personalização, análise de dados e abordagens segmentadas você pode gerar até 3x mais leads e qualificá-los desde o primeiro contato. 

Crie agora seu teste gratuito de 14 dias, sem precisar de cadastro de cartão de crédito e seja mais um cliente satisfeito da Leadster!

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster, atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom