/ / ChatGPT Prompts: 50 exemplos para o marketing B2B e B2C

Os ChatGPT prompts são a forma básica de fazer a Inteligência Artificial funcionar. Mas tem muito mais sobre eles do que só isso. 

O sistema tem quase uma personalidade própria. Aliás, ele pode ter várias, tudo depende do que você pergunta e de como essa pergunta é feita. 

É quase como conversar com uma pessoa. Dependendo da pergunta, você vai ter respostas completamente diferentes, uma mais objetivas, outras mais amplas. 

O ChatGPT é um aplicativo de Inteligência Artificial baseado na comunicação. Por isso, para ter os resultados que você espera, você também precisa se comunicar direito com ele. 

E tudo isso passa pelos prompts do ChatGPT. Não existe um jeito certo de criá-los, mas algumas técnicas simples vão te ajudar a ter resultados muito melhores para a sua produção usando a Inteligência Artificial. 

Esse texto é sobre isso. Trouxe algumas técnicas com exemplos para te ajudar, e também alguns exemplos dos melhores prompts separados por algumas categorias específicas — tanto para o B2B quanto para o B2C. 

Tudo pronto por aí? Então vamos começar: 

Qual é o melhor jeito de usar o ChatGPT hoje?

Robô com ícones de emoji de robô e balãozinho de diálogo.

O ChatGPT tem inúmeras aplicações, indo desde matar o tédio de uma quarta-feira até automatizar de forma bem simples alguns aspectos básicos do seu trabalho. 

Tudo isso, como você vai ver ao longo do texto e já está até vendo, está relacionado com os ChatGPT Prompts. 

São eles que vão decidir quais são as aplicações da ferramenta. Eles vão te guiar pelos mistérios da Inteligência Artificial e te entregar os resultados de acordo com o que você espera e precisa. 

Mas antes da gente se aprofundar mais nesse assunto, que tal a gente conversar um pouco sobre as melhores maneiras de aplicar o ChatGPT hoje? 

Mais pra frente no texto vamos conversar de forma mais aprofundada sobre como exatamente aplicar a ferramenta para entregar exatamente o que você precisa. 

➡️ ChatGPT: Um Estudo Completo – O que é e Como Usar no Marketing Digital

As funcionalidades do ChatGPT para marketing

Existem várias funcionalidades para marketing dentro do ChatGPT. Principalmente nas voltadas para a produção de conteúdo. 

Algumas das mais óbvias são: 

  • Produção de e-mails; 
  • Criação de legendas; 
  • Ideias para posts; 
  • Revisão de textos para blog; 
  • Textos simples de blog para gerar leads
  • Roteiros para vídeos simples; 
  • Textos institucionais para folders e banners.

Dentre outros mais específicos e que dependem da sua necessidade e demanda. 

É importante notar, porém, que o ChatGPT ainda é uma ferramenta muito básica. Vários desses materiais podem até ser feitos com ele, mas a qualidade dos prompts precisa ser alta e a revisão extensa. 

Então, a ferramenta surge muito mais como um apoio de profissionais da redação dedicados ao serviço. Assim, você consegue acelerar sua produção ao mesmo tempo em que mantém a boa qualidade.

Usando para a rotina do trabalho

Mas nem tudo que os ChatGPT faz precisa necessariamente ter resultados diretos para seus clientes ou se transformar em negócio. 

Ele também pode ser usado para facilitar algumas tarefas do dia a dia do seu trabalho. Tarefas simples e claro, com a devida revisão. 

Alguns exemplos: 

  • Resposta rápida e formal para e-mails; 
  • Organização de listas; 
  • Solução de problemas simples; 
  • Criação de listas de afazeres; 
  • Listagem de concorrentes; 
  • Listagem de fornecedores específicos. 

Dentre outras tarefas que antes precisariam ser feitas à mão.

Para conversar e resolver problemas

Um pouco mais sobre a parte de resolução de problemas: às vezes nos vemos sozinhos no trabalho e não fazemos a menor ideia de por onde começar a resolver uma situação. 

A gente pensa conversando. Sozinhos é muito mais difícil raciocinar.

Não tem ninguém pra ligar, é sábado depois do almoço e está todo mundo em casa sem atender o celular. Está só você no escritório, o cliente está na linha e você precisa de uma solução rápida. 

Sabe o que acontece nesses casos? Muita gente trava. E a resposta pode ser mais simples do que você imagina.

O ChatGPT consegue ser seu parceiro nesse caso. Ele é capaz de entender o problema e te oferecer uma ou várias soluções que, embora provavelmente não vão de fato resolver o problema imediatamente, vão te ajudar a ter mais ideias. 

Para se divertir também pode!

Mas nem tudo é trabalho! 

Uma vez pedi pro ChatGPT escrever uma fábula sobre uma formiga e uma aranha no estilo da série Vikings. O resultado ficou muito bacana, mas foi só melhorando pelas alterações que eu pedia. 

Pedi pra ele diminuir o texto de 500 palavras que ele me entregou e fui lendo cada resultado só pra me divertir com a capacidade da Inteligência Artificial. Ele conseguiu me entregar um resultado coerente até as 20 palavras. 

Quem gosta de conversar e fazer experimentos com Inteligência Artificial consegue se divertir muito com o ChatGPT. Mas cuidado: você pode perder horas falando com ele 😅

O que são os prompts do ChatGPT?

Os ChatGPT prompts são basicamente a forma como você pede para ele te entregar qualquer coisa. São as instruções que você passa para o sistema e que ele vai seguir na elaboração da resposta. 

Esses prompts são a parte mais importante do ChatGPT. Não só porque eles fazem o sistema funcionar, mas porque eles também determinam como o sistema funciona. 

Se você pedir, por exemplo, um resumo de um livro em 1.000 palavras, ele vai te entregar exatamente isso. 

Mas se você pedir um resumo com base em uma teoria de outro autor e agora com 3.000 palavras, o resultado vai ser completamente diferente. 

Os ChatGPT prompts são a base de um bom resultado com a ferramenta. Só com eles é possível receber não só um bom texto, mas um texto adequado para o que você quer. 

Existem vários jeitos de criar seus prompts do ChatGPT. No tópico abaixo vamos explorar alguns deles e testar também. Vem comigo: 

Como criar um bom prompt do ChatGPT?

Mulher pensativa sobre os ChatGPT prompts

Como estamos conversando até agora, não existe um jeito universal de criar bons prompts no ChatGPT. Eles simplesmente vão surgindo de acordo com as suas finalidades. 

Mas existem alguns jeitos mais profissionais de criá-los para estimular boas respostas. Por mais que o ChatGPT pareça simples e amigável, ele corresponde ao seu nível comunicativo. 

Ou seja: a resposta é tão boa quanto a sua pergunta. 

Do mesmo jeito que não existe um “jeito certo” de conversar com alguém, existem jeitos específicos de fazer perguntas para as pessoas que vão entregar respostas mais interessantes e elaboradas. 

Aliás, todas as áreas da comunicação trabalham exatamente assim. Pense no copywriting, por exemplo. Vender é conversar, certo? Não existe um jeito certo de conversar, mas existe um jeito certo de escrever para vender. 

É isso o que guia o entendimento de como criar bons ChatGPT prompts. Vale tudo na ferramenta, mas se o seu objetivo é realmente ter as melhores respostas possíveis, você pode tomar algumas ações que vão te ajudar a ter mais sucesso. 

Separei algumas dessas ações aqui e trouxe alguns exemplos de antes e depois também. Vem comigo: 

Palavra de ação

Existem diferenças no jeito que você pergunta que vão impactar sua resposta diretamente. Uma dessas diferenças está no uso de uma palavra de ação. 

A palavra de ação pode nem ser uma palavra, mas uma frase inteira ou a forma de iniciar a pergunta. 

Veja por exemplo um prompt do ChatGPT que não usa uma palavra de ação: “qual é o segredo de uma startup de sucesso?”

“O sucesso de uma startup é o resultado de uma combinação complexa de fatores, e não há um único segredo definitivo que garanta o sucesso. No entanto, existem várias práticas e abordagens que podem aumentar as chances de uma startup prosperar. Aqui estão alguns elementos-chave que muitas startups de sucesso compartilham:”

Depois disso ele me traz uma lista com 10 pontos que garantem o sucesso de uma startup. A versão com a palavra de ação é diferente: “me mostre como começar uma startup de sucesso hoje”

“Começar uma startup de sucesso requer planejamento, dedicação e ação estratégica. Aqui estão os passos que você pode seguir para iniciar sua jornada:” 

🔎 Leia também: 20 Estratégias de Marketing para Startups com Foco em Growth

Agora ele está me entregando um resultado bem diferente: está me dizendo o que eu preciso fazer para montar a minha startup, um resultado muito mais acionável, direto e objetivo. 

É sempre uma boa ideia usar palavras de ação quando você quer uma resposta assim. “Me explique”, “traga exemplos”, “como fazer” etc. são ótimos começos. 

Mas o próximo item expande um pouco mais sobre isso. Veja: 

Ofereça referências

Uma referência nesse caso diz respeito ao contexto que você dá para a sua mensagem. 

Muita gente reclama que o ChatGPT é muito genérico, mas isso é porque a falta de referência faz qualquer texto ficar genérico. 

Esses próprios exemplos do item anterior são bastante genéricos. São listas que você encontra em qualquer blog para SEO na internet, e que muito provavelmente não vão conseguir levar uma startup do zero ao sucesso. 

Mas se você coloca um pouco mais de referências, o texto passa a ser muito mais específico. Vamos, por exemplo, perguntar “Como criar uma startup do ramo alimentício, especificamente do segmento de congelados, focando em frutos do mar”. 

A resposta vem bem diferente: 

“Criar uma startup no ramo alimentício, com foco em produtos congelados de frutos do mar, envolve várias etapas específicas. Aqui está um guia para te orientar:

  1. Pesquisa de Mercado e Validade:
    • Pesquisa de mercado: Analise a demanda por produtos de frutos do mar congelados na sua região. Identifique seus concorrentes diretos e indiretos.
    • Validade do conceito: Teste a aceitação dos produtos por meio de amostras, pesquisas ou pré-vendas.
  2. Desenvolvimento de Produtos:
    • Variedade de produtos: Determine quais tipos de frutos do mar serão oferecidos, como camarão, peixe, lula, mexilhão, etc.
    • Qualidade e fonte: Garanta que seus produtos sejam de alta qualidade e provenientes de fontes sustentáveis e confiáveis.
  3. Fornecedores e Logística:
    • Parceiros de fornecimento: Estabeleça parcerias com fornecedores de frutos do mar que possam fornecer produtos frescos e de qualidade.
    • Logística e armazenamento: Desenvolva uma cadeia de suprimentos eficiente para garantir que os produtos sejam transportados e armazenados corretamente.
  4. Produção e Processamento:
    • Instalações de produção: Selecione um espaço para processar, preparar e embalar os produtos.
    • Processamento seguro: Garanta que todas as normas de segurança alimentar sejam seguidas durante o processamento.
  5. Marca e Embalagem:
    • Nome e identidade visual: Escolha um nome que reflita sua proposta de valor. Desenvolva uma identidade visual atraente e coerente.
    • Embalagem: Projete embalagens que mantenham a qualidade e o frescor dos produtos, além de transmitirem a mensagem da sua marca.”

Coloquei a resposta inteira pra você perceber que ela fica muito mais específica dessa forma. 

Os itens fazem menção ao trabalho, aos produtos e, embora alguns pontos ainda continuem um pouco genéricos, o nível de interação com a sua pergunta fica bem maior. 

Nesses casos, o ChatGPT deixa de ser um gerador de texto e passa a ser um conselheiro bem eficaz. Mas é possível ir além nos prompts. Veja o próximo nível de aprofundamento:

Busque imersão

Nunca se esqueça da característica de gerador de ideias do ChatGPT. Ele não serve só para criar textos interessantes que podem ser usados para o seu marketing. Uma das suas principais funções é te ajudar a pensar e criar. 

A imersão se refere principalmente ao trabalho de pedir para o ChatGPT se inserir na situação e trabalhá-la como se ele realmente estivesse vivendo na pele a situação. 

Vamos voltar ao nosso exemplo da startup, mas agora além da referenciação, vamos tentar pedir para o ChatGPT se colocar como o dono da startup, dois anos depois dela ter dado certo. 

O ChatGPT prompt aqui vai ser “Como dono de uma startup alimentícia no ramo de frutos do mar congelados, me conte as principais ações que te levaram ao sucesso 2 anos depois da fundação da empresa”. 

Esse é o resultado: 

“Dois anos após a fundação da nossa startup de frutos do mar congelados, nosso sucesso é o resultado de uma combinação cuidadosa de estratégias e esforços centrados nos clientes e na qualidade. Primeiramente, desenvolvemos um portfólio diversificado e irresistível de produtos de frutos do mar, mantendo um compromisso inabalável com a qualidade e origem sustentável.

Nossa dedicação à inovação nos permitiu criar embalagens práticas e atraentes que mantêm a frescura dos produtos. Investimos fortemente em marketing digital, aproveitando redes sociais e conteúdo relevante para construir uma comunidade engajada e transmitir os valores da nossa marca.

Estabelecemos parcerias estratégicas com supermercados locais, restaurantes e serviços de entrega, expandindo nosso alcance de maneira significativa. Ouvimos atentamente o feedback dos clientes, adaptando nossos produtos e processos com base nas preferências e necessidades deles.

Ao longo desses dois anos, priorizamos a qualidade, a transparência e a experiência do cliente, resultando em fidelidade e reconhecimento positivo. O foco em resiliência e aprendizado contínuo nos permitiu superar desafios e inovar em um setor dinâmico.”

Tudo bem que esse não é um grande guia do que fazer, mas o nível extra de imersão te ajuda a se colocar nos sapatos de alguém que tentou e conseguiu. 

Seja específico

Ao longo desses itens trouxemos vários exemplos de como ser específico nos seus ChatGPT prompts. 

O segredo para criá-los é sempre se comprometer com essa especificidade. E ela vai se apresentar para você de várias formas diferentes. 

Nos exemplos que demos, estamos falando mais de conteúdo longo, informativo, que busca trazer ideias para negócios etc. 

Mas na produção de conteúdo, que vamos tratar um pouco mais pra frente no texto, a especificidade também fala muito alto. 

Sempre busque dizer qual é a sua necessidade. Por exemplo: “crie um e-mail fundo de funil buscando abordar leads que já acessaram meu site, pediram orçamento e não responderam”. 

Nos exemplos de prompts vamos falar muito mais sobre isso. Ser específico é dizer para o ChatGPT exatamente o que você precisa. E na hora de avaliar o resultado, mantenha essa referência sempre em mente. 

Ofereça exemplos

Os ChatGPT prompts não precisam ser só ordens — faça isso e faça agora! 

Você pode conversar bastante com a ferramenta para chegar no seu resultado final. É aí que os exemplos entram. 

Olha só esse teste. Pedi para o ChatGPT me oferecer 5 ideias de headlines fundo de funil para produtos congelados, e esse foi o resultado: 

  • “Descubra o Sabor do Frescor Congelado”;
  • “Facilite Suas Refeições com a Magia do Congelamento”;
  • “Transforme Sua Cozinha em um Bistrô Gourmet”;
  • “A Saúde e a Frescura Encontram o Congelamento”;
  • “Economize Tempo, Não o Sabor”;

São headlines ok, sendo que só a última é relativamente impactante. As outras são bastante genéricas. 

Mas eu ofereci ao ChatGPT exemplos retirados do nosso texto com 100 exemplos de anúncios validados para o B2B e o B2C, levando o foco para anúncios online. E o resultado ficou bastante diferente: 

  • “Desfile de Sabores no Seu Feed: Experimente Nossos Produtos Congelados!”;
  • “Do Conforto da Sua Casa ao Sabor Congelado Irresistível!”;
  • “Congelados que Fazem Sorrir: Experimente Agora e Saboreie Depois!”;
  • “Saboreie Sem Culpa: Produtos Congelados com Cashback Descomplicado!”;
  • “Dos Dias Atarefados ao Jantar Delicioso: Produtos Congelados para Todas as Ocasiões;

Alguns dos exemplos que eu usei incluem Cashback, um deles fala sobre “fazer algo agora e colher os frutos depois” e vários também falam sobre o “conforto da casa” e referenciam o feed de quem está lendo. 

É por isso que esses outros exemplos saíram tão específicos: o ChatGPT está se adaptando ao tom de voz dos exemplos que eu forneci. 

Você pode fazer o mesmo e criar uma verdadeira fábrica de headlines simples para os seus anúncios se aproveitando do poder dos exemplos para o ChatGPT. 

Determine o tamanho da resposta

Esse é um ponto básico do ChatGPT que muita gente acaba ignorando — você pode determinar exatamente quantas palavras seu resultado vai ter. 

Isso é feito direto nos ChatGPT prompts. Com o tempo, você vai se acostumar tanto a pedir a quantidade de palavras que “em X palavras” vai aparecer naturalmente em todos os seus pedidos para a IA. 

O ChatGPT tem como uma qualidade e um defeito a quantidade de palavras que ele entrega por padrão. Por usar a internet como sua principal fonte de dados, o marketing de conteúdo é o seu maior professor. 

E o marketing de conteúdo é naturalmente bem verborrágico porque sua finalidade está na maioria das vezes no Topo do Funil, onde explicações mais longas são bastante necessárias. 

Então, muita coisa que você perguntar para o ChatGPT, a resposta vai ser normalmente bem longa. Mas pense na finalidade do que você está precisando e peça um tamanho. 

Fiz algumas estimativas de acordo com o meu próprio uso do ChatGPT logo abaixo. Me acompanhe: 

  • Para um e-mail simples: 100 palavras; 
  • Para um texto longo de blog: 700 palavras; 
  • Para um roteiro de vídeo simples: 350 palavras; 
  • Para uma explicação rápida sobre qualquer assunto: 50 a 100 palavras; 
  • Para um argumento de vendas: 150 palavras; 
  • Para uma mensagem no WhatsApp: 30 a 50 palavras. 

Mas faça você mesmo suas próprias estimativas. É importante relacionar o que você precisa com o material que vai ser entregue. 

E lembre-se sempre que você pode pedir para o ChatGPT diminuir ou aumentar a quantidade de palavras de qualquer resultado que ele produziu, ok? 

Faça prompts em cadeia

Aqui nesses três últimos itens estamos tratando os ChatGPT prompts como algo a mais, algo diferente: uma verdadeira conversa. 

Fazer prompts em cadeia é simplesmente continuar essa conversa, mantendo como referência os resultados que o ChatGPT vai te entregando. 

Você não precisa criar um ChatGPT prompt completamente novo toda vez. Se o primeiro resultado não foi satisfatório, pense no que exatamente não foi satisfatório e vá pedindo para o ChatGPT mudar alguns pontos aqui e ali. 

Com isso, você acaba superando suas próprias expectativas sobre o funcionamento da ferramenta. É esse tipo de trabalho que os criadores do Chat tinham como principal objetivo: torná-lo seu parceiro de trabalho, não uma calculadora de palavras. 

Bom, conversamos sobre tudo o que você precisa saber sobre como criar um bom ChatGPT prompt. Mas agora precisamos ir um pouco além e mostrar alguns exemplos testados e validados. 

Eu mesmo rodei todos esses prompts no ChatGPT e tive ótimos resultados. Mas não vou me adiantar — vamos falar mais sobre eles agora: 

50 prompts de ChatGPT para marketing B2B e B2C

Logo do ChatGPT

Bom, tudo certo até agora sobre o processo de criação de bons ChatGPT prompts? Esse é o momento em que vamos aplicar tudo o que aprendemos até agora. 

É importante perceber, porém, que apesar dos bons resultados que tive testando cada um desses prompts do ChatGPT, ainda assim eles são bastante genéricos. 

Isso porque, como você vai perceber, falta um elemento essencial para que eles funcionem bem: a especificidade que só você vai trazer. 

Você percebeu no tópico anterior como ser específico é importante principalmente porque eu usei o exemplo da startup das comidas congeladas. Continuei com ele por tanto tempo porque para um prompt ser bom, ele precisa ser específico. 

Então, você pode ver o resultado de cada um desses prompts usando o ChatGPT enquanto lê o texto. Mas o melhor é que você faça uma pequena revisão neles adicionando pontos específicos da sua empresa e necessidade, ok? 

Então sem mais delongas, vamos aos 50 exemplos de ChatGPT prompts para o B2B e B2C: 

Para criação de briefings

Aqui, separei alguns ChatGPT prompts que vão te ajudar a escrever um briefing simples de qualquer tipo de material. 

Aliás, dependendo do material, o ChatGPT consegue fazer grande parte do briefing praticamente sozinho. Você só precisa ajustar o prompt para a sua necessidade específica. 

