O WhatsApp é uma das principais ferramentas de atendimento e venda online atualmente.

São mais de dois bilhões de usuários ativos no mundo e os recursos multimídia e funcionalidades da plataforma para negócios são atrativos muito interessantes.

E você também pode potencializar a sua marca e sua estratégia de marketing e vendas através dessa ferramenta, principalmente se conseguir direcionar os visitantes do seu site para uma conversa na plataforma.

Um simples Botão do WhatsApp no site faz com que você capte mais leads e torne o atendimento ao público e a abordagem comercial através deste canal ainda mais completo.

Neste post vamos te ensinar como instalar o Botão do WhatsApp no site de forma gratuita e em menos de 5 minutos.

Confira!

Como funciona o botão do WhatsApp flutuante?

Como funciona o botão do WhatsApp flutuante?

O Botão do WhatsApp no site é um recurso para direcionar os visitantes das páginas para um canal de contato direto. 

Ele pode ser apenas do tipo que direciona para o WhatsApp com o clique no botão e pode também ser do tipo que já faz a captação de alguns dados do visitante, facilitando assim o trabalho do profissional que dará sequência ao atendimento.

Exemplos de sites com o botão flutuante do WhatsApp

Independente do tipo de botão, ele geralmente apresenta um ícone clicável com a logo do WhatsApp, que pode ser inserido em qualquer página e possui diferentes opções de posicionamento no site.

Abaixo dois exemplos de como esses botões podem ser aplicados:

Exemplo de Botão do WhatsApp com ícone e chamada.
Exemplo de Botão do WhatsApp apenas com ícone.

Como colocar o botão do WhatsApp no site?

Com a Leadster você consegue implementar o recurso do Botão do WhatsApp no site de forma totalmente gratuita e em poucos minutos.

Confira o passo a passo:

Como colocar o botão do WhatsApp no site?

1. Acesse o site e clique em “Criar botão gratuito”

Primeiro, você deve acessar a página “Botão do WhatsApp Flutuante Gratuito para seu Site” e clicar em “CRIAR BOTÃO GRATUITO”.

O chat da Leadster será acionado para te auxiliar com as ações necessárias.

Primeiro, você precisará fornecer algumas informações de cadastro, para que a plataforma entenda seu perfil e direcione para a melhor estratégia para a sua empresa. 

As informações solicitadas são: site da empresa, seu nome, e-mail, telefone, volume de acessos ao site e investimento em campanhas.

Além disso, você criará uma senha de acesso à sua conta. 

Descubra quantos acessos o seu site recebe por mês

Se você não tem a informação de volume de acessos ao site, poderá escolher a alternativa “não sei”.

Entretanto, essa é uma métrica muito importante para acompanhar os resultados online da sua marca e recomendamos que você crie e configure uma conta no Google Analytics, para monitorar essas e outras métricas.

2. Ative o botão do WhatsApp no seu site

Depois, a plataforma vai mostrar uma simulação de como ficará o Botão do WhatsApp no site que você vinculou à conta.

Para colocar o botão no ar e começar a receber contatos por ali, basta clicar em “Ativar Botão no Site”.

Você será então redirecionado para o seu painel inicial, onde irá escolher a opção que melhor se encaixa com a configuração do seu site:

Ative o botão do WhatsApp no WordPress

Se o seu site é feito em WordPress, você precisará seguir os passos (que também estão descritos na plataforma):

  • Acessar as configurações do seu plugin no caminho “Configurações > Leadster”;
  • Inserir o seu código de ativação no campo identificado.

E pronto, com essas três ações simples, o botão estará no ar e seu site já estará gerando mais conversões.

Ative o botão do WhatsApp no Wix

Já se seu site é feito no Wix, os passos são os seguintes:

  • Em seu painel do Wix, clique em “Configurações > Acompanhamento e Análises”;
  • Na janela que será aberta, clique em “Código Personalizado” e, em seguida, no botão “+ Código Personalizado”;
  • Insira seu código de instalação da Leadster no campo “Cole o trecho do código aqui”;
  • Selecione o seu domínio;
  • Mantenha assinalada a opção “Todas as páginas” e marque a opção “Body – fim”.
  • Clique em “OK”. Pronto!

Ative o botão do WhatsApp com Google Tag Manager

Você também tem a opção de ativar o botão através do Google Tag Manager.

Nesse caso, as ações necessárias são:

  • Acesse o painel do Google Tag Manager e clique em “Espaço de trabalho > Visão Geral > Adicionar uma nova tag”;
  • Clique para escolher um tipo de tag e selecione a opção “HTML personalizado”;
  • Insira um nome para a tag que está criando, cole o código de instalação da Leadster no campo “HTML” e marque a opção “Suporte para document.write”;
  • Clique para escolher um acionador para disparar a tag;
  • Selecione o acionador “All Pages”(Todas as páginas) para disparar a tag. Mantenha as outras configurações padrão;
  • Salve as configurações para seguir;
  • Verifique se a sua alteração foi gravada no espaço de trabalho;
  • Agora é só publicar as alterações feitas para que sejam enviadas ao seu site. Clique no botão “Enviar”;
  • Insira um nome e uma descrição de sua preferência e depois clique em “Publicar”. 

Pronto!

Ative o botão do WhatsApp no site em HTML

Também existe a opção de ativar no HTML do seu site o nosso código e assim conectar o botão com qualquer plataforma:

  • Copie seu código de instalação; 
  • Insira a tag no código de suas páginas do site, antes do elemento <body/>;
  • Assista ao vídeo a seguir para que você entenda melhor como ativar o Botão do WhatsApp no site com a Leadster:

3. O resto é com a gente!

Com o botão instalado, seus visitantes poderão visualizá-lo e iniciar um atendimento por ali. 

A dinâmica é a mesma que você utilizou para criar sua conta: um assistente virtual inicia a conversa, captando dados iniciais, sem que o usuário precise sair da página em que está navegando.

Depois, o visitante é direcionado para o WhatsApp, permitindo que o atendimento seja continuado.

 Você também pode gostar: Funcionalidades Leadster: Direcione Leads Qualificados para o WhatsApp

Por que utilizar o Botão do WhatsApp no site?

Por que utilizar o Botão do WhatsApp no site?

O Botão do WhatsApp no site aumenta a geração de leads, direciona os contatos para o número desejado e melhora a experiência do consumidor.

Além disso, você conta ainda com outros benefícios: 

Esteja presente no aplicativo de mensagens com maior abrangência

O aplicativo faz parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros.

Em fevereiro de 2020, o WhatsApp já contava com números impressionantes: presente em 99% dos celulares do Brasil, utilizado por 93% das pessoas todos os dias.

No mundo, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens número um, com mais de 2 bilhões de usuários.

Ganhe mais agilidade no contato com o cliente

O aplicativo de mensagens instantâneas também ganha de muitas outras opções de contato com o cliente pela agilidade que oferece.

É o que o consumidor espera quando utiliza esse canal, então certifique-se que seu atendimento corresponderá a essa expectativa.

Construa sua base de leads para vender mais

Com um canal atrativo para os visitantes, as chances de você aumentar a geração de leads são grandes, principalmente se a sua estratégia for atrelada a outros pontos de otimização de conversão e abordagem proativa.

Porque o botão da Leadster é o melhor?

Porque o botão da Leadster é o melhor?

A alternativa da Leadster para botão de WhatsApp é mais vantajosa em relação a um simples ícone clicável por diversos motivos: 

Crie uma chamada proativa

O Botão Flutuante do WhatsApp aborda de forma proativa e automática os visitantes do seu site.

E abordar seu visitante de forma proativa aumenta seu resultado em 105%, comparado com soluções passivas, como botão do WhatsApp (Fonte: Forrester).

Crie uma chamada proativa
 Descubra o Poder das Abordagens Personalizadas no Marketing para Aumentar a Conversão

Capte e organize o contato dos leads

Colete os dados mais importantes de forma automática, segmente e distribua os leads corretamente para os representantes comerciais responsáveis, para garantir que sua equipe de vendas receba todos os contatos da melhor forma.

Capte e organize o contato dos leads

Crie e ative no site com facilidade

A criação do botão de WhatsApp no site com a Leadster demora apenas alguns minutos e a ativação também é facilitada.

Além disso, na plataforma você encontra o passo a passo detalhado de várias formas de ativar o recurso.

Crie e ative no site com facilidade

Acompanhe e exporte todos os contatos gerados

Você pode acompanhar, através do painel de controle da ferramenta, todos os contatos gerados.

Esses leads também podem ser exportados e encaminhados para outras ferramentas que você utiliza na estratégia de marketing e vendas.

Acompanhe e exporte todos os contatos gerados
 Saiba mais: Como Integrar a Leadster com um Sistema de Vendas para sua Empresa Vender Mais?

Envie os dados coletados para o WhatsApp

A coleta de dados na fase inicial do contato, com o assistente virtual, fica salva e você pode direcionar esses dados para o WhatsApp, para continuidade do atendimento.

Envie os dados coletados para o WhatsApp

Abra o WhatsApp automaticamente

Com a funcionalidade oferecida pela Leadster, o WhatsApp pode ser aberto automaticamente, depois que a conversa com o chatbot chegar a um ponto determinado.

Acompanhe suas métricas de desempenho

Com o Dashboard de Performance da Leadster você acompanha os resultados em tempo real e tem ainda acesso ao Painel de Métricas, para acompanhar sua performance e os contatos captados sem depender de planilhas ou trabalho manual.

Acompanhe suas métricas de desempenho

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Criar e implementar um Botão do WhatsApp no site da sua empresa é uma chance de um contato mais próximo com os consumidores, através de uma plataforma que faz parte da rotina de muitos.

Quer começar agora a explorar esse recurso?

Descubra por que a Leadster é a melhor forma para você gerar leads e triplique os resultados do seu site!

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Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.