A geração de leads é fundamental para a sobrevivência de um negócio, sobretudo os de menor porte. Essa busca por clientes em potencial pode definir o destino de uma empresa. Afinal, nada mais instável do que o cenário econômico atual. Ninguém esperava, por exemplo, que uma pandemia pudesse impactar o planeta em 2020. Entretanto, ela veio e parece que não irá embora tão cedo.

Diversas empresas, em questão de semanas, tiveram que transferir toda a sua operação para o mundo digital. Por outro lado, restou a dúvida: onde e como buscar novos clientes?

O que é a geração de leads?

A geração de leads é justamente a solução para esse problema. Em resumo, ela é todo o processo que atrai pessoas interessadas em um produto ou um serviço. O objetivo é mostrar a solução e fazer com que elas se tornem clientes.

Existem muitas estratégias para a geração de leads qualificados. Hoje, a produção de conteúdo e a utilização de sistemas CRM, apenas para destacar alguns exemplos, são os meios mais eficazes para captar esses clientes em potencial.

Baseado neles, abaixo, estão em destaque os 5 melhores canais de geração de leads para pequenas empresas.

5 Canais de geração de leads

1 – SITE

Ter um website atualizado e com boa usabilidade ainda é uma das principais fontes para a geração de leads. Por outro lado, é importante destacar o investimento em mídia paga. Técnicas de SEO são importantes, mas investir em plataformas como Facebook Ads, Google Ads e LinkedIN Ads é fundamental para gerar tráfego e aumentar as taxas de conversão de clientes.

A vantagem, nesse cenário, é não depender de acessos orgânicos ou do rankeamento do Google. Após o investimento em mídia paga, uma pequena empresa tem a oportunidade de confirmar os resultados positivos logo no primeiro dia de campanha.

Mesmo assim, se possível, é interessante preencher o site com testemunhos de clientes satisfeitos e vídeos informativos, por exemplo. Isso aumenta a confiança dos visitantes e ajuda muito na geração de leads.

2 – BLOGS

Produzir conteúdo de qualidade para blogs é uma das maneiras mais eficazes para a geração de leads qualificados. Uma das vantagens para as pequenas empresas é o baixo custo e o alto retorno que esses posts podem proporcionar.

Afinal, quando uma pessoa procura por um produto ou por um serviço na Internet, é natural que ela acesse sites de buscas como o Google. Por meio de palavras-chave, ela consegue encontrar a solução desejada. Entretanto, como existem vários concorrentes, é preciso se destacar.

Ao produzir conteúdo otimizado, baseado em técnicas de SEO, uma empresa pequena tem a oportunidade de aparecer nos primeiros resultados da busca. Hoje, já está provado que a maioria dos clientes em potencial acaba acessando apenas esses links. Isso significa que é com eles que o cliente, após analisar as informações sobre a empresa, vai fechar negócio.

Portanto, investir em blogs e produzir um conteúdo relevante ainda é uma das melhores maneiras para a geração de leads.

3 – REDES SOCIAIS

Talvez seja o principal canal para a geração de leads, independentemente do porte da empresa. Além disso, há inúmeras possibilidades. Um negócio pode, por exemplo, ter foco na geração de leads no Facebook.

Nessa plataforma, a empresa tem a oportunidade de compartilhar conteúdo relevante e ainda investir em publicidade. Utilizando ferramentas como o Facebook Ads, qualquer empreendimento pode atrair leads com altas taxas de conversão.

Outra plataforma com altas taxas de engajamento é o Instagram. Se antes ele era apenas um app para o compartilhamento de fotos, hoje se tornou uma das mais influentes plataformas para a produção de conteúdo.

E as pequenas empresas não podem desperdiçar essa oportunidade. Portanto, é fundamental que elas atraiam esses leads por meio de stories, IGTV, Reels, feed, entre outros atributos dessa rede social.

Entre todas as plataformas, sem dúvidas, o Instagram é aquele com a maior possibilidade de geração de leads qualificados em negócios de menor porte.

4 – WHATSAPP

No Brasil, falar em geração de leads sem citar o WhatsApp é impossível. O aplicativo é simplesmente o mais popular do país. Segundo pesquisas, 93% dos usuários brasileiros de smartphones o acessam todos os dias. Muito além de uma ferramenta de comunicação, o WhatsApp é, atualmente, uma plataforma para negócios.

Para empreendedores, há também o WhatsApp Business. Ele funciona como a versão que todos conhecem, porém, tem recursos exclusivos para empreendedores. Um dos benefícios, por exemplo, é a integração do WhatsApp com plataformas de CRM.

Isso transforma o WhatsApp em uma máquina de geração de leads qualificados. Afinal, cada pessoa que entra em contato com a empresa é automaticamente cadastrada como um novo lead no sistema. Com isso, um pequeno negócio tem a oportunidade de realizar uma prospecção de vendas muito mais otimizada.

5 – E-MAIL MARKETING

Sim, o e-mail marketing ainda é um dos maiores geradores de leads para pequenas e grandes empresas. Por isso, é muito importante que um negócio mantenha o site ou o blog sempre atualizado e oferecendo novidades.

Dessa forma, o empreendimento tem a oportunidade de nutrir por e-mail um conteúdo sob medida para esses clientes. Para quem usa um CRM, é possível automatizar certos processos. Se o cliente colocou algo no carrinho de compras de um e-commerce, e não finalizou a compra, o software envia automaticamente um e-mail para esse lead.

Espero que tenha gostado das nossas dicas! Grande abraço.


Capistrano Ribeiro

Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

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