Sumário

Sabemos o quanto pode ser difícil acertar na comunicação com o consumidor.

Esse é um fator que realmente interfere no sucesso da abordagem comercial em diversos canais, assim como no WhatsApp.

Essa, que é hoje a principal plataforma de mensagens no Brasil, tem um grande potencial comercial – e nós queremos te ajudar a explorá-lo.

Por isso, separamos exemplos e modelos de texto pronto para vendas no WhatsApp

Confira todos eles e aplique com seus clientes!

Texto pronto para vendas no WhatsApp — 29 Exemplos de abordagem

Texto pronto para vendas no WhatsApp — 29 Exemplos de abordagem

Antes de escolher um texto pronto para vendas no WhatsApp pense no contexto, analise o perfil do consumidor que será abordado e, sempre que possível, invista um tempo na personalização dos conteúdos.

Sempre comece as abordagens cumprimentando o usuário ou se apresentando, caso seja necessário.

1. Follow-up depois do preenchimento de um formulário online

1. Follow-up depois do preenchimento de um formulário online

Olá, [nome]. Tudo bem? Sou o [insira seu nome] da [nome da empresa]. Estou entrando em contato pois vi que você se interessou por [oferta do formulário]. Gostaria de compartilhar com você [nova oferta ou material]. Posso te ligar para conversarmos melhor?

2. Leads qualificados

2. Leads qualificados

Recebi aqui a informação de que você tem interesse sobre [produto ou serviço]. Pode me contar mais sobre a sua necessidade? Assim consigo te enviar a melhor proposta. 

3. Solicitar informação adicional

3. Solicitar informação adicional

Obrigado pelo seu interesse [oferta, produto ou serviço]. Consigo confirmar algumas informações com você? É importante para que eu entenda melhor o que você precisa e como nossas soluções podem te auxiliar. [Insira as perguntas sobre as informações que você precisa. Ex.: quantos colaboradores trabalham na sua empresa?].

4. Responder uma solicitação de orçamento

4. Responder uma solicitação de orçamento

Olá! Para [reforçar a demanda ou item solicitado na cotação] nosso valor é de R$ X. 

5. Confirmar uma ligação agendada

5. Confirmar uma ligação agendada

Olá! Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Tudo certo para nossa ligação hoje [insira o horário].

6. Follow-up depois de uma mensagem inicial

6. Follow-up depois de uma mensagem inicial

Olá [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Estou em contato novamente para verificar seu interesse na nossa solução. 

7. ‍Follow-up depois de ter deixado um recado de voz

7. ‍Follow-up depois de ter deixado um recado de voz

Olá [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Acabei de deixar um recado de voz para você, sobre [assunto]. Se preferir podemos conversar por aqui, basta me avisar, ok?

8. Enviar um link com mais informações

8. Enviar um link com mais informações

Você pode encontrar mais sobre [informação que o lead está procurando, como preços, modelos, planos, etc] no nosso site. Vou te encaminhar o link por aqui para facilitar: [link].

9. Follow-up depois de uma ligação por telefone

9. Follow-up depois de uma ligação por telefone

Foi ótimo conversar com você [nome]! Fique à vontade para me ligar ou mandar por aqui qualquer outra dúvida, ok? 

10. Follow-up depois de enviar um e-mail

10. Follow-up depois de enviar um e-mail

Olá [nome]. Acabei de te enviar um e-mail com [assunto, arquivo, detalhamento de uma reunião. Ex: com a proposta para nossos planos]. Se tiver qualquer dúvida é só me procurar!

11. Checar o uso de um teste gratuito

11. Checar o uso de um teste gratuito

Olá [nome]. Estou entrando em contato para saber o que você está achando da nossa plataforma. Está conseguindo aproveitar o teste gratuito?

Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023 - Leadster

12. Marcar uma reunião

12. Marcar uma reunião

Eu adoraria marcar uma reunião com você, para conversar melhor sobre nossa proposta. Você tem disponibilidade essa semana?

13. Reforçar com o lead que ele pode te enviar mensagens por WhatsApp

13. Reforçar com o lead que ele pode te enviar mensagens por WhatsApp

Olá [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Estou te mandando uma mensagem por aqui, assim você já fica também com meu contato de WhatsApp. Você pode me procurar por aqui sempre que precisar!

14. Pós-venda ou onbording

14. Pós-venda ou onbording

Olá [nome]! Como está o [uso do produto ou serviço que foi vendido]? Você precisa de alguma ajuda? Saiba que pode contar comigo e com a minha equipe.

15. Follow-up depois de uma solicitação

15. Follow-up depois de uma solicitação

Conversei com meu superior sobre [pedido que foi feito pelo cliente] e nós conseguimos [resultado da negociação]. Vamos conversar sobre os próximos passos?

16. Divulgar uma ação promocional

16. Divulgar uma ação promocional

Essa semana estamos com promoções incríveis! [Insira os produtos, descontos e condições especiais], apenas [neste mês, neste fim de semana, etc.]. Você tem interesse? Me sinalize por aqui e posso te enviar algumas opções.

17. Convite para visitar loja física

17. Convite para visitar loja física

Você já conhece nossa unidade física da [nome da loja]? Venha nos fazer uma visita e conferir de perto [explore algum diferencial da loja, como produtos exclusivos]. Nossa equipe está pronta para te receber!

18. Reativar um lead antigo

18. Reativar um lead antigo

Olá [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Da última vez que conversamos você estava buscando por [inclua aqui a solução oferecida pela sua empresa]. Estou com uma nova [oferta, benefício, versão do produto, negociação, etc] e queria compartilhar com você. Você está livre para conversarmos essa semana?

19. Checar se um lead está pronto para comprar

19. Checar se um lead está pronto para comprar

Olá [nome]! Podemos dar sequência a [compra ou contrato]?

20. Enviar um lembrete de pagamento

20. Enviar um lembrete de pagamento

Oi, [nome]. Tudo bem? Apenas para lembrar que o vencimento do seu pagamento é XX/XX e você pode realizá-lo online [incluir formas de pagamento]. Se tiver qualquer dificuldade, basta me procurar. 

21. Enviar o lembrete de um contrato

21. Enviar o lembrete de um contrato

Oi, [nome]. Tudo bem? Estamos ansiosos para começar a trabalhar juntos e vim aqui checar se está tudo certo com o contrato que enviamos. Quando você acredita que vai conseguir nos devolver assinado? Me procure se restar qualquer dúvida sobre ele, ok?

22. Mantendo contato com clientes recorrentes

22. Mantendo contato com clientes recorrentes

Oi, [nome]. Tudo bem? [Aborde alguma mudança na vida do cliente, upgrade que foi feito, novo cargo.] Ex: Vi no Linked In que você foi promovida para gerente de marketing! Meus parabéns! Você é uma ótima profissional e fico feliz em acompanhar o seu sucesso. 

23. Agradecendo um cliente pela recorrência

23. Agradecendo um cliente pela recorrência

Oi, [nome]. Tudo bem? Passando apenas para agradecê-lo pela nossa parceria e por ser um cliente tão ativo com a [nome da empresa]. Me avise se houver algo que pudermos fazer por você.

24. Apresentando o cliente a outro profissional da sua equipe

24. Apresentando o cliente a outro profissional da sua equipe

Oi, [nome]. Tudo bem? Vou te colocar em contato com [nome do profissional], [cargo do profissional na empresa]. É com ele que você terá um contato mais direto agora nas próximas etapas. Estou te enviando aqui o contato dele e também já repassei seu número para ele. Você estará em boas mãos!

25. Checando por novos pedidos

25. Checando por novos pedidos

Oi, [nome]. Tudo bem? Como está o seu estoque de [produto que foi comprado ou produto complementar]? Me avise se estiver precisando de algo.

26. Respondendo um questionamento de cobrança

26. Respondendo um questionamento de cobrança

Verifiquei por aqui e esta cobrança é referente a [explicar o item ou serviço cobrado]. Se preferir me ligar para tirar todas as dúvidas e alinharmos os pagamentos, é só me procurar!

27. Oferecendo novos produtos para um cliente atual que está consumindo mais

27. Oferecendo novos produtos para um cliente atual que está consumindo mais

Notei que seu consumo de [produto] aumentou. Você já quer deixar essa compra agendada/ com mais frequência para sua praticidade?

28. Enviar um lembrete sobre renovação

28. Enviar um lembrete sobre renovação

Estamos chegando na data da nossa renovação anual, que acontecerá em XX/XX. Caso você queira cancelar ou mudar de plano, cheque suas configurações diretamente na conta/painel financeiro.

29. Avisar sobre uma mudança no plano ou na cobrança

29. Avisar sobre uma mudança no plano ou na cobrança

Oi, [nome]. Tudo bem? Estamos atualizando nossos planos/ preços e enviamos um e-mail sobre esse tema, mas não sei se você chegou a ver. Só queria reforçar por aqui e me colocar à disposição em caso de dúvidas. 

Outras Ideias de Mensagem para Clientes

Outras Ideias de Mensagem para Clientes

Além dos textos prontos para vendas no WhatsApp, é essencial ter em seu radar outros tipos de mensagens para agilizar o processo de vendas, como para datas comemorativas e agradecimento.

Pensando nisso, separamos aqui mais 8 ideias de mensagens para clientes. Vamos lá!

Mensagem de vendas para cliente

Para reforçar sua mensagem de vendas, utilize os gatilhos mentais, além de  outras técnicas de copywriting.

Vamos aos exemplos:

  • “Conheça a edição limitada do nosso produto! Restam apenas 20 unidades disponíveis!”
  • “Promoção exclusiva para nossos clientes mais especiais. Corra porque o desconto só é válido até hoje à noite!”

Mensagem de agradecimento para cliente

Após o fechamento da venda, agradeça os seus clientes, aproveitando essa mensagem para reforçar sua marca e se mostrar disponível. 

  • “Agradecemos por comprar conosco! Acompanhe seu pedido pelo link ou fale conosco através de nosso chatbot”
  • “Pensando em contratar a Leadster? Agradecemos por considerar nossa empresa! Se pudermos ajudar você com alguma coisa, basta acessar nosso chatbot!”

Mensagem para cliente satisfeito

Também dê atenção aos clientes satisfeitos com seu produto/serviço. Confira algumas mensagens:

  • Estamos muito felizes que pudemos ajudar você nesse desafio! Conte com nossa equipe se precisar de algo!
  • Sua satisfação é nosso maior objetivo! Ficamos muito felizes que você tenha gostado do nosso produto.

Mensagem de aniversário para cliente

Aproveite as datas especiais, como aniversários, para estreitar os laços com seu cliente. 

  • “Você é muito importante para nós, por isso, desejamos saúde e uma vida longa. Feliz aniversário, (nome do cliente)!”
  • “(nome do cliente), ao nosso cliente especial, desejamos um ano repleto de sucesso, bênçãos e sonhos realizados. Felicidades!”

Mensagem de bom dia / boa tarde / boa noite para cliente

Um simples bom dia pode mudar o relacionamento com o seu cliente. Dessa forma, sua empresa se mostra presente.

  • “Olá, como está o seu dia? Queremos deixar ele um pouquinho melhor com essa oferta especial para você! Confira.”
  • “Passando para desejar uma boa tarde para nosso cliente mais especial! O que acha de conhecer as nossas últimas novidades?”
  • “O dia ainda não acabou, então uma ótima noite para você! Aproveitando,  já viu nossos novos artigos no blog? Não perca as dicas incríveis que preparamos!”

Mensagem para cliente em datas comemorativas

As datas comemorativas podem ser natal, ano novo, páscoa, dia das mães, dia dos pais etc.
Por isso, personalize as mensagens conforme os dias especiais, mas não deixe de estar presente!

  • “Sem vocês, clientes, nenhuma de nossas metas poderia ter sido alcançada ou os nossos desafios vencidos. Por isso, desejamos a vocês um feliz Natal, cheio de paz, esperança e amor”
  • “Mais um ciclo se fecha e estamos muito felizes que você tenha feito parte da nossa jornada! Esperamos que seu Ano Novo seja incrível. Nos vemos no ano que vem!”

Mensagem para cliente sumido

Seu cliente não compra há certo tempo? Veja como ele está! 

Aproveite para falar das novidades e ofertas.

  • “Olá, (nome do cliente)! Tudo bem?
    Faz algum tempo que não conversamos, como estão as coisas por aí?
    Estou escrevendo porque temos uma condição especial neste mês! O que acha de batermos um papo para falarmos sobre esse produto/serviço?”
  • “Olá, sumido! Como vai?
    Há algum tempo não conversamos, como foram esses seus últimos meses?
    Deixe-me contar, temos algumas novidades por aqui! E acho que elas podem ser perfeitas para você!”

Mensagem para o dia do cliente

É no dia 15 de setembro que o cliente é comemorado, então não deixe de agradecê-los  pela parceria e fidelidade.

  • “Um único dia não é suficiente para dizer o quanto você é importante para nós. Mas, mesmo assim, um Feliz Dia do Cliente!”
  • “Ter você como cliente nos faz comemorar não só hoje, mas todos os dias do ano. Agradecemos por ter nos escolhido. Feliz Dia do Cliente!”

Quais as vantagens de enviar mensagens para clientes?

Quais as vantagens de enviar mensagens para clientes?

Enviar mensagem para clientes no WhatsApp vai muito além de ter apenas mais um canal de comunicação.

Logo abaixo vamos explorar algumas das vantagens. Confira!

Fidelização

Ao enviar mensagens para seus clientes, sua empresa se mostra presente em suas  vidas, além de estreitar o relacionamento.

As mensagens servem para celebrar o seu cliente, lembrar de um dia especial, mostrando que você se importa com o bem-estar dele.

Essa presença faz toda a diferença na fidelização do seu cliente!

Conteúdo personalizável

Mostre ao cliente que cada mensagem é única e personalizada, reforce sua importância para a empresa.

Aproveite para tratar as pessoas pelo nome próprio, o que melhora ainda mais o relacionamento e aumenta as suas chances de ser lembrado no futuro.

Resultados no curto prazo

O envio de mensagens para clientes acontece de forma rápida e fácil. Afinal, o intervalo entre envio, recebimento e leitura são bem pequenos, e seus efeitos são percebidos rapidamente.

Além disso, essa estratégia permite realizar ações de marketing mais próximas de seus objetivos.

Ótimo custo-benefício

Ao comparar o custo para enviar uma quantidade de mensagens, com o número de clientes que serão acionados, perceberemos ser muito baixo.

Essa tática tem como principal benefício o retorno que esses consumidores podem trazer para o aumento de vendas.

Qualificação de leads

O envio de mensagem por WhatsApp também é uma ótima estratégia para qualificar seus leads. 

Pois, através das mensagens você informa o nicho da sua empresa, ao mesmo tempo, em que educa as pessoas sobre os benefícios do seu produto ou serviço.

O maior estudo sobre geração de leads do Brasil. Panorama de Geração de Leads 2023 - Leadster

Aumento do ticket médio

Partindo da ideia que o envio de mensagens auxilia na qualificação de leads, pense que você terá clientes que se enquadram melhor no perfil desejado por sua empresa. 

Dito isso, o atendimento do time de vendas será facilitado, aumentando as chances de realizar uma venda com ticket maior ou até mesmo um upsell na hora da compra.

Resumindo, pessoas que já entendem a importância de seu negócio são convencidas mais facilmente a comprar mais produtos.

Quais os Benefícios do WhatsApp como Canal de Venda?

Quais os Benefícios do WhatsApp como Canal de Venda?

Além das vantagens de enviar mensagens para clientes, vamos explorar quais os benefícios de utilizar o WhatsApp como canal de venda, além de já ser usado como um meio de comunicação.

Notificações tentadoras

Ninguém resiste ao som de notificação do celular. Você pode estar do outro lado do cômodo, mas se ouvir esse barulho já ficará atento e com vontade de ver o que é.

Por isso é tão importante utilizar o WhatsApp como canal de venda. O cliente pode até não responder a sua mensagem – aqui está o desafio de enviar textos criativos -, mas as chances de visualizá-la são grandes.

Comunicação mais veloz

A interação pelo WhatsApp pode ser feita de forma instantânea, além de não ter muitas burocracias envolvidas, o que poderia prejudicar o processo.

Como o canal foi criado para a comunicação, o processo de pergunta e resposta acontece de forma fácil e rápida. Ou seja, mais um ponto positivo para a área de atendimento, essencial para o sucesso nas vendas.

Além de todos esses fatores, vale lembrar que o WhatsApp é uma ferramenta acessível e segura para seus clientes entenderem mais sobre a sua empresa.

Mensagens automáticas

O WhatsApp Business permite a criação de mensagens automáticas para sinalizar a sua ausência ou fazer uma saudação.

Imagine que seu cliente mande uma mensagem fora do seu horário de atendimento, ele não precisará ficar esperando uma resposta. O aplicativo irá disparar uma mensagem automática informando que você não está disponível no momento. 

Com isso, ruídos na comunicação e desencontros são evitados

Exposição de produtos

No WhatsApp Business também é possível adicionar o seu catálogo de produtos.

Com as informações sobre os produtos/serviços já expostas, você economiza tempo, além de facilitar a negociação com o  cliente. 

Como adaptar o processo comercial para vender pelo WhatsApp

Como adaptar o processo comercial para vender pelo WhatsApp

O WhatsApp já entendeu o potencial da ferramenta como plataforma de venda e investe nesse segmento.

Prova disso é a existência do WhatsApp Business.

Outros atrativos positivos para vendas são os recursos multimídia, integração com softwares de automação de marketing e possibilidade de um atendimento ágil.

Por meio desses atrativos você pode pensar em como personalizar as mensagens já programadas em seu processo de vendas, além de mudar um pouco a abordagem, já que o WhatsApp é um canal diferente do e-mail marketing, por exemplo.

Mas, atente-se para não quebrar nenhuma das regras da plataforma, então já acesse a página “Política do WhatsApp Business”.

 Leia também: 22 Exemplos de E-mail de Vendas Altamente Persuasivos

Como usar o WhatsApp na prospecção ativa

Como usar o WhatsApp na prospecção ativa

A prospecção ativa pelo WhatsApp funciona principalmente para o mercado B2B. 

E, para explorar essa ferramenta dessa forma é preciso ter cuidado com a forma que os dados foram obtidos, pesquisar sobre o contato antes da abordagem, preparar uma mensagem inicial que rapidamente dê abertura para um contato telefônico e que já contextualize a intenção do seu contato.

Caso contrário, você pode acabar tendo sua conta bloqueada pelo lead ou denunciada por spam.

Como usar o WhatsApp nas vendas inbound

Como usar o WhatsApp nas vendas inbound

No caso das vendas inbound, o próprio lead disponibiliza o telefone e muitas vezes sinaliza que prefere que o contato seja feito através do WhatsApp.

Nesse tipo de abordagem, é importante que você faça uma apresentação pessoal e contextualize de onde conseguiu o contato (ex. chatbot, formulário, site), explicar qual é a intenção do seu contato e colocar-se à disposição para ajudar o lead.

Como fazer uma boa abordagem de venda pelo WhatsApp

Como fazer uma boa abordagem de venda pelo WhatsApp

Uma abordagem comercial muda de acordo com a etapa em que o lead se encontra e da maturidade da negociação da compra.

Vamos separar as dicas em três momentos:

  1. Contato inicial;
  2. Negociação;
  3. e Fechamento.

1. Contato inicial: “Como iniciar uma conversa no WhatsApp para vender um produto?”

O contato inicial é um dos mais sensíveis nesse processo de envio de mensagens pelo WhatsApp.

É preciso tomar muito cuidado para não ser invasivo ou incômodo.

Você precisa deixar claro onde conseguiu o contato daquele consumidor e mostrar que o conhece e conhece as suas necessidades.

Ao mesmo tempo, a mensagem precisa ser cativante o suficiente para atrair a atenção e objetiva o suficiente para valorizar o tempo do lead (lembre-se de como o dia a dia é corrido e como aqueles minutos no WhatsApp são preciosos).

Outra dica para a abordagem comercial é entender se o contato é pessoal ou profissional.

E, para finalizar, esteja à disposição para responder à mensagem se tiver um rápido retorno.

Afinal, agilidade é a palavra-chave nesse canal.

 Leia também: Dor do Cliente: 20 Perguntas para Identificar e Dicas para Solucionar

Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business possui mais funcionalidades do que o WhatsApp normal, como:

  • Catálogo de produtos;
  • Mensagens automáticas;
  • Respostas rápidas;
  • Etiquetas para categorizar contatos;
  • Mensagem interativa;
  • Pagamentos pela plataforma.

Além de todos esses pontos, essa plataforma passa mais profissionalismo e confiabilidade ao cliente.

Informe ao cliente como você chegou até ele

Mesmo se adaptando às áreas de vendas, o WhatsApp ainda é uma plataforma pessoal para a maioria dos clientes. Por isso, informe aos seus contatos como você chegou até eles.

Evite também abordagens que possam soar invasivas ou incômodas. 

Certifique-se de obter consentimento/autorização do cliente antes de dar sequência

Não siga enviando mensagens para os clientes que não autorizaram, isso pode se tornar um grande inconveniente no dia a dia, além de poder ser considerado spam.

Para evitar essa situação, certifique-se de enviar as mensagens somente para os leads que já possuem relação com a marca. 

Não force uma interação

Se você já fez algumas tentativas e não teve retorno ou teve um retorno negativo pedindo para não usar esse canal para contato, respeite a vontade do seu cliente.

Cuidado com as mensagens automáticas

A mensagem automática é recomendada em alguns casos para dar mais agilidade aos atendimentos.

Mas tome cuidado para configurá-la de forma que não pareça muito impessoal ou fria para o público.

Evite envios simultâneos com a mesma mensagem ou mensagens padrões

Tome cuidado com esse tipo de automação, pois isso pode ser considerado “spam” e o WhatsApp pode até mesmo chegar a bloquear seu número.

Preste atenção aos horários antes de enviar sua mensagem

Evite enviar mensagens de madrugada ou nos finais de semana (a não ser que o seu negócio atue durante esses horários), pois isso não é visto como uma boa prática.

Preze por enviar mensagens no horário comercial, evitando um incômodo com seus clientes e estreitando suas relações de uma maneira mais saudável.

2. Negociação: “Como conduzir uma negociação pelo WhatsApp?”

Agora, se o consumidor já está em uma negociação com você, isso significa que o relacionamento já é um pouco mais próximo e ambos sabem qual é o objetivo das mensagens trocadas. 

Para essa fase, nossas dicas são: adaptar a sua linguagem para a linguagem do lead, sempre chamar pelo nome para criar uma maior conexão e investir na persuasão. 

Nessa fase você precisa convencer o lead de que a sua solução é a ideal para ele. 

Personalize as mensagens

Mesmo que as mensagens devam ser diretas, é imprescindível que elas sejam personalizadas para a situação em que o cliente se encontra.

Afinal, o WhatsApp é um canal direto, então não faz sentido tratar todos os clientes como se estivessem em situações iguais. 

Evite mensagens longas

Tenho certeza que você já recebeu uma mensagem longa no WhatsApp, visualizou e disse a si mesmo que responderia depois, mas acabou esquecendo.

Pois bem, com o cliente isso também acontece.

Então, fique atento ao tamanho das mensagens. Priorize o envio de mais de uma mensagem, porém curtas. 

Com isso, haverá uma facilitação na legibilidade de mensagem, aumentando sua taxa de resposta.

Evite utilizar muitos emojis ou texto em caixa alta

Se a sua linguagem é mais descontraída, os emojis são um recurso legal para incluir nos textos, mas não pese a mão.

Emojis demais desviam a atenção e passam uma imagem errada. 

Já os textos em caixa alta devem ser evitados, eles não são necessários para chamar a atenção e muitas vezes acabam poluindo o texto.

Você deve captar a atenção através do conteúdo.

Evite utilizar imagens no pitch inicial

O primeiro contato sempre deve ser em texto.

Se você enviar uma imagem já nessa primeira mensagem, as chances de o usuário abrir a conversa e prestar atenção no que você tem a dizer é menor.

Não sobrecarregue o cliente com uma frequência muito alta de envios

Fique no meio-termo, evite mandar mensagens demais para não irritar o cliente, mas também não mande pouquíssimas mensagens, se não você poderá ser esquecido.

Observe o seu tempo de resposta e responda sempre o mais rápido possível

Não deixe seu cliente esperando, se não ele pode acabar desistindo.

Para evitar esse tipo de situação, crie um setor ou mantenha um colaborador dedicado ao atendimento ao cliente. 

Dessa forma, você diminui o tempo de resposta e melhora a experiência do cliente.

3. Fechamento: “Como fechar a venda pelo WhatsApp?”

Para o momento mais decisivo de fechamento de vendas, é preciso ter insistência, combinada com muita técnica, pois ela não deve ser feita de forma aleatória ou causando ruptura e incômodo no prospect. 

Certifique-se de que o cliente está no momento de compra

Se o lead ainda não está com 100% de certeza sobre a necessidade de compra ou sobre o próprio produto/serviço, não adianta ficar empurrando ele para venda.

É necessário se certificar sobre a sua situação, interesse e até mesmo orçamento.

Se for o caso, direcione o cliente para uma ligação

Nem todos preferem o contato por mensagens, às vezes seus clientes vão optar por uma ligação, por isso, esteja preparado.

Mesmo que possa soar ultrapassado para certas gerações, uma ligação pode ser mais assertiva para sua empresa.

Não foque todas as vendas pelo WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta de apoio para as vendas da sua marca, mas você não deve apostar todas as fichas em um só canal.

Você precisa oferecer alternativas de atendimento ao cliente também, para aqueles que preferem entrar em contato através de outros canais, como e-mail e telefone.

Além disso, é sempre bom ter outras formas de entrar em contato com a sua base caso aconteça um imprevisto, como uma conta bloqueada ou quando um canal fica fora do ar.

Como criar um texto para venda?

Como criar um texto para venda?

É claro que os modelos prontos de mensagem para clientes ajudam no dia a dia, mas nada é mais efetivo do que mensagens pensadas de forma personalizada para o cenário da sua empresa e dos seus clientes. 

 Leia também: O que é Copywriting e Como Converter Usando Copywriting?

Portanto, investir em um bom conteúdo persuasivo para vendas pode fazer você se destacar.

Confira algumas dicas:

Adicione um toque pessoal à mensagem

Para garantir que a mensagem não seja fria e robótica, adicione sua personalidade, bem como palavras que vão fazer com que seu lead ou cliente sinta que aquela mensagem foi escrita especialmente para ele. 

Utilize storytelling

O termo vem da junção de duas palavras em inglês: “story”, de história, e “telling” de contar.

Portanto, a tradução de storytelling é “contação de histórias”.

E o storytelling pode ser aplicado ao marketing e vendas, também na abordagem através do WhatsApp.

Conte histórias para atrair a atenção, cativar e conectar emocionalmente o consumidor.

Mantenha a linguagem simples

O WhatsApp é uma plataforma de mensagens que costuma ser mais pessoal e descontraída.

Isso não significa que você precisa ser informal, mas manter a linguagem mais simples e não tão rebuscada combina com a plataforma.

Comunique a proposta de valor

A proposta de valor é a principal razão pela qual o consumidor deve comprar com você.

Ela precisa estar presente nas suas abordagens comerciais e mensagens que são direcionadas para essa finalidade.

Inclua um CTA de efeito

O Call to Action serve para indicar e orientar o visitante para a ação que a sua empresa deseja que ele faça.

Utilizar um CTA torna essa ação uma prioridade, ao deixá-la destacada.

Experimente utilizar esse recurso em toda mensagem para cliente no WhatsApp.

 Continue a leitura: 5 Melhores Modelos de Copy para Vendas Validados com Testes

Explore gatilhos mentais

Você conhece os gatilhos mentais?

Eles são recursos que provocam uma reação automática no lead ou consumidor.

E você pode explorá-los nas suas mensagens, em diversas situações. 

Contamos tudo sobre eles no post: 9 Gatilhos Mentais para Vendas que Ainda Funcionam em 2022.

O que são gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são informações que passam a sensação de estarem soltas em um texto. Porém, elas estão ali para provocar  uma reação automática por parte do usuário de um serviço ou produto. 

É como se os gatilhos mentais fossem uma sementinha crescendo nos seus pensamentos.

Por que utilizar gatilhos mentais no WhatsApp

Já que o WhatsApp é uma das ferramentas mais usadas, pense que o cliente o acessa basicamente todos os dias. Ou seja, ele terá acesso às suas mensagens toda hora.

Alguns dos benefícios de utilizar gatilhos mentais no WhatsApp são:

  • Forma mais rápida de promover o produto sem muito investimento;
  • Mensagem mais efetiva;
  • Agilidade na resposta caso o consumidor tenha alguma dúvida sobre o produto;
  • Maior taxa de conversão.

Gatilhos mentais de vendas para usar no WhatsApp

Confira alguns gatilhos mentais para usar no WhatsApp:

  • Gatilho de urgência – usar a questão do tempo em suas mensagens, como “a promoção vai até amanhã!”;
  • Gatilho de escassez – ao perceber que as coisas estão acabando, os clientes normalmente vão correndo conferir e garantir o seu;
  • Gatilho de prova social – aproveite o feedback e depoimentos de outros clientes para divulgar o seu negócio;
  • Gatilho da novidade – o cliente gosta de ser o primeiro a saber, então aproveite essa situação.
  • Gatilho da garantia – garanta ao cliente que ele não perderá nada ao adquirir o produto;
  • Gatilho da antecipação – dê aquele spoiler ao seu público. Essa estratégia irá atiçar a curiosidade.

Como Escrever usando Técnicas de Copywriting para WhatsApp

Como Escrever usando Técnicas de Copywriting para WhatsApp

As técnicas, ou modelos de copywriting irão auxiliar sua empresa a escrever as mensagens para clientes no WhatsApp.

Confira:

Siga o método AIDA

O método AIDA segue 4 pilares: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Seu objetivo é guiar o potencial cliente até a decisão de compra. 

Vamos explorá-lo!

Procure criar uma conexão com seu público-alvo para chamar a atenção

Ao criar mensagens que estabelecem uma conexão – desenvolvidas com foco no cliente -, você terá mais chances de captar sua atenção.

Foque nos benefícios para estimular o interesse

Explique e dê todos os detalhes de como seus produtos/serviços podem solucionar os problemas e transformarem as vidas dos leads. 

Utilize prova social para despertar o desejo

Pense que por meio de feedbacks e depoimentos positivos, seus clientes em potencial podem desejar ainda mais um produto/serviço. 

Demonstre reciprocidade e urgência para incentivar a ação

Tanto a reciprocidade quanto a urgência estimulam a ação. Por isso, implemente esses quesitos em suas mensagens. 

 Leia também: 5 Melhores Modelos de Copy para Vendas Validados com Testes

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Para fechar com chave de ouro o nosso artigo sobre texto pronto para vendas no WhatsApp, vamos às perguntas frequentes desse universo.

O que escrever para clientes?

Neste artigo já separamos algumas dicas e exemplos do que enviar para os clientes. Porém, você pode aproveitar para enviar agradecimentos, frases sobre datas comemorativas, mensagens de dia do cliente, alerta de cupons, novidades e promoções.

Quais mensagens não enviar para clientes?

Preze sempre por conteúdos relevantes para os seus clientes, ou seja, envie mensagens que façam sentido e no momento certo.

Fora isso, logo abaixo estão 9 práticas para se atentar no envio de mensagens.

  • Enviar mensagens sem permissão;
  • Desrespeitar o horário comercial;
  • Enviar mensagem em excesso;
  • Não segmentar o público-alvo;
  • Não se identificar;
  • Ignorar a otimização da mensagem;
  • Enviar mensagens confusas e pouco objetivas;
  • Esquecer ou não colocar opção das pessoas desativarem o envio das mensagens;
  • Usar as mensagens 100% do tempo para vendas, esquecendo do bom relacionamento com as pessoas.

Por onde enviar mensagens para clientes

Além do WhatsApp, você pode utilizar outros canais para enviar mensagens para os seus clientes, como: e-mail, SMS, site da marca, Facebook e Telegram.

Que tipo de linguagem usar?

Você pode escolher qual tipo de linguagem usar no WhatsApp, isso dependerá do tom e voz da sua empresa e como o cliente a receberá.

  • Formal: indicada principalmente para empresas B2B. Esse tipo de linguagem traz um tom mais sério para o texto, combinando mais para a comunicação entre empresas.
  • Informal: indicada para negócios B2C. A linguagem informal traz um tom mais descontraído e leve, aumentando a proximidade com o cliente e estreitando as relações.

O que é e como funciona o copywriting?

O copywriting é uma forma de produção de texto estratégica, seu objetivo é convencer o leitor a realizar uma ação específica, que pode ser uma compra, fornecimento de dados, inscrição em uma newsletter etc.

Esse tipo de escrita está presente em  sites, anúncios, conteúdos de redes sociais, e-mails marketing, blog posts, e-books, entre outros.

Fora isso, o copywriting é baseado em 5 elementos, são eles:

  • Urgência;
  • Conexão;
  • Transformação;
  • Aprovação Social;
  • Reciprocidade.
 Saiba mais: O que é Copywriting e Como Converter Usando Copywriting?

Por que o copywriting é tão importante para converter clientes?

Vamos lembrar que a conversão pode ser o download de um material rico, inscrição no período de teste em uma plataforma, assinatura em uma newsletter e também a compra.

Mas, para chegar a esse ponto, as pessoas vão se deparar com conteúdos informativos, explicativos e de divulgação. Ou seja, é nesta parte que o copywriting entra. Será por meio dessa técnica que as pessoas serão persuadidas e impactadas a realizar uma ação.

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

3 comentários

Carlos zimila · 5 de agosto de 2023 às 13:16

Agradecer

Clodoaldo · 13 de outubro de 2023 às 11:03

Parabéns!!!

Felipe · 7 de dezembro de 2023 às 13:52

Perfeito! peguei varias dicas, vou aplicar no dia a dia.
Trarei informações sobre os resultados.

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