Lançamento: ative a Inteligência do ChatGPT no seu site

Conheça a funcionalidade
Leadster
/ / Quais são os Pontos Positivos da Inteligência Artificial? E os Outros?

Precisamos conversar sobre os pontos positivos da Inteligência Artificial. E sobre os outros também. 

E Os Outros aqui nesse caso é menos sobre a Nicole Kidman no filme de 2001 que traumatizou uma geração inteira e mais sobre os pontos negativos da IA. 

Para começar o texto bem, precisamos entender que existem duas correntes de pensamento sobre as IAs hoje: as sensacionalistas e as racionais. 

As sensacionalistas trabalham com o medo: logo vão surgir IAs capazes de fazer tudo o que os humanos fazem, mas muito melhor. O mundo não precisa mais dos humanos etc. 

As realistas são mais moderadas: precisamos entender os pontos positivos da Inteligência Artificial e os negativos também. Mas sem perder tempo com o fim do mundo, que se chegar, não vai ser por causa dele. 

A verdade está na moderação. Por isso, nosso assunto hoje é o meio termo: o que tem de bom e o que tem de ruim na IA? Vamos descobrir juntos agora. Mas primeiro… 

O que é a Inteligência Artificial?

O homem bicentenário com textos mostrando as plataformas de IA disponíveis

A Inteligência Artificial tem várias faces. 

Existe a IA conceitual, aquela dos filmes — um software capaz de reunir informações sobre tudo o que existe no mundo e além dele, e usar um poder de processamento quântico para interpretar esses dados e chegar a conclusões mais informadas que os humanos. 

Mas também existem os serviços de Inteligência Artificial, que a gente vê no marketing todo dia: os algoritmos das redes sociais, por exemplo. 

Os Chatbots, as Vitrines Inteligentes, as recomendações do Spotify, drones inteligentes, automação de fábricas, machine learning etc. 

Nessa última categoria se encaixam as novas IAs que o mercado trouxe entre 2020 e 2023: a Inteligência Artificial Generativa. 

Esse é um tipo completamente novo de IA, que na superfície até parece um sistema capaz de pensar por conta própria — e dominar o mundo. 

Mas a Inteligência Artificial Generativa não é tão assustadora assim. Ela é quase como um algoritmo, mas com configurações diferentes. Sua especialidade é interpretar perguntas e ordens dos seus usuários e entregar resultados aproximados do que eles pediram. 

Hoje, as IAs generativas mais populares são o ChatGPT, que produz texto, e o Midjourney, que produz imagens. Temos alguns textos que expandem mais no assunto. Veja nos links: 

🤖 O que é Inteligência Artificial e Como Aplicar no seu Negócio

🤖 Inteligência Artificial no Marketing Digital – 30 Casos de Uso

🤖 Chatbot com Inteligência Artificial: Os 8 Melhores do Mercado

Quais são os pontos positivos e negativos da inteligência artificial?

Ilustração de IA com mulher usando computador para ilustrar os pontos positivos da inteligência artificial

Como tudo o que surge de novo no mundo, é natural que a gente leve um pouco de tempo para entender realmente quais são suas vantagens e desvantagens. 

E entender os pontos positivos e negativos da Inteligência Artificial é bastante complexo, já que precisamos entender primeiro a tecnologia, depois as ferramentas. E tudo veio muito rápido. 

Na parte tecnológica, desde 2018 tivemos oito modelos de Processamento de Linguagem Natural (PLN): 

  • BERT, do Google; 
  • BARD, também do Google;
  • GPT-2;
  • T-NLG, o Turing da Microsoft; 
  • GPT-3; 
  • Switch Transformer, também do Google, mas Open Source; 
  • GPT-3.5 Turbo;
  • GPT-4.

E essas tecnologias são só as de linguagem! Ainda existem várias outras em desenvolvimento que lidam com produção de imagens, visão de máquina, produção de voz, manipulação de filmes etc. 

A parte técnica e a parte de marketing estão cada vez mais misturadas. Os termos se confundem, as possibilidades técnicas se transformam em realidade. Com isso, os pontos positivos e negativos da Inteligência Artificial vão ficando cada vez mais exagerados. 

Vamos dar uma respirada bem funda agora e tentar entender quais são as vantagens e os riscos reais da IA, olhando seus pontos positivos e negativos sob uma ótica cética, baseada nos dados. 

E depois vamos conversar sobre as vantagens e as desvantagens da IA olhando para a sociedade como um todo. 

Pontos positivos da I.A.

A Inteligência Artificial tem vários pontos positivos bem interessantes de tratar. 

Na mídia e no marketing alguns deles são bastante exagerados. “A máquina que escreve livros” ou “o robô que vai substituir os humanos” são manchetes comuns em sites de notícias e até na TV. 

Para entender melhor esses pontos positivos da IA, precisamos de uma visão mais cética e menos esperançosa. Avaliando o que temos hoje, conseguimos chegar a conclusões mais acertadas. 

Veja a lista: 

Automação de tarefas repetitivas

Isso é algo que a Inteligência Artificial já está fazendo hoje, em maior e menor escala. 

Em menor escala através de aplicações simples. Olhando para o marketing digital, podemos citar o agendamento de posts, monitoramento de menções em redes sociais, a análise de métricas de mídias pagas, tradução, editoração, revisão ortográfica etc. 

Algumas dessas tarefas, inclusive, já estão sendo automatizadas desde o início da década passada. 

Em maior escala através da criação de imagens usando o Midjourney, criação e otimização de textos através do ChatGPT, criação de Deep Fakes publicitários (como o comercial da Elis Regina na VW), programação front-end e back-end etc. 

Essas últimas automações podem até não parecer tão repetitivas, mas em um contexto de produção, muitas vezes elas são. 

Encontrar imagens, por exemplo, é uma tarefa que envolve tempo e esforço de diretores de arte que poderiam estar focados em trabalhos mais criativos. 

Esse é um ponto positivo inegável da Inteligência Artificial. Mas não é o único. Continue na leitura que tenho ainda mais quatro para te mostrar: 

Parceiro de brainstorming

O ChatGPT é um grande parceiro para encontrar ideias de materiais, sejam eles quais forem. 

Ele pode trazer ideias para um e-mail, por exemplo, seguindo o padrão AIDA de copywriting.

Ou ele pode te oferecer sugestões praticamente infinitas de posts em redes sociais, criando um calendário editorial inteiro em questão de segundos. 

Você ainda pode usar o ChatGPT como um parceiro geral, mais amplo, te ajudando ao longo do dia a refinar ideias específicas. “Como posso melhorar esse texto” ou “como posso transformar esse e-mail em um texto no blog?” são prompts muito comuns. 

Mas, claro: tudo com suas limitações. Na segunda parte deste tópico vamos abordar os pontos negativos com mais profundidade. 

Por enquanto, é bastante óbvio que o ChatGPT consegue atuar muito bem como um parceiro ao longo do dia a dia de pessoas em diversas áreas. E, em muitos casos, ele empodera negócios que, sem ele, teriam grandes dificuldades em produzir material. 

Mais sobre isso agora: 

Criação de material mais barato para pequenos negócios

Existem muitos negócios que, começando do zero, se encontram sem verba para o investimento necessário em publicidade. 

E nem estamos falando das mídias pagas ou do marketing de performance aqui. Muitos negócios sofrem com a contratação dos dois profissionais mais básicos para a publicidade: o diretor de arte e o redator. 

Hoje, esses dois profissionais podem ser substituídos pela IA? Com certeza não. Mas ao mesmo tempo, a IA pode ser um ótimo “quebra galho” para quem produz materiais simples, como panfletos, outdoors, publicações em redes sociais etc. 

O resultado não vai ser o melhor do mundo — mais sobre isso mais a frente. Mas, ao mesmo tempo, não ter o melhor do mundo é infinitamente melhor do que não ter nada

Agregador de referências

Esse uso é bem mais específico e, apesar de estar se desenvolvendo agora, ainda não é tão popular assim. 

Empresas estão criando aplicações que usam o ChatGPT para agregar referências textuais. Por exemplo: um laboratório de pesquisa que incorpora toda a sua base de dados em um aplicativo que usa a API do ChatGPT.

Ou o caso da Deloitte, que criou um Chatbot para tornar o trabalho de pesquisar na Wiki institucional mais fácil e direto ao ponto. 

💡 Falamos mais sobre esse exemplo e alguns outros no texto a seguir: Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios: Fato ou Fake? 

Na parte artística, o DALL-E 2 e o Midjourney também podem fazer o mesmo serviço. Ao invés de pesquisar no Google por “imagens de estações de trem de 1945” e olhar uma por uma, você pode pedir à IA para gerar várias imagens com esse parâmetro. 

