Lançamento: ative a Inteligência do ChatGPT no seu site

Conheça a funcionalidade
Leadster
/ / Prova Social: Definição, Tipos + 12 Dicas

A prova social é utilizada por muitas empresas como uma forma de potencializar e validar as estratégias de marketing, apresentando os benefícios e diferenciais da solução oferecida através da voz de quem já é um cliente satisfeito.

É inegável que a indicação de alguém de confiança influencia a forma como consumimos. Além de uma indicação próxima, existem outras influências como a de pessoas que admiramos e seguimos nas redes sociais, as informações que consumimos na mídia, as avaliações que lemos na internet. Todas elas têm um impacto no que pensamos, no que desejamos e na forma como agimos, principalmente em relação aos nossos hábitos de consumo.

Quer entender melhor o que é a prova social no marketing, por que ela funciona e como utilizá-la na comunicação da sua empresa? Confira tudo em detalhes agora!

O que é prova social?

O que é prova social

A prova social é uma ferramenta de persuasão na hora de convencer um cliente em potencial a realmente fechar uma compra ou contratação com a sua empresa. Assim, podemos dizer que a prova social é baseada na ideia de influência social.

Com um depoimento ou validação de alguém que já conhece a marca e que se beneficiou com a solução oferecida a credibilidade aumenta, assim como a tomada de decisão é impulsionada.

Como a prova social funciona?

Como a prova social funciona?

Podemos explorar a prova social como argumentação de vendas e convencimento, afinal, consumidores precisam desse tipo de gancho para escolher entre produtos ou marcas específicas. 

Mas a prova social no marketing realmente funciona tão bem quanto as pessoas assumem?

A questão é que os humanos normalmente precisam de ajuda para tomar decisões. E por que isso acontece?

Bom, é como se nosso cérebro precisasse de fatores que assegurem os benefícios da decisão, para, posteriormente, seguir com ela ou não.

Por isso, nossas decisões sempre passam pelos seguintes pontos:

  • Escala – pensamos sempre no número de pessoas que agiram de determinada maneira;
  • Ambiguidade – nos perguntamos como foi a experiência das pessoas que agiram daquela forma;
  • Similaridade – questionamos o grau de semelhança entre as pessoas que agiram e nós mesmos;
  • Atração – a opinião de familiares e amigos são sempre consideradas; 
  • Autoridade – além da opinião de amigos e família, também consideramos a opinião de especialistas no assunto.

A partir disso, conseguimos analisar que precisamos (quase) sempre espelhar nossas decisões em experiências passadas, sejam nossas ou de terceiros.

Só assim conseguimos decidir se aquela decisão é confiável ou não. Ou seja, a prova social no marketing é o material certo para compararmos as vivências e aí, sim, tomar decisões.

Quais os principais tipos de prova social?

Quais os principais tipos de prova social?

Separamos 7 tipos de prova social que são muito utilizadas pelas empresas e você também pode usá-las como argumentos de venda para a sua marca.

Leia também: 9 Gatilhos Mentais para Vendas que Ainda Funcionam em 2022

Estudo de caso

A apresentação de prova social com dados e estatísticas é uma das formas mais eficientes de utilizar esse argumento de validação. Comum principalmente para o setor B2B, comprova os resultados obtidos pelos contratantes. E você sabe como os resultados são importantes. 

Se você já tem algum cliente que teve algum ganho ou aumento nas métricas depois de adquirir seu produto ou serviço, construa e publique cases que contem essa história.

A própria Leadster tem estudos de caso que podem auxiliar você a entender mais sobre esse tipo de prova social no marketing, confira os nossos Estudos de Caso.

Depoimento

Simples, curtos e pessoais os depoimentos de consumidores satisfeitos em relação a um produto ou serviço são aplicáveis para praticamente todos os segmentos e tipos de soluções. 

Não esqueça de colocar nomes, cargos e fotos para aumentar a credibilidade dos depoimentos.

prova social - depoimento

Avaliação

Avaliações são formas de provas sociais utilizadas principalmente em casos de produtos ou soluções que podem ser compradas online, já que quem busca pelas avaliações está mais propenso a já fechar o negócio, apenas fazendo as últimas pesquisas antes da decisão. Apesar disso, não são restritas a apenas esse uso.

Se você tem espaço para incluir avaliações nas suas redes sociais e site, não deixe de explorar essa opção. Confira também outros sites especializados em avaliações, como o Reclame Aqui e o próprio Google, além de sites de segmentos mais específicos, como Trip Advisor para hotelaria, por exemplo.

Mídia social

Fonte: @resdigitais

O que as pessoas dizem sobre a sua marca nas redes sociais nunca teve tanta força e relevância para os consumidores, principalmente em mercados B2C. 

Você pode inclusive utilizar menções e interações positivas como forma de validação e de demonstração de clientes satisfeitos como parte das suas publicações.

Leia também: 36 Modelos de Copywriting Prontas para Superar o Medo da Folha em Branco

Ícones de autoridades

Utilizar logos e ícones de clientes, principalmente quando estes são grandes players de mercado, dá força para o seu negócio e demonstra que empresas criteriosas na seleção de fornecedores confiam em você. Você também pode explorar as citações que a sua solução teve em veículos de comunicação, para demonstrar o alcance que sua empresa tem. 

Números de negócio

Outra forma usual de explorar a prova social é reunir os números relacionados à atuação da sua empresa. Quantos anos de mercado ela tem, quantos clientes, quantos projetos ou produtos já foram entregues, quantas pessoas foram impactadas com as suas soluções… Todos esses dados são relevantes.  

Números de visitantes e seguidores

Ainda explorando os números, quando falamos em redes sociais e ambientes online, a quantidade de visitantes ao site e seguidores nas redes pode ser também uma forma de prova social. Essa modalidade é usada por veículos de imprensa, influenciadores digitais e empresas produtoras de conteúdo, por exemplo.

Quais os mais novos tipos de prova social?

Quais os mais novos tipos de prova social?

Além dos tipos mais comuns e utilizados que já citamos, existem ainda formas menos óbvias de incluir a prova social na comunicação e materiais de marketing. São elas:

Storytelling

Se você está construindo uma página ou material corretamente, ele deve apresentar uma história coesa para cada um dos seus visitantes. Você pode incluir a prova social como elemento componente no storytelling de vendas, como parte da linguagem que compõe o conteúdo.

Prova social implícita

Você pode também explorar um argumento de venda com prova social sem deixar tão explícito ao visitante quem está oferecendo aquela informação de validação. Isso não significa que você pode utilizar dados soltos, mas nesse caso os dados são mais impactantes do que quem personifica a prova social.

Prova social de atividades

Você pode ser ainda mais específico ao apresentar provas sociais de clientes satisfeitos e dizer para que situação ou dor eles utilizaram o seu produto ou serviço. Essa é uma forma de gerar ainda mais identificação entre o visitante e quem já consome com você e valida o seu produto. 

Como fazer prova social no Instagram?

Como fazer prova social no Instagram?

Se você se encaixa em uma pequena ou média empresa e ainda não conta com um site para publicar suas provas sociais, invista no Instagram.

Só no Brasil, a rede social conta com mais de 29 milhões de usuários ativos por mês

Ou seja, além de poder atingir um grande público, sua prova social terá um contato muito mais direto com o usuário, podendo estreitar ainda mais as relações.

Para isso, invista em posts, stories e reels que utilizem a satisfação de seus clientes. Pode ser um case de sucesso, um feedback positivo, um agrupamento de boas avaliações, utilize aquilo que sua empresa tem de melhor.

Leia também: Copywriting para Instagram: 14 Dicas Incríveis para Você Aplicar

Quais tipos de prova social funcionam melhor?

Quais Tipos de Prova Social Funcionam Melhor?

Não há uma única resposta para essa pergunta, afinal, a prova social que mais levar resultado para o seu negócio será considerada a melhor.

Porém, há algumas pesquisas coletadas pela BrightLocal que mostram quais provas sociais possuem melhores métricas.

Confira:

  • 88% dos consumidores confiam nas avaliações dos usuários na mesma proporção das recomendações pessoais.
  • Acrescentar logotipos de clientes no site da empresa pode aumentar as conversões em até 400%.
  • O marketing de influenciadores é o canal de aquisição de consumidores com maior crescimento.
  • O consumidor lê, em média, 10 avaliações online antes de se decidir.
  • 57% dos consumidores só comprarão ou usarão um serviço comercial, caso ele tenha, no mínimo, uma avaliação de 4 estrelas.

Para 50% de todos os consumidores, o passo seguinte após ler uma avaliação positiva sobre uma empresa é visitar o seu site.

Por que a prova social é importante?

Por que a prova social é importante?

Utilizar esse tipo de ferramenta tem alguns benefícios, principalmente se você entende o que é relevante para a sua persona. Confira os principais motivos para explorar as provas sociais na comunicação.

Autoridade

Adicionar provas sociais de qualidade significa aumentar a credibilidade da sua marca para o público. Quando essa validação vem de alguém com quem ele se identifica ou admita, isso aumenta a confiança e reforça o posicionamento como autoridade dentro do seu segmento de atuação.

Aceitação

Depoimentos e avaliações positivas aumentam também a aceitação do seu produto ou serviço, principalmente para quem ainda não conhece a sua solução ou a sua marca. A aceitação abre espaço para que a sua marca construa uma relação com esse visitante e, no futuro, aumente as taxas de conversão.

Transparência

Incluir provas sociais mostra que sua empresa está aberta a escutar feedbacks e que não tem medo de mostrar para clientes em potencial o que os consumidores realmente pensam ao comprar com você. 

Além de passar transparência, essa ação também demonstra maturidade e segurança.

Conversões

Todos estes pontos resultam em mais segurança também do consumidor em fechar uma compra ou contratação. A prova social melhora as taxas de conversão, uma vez que com opiniões, estudos de caso, depoimentos e avaliações, o visitante ou lead já sabe o que esperar depois de virar ele também um cliente do seu negócio.

Como conseguir e aplicar provas sociais?

Por que as provas sociais funcionam? O comportamento humano explica

Você não vê a hora de começar a incluir as provas sociais na sua estratégia e conquistar todos esses benefícios? Pois então agora vamos te contar como você pode reunir essas informações e transformá-las em argumentos de venda.

Abra espaço para revisões

Tanto nas redes sociais, como nas páginas de produtos e até mesmo nos comentários do seu blog, você pode deixar aberto o espaço para que os consumidores deem opiniões e sugestões sobre a experiência deles. No Facebook, por exemplo, esse recurso já existe para qualquer página, basta ativá-lo.

Busque a verificação de contas

Ainda nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, você pode tentar fazer com que a sua página seja verificada. Essa é uma forma de adicionar prova social implícita e aumentar a credibilidade da sua empresa. Entre em contato com o suporte de cada rede social para verificar as regras para fazer a requisição.

Incentive os depoimentos

Envie pesquisas para os seus clientes estimulando que eles participem. Você pode criar concursos, oferecer recompensas ou mesmo benefícios em uma nova compra. Assim, o número de participações cresce.

Use só as melhores provas sociais

Se você tem uma relação mais próxima com alguns clientes ou mesmo se tem acesso a clientes que compram com a sua empresa há muito tempo ou ainda com certa frequência, comece a captação de depoimentos com eles. Se eles têm uma relação mais forte com a sua empresa, com certeza terão algo positivo a dizer sobre ela.

Pergunte assertivamente

Ao montar as pesquisas e ganchos de interação, saiba fazer as perguntas certas. Nos estudos de caso, atente-se ainda em padronizar as perguntas para que a estrutura seja familiar para quem buscar por todos os exemplos publicados.

Enfatize os números sobre clientes

Números deixam as informações mais racionais e mostram resultados de forma real para os seus prospects.

Capriche no storytelling

Conte boas histórias ao apresentar as provas sociais da sua empresa. Assim você envolve os visitantes e faz com que a aceitação do depoimento seja ainda maior.

Compartilhe momentos importantes

Compartilhar e comemorar momentos importantes para a empresa e metas alcançadas também aproximam o público e estimulam a interação. Alguns exemplos são alcance de marcos de números de visitantes, seguidores ou usuários; aniversário da marca; conquista de novos clientes, etc.

Crie parcerias

Você pode explorar parcerias com outras empresas, com formadores de opinião, com seus maiores clientes… Ter ao seu lado autoridades no assunto com certeza trará uma ótima reputação para a sua marca.

Seja honesto

Suas provas sociais precisam ser reais e honestas. Sem esses dois critérios elas de nada valem. Os visitantes e usuários percebem quando as provas são fabricadas.

Use imagens inspiradoras

Provas sociais com imagens passam mais credibilidade e geram maior nível de identificação. Se possível, inclua fotos dos seus clientes ao lado dos depoimentos.

Aproveite o seu remarketing

Atingir quem já passou pelas suas páginas com uma prova social pode ser o que faltava para tornar aquele visitante um cliente. Explore as provas sociais nesse tipo de anúncio altamente segmentado.


Que o uso de provas sociais estimula a decisão de compra e traz credibilidade para a sua solução, você já entendeu. Agora precisa pensar na melhor forma de implementar a prova social na estratégia de marketing da sua empresa.

Para isso, vamos voltar mais uma vez ao copywriting. Entenda agora como escrever de forma persuasiva, utilizando também sua prova social e pondo em prática a união entre copywriting e marketing digital!


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *