A era dos chatbots chegou e eles estão aí para ficar. 🤖

E não estamos apenas falando de chats online ou daqueles robôs de IA que oferecem respostas automáticas para dúvidas mirabolantes. 

Na verdade, o chatbot pode – e deve – ser utilizado também nas áreas de vendas, atendimento e, principalmente, marketing.

Hoje, vamos focar especialmente no chatbot para marketing digital, que, além de abordar seus usuários de forma ativa e personalizada, atua diretamente na captação e qualificação de leads.

Bora conhecer mais esse chatbot que oferece uma comunicação personalizada e fornece um ROI substancial com o mínimo de esforço, como 57% das empresas entrevistadas relataram no “Chatbots are here to stay – So what are you wating for?”

Para começar, me responda uma questão: você sabe o que é chatbot para marketing digital?

Se ainda tem suas dúvidas, então se liga na resposta abaixo! 👇

O que é um Chatbot para Marketing Digital?

O que é um Chatbot para Marketing Digital?

Como falamos brevemente acima, um chatbot para marketing digital não tem seu foco no atendimento e resolução de dúvidas.

Na verdade, esse tipo de ferramenta trabalha juntamente ao funil de vendas, gerando leads qualificados, entendendo os hábitos e interesses de consumo, além de levantar informações relevantes para o departamento comercial de forma natural e espontânea durante uma conversa automatizada. 

Ou seja, podemos dizer que o chatbot para marketing é o responsável por guiar o consumidor através da jornada de compras, analisando a maturidade de cada indivíduo em relação à conversão e oferecendo o tipo de conteúdo persuasivo certo para ele. 

Perfeito, agora você já sabe o que é um chatbot para marketing!

Mas entender um conceito é uma coisa, compreender se ele se aplica ao seu dia a dia é outra. Por isso, vamos analisar se sua empresa precisa desse tipo de chatbot:

Como Saber se faz Sentido ter um Chatbot no meu Setor de Marketing?

Como Saber se faz Sentido ter um Chatbot no meu Setor de Marketing?

Vou elencar aqui algumas situações que você pode estar passando e que podem ser melhoradas com um chatbot para marketing.

Confira:

  • Sua captação de leads está baixa, mesmo com alto tráfego no site;
  • Você até gera leads, porém a maioria deles são desqualificados;
  • O processo de vendas e marketing não está bem integrado;
  • Sua equipe de marketing e vendas está sobrecarregada;
  • Você perde muitas oportunidades de agendar reuniões com leads qualificados;
  • A segmentação e distribuição de leads é falha;
  • Sua estratégia de qualificação não está dando resultado, pois ninguém responde o seu formulário;
  • Você deseja conhecer mais sobre seu público, coletando mais dados importantes.

E aí, em quantas situações você deu um check? ✅

Bom, todas essas necessidades podem ser cessadas por meio de um chatbot para marketing digital. Vamos ver mais do que essa ferramenta é capaz?

🔎Leia também: Chatbot para Vendas e Marketing: Conheça o SDR Automático que Faz a Pré-Qualificação de Leads

Quais Resultados posso esperar Alcançar com um Chatbot para Marketing?

Quais Resultados posso esperar Alcançar com um Chatbot para Marketing?

Se uma das principais responsabilidades do chatbot para marketing digital é guiar o usuário pelo funil de vendas, podemos dar a ele a função principal de converter o usuário do site em lead.

Será que sua taxa de conversão está boa? Vejamos os dados que o Panorama de Geração de Leads de 2023 traz:

Taxa de conversão por segmento de mercado

Caso sua conversão esteja abaixo da média, ou até mesmo cravada nas porcentagens medianas, é o momento de contar com o chatbot para marketing, afinal, ele engaja, gera e qualifica os leads.

Não parando por aí, a ferramenta também:

  • Envia leads qualificados direto para a vendas, preenchendo as lacunas entre marketing e vendas e tornando o processo mais efetivo;
  • Agenda reuniões automaticamente com leads qualificados, tornando as chances de venda maiores;
  • Segmenta e distribui os leads de forma inteligente, através dos filtros personalizados, facilitando o trabalho da equipe vendas e aumentando a produtividade;
  • Coleta dados dos usuário de maneira instantânea, interativa e personalizada, recebendo mais respostas e, consequentemente, gerando mais leads;
  • E ainda consegue informações cruciais do seu público, como a localização do lead, personalizando a inda mais a experiência do usuário e fortalecendo o relacionamento.
🔎Leia também: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2023

Exemplos de uso de Chatbot no Marketing Digital

Exemplos de uso de Chatbot no Marketing

Nada melhor para provar a eficácia do chatbot para marketing do que com exemplos práticos reais, não é mesmo?

Logo abaixo você confere 4 exemplos que elucidam o uso do chatbot no marketing digital!

🔎Leia também: 7 Ideias para Chatbot em Marketing e Vendas – com Exemplos por Segmento!

Chatbot com localização de leads para uma imobiliária

Antes de conhecer o chatbot para marketing e vendas da Leadster, a Imobiliária Rafael Cássio possuía uma taxa de conversão abaixo da média do mercado.

Rafael Cássio, Dono e Assessor Imobiliário, sabia que precisava enviar mais oportunidades para o funil de vendas, para que seus corretores tivessem a chance de gerar novos negócios com recorrência.

Em meio a buscas de como melhorar, Rafael se deparou com o conceito de marketing conversacional e, então, conheceu a Leadster que oferecia um chatbot de marketing.

“A partir daí, tudo aconteceu muito rápido: no mesmo dia o chat já estava instalado dentro do meu site. E naquela mesma semana, eu comecei a perceber um aumento de clientes interessados em imóveis”, conta Rafael. 

A imobiliária aproveitou as diversas funcionalidades da ferramenta, desde chamadas personalizadas, testes A/B, qualificação e distribuição, até a localização – preferida da empresa. 

Antes do chatbot, quando um lead convertia no formulário do site, Rafael recebia esse contato no e-mail e encaminhava a mensagem para um corretor dar sequência no atendimento. Mas o corretor ainda precisava registrar esse lead no sistema até, finalmente, entrar em contato.

No novo processo com o chatbot para marketing, o cliente que converte no chat cai diretamente no CRM de vendas por meio de uma integração, já dentro do pipeline do vendedor responsável

Segundo Rafael, em 1 minuto e meio, sua equipe faz contato com o cliente, enquanto ele ainda está dentro do site, analisando o imóvel.

Além disso, a funcionalidade preferida da Imobiliária foi a Localização de Leads, para Rafael:

“No meu entender, quando eu vejo que meu cliente entra em contato e vem da cidade tal, já lembro que já tenho clientes dessa mesma cidade, então a conversa fica melhor, pois consigo criar uma conectividade. Eu consigo trazer uma referência a respeito dessa localização, o que me ajuda bastante”.

Os resultados com o uso da Leadster foram:

🔎Saiba mais: Como a Imobiliária Rafael Cassio superou em 66% a conversão do segmento

Chatbot com chamadas personalizadas por serviço de uma empresa de logística

Neste case, vamos conhecer a história da Log10, empresa de logística, e da Agência Lamp, parceira da Leadster.

Quando a Lamp começou a trabalhar com a Log10, a empresa recebia um volume bom de leads, por meio das campanhas. Esses leads eram convertidos por meio de um formulário ou de botão do WhatsApp, disponível apenas no horário comercial.

Porém, mesmo com os leads convertidos no formulário, a empresa ainda os recebia no e-mail e precisava qualificar manualmente um a um. Já na conversão pelo botão do WhatsApp, o lead era encaminhado para o contato com a equipe comercial que precisava colher as informações e também qualificar um a um

Nada funcional, não é? Afinal a equipe perdia muito tempo e as demandas não paravam. Além disso, o atendimento muitas vezes demorava um pouco para acontecer, porém, em áreas como logística médica, são comuns solicitações que requerem atendimento imediato, portanto o tempo é um ativo importante nesse processo.

Até que a Lamp conheceu a Leadster bem no momento que assumiu a área de marketing da Log10 e, assim, a agência criou a conta para o cliente e já começou a explorar as possibilidades dentro da ferramenta.

“Basicamente o foco de conversão é totalmente realmente na Leadster, porque a gente consegue deixar um fluxo bem mais assertivo, com informações bem mais diretas, algo que chegue bem mais rápido para o pessoal do comercial”, contou Rodrigo Mesquita, Consultor de Marketing da Lamp.

Esse case explorou principalmente as chamadas personalizadas, fluxos de segmentação e simplificação das perguntas de qualificação para cada uma das páginas da Log10, afinal a empresa atendia diversos setores, como aéreo, transporte rodoviário, aduaneiro, motoboy etc.

Vamos aos exemplos da própria Log10 e como ela utiliza as chamadas diferentes em cada página:

  • Transporte para Área Médica – “Precisando de Transporte para Área Médica? Clique aqui! 👍”.
  • Armazém Geral e Filial Fiscal – “Precisando de Armazém Geral e Filial Fiscal? Clique aqui! 👍”.
  • Logistica Hospitalar de Instrumentais – “Precisando de Logística Hospitalar de Instrumentais? Clique aqui! 👍”.
  • Logística Promocional – “Precisando de ajuda para Logística Promocional? Clique aqui! 👍”.
  • Serviços de Motoboy – “Precisando de serviços de Motoboy? Clique aqui! 👍”.
  • Transporte Aduaneiro – “Precisando de Transporte Aduaneiro? Clique aqui! 👍”.
  • Transporte Aéreo de Cargas – “Precisando de Transporte Aéreo de Cargas? Clique aqui! 👍”.
  • Transporte Rodoviário de Carga – “Precisando de Transporte Rodoviário de Cargas? Clique aqui! 👍”.

Mesquita, por fim, comenta que “[…] fica um processo muito mais assertivo e muito mais rápido dentro de casa. O que, no final das contas, se reflete em mais vendas, porque realmente o processo é bem mais rápido. Além disso, a gente conseguiu fazer muito mais, com muito menos investimento. E aí a gente consegue ter essas gorduras para pensar mais em alguma estratégia específica”.

Os resultados foram:

🔎Saiba mais: Como a agência Lamp melhorou os resultados da Log10 com um investimento em mídia 62,5% menor

Chatbot para agendar reuniões comerciais em empresa de software B2B

Sabemos que agendar reuniões com leads pode ser um desafio. Esse foi o cenário enfrentado pela Contraktor, startup de assinatura digital e gestão de contratos e documentos.

A empresa já utilizava o chatbot para marketing da Leadster, porém, ainda possuía dificuldade na hora de marcar reunião com os leads, tendo que investir muito tempo, esforço e sem ter muitos resultados.

Até que a Contraktor descobriu a nova funcionalidade de agendamento de reunião e resolveu testar.

“Fizemos uma análise olhando para os 30 dias antes e depois de fazermos o teste com a funcionalidade. E o resultado geral com a ferramenta rodando foi realmente melhor”, conta o gerente Rafael Salomão.

Além de conquistar novas reuniões e impactar positivamente a taxa de conversão, o gerente apontou o aumento da produtividade da equipe como um ponto essencial para a Contraktor, assim como a otimização do processo:

“Às vezes a gente demorava 3, 4 dias para falar com lead após ele levantar a mão, agora é mais rápido, no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte”.

Os resultados foram:

🔎Saiba mais: Como a Contraktor Aumentou a Produtividade e Fechou mais Vendas com a Função de Agendamento de Reuniões 

Chatbot para integrar com WhatsApp em uma empresa de educação

Por fim, nós temos a história da Pós PUC PR Digital, empresa de ensino superior.

A situação era a seguinte: lançamento de um novo curso em plena pandemia, crise econômica e distanciamento social. Por conta disso, ao invés de atrair mais clientes, a empresa viu os alunos deixando as salas de aula, até que pensou em lançar um curso inovador e à distância.

Porém, mesmo com o curso lançado, a PUC PR se viu com outro desafio: eram muitos visitantes para poucos vendedores, eles não dariam conta.

Até que a faculdade conheceu a Leadster e substituiu o seu antigo botão do WhatsApp pelo chatbot de marketing

Logo de cara o principal problema foi resolvido, por meio da abordagem proativa e instantânea dos chatbots da Leadster. A partir disso, apenas os leads qualificados direcionados ao WhatsApp, em que eles já poderiam ser adicionados a uma régua de relacionamento.

O Head de Marketing, Jhieizer Santos concluiu que:

“A Leadster caiu como uma luva na nossa estratégia, trazendo para gente o assistente virtual e as ativações via WhatsApp, onde conseguimos dobrar a nossa taxa de conversão de usuários para leads”.

Os resultados foram:

🔎Saiba mais: Como a Pós PUCPR Digital Dobrou sua Taxa de Conversão Integrando Leadster e WhatsApp

Como Criar um Chatbot Gratuito com a Leadster?

Após todos esses bons resultados, não tem porque perder mais tempo sem contar com um chatbot para marketing digital!

Por isso, separamos aqui um passo a passo bem rápido e objetivo para você criar e implementar um chabot gratuito com a Leadster!

Confira:

  1. Inicie seu período grátis clicando em ver demonstração e informando os dados do seu site:
  1. Configure sua conta de acordo com seu objetivo e segmento. Além disso, você pode personalizar seu assistente como quiser:[
  1. Finalize seu primeiro fluxo, escolhendo as páginas onde seu chat será exibido, quais as perguntas e para onde irão os leads gerados:

E aí, o que está esperando?! 🤨

Crie seu chatbot e teste grátis por 14 dias!


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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