Esses são pontos positivos da Inteligência Artificial, mas eles também tem seu lado negativo que vamos explorar logo mais. Só mais um tópico por enquanto: 

Exemplos práticos de coisas que você nunca viu

Entre os pontos positivos da Inteligência Artificial, esse provavelmente é um dos menos “midiáticos”, mas um dos mais importantes. 

Para escritores, pode ser difícil encontrar exemplos claros de técnicas literárias e publicitárias in natura. 

Uma técnica de copywriting obscura, por exemplo, que poucos redatores utilizaram por um período curto de tempo, só pode ser encontrada em livros muito específicos. 

Imagens também entram nessa categoria. Pessoas que trabalham com assuntos muito específicos podem encontrar problemas em achar imagens de referência. Pode ser que essa imagem nem exista. 

A IA pode renderizar aproximações nesses casos. E em casos menos extremos também: transportar um produto que saiu de linha em 1950 para uma prateleira moderna, por exemplo.

O Sistema Pode Aprender

Esse é um dos pontos positivos da Inteligência Artificial mais promissores de todos. 

Hoje, já é possível dar os primeiros passos no aprendizado de máquina com o próprio ChatGPT. Você pode criar um aplicativo com o modelo de linguagem integrado e alimentá-lo com um banco de dados específico. 

E a partir desse banco de dados, você pode ter respostas muito mais precisas que o ChatGPT padrão, que todo mundo tem acesso, entrega. 

Isso por si só é uma grande revolução, com aplicações em vários campos: pesquisa, jornalismo, organização de banco de dados etc. 

Toda a pesquisa hoje funciona de um jeito muito parecido, desde a acadêmica até a jornalista: reunião de fontes, leitura pesada e interpretação dos dados. 

Esses passos podem ser circunventados com a Inteligência Artificial, o que acelera o processo e garante inclusive padronização na mensagem transmitida. 

Isso já acontece na Leadster hoje, por sinal.Temos o ChatGPT integrado na nossa plataforma, e ele é capaz de ler e entender as páginas mais acessadas do seu site. 

Com base nessas informações, o chatbot da Leadster te oferece sugestões de chamadas com o maior potencial de conversão de acordo com a página. Temos um Webinar completo sobre o assunto, inclusive. Nele, também falamos um pouco sobre a importância dos treinamentos das IAs. Veja logo abaixo: 

Pontos negativos da I.A.

A Inteligência Artificial também tem vários pontos negativos que precisam ser levados em conta, principalmente para você ter uma expectativa mais realista do que as ferramentas entregam e o que elas não entregam. 

E isso é algo que o mercado não vem fazendo recentemente. Os pontos positivos da Inteligência Artificial são bastante exagerados. E os pontos negativos são exagerados no nível apocalíptico. 

A verdade, como conversamos um pouco mais pra cima no texto, está em algum lugar do meio termo. Como já vimos os pontos positivos da Inteligência Artificial, chegou a hora de focarmos um pouco mais nos seus aspectos negativos: o que ela não consegue fazer. 

Após esse tópico, nosso foco vai se voltar às vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial na sociedade como um todo, ok? 

Erros e alucinações

No momento da redação desse texto, a Inteligência Artificial comercial mais usada e mais desenvolvida é o ChatGPT que usa o modelo de linguagem GPT-4 – o famoso “ChatGPT pago”. 

Quando o GPT-4 foi anunciado e até hoje, uma das suas funcionalidades era “menos alucinações”. Perceba: não é zero alucinações. É menos. 

Os modelos de Inteligência Artificial são construídos a partir de metodologias estocásticas: elas partem de um grande aglomerado aleatório e vão refinando seus resultados com base na probabilidade deles serem a “resposta certa”. 

 O Modelo Estocástico segundo a Wikipédia

Por exemplo: você quer que o ChatGPT te explique se a guerra da Ucrânia foi causada pela OTAN ou pelo Putin. A resposta dele começa com a letra A. Existe uma grande probabilidade da próxima palavra ser “guerra”. E da próxima ser “na” e a outra “Ucrânia”. 

Porém, esse modelo é completamente diferente de como um ser humano pensa. Quando a pergunta é feita para um professor de geografia do ensino médio, ele já sabe a resposta antes de falar o primeiro “a”. 

O ChatGPT não sabe. Ele vai refinando sua resposta através de comparações palavra por palavra. No caso do exemplo, ele provavelmente vai entregar uma resposta mais branda, como “é discutível”. 

O problema da alucinação é quando a resposta do ChatGPT está ok para essa forma de interpretação estocástica: o prompt foi atendido com o resultado, então para o sistema está tudo certo. Só que a resposta está errada. 

Você vai encontrar diversas alucinações enquanto usa o ChatGPT. Uma das mais clássicas é pedir pra ele dizer se um texto foi produzido por IA ou não. 

Essa é uma pergunta tão aberta que o modelo de linguagem, não tendo capacidade para responder com certeza, acaba dependendo 100% do modelo estocástico.

Foco em um futuro que demora a chegar

Esse é um ponto negativo da Inteligência Artificial não tão relacionado com a ferramenta em si, mas com o modelo de negócios e o marketing das empresas oferecendo e financiando os serviços. 

A questão das alucinações, por exemplo, que discutimos logo acima. A pergunta é: quando as IAs vão parar de entregar resultados errados? A resposta: no futuro. 🙂

Mas quando? Confie em mim: no futuro. 😅

Esse é um problema bem clássico das soluções que as big techs apresentam. Por exemplo: os carros autônomos foram idealizados na década de 20 do século passado, mas só aperfeiçoados a partir dos anos 2000. 

E mesmo hoje, em pleno 2023, os carros autônomos ainda apresentam problemas e causam acidentes. Menos acidentes que carros pilotados por pessoas, mas ainda são acidentes. Quando teremos zero acidentes? No futuro. 

Esse é um dos maiores pontos negativos da Inteligência Artificial: a incerteza. Não sabemos quando será o futuro e o que será melhor nele, mas todo mundo garante que quando ele chegar, tudo vai estar bem mais desenvolvido. 

Padronização dos materiais

Outro problema bem grave é a padronização do trabalho que você faz. Isso é bastante grave na publicidade e no marketing de conteúdo em geral. 

O ChatGPT consegue entregar bons textos, e em raras exceções, ótimos. Isso funciona muito bem para pequenos negócios, por exemplo, como conversamos logo acima. 

Mas quando empresas produzem grandes quantidades de conteúdo, o ChatGPT acaba padronizando tudo com a sua linguagem bem particular e até bem fácil de reconhecer. 

Porém, a gente sabe que material publicitário em geral não pode ser padronizado. Cada público-alvo, cada persona e cada ICP têm particularidades muito específicas. Até o posicionamento das vírgulas conta para chamar a atenção dessas pessoas. 

A padronização que o ChatGPT causa vai contra essa corrente de pensamento. É tudo texto, não importa quem vai ler. 

⛵ Descubra: Personalização no Marketing: 20 Exemplos de Como Fazer

“É só editar depois”

Esse é um ponto muito levantado também nas publicações sobre os pontos positivos da Inteligência Artificial: “o texto não é tão bom e tem erros, mas é só editar depois”. 

O problema é que esse depois vai ficando cada vez mais pra depois. Ainda mais quando o ChatGPT erra, mas erra com tanta autoridade que ele engana até os editores. 

A questão é que editores procuram erros em pontos específicos. Pense na criação de um e-book cheio de dados. Pode ser fácil pegar um erro aqui e outro ali em dados bem discrepantes. Mas alguns mais simples, um 10 ao invés de um 12, podem passar. 

Ou pior ainda: o ChatGPT pode usar argumentos que estão parcialmente corretos e enganar um editor menos experiente, cansado, tendo um dia ruim etc. 

Relações de causalidade são muito difíceis de provar, mas são bem simples de produzir. Veja uma: nos Estados Unidos, o número de doutorados em engenharia civil aumenta junto com o consumo de queijo muçarela. 

Claro que esse é um exemplo extremo. Mas vários outros podem ser produzidos a partir do banco de dados do ChatGPT – e ninguém sabe o que tem nessa database, nem sob que parâmetros o software foi criado.  

Quais são os impactos da inteligência artificial na sociedade?

Mulher com expressão de dúvida

Os pontos positivos da Inteligência Artificial são vários e dependem do seu uso. Eu posso achar pontos que você nunca imaginou, e você também pode encontrar outros que eu nunca imaginei. 

Acontece a mesma coisa com os seus pontos negativos. Isso é super comum em softwares que usam a metodologia SaaS: o produto se desenvolve junto com os seus usos possíveis encontrados pelos próprios usuários. 

Ao mesmo tempo, as vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial têm impactos sociais bem grandes. Nada apocalíptico, mas ao mesmo tempo nada que possa ser ignorado. 

Esse erro foi cometido por praticamente todos os governos do mundo na época do surgimento das mídias sociais. Não houve regulamentação nem pesquisa extensa sobre os impactos na sociedade e no mundo real. E eles foram bem grandes. 

Vamos nos aprofundar um pouco mais nas vantagens e desvantagens da inteligência artificial olhando para a sociedade como um todo? 

Vantagens da inteligência artificial

A minha esperança e a de todo mundo que conhece os pontos positivos da inteligência artificial é que o mundo se torne melhor com ela. 

Inclusive, essa é a esperança dos próprios pesquisadores e tech CEOs. 

Mas, para que isso aconteça, precisamos reforçar as qualidades da IA, e desenvolvê-la no caminho certo sempre. 

Veja agora que caminho é esse nas vantagens sociais que a IA traz: 

Apoio no trabalho

Quando a IA apoia o trabalho, ele fica mais simples e pode ser feito muito mais rápido. 

Estávamos falando do comercial da Elis Regina na VW agora a pouco. Aliás, vamos assisti-lo logo abaixo porque ele vai ser importante: 

Apesar das polêmicas, o trabalho foi muito bem feito. Mas ele também poderia ser feito sem nada de Inteligência Artificial. Artistas juntos conseguiriam conceitualizar, modelar e animar um modelo 3D da Elis Regina inclusive com movimentos realistas com motion capture. 

Isso não é nenhuma novidade: se você não acredita, é só assistir O Senhor dos Anéis e ver o trabalho dos artistas visuais na concepção do personagem Sméagol. 

A computação gráfica já existia, mas o trabalho seria muito mais custoso, ia demandar mais tempo e mais profissionais sem a Inteligência Artificial.

Sem ela, não teria comercial. Não porque ele seria impossível de produzir. Mas só porque ele daria muito trabalho e provavelmente até prejuízo. 

Apoio no aprendizado

Vamos continuar nos exemplos práticos? 

O GitHub lançou recentemente sua ferramenta CoPilot, um parceiro na programação que te ajuda a detectar bugs e no próprio ato de codar. 

Para quem está aprendendo, o CoPilot funciona praticamente como um professor. Ele é capaz de detectar erros, explicar o que está errado e entregar o resultado correto. 

E para os experientes, ele faz a maior parte do trabalho duro e deixa o programador responsável apenas por ser criativo e pensar na realidade do seu produto. 

Produção de materiais muito caros

Agora pense no comercial da Elis Regina por outra ótica: e se uma agência de marketing digital iniciante quisesse produzir um semelhante? 

Nem precisamos ir tão longe — e se uma agência pequena quisesse trabalhar com modelagem digital com renderização em 4K hoje? 

Só o equipamento para tornar esse trabalho viável custaria no mínimo R$ 10.000. E isso no mínimo. E os animadores profissionais custariam o dobro disso, mas por mês. 

A Inteligência Artificial democratiza esse tipo de trabalho. Subitamente, pequenas agências podem fazer comerciais que conseguem se igualar a trabalhos premiados em Cannes. 

Aliás, conseguimos simplificar ainda mais: uma locução de comercial pode chegar a custar milhares de reais, dependendo da quantidade de texto. Uma IA consegue fazer a voz por uma fração desse preço. 

A democratização da produção de qualquer tipo de material é um dos pontos mais fortes da IA. As barreiras de entrada para campos criativos estão erodindo com muita velocidade. 

Mas isso também tem seu lado negativo. Vamos continuar a conversa sobre as vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial agora, mas olhando o outro lado da moeda: 

Desvantagens da inteligência artificial

A inteligência artificial também tem alguns defeitos bem claros. Vários, inclusive, são relacionados com as suas qualidades. 

A tecnologia tem dessas. Muitas vezes, ela é uma faca de dois gumes. É preciso ver os dois lados da moeda para conseguir entender a área cinzenta entre os extremos. 

Inclusive, uma das desvantagens da inteligência artificial é justamente o outro lado dessa democratização da produção de materiais. 

Vamos nos aprofundar? 

Facilidade na produção de fake news

Os problemas que a IA apresenta em relação às Fake News não foram criados por ela, do mesmo jeito que a animação 3D da Elis Regina também não foi. 

O problema é que era impossível atingir a escalabilidade que a IA oferece. E mesmo se aproximar dessa escala seria tão custoso que não valeria a pena. 

Com a IA, é possível criar um blog com Fake News e publicar centenas de artigos por dia. E usando recomendações dadas pela própria ferramenta. 

Mas esse é um dos pontos com maior chance de regulamentação. Hoje mesmo é impossível produzir Fake News exageradas demais usando o ChatGPT. Mas é possível criar um aplicativo sem as restrições que a OpenAI delimitou. 

Falando assim, o futuro parece ir em direção à anarquia. Mas não se desespere: a prática ainda vai ser considerada crime, pelo menos aqui no Brasil. E o crime eventualmente é descoberto e punido. 

Riscos trabalhistas

Outro problema grave da Inteligência Artificial é a substituição da mão de obra humana. Mas por enquanto não estamos vendo as demissões em massa que o ChatGPT “prometia” trazer. 

Entre aspas porque essa promessa nunca foi feita pela OpenAI nem pelos seus desenvolvedores. O foco do ChatGPT sempre foi o de um chatbot para ajudar os profissionais de mídia e marketing. 

Porém, a diminuição das ofertas de vagas para funções que a IA pode substituir desde já — desde dubladores até roteiristas, videomakers, fotógrafos etc. — pode sim diminuir. 

Inclusive, essa é uma das razões para a greve dos roteiristas de Holywood em 2023. E também a greve dos atores, que começou em julho.  

Os grevistas nesse caso estão reivindicando proteção sindical não contra a substituição completa, mas contra o desvio de função. Com a IA, é possível que estúdios criem um roteiro sem humanos envolvidos, e depois peça para os roteiristas apenas revisarem. 

Isso é complicado pra eles porque o valor a ser recebido é menor. E a IA seria treinada com o trabalho deles. Ou seja: os estúdios usam o trabalho do roteirista e ainda vão pagar menos pelos seus serviços daqui em diante. 

Esse é um ponto que também esbarra em uma outra questão que vamos abordar juntos agora: 

A polêmica do plágio e do copyright

Quando o ChatGPT te entrega uma resposta, de quem é o texto que ele se baseia?

Ou quando o Midjourney te entrega uma imagem, de quem ele usou as referências? 

A questão que fica é: será que as referências usadas estavam protegidas por copyright? Hoje, se eu colocar uma imagem protegida nesse blog que você está lendo, a Leadster como empresa pode ser processada por violação dos direitos autorais. 

Mas o Midjourney, até o momento, não. Por que? 

São muitas perguntas com muitas respostas. A questão é que não existe no mundo inteiro nenhum tipo de legislação que faça sentido para essa situação. 

Para explicar, muitos defensores das IAs usam a produção artística humana como paralelo. 

Por exemplo: se eu abrir meu caderno agora ao lado de uma revista da Turma da Mônica e usá-la como referência (sem copiar nada!) para criar uma tirinha original, é plágio?

Se eu usar uma tirinha digital para copiar o amarelo do vestido da Magali e usá-lo em outro projeto não relacionado, alguém saberia que eu usei essa cor? É plágio?  

Não, não é. Então porque o Midjourney, que faz a mesma coisa, estaria cometendo plágio?

Essa defesa até faz bastante sentido, mas somente em casos gerais e quando o autor original não é lesado no processo. Agora imagine usar todos os traços de todos os trabalhos de um artista em uma IA e pedir um desenho similar. A situação já fica bem mais nebulosa. 

E isso já está acontecendo, inclusive com processos judiciais. Junto com as Fake News, a questão do plágio provavelmente vai ser uma das primeiras regulamentações da IA a surgir. 


Esse é um assunto super interessante de conversar, mas também muito difícil de chegar a um consenso. 

Isso porque ele não envolve somente os pontos positivos da Inteligência Artificial, mas uma série de questionamentos.

Você pode esquecê-los por enquanto nos seus usos práticos. Tudo isso vai ser discutido e eventualmente nós vamos conseguir desenvolver IAs éticas, confiáveis e úteis para a humanidade. 

Temos muitos pontos em que ela consegue ajudar e que nós precisamos de ajuda. Com a pesquisa certa e um pouco de sorte, vamos chegar lá juntos. 

Antes de terminar, quero te fazer um convite para testar a Leadster AI, módulo da Leadster que utiliza a Inteligência Artificial do ChatGPT para responder os visitantes do site de maneira automática e imediata.

Com essa ferramenta, você consegue tirar as dúvidas dos seus visitantes, resolver 78% dos atendimentos de forma automática e, de quebra, aumentar a qualidade dos leads gerados.

Para testar gratuitamente, é só clicar no banner abaixo. Obrigado pela leitura. Nos vemos no próximo texto 😉


Thiago Sgobero

Especialista de Conteúdo na Leadster

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *