O setor comercial de uma empresa é um dos grandes responsáveis pela criação de oportunidades e pela geração de resultados positivos para uma marca. 

Com essa responsabilidade tão grande em mãos, é preciso estar preparado e saber explorar as ferramentas certas para facilitar o trabalho. 

Para te ajudar, criamos um modelo de proposta comercial e reunimos neste post todas as informações que você precisa para potencializar seus negócios!

O que é uma proposta comercial?

Uma proposta comercial é um documento com todos os detalhes da oferta da empresa ao cliente em potencial, com a descrição da entrega, produtos, serviços, além de outros detalhes importantes como prazo, quantidade e, é claro, o valor negociado.

Esse tipo de modelo é bastante utilizado por empresas B2B e por prestadores de serviço, mas não se limita a estes setores, já que é uma ferramenta de persuasão do vendedor e é uma forma de formalizar uma negociação ou conversa prévia.

A proposta comercial entra na fase de consideração para decisão do funil de vendas, já que normalmente é enviada para oportunidades ou leads qualificados e antecede a fase de assinatura do contrato.

  Saiba mais: Seu Funil de Marketing está “Congestionado”? Descubra os Problemas mais Comuns

Como fazer uma proposta comercial?

Existem diversas formas de formalizar esse modelo de proposta comercial e você pode procurar por templates prontos ou criar o seu. 

Seja qual for o caminho escolhido, saiba que existem alguns pontos importantes que você precisa considerar:

Conheça bem o cliente

Pense com a cabeça de quem receberá a proposta comercial: o seu consumidor em potencial. 

Ele precisa sentir que a proposta foi feita priorizando as necessidades, dores e dificuldades que ele tem. 

Mostre como a sua empresa é a solução certa para ele, exaltando os diferenciais.

Detalhe, mas com objetividade

É claro que a proposta inclui os detalhes do serviço ou produto oferecido, mas tome cuidado para que ela não acabe extensa desnecessariamente. 

Detalhe tudo o que é relevante para o cliente, mas organiza as informações de forma visual e com texto claro e objetivo.

Defina o melhor formato

Existem empresas que optam pela versão impressa e outras pela versão digital de uma proposta comercial. 

Além disso, podem existir variações de formato de arquivo, visual, tipo de linguagem, etc. 

Para definir o melhor formato, leve em consideração o perfil do seu mercado de atuação e dos seus clientes.

O que não pode faltar em uma proposta comercial?

Independente do formato ou do modelo de proposta comercial escolhido, alguns itens precisam estar presentes:

  • Qual o cenário atual do cliente;
  • Qual a dor ou o desafio a ser superado;
  • Como a sua empresa vai ajudar a superar esse desafio;
  • Depoimentos e cases de sucesso;
  • Qual será a metodologia utilizada e quais serão as entregas realizadas;
  • Cronograma e prazos a serem cumpridos;
  • Orçamento, juntamente com os termos da proposta comercial;
  • Possibilidades de negociação (como condições de pagamento, descontos, parcelamento, fidelidade etc);
  • Qual é o prazo de validade da proposta;
  • Detalhes sobre a assinatura do contrato;
  • Informações de contato do vendedor.
  Você também pode se interessar por: As Objeções de Vendas que Fazem todo Vendedor Tremer na Base — E como Contorná-las

4 Exemplos de proposta comercial e dicas de design

O conteúdo da proposta comercial é um dos fatores de sucesso da mesma, mas não é o único. 

A parte visual tem um primeiro impacto importante. 

Além disso, a disposição das informações e o design também mostram o quanto a empresa é séria, qualificada e atenta aos detalhes. 

Investir em um visual profissional vale a pena. 

Confira alguns bons exemplos de proposta comercial:

Baixe o Modelo de Proposta Comercial

Quer acessar um modelo que atende a todos esses quesitos que comentamos aqui no post, gratuito e em português, com fácil adaptação para o seu negócio? 

Acesse aqui o template preparado pela Leadster!

Ele foi criado de acordo com a proposta que utilizamos aqui, com a expertise de quem tem anos de mercado e que tem nos dados ótimos resultados.

Dicas para apresentação comercial

Agora, com o modelo em mãos, o que você precisa fazer é adaptar para o seu negócio e seus clientes. 

Além da escolha de um modelo de proposta comercial interessante, existem alguns outros fatores importantes para esse momento da negociação. 

  Leia também: 9 Gatilhos Mentais para Vendas que Ainda Funcionam em 2021

Confira algumas dicas para tornar essa apresentação ainda melhor sucedida:

  • Dê preferência para reuniões de apresentação, ao invés de apenas enviar a proposta comercial. O contato pessoal passa mais credibilidade, segurança, profissionalismo e ainda facilita na resolução de dúvidas;
  • Deixe o cliente em potencial seguro das suas entregas. Se possível inclua na proposta ou envie outros documentos como cases com resultados de outros clientes, dados, métricas, fotos, gráficos, etc;
  • O trabalho do departamento comercial não acaba ao enviar a proposta. Na verdade, ele só começa, pois é nessa fase do funil de vendas que o trabalho deve estar focado. Sobre isso, confira o próximo tópico.

O que fazer depois de enviar a proposta?

O acompanhamento da proposta é tão ou mais importante do que a apresentação da mesma. 

Treine o seu time para fazer o follow-up e estreitar o relacionamento com essas oportunidades.

A sequência de follow-up mais comum nas empresas é formada por uma ligação, um e-mail e uma segunda ligação. 

De acordo com os profissionais pesquisados pela Ascend2, telefone e e-mail são os meios mais utilizados nas primeiras tentativas de contato com um novo lead. 

A sequência de follow-up mais comum é: Ligação – E-mail – Ligação.

A partir da terceira tentativa, as mensagens de texto e chat se tornam mais comuns.

Apesar disso, estudos recentes mostram que o consumidor prefere, cada vez mais, o contato por mensagens de texto e chat. (Fonte: Ascend2)

Portanto, mais uma vez foque no perfil do seu consumidor para montar também o seu processo de follow-up. 

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Categorias: EstratégiaVendas

Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster, atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom