Sumário

A presença de um aplicativo de mensagens instantâneas como o WhatsApp na nossa vida hoje é imensa.

Utilizamos a plataforma para nos comunicarmos com familiares e amigos, para organizar nossos compromissos, como parte da rotina de trabalho e (porque não?) para comprar produtos e contratar serviços.

Com essa crescente de vendas pelo WhatsApp, as empresas precisam se preparar para aproveitar o máximo oferecido pela plataforma. 

Quer conferir as melhores dicas e práticas para chamar a atenção dos usuários sem ser inconveniente ou inapropriado?

Continue a leitura do post que preparamos. 

Por que vender pelo WhatsApp?

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo que conta hoje com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo

Só no Brasil há 99 milhões de pessoas utilizando o app, ocupando cerca de 91% dos smartphones brasileiros.

Apenas esse fator já é relevante para que as marcas queiram estar presentes nesse ambiente.

É a chance de um contato mais próximo e através de uma plataforma que faz parte da rotina de muitos. 

Prova disso é a sua taxa de abertura das mensagens, que está próxima de 90%, enquanto a média de abertura de e-mails fica em 15%.

Além disso, o próprio consumidor passou a buscar pelo contato através desse canal, pela agilidade e praticidade oferecida por ele.

O WhatsApp já entendeu o potencial da ferramenta como plataforma de venda e investe nesse segmento.

Então os recursos multimídia e funcionalidades da plataforma disponibilizadas para negócios são outros atrativos interessantes.

O mercado também acompanha esse caminho, com diversos softwares de automação e integração de plataformas, que tornam o atendimento ao público e a abordagem comercial através deste canal ainda mais completo.

Leia também: Como Colocar Botão do WhatsApp no Site? Faça Grátis e em 5 minutos!

14 Estratégias de vendas no WhatsApp

14 Estratégias de vendas no WhatsApp

Pensando em impulsionar ainda mais as suas vendas no WhatsApp, separamos aqui 14 estratégias para você aplicar agora mesmo!

1. Utilize site, redes sociais e anúncios para divulgar seu WhatsApp

Aproveite todos os canais em que está presente para divulgar o WhatsApp do seu negócio. 

Quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu contato, maiores são as chances de render resultados.

Por isso, utilize meios do marketing digital e tradicional, como:

  • Tráfego pago;
  • Link na bio e descrições nas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter);
  • Vídeos;
  • Flyers;
  • Embalagens;
  • Fachadas; 
  • Materiais publicitários;
  • Catálogos;
  • Google Meu Negócio;
  • Cartão de visita.

2. Defina uma estratégia de captação de contatos

Existem algumas formas de captar contatos para seu WhatsApp, algumas mais “trabalhosas” do que outras para o cliente. Vamos a elas:

  • Adicionar os contatos no seu WhatsApp e pedir para ser adicionado;
  • Oferecer uma promoção, pedindo para a pessoa mandar um oi (ou seja, ela será obrigada a salvar o seu número);
  • Criar um link direto para que o cliente envie mensagens para seu número;
  • Criar um QR Code
Leia também: Como Criar Link do WhatsApp Grátis [Gerador Rápido]

3. Dê preferência às listas de transmissão

3. Dê preferência às listas de transmissão

Não confunda: listas de transmissão não são grupos no WhatsApp.

Vamos ser sinceros, os clientes não gostam de grupos de WhatsApp, isso porque não os agrega em nada, com exceção de algumas situações específicas, como falaremos abaixo.

As listas de transmissão são essenciais para você que precisa enviar uma mesma mensagem a vários usuários

Chega de ficar mandando um por um, com esse recurso você precisa apenas criar a lista, selecionar os contatos que deseja colocar nela e, por fim, escrever a mensagem e enviar!

E o melhor de tudo é: caso o usuário responda, será aberta uma janela individual, então você terá total controle de quem respondeu.

4. Se for usar grupos, utilize grupos específicos para compra e venda

Já falamos aqui que os usuários não gostam tanto de grupos para vendas, mas isso não quer dizer que eles sejam proibidos.

Por isso, utilize grupos, de preferência criados por você, que tenham objetivos específicos como; lançamentos, promoções, datas comemorativas etc.

Adicione apenas pessoas que realmente têm interesse em receber este tipo de conteúdo.

Lembre-se também de fechar o canal para mensagens de terceiros.

E tenha cuidado para não enviar mensagens demais ou agir de forma invasiva, pois isso pode levar os clientes a saírem do grupo e ficarem com uma imagem ruim da sua marca.

5. Elabore um cronograma de mensagens

Assim como em outros canais de venda, o WhatsApp também receberá clientes nos mais diferentes estágios, todos eles conforme o funil de vendas de sua empresa.

Dessa forma, é necessário criar abordagens específicas para cada etapa do funil, interesse e tipo de cliente.

6. Tenha templates de mensagens de vendas pelo WhatsApp

Para facilitar e otimizar o trabalho de sua empresa, siga templates de mensagens de vendas para o WhatsApp. 

Isso faz com que você já tenha o texto certo e pronto para enviar aos clientes, mudando apenas as informações específicas.

Por isso, confira aqui 3 dos 29 Textos Pronto paras Vendas no WhatsApp:

  • Lead qualificado: “Recebi aqui a informação de que você tem interesse sobre [produto ou serviço]. Pode me contar mais sobre a sua necessidade? Assim consigo te enviar a melhor proposta”.
  • Responder uma solicitação de orçamento: “Olá! Para [reforçar a demanda ou item solicitado na cotação] nosso valor é de R$ X” .
  • Follow-up após mensagem inicial: “Olá, [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Estou em contato novamente para verificar seu interesse na nossa solução”.

7. Cadastre dúvidas e objeções comuns

É completamente comum que os clientes tenham dúvidas ou objeções durante uma negociação. 

Por isso, cadastre as principais e mais recorrentes para saber como responder melhor seus leads e clientes.

Dessa forma, você já estará preparado – podendo até mesmo criar templates de resposta -, caso o cliente faça alguma objeção ou pergunta, contornando a situação de modo a seguir para o fechamento da venda.

8. Crie um script de vendas pelo WhatsApp

O script de vendas nada mais é do que a combinação de estratégias já determinadas para uma negociação entre o vendedor e o lead.

Vamos a alguns exemplos de script de vendas com abertura especializada:

  • Percebi que você trabalhava na [EMPRESA QUE TRABALHOU], como você percebeu a cultura corporativa de lá?
  • Um amigo meu também foi para [UNIVERSIDADE], o que você estudou lá?
  • Vejo que você mudou de cargo de SDR para gerente de contas na [EMPRESA ATUAL], como funciona o processo interno?

Por meio do script de vendas você terá benefícios como:

  • Compartilhar facilmente as estratégias com o time de vendas;
  • Evitar a perda de informações ou conhecimento;
  • Ajudar a treinar novos vendedores;
  • Aumentar a preparação de todo o time;
  • Ajudar a manter o foco;
  • Aumentar a eficiência da equipe;
  • Reduzir o estresse dos vendedores e SDRs;
  • Melhorar a consistência do time e passa uma única mensagem;;
  • Reduzir a chance de desalinhamentos com o cliente;
  • Melhorar o rapport entre vendedores e leads;
  • Aumentar o aproveitamento de leads e as taxas de conversão;
  • Evoluir suas estratégias com o tempo.
Saiba mais: 23 Modelos de Script de Vendas Prontos para Usar

9. Configure mensagens automáticas de boas-vindas e ausência

Não deixe os usuários esperando, por isso, já tenha prontas as mensagens automáticas para situações de ausência e boas-vindas.

Veja o que você deve colocar nessas mensagens automáticas:

  • Boas-vindas: 
    1. Faça as saudações – “Olá! Agradecemos o seu contato. Estamos aqui para atendê-lo da melhor maneira”
    2. Chamada para ação – você pode tanto pedir para o contato te adicionar na agenda, quanto solicitar por mais informações a fim de agilizar o atendimento.
  • Ausência: além de colocar o seu horário de atendimento no WhatsApp Business, você pode programar mensagens para situações em que o cliente faz um contato fora do horário. 
    1. Exemplo: “Agradecemos o contato! Lembrando que atendemos de x a y do período a e b. Responderemos sua mensagem assim que possível!”.

10. Utilize o catálogo para mostrar seus produtos e serviços

Você pode otimizar tanto o seu tempo quanto o do cliente ao utilizar o catálogo do WhatsApp para mostrar seus produtos e serviços.

Dessa forma, o cliente chegará até você já sabendo os produtos e serviços que o interessam.

11. Aproveite o status do WhatsApp para divulgar novidades e promoções

O status do WhatsApp funciona como o stories do Instagram, ou seja, é uma publicação disponível apenas por 24 horas, com tempo limitado também de exibição.

Aproveite esse recurso para divulgar as promoções e novidades de sua empresa, invista em métodos que chamem a atenção.

Leia também: Copywriting para Instagram: 14 Dicas Incríveis para Você Aplicar

12. Utilize etiquetas para organização

12. Utilize etiquetas para organização

As etiquetas de organização são um modo de filtrar os clientes, você pode marcá-los conforme suas especificações, ou seja, você acompanha o status do pedido.

Vamos a alguns exemplos de etiqueta:

  • Novo cliente;
  • Pagamento pendente;
  • Pago;
  • Finalizado;
  • Promoção;
  • Reclamação.

13. Acompanhe as estatísticas com WhatsApp Business

Com as estatísticas do WhatsApp Business você terá à sua disposição dados como:

  • Número de mensagens enviadas;
  • Número de mensagens entregues;
  • Número de mensagens lidas;
  • Número de mensagens recebidas.

Essas estatísticas auxiliam no controle da área de atendimento e vendas de sua empresa.

14. Crie regras e automações entre diferentes softwares com a API do WhatsApp

Ao criar uma API ou contratar de uma empresa fornecedora deste serviço, você pode ter o auxílio necessário para integrar o WhatsApp com outros sistemas, como softwares de CRM, automação de marketing, inteligência artificial etc.

Boas práticas para vender pelo WhatsApp

Boas práticas para vender pelo WhatsApp

Vender pelo WhatsApp é uma oportunidade incrível, mas algumas práticas são recomendadas para não ser invasivo, para passar uma imagem profissional e para não acabar prejudicando a imagem da sua marca. 

Prefira o WhatsApp Business

A primeira dica dessa lista é o uso do WhatsApp pensado para as empresas: o WhatsApp Business.

Com ele, funcionalidades e facilidades podem ser exploradas.

Informações empresariais

Com esse formato da plataforma, você pode adicionar informações como a localização, contato, segmento da empresa, link para site, descrição dos produtos ou serviços, além de imagens que representem seu negócio.

Com isso, quem acessa seu contato já tem uma ideia melhor formada da sua marca e do que você oferece.

Também é possível solicitar a verificação do contato, o que passa mais credibilidade.

Etiquetas

Essa funcionalidade, também disponível apenas no WhatsApp Business, possibilita a organização das conversas e contatos de acordo com etiquetas definidas por você.

Acompanhamento da estratégia

Métricas como número de mensagens enviadas, entregues e lidas são disponibilizadas pela plataforma.

Esses dados auxiliam a entender as taxas e a receptividade das abordagens feitas por lá.

Peça autorização dos seus contatos

Quer evitar problemas e enviar mensagens apenas para aqueles consumidores que estão mais receptivos à sua marca?

Garanta que eles querem receber seu contato. 

Você pode fazer isso na primeira mensagem de abordagem e também pode pedir para que eles se cadastrem na linha de transmissão (já falaremos mais sobre essa funcionalidades) para receberem as ofertas, descontos, novidades e conteúdos.

Dedique tempo para o atendimento

Se você quer trabalhar com vendas pelo WhatsApp, precisa pensar na dinâmica que acontecerá por ali. 

Seja através da divulgação do contato da sua marca ou da abordagem ativa, seu número será conhecido pelo público.

Com isso, é preciso ter um profissional ou um sistema de atendimento, ou então você perderá um dos principais benefícios do WhatsApp para o consumidor: a agilidade nas respostas.

Confira: O Que é um Pipeline de Vendas, Benefícios e Como Criar um

Automatize os processos

Como comentamos no tópico anterior, o atendimento pode ser feito através de um sistema pensado para tal, para que você não dependa do trabalho de um profissional para isso. 

Através de chatbots, a marca pode criar um roteiro de respostas e interações, que fica disponível o tempo todo e que entrega pelo menos um pré-atendimento para os usuários.

Com isso o retorno é automático, parte das dúvidas são solucionadas ali e sua equipe pode focar em outras tarefas.

Na abordagem ativa, você também pode explorar a funcionalidade de linha de transmissão, para enviar uma mesma mensagem para diversos contatos ao mesmo tempo.

Saiba mais: Como a Pós PUCPR Digital Dobrou sua Taxa de Conversão Integrando Leadster e WhatsApp

Entenda o estágio do cliente

Para que essas mensagens funcionem, sejam elas enviadas pela sua equipe ou por sistemas de automação, elas precisam estar alinhadas com as necessidades e interesses dos usuários.

Pense no funil de vendas e na maturidade de cada contato em relação à compra.

Caso contrário, você pode acabar prejudicando a relação e afugentando oportunidades.

Saiba mais: O Que é Funil de Conversão, Quais são as Etapas e Como Criar

Invista em Marketing de Conteúdo

Para os contatos que se interessam por um contato mais frequente, você pode oferecer conteúdos relevantes e do interesse desse público.

Podem ser utilizados os recursos multimídia como fotos, vídeos, áudios, etc.

Lembre-se de checar o interesse do contato em receber esse tipo de conteúdo através desse canal, para não ser intromissivo. 

Seja objetivo

Quando falamos em vendas pelo WhatsApp é importante ter em mente que o conteúdo ali, em qualquer formato, deve ser curto e objetivo.

Caso um contato mais longo seja necessário, agende um contato através de uma ligação para resolver.

Use a linguagem do seu público

O WhatsApp, mesmo quando utilizado por diferentes profissionais, é um canal oficial da marca.

Portanto, a linguagem utilizada por ali deve corresponder a essa identidade de linguagem. 

Essa linguagem também deve levar em conta a identificação e conexão gerada com seu público.

Escute o cliente

Utilize o WhatsApp também como um canal pós-venda.

Pela facilidade das respostas, esse é um canal relevante para pesquisas e feedbacks dos clientes que consumiram com a sua marca.

Esses insights são importantes para identificar pontos de melhoria e de investimentos necessários.

Treine a sua equipe

Todas essas dicas precisam estar não só na sua cabeça, mas de todos os profissionais que farão contato com os consumidores através da plataforma.

Invista em um guia de boas práticas da sua marca e em um treinamento de vendas pelo WhatsApp para a sua equipe comercial.

Você também pode se interessar: Funcionalidades Leadster: Direcione Leads Qualificados para o WhatsApp

Tenha cuidado com as mensagens automáticas

A mensagem automática é sim recomendada, mas configure de forma a não deixá-la muito impessoal ou fria para o público.

Evite textos muito longos

Como comentamos, o WhatsApp é um canal objetivo.

Portanto, mantenha os textos curtos e apenas escreva o essencial.

Não se preocupe em fornecer todas as informações já no primeiro contato, pois os usuários interessados vão dar abertura para novas mensagens.

Tenha cuidado com envios simultâneos

Tome cuidado com esse tipo de automação, pois isso pode ser considerado um “spam” no WhatsApp e pode até mesmo chegar a bloquear seu número.

Utilize emojis com moderação

Se a comunicação da sua marca é mais descontraída, os emojis são um recurso legal para incluir nos textos, mas não pese a mão.

Emojis demais desviam a atenção e passam uma imagem errada.

Evite imagens no pitch inicial

O primeiro contato sempre deve ser em texto.

Se você enviar uma imagem já nessa primeira mensagem, as chances do usuário abrir a conversa é menor.

Leia também: Pitch de Vendas: 8 Dicas para Criar um Discurso que Vende

Não aposte todas as suas fichas no WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta de apoio para as vendas da sua marca, mas você não deve apostar todas as fichas em um só canal.

Você precisa oferecer alternativas de atendimento ao cliente também, para aqueles que preferem entrar em contato através de outros canais, como e-mail e telefone.

Lembre-se também que o app pode sofrer instabilidades, como já ocorreu, prejudicando diretamente as empresas que o utilizam.

Outras dúvidas comuns sobre vendas no WhatsApp

Outras dúvidas comuns sobre vendas no WhatsApp

Para fechar com chave de outro nosso conteúdo estratégico sobre vendas pelo WhatsApp, vamos às dúvidas mais comuns sobre o assunto!

Quais as diretrizes de vendas no WhatsApp?

Um tópico importante para quem quer vender pelo WhatsApp é conhecer a política de uso da própria plataforma.

As empresas que utilizam o WhatsApp Business devem aderir a essa política e seguir regras, não utilizar para fins proibidos, cumprir as leis de proteção de dados, etc.

Você pode conferir todas as diretrizes na página “Política do WhatsApp Business”.

Qual a diferença entre WhatsApp, WhatsApp Business e WhatsApp API?

Nós temos três tipos de conta do WhatsApp, vamos às suas diferenças:

  • WhatsApp (comum): não possui muitas opções empresariais, é mais voltada para uso pessoal.
  • WhatsApp Business: ferramenta direcionada para negócios, ou seja, para área profissional. Nele você consegue colocar as informações comerciais, conectá-lo com a fanpage, criar anúncios do Facebook para o WhatsApp, criar catálogo de produtos ou serviços, mensagens automáticas etc. Ou seja, ele é ideal para aqueles que querem fazer comércio pela internet. Atenção: ele possibilita apenas um único login.
  • WhatsApp API: o WhatsApp Business API é uma versão paga da ferramenta, com ele você pode ter múltiplos logins em um mesmo número, pagando por interação. Seu diferencial também é o selo de verificação.

Como configurar o WhatsApp Business?

Vamos ao passo a passo de como configurar o WhatsApp Business:

  1. Baixe o WhatsApp Business e abra o aplicativo no seu celular;
  2. Leia os Termos de Serviço, em seguida, clique em “CONCORDAR E CONTINUAR” para aceitá-los;
  3. Confirme seu número – adicione o código de país correspondente e insira seu número de telefone em formato internacional. Clique em “AVANÇAR” ou “OK” e, em seguida, toque em OK para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou ligação. Para concluir, insira o código de seis dígitos;
  4. Permita que o app acesse seus contatos e suas fotos;
  5. Crie uma conta, para isso, insira seu nome comercial, selecione uma categoria de empresa e adicione uma foto de perfil;
  6. Crie seu perfil comercial – toque em “CONHECER”, seguido de “Perfil comercial”. Adicione informações importantes, como seu endereço comercial e horário de atendimento.

Para facilitar ainda mais o seu entendimento, confira o vídeo abaixo:

Como configurar a API do WhatsApp?

Confira o passo a passo de como configurar o API do:

  1. Encontre um provedor de solução de negócios (BSPs);
  2. No site de seu BSP, faça o login com a conta do Facebook;
  3. Por fim, configure sua conta:
    1. Cria uma conta empresarial no Facebook (caso já exista, os dados aparecerão automaticamente) ou WhatsApp Business;
    2. Crie seu perfil do WhatsApp Business;
    3. Verifique seu número.

Caso você não queira contratar um BSP, sua empresa precisará de um desenvolvedor para fazer esse processo.

Qual é o melhor sistema de vendas por WhatsApp?

Existem diversos sistemas de vendas por WhatsApp no mercado. Listamos aqui alguns dos melhores para você explorar:

  • Wati;
  • Kyte;
  • Messenger people;
  • Omnichat;
  • Aivo.

Para facilitar ainda mais a sua busca, a Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, tem uma página de parceiros para você filtrar as especificações dos provedores, a fim de chegar ao melhor para o seu negócio.

Leia também: Gerador de Leads: 19 Melhores Ferramentas de Captação de Leads Qualificados para seu Site

Como chamar atenção do cliente no WhatsApp?

Para chamar a atenção dos clientes, você deve apostar no copywriting, gatilhos mentais e CTAs, além de investir em modelos de frases que já dão certo.

Vamos a alguns exemplos:

  • A melhor opção disponível no mercado!
  • Aqui está o produto ideal para resolver o seu problema!
  • Oferta válida apenas pelas próximas 24 horas!
  • Nós queremos te ouvir: o que está achando do nosso produto?
  • Compre o produto X e ganhe de brinde o produto Y!

Lembre-se de utilizar personalização, algo inesperado e até mesmo perguntas provocativas.

Como fazer fechamento de vendas por WhatsApp?

A Leadster traz aqui 5 das 20 Técnicas de Fechamento de Vendas para Fazer Negócios como um Profissional, confira!

  • Fechamento pela suposição: assumir que já está tudo certo pode induzir o futuro cliente a focar no aspecto que ainda precisa de resolução.
  • Fechamento instigando as objeções de compra: o representante comercial indaga o consumidor sobre possíveis objeções para a compra, para solucioná-las rapidamente.
  • Fechamento com foco na necessidade: estratégia que coloca o consumidor em primeiro lugar.
  • Fechamento com foco no pós-venda: exalta investimento de tempo, trabalho e expertise do produto para a melhor experiência do cliente.
  • Fechamento “você já é meu cliente”: o representante comercial coloca o consumidor na situação de já ter fechado a compra, a fim de mostrar os impactos positivos.

Explore o WhatsApp para vender!

Com essas dicas você pode potencializar seus resultados de vendas, melhorar o atendimento ao cliente e entender de forma ainda mais completa o seu público.

Para oferecer uma experiência ainda melhor ao seu cliente, crie o Botão do WhatsApp Interativo Gratuito para seu Site com a Leadster.

Por meio dele você capta e envia os contatos diretamente para seu WhatsApp!


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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