/ / WhatsApp Marketing: O que é, Como Aplicar e 5 Cases de Sucesso

Que todo mundo está no WhatsApp você já sabe. 

Uma previsão do Statista mostra que até 2028, só no Brasil, terão cerca de 149 milhões de usuários ativos na rede.

Mas, você sabe do que se trata o WhatsApp Marketing? 

Tem ideia de como essa estratégia pode ser utilizada pela sua empresa e os resultados que pode gerar?

Se ainda não está por dentro do assunto, saiba que esse conteúdo da Leadster vai servir como um tipo de guia completo para você estudar e se inspirar nos exemplos de sucesso!

Bora lá?!

O que é o WhatsApp Marketing?

O que é o WhatsApp Marketing?

WhatsApp Marketing nada mais é do que utilizar o aplicativo de mensagens para incorporar algumas de suas estratégias de marketing e vendas.

Com o marketing pelo WhatsApp você conseguirá atingir um número enorme de pessoas, já que essa rede social conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo todo (pois é, não é só no Brasil que ela bomba, não). 

Além de se aproximar ainda mais do público, utilizando uma plataforma que eles já estão acostumados para estreitar a relação de vocês e gerar vendas.

Ok, agora que você já sabe da magnitude do WhatsApp e o que significa esse termo base, bora entender algumas possibilidades que você tem nessa estratégia!

🔎 Leia também: Gatilhos Mentais para WhatsApp: 8 Ideias para Aumentar suas Vendas

Possibilidades do Marketing no WhatsApp

Possibilidades do Marketing no WhatsApp

Através das conversas personalizadas, dinâmicas e diretas, fazer marketing no WhatsApp abre um leque de possibilidades que antes só se pensava em fazer por site, e-mail e até mesmo mídias offline.

Separei aqui 6 formas de fazer o WhatsApp Marketing, confira!

Geração e qualificação de leads

Ao conversar diretamente com os usuários, você já poderá captar sua atenção e coletar os dados de contato, gerando um lead.

Não parando por aí, você vai aprofundando a conversa e colhendo mais detalhes para qualificar esse cliente em potencial. 

Tudo isso acontece de forma rápida e personalizada, já que você mesmo terá que criar fluxos únicos para cada situação que chega em sua caixa de entrada.

Atendimento ágil e em tempo real

Por meio do WhatsApp, sua empresa vai proporcionar ao consumidor um atendimento rápido e em tempo real aos seus clientes

Essa tática pode ser feita inclusive com o auxílio de chatbots, ou de forma manual mesmo, dependendo da necessidade da empresa. 

Com esse tipo de atendimento você melhora a experiência do cliente e ainda impacta na fidelização.

Envio de descontos, ofertas e promoções

Aproveite que as pessoas estão sempre abrindo o WhatsApp para enviar descontos, ofertas e promoções personalizadas.

Dessa forma, você chama a atenção do usuário e as chances de ele abrir sua mensagem são bem maiores do que de um e-mail, por exemplo.

Lembre-se que essa estratégia pode te ajudar aumentar as vendas e fidelizar os clientes, pois eles se sentirão valorizados por receberem ofertas especiais.

Divulgação de eventos e conteúdo

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, o WhatsApp também pode ser utilizado para divulgar eventos, conteúdo e mandar lembretes para seus clientes.

Além das chances de abertura serem maiores, você estará seguindo uma comunicação mais próxima do seu cliente, já que a rede social sai um pouco do estilo formal de um e-mail, por exemplo.

Com essa tática, você mantém seus clientes informados e engajados.

Impulsionamento de vendas

Bom, se com o WhatsApp você pode enviar descontos, ofertas e promoções e ainda divulgar seus conteúdos e eventos, saiba que a consequência disso será um impulsionamento nas vendas.

Afinal, além de marcar presença em mais um canal – com grande magnitude –, você estará cada vez mais próximo de seu consumidor, apostando em uma linguagem mais personalizada e menos formal.

Pesquisas de satisfação

Por fim, você também pode aplicar o WhatsApp Marketing por meio de pesquisa de satisfação com seus leads e clientes.

Dessa forma, você ficará sabendo o que o seu público pensa e se as estratégias estão sendo bem recebidas ou não. Além de também ganhar “pontos” no quesito engajamento.

Como levar os leads até o WhatsApp?

Como levar os leads até o WhatsApp?

Show, agora você sabe algumas das possibilidades do WhatsApp no marketing, mas esses usuários não caíram na sua rede do nada, certo?

Pensando nisso, explicarei aqui 3 formas de levar os leads até o WhatsApp da sua empresa. Confira:

Utilizando anúncios de clique para o WhatsApp

Sim, a mídia paga pode ser sua grande aliada na hora de enviar leads para o WhatsApp – na verdade, é uma das mais eficazes!

Por meio dessa alternativa, os usuários poderão clicar no botão no anúncio personalizada que já as leva diretamente para uma conversa com a sua empresa

Esse formato é extremamente útil para campanhas de marketing que buscam gerar leads de maneira mais rápida e para oferecer um atendimento personalizado e em tempo real aos clientes.

Qual é o melhor objetivo de campanha para WhatsApp?

Para responder essa questão, vamos contar com a ajuda da Karinne Garcia Lo Gullo, especialista em Mídia Paga da Leadster:

“Na minha opinião, o melhor objetivo de campanha em cada mídia é:

  • Facebook Ads: campanha com objetivo de tráfego (mais barato) ou conversão (mais caro), integrando o WhatsApp na conta de anúncio e tendo uma campanha objetiva na mensagem, com proposta de valor sobre o que o usuário terá após o clique no CTA. 
  • Google Ads: se o objetivo é aumentar leads pelo WhatsApp, criar campanha com objetivo de maximizar conversão, levando usuário para uma LP curta, mensagem direta e tempo de carregamento o menor possível, com um botão do WhatsApp para gerar o lead.”

A partir de uma landing page de conversão

Outra maneira de levar leads até o WhatsApp é por meio de uma landing page de alta conversão

A página pode ser criada visando capturar informações de contato dos visitantes, como nome, e-mail e telefone, e em seguida, chamá-los para entrar em contato com a sua empresa pelo WhatsApp

Para que isso aconteça, você só precisará incluir um link para WhatsApp na página e criar um CTA forte, que incentive os visitantes a utilizá-lo para se comunicar com a sua empresa.

Com a ajuda de um chatbot de marketing

Para fechar, mais uma forma de levar leads até o WhatsApp é por meio de chatbots de marketing. 

Os chatbots são programados para realizar diversas ações, como tirar dúvidas dos clientes, enviar promoções e agendar consultas, mas ele também podem ser usados para direcionar os clientes para uma conversa com a sua empresa no WhatsApp.

Uma vez que já terão coletados os dados de contato, será mais fácil se comunicar com os clientes e as chances de conversão aumentam.

🧐 Saiba mais: Como Criar um Chatbot Grátis com a Leadster?

5 Cases de sucesso de Marketing pelo WhatsApp

5 Cases de sucesso de Marketing pelo WhatsApp

O que acha de explorarmos alguns cases de sucesso aqui, para você ver na prática como o marketing pelo WhatsApp é feito?

Bom, separei 5 exemplos logo abaixo, bora começar!

Espaçolaser

Com direito a página única no site da Meta para esse case, a Espaçolaser, uma das maiores redes de depilação a laser do país, se deu muito bem com o WhatsApp marketing.

O objetivo da marca era levar mais pessoas até esse canal de contato, mostrando a todos o quão fácil era tirar dúvidas e contratar os serviços da empresa por lá.

Bom, o resultado foi surpreendente, como conta o Head de Digital da Espaçolaser, Renato Roschel : 

“As campanhas de clique para o WhatsApp impactaram fortemente as vendas em um cenário de pandemia e lojas fechadas. Em 2 semanas subimos as campanhas e montamos o time de atendimento via WhatsApp Business para fazer os atendimentos. As vendas do canal digital foram multiplicadas em 10X e o nível de relacionamento com o cliente foi para outro patamar. Hoje essa campanha se tornou always-on e o time de atendimento aumenta a cada mês”.

E para tudo isso acontecer, a empresa contou com uma forte estratégia de anúncios no Facebook até os leads chegarem à conversa

Fora isso, também podemos citar a estratégia orgânica de divulgar o novo canal de atendimento em publicações orgânicas no Facebook e contar com um botão do WhatsApp em seu próprio site.

Chevrolet

Outra marca que conta com uma página única para seu case de sucesso é a Chevrolet Brasil, marca da montadora de carros General Motors.

O objetivo da empresa era aumentar sua geração de leads e vendas e mais uma vez, podemos citar os anúncios como ponto forte dessa estratégia.

“As campanhas Clique para WhatsApp permitem à General Motors colocar o seu consumidor em contato com um vendedor em apenas dois cliques.

Uma comunicação ágil, altamente personalizável, que vai de encontro ao que todo consumidor busca atualmente: conveniência.

Além de uma jornada mensurável de ponta a ponta, o formato Clique para WhatsApp aproxima a marca do consumidor, fortalece essa relação e, como consequência, entrega conversão”, esclareceu Renan Tavares – Diretor de Marketing, General Motors América do Sul.

Para isso acontecer, a Chevrolet Brasil, em parceria com a Meta, criou uma estratégia de campanha de clique para WhatsApp Business.

Foram criados conjuntos de criativos no Facebook, como chamadas atrativas em texto, imagem do produto, logo da marca em evidência, assim como o ícone do WhatsApp, seguido de um botão com um CTA direto criando uma associação de mensagem clara.

Hellmann’s

A marca de maionese Hellmann’s aqui no Brasil, queria inspirar as pessoas a pensarem na maionese como um ingrediente culinário, não apenas um condimento

Para isso, eles convidaram os usuários do seu site a enviarem seus números de telefone juntamente com uma foto do conteúdo de suas geladeiras.

As pessoas foram conectadas por meio do WhatsApp com chefs de verdade, que criaram uma receita usando a Hellmann’s e os outros ingredientes na geladeira do participante. 

Os chefs inclusive ensinaram os usuários como cozinhar a refeição por meio de fotos, vídeos e outros recursos do WhatsApp.

Bom, já pode esperar que os resultados foram ótimos! 

Um total de 13.000 participantes gastaram em média 65 minutos interagindo com a marca, e 99,5% deles aprovaram o serviço

Com o excelente retorno, a marca lançou a mesma campanha em outros países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. 

Prime Meridian Direct

A seguradora de carros americana, Prime Meridian Direct, reduziu seu tempo de resposta com mídia interativa (media rich) através do WhatsApp Business.

Com o objetivo de simplificar o envio de fotos de inspeção por veículo, a empresa se deparou com o WhatsApp. A solução encontrada agregou um valor imenso, já que permitiu mais clientes enviarem suas fotos para inspeção. 

A estratégia, além de economizar tempo, ofereceu uma melhor experiência ao cliente. Veja o que David Holliday, gerente de serviços compartilhados de Prime Meridian Direct, disse sobre o assunto:

“A grande vantagem do WhatsApp como canal para a Prime Meridian Direct é que ele é escalável e será capaz de apoiar nossos clientes à medida que os negócios crescem no futuro”.

PUCPR

Estamos falando aqui da situação da Pós PUCPR Digital que logo quando lançou um novo curso se deparou com pandemia, crise econômica e distanciamento social.

Ao invés de atrair mais clientes, a empresa viu seus alunos deixando as salas de aula, foi então que a instituição pensou em um curso inovador e à distância.

Porém, outro desafio foi logo percebido: eram muitos visitantes chegando para tirar dúvidas, e poucos vendedores para fazer o atendimento e a qualificação – ou seja, eles não dariam conta.

Foi então que a Pós PUC PR Digital conheceu a Leadster e substituiu o seu antigo botão do WhatsApp pela ferramenta de marketing conversacional da marca

Logo de cara o principal problema foi resolvido, por meio da abordagem proativa e instantânea dos chatbots da Leadster.

Para melhorar ainda mais o cenário, todos os leads qualificados pelo chatbot eram direcionados para o WhatsApp e já poderiam ser adicionados a uma régua de relacionamento.

O Head de Marketing, Jhieizer Santos constatou que:

“A Leadster caiu como uma luva na nossa estratégia, trazendo para gente o assistente virtual e as ativações via WhatsApp, onde conseguimos dobrar a nossa taxa de conversão de usuários para leads”.

🤿 Se aprofunde: Funcionalidades Leadster: Direcione Leads Qualificados para o WhatsApp

Como fazer marketing no WhatsApp, passo a passo?

Como fazer marketing no WhatsApp, passo a passo?

Agora que você já sabe alguns cases de sucesso do WhatsApp marketing, bora entender como colocar essa estratégia em prática.

Vamos ao passo a passo!

1. Gere leads para construir sua base de contatos

Para começar sua estratégia de marketing pelo WhatsApp, é essencial gerar leads para construir sua base de contatos

Você pode impulsionar essa estratégia ao oferecer algum tipo de incentivo, como um e-book ou cupom de desconto, em troca do número de telefone dos usuários.

Fora isso, crie campanhas de marketing, fluxos de chatbots e LPs específicas para tal ação.

2. Defina sua estratégia de relacionamento

Em seguida, é o momento de definir sua estratégia de relacionamento. Ou seja, é o momento de planejar o objetivo do relacionamento com os clientes no WhatsApp.

Alguns deles são:

  • Mais vendas;
  • Fidelização;
  • Construção de autoridade.

Pense também no tipo de mensagem que será enviada, alinhando o tom de voz sempre conforme as personas e público-alvo.

3. Faça o seu planejamento de conteúdo

Depois que você definiu a estratégia, o ideal é criar um planejamento de conteúdo contemplando os objetivos definidos

Pense em como você pode fornecer valor para seus contatos, como dicas e conselhos relacionados ao seu produto ou serviço. Mas, lembre-se de que é importante não ser muito invasivo, e sempre respeitar a privacidade dos usuários.

Também é possível criar scripts de vendas e modelos de mensagem para facilitar o dia a dia.

Como fazer texto para vendas no WhatsApp?

Se você não tem a menor ideia de como começar seu texto para vendas no WhatsApp, hoje é seu dia de sorte, porque a Leadster tem um conteúdo completo sobre isso!

Separei aqui 5 exemplos de mensagens em situações diferentes que você pode utilizar em sua estratégia de vendas. 

Mas, se quer ter acesso a mais de 25 exemplos de abordagens nesse canal, dê uma olhada no texto: Mensagem para Clientes: Texto Pronto para Vendas no WhatsApp – e Mais!

Confira:

  • Leads qualificados – “Recebi aqui a informação de que você tem interesse sobre [produto ou serviço]. Pode me contar mais sobre a sua necessidade? Assim consigo te enviar a melhor proposta”.
  • Follow-up depois de uma mensagem inicial – “Olá [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Estou em contato novamente para verificar seu interesse na nossa solução”.
  • Marcar uma reunião – “Eu adoraria marcar uma reunião com você, para conversar melhor sobre nossa proposta. Você tem disponibilidade essa semana?”.
  • Divulgar uma ação promocional – “Essa semana estamos com promoções incríveis! [Insira os produtos, descontos e condições especiais], apenas [neste mês, neste fim de semana, etc.]. Você tem interesse? Me sinalize por aqui e posso te enviar algumas opções”.
  • Reativar um lead antigo – “Olá [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Da última vez que conversamos você estava buscando por [inclua aqui a solução oferecida pela sua empresa]. Estou com uma nova [oferta, benefício, versão do produto, negociação, etc] e queria compartilhar com você. Você está livre para conversarmos essa semana?”.

4. Automatize o envio de mensagens

Caso sua demanda no WhatsApp seja muito grande, automatizar o atendimento pode ser o melhor caminho. 

O WhatsApp Business tem opções de automação restritas, como mensagem de boas-vindas e mensagem fora do horário de atendimento. Se você quiser criar automações mais elaboradas, é preciso desenvolver uma API ou contratar uma plataforma que ofereça esse serviço. 

Outra forma  – mais manual – de enviar mensagens em massa é criando listas de transmissão, mas saiba que o usuário precisará ter o seu número adicionado na agenda para receber as mensagens.

Como criar uma conta profissional no WhatsApp Business?

Se você tem uma empresa, o WhatsApp Business é fundamental para sua estratégia de WhatsApp marketing.

Nessa versão você consegue colocar as informações comerciais, conectar os usuários com a fanpage, criar anúncios do Facebook para o WhatsApp, criar catálogo de produtos ou serviços, definir mensagens automáticas etc.

Para criar uma conta, você precisa seguir alguns passos:

  1. Baixe o WhatsApp Business e abra o aplicativo no seu celular;
  2. Leia os Termos de Serviço, em seguida, clique em “CONCORDAR E CONTINUAR” para aceitá-los;
  3. Confirme seu número – adicione o código de país correspondente e insira seu número de telefone em formato internacional. Clique em “AVANÇAR” ou “OK” e, em seguida, toque em OK para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou ligação. Para concluir, insira o código de seis dígitos;
  4. Permita que o app acesse seus contatos e suas fotos;
  5. Crie uma conta, para isso, insira seu nome comercial, selecione uma categoria de empresa e adicione uma foto de perfil;
  6. Crie seu perfil comercial – toque em “CONHECER”, seguido de “Perfil comercial”. Adicione informações importantes, como seu endereço comercial e horário de atendimento.

Qual é a melhor plataforma de WhatsApp Marketing?

Essa resposta varia muito de negócio para negócio, pois depende das necessidades específicas da sua empresa. 

Existem muitas plataformas no mercado que oferecem recursos para ajudá-lo a gerenciar suas campanhas de marketing no WhatsApp, algumas delas são:

  • Wati – plataforma de automação para WhatsApp;
  • Letalk – plataforma de gerenciamento de conversas em tempo real;
  • Botsify – plataforma de criação de chatbots para diferentes canais de comunicação;
  • TakeBlip – plataforma de experiência do cliente, que inclui atendimento por chatbots no WhatsApp;
  • Aivo – plataforma de atendimento ao cliente por meio de chatbots com IA.

5. Acompanhe as métricas relevantes para o seu negócio

Por fim, é fundamental que você analise, acompanhe de perto as métricas relevantes para o seu negócio. 

Isso pode incluir KPIs de vendas e marketing, como a taxa de abertura de suas mensagens, o número de conversas iniciadas pelos usuários e a taxa de conversão em vendas

Aproveite essas métricas para ajustar sua estratégia de marketing no WhatsApp e melhorar seus resultados ao longo do tempo.

Boas práticas no WhatsApp Marketing

Boas práticas no WhatsApp Marketing

Para fechar nosso conteúdo completo sobre marketing pelo WhatsApp, listei 16 boas práticas que podem elucidar ainda mais seu planejamento.

Confira:

  1. Prefira o WhatsApp Business;
  2. Peça autorização dos seus contatos;
  3. Dedique tempo para o atendimento;
  4. Automatize os processos;
  5. Entenda o estágio do cliente;
  6. Invista em Marketing de Conteúdo;
  7. Seja objetivo;
  8. Use a linguagem do seu público;
  9. Escute o cliente;
  10. Treine a sua equipe;
  11. Tenha cuidado com as mensagens automáticas;
  12. Evite textos muito longos;
  13. Tenha cuidado com envios simultâneos;
  14. Utilize emojis com moderação;
  15. Evite imagens no pitch inicial;
  16. Não aposte todas as suas fichas no WhatsApp.
🧐 Saiba mais: 14 Estratégias de Vendas pelo WhatsApp: Como Vender Mais e Melhor por este Canal

Pronto para implementar sua estratégia de WhatsApp Marketing?

Caso você já utilize o WhatsApp e siga todas essas dicas, mas ainda assim chegam leads meio perdidos para o seu contato, o que está faltando em sua estratégia é a plataforma de marketing conversacional da Leadster.

Faça como a Pós PUC PR Digital, e integre seu WhatsApp com nosso chatbot para marketing e vendas.

Dessa forma, você já entrega um lead qualificadíssimo para sua equipe, te garanto que o processo se tornará mais produtivo!

Saiba como a Leadster funciona por nossa Demonstração Gratuita de 14 dias 🚀


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *