/ / Lista de atualizações do Google em 2023: o que mudou?

A gente aqui na Leadster decidiu fazer essa lista de atualizações do Google para 2023 por alguns motivos. 

O motivo principal é o alvoroço que as últimas atualizações do Google, em março e setembro de 2023, causaram no mundo do SEO e da busca orgânica. 

Outro motivo são as mudanças constantes que todo profissional de marketing está testemunhando no buscador. As atualizações estão ficando mais frequentes e amplas. 

E o terceiro motivo é o mais urgente de todos: quem perdeu posições precisa saber o motivo para conseguir resolver sua situação. 

Esse terceiro motivo, inclusive, conta com recomendações bem esparsas do próprio Google, que espera que você esteja 100% familiarizado com conceitos que até 2022 nem ao menos existiam.

É o caso do Helpful Content, que surgiu com o avanço da Inteligência Artificial e marcava uma postura combativa do Google contra conteúdo gerado com essa ferramenta, mas que agora nem ao menos menciona esses casos. 

O Google sempre mudou, mas agora ele está mudando mais rápido e com consequências bem grandes no nosso trabalho. Vamos conversar um pouco mais sobre isso? 

O que são as atualizações do algoritmo do Google?

Mulher com expressão pensativa ao lado de ícone de alvo

As atualizações do algoritmo do Google são ajustes que seus desenvolvedores realizam nas determinações do que deve ser priorizado pelo buscador na hora de exibir seus resultados. 

Mas também mais do que isso: são mudanças na estrutura das SERPs — Search Engine Results Page, ou página de resultados — e na forma como seus recursos são utilizados. 

Por exemplo: o Painel de Conhecimento do Google, aquela barra que fica ao lado dos resultados, foi introduzida em 2012 em uma grande atualização. 

Convencionamos chamar todas essas atualizações de mudanças no algoritmo porque, apesar de algumas terem efeitos mais práticos e com pouca alteração nos resultados da pesquisa, o algoritmo precisa mudar para priorizar essas mudanças. 

Ainda no mesmo exemplo: o algoritmo do Google precisou mudar para que ele possa julgar o que merece estar nesse Painel de Conhecimento para cada busca. 

É importante tratar essas alterações como mudanças no algoritmo como um todo porque elas têm impacto no trabalho de todo mundo que trabalha com SEM — Search Engine Marketing. 

Seu foco pode ser no marketing de conteúdo e você pode usar só blogs para gerar leads, mas ainda assim a introdução de vídeos na SERP — algo feito logo após a aquisição do YouTube — faz diferença na forma como você produz conteúdo. 

Encarando todas essas mudanças como uma potencial alteração no próprio algoritmo, mesmo que com pouco impacto, te coloca em um ótimo mindset, que exige pesquisa, avaliação e manutenção constante do seu site. 

E já falando sobre esses impactos: 

Quais são os impactos que as atualizações do Google causam?

Cada atualização do Google carrega em si a possibilidade de mudar os resultados que você está tendo principalmente na sua estratégia de busca orgânica

As mudanças nas Mídias Pagas também acontecem? Claro que sim! 

Mas na maioria das vezes, o Google prefere fazer atualizações separadas: o Google Ads recebe seus próprios updates, enquanto os do próprio buscador não interferem muito no funcionamento dos anúncios. 

Isso é absolutamente necessário para o Google e para os usuários do Google Ads. Imagine ter que se preocupar com o desempenho dos seus anúncios toda vez que o Google passar por uma atualização? 

E acompanhando a lista de atualizações do Google, você vai perceber que elas são frequentes. Todo ano tem cerca de 4 ou 5 grandes atualizações, incluindo o Core Update que costuma acontecer uma vez em cada semestre. 

Os impactos existem, mas eles normalmente se estabilizam em algumas semanas. É bom conhecê-los e ficar de olho em novas atualizações para entender o que está acontecendo com o seu site. 

Vamos conversar um pouco mais sobre esses impactos agora. Me acompanhe: 

Impactos no tráfego

Esses são os exemplos mais comuns que você vai encontrar ao longo das atualizações do Google.

Nas mais simples da lista de atualizações, como as de reviews de produtos, esses impactos são bastante localizados. 

Mas nas maiores, especialmente — e historicamente — nos Core Updates, os impactos no tráfego são bem maiores. Algumas empresas saem na frente e ganham tráfego, enquanto outras perdem bastante. 

Mas agora há um novo tipo de atualização, o Helpful Content. Em dezembro de 2022 foi a primeira vez que o Google fez esse tipo de atualização, que atua não só nos algoritmos, mas também no próprio conteúdo. 

Captura de tela do Reddit, com usuário dizendo "Meu tráfego caiu 50%, alguém mais teve essa experiência?"

Esse é um exemplo de quedas reportadas na comunidade r/SEO do Reddit, entre dezenas de outras. 

Isso é plenamente esperado. Mas a única verdadeira “resposta” que recebemos do Google nesse caso é o famoso “se seu tráfego caiu, o update foi pra você”. 

Isso significa que o Google lançou um update para priorizar um tipo de conteúdo, e se seu site perdeu posições, é porque seus concorrentes têm conteúdo melhor que o seu. 

Isso é comum no mundo do SEO e de quem trabalha com o Google. Se você está começando nessa área agora, te recomendo sempre ficar de olho no que eles falam no X (antigo Twitter) e nos seus fóruns de desenvolvedores.

Um parêntese rápido no texto pra gente conversar melhor sobre isso: 

Melhores recursos para acompanhar as atualizações do Google

O Google como motor de busca é um grande fã de fazer mistério sobre o funcionamento por baixo do capô. 

Mas como empresa ele segue uma ótima tradição: a produção e a divulgação de materiais para te ajudar a entender suas atualizações e as mudanças que elas trazem. 

Separei aqui alguns recursos oficiais do Google para te ajudar também a entrar nessa conversa: 

Impactos nas SERPs

Impactos nas páginas de resultados também são bastante comuns após updates do Google, mas depende muito do update. 

Por exemplo: as últimas grandes mudanças na estrutura das SERPs do Google foram feitas em fevereiro de 2022, em um update “Page Experience”. E essas mudanças nem foram tão grandes. 

A estrutura das SERPs é um ponto crucial para a experiência do usuário no Google. Ele até mexe nelas de vez em quando, mas só com bastante “incentivo” dos seus (poucos) concorrentes. 

A próxima grande mudança prevista vem com o lançamento mundial do BARD nas páginas de resultados do Google, que ainda está em fase de testes em regiões específicas dos EUA e da Europa. 

Mas enquanto isso não acontece, você já pode testar o BARD no estilo ChatGPT nesse link. 

Impactos no rankeamento dos sites

Normalmente, o tráfego dos sites acaba caindo por conta de mudanças no seu rankeamento. 

Os updates do Google afetam o rankeamento de uma forma bem complexa. É tradição nos release notes que o buscador libera durante a implementação das atualizações dizer que nenhum site vai ser penalizado nas próximas semanas e meses. 

Inclusive há uma ferramenta que te ajuda a entender o status do Google — se ele está passando por atualizações, se ele está offline etc. É só clicar no link. 

E isso é verdade: nenhum site é ativamente prejudicado pelo Google logo após uma atualização.

Mas tem uma outra questão: outros sites podem passar a ser priorizados e “premiados”, por assim dizer, com um rankeamento melhor. 

Então imagine a seguinte situação: o Google lança um update. Você e seu concorrente estão disputando palavras-chave, posição por posição, ao longo de toda uma estratégia orgânica com foco no Google. 

Quando o update acontece, você percebe que seu concorrente ficou muito para trás: você ganhou a briga sem fazer nada. 

O que aconteceu? O Google penalizou seu concorrente? Muita gente acredita que sim e até briga por isso nos fóruns do Google, mas a verdade é que você foi premiado, enquanto seu concorrente permaneceu na mesma. 

Assim, o que aconteceu é que na prática seu concorrente perdeu posições, mas só porque você e outros concorrentes ganharam essa “forcinha” extra do grande G. 

Mudanças nas guidelines de conteúdo

Essa é uma mudança relativamente nova: o Google agora está definindo de forma formal o que ele entende como bom conteúdo. E está priorizando conteúdos que seguem essas guidelines. 

Isso sempre existiu na forma do E-A-T, que foi atualizado recentemente para E-E-A-T, uma série de indicadores que determinam a probabilidade de um domínio aparecer nas primeiras posições de um busca. 

Essa sigla traz em si as principais diretrizes do Google em relação ao que o seu site e o seu conteúdo precisam ter para serem atrativos para o buscador. Uma passada rápida: 

  • E: Experiência; 
  • E: Expertise; 
  • A: Autoridade do Domínio; 
  • T: Trust, ou Confiança. 

Antes do Helpful Content de 2022 (o primeiro do seu tipo), só existiam as três últimas letras, e o foco estava principalmente no funcionamento do seu site e no que ele aparenta ser. 

Agora, com o primeiro E de Experiência, o Google está pegando firme no tipo de conteúdo que seu site traz. 

Por exemplo: qual é a Experiência que um usuário tem ao encontrar um texto sobre marketing em um blog de viagens? 

Esse texto claramente funcionaria como uma forma de trazer mais tráfego para o site e só. Ele não está relacionado com o que o site entrega. 

Esse sempre foi o maior problema do SEO para o Google: uma vez que as pessoas descobriram suas técnicas, o buscador foi inundado de conteúdo otimizado mas com pouca relevância para a experiência do usuário final. 

Lista de atualizações do Google em 2023

Mão fazendo o sinal de 1 ao lado de emoji de lâmpada

As listas de atualizações do Google ao longo dos anos costumam seguir uma lógica bem simples. 

Existem tipos de update. Os relacionados a spam e reviews não afetam muito o tráfego das páginas indexadas. Os relacionados ao algoritmo da busca têm mais impactos. 

Ao longo de 2023, essa é a lista de atualizações do Google: 

  • Fevereiro de 2023 – Product Reviews Update; 
  • Março de 2023 – Core Update;
  • Abril de 2023 – Product Reviews Update; 
  • Maio de 2023 – Topic Authority Update; 
  • Agosto de 2023 – Core Update; 
  • Setembro de 2023 – Helpful Content Update;
  • Outubro de 2023 – Core Update. 

Dentre todos esses, os de março, maio, agosto e outubro foram os que apresentaram o maior índice de variação no ranqueamento de páginas já previamente indexadas. 

Essa lista de atualizações parece mais assustadora do que ela realmente é. Elas sempre trazem variações no ranqueamento de sites e páginas individuais, mas essas variações tendem a estabilizar dentro de um prazo razoável. 

O que não estabiliza é o que precisa ser mudado. Esse é, inclusive, o posicionamento do próprio Google. 

Mas vem comigo que agora vamos analisar individualmente cada uma dessas atualizações. Vamos lá? 

Fevereiro de 2023 – Product Reviews Update

Esse update, como é o padrão do Google, demorou 14 dias para ser realizado, iniciando em 21 de fevereiro de 2023. 

O primeiro update de reviews de produtos aconteceu em 2021, tornando esse tipo de atualização parte da nova geração de updates que o Google vem lançando na terceira década do novo milênio. 

Essa atualização é só para quem trabalha com e-commerces ou qualquer tipo de site que oferece avaliações dos seus produtos. 

Ela não afetou o ranqueamento de nenhum site sem avaliações de produto. 

A principal funcionalidade dessa família de atualizações está em firmar ainda mais os preceitos EEAT nessas avaliações, que são um dos pontos mais importantes para o ranqueamento de e-commerces. 

Esse último update, especificamente, foi para o ajuste de novos idiomas aos updates anteriores. 

Março de 2023 – Core Update

O Core Update é uma família de atualizações do Google focada principalmente nas SERPs, no conteúdo do site e na aplicação do E-E-A-T por eles. 

Entre todos, o Core Update sempre foi o mais assustador de todas as atualizações. Ele sempre é acompanhado de uma grande flutuação no ranqueamento de diversos sites, o que termina por ocasionar quedas (ou aumentos!) no tráfego. 

Nessa atualização de março o maior foco foi na intencionalidade dos usuários. 

Esse é um tema recorrente do Google ultimamente: a luta feroz contra “aproveitadores” do SEO — pessoas que criam sites e conteúdo em larga escala para capturar visitantes e fazer renda com anúncios de display via Adsense. 

Esse update buscou recompensar os sites que entendem a intencionalidade de busca dos usuários, os colocando no topo das SERPs. 

Pense só: você quer saber mais sobre tipos de madeira. Um site escreve um texto no blog com o título “como escolher o melhor tipo de madeira”, e um outro site escreve um outro texto, esse intitulado “Os 20 tipos de madeira com explicação de especialistas”. 

O primeiro texto só explica como escolher entre os tipos e lista 5 deles. O segundo lista todos os 20, oferece vídeos e uma entrevista completa com um especialista ao final explicando como escolher o melhor material. 

