Sumário

Sabemos o quanto pode ser difícil acertar na comunicação com o consumidor.

Esse é um fator que realmente interfere no sucesso da abordagem comercial em diversos canais, assim como no WhatsApp.

Essa, que é hoje a principal plataforma de mensagens no Brasil, tem um grande potencial comercial – e nós queremos te ajudar a explorá-lo.

Por isso, separamos exemplos e modelos de texto pronto para vendas no WhatsApp

Confira todos eles e aplique com seus clientes!

Texto pronto para vendas no WhatsApp — 29 Exemplos de abordagem

Texto pronto para vendas no WhatsApp — 29 Exemplos de abordagem

Antes de escolher um texto pronto para vendas no WhatsApp pense no contexto, analise o perfil do consumidor que será abordado e, sempre que possível, invista um tempo na personalização dos conteúdos.

Sempre comece as abordagens cumprimentando o usuário ou se apresentando, caso seja necessário.

1. Follow-up depois do preenchimento de um formulário online

1. Follow-up depois do preenchimento de um formulário online

Olá, [nome]. Tudo bem? Sou o [insira seu nome] da [nome da empresa]. Estou entrando em contato pois vi que você se interessou por [oferta do formulário]. Gostaria de compartilhar com você [nova oferta ou material]. Posso te ligar para conversarmos melhor?

2. Leads qualificados

2. Leads qualificados

Recebi aqui a informação de que você tem interesse sobre [produto ou serviço]. Pode me contar mais sobre a sua necessidade? Assim consigo te enviar a melhor proposta. 

3. Solicitar informação adicional

3. Solicitar informação adicional

Obrigado pelo seu interesse [oferta, produto ou serviço]. Consigo confirmar algumas informações com você? É importante para que eu entenda melhor o que você precisa e como nossas soluções podem te auxiliar. [Insira as perguntas sobre as informações que você precisa. Ex.: quantos colaboradores trabalham na sua empresa?].

4. Responder uma solicitação de orçamento

4. Responder uma solicitação de orçamento

Olá! Para [reforçar a demanda ou item solicitado na cotação] nosso valor é de R$ X. 

5. Confirmar uma ligação agendada

5. Confirmar uma ligação agendada

Olá! Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Tudo certo para nossa ligação hoje [insira o horário].

6. Follow-up depois de uma mensagem inicial

6. Follow-up depois de uma mensagem inicial

Olá [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Estou em contato novamente para verificar seu interesse na nossa solução. 

7. ‍Follow-up depois de ter deixado um recado de voz

7. ‍Follow-up depois de ter deixado um recado de voz

Olá [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Acabei de deixar um recado de voz para você, sobre [assunto]. Se preferir podemos conversar por aqui, basta me avisar, ok?

8. Enviar um link com mais informações

8. Enviar um link com mais informações

Você pode encontrar mais sobre [informação que o lead está procurando, como preços, modelos, planos, etc] no nosso site. Vou te encaminhar o link por aqui para facilitar: [link].

9. Follow-up depois de uma ligação por telefone

9. Follow-up depois de uma ligação por telefone

Foi ótimo conversar com você [nome]! Fique à vontade para me ligar ou mandar por aqui qualquer outra dúvida, ok? 

10. Follow-up depois de enviar um e-mail

10. Follow-up depois de enviar um e-mail

Olá [nome]. Acabei de te enviar um e-mail com [assunto, arquivo, detalhamento de uma reunião. Ex: com a proposta para nossos planos]. Se tiver qualquer dúvida é só me procurar!

11. Checar o uso de um teste gratuito

11. Checar o uso de um teste gratuito

Olá [nome]. Estou entrando em contato para saber o que você está achando da nossa plataforma. Está conseguindo aproveitar o teste gratuito?

12. Marcar uma reunião

12. Marcar uma reunião

Eu adoraria marcar uma reunião com você, para conversar melhor sobre nossa proposta. Você tem disponibilidade essa semana?

13. Reforçar com o lead que ele pode te enviar mensagens por WhatsApp

13. Reforçar com o lead que ele pode te enviar mensagens por WhatsApp

Olá [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Estou te mandando uma mensagem por aqui, assim você já fica também com meu contato de WhatsApp. Você pode me procurar por aqui sempre que precisar!

14. Pós-venda ou onbording

14. Pós-venda ou onbording

Olá [nome]! Como está o [uso do produto ou serviço que foi vendido]? Você precisa de alguma ajuda? Saiba que pode contar comigo e com a minha equipe.

15. Follow-up depois de uma solicitação

15. Follow-up depois de uma solicitação

Conversei com meu superior sobre [pedido que foi feito pelo cliente] e nós conseguimos [resultado da negociação]. Vamos conversar sobre os próximos passos?

16. Divulgar uma ação promocional

16. Divulgar uma ação promocional

Essa semana estamos com promoções incríveis! [Insira os produtos, descontos e condições especiais], apenas [neste mês, neste fim de semana, etc.]. Você tem interesse? Me sinalize por aqui e posso te enviar algumas opções.

17. Convite para visitar loja física

17. Convite para visitar loja física

Você já conhece nossa unidade física da [nome da loja]? Venha nos fazer uma visita e conferir de perto [explore algum diferencial da loja, como produtos exclusivos]. Nossa equipe está pronta para te receber!

18. Reativar um lead antigo

18. Reativar um lead antigo

Olá [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Da última vez que conversamos você estava buscando por [inclua aqui a solução oferecida pela sua empresa]. Estou com uma nova [oferta, benefício, versão do produto, negociação, etc] e queria compartilhar com você. Você está livre para conversarmos essa semana?

19. Checar se um lead está pronto para comprar

19. Checar se um lead está pronto para comprar

Olá [nome]! Podemos dar sequência a [compra ou contrato]?

20. Enviar um lembrete de pagamento

20. Enviar um lembrete de pagamento

Oi, [nome]. Tudo bem? Apenas para lembrar que o vencimento do seu pagamento é XX/XX e você pode realizá-lo online [incluir formas de pagamento]. Se tiver qualquer dificuldade, basta me procurar. 

21. Enviar o lembrete de um contrato

21. Enviar o lembrete de um contrato

Oi, [nome]. Tudo bem? Estamos ansiosos para começar a trabalhar juntos e vim aqui checar se está tudo certo com o contrato que enviamos. Quando você acredita que vai conseguir nos devolver assinado? Me procure se restar qualquer dúvida sobre ele, ok?

22. Mantendo contato com clientes recorrentes

22. Mantendo contato com clientes recorrentes

Oi, [nome]. Tudo bem? [Aborde alguma mudança na vida do cliente, upgrade que foi feito, novo cargo.] Ex: Vi no Linked In que você foi promovida para gerente de marketing! Meus parabéns! Você é uma ótima profissional e fico feliz em acompanhar o seu sucesso. 

23. Agradecendo um cliente pela recorrência

23. Agradecendo um cliente pela recorrência

Oi, [nome]. Tudo bem? Passando apenas para agradecê-lo pela nossa parceria e por ser um cliente tão ativo com a [nome da empresa]. Me avise se houver algo que pudermos fazer por você.

24. Apresentando o cliente a outro profissional da sua equipe

24. Apresentando o cliente a outro profissional da sua equipe

Oi, [nome]. Tudo bem? Vou te colocar em contato com [nome do profissional], [cargo do profissional na empresa]. É com ele que você terá um contato mais direto agora nas próximas etapas. Estou te enviando aqui o contato dele e também já repassei seu número para ele. Você estará em boas mãos!

25. Checando por novos pedidos

25. Checando por novos pedidos

Oi, [nome]. Tudo bem? Como está o seu estoque de [produto que foi comprado ou produto complementar]? Me avise se estiver precisando de algo.

26. Respondendo um questionamento de cobrança

26. Respondendo um questionamento de cobrança

Verifiquei por aqui e esta cobrança é referente a [explicar o item ou serviço cobrado]. Se preferir me ligar para tirar todas as dúvidas e alinharmos os pagamentos, é só me procurar!

27. Oferecendo novos produtos para um cliente atual que está consumindo mais

27. Oferecendo novos produtos para um cliente atual que está consumindo mais

Notei que seu consumo de [produto] aumentou. Você já quer deixar essa compra agendada/ com mais frequência para sua praticidade?

28. Enviar um lembrete sobre renovação

28. Enviar um lembrete sobre renovação

Estamos chegando na data da nossa renovação anual, que acontecerá em XX/XX. Caso você queira cancelar ou mudar de plano, cheque suas configurações diretamente na conta/painel financeiro.

29. Avisar sobre uma mudança no plano ou na cobrança

29. Avisar sobre uma mudança no plano ou na cobrança

Oi, [nome]. Tudo bem? Estamos atualizando nossos planos/ preços e enviamos um e-mail sobre esse tema, mas não sei se você chegou a ver. Só queria reforçar por aqui e me colocar à disposição em caso de dúvidas. 

Como criar um texto para venda?

Como criar um texto para venda?

É claro que os modelos prontos de mensagem para clientes ajudam no dia a dia, mas nada é mais efetivo do que mensagens pensadas de forma personalizada para o cenário da sua empresa e dos seus clientes. 

 Leia também: O que é Copywriting e Como Converter Usando Copywriting?

Portanto, investir em um bom conteúdo persuasivo para vendas pode fazer você se destacar.

Confira algumas dicas:

Adicione um toque pessoal à mensagem

Para garantir que a mensagem não seja fria e robótica, adicione sua personalidade, bem como palavras que vão fazer com que seu lead ou cliente sinta que aquela mensagem foi escrita especialmente para ele. 

Utilize storytelling

O termo vem da junção de duas palavras em inglês: “story”, de história, e “telling” de contar.

Portanto, a tradução de storytelling é “contação de histórias”.

E o storytelling pode ser aplicado ao marketing e vendas, também na abordagem através do WhatsApp.

Conte histórias para atrair a atenção, cativar e conectar emocionalmente o consumidor.

Mantenha a linguagem simples

O WhatsApp é uma plataforma de mensagens que costuma ser mais pessoal e descontraída.

Isso não significa que você precisa ser informal, mas manter a linguagem mais simples e não tão rebuscada combina com a plataforma.

Comunique a proposta de valor

A proposta de valor é a principal razão pela qual o consumidor deve comprar com você.

Ela precisa estar presente nas suas abordagens comerciais e mensagens que são direcionadas para essa finalidade.

Explore gatilhos mentais

Você conhece os gatilhos mentais?

Eles são recursos que provocam uma reação automática no lead ou consumidor.

E você pode explorá-los nas suas mensagens, em diversas situações. 

Contamos tudo sobre eles no post: 9 Gatilhos Mentais para Vendas que Ainda Funcionam em 2022.

Inclua um CTA de efeito

O Call to Action serve para indicar e orientar o visitante para a ação que a sua empresa deseja que ele faça.

Utilizar um CTA torna essa ação uma prioridade, ao deixá-la destacada.

Experimente utilizar esse recurso em toda mensagem para cliente no WhatsApp.

 Continue a leitura: 5 Melhores Modelos de Copy para Vendas Validados com Testes

Por que vender pelo WhatsApp?

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo que conta hoje com mais de dois bilhões de usuários ativos no mundo.

Só esse fator já é relevante.

Além disso, é um contato mais próximo e o próprio consumidor passou a buscar pelo contato através desse canal, pela agilidade e praticidade oferecida por ele.

Prós e contras de fazer vendas pelo WhatsApp

Entre os benefícios de fazer venda pelo WhatsApp, podemos citar a acessibilidade e a facilidade de uso do aplicativo, a agilidade das mensagens, o engajamento alto e a comunicação transparente.

Por outro lado, usar o WhatsApp sem uma integração com o CRM acaba gerando perda de dados e através dele pode ser mais difícil escalar o atendimento.

Como adaptar o processo comercial para vender pelo WhatsApp

Como adaptar o processo comercial para vender pelo WhatsApp

O WhatsApp já entendeu o potencial da ferramenta como plataforma de venda e investe nesse segmento.

Prova disso é a existência do WhatsApp Business.

Os recursos multimídia e funcionalidades da plataforma disponibilizadas para negócios são outros atrativos interessantes.

O mercado também acompanha esse caminho, com diversos softwares de automação e integração de plataformas, que tornam o atendimento ao público e a abordagem comercial através deste canal ainda mais completo.

Como usar o WhatsApp na prospecção ativa

Como usar o WhatsApp na prospecção ativa

A prospecção ativa pelo WhatsApp funciona principalmente para o mercado B2B. 

E, para explorar essa ferramenta dessa forma é preciso ter cuidado com a forma que os dados foram obtidos, pesquisar sobre o contato antes da abordagem, preparar uma mensagem inicial que rapidamente dê abertura para um contato telefônico e que já contextualize a intenção do seu contato.

Caso contrário, você pode acabar tendo sua conta bloqueada pelo lead ou denunciada por spam.

Como usar o WhatsApp nas vendas inbound

Como usar o WhatsApp nas vendas inbound

No caso das vendas inbound, o próprio lead disponibiliza o telefone e muitas vezes sinaliza que prefere que o contato seja feito através do WhatsApp.

Nesse tipo de abordagem, é importante que você faça uma apresentação pessoal e contextualize de onde conseguiu o contato (ex. chatbot, formulário, site), explicar qual é a intenção do seu contato e colocar-se à disposição para ajudar o lead.

Como fazer uma boa abordagem de venda pelo WhatsApp

Como fazer uma boa abordagem de venda pelo WhatsApp

Uma abordagem comercial muda de acordo com a etapa em que o lead se encontra e da maturidade da negociação da compra.

Vamos separar as dicas em três momentos:

  1. Contato inicial;
  2. Negociação
  3. e Fechamento.

1. Como iniciar uma conversa no WhatsApp para vender um produto?

O contato inicial é um dos mais sensíveis nesse processo de envio de mensagens pelo WhatsApp.

É preciso tomar muito cuidado para não ser invasivo ou incômodo.

Você precisa deixar claro onde conseguiu o contato daquele consumidor e mostrar que o conhece e conhece as suas necessidades.

Ao mesmo tempo, a mensagem precisa ser cativante o suficiente para atrair a atenção e objetiva o suficiente para valorizar o tempo do lead (lembre-se de como o dia a dia é corrido e como aqueles minutos no WhatsApp são preciosos).

Outra dica para a abordagem comercial é entender se o contato é pessoal ou profissional.

E, para finalizar, esteja à disposição para responder à mensagem se tiver um rápido retorno.

Afinal, agilidade é a palavra-chave nesse canal.

2. Como conduzir uma negociação pelo WhatsApp?

Agora, se o consumidor já está em uma negociação com você, isso significa que o relacionamento já é um pouco mais próximo e ambos sabem qual é o objetivo das mensagens trocadas. 

Para essa fase, nossas dicas são: adaptar a sua linguagem para a linguagem do lead, sempre chamar pelo nome para criar uma maior conexão e investir na persuasão. 

Nessa fase você precisa convencer o lead de que a sua solução é a ideal para ele. 

3. Como fechar a venda pelo WhatsApp?

Para o momento mais decisivo de fechamento de vendas, é preciso ter insistência, combinada com técnica, pois ela não deve ser feita de forma aleatória, sem técnica ou causando ruptura e incômodo no prospect. 

Para conferir todas essas dicas sobre fechamento, convidamos a leitura do conteúdo: 20 Técnicas de Fechamento de Vendas para Fazer Negócios como um Profissional.

Cuidados com a abordagem de vendas no WhatsApp

Cuidados com a abordagem de vendas no WhatsApp

Reforçamos agora algumas dicas do que evitar nas suas abordagens comerciais nas mensagens para clientes no WhatsApp.

Mensagens automáticas

A mensagem automática é recomendada em alguns casos para dar mais agilidade aos atendimentos.

Mas tome cuidado para configurá-la de forma que não pareça muito impessoal ou fria para o público.

Textos muito longos

Como comentamos, o WhatsApp é um canal objetivo.

Portanto, mantenha os textos curtos e escreva apenas o essencial.

Não se preocupe em fornecer todas as informações já no primeiro contato, pois os usuários interessados vão dar abertura para novas mensagens, para uma ligação ou reunião.

Muitos emojis ou texto em caixa alta

Se a sua linguagem é mais descontraída, os emojis são um recurso legal para incluir nos textos, mas não pese a mão.

Emojis demais desviam a atenção e passam uma imagem errada. 

Já os textos em caixa alta devem ser evitados, eles não são necessários para chamar a atenção e muitas vezes acabam poluindo o texto.

Você deve captar a atenção através do conteúdo.

Evitar envios simultâneos com a mesma mensagem ou mensagens padrões

Tome cuidado com esse tipo de automação, pois isso pode ser considerado “spam” e o WhatsApp pode até mesmo chegar a bloquear seu número.

Evitar imagens no pitch inicial

O primeiro contato sempre deve ser em texto.

Se você enviar uma imagem já nessa primeira mensagem, as chances de o usuário abrir a conversa e prestar atenção no que você tem a dizer é menor.

Não focar todas as vendas pelo WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta de apoio para as vendas da sua marca, mas você não deve apostar todas as fichas em um só canal.

Você precisa oferecer alternativas de atendimento ao cliente também, para aqueles que preferem entrar em contato através de outros canais, como e-mail e telefone.

Além disso, é sempre bom ter outras formas de entrar em contato com a sua base caso aconteça um imprevisto, como uma conta bloqueada ou quando um canal fica fora do ar.

 Acesse: 22 Exemplos de E-mail de Vendas Altamente Persuasivos

Cuidado com a abordagem

Pense na abordagem das suas mensagens, principalmente se for a mensagem inicial.

Uma abordagem mal recebida pode comprometer todo o relacionamento futuro com o lead/ cliente.

Não force uma interação

Se você já fez algumas tentativas e não teve retorno ou teve um retorno negativo pedindo para não usar esse canal para contato, respeite a vontade do seu cliente.

Usar o WhatsApp Web para fazer vendas pelo WhatsApp

Usar a versão online do WhatsApp facilita e agiliza o seu trabalho.

Receba mais leads qualificados pelo WhatsApp!

Receba mais leads qualificados pelo WhatsApp!

Utilizar texto pronto para vendas no WhatsApp pode ser um caminho no início das suas abordagens, para aprendizado, mas com certeza existem outras formas de interagir, engajar e converter clientes.

Com a Leadster você pode pode gerar leads mais qualificados, quando utilizada em conjunto com o WhatsApp.

Após seu visitante concluir a conversa com o chatbot e disponibilizar os dados de contato no seu site, caso ele tenha uma dúvida e queira interagir em tempo real com a sua equipe de atendimento, você pode disponibilizar um link de redirecionamento para seu WhatsApp.

Confira como essa integração funciona na prática: “Direcione Leads Qualificados para o WhatsApp”.

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster, atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom