Conveniência e personalização: essas são as entregas e vantagens oferecidas ao consumidor quando uma empresa inclui chatbots nos canais de atendimento e estratégia de marketing e vendas. 

A ferramenta está no centro de atenção das marcas que querem se destacar na geração de leads qualificados e ainda automatizar processos. Mas o tipo de chatbot escolhido faz toda a diferença nos resultados – e muitas vezes esse ponto tão estratégico não é bem pensado antes da implementação da ferramenta. 

Se a sua empresa quer começar a utilizar chatbots ou melhorar a estratégia já aplicada com o uso dessa ferramenta tão certeira, confira o conteúdo completo que compartilhamos aqui e entenda qual é o tipo de chatbot certo para a sua marca!

O que são chatbots?

O que são chatbots

A palavra “chatbot” em inglês vem da junção de dois outros termos: “chatter” (se referindo a alguém que conversa) e “bot” (abreviação de robô, em inglês robot). 

Então, chatbot nomeia um tipo de sistema de inteligência artificial que gera conversas automatizadas e de interação entre sistema e consumidores, através de textos pré-definidos. A ferramenta simula o atendimento humano dentro de um contexto com o qual o consumidor já está familiarizado: o das mensagens instantâneas. 

Os chatbots surgiram com foco no mobile, principalmente para aplicativos e redes sociais, mas hoje são muito aplicados também em sites, Landing Pages e e-commerces. Podem ser utilizados para esclarecer dúvidas, auxiliar os processos comerciais, oferecer conteúdo personalizado e até mesmo processar pagamentos. 

O Mercado Global de Chatbots

O Mercado Global de Chatbots

Atualmente, o maior mercado de chatbots está localizado na América Latina, porém, a região em que o setor mais cresce no mundo é o da Ásia-Pacífico.

Entre os segmentos do mercado que mais utilizam os chatbots estão os de varejo, bancos, serviços financeiros e seguros (BFSI) e saúde.

As previsões do mercado também são boas, uma delas aponta que os chatbots vão economizar US$11 bilhões no setor de varejo, finanças e saúde até 2023 e que 50% deles serão acessados por meio de aplicativos discretos nos próximos anos.

Entenda: Chatbots Online já são Realidade de Milhares Empresas, Entenda o Crescimento Da Ferramenta

Também há uma revolução silenciosa — ou não tão silenciosa assim — acontecendo no mercado global dos chatbots: a Inteligência Artificial está mudando o jogo muito rápido. 

Somente no cenário dos chatbots, já existem várias ferramentas que usam o ChatGPT integrado para automatizar o customer experience. E esse mercado está projetado para atingir os 13.9 bilhões até 2025. 

Mas essa é apenas uma faceta dos chatbots de atendimento. O mercado com a Inteligência Artificial está buscando novos caminhos para se consolidar, e vem desbravando uma estratégia multicanais. 

Já existem soluções que buscam implementar a Inteligência Artificial em vários tipos de contato, como o e-mail, as ligações telefônicas e claro, os chatbots. 

Essa é a nova revolução dos chatbots de Costumer Experience, mas o advento da Inteligência Artificial vem mudando o jogo de várias outras formas. 

Uma delas é o chatbot para gerar leads. A Inteligência Artificial consegue oferecer análises aprofundadas sobre o desempenho das suas páginas mais lidas e do chatbot instalado nelas. 

E ainda oferecer sugestões de textos para chatbots personalizados para as páginas específicas.
Aliás, é isso o que a Leadster já está entregando com a nossa integração com o ChatGPT. Faça um teste da funcionalidade e veja como ela funciona!

Como funciona um chatbot?

Como funciona um chatbot

Os chatbots funcionam com sistema de armazenamento de dados e com a programação de respostas automáticas para as interações com o consumidor, funcionando assim como uma ferramenta de comunicação digital, automatizando e facilitando esse processo,  possibilitando assim o atendimento escalável entre a empresa e o seu público. 

Com a tecnologia da inteligência artificial, o chatbot aplicado consegue armazenar dados de respostas e hábitos de cada pessoa com quem a interação acontece. Além disso, torna possível entender as necessidades dos consumidores e entregar a resposta certa e instantânea para a resolução de cada problema em específico.

Por isso, para utilizar os chatbots de forma assertiva, é preciso pensar nos perfis de usuários que podem entrar em contato com a ferramenta e, principalmente, na jornada de compra destes. 

Quais são as vantagens de usar um chatbot no site?

Quais são as vantagens de usar um chatbot no site

O site é um dos principais canais de divulgação, referência e atendimento de uma marca. Principalmente com as estratégias digitais que direcionam fluxo para esse canal (como os anúncios de mídia paga, por exemplo), a aplicação de uma ferramenta de chatbot se faz vantajosa. 

Com planejamento, pesquisa e sensibilidade ao mercado, as marcas podem utilizar o chatbot no site como parte da estratégia de geração de leads qualificados. O chatbot funciona melhor do que um formulário estático, abre espaço para diálogo facilitado e fluido com o visitante das páginas do seu site e consegue alcançar em escala  e de forma personalizada os consumidores da marca.

Quais são os tipos de chatbots mais utilizados?

Quais são os tipos de chatbot mais utilizados

Quando falamos em chatbots no mercado brasileiro, muitas vezes (e erroneamente) existe um entendimento de que essa ferramenta se apresenta apenas em um formato, com dinâmica voltada ao atendimento dos visitantes que têm dúvidas sobre um produto ou serviço. 

É claro que os chatbots podem sim ser utilizados para essa finalidade, mas existe muito mais a ser explorado nesse universo. Por isso, vamos explicar aqui quais são os tipos de chatbots, de acordo com a finalidade, tipo de inteligência utilizada, complexidade e tipo de interação.

Tipos de chatbot por objetivo

Chatbots podem variar de acordo com o objetivo e com a estratégia que a empresa precisa. 

Chatbot de atendimento

Chatbots de atendimento são desenvolvidos para fornecer informações ou sanar dúvidas sobre um produto, serviço ou ainda processo. Eles precisam ser capazes de responder uma gama grande de questionamentos. 

Esse tipo de chatbot funciona como uma espécie de FAQ automatizado e é interessante porque entrega para o visitante, de forma rápida, exatamente a resposta para a dúvida que ele tem, sem que este precise procurá-la. 

Como exemplo, nós podemos citar o Zendesk, uma das ferramentas pioneiras do mercado, que oferece chatbot para sites, WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail e voz/telefone. Lembrando que seus planos iniciam com o valor de US$49 por mês.

Chatbot de marketing

Os chatbots não precisam se ater apenas ao atendimento e resolução de dúvidas. Esta é uma das ferramentas mais poderosas de marketing e vendas, uma vez que consegue gerar leads qualificados, entendendo os hábitos e interesses de consumo, além de levantar informações relevantes para o departamento comercial de forma muito mais natural e espontânea durante a conversa automatizada. 

Esse tipo de chatbot tem a função de guiar o consumidor através da jornada de compras, entendendo qual é a maturidade de cada indivíduo em relação à conversão e oferecendo o tipo de conteúdo persuasivo certo para ele. 

O chatbot da Leadster oferece serviços com foco em marketing e vendas. Além do plano gratuito, existem mais dois planos: Starter (R$189,00/mês) e Growth (necessário entrar em contato para valores).

Chat online (Live chat)

Também conhecidos como assistentes virtuais, os chatbots com finalidade de chat online são uma mistura entre atendimento e vendas. A principal diferença é que, por trás do Chat online, é preciso existir toda uma equipe de carne e osso para fazer o atendimento – operação que pode se tornar custosa e inviável para grande parte das empresas.

Ao mesmo tempo em que precisam ser capazes de responder às dúvidas, os atendentes precisam estar preparados para qualificar os contatos e fazer a passagem de bastão para o time de vendas quando necessário.

Um exemplo de chatbot online é o Live Chat que oferece 4 tipos planos, são eles:

  • Iniciante – para pequenos escritórios e escritório em casa (US$16/mês);
  • Equipe – equipe de suporte em tempo integral (US$33/mês);
  • Comercial – time de atendimento ao cliente (US$50/mês); e
  • Enterprise – empresas listadas na Fortune 500 (necessário entrar em contato).

Tipos de chatbot por tipo de inteligência

Outro fator que também determina tipos diferentes de chatbots empregados é a tecnologia por trás da dinâmica de armazenamento de dados e de interação automática. 

Essa é uma distinção importante de fazer, especialmente agora com o advento da Inteligência Artificial aplicada aos negócios

Uma dessas aplicações são os próprios chatbots. Mas talvez você não precise dessa tecnologia. A geração de leads via chatbots, por exemplo, pode usar a IA mas não precisa ser completamente dependente dela. 

Entender essa diferença é importante até para fazer seu orçamento render mais. Chatbots mais avançados com IA também são mais caros, e agora, com a ferramenta sendo apresentada ao mundo, os preços estão bem altos.

Chatbot baseado em regras

Também chamados de chatbots de resposta rápida, os chatbots baseados em regras funcionam através de um esquema predeterminado de comandos e respostas. A interação é criada através de scripts — uma série de questões, palavras-chave ou opções de escolha que podem ser abordadas pelos usuários e através das regras pré-definidas em sistema, com respostas rápidas de reação a cada uma delas.

Chatbot baseado em inteligência artificial

Além da tecnologia de IA, que possibilita a simulação da inteligência humana, esse tipo de chatbot pode possuir a tecnologia de processamento de linguagem natural (PLN), responsável pelas máquinas entenderem e traduzirem a fala humana, ou o Machine Learning, subcategoria da IA que reconhece padrões em conjuntos de dados, permitindo que a própria ferramenta aprenda e evolua.

Tipos de chatbot por complexidade

Segmentar os chatbots de acordo com a complexidade tem a ver com o tipo de experiência que eles oferecem ao usuário.

Chatbots de escolha de opções 

Esse tipo de ferramenta pode oferecer opções para que o visitante seja guiado através de comandos também pré-definidos, que facilitam a interação rápida e assertiva. 

Muito comum em chatbots baseado em regras, os chatbots de escolha entre opções (Button-based Chatbots) oferecem algumas opções para o visitante, que clica ou responde de acordo com os comandos apresentados. O chatbot em geral não reconhece um comando fora daqueles oferecidos. 

Esse tipo de complexidade é muito interessante para guiar o visitante através da jornada de compras, uma vez que simplifica a interação e guia aqueles usuários que podem chegar sem saber exatamente o que ou como perguntar algo sobre um produto ou serviço. 

Chatbots de contexto

Esse tipo de chatbot é aplicado principalmente em esquemas de assistentes virtuais que são acessados muitas vezes por um mesmo usuário. Exemplos como Siri, Alexa e Google Assistant se encaixam na classificação de chatbots de contexto. 

É o tipo de chatbot de maior complexidade e normalmente é criado com base em Inteligência Artificial e Machine Learning, pois são capazes de armazenar dados e aprender com eles através do tempo. 

Chatbots de reconhecimento de palavras-chave

Um dos tipos mais populares, os chatbots de reconhecimento de palavras-chaves funcionam de acordo com o nome: identifica certas palavras pré-programadas em sistema e devolve perguntas, respostas ou direcionais específicas aos visitantes de acordo com elas.

Precisa de um desenvolvimento mais complexo do que os de escolha de opções, uma vez que precisa ampliar a gama de possibilidades, já que nem sempre os usuários utilizam um padrão para fazer as perguntas.

Um exemplo desse tipo de chatbot é o Eno, do banco norte-americano, Capital One. A ferramenta reconhece as palavras-chave, como: “esquerda”, “no cartão”, “incrível” e “data de vencimento”.

Tipos de chatbot por tipo de configuração

Por último, podemos dividir os chatbots também de acordo com o tipo de configuração e tecnologia utilizadas. Aqui entramos em termos mais técnicos sobre programação.

Entender essas diferenças vai ter um impacto direto em como você vai conseguir aplicar esses tipos de chatbots. 

Soluções mais avançadas vão exigir um comprometimento maior da sua equipe de TI e um tempo de implementação bem maior. 

Chatbots mais simples, com implementação mais rápida, podem ser operados e implementados diretamente pela equipe de marketing.

Chatbots baseados em código

Chatbots construídos com base em códigos normalmente são renderizados através de frameworks e são construídos do zero. 

Essas ferramentas funcionam bem para critérios simples de experiência de consumidor, mas podem não ser a melhor opção para funcionalidades mais complexas, que podem demorar muito para serem desenvolvidas e apresentar muitas falhas que precisam ser corrigidas antes da implementação para o público. 

DIY Chatbots

Esse tipo de chatbot é criado com frameworks já robustos como base, com a personalização das regras e critérios de acordo com cada necessidade individual da empresa que oferecerá essa ferramenta aos visitantes ou consumidores. 

Com funcionalidades pré-definidas, ele também é desenvolvimento mais rápido, uma vez que precisam apenas ser adicionadas novas funcionalidades ou adaptadas as já existentes, ao invés de construir um chatbot do zero.

Um exemplo deste tipo de chatbot é o Google Dialogflow, ferramenta de inteligência artificial (IA) focada em conversação. Algumas de suas funcionalidades são:

  • Criar fluxos visuais;
  • Implementar recurso Omnichannel;
  • Acessar modelos de dados com base em estado e
  • Gerenciar recursos de ponta a ponta.

Assim, com tudo isso, fica claro que os tipos de chatbots podem ser aplicados em diversas áreas e mercados. Para resumir, olha só alguns deles:

Aplicações em diversas áreas para os chatbots

17 exemplos de chatbots de todos os tipos

Homem trabalhando e mockups de tipos de chatbot ao redor.

Para entender melhor os tipos de chatbot, o melhor que podemos fazer é analisar as várias funcionalidades que eles apresentam diretamente. 

E isso fica melhor com exemplos. 

Hoje já existem muitos tipos bastante variados de chatbots, e alguns com variações tão sutis — mas com tantas diferenças para o seu negócio — que só conhecendo cada um é que é possível ter uma visão maior do mercado. 

Na hora de pesquisar pelo seu chatbot, leve muito isso em consideração. Vou te ajudar agora com uma grande lista com 17 exemplos de tipos de chatbots. Vem comigo: 

Leadster

Primeiro, nosso próprio chatbot — a Leadster é especialista em chatbots para gerar leads. 

Isso significa que a principal função do nosso chatbot não é fazer atendimento, mas sim converter os visitantes do seu site em leads através de fluxos personalizados para conversão.

O propósito do nosso chatbot, e de qualquer outro que seja dedicado à geração de leads, é aumentar a taxa de conversão do seu site e das suas Landing Pages. Essa é a nossa proposta de valor e nosso principal objetivo.  

Pense só na quantidade de pessoas que entram no seu site e que poderiam estar sendo impactadas por uma abordagem personalizada, que converte mais do que pop-ups e formulários de conversão? 

Essas ferramentas já estão fazendo quase 20 anos de aniversário! Elas são frias, têm um espaço mínimo para copywriting e perdem muitos leads por isso. 

Esse é o nosso principal objetivo: te ajudar a trazer mais garantias de conversão no seu site inteiro. A Leadster pode ser instalada no seu blog, nas suas páginas de contato, na home e em qualquer lugar do seu site que está atraindo visitantes. 

Faça um teste hoje para descobrir nossas principais funcionalidades. Se entre os tipos de chatbots que conversamos até agora o para gerar leads é o que faz mais sentido pra você, é hora de conhecer o que a gente faz. 

Octadesk

Logo e captura de tela da Octadesk

É o que a gente estava conversando agora a pouco: alguns chatbots vêm com diferenças sutis que alteram completamente o seu funcionamento. 

O caso da Octadesk é interessante por isso. Seu funcionamento vai além do chatbot de atendimento no site, automatizando também o Messenger no Facebook e no WhatsApp, além de trazer uma dashboard com um analytics integrado para todos os canais.

E a ferramenta também vai muito além disso. O chatbot, na verdade, é parte das soluções que ela oferece. O verdadeiro trabalho da Octadesk é reunir em um só local todas as suas necessidades de atendimento e Customer Experience.

Dentro desse entendimento, os chatbots são um recurso estratégico, mas o trabalho da Octadesk vai bem além deles. A organização de todo o seu processo de atendimento é a sua principal função.

Drift

Logo e captura de tela da Octadesk

Enquanto a Octadesk tira os chatbots de foco para trabalhar com uma plataforma de omnicanalidade, a Drift vai por um caminho diferente: o foco aqui é o próprio chatbot. 

E olha que interessante: o modelo de negócios da Drift é muito parecido com o nosso aqui na Leadster. A empresa também entrega um chatbot para gerar leads.

Tudo o que conversamos ali em cima serve para a Drift também. Sua atuação está em entregar mensagens personalizadas em qualquer página do seu site para os seus visitantes, aumentando a sua taxa de conversão geral.  

O único problema da Drift é não ter suporte em português, e o seu preço bastante elevado (e em dólares). 

Mas nem por isso você vai deixar de ter um chatbot para gerar leads no seu site: teste a Leadster grátis hoje! 

Landbot

Captura de tela do site da Landbot

Agora precisamos conversar sobre um dos tipos de chatbots mais voltados para o futuro: os que permitem muitas integrações e são, ao mesmo tempo, low-code ou no-code. 

Essas duas palavrinhas mágicas estão dominando o mercado SaaS ultimamente. Basicamente, são ferramentas bastante avançadas, mas que não exigem conhecimentos em programação para a instalação. 

A Landbot te permite criar chatbots no seu site, no WhatsApp e vai além: também é possível criá-los e integrá-los nos seus próprios apps e ferramentas similares. 

Imagine um restaurante que oferece um menu digital via aplicativo. Esse menu pode vir acompanhado de um chatbot integrado ao app via Landbot. E o dono mesmo pode aprender a instalar. 

A Landbot é um dos tipos de chatbot mais avançados: os que se preocupam com a experiência do cliente em todos os pontos de atendimento possíveis. E sem perder o aspecto da geração de leads com o chatbot instalado no site. 

JivoChat

Logo e captura de tela da Jivochat

Mais um dos tipos de chatbot que se preocupam com a omnicanalidade na hora do atendimento. 

Hoje, a JivoChat já te possibilita a criação de chatbots para mensagens automatizadas nos seguintes canais: 

  • WhatsApp; 
  • Chatbot no Telegram; 
  • Gmail; 
  • Instagram; 
  • Facebook.

Mas o seu foco está mesmo no atendimento ao cliente, como é comum nesses tipos de chatbots. 

Um ponto interessante do JivoChat e que o coloca bem alto no ranking dos melhores chatbots de atendimento no Brasil é a disponibilização da API para integração em vários outros aplicativos e CRMs de vendas, como o Pipedrive. 

E ele também te permite atender clientes que vêm de sites criados em plataformas como o Wix e Loja Integrada, que permitem menos controle dos e-commerces construídos por lá. 

Zendesk

Logo e captura de tela da Zendesk

Entre todos os tipos de chatbots voltados para a experiência do cliente, o Zendesk ganha fácil o título de mais popular entre eles. 

Além de ser muito conhecido pelo público por conta das suas funcionalidades, a plataforma também está sempre se desenvolvendo e trazendo novas funcionalidades. 

Tudo o que mostramos até agora como funcionalidades fora do padrão nos tipos de chatbot o Zendesk oferece nativamente. API para integração, automação de contatos nas redes sociais, centralização do atendimento em uma única plataforma: tem de tudo. 

O foco do Zendesk está em operações maiores, e o seu chatbot é mais uma das suas funcionalidades, não sendo exatamente o ponto central da sua proposta de valor. 

O Zendesk também está desenvolvendo um sistema de Inteligência Artificial que, embora ainda não consiga responder diretamente a qualquer questionamento dos clientes, já pode ser usado para facilitar e agilizar o trabalho dos agentes de atendimento. 

Zenvia

Captura de tela do site da Zenvia

A principal funcionalidade Zenvia relacionada aos tipos de chatbots que estamos discutindo ao longo do texto é o Zenvia Bots. 

Seu funcionamento é bastante similar à maioria dos chatbots para atendimento que listamos até agora. É possível criar fluxos de chatbot personalizados, que atuam em todas as redes sociais, WhatsApp, e-mail, SMS e telefone também. 

O Zenvia Bots é uma caixa de ferramentas bem grande, voltada para a automação completa da sua estratégia de atendimento. Entre todas até agora, ele é um dos recursos mais completos. 

Cliengo

Captura de tela do site da Cliengo

A Cliengo é um dos tipos de chatbots mais interessantes de encontrar. Além de trabalhar a automação do atendimento ou a geração de leads, como é o caso da maioria dos chatbots, ela também oferece um CRM de vendas no pacote. 

Quando você contrata a Cliengo, você pode escolher entre três opções: 

  • Chatbots: para o site, Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram;
  • CRM de vendas: com informações importantes sobre o desempenho do seu site;
     
  • Cliengo Live: a possibilidade de trocar o atendimento do seu cliente por um agente humano a qualquer momento. 

É claro que o melhor é contar com todas as funcionalidades de uma vez, para você ter uma abordagem de atendimento 360°. 

A funcionalidade mais interessante pra gente aqui no texto, porém, é a última. Esse é um recurso importantíssimo para quem trabalha com casos mais complexos de suporte. Os chatbots de atendimento ainda são limitados, mesmo aqueles que usam a IA. 

Ter a possibilidade de conseguir transportar seu atendimento para um humano quando o cliente desejar é fundamental. Esse tipo de chatbot é mais expansivo e funciona para uma estratégia completa. 

Intercom

Logo e captura de tela da Intercom

A Intercom trabalha com uma grande plataforma de mensagens, com um chatbot para gerar leads incluso nela. 

Seu funcionamento é bastante similar ao da Leadster: a substituição de formulários para ter mais conversões é sua principal preocupação, mas ela não é a única. 

O trabalho vai além disso. A Intercom fornece uma plataforma de atendimento Omnichannel, com a possibilidade de entregar qualquer mensagem em todos os seus canais de atendimento. 

Mas por trás de tudo isso está uma plataforma bem robusta, que consegue entregar muito mais para quem precisa. 

A empresa está há muitos anos no mercado e é reconhecida como uma das primeiras fornecedoras de chatbots, inspirando várias outras empresas a entrar no mercado. 

Botsify

Captura de tela do site da Botsify

Entre os tipos de chatbots, o para gerar leads é um dos mais comuns, como você pode ver. 

Mas se você entrar em todos os links que coloquei ao longo do texto, também fica claro que esse tipo de chatbot é mais popular fora do Brasil. As soluções nacionais são bastante focadas principalmente no atendimento de clientes. 

O Botsify segue esse padrão. É uma ferramenta focada para gerar leads criando chatbots que vão no site, tudo sem códigos e através do modelo drag n’ drop. 

E seguindo nessa linha, ele também não é local, e acaba sofrendo com a falta de atendimento em português. 

Mas ao mesmo tempo há o suporte nativo da ferramenta para o português, garantindo que pelo menos os comandos possam ser exibidos sem grandes problemas. 

Mas um dos seus recursos mais interessantes é a configuração de chatbots com suporte para imagens e principalmente carrosséis. A ferramenta é uma das poucas no segmento que oferece esse tipo de trabalho. 

Kommo

Captura de tela do site da Kommo

Antes amoCRM, o Kommo agora trabalha principalmente com chatbots para automação do atendimento no seu site, com todas as funcionalidades que estamos acostumados a ver nesses tipos de chatbots. 

Outro ponto que não mencionei ao longo do texto mas que merece uma atenção especial é o histórico de interações com clientes. 

Chatbots para gerar leads oferecem essa funcionalidade através da qualificação dos leads. Mas os de atendimento simplesmente não podem viver sem ela. 

A Kommo oferece essa funcionalidade de forma nativa e bem simples. Se esse é o tipo de chatbot que você precisa, é sempre importante fazer o teste dessa funcionalidade antes de fazer a contração. 

Blip

Avaliações do chatbot Take

Correndo o risco de soar como um vovô das startups 👴, eu me lembro de quando a Take começou a desenvolver seu primeiro produto, o chatbot Take Blip

A Take na época era uma agência de marketing de Belo Horizonte. Ela desenvolveu o chatbot como parte de uma estratégia de captação de leads e novos clientes que se interessaram nele. 

Mas o produto deu tão certo que a Agência Take deixou suas operações de lado e investiu completamente no produto, se tornando o Blip e fazendo sua primeira aquisição em 2022, da ferramenta Stilingue. 

Hoje o Blip é bastante respeitado no cenário SaaS nacional, atuando como chatbot de atendimento e automação de contato via redes sociais, site etc. 

Aivo

Captura de tela do site da Aivo

A Aivo é uma solução de chatbots bem ampla, mas não no lado de oferecer muitas funcionalidades, e sim na tecnologia por trás desse chatbot de atendimento. 

O que eles oferecem são três recursos diferentes atuando em cada atendimento no chatbot, inclusive com o ChatGPT incluso. 

São eles: 

  • AgentBot: reconhece nomes, situações e abre conversas de forma natural; 
  • AlvoStudio: capaz de entender a pergunta do cliente e respondê-la com base em gatilhos pré configurados — ex.: perguntar a um banco quanto de saldo você tem em conta; 
  • ChatGPT: consegue responder dúvidas de clientes de forma natural e sem a necessidade de gatilhos. Por exemplo: um cliente pergunta a uma pizzaria o que é anchova negra. 

Com essas três funcionalidades trabalhando juntas, o Aivo se coloca em posição de destaque entre os tipos de chatbot, sendo a melhor escolha para quem tem atendimentos bastante complexos. 

ManyChat

Captura de tela do site da ManyChat

O ManyChat também é outro chatbot especializado em trabalhar conversas nas redes sociais, SMS e WhatsApp. 

Ele não tem nada de muito diferente dos exemplos do mesmo tipo de chatbots que estamos trabalhando ao longo do texto. 

Suas integrações são simples e a construção dos chatbots também não tem grandes mistérios. É uma ferramenta simples de usar e bem básica de entender. Com o tempo você consegue ver seu custo benefício e optar por uma mais robusta, se for o caso.  

Customers.ai

Captura de tela do site do Customers.ai

 A maior vantagem do Customers.ai é sua grande quantidade de funcionalidades. É o que chamamos na área de tech stack — um conjunto de soluções B2B que juntos trabalham vários pontos da sua empresa. 

A grande preocupação do Customers.ai é a criação de fluxos e pipelines para otimizar a geração de leads e captação de clientes no seu site. E isso envolve várias ferramentas, inclusive um chatbot. 

Esses recursos mais avançados são destinados principalmente para grandes empresas. O Customers.ai trabalha desde a prospecção de novos clientes até a entrega de grandes oportunidades para a equipe de vendas. 

Como Escolher o Melhor Tipo de Chatbot para seu Negócio?

Como Escolher o Melhor Tipo de Chatbot para seu Negócio

Não existe uma fórmula mágica sobre como escolher o melhor tipo de chatbot, essa questão varia conforme o objetivo da empresa.
Ou seja, pode ser que seu negócio esteja necessitando de uma ferramenta para atendimento e suporte ao cliente, marketing, vendas ou até mesmo para outras plataformas como WhatsApp e Messenger

Pense no que seu negócio está precisando, ou seja, você deseja mais leads qualificados para sua empresa ou oferecer uma melhor experiência ao cliente? Reflita também qual equipe está mais sobrecarregada: a de vendas, marketing ou atendimento?

Dito isso, vamos falar mais um pouco sobre os dois tipos de chatbots mais comuns nas empresas:

  • Chatbot de atendimento – dá respostas instantâneas aos usuários, automatiza os canais, diminui as demandas do time de atendimento e guarda todos os dados.
  • Chatbot de marketing – faz o papel de guia do usuário na jornada de compra, qualifica os leads, aumenta as conversões e também armazena os dados.

Com essas informações, você pode novamente se perguntar: “o que eu preciso para o meu negócio: melhora no atendimento ao cliente ou maior geração de leads e vendas?”. A partir da resposta, você saberá qual o tipo de chatbot ideal para a sua empresa.

Que tipo de chatbot a Leadster oferece?

Aqui na Leadster, temos o foco de aumentar em até três vezes a captação de leads dos nossos clientes e de oferecer uma ferramenta que, além da geração de contatos faça sua qualificação.

Também oferecemos a ferramenta de chatbot focado em vendas e marketing, com inteligência baseada em regras, através de escolha de opções e com tecnologia de DIY Chatbots, possibilitando a rápida implementação e uso da ferramenta.

Com esse tipo de ferramenta você pode personalizar o copywriting das perguntas e interações de acordo com hábitos e ações do consumidor e, assim, oferecer experiências personalizadas que geram engajamento com os visitantes do seu site institucional, landing pages e blogs, aumentando as taxas de conversão.

Para entender melhor como funcionamos, você pode conferir o caso do Nilson, CEO da Cosiaço – empresa do setor metalúrgico, que teve 4 vezes mais pedidos de orçamentos qualificados, faturando 55 mil reais adicionais após implementar o chatbot da Leadster.

Para completar a experiência e conhecer nosso software a fundo saiba Como Criar um Chatbot Grátis com a Leadster! 😉

Categorias: Chatbot

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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