/ / 18 Exemplos de Plataformas Para Captar Clientes Online – E seus Benefícios

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019, no Brasil há a presença da internet em oito a cada dez domicílios, ou seja, esse recurso está em 82,7% das brasileiras.

Esses dados servem apenas para comprovar que hoje em dia a internet é um meio comum na vida da maioria das pessoas, utilizada para contato, informação, divulgação e, principalmente, compras.

Por isso, estar presente nesse meio é essencial para sua empresa. Então, continue no texto e fique por dentro dos 18 exemplos de plataformas para captar clientes online!

Antes de Tudo: sua Empresa já tem um Domínio Online?

Sua empresa já tem um domínio próprio ou está refém apenas de outros meios de divulgação, como as redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp?

Obtendo um domínio online e criando seu próprio site, você o transforma  em seu principal canal para divulgação e venda de seus produtos.

 Leia também: Melhores Softwares para Criação de Sites: 17 Opções que não Precisam de Desenvolvedor

Porque ter um Site pode ser Mais Importante do que Apenas Divulgar sua Marca em Outras Plataformas

Imagine que você está presente apenas nas redes sociais e utiliza o Instagram como meio principal para divulgação e venda de seus produtos, até que chega um momento que a plataforma cai ou passa por uma instabilidade

E agora, o que fazer para captar clientes e seguir com as vendas?

Esse exemplo mostra que sem um domínio online próprio você pode estar suscetível a perder toda a sua captação de clientes de um dia para o outro, já que não tem controle interno da plataforma, situação que não ocorre ao criar seu site institucional, por exemplo.

Por meio do domínio online você passa todas as informações necessárias ao usuário, capta clientes, divulga seus produtos e ainda deixa o canal com a cara da empresa, reforçando sua marca.

Isso não significa que você não deva estar em outras plataformas, muito pelo contrário, elas podem auxiliar na questão de divulgação e autoridade, mas lembre-se de não utilizá-las unicamente ou como meio de comunicação principal de seu negócio.

5 Maneiras de Divulgar a sua Marca e Captar Clientes Online

5 Maneiras de Divulgar a sua Marca e Captar Clientes Online

Além da importância de ter um domínio próprio, você precisa saber quais são as estratégias para divulgar sua marca e captar clientes online.

Vamos lá!

1. Utilize as Redes Sociais

As redes sociais são ótimas para sua empresa engajar mais com o público. Por meio delas, que os usuários podem conhecer mais sua marca, além de tirar dúvidas e interagir.

Por isso, invista em conteúdos objetivos, chamativos e personalizados, visando atrair ainda mais clientes.

2. Faça Anúncios Online

São diversos os canais para fazer anúncios pagos. Podemos citar o Facebook Ads, Google Ads e LinkedIn Ads como alguns dos exemplos mais comuns. 

Quando falamos sobre as redes sociais, você pode patrocinar os posts, visando os entregar de forma segmentada e personalizada para seu público-alvo.

Já no Google, o dinheiro investido serve para escolher palavras-chave específicas para aparecerem nos primeiros resultados da busca.

Sempre conte com um profissional especializado para isso.

Saiba mais: Plano de Mídia Paga 2022: Guia para Criar Anúncios Online

3. Tenha um Blog

Com um blog otimizado para Search Engine Optimization (SEO), seu tráfego orgânico crescerá e seus resultados serão melhorados, uma vez que seus conteúdos serão encontrados mais facilmente pelo seu público, além de seu site aparecer nos resultados de busca.

Além disso, o blog poderá educar, informar e captar ainda mais clientes online, então, conheça e invista nesta estratégia.

Leia também: 14 Melhores Ferramentas de SEO para Otimizar seu Site

4. Organize Parcerias com Outras Empresas

Esta estratégia pode ser vista como um “ganha-ganha”, pois tanto sua empresa quanto aquela parceira serão beneficiadas. As duas alcançarão um maior público, possibilitando uma maior captação de clientes e boa divulgação.

As parcerias podem ter custo zero: invista na criação de conteúdo digital único, como lives, webinars, e-books e vídeos no YouTube.

5. Realize Eventos Virtuais

Novamente, os eventos virtuais como lives, webinars e encontros permitem que o público se aproxime de sua empresa, fortalecendo o relacionamento e podendo ganhar muito com o marketing boca a boca.

Você pode aproveitar para organizá-los em datas especiais ou temas que estejam muito em alta no momento.

18 Exemplos de Plataformas para Captar Clientes Online

18 Exemplos de Plataformas Para Captar Clientes Online - E seus Benefícios

Após essas dicas imprescindíveis, chegou o momento de conhecermos as principais plataformas para captar clientes online!

Separamos aqui algumas ferramentas com funcionalidades diferentes, mas todas elas são importantes para o sucesso de seu negócio.

Chatbots

O chatbot, além de ser uma das plataformas para captar clientes online, é um software, cuja função é promover conversas automatizadas, instantâneas e personalizadas.

Os chatbots podem esclarecer dúvidas, auxiliar nos processos comerciais, oferecer conteúdo personalizado e processar pagamentos, impactando diretamente na geração e qualificação de leads.

Além disso, essas ferramentas podem ser usadas para SAC, Atendimento, Suporte, Marketing ou Vendas, cada uma delas com especificidades e abordagens diferentes para o tipo de negócio.

1. Leadster

O chatbot da Leadster conta com uma estratégia de marketing conversacional, focada em aumentar os resultados das  vendas e do marketing da sua empresa. 

A ferramenta aumenta a geração de leads, assim como a taxa de conversão dos seus sites e landing pages.

Seus diferenciais são: abordagem ativa, personalização de conversas, testes A/B, dashboard com métricas de desempenho e qualificação de leads

Além disso, é possível realizar integração com mais de 200 outras soluções, como RD Station, PipeRun, Pluga, WordPress, Zapier e Exact Sales.

A Leadster oferece diversos planos, mas a versão que possibilita leads ilimitados começa com o custo de R$189,00 por mês e é possível testá-la gratuitamente durante 14 dias.

Lembrando que sua avaliação no B2B Stack é 4.9 de 5 estrelas.

 Leia também: Como Criar um Chatbot Grátis com a Leadster?

2. Drift

O chatbot da Drift tem como foco a conversão. 

A plataforma para captar clientes oferece experiências customizadas, pipeline de vendas, segmentação, análise de leads e relatórios.

É possível integrar a plataforma com o Salesforce, Slack, Zendesk, HubSpot, Google Analytics, Zapier, Zoom, Tray, entre outros.

Você pode criar uma conta para teste grátis, porém os valores dos planos só são fornecidos após contato com a equipe comercial.

3. Octadesk

Além de pensar em marketing e vendas, o chatbot da Octadesk também atende o nicho de  suporte ao consumidor.

Essa ferramenta pode ser usada de forma omnichannel, como um chatbot para sites, e para atendimento no WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mail.

Os valores dos planos iniciam em R$79,00 ao mês.

4. Landbot

Escolhida por marcas como Uber, LG e L’Oreal, o Landbot é mais um dos chatbots para marketing e vendas.

Além dos textos convencionais, a plataforma permite o uso de outras mídias, como vídeos, imagens e GIFs.

Podendo ser usada no site, Facebook Messenger e WhatsApp, a ferramenta também possibilita a intervenção humana nos chats.

Seus planos pagos iniciam com o valor de 30 euros por mês.

Plataformas de Prospecção

Um dos tipos des plataformas para captar clientes online que pode ser essencial para sua estratégia são as ferramentas de prospecção. Com elas, é possível ir atrás de seus possíveis clientes, também conhecidos como prospects.

A plataforma de prospecção tem como principal objetivo otimizar o tempo da equipe de marketing e vendas, facilitando a visualização dos contatos e a organização dos prospects.

Suas principais funcionalidades são:

  • Geração de oportunidades;
  • Capacidade de automação;
  • Análises de dados.

Conheça alguns exemplos abaixo.

5. Leads2B

A ferramenta da Leads2B é um software em nuvem que automatiza processos mecânicos de prospecção de novos clientes e gestão no setor business to business (B2B).

A plataforma possui uma base de contatos para prospecção, robôs de enriquecimento e mapeamento de mercado e marketshare.

Seus planos iniciam no valor de R$89,00 por mês e sua avaliação no B2B Stack é 4.5 de 5 estrelas.

6. Speedio

Também no segmento B2B, a Speedio possui uma plataforma onde são disponibilizados dados de mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil, visando otimizar o processo de prospecção ativa das empresas.

A ferramenta permite integração com outras plataformas, como Salesforce, Ploomes, Agendor, Hubspot, Pipedrive, RD Station, Piperun e Bitrix24.

Os planos, assim como valores, variam conforme a quantidade de exportações e consultas realizadas por mês pela sua empresa.

Lembrando que sua avaliação no B2B Stack é 4.8 de 5 estrelas.

7. HeadReach, ou LeadFuze

O diferencial da plataforma da HeadReach, adquirida em 2018 pela LeadFuze, é a busca (e encontro) feita, por meio de 12 filtros avançados, por e-mails dos leads e seus perfis das redes sociais.

A ferramenta permite dezenas de integrações, algumas delas são Hubspot, Salesforce, Google Sheet, Pipedrive etc.

O valor inicial de seus planos é U$132,00 por mês.

8. LeadMine

A plataforma da LeadMine oferece um serviço de busca de leads, dentro de seu público-alvo, nas redes sociais, afirmando ser possível encontrar e-mails com 95% de exatidão.

Como diferencial podemos citar que a ferramenta também tem a opção de ser usada como uma extensão do navegador Google Chrome.

Além do plano free, a LeadMine oferece o plano Basic (U$29/mês) e Essential (U$99/mês).

9. Hunter.io

Imagine encontrar o e-mail de qualquer pessoa em questão de segundos. Essa experiência é possível com a plataforma do Hunter.io.

A ferramenta, ao visitar o site da empresa prospectada, já mostra quais e-mails ela possui.

Além do plano gratuito até 100 clientes, o Hunter.io oferece mais 4 planos, com custo inicial de U$49,00 por mês.

Segundo avaliação da B2B Stack, essa ferramenta tem nota 4.1 de 5 estrelas.

10. Lusha for Sales

Com a plataforma da Lusha for Sales, você consegue diversos dados da empresa prospectada, como:

  • Nome da empresa;
  • Localização da empresa;
  • Tipo de indústria;
  • Número de funcionários;
  • Receita;
  • Nome de contato;
  • Cargos;
  • Senioridade;
  • Local de contato e
  • Departamentos.

Além disso, funcionalidades como pesquisa de contato, pesquisa de empresa, integrações e dashboard de análise são oferecidas.

Fora o plano free, são ofertados mais 3: Solo (U$29/mês/usuário), Team (U$51/mês/usuário) e Business.

Sua avaliação no B2B Stack é 4.5 de 5 estrelas.

11. AZ.leads

Além de dados ricos e atualizados, a plataforma do AZ.leads permite segmentar os prospects segundo o perfil de cliente ideal (ICP) definido pela empresa.

A ferramenta também conta com recursos para automação e controle do processo de prospecção, como campanhas de e-mail, gestão de tarefas e funil de vendas.

Os valores dos planos variam conforme a quantidade de usuários que irão utilizar a plataforma e o número de empresas que serão importadas da base para prospecção.

CRMs

Mais um tipo de software para entrar na lista de plataformas para captar clientes online é o de Customer Relationship Management (CRM).

Os CRMs são sistemas de gestão de clientes, visando facilitar a organização das informações, visualização de dados e desenvolvimento dos contatos de vendas.

Conheça alguns dos melhores abaixo:

12. Exact Sales

O CRM da Exact Sales oferece aceleração de vendas, melhor entrega de valor, aumento do faturamento, melhor controle do funil de vendas e qualificação de leads.

Fora isso, algumas de suas funcionalidades são:

  • Searching: entender o potencial do mercado e gerar listas de leads que se conectam com seu negócio;
  • Plugin Linkedin: melhorar suas prospecções no LinkedIn;
  • Buscador de contatos: é possível descobrir o nome e o LinkedIn dos decisores de compra;
  • Validador de e-mails: descobrir o e-mail da pessoa interessada em prospectar e se ele é realmente um e-mail válido e existente.

Sua avaliação no B2B Stack é 4.2 de 5 estrelas.

13. Ramper

Com o software de CRM da Ramper, é possível acompanhar métricas, automatizar as atividades e integrar com outras plataformas para captar clientes.

Além dessas funcionalidades, com a ferramenta da Ramper o fluxo de leads no funil de vendas já é estabelecido, e a equipe de vendas sabe o exato momento de fazer a abordagem.

Lembrando que sua avaliação no B2B Stack é 4.7 de 5 estrelas.

14. Meetime

Escolha de grandes marcas como iFood, SENAI, Afya e Loggy, o software de CRM da Meetime, possibilita organizar o trabalho da equipe de vendas, ganhar maior controle sobre a prospecção e agendar mais reuniões comerciais.

A integração com outras ferramentas como Hubspot, Google Calendar, RD Station, Salesforce etc. também é possível.

Para saber os valores é necessário entrar em contato com um consultor.

A avaliação da Meetime na B2B Stack é 4.3 de 5 estrelas.

15. Ploomes

O CRM da Ploomes reúne gestão comercial, funil de vendas e automação de documentos, como propostas, contratos e orçamentos, ou seja, seu foco é no gerenciamento de vendas complexas.

Alguns dos seus diferenciais são:

  • Alta personalização;
  • Integração com a base de dados ERP;
  • Contratação de módulos adicionais ao plano básico;
  • Integração com a Leadster por meio do Zapier, Pluga ou Webhooks.

O plano básico custa R$195,00 por mês, e aumenta conforme a contratação de módulos adicionais.

16. Fleeg

O CRM da Fleeg, por sua vez, é ideal para pequenas e médias empresas que visam estruturar as etapas do seu processo de venda, ou seja, da captura do lead até o pós-venda.

Algumas das funcionalidades da ferramenta são:

  • Gerenciamento de contatos;
  • Automatização de tarefas;
  • Automação de marketing;
  • Dashboard;
  • Registro de tarefas por voz;
  • Ranking de vendas;
  • Automação de e-mail;
  • Criador de landing pages.

São oferecidos 3 planos: Slim (R$175/mês), Premium (R$319/mês) e Enterprise (personalizado).

Sua avaliação no B2B Stack é 5 de 5 estrelas.

17. Piperun

O CRM de vendas B2B da Piperun possibilita aumentar a produtividade, otimizar o processo de vendas e reduzir custos com a operação comercial.
Fora isso, seus diferenciais são:

  • Integração com WhatsApp Web e LinkedIn;
  • Assinatura eletrônica e envio de propostas e contratos;
  • Templates de e-mails e propostas;
  • Assistente de vendas disponível no celular.

Há dois planos disponíveis: Aceleração (R$199,80/mês com 2 usuários inclusos) e Corporativo (R$339,80/mês com 2 usuários inclusos).

A avaliação do Piperun no B2B Stack é 4.9 de 5 estrelas.

18. ActiveCampaign

O software do ActiveCampaign pode ser visto como um combo, já que integra automação de marketing, vendas e CRM.

Com o CRM é possível gerenciar e organizar tarefas de prospecção e vendas, já na parte de marketing, destacam-se a criação de e-mail marketing e a criação de fluxos de nutrição de leads. 

Fora isso, o software também faz disparos de SMS e retargeting nas redes sociais.

São ofertados 4 planos:

  • Lite (R$50/mês);
  • Plus (R$230/mês);
  • Professional (R$569/mês);
  • Enterprise (R$1205/mês).

Por fim, sua avaliação no B2B Stack é 4.6 de 5 estrelas.

Algumas Plataformas de Automação de Marketing que também Podem Ajudar

Para fechar sua escolha de plataformas para captar clientes, separamos aqui 4 ferramentas de automação de marketing para auxiliar sua empresa na centralização de informações e rotinas dos processos de vendas e marketing.

No geral, algumas vantagens de um software de automação de marketing são:

  • Maior eficiência no funil de vendas;
  • Mais eficiência nas vendas;
  • Melhor comunicação com o cliente;
  • Nutrição de leads;
  • Redução de custos e
  • Preparação do lead para a decisão de compra.

Pensando nisso, logo abaixo estão algumas ferramentas para você conhecer e investir!

  • RD Station Marketing, a melhor combinação para sua estratégia – empresa referência de marketing digital na América Latina;
  • LAHAR, a melhor para uma experiência completa – eleita duas vezes como a melhor ferramenta de Marketing Digital pela Abcomm;
  • Sharpspring, a melhor para agências – presente em mais de 1.600 agências em todo o mundo;
  • Mautic, a melhor para o seu orçamento – uma ferramenta open source.

Conclusão

Preparado para criar seu domínio online e investir nas plataformas para captar clientes listadas neste texto? 

Não deixe de conhecer as especificidades de cada uma delas e aplicar em sua empresa para aumentar ainda mais as suas vendas e impulsionar suas métricas. Se você ainda está inseguro e prefere testar antes de adquirir alguma dessas plataformas para captar clientes, veja agora mesmo uma demonstração do produto oferecido pela Leadster!


Carolina Fernandes Cunha

Formada em Jornalismo, atua como Analista de Conteúdo há mais de 2 anos. Apaixonada por textos de todos os tipos - no momento, em especial aqueles otimizados para mecanismos de busca.

1 comentário

Marcos Vinícius · 3 de dezembro de 2022 às 19:57

Novos clientes

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