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Muitas agências acabam tendo problemas na hora de montar um pacote de marketing digital. 

Mas é importante entender que a maioria desses problemas não são relacionados de jeito nenhum com entender o que vender. 

Montar um pacote assim, pensando só no que os clientes querem, é até bastante fácil. Entre no site de qualquer agência hoje que todos os serviços estão listados lá. 

É só fazer igual? Depende. E depende muito. 

É justamente por causa desse depende que muitas agências acabam encontrando esses problemas. 

Vender produtos que a agência não consegue entregar é um desses problemas. Criar o pacote, vender, entregar e não ver lucro é outro. 

Por causa disso, esse texto vai ser um pouco diferente dos que você vai ler na internet. Não vou só listar os serviços que precisam estar em um pacote de marketing digital. Isso você faz sozinho e em 10 minutos. 

Vamos conversar principalmente sobre como dimensionar esses serviços, e diferenciar os tipos de agências que os oferecem. 

Acabei falando demais logo no começo. Vamos logo pro texto? 

Quais são as modalidades do marketing digital?

Começando nessa promessa, primeiro precisamos determinar os tipos de marketing digital que a sua agência pode oferecer ao público. 

Dizer “marketing digital” é bastante limitante, quando você para pra pensar. A verdade é que esse adjetivo “digital” só está dizendo uma coisa: que o marketing é feito pela internet. 

Dentro do marketing feito pela internet, existem várias metodologias e serviços diferentes. Aliás, muito diferentes. 

O Inbound e o Outbound, por exemplo, têm a internet em comum em grande parte das suas ações. Mas eles são completamente diferentes um do outro. 

Entender essa diferença é básico, mas realmente entender nem é tanto assim. 

Cada uma dessas modalidades de marketing exige expertises diferentes, que a sua agência precisa ter antes de oferecê-las no pacote de marketing digital. 

E cada uma delas também tem necessidades específicas, que, se você ignora, fica muito mais difícil entregar bons resultados. 

Vamos conversar melhor sobre esses pontos em cada um dos itens logo abaixo. Vem comigo: 

Marketing Inbound

O Marketing Inbound, ou Marketing de Atração, é aquele que trabalha principalmente com a produção de conteúdo e estratégias de geração de leads, aliado à automação de marketing para transformar esses leads em vendas. 

No marketing inbound, o mais importante é que as marcas criem conteúdo relevante para impactar seu público-alvo, que se interessa por ele e entra no Funil. 

Quem trabalha com essa modalidade de marketing digital precisa conseguir entregar as melhores estratégias de conteúdo, e também amarrá-las em réguas de conversão que impulsionam os leads através do Funil de Marketing

Fica bem claro que montar um pacote de Marketing Inbound é para agências que já têm histórico ou expertise em conteúdo e gestão. 

A parte de conteúdo é importante porque é através dela que você vai trazer mais visitantes para o site dos seus clientes. Esses visitantes é que vão se transformar em leads. 

E a parte de gestão também é importante porque você vai precisar compartilhar esse conteúdo em várias mídias diferentes. 

Com a evolução do marketing apontando mais e mais para conteúdo multiplataforma, o Inbound não pode mais se dar ao luxo de ficar preso em só um canal principal. 

E mesmo indo além do conteúdo: a automação de marketing em si e o processo de Lead Scoring já envolve várias plataformas diferentes, ações específicas etc. 

Gestão e criatividade são as principais qualidades de uma agência de Marketing Inbound, operando nesses pontos que mencionamos. 

🤿 Se aprofunde: Inbound Marketing em 2024: Guia para Começar ou Expandir

Agora vamos entender um pouco melhor um outro tipo de marketing digital: o Outbound. Vem comigo: 

Marketing Outbound

O Marketing Outbound, ou Marketing de Interrupção, trabalha principalmente com estratégias que não esperam que o público se interesse pela marca: a marca vai até o público. 

A principal forma que o Marketing Outbound opera dentro do marketing digital é através dos anúncios. 

Esses anúncios são normalmente feitos nas principais plataformas do mercado hoje: o Google Ads e o Meta Ads

Agências que trabalham com Outbound precisam ter expertise e resultados comprovados nessa área, é claro, mas um pouco mais que isso também. 

Essas agências precisam ter um tino comercial muito forte para vender esses serviços, já que a sua lucratividade está muito relacionada com o quanto os clientes investem. 

Clientes que investem pouco, por exemplo, não são tão interessantes em um modelo de precificação no qual você recebe uma porcentagem do valor investido. 

Ao mesmo tempo, esses clientes podem entrar em um modelo de precificação que não cobra essa porcentagem, mas sim um fee mensal fixo. 

Agências que oferecem o Marketing Outbound também precisam de um contato muito próximo com seus clientes. 

Normalmente, elas oferecem também um gestor de projetos junto com o pacote, alguém que o cliente pode chamar a qualquer horário para conversar sobre campanhas, ROI etc. 

🤿 Se aprofunde: Outbound Marketing — O Que é e Quando a Estratégia é a Melhor Opção

Account Based Marketing

O ABM é uma estratégia de marketing muito direcionada e bastante complexa. 

Ela atua principalmente na busca de um público-alvo muito específico, na modalidade B2B. Tão específico que às vezes ele é composto por algumas dezenas de empresas e até menos. 

O ABM envolve aspectos do Outbound e do Inbound Marketing, buscando acima de tudo as estratégias que vão impactar as empresas target da melhor forma possível, seja quais forem elas. 

Por essa complexidade que o ABM tem, ele é indicado para agências maiores, com executivos acostumados a tratar de casos mais próximos — muito próximos — dos seus clientes. 

Não existe esforço perdido no ABM. Tudo precisa ser ou de alta performance ou um teste que vai informar as próximas ações e torná-las também de alta performance. 

Mas estou passando só por cima aqui no ABM. Te recomendo muito a leitura do nosso texto que trata do assunto com muito mais profundidade. 

Acesse logo abaixo: 

➡️ O que é Account Based Marketing? Do zero à primeira conta

Growth Marketing

O Growth Marketing é uma estratégia também bastante holística, que mistura vários elementos no pacote de marketing digital. 

Ele é muito usado por startups, que têm necessidades muito urgentes de crescimento relacionadas às suas metas de financiamento. 

Aqui vale um pouco de tudo: tem Inbound, tem Outbound, tem Guerrilha, tem até marketing offline também. 

As agências que oferecem Growth Marketing precisam ter essa experiência extra lidando com o marketing de startups, que é muito mais frenético que o marketing empresarial. 

A necessidade de crescer rápido vem muito aliada ao conceito de fail fast das startups. No início da estratégia, as agências costumam pegar tudo no pacote de marketing digital e jogar na parede, esperando que alguma coisa cole. 

Com esse ritmo acelerado, as agências e os clientes percebem logo o que funciona e o que não funciona, e os porquês desse sucesso ou fracasso. Tudo isso informa as próximas campanhas. 

Também temos um texto bem completo sobre Growth aqui no blog. Recomendo bastante a leitura pra você entender melhor o que oferecer na sua agência: 

➡️ Growth Marketing: Entenda o que é e Aprenda a Implementar

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma modalidade também bastante holística do marketing digital. 

Ele envolve principalmente a capacitação de outras pessoas e outras marcas para a venda de um produto principal. 

Isso é bastante comum em cursos e outros tipos de produtos digitais. 

As agências que trabalham com marketing de afiliados precisam ter experiência nessa área antes de oferecer esses serviços. 

Não é fácil trabalhar com afiliados, e é necessária toda uma estrutura para não só garantir o sucesso da marca principal, mas de todos os afiliados também. 

🤿 Se aprofunde: Venda de produtos digitais — os tipos e como começar a vender

Como montar um pacote de marketing digital para vender?

Bom, agora que conversamos sobre as principais qualidades que as agências precisam ter para montar pacotes de marketing digitais compreensíveis e vendê-los, precisamos conversar sobre a prática. 

Como realmente montar esses pacotes? Existem situações diferentes que vão exigir abordagens também bastante diferentes. 

Por exemplo: se um cliente pede um pacote personalizado, você vai precisar montar um pacote pra ele, e não geralzão. 

Mas para montar seu site, você vai precisar montar um pacote geralzão mesmo, organizando todas as principais qualidades da sua agência em uma lista simples de entender e que faça sentido com o mercado. 

Vamos conversar melhor sobre esses pontos logo abaixo. Vem comigo: 

No caso de um orçamento já solicitado

Nesse caso, o cliente às vezes nem sabe quais são os produtos oferecidos no pacote de marketing digital padrão da sua agência.

Aliás, é bem provável que ele não saiba ou até nem se importe. O que interessa pra ele aqui são as necessidades que ele tem como cliente e a sua capacidade de saná-las. 

Esse é um caso bastante específico e que vai depender muito do que o cliente quer, naturalmente. 

Esse tipo de solicitação costuma chegar assim: 

Olá, Agência X! Me chamo Y, sou coordenador de marketing da Empresa Z, e tenho algumas necessidades de marketing que não estou conseguindo resolver sozinho. Estou buscando uma agência para me ajudar nisso. 

As necessidades que possuo hoje são: 

  • Criação de uma estratégia de Inbound; 
  • Criação de campanhas nas mídias pagas; 
  • Trabalho com redes sociais; 
  • E-mail marketing; 
  • Alguns materiais offline. 

Nesse caso, montar o pacote de marketing digital é simples: você vê o que você consegue suprir, indica quais são os produtos que você oferece e seus preços e pronto. 

Mas existem outros casos também em que o seu prospect não vai te mandar nada, só pedir uma reunião para conversar sobre o que ele precisa. 

É interessante chegar nessa reunião já com um pacote básico montado. Te sugiro, nesse caso, montar três: 

  • Plano básico: o que você oferece de mais rotineiro aí na sua agência;
  • Plano pro: o que você oferece de mais rotineiro + o que seus clientes costumam fechar;
  • Plano enterprise: tudo isso + alguns outros serviços que você só oferece para clientes maiores. 

Vá com esses três planos pré-montados e deixe todos no final da sua apresentação. Talvez até em um outro documento. 

No final da reunião, você vai conseguir entender quais são as necessidades do prospect e se os seus pacotes vão conseguir supri-las. 

Criando o pacote para montar o site

Mas como montar um pacote de marketing digital para oferecer como sua principal especialidade no seu site? 

Aqui não tem ninguém te pedindo nada, e você não está com a corda no pescoço para entregar um orçamento rápido nem apresentar produtos em reunião. 

Você está montando o seu próprio pacote de marketing digital, do seu jeito e com os recursos que ele precisa ter. 

Por conta disso, você precisa analisar o que você consegue entregar agora. Pense assim: se eu pudesse fazer tudo para um cliente hoje e receber de acordo, o que eu faria? 

É bastante comum que as agências acabem oferecendo serviços que estão no mesmo eixo de outros mas que elas não têm a capacidade de entregar. 

Por exemplo: uma agência focada na produção para blogs começa a vender posts para as redes sociais. 

Pode até funcionar, mas desde que você contrate bons social medias e desenvolva rápido sua expertise. Do contrário, a concorrência que já tem experiência na área pode te engolir. 

A regra de ouro permanece a mesma desde o início do texto: monte seu pacote de marketing digital principalmente com o que você tem expertise. 

E busque inaugurar outros serviços, como no exemplo acima, com clientes que você já tem antes de oferecê-los para o grande público. 

Criando pacotes promocionais

Em alguns momentos, você vai precisar ofertar pacotes promocionais. 

Você vai em um evento de marketing digital, por exemplo, e abre um stand. Muitas agências preferem, nesse caso, já chegar com pacotes promocionais mais simples para tentar converter quem passa por ele. 

Isso não é regra: nesses eventos, o mais comum é que as agências ofereçam seu conteúdo, apresentem cases etc. 

Mas caso você decida montar um pacote promocional, opte por serviços mais rápidos, aqueles que você consegue entregar em um prazo curto. 

São nesses que você vai conseguir ter o melhor aproveitamento tanto em tempo quanto em lucratividade. 

O que costuma ter  um pacote de Inbound Marketing?

Ímã vermelho e branco

Bom, agora que a gente já falou sobre a realidade das agências na hora de montar um pacote de marketing digital, precisamos conversar também sobre os produtos que vão estar nesse pacote, certo? 

Isso é importante porque muitas agências acabam vendendo produtos que elas não dominam. Isso é natural e é do mercado, aliás. 

Mas o que é complicado é que, por não dominar o produto, essas agências não sabem exatamente quais são os requisitos para oferecê-los. 

Resolver esse problema é simples, mas trabalhoso: você precisa conhecer bem os produtos que você vai incluir no seu pacote de Marketing Digital. 

É sobre eles que vamos falar agora nos próximos itens. Primeiro, vamos conversar só sobre o Inbound Marketing. Depois, sobre o Outbound. 

Vem comigo: 

Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é o principal motor de conversões dentro do Inbound Marketing. 

Lembrando que o Inbound Marketing trabalha se colocando disponível para o público-alvo, se inserindo na sua rotina de forma natural, que nem parece marketing. 

A melhor forma de se fazer isso — e alguns dizem ser a única, inclusive — é através do Marketing de Conteúdo. 

Para oferecer esse serviço na sua agência, você precisa pelo menos de bons redatores. Mas dependendo do serviço, “bons redatores” são redatores especializados naquilo que é oferecido. 

Temos um texto que fala muito sobre Marketing de Conteúdo aqui no blog. Acesse no link e me acompanhe nos próximos itens para entender quais são as principais áreas que o Marketing de Conteúdo traz, e como vender cada um desses serviços. 

Blogs para gerar leads

O blog para gerar leads é um dos pontos mais estratégicos de uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Isso porque, entre todas as formas de criar conteúdo, essa é a que tem a maior possibilidade de acompanhamento dos dados. 

O Google Analytics não tem comparação com nenhuma outra plataforma. Se você trabalha com redes sociais, por exemplo, você tem muitos poucos dados sobre as interações nos seus posts. 

Com o Google Analytics, você consegue saber: 

  • Quantas pessoas entraram no seu site; 
  • Quantas pessoas leram seu conteúdo; 
  • Quantas dessas pessoas são usuários novos e quantas são recorrentes; 
  • Quanto tempo as pessoas passaram lendo; 
  • Com a parametrização de links, em que ofertas as pessoas clicaram. 

Dentre outras informações mais específicas. 

O blog para gerar leads também tem uma grande vantagem: as pessoas passam mais tempo lendo do que leriam posts em redes sociais, e as oportunidades de conversão estão bem ali na página, sem precisar clicar em link na bio etc. 

Inclusive, se você usar chatbots na sua estratégia, as oportunidades de conversão vão literalmente saltar aos olhos dos seus leitores. 

Agências que trabalham com a produção para blogs precisam dominar o SEO, estar por cima das atualizações do Google e contratar redatores talentosos. 

Também vale a pena conhecer ferramentas de IA para produção de conteúdo. Elas são capazes de transformar completamente sua rotina, acelerando a produção e aumentando seu output de artigos. 

Social Media

As redes sociais, embora sejam mais difíceis de medir do que um blog, têm muito mais alcance que os artigos voltados para SEO. 

Só um exemplo pra você entender o abismo de diferença entre os alcances. Um site saudável e bastante movimentado vai trazer entre 50 mil e 100 mil visitas mensais. 

Um único post no Instagram pode ter mais visualizações do que isso. 

Só que é bastante importante entender que esse post não é simples de fazer. Enquanto no blog você só precisa pesquisar e escrever, as redes sociais precisam de: 

  • Um profundo conhecimento sobre o produto do cliente; 
  • Produção de vídeo; 
  • Design arrojado e de acordo com o manual de marca; 
  • Planejamento muito mais extenso, muitas vezes com posts quase todo dia; 
  • Monitoramento diário para responder comentários; 
  • Gravações no local de trabalho do cliente. 

E por aí vai. As redes sociais têm um grande alcance, mas sua conversão sofre um pouco pela dificuldade em levar uma pessoa do post para o link da bio. 

Mas se o conteúdo é bom, você ganha na quantidade. Se só 1% das pessoas clicarem no seu link da bio mas seu post foi exibido para 100 mil pessoas, ainda são 1000 cliques! 

Lead Magnets

As iscas de leads são materiais mais densos e complexos que servem como âncora para a geração de leads.

Lembrando que a geração de leads é o processo que transforma um visitante em lead no momento que ele deixa suas informações de contato e permite comunicações futuras. 

Mas como fazer isso com quem está só lendo o blog? Simples: oferecendo um Lead Magnet. 

Um exemplo? Ele vai acontecer agora. Você está lendo esse texto. Que tal se aprofundar nos tipos de marketing digital jogando um jogo rápido?

Clicando nesse banner, que é uma oferta de Lead Magnet, você deixa seu e-mail e nome para começar a jogar. 

A criação desse material teve como principal norteador a necessidade de gerar leads de leitores do nosso blog. Se ele não existisse, teríamos só leitores pra sempre. 

A questão é que desenvolver esses materiais não é fácil, especialmente em 2024. Isso já acontece há quase 15 anos no mercado, e ele já está bastante saturado. 

Para uma agência oferecer esses materiais, que são parte fundamental do pacote de marketing digital com foco em inbound, ela precisa ter gente dedicada para criá-los. 

Essas pessoas precisam ser especialistas no que fazem. Redatores seniors para a ideia e execução. Designers com conhecimento em front-end para desenvolvimento e aplicação. 

Sem isso, você até consegue oferecer esse produto no seu pacote, mas ele vai ser igual aos que a internet e seu público-alvo já estão cansados de ver. 

YouTube

O Marketing de Conteúdo não está completo sem uma estratégia no YouTube. Ele é tanto o futuro quanto o presente. 

Mas para oferecer esses serviços, você vai precisar de pessoas muito especializadas na sua agência. Roteiristas profissionais são o primeiro passo. 

O segundo, é claro, são os equipamentos. Você vai precisar investir em um mini estúdio, comprar câmeras, mesa de som, microfones etc. 

E tudo isso precisa ser portátil para que você consiga gravar in-loco junto com os seus clientes. 

Automação de marketing

O trabalho de Inbound Marketing está muito associado com a automação de marketing.

Para vender o Marketing Inbound na sua agência, você vai precisar vender também a automação de marketing. 

Aliás, esse pacote de marketing digital é um dos mais comuns no mercado. É raríssimo você encontrar uma agência que não ofereça os dois em conjunto. 

Mas o que perpassa a automação de marketing? Quais são os serviços específicos e as habilidades que seus colaboradores precisam ter? 

Vamos descobrir agora. Vem comigo: 

Plataformas de marketing

O primeiro serviço que você vai precisar oferecer é a instalação de uma plataforma de marketing para o seu cliente. 

Isso é muito simples. Já existem várias plataformas que oferecem inclusive planos de parcerias para agências com comissão e onboarding dedicado. 

Se você é parceiro da RD Station, por exemplo, quando você vender o serviço de Inbound junto com a RD, o time de sucesso do cliente vai falar direto com o cliente e ajudá-lo no setup. 

E, para cada cliente, você recebe um valor na sua conta que pode ser resgatado uma vez por ano.

De longe essa é a parte mais fácil do trabalho. O modelo da RD, inclusive, é o mais interessante para agências, já que você só precisa de uma pessoa que entende a fundo o funcionamento da plataforma. 

O resto do time só precisa entender como operá-la. Todo o resto fica por conta da própria ferramenta. 

Réguas de Lead Scoring

Com a plataforma de marketing escolhida, você também vai precisar oferecer réguas de Lead Scoring como serviço. 

Isso porque as plataformas existem basicamente para isso: acompanhar o desenvolvimento das suas ações ao longo do Funil através do Lead Scoring. 

Esse é um assunto um pouco extenso. Mas resumindo, o Lead Scoring é basicamente um trabalho de classificação de leads de acordo com o estágio do Funil em que eles estão. 

Cada interação do lead com a sua marca vai gerar uma pontuação dentro do modelo de Lead Scoring. Quanto mais avançada na Funil for a ação, mais pontos o lead recebe. 

E, para cada nível de pontuação, há um gatilho. Se o lead atingir a pontuação 10, enviar material X. Se atingir a 20, material Y. Se 30, entrar em contato via comercial. 

Esse é um trabalho que vem junto com as plataformas de marketing, sendo um ponto fundamental da automação. 

Temos um texto muito mais aprofundado sobre o tema. Acesse no link logo abaixo: 

➡️ O que é Lead Scoring e como Aplicá-lo para Otimizar as Vendas

E-mail marketing

O e-mail marketing é a principal ferramenta para avançar os leads nesse modelo de Lead Scoring. 

Como exatamente acontecem essas interações? Algumas organicamente, no momento de conversão do lead, mas outras não. 

A grande maioria dos esforços para levar o lead para as próximas etapas do Funil acontece através do e-mail marketing. 

Para oferecer esse serviço na sua agência, você precisa contar com redatores com conhecimento pesado em copywriting. 

São eles que vão conseguir as melhores taxas de conversão. 

Aqui, é até melhor evitar a IA. Os textos são curtos e o trabalho do e-mail marketing é garantir o máximo possível de conversões, algo que a IA ainda não está 100% preparada para entregar. 

O que costuma ter  um pacote de Outbound Marketing?

Megafone com emoji de estrelinha nos olhos ao lado

Pra fechar o texto, acho que compensa bastante a gente conversar um pouco mais sobre o pacote de marketing digital focado no Outbound. 

Essa estratégia é bastante direta ao ponto. Na maioria das vezes, quando estamos falando de Outbound, estamos falando sobre Ads, cold calling e cold e-mailling. 

Existem outras ações no digital focadas em Outbound, mas no geral essas são as principais. 

E claro: existem muitas ações de Outbound offline. Aliás, isso tem nome: Publicidade e Propaganda 😅

Mas, no ambiente digital, esses são os principais pontos que um pacote de marketing digital Outbound oferece: 

Setup de mídias pagas

Toda agência que vai oferecer Outbound precisa ter pelo menos um especialista na casa que saiba fazer todo o setup. 

E não estou falando somente do Google Ads: todas as outras plataformas, inclusive o Google Analytics 4. 

Fazer o setup é fundamental para garantir os melhores resultados possíveis na sua campanha, e claro: para conseguir acompanhar os dados da melhor forma possível. 

Temos uma série de textos falando sobre o Google Analytics aqui no blog. Nesse link você acessa a página da categoria. 

Criação de campanhas

O segundo serviço, claro, é a própria criação das suas campanhas nas mídias pagas. 

Para isso, você vai precisar do mesmo expert do setup. E também de pessoas preparadas para criar o criativo da campanha e medir sua eficiência diariamente. 

Existem vários jeitos de criar essas campanhas, e também várias plataformas. Certifique-se que seu expert conheça todas antes de lançar esse serviço. 

Infelizmente, um dos pontos mais comuns nos pacotes de marketing digital é o oferecimento de ads genéricos. Cada post no Insta ganha uma campanha. As campanhas do Google Ads são criadas de acordo com o que a concorrência anda fazendo. E por aí vai. 

Para ter sucesso nessa área, você precisa de conhecimento avançado. E se você o tem, o sucesso vem naturalmente. 

E aí, o que você achou do nosso textinho sobre pacotes de marketing digital? Espero que ele tenha te iluminado bastante e te ajude a construir o seu nas diferentes ocasiões. 

Mas ainda tenho uma última proposta pra você. 

Agências de marketing digital ganham muito participando de planos de parceria. Citei a RD Station no começo do post, mas o trabalho pode ir além dela. 

Nós oferecemos um plano muito parecido aqui na Leadster. Com ele, você vai ter a gente te recomendando para os nossos clientes, e quando você nos recomenda, ganha comissão também. 

Para saber mais, clique no banner abaixo. Vou ficar te esperando, ok? Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto! 

Categorias: Agências

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