/ / 7 Ideias para Chatbot em Marketing e Vendas – com Exemplos por Segmento!

Você pode até estar relutante e ainda desconfiar dessa estratégia, mas a era dos robôs, mais especificamente, chatbots já está batendo na porta.

Não tem porque ficar aflito, com essa tecnologia você poderá melhorar seus processos de marketing, vendas, UX, atendimento, CS, dentre muitas outras áreas que envolvem diversos usos do assistente virtual.

Mas, hoje, vamos focar em marketing e vendas. Separei aqui algumas ideias para chatbot que você pode aproveitar ao máximo e já anotar para projetos futuros.

Se ainda não está convencido das vantagens de utilizá-lo, saiba que os números não mentem: segundo relatório, “Chatbots are here to stay – So what are you wating for?”, da Accenture, 57% das empresas dizem que os chatbots de conversação fornecem ROI substancial com o mínimo de esforço. Já uma pesquisa da Hubspot mostrou que 47% dos clientes estão abertos a comprar itens por meio de um chatbot.

Esses são apenas alguns dos dados que representam o mundo dos chatbots, então imagine o potencial dessa ferramenta.

Espero ver você até o final dessas ideias, vamos lá!

Quais são os Tipos de Chatbot?

Quais são os Tipos de Chatbot?

“Ah, mas chatbot não é só aquele robô que fica respondendo dúvidas no canto da página?”.

Não, não é. Na verdade, podemos contar que existem 10 tipos de chatbot atualmente. 

Podemos separá-los entre 4 grandes grupos:

  • Chatbot por objetivo:
    • Chatbot de atendimento – criado para fornecer informações ou sanar dúvidas sobre um produto, serviço ou processo.
    • Chatbot de marketing e vendas – gera leads qualificados, entendendo os hábitos e interesses de consumo. Também levanta informações relevantes para o departamento comercial e distribui de maneira inteligente.
    • Chat online (Live chat) – conhecido também como assistentes virtuais, ele é uma mistura entre atendimento e vendas. Sua principal diferença é a necessidade de uma equipe de carne e osso por trás.
  • Chatbot por tipo de inteligência:
    • Chatbot baseado em regras – funcionam por meio de um esquema predeterminado de comandos e respostas. A interação é criada através de scripts.
    • Chatbot baseado em inteligência artificial – além de possibilitar a simulação da inteligência humana, esse chatbot pode ter a tecnologia de processamento de linguagem natural (PLN) ou o Machine Learning.
  • Chatbot por complexidade:
    • Chatbots de escolha de opções – oferece opções para que o visitante seja guiado por comandos pré-definidos, facilitando uma interação rápida e assertiva.
    • Chatbots de contexto – aplicado em esquemas de assistentes virtuais, como Siri, Alexa e Google Assistant.
    • Chatbots de reconhecimento de palavras-chave – como o nome já diz, eles identificam certas palavras pré-programadas no sistema e devolvem perguntas, respostas ou direcionais específicas aos visitantes.
  • Chatbot por tipo de configuração:
    • Chatbots baseados em código – aqueles construídos do zero baseados em códigos e normalmente renderizados através de frameworks.
    • DIY Chatbots – criados com frameworks já robustos, com a personalização das regras e critérios seguindo a necessidade individual da empresa.

Bom, agora que você já sabe que tem uma vasta gama de opções para explorar, vamos focar em um tipo de chatbot hoje, o de marketing e vendas. 

Logo abaixo, já elenquei para você algumas ideias do que pode fazer com esse tipo de chatbot.

Confira! 👇

Ideias para Chatbot em Marketing e Vendas

Ideias para Chatbot em Marketing e Vendas

Como já falamos por aqui, o chatbot não está no mercado apenas para tirar dúvidas. Na verdade, ele é uma ferramenta essencial para melhorar seus resultados de marketing e vendas, afinal, ele automatiza e otimiza seus processos, aumentando a produtividade da sua equipe.

Vamos a algumas ideias para chatbot que você pode aproveitar agora mesmo!

🔎Leia também: Chatbots Online já são Realidade de Milhares Empresas, Entenda o Crescimento Da Ferramenta

Gerar e qualificar leads no site

Com um chatbot para vendas e marketing, você conseguirá gerar e qualificar leads em seu site, pois estará utilizando abordagens automáticas, personalizadas e instantâneas. Pene que terá uma chamada para cada página do seu site, além de personalizar a experiência de cada visitante, considerando o momento e necessidade, e segmentar seus leads da forma mais qualificada possível.

O visitante de seu site não precisará mais esperar por uma resposta demorada após preencher um formulário de contato e você – como empresa – poderá filtrar e segmentar seus leads por meio dos dados captados pelo chatbot.

Estamos falando de um ganho mútuo, enquanto o visitante é atendido e tem suas necessidades sanadas instantaneamente, você estará gerando e qualificando os leads de forma automática.

Chega de receber leads que nem sabem o que sua empresa faz!

🔎Leia também: Chat Online vs Leadster

Converter mais leads na página de preço

Quando o visitante navega por páginas mais fundo de funil, como páginas de preço, pense que ele precisa de um empurrãozinho a mais para finalizar a conversão e, quem sabe, uma compra.

É aí que o chatbot entra, com as chamadas inteligentes você chama a atenção do usuário e, através da conversa, vai guiando ele até a tomada de decisão.

🔎Leia também: As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)

Enviar apenas leads qualificados para o atendimento

Não faça sua equipe de atendimento comercial perder tempo com leads desqualificados.

Por meio do chatbot você pode criar fluxos personalizados que já qualificam os leads e ainda distribuí-los de forma inteligente.

Basta definir regras de qualificação conforme a resposta do visitante, em seguida o encaminhe para a etapa correta. Caso o lead ainda não esteja no momento de receber um atendimento, você pode encaminhá-lo para suas plataformas de nutrição ou descartar os que não são interessantes.

Aumentar a conversão dos anúncios de mídia paga

Sabemos que investir em mídia paga não é nada barato, principalmente se você não está obtendo bons resultados.

Algumas questões que podem estar impedindo você de aumentar a conversão são:

  • Alto custo por lead gerado;
  • Leads sem nenhuma qualificação;
  • Canais que não dão o retorno esperado.

Bom, mais uma vez o chatbot está aí para melhorar seus resultados. Pense que você pode encaminhar os usuários vindos de anúncios para páginas de conversão que contenham o chatbot, dessa forma você poderá qualificá-los e já encaminhar para a equipe de vendas. Não parando por aí, você também poderá criar abordagens personalizadas pelo canal de origem do visitante, como Facebook Ads, Google Ads e LinkedIn Ads.

Foi isso que Luis Gatelli, diretor comercial da Talento Consórcios, fez com o chatbot de marketing conversacional da Leadster.

Ao implementar o chatbot em poucos minutos ele utilizou um fluxo já existente e começou a filtrar e encaminhar os leads vindos dos anúncios, o resultado foi gerar o dobro de leads por mês, mais especificamente 9.808 leads.

🔎Saiba mais: Como empresas estão recebendo leads qualificados sem gastar mais em anúncios

Gerar mais orçamentos qualificados

Sua geração de orçamentos está baixa? Bom, isso pode acontecer porque você não está encaminhando e filtrando os leads certos.

O orçamento para cliente é um documento que detalha os custos de um serviço ou produto, muito utilizado também para formalizar a contratação dos serviços ou a emissão de fatura. Se você é uma empresa que fornece serviços em grande escala ou com valores que variam com certas especificações, como tamanho, quantidade, material, modelo etc, saiba que seus clientes estarão esperando por orçamentos.

Por isso, ao utilizar ferramentas convencionais, como formulários de contato, você seguirá recebendo leads desqualificados, sua equipe de vendas estará com muita demanda e você ainda pagará um valor muito alto por lead gerado.

Por meio do chatbot você personaliza as chamadas, inclusive para aqueles que já buscam por um orçamento, em seguida, após a qualificação, você analisa se o lead deve ser encaminhado para a equipe de vendas ou não, e assim segue com a questão orçamentária.

🔎Leia também: Formulários vs Leadster

Agendar reuniões com leads qualificados

Chega de perder tempo e quebrar a cabeça tentando achar um horário compatível entre você o lead.

Com o chatbot você também pode agendar reuniões automaticamente com leads qualificados.

Basta criar um fluxo personalizado que já vai segmentar aqueles com interesse em reuniões e aqueles sem interesse, a partir disso é só integrar sua ferramenta de agendamento, como Google Calendar, e disponibilizar ao usuário os horários vagos para uma reunião de vendas ou demonstração.

🔎Leia também: Funcionalidades Leadster: Gere Reuniões com Clientes Automaticamente

Gerar leads com blog

O blog é um canal muito importante para gerar mais tráfego orgânico, engajamento e ainda trazer autoridade para sua empresa.

Mas, não parando por aí, saiba que você pode gerar leads pelo seu blog

Além de implementar fluxos personalizados de chatbot, conforme a etapa do funil, em seus conteúdos que chamem a atenção do leitor e o encaminhem mais ao longo do funil, aproveite algumas das estratégias abaixo para gerar leads:

  • Produza peças de conteúdo excelentes;
  • Promova uma newsletter;
  • Utilize Pop-ups;
  • Utilize banners;
  • Abuse de CTAs;
  • Linkbuilding interno;
  • Vídeos;
  • Ofereça um diagnóstico gratuito.

Para adentrar ainda mais nessa estratégia, dê uma olhada no vídeo que a Leadster preparou:

Como Transformar o Blog da sua Empresa em um Canal de Vendas (Inbound Marketing)

Exemplos de Chatbot por Segmento

Exemplos de chatbot por segmento

Agora que você já tem ideias para chatbot de marketing e vendas, vamos explorar os segmentos em que a ferramenta pode ser implementada.

Confira!

🔎Leia também: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2023

Chatbot para Agências

Se você tem uma agência de marketing, não perca mais tempo sem um chatbot. 

Essa estratégia serve tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes.

Com o chatbot, seus clientes geram mais leads qualificados, impactando diretamente nos seus resultados.

Lembre-se também de aproveitar o programa de parceria que a Leadster proporciona e aumente em até 3 vezes a geração de leads!

Se ainda não está convencido do potencial dos chatbots em agências dê uma olhada no case de sucesso de Como a agência Lamp melhorou os resultados da Log10 com um investimento em mídia 62,5% menor!

🔎Saiba mais: Agências - Triplique a Geração de Leads dos seus Clientes 

Chatbot para Empresas B2B

Conquistar clientes B2B é ainda mais desafiador do que B2C, afinal, você terá diferentes tomadores de decisão para lidar, além de ter que focar em um setor ainda mais específico.

Por meio do chatbot, você cria fluxos únicos voltados ao público de empresas B2B, gerando leads mais qualificados, assim como mais orçamentos.

Você pode ter um gostinho do que pode ser proporcionado pelo chatbot ao dar uma olhada em nosso case da Cosiaço que obteve 4 vezes mais pedidos de orçamentos qualificados, faturando 55 mil reais adicionais. 

🔎Saiba mais: Gere 3x Mais Leads Qualificados B2B

Chatbot Educacional

Realize inscrições, conquiste matrículas, tire dúvidas e marque reuniões com pais e alunos etc., tudo de forma automatizada pelo chatbot. 

Além disso, saiba quais são os leads certos para seguir no seu funil de conversão: não estamos falando apenas dos alunos, mas também empresas que podem se beneficiar com sua empresa de educação.

Inspire-se no caso da Pós PUCPR Digital que Dobrou sua Taxa de Conversão Integrando Leadster e WhatsApp!

🔎Saiba mais: Capte 3x Mais Alunos pelo seu Site

Chatbot para Imobiliárias

Aumente suas conversões, distribua os clientes para os vendedores certos e agende reuniões e visitas com os usuários interessados de forma inteligente e automatizada.

Esse é o cenário que o chatbot pode oferecer para você do setor imobiliário. 

Inove a experiência do usuário para se destacar no mercado, oferece a ele uma navegação personalizada.

Para entender melhor o poder do chatbot nessa área, dê uma olhada no case da Imobiliária Rafael Cassio que superou em 66% a conversão do segmento.

🔎Saiba mais: Gere 3x Mais Leads para sua Imobiliária

Chatbot para Investidoras

Você ainda capta investidores desqualificados e que não têm nada a ver com o seu negócio? Bom, com um chatbot de marketing e vendas isso pode acabar.

Com essa ferramenta você:

  • Aumenta a sua carteira de investidores;
  • Diferencia o perfil do investidor;
  • Distribui os leads corretamente.

A Talento Consórcios já comprovou esse método e como resultado obteve 2 vezes mais leads do que antes, sem nenhum aumento no orçamento.

🔎Saiba mais: Capte 3x Mais Investidores Qualificados

Chatbot Jurídico

Se você não está conseguindo captar mais clientes, divulgar seu negócio e está com a equipe sobrecarregada, está no momento de investir em novas estratégias, como o chatbot.

Por meio da ferramenta você aborda os visitantes do seu site de forma proativa e personalizada, testando diversos tipos de chamadas; qualifica os leads antes de enviar para o comercial, priorizando aqueles com maior probabilidade de ganho; e ainda distribui os leads de forma automática, reduzindo assim o tempo de espera do seu potencial cliente.

Ainda não acredita em resultados tão bons? Bem, deixo aqui para você a história sobre: O segredo da Agência SEO que aumentou em 287% a conversão da Recursos para Multas.

🔎Saiba mais: Gere 3x Mais Leads para seu Escritório Jurídico

Chatbot para Empresas de Software

Não está conseguindo reter os visitantes do seu site, muito menos convertê-los em leads?

Esse parece um cenário em que um chatbot pode dar conta!

Com a ferramenta, você poderá aumentar o número de leads do seu site, já que as chamadas vão captar a atenção deles; automatizar todas as qualificações, sem sobrecarregar sua equipe; e também encaminhar os leads da melhor forma que planejar.

Para isso, inspire-se no caso da Isaac que melhorou a sua captação e qualificação de leads com a Leadster!

🔎Saiba mais: Acelere seu Crescimento Gerando 3x Mais Leads Qualificados

Espero que as ideias para chatbot em marketing e vendas já estejam ajudando você a melhorar os resultados!

Se quiser colocar em prática, saiba que a Leadster está pronta para te ajudar. Você pode fazer nosso teste gratuito por 14 dias, sem compromisso algum! 

Teste agora mesmo e depois conte para a gente o que achou. 😉

Categorias: Chatbot

Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

1 comentário

Vinicius · 13 de novembro de 2023 às 11:47

Continuem com o conteúdo.

Utilizo para reforçar a importância das implementações junto com a equipe

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