Qual desses o Google vai priorizar? Hoje, o segundo texto. Antigamente e antes dos Core Updates, ambos os sites tinham chances similares de ranquear, sendo o fator definitivo a otimização para SEO. 

Abril de 2023 – Product Reviews Update

Update da mesma família do que aconteceu em fevereiro, mas esse foi muito mais extenso e adicionou inclusive recursos novos nas SERPs. 

A primeira grande mudança foi a mudança no nome das avaliações, saindo de product reviews para simplesmente reviews. 

Desde esse update, qualquer assunto passível de avaliações ganhou essa funcionalidade no buscador, incluindo viagens, negócios, serviços, jogos, filmes, livros etc. 

Maio de 2023 – Topic Authority Update

Na lista de atualizações do Google em 2023, essa foi a que todo mundo prestou menos atenção, mas ela ainda gerou um leve alvoroço no seu lançamento. 

Esse update incluiu algo que muita gente na indústria considerou como um sistema novo, o topic authority. 

Esse sistema atua principalmente no Google News e em palavras-chave que o Google considera terem potencial jornalístico. 

A ideia do sistema é trazer mais elementos de autoridade para ajudar a padronizar e recompensar a opinião de experts no assunto sendo pesquisado. 

Mas o Liaison da busca orgânica no Google, Danny Sullivan, explicou que esse sistema já existia há algum tempo. A atualização buscou melhorar os algoritmos e formalizar o sistema de uma vez por todas para o futuro. 

Agosto de 2023 – Core Update

Agosto e setembro de 2023 foram meses bem complicados para quem trabalha com SEO e busca orgânica. 

Primeiro, em agosto, veio o segundo Core Update do ano. Esse priorizou os mesmos pontos de E-E-A-T, mas a volatilidade foi menor do que o anterior, segundo os estudos do Semrush e do Search Engine Land. 

Em outubro também tivemos uma atualização parecida, mas ela ainda não terminou de acontecer quando esse texto foi escrito. Espere atualizações!

Setembro de 2023 – Helpful Content Update

O Helpful Content Update é uma família de atualizações que foi iniciada em 2022, em dezembro. 

Setembro de 2023 trouxe a segunda edição dessa atualização, agora mais ampla e com impactos bem grandes nas páginas de resultados. 

O Helpful Content de 2022 foi o que trouxe o novo E para o E-A-T do Google, e também o que definiu pela primeira vez a ideia do conteúdo útil, literalmente o nome da atualização. 

Essa determinação nova surgiu em 2022 por conta do lançamento do ChatGPT e dos avanços da Inteligência Artificial na área de produção textual. 

Mas dessa vez a atualização fez algo que não é muito comum no Google: ela sinalizou um passo atrás do Google em relação a textos criados a partir dessas ferramentas. 

Como exatamente? Conversamos logo abaixo no próximo tópico. Essa atualização merece um espaço só pra ela. Acompanhe: 

Entendendo o Helpful Content Update de Setembro de 2023

Homem sorridente segurando tablet.

Entre os itens na lista de atualizações do Google em 2023, com certeza o Helpful Content ganha o prêmio de atualização mais polêmica. 

Isso porque essa atualização trouxe (e ainda está trazendo, na data em que esse texto vem sendo escrito) grandes flutuações em rankeamento. 

Combinando essas flutuações com a tradição do Google em economizar palavras na hora de explicar seu funcionamento e suas atualizações, os profissionais de marketing ficaram em polvorosa. 

Mas essa atualização não precisa ser motivo de medo. O maior remédio contra ele é analisar de forma fria e cuidadosa o que está acontecendo no seu site, e quais são as prioridades do Google nesse momento. 

Vamos conversar um pouco sobre elas agora. Me acompanhe: 

A definição do que é útil e não-útil

Em dezembro de 2022, o Google deu a entender que conteúdo gerado por Inteligência Artificial estava no mesmo balaio que conteúdo criado exclusivamente para SEO, sem valor para os usuários. 

Os famosos clickbait, mas na versão busca orgânica que já estamos acostumados a ver. 

Porém, com a atualização de setembro, o Google adotou uma posição bem mais tranquila em relação ao conteúdo gerado por IA. 

Agora, o Google entende que até o conteúdo gerado por IA também pode ser útil.

O motivo é simples: se conteúdo de IA e conteúdo feito por humanos estão sujeitos ao mesmo tipo de escrutínio para a determinação do ranqueamento, na prática eles são vistos como a mesma coisa pelo buscador. 

Veja o comparativo das duas documentações do Helpful Content:

No primeiro, em 2022, o Google fazia questão de mencionar que o conteúdo deveria ser escrito “por pessoas, para pessoas”. 

Já em 2023, a história mudou: “conteúdo criado para pessoas”. 

O que ele está dizendo agora em 2023 é que o conteúdo não deve ser escrito para o Google, e sim para seres humanos, com o maior cuidado estando na inclusão de palavras-chave e na otimização para SEO. 

Essa é a grande missão do Google atualmente: filtrar conteúdo que existe principalmente para conseguir posições com facilidade na primeira página das SERPs. 

Inteligência Artificial é outro assunto, que provavelmente não vai ser priorizado por agora pelos esforços do Google em lançar a sua própria IA, o Bard. 

Conteúdos de terceiros em subdomínios estão na mira

O processo é conhecido em inglês como third party hosting: você cria um subdomínio no seu site específico para receber conteúdo de outras pessoas.

A prática ainda é comum, mas vem diminuindo. Basicamente, o terceiro está se aproveitando da autoridade do site principal para alavancar seu conteúdo. 

Por exemplo: você tem um site sobre marketing digital para iniciantes, o marketingparainiciantes.com.br. 

Mas você fechou uma parceria com um investidor recentemente e ele está procurando um domínio já bem estabelecido para criar um blog. Você então concede acesso ao seu domínio e um subdomínio é criado, o invest.marketingparainiciantes.com.br. 

O seu parceiro então passa a publicar bastante conteúdo nesse site só sobre investimentos, e também cria CTAs para seus cursos e serviços. 

O problema é que não há supervisão alguma do conteúdo nesse subdomínio, e não há nenhuma relação com seu serviço: as CTAs são para os serviços de investimentos e caem no e-mail do seu parceiro, o conteúdo não fala sobre marketing etc. 

Isso já era um problema para o Google lá em 2019. Nessa época e em um tweet, o buscador já deixou claro que estava trabalhando em maneiras de coibir essa prática. 

Na época o Google deixou claro que essa tática não era considerada black hat — um pequeno hack — mas que os sistemas iriam evoluir para que ela deixasse de acontecer. 

E agora, com o Helpful Content, está incluso nas documentações que o conteúdo de terceiros em subdomínios, quando não tendo relação com o site principal, serão penalizados. 

A recomendação do Google é que se esse é o seu caso, você deve impedir a indexação desse conteúdo diretamente via Search Console. 

“Fake fresh” está na mira

Nosso amigo Google, ou Big G para os íntimos, está cada vez mais avançado nas suas detecções em relação a conteúdo. 

Prova disso é que agora ele está de olho até em atualizações fake de conteúdo, onde só a data é alterada para trazer um pouco mais de visibilidade para conteúdo antigo. 

Por exemplo: vamos supor que você tem um texto publicado no seu blog sobre as maiores tendências de marketing de 2022. 

Aí chega em 2023 e você tem uma ideia: por que atualizar o texto todo, se você pode só mudar a data? 🤔

A resposta antes do Helpful Content Update era “porque você respeita seus usuários, né?”. Depois do update ela ganhou um reforço: “porque o Google não quer”. 

O que fazer se você perder tráfego com atualizações do Google

Mulher com expressão de dúvida

Isso acontece com todo mundo de vez em quando. Com quem lida com muitos sites ao mesmo tempo, como profissionais em agências, isso é ainda mais comum. 

Atualização chega, você está bem contente com seu conteúdo e com seus resultados, e de repente parece que tudo foi por água abaixo. 

Todos os meses de trabalho, todos os visitantes conquistados com muito conteúdo informativo, todos os leads sendo gerados em uma constância boa de predizer… foi tudo embora com a bendita atualização do Google. 

Isso acontece quase regularmente. De três em três meses aparece alguma atualização, como o Core Update ou o Helpful Content Update, e os profissionais de marketing ficam perdidos e começam a fazer o que podem. 

E aí está o primeiro erro: fazer sem esperar. 

Se o seu site passou por problemas com a última atualização do algoritmo do Google, esse finalzinho do texto é pra você. 

Se você leu até aqui e está com medo do que as próximas atualizações podem fazer com seus acessos, esse tópico também vai te interessar. 

Vamos lá? 

Espere um pouco

Primeiro ponto: deixe o update ter tempo para que as oscilações nas páginas de busca se resolvam. 

Isso acontece em todas as atualizações do Google. Flutuações no rankeamento são comuns nos primeiros dias ou semanas, mas elas não vão determinar como vão ser os acessos no futuro. 

Muita gente se desespera nesse momento, vendo uma queda de 50% nas visualizações do site. Quem não se desesperaria? 

O primeiro conselho é esperar. Algumas semanas, um mês e no máximo dois. Com isso, você não só vai poder avaliar se foi só uma flutuação, como também entender se — caso você realmente tenha perdido tráfego de verdade — onde você perdeu. 

E falando nisso: 

Faça uma auditoria no seu conteúdo

Depois de esperar, você precisa fazer uma auditoria aprofundada no seu conteúdo para entender por que você perdeu essas posições. 

Com as flutuações resolvidas, você vai conseguir ver direto pelo Google Analytics e pelo Google Search Console exatamente onde você está perdendo tráfego. 

Em quais páginas, em quais categorias, em quais produtos e em quais textos no seu blog. 

Com isso, fica muito mais fácil revisar todos esses conteúdos buscando responder às três perguntas principais que desvendamos ao longo deste texto: 

  • Essas páginas estão seguindo a diretriz E-E-A-T do Google? 
  • Essas páginas estão de acordo com a intencionalidade da busca dos usuários? 
  • O conteúdo nessas páginas é útil aos usuários e está de acordo com o tipo de negócio que você opera? 

Olha só: a maioria das pessoas vai responder um sonoro sim para cada uma dessas perguntas. Mas essa etapa exige um pensamento crítico bem forte da sua parte. Estão mesmo? 

Para te ajudar, veja nosso texto sobre o Google Analytics logo abaixo. Ele vai ser necessário nesse e no próximo item: 

➡️ Google Analytics 4: como acessar, configurar e usar

Não tenha medo de remover conteúdo antigo

Muito cuidado com as atualizações de conteúdo antigo. Elas precisam realmente atualizar o conteúdo para não serem marcadas como fresh faking pelo Google. 

Mudar uma coisinha aqui e outra ali não compensa. Se atualizar é a sua prioridade, você vai precisar de bastante pensamento crítico para entender o que realmente ainda funciona no texto antigo, e o que de informação nova é necessário atualizar. 

Mas caso você esteja perdendo rankeamento, não fique com medo de deletar completamente conteúdo antigo. 

Abra seu Google Analytics e dê uma passada pelo seu conteúdo antigo. O que não tiver trazendo visualizações não precisa necessariamente ficar no seu site. 

Caso esse conteúdo seja importante para a sua estratégia por qualquer motivo, você pode ir ao Search Console e desativar sua indexação que o funcionamento é o mesmo 😉


Bom, chegamos ao final do texto. Espero que essa lista de atualizações do Google em 2023 e os comentários que acompanham tenham sido úteis para a sua estratégia! 

A verdade é que não tem muito o que fazer com esses updates além de sempre melhorar seu conteúdo e entender o que o Google realmente quer. 

E isso vem mudando bastante. A abordagem anterior do buscador era bastante técnica, já que nos seus primórdios era bem difícil fazer as análises aprofundadas que ele consegue hoje. 

A abordagem hoje é bem mais holística, chegando a ser até abstrata. O lado técnico do SEO está ficando cada vez menos relevante, enquanto seu lado humano cada vez mais importante e necessário. 

Tudo muda o tempo todo. Sabe o que também muda muito? O comportamento do consumidor, especialmente no B2B. 

As novas atualizações do Google têm impactos não só no tráfego do seu site. Elas mudam a forma com que as pessoas buscam produtos e serviços. E também a forma como elas compram. 

E olha só: esse texto desse tamanho foi pra falar da lista de atualizações do Google em 2023. Essa lista é bastante similar em quantidade de updates com a de 2003, a de 2004, 05, 06, 07 e por aí vai. 

Então, o Google muda o tempo todo. E com isso, vão mudando também as formas de interagir com a internet e com o marketing digital. 

A forma de se manter sempre atualizado é aquela velha que você conhece: com bastante estudo. Nós temos um material preparado justamente para te ajudar nisso.

Nosso Guia de Configurações Avançadas do GA4 te mostra como configurá-lo da melhor forma possível, garantindo que você tenha relatórios cada vez mais precisos para lidar com todas as mudanças do Google.

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Categorias: Marketing digital

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