Tem vezes que a gente vai fazer algo novo e simplesmente não sabe por onde começar.

Especialmente na realidade de agências.

Nessas situações, alguns exemplos de briefing são ótimos para te destravar. 

É normal no mundo do marketing digital não saber qual é o primeiro passo.

Não é só “ser criativo” e pronto.

A comunicação operacional é fundamental para o job ser entendido e ser feito com agilidade. 

Então por onde começar? Sempre pelo briefing.

Mas como fazer um briefing? Vamos te mostrar agora, ao longo do texto. 

E olha: é claro que não vamos te deixar só na teoria.

Ao final do texto, separamos 6 exemplos de briefing para você baixar, editar e usar como bem entender.

Vamos lá? 

O que é um briefing?

O que é um briefing?

Briefing é o nome dado para uma orientação antes de você começar um projeto – o famoso job das agências.

Ele pode ser oral ou escrito, mas costuma ser feito das duas formas: há um documento formalizado e uma reunião para explicá-lo. 

É através de um bom briefing que a responsável por fazer a peça – seja ela texto, imagem, vídeo, locução etc. – consegue se situar nas necessidades do cliente e do público alvo que vai consumir o material. 

Um briefing é importantíssimo em qualquer trabalho sendo feito em agências.

É só através dele que um job pode começar.

Se começar sem, está começando errado. 

Vamos falar um pouco mais sobre a estrutura dele antes de baixar os exemplos de briefing? 

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O que precisa ter no briefing? 

O que precisa ter no briefing? 

Um briefing precisa ter a quantidade exata de informações necessárias para o job – nem mais, nem menos. 

Se ele tiver mais, há o risco de confusão ou até que as pessoas não leiam tudo por conta do prazo apertado.

E isso é complicado, porque a informação ignorada pode ser a mais importante do briefing inteiro. 

E se ele tiver menos informações do que deveria, também vai ter confusão na sua elaboração por limitações simples de resolver.

No marketing digital existem vários tipos de peças com várias limitações.

O briefing precisa explicar essas especificações para o job não dar errado no final. 

Um exemplo: um vídeo para reels pode ter no máximo 1 minuto.

Se o briefing não especificar isso e o roteiro tiver 1:30 de falas, quem for gravar vai ter problemas.

E isso gera refações. 

Normalmente, um briefing precisa conter: 

  • Especificações técnicas do job: formato da peça, tamanho da peça, tamanho do texto, tempo de vídeo etc. 
  • O responsável: quem solicitou a peça? Quem pode dar suporte imediato? 
  • Onde a peça vai aparecer: outdoor, YouTube, Facebook? 
  • Especificações criativas: há cor específica? A logo precisa aparecer? Quantas palavras o texto deve ter? Existe uma palavra-chave? Quantas imagens colocar no texto? 
  • Qual é o prazo: tanto o prazo de entrega quanto o prazo de postagem; 

Essas são as informações básicas que todo briefing deve ter.

Mas dependendo da peça, podem surgir outras.

Fique atento na hora de elaborar um! 

Qual é a estrutura do briefing?

Qual é a estrutura do briefing?

Cada um faz o briefing como bem entende.

Não há uma estrutura definida.

Nem os exemplos de briefings que vamos te mostrar precisam ser sempre do mesmo jeito: você pode reorganizar tudo. 

O importante é que o briefing tenha uma estrutura clara e simples de acompanhar.

As informações correlatas precisam estar próximas uma das outras para facilitar a leitura. 

Um exemplo: se você colocar o prazo, que é uma linha só, entre dois parágrafos enormes, há o risco dele ser ignorado. 

Normalmente, gostamos de fazer nossos próprios briefings assim: 

  1. Nome do job ou título do texto; 
  2. Prazo;
  3. Cliente ou departamento; 
  4. Responsável; 
  5. Especificações técnicas; 
  6. Especificações criativas. 
  7. Referências; 

Quais são os tipos de briefing?

Quais são os tipos de briefing?

Existem vários tipos de briefings porque existem vários tipos de materiais que podem passar pela sua mesa.

Os mais comuns no marketing digital, porém, são esses: 

  • Briefing geral para campanha de marketing;
  • Briefing para posts de mídias sociais;
  • Briefing para criar um site;
  • Briefing para criar uma logo;
  • Briefing para um material rico;
  • Briefing para um blog post;

Esses são materiais do dia a dia de uma agência de marketing digital, pelo menos um desses materiais é executado por dia em uma agência. 

E esses são os exemplos de briefings que vamos disponibilizar ao final do texto. 

Mas por enquanto, vamos falar um pouco mais sobre eles com alguns prints que preparamos: 

Briefing geral para uma campanha de marketing

Esse é um briefing mais aberto, que vai envolver a produção de vários tipos de materiais ao mesmo tempo. 

Um exemplo de briefing ajuda, mas o importante aqui é a sua flexibilidade. Uma campanha de marketing precisa ter no briefing: 

  • Quando ela começa; 
  • Quando ela termina; 
  • Quais são suas metas; 
  • Quais são os canais de divulgação; 
  • Que tipo de peças vamos produzir; 
  • Quantas peças serão produzidas; 
  • Qual é o conceito da campanha; 

Veja como organizar essas informações diretamente no briefing: 

Briefing geral para uma campanha de marketing

Você vai perceber que esse formato não varia muito.

Quanto mais padronizados forem seus briefings, melhor vai ser para quem vai ler. 

O que muda bastante é sempre as informações criativas, seu momento de expandir e explicar melhor o que você está esperando do material. 

Briefing para posts de mídias sociais

Os exemplos de briefings para redes sociais são os mais simples de todos. Em muitas agências, nem briefings são feitos – eles acabam demorando mais pra fazer do que o próprio post. 

O mais comum é que redatores peguem o tema diretamente de um calendário editorial e já escrevam todos os posts da semana. 

Mas se o post é complexo ou se a sua equipe é iniciante, você também pode fazer um modelinho similar para deixar tudo mais simples: 

Briefing para posts de mídias sociais

Na parte criativa dos briefings para redes sociais, explique melhor o que você gostaria de ver no post.

Isso é importante principalmente para carrosséis e vídeos.

Briefing para criar um site

Existem dois briefings para criar um site.

Há o briefing feito diretamente pelo cliente, que vai trazer mais informações sobre o que ele quer no site, e há o briefing que você passa para quem vai executar. 

Esse primeiro briefing é feito muito através de anotações, que depois são formalizadas em um grande documento e disponibilizadas para os seus diretores de arte. 

As informações criativas do briefing para sites precisam ter tudo isso muito bem definido.

Elas precisam dar o caminho de todos os recursos do site para quem vai começar o trabalho. 

Briefing para criar um site

O exemplo de briefing para a logo também não é muito grande, porque a logo é um exercício muito criativo – muitas vezes o cliente nem sabe muito bem o que ele quer. 

É importante, porém, ter informações como quais são as cores da empresa e qual é o seu segmento, para que o designer possa fazer suas pesquisas e produzir uma logo que cabe com o mercado e com o cliente.

Depois, dentro dessa nossa estrutura de exemplos de briefings, você entra com a parte mais criativa e informações vindas do próprio cliente.

Briefing para criar uma logo

Briefing para um material rico

Um material rico pode ser várias coisas. Um e-book, um whitepaper, um infográfico: qualquer material que seja maior e que não seja fácil de encontrar pela internet. 

Um guia de diâmetro de tubulações para empresas de engenharia, por exemplo. Isso não se encontra todo dia e é ótimo para gerar mais leads.

O briefing de um material rico precisa incluir que tipo de material rico ele é, ok?

E depois, na parte criativa, você precisa determinar o que vai ter nesse material rico.

Briefing para um material rico

Briefing para um blog post

Um ótimo exemplo de briefing para te oferecer é o de blog posts.

Esses textos são muito competitivos e geram resultados por anos, diferente de um post para redes sociais, por exemplo. 

Exatamente por isso eles precisam ser muito certeiros.

Não há espaço nenhum aqui para erros, pois eles podem significar que seu texto não vai ser lido pela quantidade de pessoas que você quer. 

Começando pelas informações principais: 

Briefing para um blog post

Na parte criativa, o melhor que você pode fazer é uma pesquisa prévia para entender que tipo de texto sua marca precisa entregar para ficar bem posicionada.

Isso é fundamental para ter bons resultados.

O maior estudo sobre geração de leads do Brasil. Panorama de Geração de Leads 2023 - Leadster

Como fazer um briefing?

Como fazer um briefing?

Existem muitas formas de elaborar um, pelo que você viu aí nos exemplos de briefing que mostramos nos prints.

Mas ao mesmo tempo, há alguns parâmetros que nunca mudam. 

A estrutura do briefing pode ser diferente para cada pessoa e cada agência, mas o que o briefing quer transmitir raramente é.

Ele sempre dá uma orientação, serve como ponte entre a vontade do cliente, a expertise do especialista e a execução do job. 

Por conta disso, o briefing sempre precisa ser construído através de três pontos: 

1 – Pesquisa

Não deixe a pesquisa só por conta de quem executa o job.

Ajude fazendo uma pesquisa preliminar. 

Vamos usar o exemplo de briefing para blog posts como exemplo.

Quem vai escrever precisa pesquisar sobre o assunto, uma pesquisa aprofundada que você, como estrategista criando o briefing, não tem tempo pra fazer. 

Mas você está atuando como a editora desse texto sendo escrito.

E por isso, precisa determinar algumas informações estratégicas.

Qual palavra-chave usar? O que as pessoas estão procurando sobre ela? Quais são os textos mais relevantes? 

A partir daí, também cabe a você determinar a distribuição das informações através dos headers 2, 3 e 4 ao longo do texto.

Isso porque você está pesquisando a concorrência, e sabe o que precisa ser feito para seu texto ter destaque. 

Isso é real para todo tipo de peça, não só blogs.

Faça uma pesquisa preliminar e compartilhe seus resultados através do briefing. 

Lembre-se: a filosofia principal de um briefing não é “estou mandando você fazer isso”.

Ela é “estou te fornecendo informações para te ajudar a fazer isso”. 

2 – Preenchimento

A parte de preenchimento dos briefings precisa de bastante cuidado também.

Ela não pode ser deixada para a última hora, depois que você fez todas as pesquisas.

O ideal é preencher enquanto você escreve. 

Isso porque – sejamos realistas – humanos se cansam.

Depois de passar uma ou duas horas pesquisando sobre 150 estatísticas de marketing, ninguém quer passar mais uma colocando todas no briefing. 

Vá fazendo junto para evitar erros por conta do cansaço, que deixa a gente mais distraído. 

3 – Fluxo de trabalho

Depois do briefing pronto, é importante que ele siga para a pessoa certa e faça seu caminho até o cliente. 

O fluxo de trabalho é até mais importante que um briefing dentro de uma agência.

Ele precisa ser formalizado e ter mecanismos que facilitam a sua realização. 

Normalmente, um fluxo de trabalho de qualquer peça dentro de uma agência funciona assim: 

  1. Briefagem;
  2. Produção; 
  3. Revisão da produção; 
  4. Alterações;
  5. Aprovação interna de quem solicitou o material; 
  6. Alterações; 
  7. Envio para o cliente. 

4 – Organização

Não pode ter briefing voando para todo lado!

Todos eles precisam estar bem organizados e catalogados nas pastas dos clientes. 

O melhor é trabalhar com uma solução em nuvem, como o Google Drive.

E pedir para que seus redatores façam o trabalho diretamente no briefing, para ficar ainda mais organizado. 

As peças visuais que são produzidas também precisam ficar próximas aos briefings.

Muitas agências usam servidores para guardá-las, mas uma pasta no Google Drive também resolve bastante.

Baixe os 6 exemplos de briefing agora! 

Todos os exemplos de briefing que te fornecemos até agora estão disponíveis para você baixar clicando nesse link!

Mas só um aviso importante: como ele está no Google Drive, você vai precisar estar logado para conseguir fazer uma cópia. 

E já que falamos tanto sobre como a sua agência fica mais eficaz com briefings bem organizados, queria tirar um tempinho para falar sobre como ela fica mais competitiva com boas parcerias. 

A Leadster oferece um programa de parcerias para agências que querem crescer com a gente.

É super simples de participar e vale muito a pena. Vamos conhecer? 

A gente se vê no próximo texto!

Categorias: Agências

Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

1 comentário

Joelma · 4 de abril de 2023 às 23:42

Ótimo!!

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