Veja 10 exemplos: 

  • Crie um briefing para uma série de e-mails topo de funil. Serão 5 e-mails no total, todos com no máximo 150 palavras. Cada um descreve os seguintes tópicos: [INCLUIR TÓPICOS];
  • Crie um briefing para uma campanha de posts nas redes sociais. Serão 10 posts no total seguindo o mesmo tema: [INSERIR TEMA]. Os posts precisam ser simples, ter foco maior no copywriting e apresentar no máximo uma imagem por post; 
  • Crie um briefing para um texto de blog com 700 palavras sobre [INSIRA O ASSUNTO]. Adicione as melhores práticas de SEO nesse briefing, faça divisões com headers 2, 3 e 4 e inclua pelo menos 2 listas com bullet points; 
  • Crie um briefing para elaboração de scripts para atendimento ao cliente em 3 mídias diferentes: telefone, e-mail e chatbot de atendimento
  • Crie um briefing para um folder de 4 lados, com no máximo 300 palavras, um infográfico e uso de imagens retiradas de bancos gratuitos; 
  • Crie um briefing para um vídeo com animação no YouTube. Ele deve incluir narração e orientar também a criação de um storyboard pela equipe de design; 
  • Crie um briefing para a produção de um vídeo institucional, que vai incluir entrevistas com colaboradores dos seguintes departamentos: [DEPARTAMENTOS];
  • Crie um briefing para um e-mail de aniversário, que deve incluir uma imagem criativa, a foto da aniversariante e um texto bem emotivo sobre suas experiências aqui na empresa;
  • Crie um briefing para uma campanha de endomarketing, com ações offline e online. Essas são as ações: [AÇÕES];
  • Crie um briefing para um outdoor, explicando o que é Outbound Marketing de forma sucinta e relacionando a produção desse material com o conceito. 

Para desenvolvimento de público-alvo e persona

Esses vão ser o exemplos de ChatGPT prompts mais complicados de você conseguir usar sem nenhuma edição. 

Na maior parte das vezes, você vai precisar fornecer algumas informações no ChatGPT Prompt pra ele funcionar bem — as próprias informações das pessoas que você está analisando. 

Isso dito, vamos aos exemplos: 

  • Gere X personas de acordo com esses dados do meu público-alvo: [DADOS];
  • Analise essa persona e me ofereça uma história dela com o meu produto: [PERSONA];
  • Que tipo de publicações posso fazer para atrair a atenção da seguinte persona: [PERSONA]; 
  • Como posso melhorar minha persona de acordo com as seguintes informações sobre meu público-alvo: [PÚBLICO-ALVO];
  • Aumente a minha persona com base nessas novas informações de público-alvo: [PERSONA] – [PÚBLICO-ALVO]; 
  • Faça um guia de como conversar com a minha persona de acordo com suas principais características: [PERSONA];
  • Finja ser a minha persona que eu vou te perguntar algumas coisas: [PERSONA]; 
  • Organize meu estudo de público-alvo para uma apresentação para a diretoria; 
  • Pegue essa persona completa e crie outra, dividindo a persona no meio: [PERSONA];
  • Com base nessa persona, me indique estratégias de marketing que vão impactá-las nas mídias que elas mais consomem conteúdo.

Para métricas e assuntos relacionados a negócios

O ChatGPT também é ótimo para te oferecer boas referências durante a redação de algum material ou até como curiosidade mesmo. 

É sempre bom, porém, fazer uma revisão bem completa dos resultados que ele entrega. Às vezes ele erra informações bastante simples que acabam invalidando todo o raciocínio por trás delas. 

Veja alguns ChatGPT prompts para fazer boas pesquisas e encontrar ótimas métricas relacionadas a negócios: 

  • Quais são as principais tendências no marketing em 2023?; 
  • Quais são os principais fundamentos do marketing 5.0?; 
  • Me entregue 20 dicas para reduzir os gastos do meu negócio; 
  • Quais são os pontos principais de uma boa experiência do usuário na internet?;
  • Em quanto tempo normalmente empresas constroem um aplicativo?;
  • Liste 10 melhorias de SEO que posso aplicar hoje em um pequeno negócio; 
  • Quais são os métodos mais comuns de teste A/B?;
  • Como um código de conduta na empresa é estruturado?;
  • Me dê exemplos de guias de tom de voz para me inspirar; 
  • Quais são os percentuais de pessoas que usam a internet no computador e no mobile?

Para a criação de e-mails

Você deve ter percebido que não foquei tanto na criação de materiais até agora, certo? 

Isso porque com as ferramentas que o texto te entregou até agora, principalmente nas melhores maneiras de criar um bom ChatGPT prompt, você já tem bastante material para criar seus materiais específicos. 

É bastante difícil te falar exatamente como criar um ChatGPT prompt para um material que só você sabe como vai ser. 

Mas ao mesmo tempo, os e-mails são uns dos tipos de materiais mais comuns que você produz, e alguns prompts vão te ajudar em questões mais técnicas, não relacionadas com a criatividade. 

Vamos ver alguns: 

  • Liste 50 ideias para um e-mail topo de funil sobre [ASSUNTO]; 
  • Transforme esse texto [EXEMPLO] em um e-mail de 100 palavras; 
  • Crie um modelo padronizado para uma campanha de e-mail marketing; 
  • Analise e reescreva esse e-mail de acordo com o método AIDA
  • Me liste 50 tópicos sobre [ASSUNTO] para uma newsletter; 
  • Me ofereça uma estrutura simples para a construção de uma newsletter; 
  • Faça uma newsletter para divulgar esses três novos textos no meu blog; 
  • Me indique o melhor posicionamento de botões no seguinte e-mail: [E-MAIL];
  • Me ofereça 50 assuntos de e-mails para esse material: [E-MAIL]; 
  • Crie um e-mail marketing do zero para vender o seguinte produto: [PRODUTO].

Para e-commerces

Os e-commerces têm necessidades rotineiras que podem ser automatizadas com muita facilidade pelo ChatGPT. 

Muitas dessas funcionalidades acabavam ficando com redatores que, pela natureza repetitiva do trabalho, precisam de tempo e auxílio para entregar sempre um bom resultado sem cair no mais do mesmo. 

O ChatGPT tem um problema sério com o mais do mesmo, mas em algumas situações ele acelera bastante o processo. Em alguns casos, ele entrega resultados bem surpreendentes. 

Veja a lista abaixo com 10 ChatGPT prompts para e-commerces: 

  • Crie uma descrição para cada um desses produtos: [PRODUTOS]. Inclua em todos eles as seguintes palavras-chave: [PALAVRAS-CHAVE];
  • Crie uma descrição especializada para o seguinte produto: [PRODUTO]. Inclua nele as seguintes palavras-chave: [PALAVRAS-CHAVE];
  • No tom de voz de um expert em e-commerces, escreva uma FAQ para o seguinte produto: [PRODUTO]; 
  • No espírito de um expert em marketing, crie promoções sazonais que posso usar no ano inteiro; 
  • Crie conteúdo informativo para a página “Sobre nós” com base nessas informações: [INFORMAÇÕES]; 
  • Como um apaixonado pela marca e de acordo com nosso tom de voz, crie uma descrição da seguinte categoria: [CATEGORIA]. Aqui vai um exemplo do nosso tom de voz: [EXEMPLO]; 
  • Crie 20 públicos específicos que se beneficiariam do meu produto: [PRODUTO];
  • Escreva um título para minha página de categoria específica e inclua as seguintes palavras-chave: [PALAVRAS-CHAVE];
  • Seja como um expert em SEO e crie meta-tags para os seguintes produtos: [PRODUTOS].

E aí, o que você achou dos nossos exemplos de ChatGPT prompts? Espero que eles te sejam bastante úteis nesse cenário tão complexo que o marketing digital vem nos apresentando hoje. 

Tudo muda sempre, mas esses anos que estamos vivendo são os grandes anos da mudança. Novas tecnologias estão surgindo por todo lado e é bastante difícil dizer exatamente o que vai acontecer mês que vem. Imagina ano que vem? 

Uma coisa é certa: o ChatGPT veio para ficar. E você pode fazer parte dessa transformação com a IA hoje junto com a Leadster, através da nossa funcionalidade com o ChatGPT. 

O funcionamento é simples: a IA lê as principais páginas do seu site e oferece sugestões de chamadas para o seu Chatbot com base no que está escrito nessas páginas. 

Para conhecer melhor a funcionalidade, acesse esse link que te explica tudo sobre o funcionamento. E para fazer um teste grátis, é só clicar no banner abaixo 😉


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *