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Ainda vale a pena fazer Twitter Marketing? Mesmo com tudo o que está acontecendo nessa rede social? 

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. O agora X, antes Twitter, passou por algumas dificuldades ultimamente após a venda para o bilionário Elon Musk. 

Muita gente diz que a compra foi por motivos polêmicos: Musk ficou cansado de ser censurado pela plataforma e decidiu comprá-la para falar o que ele quiser. 

Aliás, isso é o que o próprio Musk diz: em uma palestra no TED, Musk afirmou que gostaria de transformar o Twitter em uma “plataforma para a liberdade de expressão”; fato que ocorreu logo antes de efetuar a transação, que passou dos US$ 40 bilhões. 

E, nessa, muitos profissionais de marketing acabaram ficando a ver navios. O Twitter, que sempre teve um grande potencial para anúncios e divulgação de conteúdo, não chegou a inaugurar um modelo viável.

Mas e agora? Tudo isso aconteceu ao longo de 2022 e no comecinho de 2023. O tempo passou, mas será que o Twitter/X ficou melhor para os anunciantes? 

Vamos descobrir agora. Vem comigo? 

Ainda Vale a Pena fazer Marketing no Twitter?

A verdade é que o Twitter Marketing nunca foi uma estratégia muito viável para anunciantes menores e para pequenas marcas, especialmente no B2B. 

O funcionamento da sua plataforma de anúncios sempre foi bem básico, sem oferecer recursos que já são um padrão em qualquer AdTech — a localização geográfica do público-alvo, por exemplo, nunca foi implementada. 

A sensação é que o Twitter sempre foi mais voltado para grandes anunciantes e grandes marcas. 

Isso porque, como a plataforma de anúncios sempre teve essa característica de ser muito básica, sua principal métrica sempre foi as impressões dos anúncios, com pouca atenção dedicada a outras modalidades. 

Praticamente todos os outros Social Ads são diferentes. O Meta Ads, por exemplo, usa a localização geográfica desde a sua primeira versão dos anúncios. 

E o próprio TikTok Ads, que é bem mais novo, também tem essa função. 

É importante entender isso nesse começo do texto para que você não tenha expectativas muito altas sobre os resultados que você vai ter no Twitter. 

É interessante manter sua marca lá, mas os anúncios em si não entregam resultados muito bons. Você precisa se destacar de outras formas. 

Vamos conversar mais sobre isso no tópico a seguir. Vamos ver quais são os principais recursos que o Twitter oferece para quem quer fazer marketing por lá? 

Entendendo Todos os Recursos do Twitter/X

Twitter Ads: O que É e o que você Precisa Saber para Anunciar

Mas vamos devagar, né? Pra gente chegar a uma conclusão, precisamos mergulhar de cabeça em todas as funcionalidades que o Twitter consegue entregar. 

Nesta parte aqui do texto, vamos conversar sobre tudo o que o Twitter consegue oferecer para os anunciantes e além — marcas que não querem necessariamente anunciar, mas que gostariam de começar um trabalho mais simples de engajamento. 

Existem boas notícias e más notícias. As boas estão relacionadas com a quantidade de recursos que o Twitter já oferece hoje, especialmente para marcas que estão começando. 

As ruins, porém, vão concordar com o que estamos conversando até agora. Apesar desses recursos existirem, eles não conseguem chegar nem perto de competir com redes sociais, como o Instagram e o Facebook. 

Aliás, vários desses recursos já são oferecidos por essas outras plataformas há uns bons anos e, em alguns casos, o Twitter cobra o que sempre foi de graça. 

Mas não quero me adiantar na conversa. Vem comigo pra gente descobrir juntos o que o Twitter Marketing realmente consegue oferecer: 

Como funcionam os anúncios?

Os anúncios do X, como a gente conversou, ainda são um pouco limitados. 

Primeiro, precisamos compreender os formatos aceitos. Eles são o padrão que você espera em qualquer plataforma de anúncios: 

  • Anúncios de imagem; 
  • Anúncios de vídeo; 
  • Anúncios de carrossel; 
  • Anúncios de texto; 
  • Anúncios de Moment.

Esse último tipo, o Moment, permite que você anuncie uma thread inteira ou uma coleção de tweets (Xs? Equisses?😅), recurso bastante interessante. 

Mas esses são os anúncios mais básicos que o Twitter oferece. Existem ainda alguns outros tipos: 

  • Anúncios para seguidores: somente texto. São exibidos na forma de Tweets Promovidos na timeline da pessoa e na forma de Contas Promovidas nas caixas: Quem Seguir nas páginas de resultado, Página Inicial, Perfil e Busca
  • Pre-Roll do Amplify: funcionalidade de vídeo dos anúncios do Twitter. Insere sua marca em vídeos populares na plataforma, em um esquema parecido com o YouTube Ads;
  • Twitter Live: não é uma forma de anúncios, mas permite que você crie lives dentro da plataforma;
  • Takeover da Timeline: seu anúncio aparece no topo da timeline para os usuários, similar ao Google Ads no formato Rede de Pesquisa;
  • Hashtags de Marca: você configura um emoji para aparecer ao lado de uma hashtag personalizada, com limite de 5 hashtags por emoji;
  • Anúncios de Produtos Dinâmicos: o mais próximo que o Twitter consegue chegar do remarketing da Meta. Com o pixel, você aproveita os cookies primários do seu site para exibir produtos recomendados de acordo com as interações dos seus seguidores no seu e-commerce. 

Essas são as modalidades de anúncios no Twitter. Algumas são bem úteis, outras nem tanto. 

As hashtags, por exemplo, são uma completa perda de tempo para pequenas marcas. Ao mesmo tempo, elas podem ser interessantes para as maiores que querem colocar um recurso extra de branding nas suas mensagens. 

Mas veja que o básico do básico não está incluído nesses objetivos de anúncios: a localização geográfica, a segmentação por interesse etc. 

Isso nunca existiu no Twitter, e pelo jeito nunca vai existir. 

Como funcionam as contas verificadas?

As contas verificadas, o famoso selo azul do Twitter, passaram por algumas transformações bem drásticas. 

A primeira delas e a mais óbvia é a necessidade de você se filiar ao Twitter Premium para conseguir o selo. 

Qualquer conta, seja de pessoa física ou de empresas, pode ter acesso ao selo azul do Twiiter, desde que cumpra os requisitos básicos e esteja inscrita no Premium. 

Veja quais são esses requisitos aqui. 

Essa é uma das estratégias mais básicas do Twitter Marketing, agora com menos burocracia. 

Pagar para ter o selo azul pode parecer excludente, mas na verdade é até o contrário. Marcas muito pequenas tinham dificuldades em conseguir o selo de verificação antes. 

Agora, adquirindo o Twitter Premium, qualquer pessoa pode ter essa verificação extra. 

Mas os selos não param por aí: 

O que são as Organizações Verificadas?

As Organizações Verificadas são uma espécie de selo de verificação extensível para outras contas. 

Por exemplo: nós aqui da Leadster decidimos ter um selo de verificação do Twitter. Com a Organizações Verificadas, conseguimos trazer o selo para a Leadster e passá-lo também para outras contas associadas. 

Assim, é possível criar todo um ecossistema de contas verificadas no Twitter, melhorando a sua comunicação em geral com os seus seguidores. 

Imagine alguém pedindo suporte direto para a marca sendo respondido por outra pessoa, com a conta verificada, a serviço da sua marca. 

Essa foi a inovação mais interessante que o Twitter trouxe depois que ele se tornou X, mas também a mais cara. A assinatura mais básica custa R$200 por mês! E ela pode chegar a até R$1.000. 

Saiba mais sobre esse recurso clicando aqui. 

Quais são os Principais Objetivos do Marketing no X?

Homem segurando alvo perto do rosto

Bom, agora que já conversamos sobre os principais pontos do marketing de performance no Twitter, ficou faltando a gente entender como deve ser a sua postura na rede social. 

Por postura, quero dizer estratégia. O que uma marca deve valorizar por lá? Quais são as ações que você deve priorizar ao começar a fazer Twitter Marketing? 

Vamos falar um pouco sobre todas aqui. Lembrando que o Twitter é um espaço bem diferente das outras redes sociais. 

Lá, os tweets é que mandam, não os posts. O que as pessoas respondem muitas vezes tem mais impacto do que o que você publica. 

Por isso, o Twitter é todo voltado para a interação. Mas essa é uma faca de dois gumes. 

Vamos falar melhor sobre isso logo abaixo. Me acompanhe nos próximos itens: 

Engajamento com o público

De longe, o maior potencial do Twitter Marketing está no engajamento com o público. 

Você precisa encontrar formas de engajar seus seguidores, fazendo posts que estão dentro do que eles costumam consumir e buscando formas criativas de chamar sua atenção. 

Você vai precisar, acima de tudo, de uma Identidade Editorial muito bem desenvolvida e determinada para evitar erros de comunicação. 

Não adianta sair postando só mensagens comerciais, já que ninguém está procurando por isso no Twitter. 

Aliás, pouca gente está procurando por isso em qualquer rede social. 

Só existe uma regra universal para o engajamento no Twitter: você precisa usar o Twitter. 

E isso frequentemente. É só usando, interagindo com seu público, se inserindo em conversas e trazendo posicionamentos relevantes sobre seu produto e segmento que você vai conseguir criar uma boa atmosfera de engajamento. 

Não tente fazer posts institucionais e corporativos. Eles não vão te levar a lugar algum no Twitter. 

Possibilidade de viralização

O X segue sendo uma ótima rede social para viralização de conteúdo. 

Por muitos anos, qualquer conteúdo que viralizava, viralizava primeiro no Twitter. 

Hoje já tem o TikTok segurando essa bandeira, mas o Twitter ainda tem um grande potencial. 

Se a sua marca é diferente, com uma linguagem mais jovem, e principalmente se você atua em segmentos que lidam com a geração Z, é importante buscar oportunidades de viralização. 

Isso só é possível se você realmente passa bastante tempo no Twitter e na Internet em geral. 

Veja o que está bombando e tente fazer algo parecido, ou até reaproveitar alguma trend. 

Para marcas que nunca viralizaram na vida, algumas centenas de milhares de visualizações já são mais do que o suficiente para começar nesse caminho. 

Integração de conteúdo

Mas não podemos definir o Twitter como uma rede social voltada só para o “oba oba”, né? 

Existem vários perfis profissionais e corporativos por lá. Aliás, dependendo da sua “bolha” algorítmica, você pode achar o Twitter muito mais parecido com o LinkedIn do que com o TikTok e o Instagram. 

Por conta disso, se o seu conteúdo é mais voltado para o B2B ou para a realidade comercial, é bacana divulgá-lo no Twitter também, buscando esses perfis mais profissionais. 

Comece a seguir marcas do seu segmento e veja quem são seus seguidores. Depois, siga esses seguidores também, e vá usando o Twitter como uma curadoria do conteúdo que você faz em outras mídias. 

Aqui vale cortes de vídeos, trechos de podcasts, lançamento de Lead Magnets, inscrição na Newsletter, últimas do blog etc.

Humanização da marca

O ponto mais importante e interessante do Twitter é a oportunidade de humanizar a sua marca. 

Essas oportunidades surgem aos montes, toda vez que você tem a chance de interagir com alguém. 

Bots no Twitter são muito comuns, mas eu te aconselharia a não trabalhar com eles. 

Os bots são o completo oposto dessa humanização, e jogam no lixo qualquer chance que você teria de manter um contato humanizado com seus seguidores. 

Busque sempre responder de forma espontânea e natural, mesmo aos questionamentos mais complicados. 

E acredite: esses questionamentos são os mais comuns. 

Mas na prática, como é a rotina do Marketing no Twitter? É o que vamos descobrir agora, no próximo tópico: 

Como Começar a Fazer Marketing no Twitter?

Fazer marketing no Twitter é uma tarefa um pouco ingrata. 

Isso porque a plataforma vem passando por mudanças constantemente, e é difícil saber qual será o seu futuro daqui em diante. 

Com os modelos básicos de monetização que  Elon Musk vem criando, é bem difícil garantir um bom futuro para o X. 

O olhar do CEO deveria estar voltado para os anúncios, que como vimos no começo do texto, ainda são bastante básicos. 

Isso não é pra dizer que você não deveria apostar no Twitter Marketing. Na verdade, pode ser que a plataforma se mantenha por muitos anos. E, nesse caso, ganha quem já está inserido nela há mais tempo. 

Se você quer mesmo investir, os tópicos abaixo vão te ajudar a entender como realmente começar esse trabalho. 

Vamos juntos? 

Identificando a postura da marca

Primeiro: que tipo de marca a sua marca vai ser no Twitter? 

Esse é o ponto principal que você precisa determinar. Sua marca vai ser referência no seu segmento ou ela vai ser daquelas marcas brincalhonas, estilo Bis e Netflix? 

Esse ponto é importante que você determine logo no começo da sua estratégia. É só através dessa definição que você vai conseguir responder bem todas as interações e planejar novas ações com potencial de viralização. 

Nem tudo no Twitter é brincadeira. Como vimos mais pra cima, existem verdadeiras comunidades ao redor de assuntos bem específicos, com grandes marcas pautando a conversa.

Mas se for pra ser brincadeira, não tem problema também! 

O importante é só determinar com quem você está falando e qual é a mensagem ideal. Parece simples e realmente é: só dá um pouco de trabalho 😅

Fugindo de polêmicas e cancelamentos

Ao mesmo tempo, é importante a gente determinar aqui que é melhor evitar polêmicas, a não ser que elas te coloquem em um bom patamar com seu público-alvo. 

Por exemplo: se a sua marca atende um público LGBTQIAPN+, vale a pena fazer ações no Dia do Orgulho Gay, mas não compensa entrar em outras threads e esquentar discussões. 

Ao mesmo tempo, se o seu público é o completo oposto desse, também não vale a pena fazer um tweet condenando o Dia do Orgulho Gay. 

Isso traz visualizações? É claro! O Twitter vive disso: quanto mais discórdia, mais views um tweet vai ter. 

Mas aquela máxima do marketing, “não existe publicidade negativa”, não foi criada na época da internet. Hoje em dia, com certeza, existe sim publicidade negativa, que pode e vai impactar suas vendas. 

E você nem sabe quando esse problema pode surgir. Talvez no dia seguinte à sua publicação. Talvez 5 anos depois. 

De qualquer forma, é melhor evitar. Existem várias técnicas para trazer visualizações para o seu site dentro das metodologias de marketing digital e inbound marketing.

Trabalhe com elas primeiro. Depois pense em polemizar no Twitter. 

Encontrando oportunidades de viralização

Como encontrar as melhores oportunidades de criar um conteúdo viral? 

“Conteúdo viral não se cria, ele é espontâneo” — tá aí uma das maiores controvérsias do marketing. 

Sim, por um lado, o conteúdo viral realmente não é planejado, ele é completamente espontâneo. 

Mas, por outro, existem campanhas tão bem elaboradas que  acabam viralizando. Foi o caso da última viralização do BIS no Twitter.

A marca adquiriu os direitos de naming do Morumbi e o transformou em MorumBIS. A viralização foi instantânea e em vários canais ao mesmo tempo. 

Então, você precisa ficar de olho em todas as suas oportunidades de marketing, analisando ação por ação o que tem o potencial de viralizar. 

Ao mesmo tempo, fique sempre alerta para oportunidades fora do que você está planejando! Veja o que está em alta no Twitter e elabore campanhas rápidas quando você conseguir. 

A viralização é espontânea, mas é uma espontaneidade controlada. Você precisa estar aberto às oportunidades para que elas aconteçam. 

Buscando parcerias com outras marcas

Co-branding fala muito alto no Twitter. Muito alto mesmo. 

Como conversamos, o Twitter é uma rede social voltada para discussões. Discórdia mesmo. Isso não é nem de longe um ataque ao Twitter, só um reconhecimento do que ele se propõe. 

Marcas que “brigam” umas com as outras estão sempre viralizando por lá. E, em todos os casos, sem nenhuma exceção, é tudo co-marketing. 

Não estou dizendo para você procurar marcas para brigar, veja bem. Inicialmente vale a pena buscar outras marcas no seu segmento que produzem bom conteúdo no Twitter e tentar parcerias de todos os tipos. 

Nem que seja algumas trocas de posts, ou uma promoção em uma data comemorativa, enfim: crie o relacionamento primeiro. 

Depois você pode pensar em ações mais interessantes e audaciosas. Temos dois textos aqui no blog que falam bastante sobre o assunto. Acompanhe logo abaixo: 

➡️Co-marketing: O que é, Vantagens e Como Fazer Na Prática

➡️Como fazer Cross-Branding e Co-Branding? Guia Completo e 7 Exemplos

Monitorando e respondendo todo dia

Esse é o ponto mais importante no Twitter Marketing: a necessidade de acompanhar o desempenho da sua marca diariamente. 

Eu mesmo te recomendaria trabalhar com alguém responsável apenas pelo Twitter e mais nada.

Esse monitoramento é importante porque ele é um investimento. Já conversamos aqui no texto sobre como é crucial estar presente no Twitter para encontrar boas oportunidades de ação e viralização. 

Quando você determina que uma pessoa deve ficar responsável pelo monitoramento e pelas respostas, você está garantindo mais chances de produzir um conteúdo melhor e mais otimizado para a rede social. 

Como Vender Twitter Marketing na sua Agência?

Celular com ícones de compras ao redor

Bom, já falamos bastante sobre o Twitter Marketing geral e especialmente o realizado client side — ou seja, fora de agências e dentro dos departamentos de marketing. 

Mas pra fechar o texto, acho uma boa a gente conversar sobre a realidade das agências também — especialmente sobre como vender um trabalho de Twitter Marketing. 

Existem agências especializadas em Twitter que trabalham com grandes marcas, e esses ensinamentos foram todos tirados diretamente delas. 

Existem também agências menores, que trabalham localmente, e que possuem uma visão mais micro do trabalho. 

Essas dicas também levam isso em consideração, e são voltadas principalmente para esse tipo de agência. 

Esse é o seu caso? Então vamos para os itens que temos ainda bastante coisa para conversar. 

Ah, e fique comigo até o final que tenho uma ótima oferta para te fazer. 

Vamos lá? 

Definindo planos

Primeiro você precisa pensar na precificação do seu serviço. 

Cada agência tem um jeito diferente de trabalhar nas redes sociais, mas o Twitter, pelo que vimos até agora, é um pouco diferente. 

É bem complicado cobrar por um volume de posts semanais ou mensais, já que você provavelmente vai encontrar oportunidades de conteúdo ao longo do trabalho que vão exceder esses limites. 

O melhor é estabelecer planos. Veja um exemplo: 

  • Plano 1: acompanhamento diário no horário comercial, com 1.000 interações no mês;
  • Plano 2: acompanhamento diário no horário comercial, com 5.000 interações no mês; 
  • Plano 3: acompanhamento diário 24 horas por dia, sem limite de interações mensais. 

Com esses planos, você não está limitando tweets, mas interações de pessoas com a sua marca. 

Essas interações você é quem decide como categorizar. Dar likes em conteúdo de outras pessoas, responder mensagens, tudo isso conta! 

O mais importante aqui é garantir que você não vai ficar preso no seu próprio contrato, e perder boas oportunidades de impressionar seu cliente por causa disso. 

Temos um ótimo texto sobre precificação no marketing digital. Acesse logo abaixo: 

➡️ [2024] Tabela de Preços para Marketing Digital

Criando um contrato bem seguro

Fazer Twitter Marketing não é uma tarefa simples. 

Você vai encontrar, em muitos casos, situações inesperadas que podem danificar a reputação da marca que você está atendendo por puro acidente. 

Para lidar com esses casos, eu sugiro que você tenha um modelo de contrato exclusivo para o Twitter, isentando a agência da responsabilidade por conteúdo postado no Twitter. 

Isso é comum. Contratos de agências normalmente as isentam de repercussões negativas de campanhas, já que é impossível ter certeza absoluta de como ela será recebida pelo público. 

Temos um texto que fala exatamente sobre isso e ainda traz alguns modelos de contratos. Acesse clicando no link. 

Encontrando a pessoa certa para o job

Quem deve cuidar da conta do cliente é uma pessoa redatora, disso não há a menor dúvida. 

Mas ao mesmo tempo, é muito importante entender que redatores vêm de todos os jeitos e com várias especialidades.

Você precisa procurar por redatores que tenham experiência comprovada no Twitter, nem que essa experiência seja na sua própria conta pessoal. 

Pessoas que entendem o Twitter precisam ser brifadas apenas sobre a marca, e não sobre o funcionamento da plataforma como um todo. 

Organizando o trabalho

E tudo isso, é claro, precisa estar muito bem organizado. Mas muito bem mesmo. 

As rotinas das agências são bastante corridas, então acaba que a organização de uma tarefa tão abstrata, como o Twitter Marketing, vai sendo deixada de lado. 

Mas é importante que um acompanhamento próximo aconteça, com reuniões diárias para entender o que está acontecendo na conta do cliente. 

Não se esqueça de que os redatores são pessoas criativas. Se você deixá-los sem uma orientação e sem um acompanhamento próximo, você corre o risco de ter resultados que espelham mais o próprio redator do que a marca. 

E aí, o que você achou da ideia de começar o Twitter Marketing na sua empresa ou vender na sua agência? 

Outro ponto muito importante a se considerar na hora de fazer esse trabalho é o que acontece caso você tenha sucesso em tudo. 

Se o seu Twitter Marketing for bom, seus seguidores vão começar a entrar no seu site. Aliás, não só seus seguidores, mas também pessoas que tiveram acesso à sua marca no Twitter em geral. 

E aí, o que acontece quando eles entram no seu site? 

Se a resposta for “nada”, segue um diagnóstico rápido: você está com problemas para gerar leads.

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Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto! 

Categorias: Agências

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