Que todo mundo está no WhatsApp você já sabe, mas como fazer para as pessoas comprarem por esse canal? 

Pois bem, é aí que os gatilhos mentais para WhatsApp entram em cena.

Essa estratégia, muito utilizada em sites, campanhas de mídia paga e redes sociais, também pode e deve estar nas vendas pelo WhatsApp de seu negócio.

Pensando nisso, a Leadster separou aqui 8 gatilhos para aumentar suas vendas nesse canal.

Vamos lá!

O que São Gatilhos Mentais?

O que São Gatilhos Mentais?

Os gatilhos mentais são informações isoladas que provocam reações automáticas no consumidor.

Essa estratégia é utilizada para estimular que uma compra seja feita, pois a informação será armazenada no cérebro humano para influenciar na tomada de decisão. Entenda mais no nosso post completo sobre o assunto.

Por que Utilizar Gatilhos Mentais no WhatsApp?

Por que Utilizar Gatilhos Mentais no WhatsApp?

O WhatsApp é um dos principais meios que o consumidor tem para falar com a empresa, tirar dúvidas, pedir orçamentos e também realizar uma venda.

É essencial utilizar gatilhos mentais para vendas nesse canal, principalmente devido à proximidade com o usuário e sua grande popularidade entre a população mundial, até porque a plataforma conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo

Quais os Benefícios de Aplicar os Gatilhos Mentais de Vendas no WhatsApp?

Se ainda não está convencido do porquê utilizar gatilhos mentais para vendas no WhatsApp, confira mais três vantagens que sua empresa tem ao utilizar esse canal:

  1. Promoção do produto ou serviço com menor investimento e de forma mais rápida.
  2. Criação de uma mensagem mais efetiva e direta.
  3. Maior agilidade na resposta, caso o consumidor tenha alguma dúvida sobre o produto ou serviço.
 Leia também: Mensagem para Clientes: Texto Pronto para Vendas no WhatsApp – e Mais!

8 Tipos de Gatilhos Mentais de Vendas para Usar no WhatsApp

8 Tipos de Gatilhos Mentais de Vendas para Usar no WhatsApp

Nada melhor do que entender na prática como os gatilhos mentais funcionam no WhatsApp, não é?

Por isso, separamos aqui oito tipos para você aplicar em seu fluxo de vendas. Vamos lá!

 Leia também: 20 Técnicas de Fechamento de Vendas para Fazer Negócios como um Profissional

1. Urgência

O gatilho mental de urgência vai ativar a percepção humana de escassez de tempo

Ao saber que o tempo está acabando, o consumidor, automaticamente, fará uma conexão de que aquele produto também está no fim, e que ele não pode ficar de fora.

Para ativar esse gatilho no WhatsApp siga os seguintes passos:

  • Crie uma promoção ou um cupom de desconto;
  • Agende um horário para a promoção;
  • Defina por quanto tempo essa oferta ou cupom será válida e explicite na comunicação;
  • Por fim, utilize frases como: “[Nome], aproveite esse desconto de 35% em nossa loja! Mas, fique atento que só vale até amanhã, às 18h!”.

2.  Escassez

Muitas vezes confundido com o gatilho de urgência, o da escassez é utilizado para que o cliente saiba que um determinado produto ou serviço está prestes a acabar e, por isso, é melhor que ele efetue a compra quanto antes.

Mas, ao invés de apostar no tempo, esse gatilho investe na quantidade de produtos ou serviços disponíveis. 

Para utilizar no WhatsApp, siga as seguintes táticas:

  • Envie uma mensagem com frases de gatilho contendo um aviso de que certo produto/serviço está acabando ou que restam poucas vagas. Exemplo:“O [produto] já está acabando, restam apenas 5 unidades!”;
  • Para incentivar a proatividade do cliente, fale sobre a escassez do produto também no status do WhatsApp.
 Saiba mais: Gatilho da Escassez: Entenda o que é e Saiba como Aplicá-lo!

3. Prova social

O gatilho de prova social é a tática que aproveita depoimentos, comentários, feedbacks e demais opiniões de terceiros sobre o produto ou serviço

O objetivo é inserir o consumidor dentro de uma comunidade na qual ele vai se sentir pertencente e à vontade.

Para aplicar o gatilho mental de prova social no seu WhatsApp, siga as instruções abaixo:

  • Peça depoimentos para clientes satisfeitos em formato de vídeo para publicar no Status.
  • Aproveite trechos do depoimento para colocá-los na imagem que acompanhará a mensagem na divulgação.
  • Coloque o trecho do depoimento no corpo da mensagem. Exemplo: “Esse é o [produto] favorito de muitos clientes. O [nome do cliente] que ama esse produto, tem um pouco a te dizer: “[depoimento do cliente]”.
 Saiba mais: Prova Social: Definição, Tipos + 12 Dicas

4. Novidade

Quem não gosta de ser o primeiro a saber das novidades, não é mesmo?

É nisso que o gatilho da novidade investe. As pessoas tendem a decidir comprar algo quando elas sentem ser as primeiras a saber.

Para aplicar essa tática, envie uma mensagem sobre a novidade para os contatos mais recorrentes e clientes mais engajados.

Confira esse exemplo “Ei, tenho uma novidade quentinha para você! ? É o [nome do produto], o mais novo queridinho da nossa loja!”.

5. Garantia

A garantia traz o sentimento de segurança ao consumidor.

Com ela, você reforça que o cliente não perderá nada ao adquirir o produto ou serviço, mostrando mais confiança e autoridade em seu negócio.

Para aplicar esse gatilho em seu WhatsApp, aposte nas seguintes frases:

  • “Comece a pagar só daqui a 40 dias”;
  • “Faça seu teste grátis sem cartão de crédito!”;
  • “Faça o teste, se não gostar, receba o seu dinheiro de volta!”.

6. Antecipação e Exclusividade

Aquele pequeno spoiler, como um teaser do que está por vir, chama a atenção, não é?

Pois é, esse é o gatilho da antecipação passando por sua timeline ou, no caso do WhatsApp, na sua conversa.

Para aplicar essa estratégia, faça uma contagem regressiva nos stories do seu WhatsApp ou compartilhe materiais prévios que tenham a ver com o lançamento do novo produto ou serviço.

Junto a essa estratégia você pode utilizar o gatilho da exclusividade, falando que só terão spoilers alguns clientes ou aqueles que tomarem a decisão “x”.

Outras formas de dar exclusividade é:

  • Ter clientes “VIPs”;
  • Clientes participantes de sua comunidade;
  • Premiações para clientes que compram regularmente.

7. Curiosidade

A curiosidade é um gatilho de vendas poderoso, pois ele vai aguçar o sentido do consumidor para o que está por vir. Consequentemente, haverá um maior interesse sob o produto ou serviço.

Para colocar essa estratégia em prática, utilize frases como:

  • “Ei, psiu! Separei uma oferta para você: acesse nosso site e descubra!”;
  • “Saiba o que empresas de sucesso fazem para aumentar a conversão”.

8. Benefício e dor

Esse gatilho deve ser utilizado com cautela, afinal, ninguém quer sentir dor ou ter seu problema piorado.

Essa estratégia é a responsável por mostrar o que a compra pode trazer de bom na vida das pessoas. Mas, antes disso, é preciso conhecer o que é considerado uma dor do cliente, esse é o ponto que deve ser explorado com cautela para não haver desentendimentos.

Utilize frases como: “Para você que está com [problema do cliente] temos a solução perfeita!” ou “Não consegue aumentar suas vendas? Veja como nosso produto pode te ajudar!”.

Como enviar Gatilhos de Vendas no WhatsApp sem ter o Número Bloqueado?

Como enviar Gatilhos de Vendas no WhatsApp sem ter o Número Bloqueado?

Com o WhatsApp Business, você terá algumas limitações por conta das políticas de uso da ferramenta. Uma delas, é a proibição do envio de comunicação com o intuito de vender para usuários em massa.

Porém, existe uma solução perfeita para você: o WhatsApp Business API.

Nesse canal, além de todos os benefícios garantidos pelo serviço, você possui também: a conexão com o servidor sem o uso de um aparelho celular, lançamentos exclusivos, automações e a tão sonhada permissão para envio de mensagens promocionais.

 Leia também: Funcionalidades Leadster: Direcione Leads Qualificados para o WhatsApp

Venda Mais pelo WhatsApp com a Leadster

Venda Mais pelo WhatsApp com a Leadster

Além de usar os gatilhos mentais para vendas no WhatsApp, temos outra ideia para você conhecer e melhorar seus resultados: o Chatbot de Marketing Conversacional da Leadster!

Além de gerar três vezes mais leads no seu site, capturar os contatos mais qualificados, acompanhar seus resultados em tempo real e otimizar o processo de vendas, você pode integrar nossa ferramenta com o WhatsApp, como a PUC PR Digital fez.

Veja alguns dos resultados da empresa abaixo:

Assim, os vendedores já terão todas as informações necessárias do lead para começar uma conversa mais pessoal para decidir qual o produto ou serviço mais se encaixa para cada um.

Dessa forma, o seu processo de vendas é otimizado e o seu time não perde mais tempo com conversas desnecessárias e contatos desqualificados. 

Teste por 14 dias grátis, prometemos que a ativação é simples e rapidinha no seu site. 😁

Categorias: Copywriting

Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *