“Como conseguir leads?”

Temos certeza de que essa pergunta passa pela cabeça de todo gestor que precisa entregar resultados de vendas.

Muito além de conseguir novos contatos, uma boa estratégia conquista leads qualificados e impulsiona, assim, os resultados do negócio.

Quer encontrar onde estão seus clientes em potencial, abordá-los da maneira correta e colocar os recursos de tempo, equipe e investimento nos lugares apropriados?

Então confira as dicas que reunimos neste post. 

O que é lead no marketing?

o que é lead no marketing

Chamamos de lead, no marketing e em vendas, um consumidor em potencial que forneceu um contato ou um dado pessoal para a sua empresa. 

Toda vez que um visitante do seu blog, site, de uma Landing Page ou de outros canais de comunicação preenche um formulário, aciona sua equipe de atendimento para tirar alguma dúvida ou faz um cadastro e, além disso, fornece algum dado pessoal como nome, e-mail, telefone ou outros, ele deixa de ser um visitante e passa a ser um lead, um cliente em potencial.

  Leia também: Seu Funil de Marketing está “Congestionado”? Descubra os Problemas mais Comuns

O que são leads qualificados?

Nem todo contato gerado de fato é um consumidor interessado na sua solução.

Muitas vezes, mesmo com o trabalho de nutrição desse contato através da jornada de compras, ele nunca chegará a ser interessante para sua equipe de vendas, por diferentes motivos.

Algumas pessoas podem não estar procurando o produto que sua empresa oferece.

Outras podem estar apenas curiosos.

Outras podem ainda ter interesse, mas não ter o poder aquisitivo necessário.  

Quando o lead ainda não está pronto para a compra é preciso passar pelos processos de nutrição e qualificação, para então se tornar um lead qualificado, que está mais próximo do momento de compra. 

  Confira também: Recebendo Leads Desqualificados? 6 Dicas para Otimizar sua Qualificação de Leads

Os 5 pilares da geração de leads

Os pilares da geração de leads

A geração de leads acontece através de algumas estratégias e ações, que trabalham em conjunto para conseguir o melhor resultado.

Algumas delas são os pilares que trazemos aqui:

E-mail marketing

Se você já tem uma base de contatos, você pode utilizá-la para qualificar os leads a partir dela. 

O e-mail marketing é um canal pessoal, disponibilizado pelo consumidor, que muitas vezes pode ser menos invasivo.

Segundo pesquisas da MarketingSherpa, 72% dos americanos preferem o e-mail, dentre os canais disponíveis, para receber informações e promoções de empresas.

Através de uma análise do perfil e dos hábitos de cada consumidor, você pode ofertar conteúdos e produtos direcionados para os interesses e necessidades reais do mesmo.

SEO

Produzindo páginas e conteúdos otimizados para a busca orgânica (a busca realizada em plataformas como o Google), suas chances de atrair a atenção de visitantes qualificados para as suas páginas são muito maiores.

Isso inclui as páginas do seu site, blog e Landing Pages, que devem ter ganchos de conversão condizentes com a fase do funil em que aquele visitante está. 

Mídia Paga

Você também pode gerar leads através de mídia paga.

Como a segmentação de campanhas consegue ser bastante específica em relação ao público que você quer alcançar, o investimento em mídia é bastante interessante para gerar tráfego qualificado.

Algumas plataformas, como o Facebook Ads, possibilitam inclusive a geração de leads sem que o usuário precise sair da rede social.

Explore campanhas de links patrocinados, rede de display e anúncios em redes sociais e direcione esses links para o seu site, páginas ou materiais de geração de leads que você desenvolveu, criando assim campanhas completas de mídia online para geração de leads. 

 Saiba mais: 8 Motivos para você começar a Investir em Anúncios Online

Social Media

Outra forma que viabiliza como conseguir leads qualificados é explorar as redes sociais para atingir esse objetivo.

Além da publicidade nas redes sociais, você também pode fazer posts explorando diferentes formatos, que direcionem para as páginas de interesse, gerando tráfego de quem já acompanha esses canais e já tem algum nível de contato com a sua marca.

Iscas de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a base do Inbound Marketing. 

Ele auxilia na estratégia de SEO e aumenta o volume de visitantes do seu site e páginas, mostra aos visitantes o tipo de conteúdo que você pode oferecer, além de ser também ferramenta para criação de materiais que servirão como iscas e moeda de troca para conseguir dados e informações relevantes dos seus leads. 

 7 Verdades Inconvenientes Sobre Captação de Leads

Qual a melhor forma de captar leads?

Qual a melhor forma de captar leads?

Não há uma única forma de captar leads. Isso acontece porque cada segmento do mercado e cada empresa tem um público-alvo específico. Por isso, as características de acesso, visitação e tráfego serão diferentes.

A dica aqui é primeiro considerar seu nicho de mercado, entender como o seu consumidor se comporta e alinhar a captação de leads às suas outras estratégias de marketing, lembrando sempre de considerar a periodicidade de suas ações.

Como conseguir lista de leads grátis?

Como conseguir lista de leads grátis?

Não vale a penas conseguir listas de leads grátis e eu já te falo o porquê:

  1. Você não receberá leads qualificados, porque muito provavelmente eles nunca nem ouviram falar de seu negócio;
  2. Seu contato pode virar SPAM, isso porque o usuário nunca lhe forneceu os dados por vontade própria;
  3. Muitas informações de contato nem existem, essas listas contém endereços de e-mail aleatórios e falsos;
  4. Empresas confiáveis não fazem esse tipo de estratégia, por isso, sempre desconfie;
  5. Seu processo de vendas fica mal estruturado, pois o time de vendas não vai receber contatos reais e interessados.

Por isso, não procure listas de leads gratuitas.

Quanto custa gerar leads?

Quanto custa gerar leads?

Não há um valor fixo para gerar leads, isso varia de acordo com sua estratégia.

Lembre-se que seu custo por lead (CPL) considera o canal (pago ou orgânico), o tipo de mídia e o público interessado.

Mas, uma pesquisa muito interessante da Wordstream com a LocaliQ  mostra que o custo por lead médio (CPL) de todas as indústrias é R$41, sendo o do segmento jurídico o mais caro, de R$73,70.

Para entender o seu CPL, lembre-se de unificar todos os seus dados de marketing e vendas para entender o seu Retorno Sobre Investimento (ROI).

 Saiba mais: 50 Estatísticas de Marketing Digital para 2023

Como gerar leads com o Instagram?

Como gerar leads com o Instagram?

A melhor forma de gerar leads com o Instagram é pelo Facebook Ads, plataforma de publicidade da empresa Meta que engloba Facebook, Instagram e WhatsApp.

Por meio desse canal pago você divulga sua marca, potencializa campanhas e alcança resultados em um tempo mais curto

Se perguntando como fazer isso?

Bem, a plataforma permite campanhas personalizáveis, testes, mensuração de resultados e alto controle dos investimentos.

Como conseguir leads qualificados em 2024 — 15 Ideias Criativas

Como conseguir leads qualificados em 2023 — 15 Ideias Criativas

Quer aumentar o volume de visitantes e transformá-los em leads qualificados?

Siga as 15 dicas que selecionamos de como conseguir leads qualificados e melhorar os resultados do seu funil de vendas.

1. Desenvolva uma base de contatos no LinkedIn

Comentamos como as redes sociais são um dos pilares de geração de leads.

E uma opção que muitas empresas acabam deixando de fora é o LinkedIn — que na verdade pode ser uma mina de ouro!

O LinkedIn é uma fonte de leads qualificados incríveis, principalmente se a sua empresa atua no setor B2B.

Você pode gerar uma base de leads através do contato direto com pessoas do perfil de seu interesse, além de explorar as ferramentas pagas disponibilizadas pela plataforma, nos formatos Sponsored Content (conteúdo patrocinado), Dynamic Ads (anúncios personalizados), Text Ads (anúncios em texto simples) e Sponsored InMail (mensagem privada patrocinada).

 Leia também: Como Gerar Leads B2B? As Estratégias Mais Atuais

2. Invista em mídia paga e remarketing

A mídia paga auxilia na distribuição dos seus conteúdos e páginas, e conta com a possibilidade de trabalhar as segmentações de forma bastante específica.

Assim, você atinge seu público de acordo com cada perfil e com cada momento de compra.

Já o remarketing é uma estratégia de mídia paga utilizada para direcionar os seus anúncios online para pessoas que já tiveram contato com a sua marca, seja através do seu site, Landing Pages ou das suas redes sociais.

Para gerar leads melhor qualificados, você pode direcionar campanhas de remarketing ainda mais específicas, de acordo com o comportamento do visitante e com anúncios segmentados de acordo com os interesses demonstrados por ele.

3. Peça indicações para seus clientes atuais

Se você já tem uma base de clientes atuais, utilize essa fonte! 

Eles têm seus próprios contatos e network, então saberão dizer quem, dentro desse círculo, também pode ser um consumidor em potencial da sua solução.

Você pode fazer isso através do contato direto ou através de sistemas de recompensas por indicação.

4. Escreva para blogs no seu nicho de atuação

Com a criação de conteúdo para blog, a sua marca aumenta o número de acessos e se coloca como uma referência em conhecimento sobre o mercado e sobre as necessidades do consumidor. 

Entenda mais com o nosso artigo completo sobre o assunto e o vídeo de nosso cofundador, Gustavo Luby:

5. Participe de fóruns e responda comentários dos usuários

Outra forma de se posicionar como referência e de como conseguir leads de vendas por canais inusitados é utilizar a interação.

Para isso, participe ativamente de fóruns do seu setor e estimule sua equipe a fazer o mesmo, sempre levando o nome da empresa como porta-voz.

Além disso, nas redes sociais e blogs, mostre-se aberto ao diálogo, leia e responda os comentários, receba os feedbacks e preocupe-se em fazer as melhorias, caso elas sejam apontadas.

6. Promova seus cases de sucesso

O marketing testimonial tem muito peso hoje: consumidores gostam de escutar a opinião de outros consumidores.

É bastante comum que, antes de uma compra ou contratação, as pessoas pesquisem e confiem na avaliação de outros usuários.

Então, para potencializar os seus resultados, deixe espaço aberto para avaliações e comentários de quem já consumiu da sua marca.

E, se você ainda consegue mostrar os resultados alcançados com o uso do seu produto ou serviço, melhor ainda!

Crie materiais que mostrem esses resultados, com depoimentos e números, para conseguir leads mais interessados na solução que você tem a oferecer. 

Você pode conferir alguns exemplos de como fazemos isso na Leadster aqui.

7. Ofereça uma ferramenta gratuita

Outro tipo de conteúdo que pode gerar interesse e atender às necessidades do seu cliente em potencial são ferramentas que auxiliam com os problemas do dia a dia. 

Planilhas, calculadoras, modelos ou até mesmo testes da ferramenta que você comercializa são exemplos que podem ser explorados. 

 Leia também: Gerador de Leads: 19 Melhores Ferramentas de Captação de Leads Qualificados para seu Site

8. Faça parcerias com outras marcas e empresas

O co-marketing é uma forma de fazer parceria com empresas que possuem o mesmo público que a sua.

Unir forças com outras marcas pode ajudar a aumentar o número de visitantes ao seu site e, consequentemente, de leads gerados. 

Você pode explorar para isso a sua rede de relacionamento, com fornecedores, parceiros e até empresas de outras áreas, mas que acabam por vender para o mesmo perfil de cliente. 

Diversos formatos podem ser usados, como vídeos, e-books, guias de consulta, ferramentas, etc.

E os canais de distribuição (como redes sociais, anúncios, e-mails) e ambas as marcas são acionadas para trazer mais visitantes e leads.

9. Desenvolva eventos virtuais

Outro tipo de conteúdo que pode fazer parte da estratégia de como conseguir leads qualificados são os eventos virtuais. 

Principalmente nos últimos anos, eles se tornaram ainda mais populares e marcas também têm explorado esse formato.

Invista em lives, transmissões de vídeo ou vídeos gravados, fóruns de discussão em real time ou até mesmo cursos mais completos para atrair o seu público. 

Com baixo custo de produção, fácil distribuição e divulgação, com conteúdo mais pessoal e dinâmico, os eventos virtuais são uma excelente forma de despertar interesse na sua audiência e gerar leads. 

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10. Entreviste um especialista na sua área

Se você precisa abordar um tema e não tem total conhecimento sobre ele ou, ainda, se quer adicionar peso ao conteúdo trazendo um profissional de renome, pode preparar conteúdos entrevistando esse especialista.

Os próprios eventos online podem ser utilizados para tal, assim como vídeos gravados, textos, e-books, posts nas redes sociais e blogs.

11. Patrocine formatos alternativos de conteúdo

Mais uma forma de promover conteúdo relacionado à sua marca e ganhar reconhecimento é patrocinar diferentes formatos de conteúdo.

Mídias como podcasts, newsletters e eventos estão em plena popularidade e sua marca pode fazer uso delas para atrair consumidores e gerar leads interessados.

Mais uma vez, sua marca pode ser a criadora desses conteúdos ou dar voz para outros porta-vozes.

12. Crie uma estratégia de conteúdo e SEO para ranqueamento

É esse tipo de estratégia que procura fornecer um bom posicionamento nas pesquisas realizadas em plataformas como o Google, levando o que é chamado de tráfego orgânico para o site. 

Portanto, pensar na estratégia e nas regras de SEO é fundamental se você quer que seu conteúdo possibilite a chegada de visitantes através dessa fonte — ou então seu conteúdo nem mesmo aparecerá nos primeiros resultados de busca.

O SEO engloba um conjunto de técnicas, aplicadas à estrutura e aos conteúdos das páginas publicadas.

Então, pesquise mais sobre o tema, unifique essa estratégia à sua produção de conteúdo e invista nas melhores ferramentas de SEO do mercado.

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13. Crie um quiz interativo

Outra opção mais dinâmica, o quiz costuma ser uma forma mais divertida e que gera bastante engajamento.

O formato de teste gera curiosidade e pode ser uma forma de conquistar informações valiosas e que o lead teria mais receio em fornecer em um formulário estático.

14. Se conecte via comunidades

As comunidades vêm se tornando um assunto muito falado em eventos de marketing ultimamente.

Essa estratégia conecta o seu negócio com os demais parceiros da área, causando um networking e maior visibilidade dentro do segmento de mercado

Isso proporciona uma conexão entre as empresas e colaboradores, podendo atingir um público ainda maior e facilitando o reconhecimento de sua marca.

 Leia também: 18 Exemplos de Plataformas Para Captar Clientes Online – E seus Benefícios

15. Substitua formulários por um chatbot

Primeiro, você atrai os visitantes com conteúdos relevantes e depois oferece conteúdos mais aprofundados ou exclusivos.

E a moeda de troca são os dados do visitante.

E os formulários estáticos, cada vez menos atrativos, não são a única opção para a captação de leads.

O Marketing Conversacional é a alternativa e abrange as ações e ferramentas relacionadas ao contexto de conversas.

Ele pode ser explorado com tecnologias como chatbots e assistentes virtuais.

Com um atendimento automatizado e, ainda assim, personalizado, você consegue trabalhar de uma forma mais dinâmica do que com formulários estáticos, capta dados do seu lead e já começa desde o começo da interação a qualificar esse contato.

Gostou dessa alternativa para conseguir leads, mas quer entender ainda melhor porque você está perdendo leads com os formulários para geração de leads

Além de acessar nosso conteúdo, convido você a conhecer por 14 dias grátis o Chatbot da Leadster. Com ele, além de gerar 3 vezes mais leads, você vai ter à disposição:

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  • Qualificação 24h por dia;
  • Segmentação de leads por campanha, por página ou por perfil;
  • Dashboard atualizada em tempo real;
  • Testes A/B;
  • Localização de seus leads, ponto essencial para prospecção.

Conte com a gente! 💙

Categorias: Geração de Leads

Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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