Sumário

Para a criação de campanhas de e-mails, segmentação de leads, disparo para seus contatos e até mesmo para estratégias de nutrição e qualificação da base, as ferramentas de e-mail marketing são excelentes recursos.

Se você está em dúvidas sobre qual a melhor ferramenta, continue a leitura deste conteúdo.

Nele, vamos mostrar 16 opções disponíveis no mercado, cada uma focada para uma necessidade específica.

Vamos lá?

16 Melhores ferramentas de e-mail marketing para todos os bolsos

Existem centenas de ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado.

Selecionamos as 29 melhores opções, separadas abaixo entre as mais adequadas para pequenas empresas (que têm um orçamento baixo para essa contratação) e as mais adequadas para grandes empresas (que têm um processo mais robusto e estão dispostas a fazer um investimento mais alto).

Incluímos também, em cada tópico, as notas e avaliações recebidas pelas plataformas nos principais sites de avaliação de softwares e ferramentas: o B2B Stack, GetApp e Capterra.

Ferramentas gratuitas ou de baixo custo para pequenas empresas

1. MailChimp – A melhor para pequenos e-commerces

MailChimp - A melhor para pequenos e-commerces

Uma das ferramentas mais conhecidas do mercado, o MailChimp se destaca por oferecer um plano gratuito com até 10.000 disparos de e-mail por mês, para uma base de até 2.000 contatos.

Além disso, disponibiliza templates e um editor simplificado, para criação de e-mails com uma cara mais profissional.

Também oferece versões pagas, a partir de 10 dólares/mês, com mais funcionalidades como automação, recomendação de produtos, fluxos, etc.

As integrações com plataformas como Shopify, Magento e Woo Commerce também são outro destaque para quem trabalha com e-commerce e quer potencializar as ações. 

Avaliação no B2B Stack: 4.5/5

Avaliação no GetApp: 4.5/5

Avaliação no Capterra: 4.5/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

2. Mad Mimi – A melhor para quem quer exportar o código HTML dos e-mails

2. Mad Mimi - A melhor para quem quer exportar o código HTML dos e-mails

Menos conhecida no mercado, a Mad Mimi é uma alternativa para criação de e-mails marketing.

A conta gratuita possibilita o armazenamento de até 100 contatos e os planos pagos também começam em 10 dólares/mês. 

Essa ferramenta pode ser interessante para a montagem dos e-mails em HTML e posterior exportação desse código para outra ferramenta de disparo de e-mails, mas que não ofereça tantas possibilidades de layout e criação. 

Se você prefere utilizar o disparo em uma outra plataforma já paga, como um CRM, pode apenas criar o e-mail na Mad Mimi e depois seguir com as campanhas através da plataforma já utilizada pela sua empresa. 

Avaliação no B2B Stack: 5/5

Sem avaliação no GetApp.

Sem avaliação Capterra.

Informações atualizadas em 14/08/2023

3. GetResponse – A melhor para quem precisa de suporte 24/7

3. GetResponse - A melhor para quem precisa de suporte 24/7

A GetResponse é outra entre as ferramentas de e-mail marketing que possui plano gratuito, neste caso até 500 contatos.

Os planos pagos começam em 13 dólares/mês e apresentam funcionalidades mais complexas, além do aumento do limite de contatos na conta. 

Essa plataforma se destaca das demais pelo suporte fornecido ao usuário, uma vez que o mesmo pode buscar por auxílio de especialistas a qualquer momento do dia, todos os dias da semana.

Avaliação no B2B Stack: 4.8/5;

Avaliação no GetApp: 4.2/5;

Avaliação no Capterra: 4.2/5;

Informações atualizadas em 14/08/2023

4. HubSpot – A melhor para crescer e escalar

HubSpot - A melhor para crescer e escalar

Uma das plataformas mais robustas de automação de marketing, a HubSpot Marketing Hub também oferece uma versão gratuita para até 2.000 disparos de e-mails por mês, com versões pagas soluções com upgrade a partir de 45 dólares/mês.

Como a plataforma oferece muitas outras funcionalidades, inclusive diversos relatórios e ganchos de conversão de visitantes em leads, ela é a melhor se você quer escalar seu planejamento e atuação em marketing.

Avaliação no B2B Stack: 4.4/5

Avaliação no GetApp: 4.5/5

Avaliação no Capterra: 4.5/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

5. SendPulse – A melhor para explorar também SMS, web push e chatbots do Facebook

SendPulse - A melhor para explorar também SMS, web push e chatbots do Facebook

O SendPulse permite a criação de uma conta gratuita com disparo de até 15.000 e-mails por mês, para uma base de até 500 assinantes.

Os valores dos planos pagos começam a partir de 24 reais/mês. 

Ele possui o diferencial de também enviar comunicações através de SMS, web push e chatbots para Facebook, então pode ser uma solução interessante para quem também quer trabalhar com esses canais, reunindo tudo em uma única plataforma.

Avaliação no B2B Stack: 4.5/5

Avaliação no GetApp: 4.6/5

Avaliação no Capterra: 4.6/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

6. Zoho – A melhor para unir marketing e vendas

Zoho - A melhor para unir marketing e vendas

A ferramenta para e-mail marketing Zoho é também um provedor para e-mails corporativos, além de um CRM de vendas, o que facilita o trabalho entre as áreas e a visualização completa do histórico de cada contato, sem precisar criar uma integração entre duas plataformas diferentes. 

A Zoho possui versão gratuita para disparo de até 6.000 e-mails/mês para uma base de até 2.000 contatos.

As versões pagas, com mais funcionalidades e e-mails ilimitados, começam em 3 dólares/mês.

Avaliação no B2B Stack: 4.7/5

Avaliação no GetApp: 4.3/5

Avaliação no Capterra: 4.3/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

7. Brevo – A melhor para uma base mais robusta de contatos

O Brevo, antigo Sendinblue, oferece até 300 disparos de e-mails marketing gratuitos por dia (aproximadamente 9.000 disparos por mês), com a vantagem de não ter limitação para o número de contatos na base de leads. 

As soluções de upgrade começam com 25 dólares/mês para 20.000 e-mails, sem limite de envio diário.

Sem avaliação no B2B Stack

Avaliação no GetApp: 4.5/5

Avaliação no Capterra: 4.5/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

8. Benchmark – A melhor para quem está começando

Benchmark - A melhor para quem está começando

Se a sua base de contatos ainda é modesta e se você quer aproveitar templates prontos com a facilidade do editor do estilo “arrastar e soltar”, você deveria conhecer a Benchmark.

A plataforma Benchmark (anteriormente chamada de Hatchbuck) oferece um plano gratuito para até 250 disparos de e-mails por mês.

O plano de upgrade seguinte custa a partir de 10 dólares/mês, com disparos ilimitados de e-mail e valor crescente de acordo com o tamanho da sua base de contato. 

Sem avaliação no B2B Stack.

Avaliação no GetApp: 4.2/5

Avaliação no Capterra: 4.2/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

9. SendGrid – A melhor para larga escala

Sendgrid - A melhor para larga escala

Se você precisa de um volume mais alto de envios, com a segurança de entrega, o SendGrid pode ser uma opção interessante.

A versão inteiramente gratuita possibilita o envio de até 6.000 e-mails, para até 2.000 contatos, mas a plataforma é robusta para um volume de disparo muito maior. 

Os planos pagos começam em 15 dólares/mês.

Sem avaliação no B2B Stack.

Avaliação no GetApp: 4.2/5

Avaliação no Capterra: 4.2/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

10. Selzy – A melhor para quem quer começar rápido

Caputra de tela da ferramenta Selzy.

E se você quiser começar a disparar seus e-mails em 5 minutos? E se o tempo estiver curto para fazer toda a implantação do sistema? 

Isso acontece bastante. Às vezes a campanha está saindo agora e você simplesmente precisa disparar e-mails o mais rápido possível. Nesse caso, conte com a Selzy.

A plataforma garante que, desde a contratação da ferramenta (incluindo o plano grátis) até o disparo do seu primeiro e-mail você não vai perder mais do que 15 minutos.  

Além dessa simplicidade, a Selzy também oferece mais de 100 modelos de e-mail, analytics dedicado, suporte 24 horas até no plano grátis e até um guia completo para te ajudar a montar a sua lista de contatos, caso você ainda não tenha uma. 

Tudo isso por um preço bem acessível. O plano grátis te oferece até 15.000 e-mails por mês e até 1.000 contatos. Depois, o preço fica assim: 

  • Plano Lite: R$ 28 por mês; 
  • Plano Padrão: R$ 42 por mês; 
  • Plano Premium Personalizado: a partir de R$ 880 por mês. 

Veja as avaliações: 

  • B2B Stack: sem avaliações; 
  • GetApp: 4,9/5
  • Capterra: 4.8/5

11. Leadlovers – A melhor para unir e-mail, social, WhatsApp e IA

Captura de tela da Leadlovers

A LeadLovers é uma das ferramentas de e-mail marketing mais antigas e populares do mercado — e ela é daqui do Brasil. 

Por muito tempo ela foi o padrão para o envio de e-mails aqui no Brasil, até que ferramentas mais robustas como as várias que citamos logo acima começaram a surgir. 

Mas a LeadLovers não ficou pra trás. Ela continuou trazendo mais funcionalidades, expandindo seu suporte e trabalhando pesado no Inbound Marketing para trazer cada vez mais clientes para a sua base. 

Hoje a LeadLovers se destaca por ser acessível, ter atendimento em português e pelas novas funcionalidades que ela veio inaugurando nos últimos anos. 

Com destaque especial para automação para WhatsApp, construção de Landing Pages, chatbot para direct do Instagram e até criação de e-mails usando Inteligência Artificial. 

Os planos da LeadLovers também são bastante acessíveis. Veja: 

  • Zaplovers (somente automação do WhatsApp): R$ 297 ao mês; 
  • LeadLovers (não inclui o WhatsApp): R$ 197 ao mês; 
  • LeadLovers + Zaplovers: R$ 347 ao mês; 
  • Diamante (personalizado): R$ 1.457 ao mês; 

 Confira abaixo suas avaliações: 

  • B2B Stack: 4.6/5;
  • GetApp: 4.4/5; 
  • Capterra: 4.4/5;

12. EmailOctopus – A melhor para quem quer economizar ainda mais

Captura de tela da EmailOctopus

A EmailOctopus não é brasileira, e esse é um dos seus poucos pontos negativos. A ausência do suporte em português é uma barreira para quem não tem alguém bilíngue no time. 

Mas tirando isso, ela é uma das ferramentas mais acessíveis da lista até agora, senão a mais. 

Ela oferece basicamente tudo o que as outras plataformas entregam: segmentação de contatos, templates de e-mail, envio agendado, disparo massivo, importação de contatos e formulários simples para captação de leads.  

Mas ela brilha mesmo de verdade é no preço. Primeiro tem o plano grátis, que oferece 10.000 e-mails por mês, uma lista de 2.500 contatos e a criação de 3 formulários por mês. 

No plano pago, é você quem escolhe a quantidade de contatos na sua base e e-mails mensais. O valor mais baixo é de US$ 8 dólares por mês. 

Veja as avaliações logo abaixo: 

  • B2B Stack: sem avaliações;
  • GetApp: sem avaliações; 
  • Capterra: 4.7/5; 

13. ConstantContact – A melhor para crescer junto com você

A ConstantContact oferece várias funcionalidades de acordo com a sua maturidade em marketing. 

Você pode começar só com o e-mail, pagando um valor mais baixo, e ir evoluindo nos planos para ter acesso a plataforma de Social Media Marketing, e automações avançadas, no estilo RD Station e HubSpot. 

A Constant Contact também oferece a criação de conteúdo via Inteligência Artificial, e tem um foco bem grande na experiência do consumidor e no trabalho de pós-vendas

Infelizmente, porém, esse trabalho é feito somente em inglês. Não há suporte com brasileiros no time. 

Isso tudo culmina em um ótimo produto, simples de usar e que cresce à medida que o seu negócio vai tendo bons resultados. 

Os preços são acessíveis dependendo de como você vai usar a plataforma: 

  • Lite: US$ 12 ao mês; 
  • Standard: US$ 35 ao mês;
  • Premium: US$ 80 ao mês; 

Veja também as avaliações da plataforma logo abaixo: 

  • B2B Stack: sem avaliação; 
  • GetApp: 4.3/5;
  • Capterra: 4.3/5;

14. MailerLite – Para newsletters pagas

Captura de tela da Mailer Lite

O MailerLite oferece ótimas funcionalidades para quem está procurando uma ferramenta de e-mail marketing acessível e robusta ao mesmo tempo. 

Seus pontos principais são a gestão dos contatos, o disparo massivo de e-mails, a criação de Landing Pages e pequenos Websites ou blogs  e — por último mas não menos importante — um sistema de assinaturas para a sua Newsletter. 

Esse último ponto é bastante específico e difícil de encontrar em outras ferramentas de e-mail marketing. Para muita gente, a Newsletter é o próprio negócio. Mas é difícil fazer cobranças sem um sistema nativo. 

O MailerLite oferece essa funcionalidade e a um preço bastante acessível. Veja: 

  • Funcionalidades de Marketing: planos personalizados a partir de US$ 9 dólares; 
  • Funcionalidades Transacionais: planos personalizados com modelo grátis e pago a partir de US$ 24; 

Veja as avaliações do MailerLite: 

  • B2B Stack: sem avaliações;
  • GetApp: 4.7/5;
  • Capterra: 4.7/5; 

15. GMass – A melhor para conectar com o Gmail

Captura de tela da GMass

O GMass não é exatamente uma plataforma de e-mail marketing clássica, que estamos acostumados a ver.

Ele trabalha dentro do Gmail, oferecendo funcionalidades extras na hora do envio de qualquer e-mail. 

Suas automações são mais limitadas. Você precisa conectar o Google Sheets para conseguir criar macros automáticos, como o primeiro nome do usuário, nome da empresa etc. Mas isso é feito pelo próprio app numa interface bastante amigável. 

Também é possível fazer pequenas segmentações e fazer o disparo massivo de e-mails, quebrando a limitação do GMail e permitindo o disparo para quantos contatos você quiser. 

Veja os preços logo abaixo: 

  • Plano Standard: US$ 19,95 ao mês; 
  • Plano Premium: US$ 29,95 ao mês; 
  • Plano Enterprise: US$ 49,95 ao mês; 

Agora, as avaliações: 

  • B2B Stack: sem avaliações; 
  • GetApp: 4.8/5;
  • Capterra: 4.8/5; 

16. Marketing 360 – A melhor para uma opção acessível de plataforma de e-mail

Logo do Marketing 360

Pequenos negócios também precisam de plataformas mais robustas de vez em quando.  

O Marketing 360 se propõe a fazer exatamente isso. Ele oferece a criação de sites e e-commerces (inclusive com formas de pagamento inclusas), plataforma de gestão de projetos, um pequeno CRM, criação de formulários e automação de e-mail. 

O nome 360 não é à toa. Essas e até mais outras funcionalidades que o Marketing 360 oferece buscam resolver todas as suas necessidades em marketing, não só o disparo de e-mails. 

Tudo isso a um preço que, ainda não sendo baixo, é bastante justo para uma plataforma com tantas funcionalidades. Os planos começam a US$ 25 dólares por mês, mas eles são personalizados: é você quem escolhe as funcionalidades e o preço muda de acordo com elas. 

Veja os reviews logo abaixo: 

  • B2B Stack: sem avaliações; 
  • GetApp: 4.6/5;
  • CapTerra: 4.6/5; 

17. Systeme – A melhor para criar funis simples

Captura de tela da Systeme

Quem quer criar funis de vendas personalizados fica preso a algumas plataformas bem específicas — o ActiveCampaign é uma das poucas com nome de mercado que realmente entrega essa funcionalidade. 

Normalmente, esse é o campo de atuação dos CRMs, que são mais caros e complexos de usar. 

O Systeme facilita esse trabalho para pequenos negócios e usuários não avançados de plataformas de marketing digital. E junto com ela algumas outras, como a criação de fluxos, disparo massivo, criação de sites etc. 

Ela também vem com alguns outros recursos mais específicos, como plataforma de lançamento de fluxos e gerenciamento de afiliados. 

Veja os planos logo abaixo: 

  • Gratuito: para até 2.000 contatos; 
  • Startup: R$ 114 ao mês; 
  • Webinar: R$ 200 ao mês; 
  • Ilimitado: R$ 414 ao mês; 

E agora para os reviews:

  • B2B Stack: sem avaliações; 
  • GetApp: 4.8/5; 
  • Capterra: 4.8/5; 

Ferramentas pagas para pequenas, médias e grandes empresas

18. RD Station – A melhor para quem procura soluções completas de marketing

RD Station - A melhor para quem procura soluções completas de marketing

A RD Station não é apenas uma ferramenta de disparo de e-mail marketing, mas hoje é a plataforma de automação de marketing com maior destaque no Brasil.

Se, além das campanhas de e-mail você busca por relatórios detalhados, geração, qualificação e nutrição de leads, a plataforma talvez seja a melhor opção para você.

A RD Station também lança novas funcionalidades com constância e tem suporte técnico especializado.

No entanto, não a indicamos para empresas menores pois seu custo é mais elevado.

Você pode testar gratuitamente por 30 dias ou contratar planos a partir de 19 reais/mês.

O plano mais simples não dá acesso a muitas funcionalidades que fazem a plataforma ser interessante, então os planos relevantes de verdade começam em 489 reais/mês.

Avaliação no B2B Stack: 4.7/5;

Avaliação no GetApp: 4.3/5;

Avaliação no Capterra: 4.3/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

19. Mailify – A melhor para quem procura tecnologia de ponta

Mailify - A melhor para quem procura tecnologia de ponta

A Mailify se destaca pelas funcionalidades, facilidade de uso e pela tecnologia utilizada, com base em Inteligência Artificial.

Com isso, a entregabilidade dos e-mails, a gestão da lista de contatos e a análise da base de leads são diferenciadas.

A plataforma pode ser testada gratuitamente por 30 dias e o plano pago inicia com 59 dólares/mês.

Sem avaliação no B2B Stack.

Avaliação no GetApp: 4.4/5;

Avaliação no Capterra: 4.4/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

20. E-goi – A melhor para médios e grandes e-commerces

-goi - A melhor para médios e grandes e-commerces

Além do disparo de e-mails marketing, a plataforma E-goi possibilita a geração de leads, a integração de diversos canais, sms marketing, push mobile, web push, fluxos de automação, lead scoring e tracking de e-commerce.

Essas funcionalidades, principalmente a última delas, faz com que essa seja a escolha de muitos players de venda online de maior porte.

O plano gratuito oferece e-mails com disparos ilimitados, mas os planos pagos, com outras funcionalidades, começam em 44,99 reais/mês.

Avaliação no B2B Stack: 4.6/5;

Avaliação no GetApp: 5/5;

Avaliação no Capterra: 5/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

21. Litmus – A melhor para as taxas de entrega, abertura e clique

Litmus - A melhor para as taxas de entrega, abertura e clique

A ferramenta de e-mail marketing Litmus oferece como diferencial a criação de e-mails e recursos específicos para cada servidor, garantindo assim que os elementos não tenham problemas de carregamento e que as chances de cair no SPAM sejam diminuídas.

Os planos começam em 79 dólares/mês, mas você pode aproveitar 90 dias grátis para testar a plataforma.

Sem avaliação no B2B Stack.

Avaliação no GetApp: 4.6/5;

Avaliação no Capterra: 4.6/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

22. Lahar – A melhor para um bom custo-benefício

Lahar - A melhor para um bom custo-benefício

Assim como o RD Station, a Lahar é outra plataforma brasileira no mercado de automação de marketing.

É possível experimentar a plataforma por 15 dias sem pagar nada e os planos pagos são mais acessíveis, com valores entre 113 e 565 reais/mês.

A ferramenta disponibiliza, além do disparo, outros recursos como SMS Marketing, suporte ao usuário, possibilidade de subcontas, captação de leads, segmentação de contatos, automação de fluxos, etc.

Avaliação no B2B Stack: 4.8/5;

Sem avaliação no GetApp;

Sem avaliação no Capterra;

Informações atualizadas em 14/08/2022

23. Mailbiz – A melhor para quem quer uma consultoria especializado

Mailbiz - A melhor para quem quer uma consultoria especializado

A plataforma Mailbiz se destaca pela consultoria oferecida para seus clientes, principalmente para e-commerces.

Então, se sua empresa não conta com uma agência de marketing contratada, pode ser interessante optar por ela.

Além disso, ela também oferece as principais funcionalidades encontradas em outras ferramentas de disparo de e-mail marketing e automação de marketing.

Os planos começam em R$ 329 reais/mês e sobem de acordo com o tamanho da lista de contatos e com o número de disparos de e-mails.

Avaliação no B2B Stack: 4.9/5;

Sem Avaliação no GetApp;

Sem avaliação no Capterra.

Informações atualizadas em 14/08/2023

24. ActiveCampaign – A melhor para unificar fluxos de marketing e vendas

 e vendas

Além da função de disparo de campanhas de e-mail, captação de leads e automação de marketing, o ActiveCampaign oferece um CRM muito simples e prático.

Com essa possibilidade de utilizar apenas uma ferramenta para marketing e vendas, ele se destaca por permitir a criação de fluxos completos de funil, que abrangem ações combinadas dos dois setores. 

Os planos começam em 49 reais/mês e é possível testar a plataforma gratuitamente.

Avaliação no B2B Stack: 4.7/5

Avaliação no Kmaleon: 4.6/5

Avaliação no Capterra: 4.6/5

Informações atualizadas em 14/08/2023

25. ZeroBounce – A melhor para otimizar os resultados e a entrega

Captura de tela da ZeroBounce

A ZeroBounce faz tudo o que a maioria das ferramentas de e-mail marketing faz. Mas com uma grande diferença: ela é uma das poucas ferramentas, senão a única, que está genuinamente preocupada com as suas Taxas de Entrega e Bounce. 

A empresa fez fama como uma e-mail validator. Seu principal diferencial é encontrar e-mails válidos e descartar e-mails ruins da sua lista, o que aumenta sua entregabilidade e, portanto, a confiabilidade dos seus e-mails. 

Isso tem um impacto direto no que acontece com os seus e-mails. Quanto mais bounces suas campanhas tiverem, mais seus próximos e-mails vão cair na caixa de spam e na aba Promoções, o que atrapalha a sua performance. 

O preço varia de acordo com a quantidade de e-mails que você quer validar. Mas existe um plano grátis que você pode testar agora, além de um validador simples direto na página principal, também grátis. 

Vamos para a avaliação: 

  • B2B Stack: 5/5;
  • GetApp: 4.7/5;
  • Capterra: 4.7/5;

26. Stripo – A melhor para quem valoriza o design

Captura de tela da Stripo

A Stripo já é um pouco diferente de todas as outras plataformas até aqui. Seu foco está principalmente no design e na construção de e-mails avançados, que vão muito além do template. 

Com essa ferramenta, você pode arrastar e soltar blocos de edição ou trabalhar em HTML direto no seu e-mail, tornando o processo de edição simples ou complexo como você desejar. 

Além dessa funcionalidade, a Stripo também oferece mais de 1.400 modelos de e-mail já prontos, superando em várias ordens de magnitude todas as ferramentas que a gente já mostrou até agora. 

Vamos aos preços: 

  • Grátis: 10 e-mails de teste por dia e 4 exportações; 
  • Basic: US$ 15 ao mês; 
  • Medium: US$ 45 ao mês; 
  • Pro: US$ 95 ao mês. 

Veja as notas nos portais de review: 

  • B2B Stack: Sem avaliação; 
  • GetApp: 4.6/5;
  • Capterra: 4.9/5; 

27. Magileads – para quem faz cold calling

Captura de tela da MagiLeads

Incluí o Magileads mais para deixá-lo no seu radar por enquanto, já que ele não oferece suporte nem em português nem em inglês, só em francês, italiano ou espanhol. 

Seu trabalho vai muito além do e-mail marketing. Aliás, das ferramentas de e-mail marketing, ela é a que tem o maior foco fora do e-mail: seu trabalho está principalmente na captação de contatos. 

Quem faz bastante cold calling dentro de uma estratégia de Outbound Marketing precisa de listas de contatos. A Magileads faz exatamente isso — elas fornecem uma lista de 20 milhões de contatos B2B para você escolher. 

O problema é que esses contatos são fora do Brasil. Por isso, a Magileads é indicada somente para empresas com negócios internacionais

O preço precisa ser negociado diretamente com a Magileads no site. Vamos para as avaliações: 

  • B2B Stack: sem avaliações; 
  • GetApp: 4.8/5; 
  • Capterra: 4.8/5;

28. Wrike – para Endomarketing

Captura de tela da Wrike

O Wrike não é uma ferramenta de e-mail marketing, mas ela atua nessa área indiretamente através do marketing interno, ou Endomarketing. 

A verdade é que o Wrike é um software de gestão de projetos. Por conta disso, sua principal preocupação está em organizar a rotina de trabalho dos seus colaboradores. 

Acontece que o e-mail também é uma ferramenta da gestão de projetos, e o Wrike se destaca trazendo ótimos templates, ferramentas de acompanhamento da entrega e da leitura etc. 

Equipes mais engajadas, controle para o gestor. Se é isso que você está procurando além do e-mail, essa é a ferramenta certa. Vamos aos valores: 

  • Grátis: apenas um usuário e opções limitadas; 
  • Team: US$ 10 dólares por mês; 
  • Business: US$ 24,80 por mês; 
  • Enterprise e Pinnacle: contato com a empresa; 

Agora vamos para as avaliações: 

  • B2B Stack: 4.5/5; 
  • GetApp: 4.3/5;
  • Capterra: 4.3/5;

29. Bitrix 24 – o melhor para um CRM completo

Captura de tela da Bitrix24

Agora que estamos nessa fase final do texto, vou te mostrar algumas outras ferramentas que são ótimas para fazer de tudo um pouco. 

Esse é o caso do Bitrix 24: um CRM tão completo que é difícil dizer se ele é realmente um CRM ou outra coisa totalmente diferente 😅

De qualquer forma, se você está procurando por um CRM ao mesmo tempo que está procurando por ferramentas de e-mail marketing, o Bitrix pode te ajudar. Ele tem várias funcionalidades, inclusive todas as que já citamos aqui ao longo do texto. 

O maior problema é o preço. Então, se você está procurando só uma ferramenta de e-mail, é melhor optar por outras. 

Vamos ver exatamente quanto custa o Bitrix 24: 

  • Plano Basic: R$ 218 por mês; 
  • Plano Standard: R$ 437 por mês; 
  • Plano Professional: R$ 875 por mês; 
  • Plano Enterprise: R$ 1.625 por mês;

E agora as avaliações: 

  • B2B Stack: 4.7/5;
  • GetApp: 4.2/5;
  • Capterra: 4.1/5;

O que são ferramentas de e-mail marketing?

Mulher com expressão de dúvida

Essas são ferramentas focadas na criação, edição e disparo de campanhas de e-mail marketing, que costumam oferecer templates, modelos e layouts prontos para facilitar o trabalho.

Diversas ferramentas de e-mail marketing também apresentam outras funcionalidades como:

  • Envios automáticos;
  • Segmentação de listas de acordo com informações ou comportamento dos leads;
  • Fluxos de e-mails automatizados para qualificação e nutrição dos contatos;
  • Dashboard com métricas e relatórios de desempenho;
  • Lead scoring e lead tracking;
  • Integração com outras plataformas de marketing e vendas.

Como escolher uma ferramenta de e-mail marketing?

Mock-up de celular com e-mail.

Hoje no mercado existem muitas opções de ferramentas de e-mail marketing de excelente qualidade e escolher entre elas pode ser uma tarefa um pouco confusa.

Alguns pontos devem ser levados em consideração para essa escolha. Destacamos, entre eles:

  • Tamanho da sua base de contatos;
  • Valor dos planos e forma de precificação;
  • Funcionalidades disponíveis;
  • Disponibilidade de templates e designs prontos;
  • Integrações com as outras plataformas utilizadas;
  • Quantidade de disparos planejados por dia/mês;
  • Entre outros.

Como fazer um e-mail marketing?

Homem segurando prancheta com expressão pensativa

Além de te contar quais são as melhores opções de ferramentas de e-mail marketing para cada necessidade, reunimos dicas para quem está começando ou aprimorando essa estratégia

Escolha a ferramenta de e-mail marketing mais adequada

Entenda suas necessidades e possibilidades para então escolher a ferramenta mais adequada.

Objetivos, tamanho da base, volume de disparo, integrações e orçamento fazem parte dos pontos para a seleção e essa escolha também interfere no sucesso das suas campanhas de e-mail.

Construa sua lista de contatos

Para começar a estratégia de e-mail marketing você precisa consolidar a sua base de e-mails.

Você pode incluir nessa lista clientes e parceiros da sua marca, leads que já foram trabalhados pelo comercial, mas não fecharam negócio e pode também trabalhar no aspecto de geração de novos contatos, para ir aumentando a sua base aos poucos.

Lembramos que é necessário obter permissão dos usuários para o armazenamento das informações e envio de e-mails.

Não se deve comprar leads ou listas de e-mail de forma alguma.

Defina os segmentos que serão trabalhados

Como comentamos, a sua base pode ser formada por diferentes perfis de contato.

Digamos que você gerencia uma loja de móveis.

Entre seus contatos, você pode ter uma lista de clientes, outra de leads que fizeram orçamento e não fecharam, outra de arquitetos parceiros que indicam a sua loja, outra de fornecedores…

A comunicação para todos esses públicos é diferente e você precisa avaliar quais segmentos trabalhará na sua estratégia de marketing. 

Conheça a sua audiência

Para acertar na comunicação via e-mail, você precisa conhecer o comportamento e os interesses dos seus públicos e das suas listas segmentadas.

Afinal, sem isso, seus e-mails serão descartados e o objetivo não se cumpre.

Defina seus objetivos

Por que você quer começar ou intensificar sua estratégia de e-mail marketing?

Seus objetivos precisam estar claros, pois só assim você conseguirá montar um planejamento focado em garantir o alcance dessas metas.

A temática, frequência e linguagem do e-mail mudar com diferentes objetivos como:

  • Relacionamento;
  • Estímulo à compra;
  • Nutrição;
  • Qualificação da base;
  • Pós-compra, etc.

Determine que tipos de e-mail você deveria enviar

Você precisa ter bem definidos quem são seus públicos, de preferência já com as segmentações desenhadas.

Depois, precisa estabelecer o tipo de e-mail, a frequência e as temáticas mais amplas. 

Novamente, pense nos perfis dos seus públicos e faça testes para entender se o que você previu realmente vai despertar o interesse deles.

Construa um fluxo eficiente

Além do disparo mais tradicional dos e-mails marketing, você pode explorar, em quase todas as ferramentas que citamos, os fluxos de automação de e-mails. 

Neste tipo de recurso, você já deixa montada e configurada uma sequência de e-mails.

Assim, um lead entra nesse fluxo de acordo com um evento ou gatilho determinado, como uma conversão em uma LP ou a entrada em uma segmentação. 

Para que esses fluxos sejam eficientes, você precisa pensar não só no perfil, mas no estágio do funil de vendas que cada contato está e determinar os ganchos certos para o avanço no fluxo automático. 

Seja autêntico na comunicação

Assim como todos os demais materiais de comunicação da sua marca, o e-mail também deve ter a linguagem e identidade que a destaque da concorrência.

Portanto, invista nos textos e no visual dos e-mails, adeque-os à sua marca e seja criativo — você estará concorrendo com muitos outros na caixa de entrada do seu lead.

Ofereça conteúdo de valor

Fazer com que as pessoas se cadastrem para receber seus e-mails é um desafio.

Mas ainda maior é o desafio de manter essas pessoas interessadas no que você dispara.

Para atrair essa atenção e manter um relacionamento, reforçamos a importância dos temas desenvolvidos, de um conteúdo realmente útil para lead e da personalização dos e-mails.

Facilite a leitura

A leitura dos e-mails deve ser facilitada.

Isso envolve usar frases e parágrafos curtos, evitar jargões e palavras complicadas, explorar a ordem direta na construção de frases.

Além disso, o visual do e-mail também auxilia na leitura.

Portanto, dê espaçamento entre os blocos de textos, utilize recursos como listas e bullet points e facilite o acesso às informações de contato com um rodapé fixo.

Invista tempo no assunto e nos CTAs

O assunto é o que vai determinar o interesse do lead em abrir ou não o e-mail e o CTA (Call to Action) é o que vai despertar o interesse ou não no clique. 

Portanto, preste atenção na escolha de textos para esses dois elementos.

Eles devem ser instigantes, ter impacto e levar em consideração fatores como o estágio do funil do seu contato, o objetivo esperado com a ação proposta, o senso de urgência, etc.

Mais uma vez, faça testes para entender o que funciona com cada segmentação do seu público.

Monitore o sucesso de cada campanha

E como você vai controlar esses testes e identificar as melhores práticas?

Através de métricas.

Em cada disparo acompanhe taxas como entrega, abertura e cliques, além dos bounces e descadastros.

Também fique atento às médias de um período e veja quais e-mails, temas, assuntos e CTAs se destacaram, para seguir essas ideias nos próximos disparos.

 Leia mais: 7 Passos para Criar uma estratégia de E-mail Marketing que Converte

Conclusão

A escolha das ferramentas de e-mail marketing é apenas um dos passos para uma estratégia bem-sucedida.

Lembramos que muitos CRMs também têm a funcionalidade de disparo de e-mail marketing e fluxos de nutrição embutidos no pacote.

Confira se esse não é o caso da plataforma que você já utiliza ou, se você também precisa escolher uma ferramenta de vendas, leve em consideração aquelas que vão poupar recursos ao já oferecerem e-mails. 

Continue a leitura sobre o tema em “19 Melhores Sistemas de CRM de Vendas em 2023 – Lista Atualizada!”.


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *