/ / Como usar Chatbots para Melhorar Automação de Vendas

A geração de leads é importante para girar o negócio e criar oportunidades de venda.

E muitas empresas sofrem com a geração de leads desqualificados.

Algumas ou até conseguem gerar contatos interessantes, mas acabam sofrendo para conseguir atender ou abordar todos os leads com eficácia. 

Os chatbots entram nesse cenário, em que a automação de vendas vem para aumentar a geração de leads, qualificar os contatos e fazer a empresa crescer de forma escalável.

Segundo pesquisa da Insider, 80% das empresas já utilizam ou planejam utilizar algum tipo de tecnologia assim. Não fique para trás!

O que é chatbot?

O chatbot é uma ferramenta automática para atendimento, comunicação, vendas e além disso, de armazenamento de dados.

Ele pode ser utilizados para esclarecer dúvidas, auxiliar os processos comerciais, oferecer conteúdo personalizado e até mesmo processar pagamentos.

Como parte das soluções de marketing conversacional, o chatbot simula uma interação humana, através de roteiros pré-definidos e sistemas de inteligência artificial que geram conversas automatizadas.  

O que é automação de vendas?

A automação de vendas é um processo de otimização dos recursos, buscando mais eficiência, produtividade e melhoria nos resultados.

Ela acontece através de ferramentas de automação, que transformam processos manuais em processos tecnológicos. 

Algumas aplicações das automações de vendas são: atendimento de leads, abordagem automática, distribuição de leads entre os representantes comerciais, disparo de e-mails automatizados, etc.

 Saiba mais: 7 Problemas que Você Pode Resolver com o Marketing de Conversa

5 motivos para utilizar um chatbot nas automações de vendas

Quer entender melhor como os chatbots podem favorecer a sua estratégia de vendas?

Confira os 5 motivos para você começar a investir agora:

1. Automatiza a geração de leads

A geração de leads tradicional pode ser feita através de ações offline (como eventos ou ações promocionais) ou, com o marketing digital, através de páginas de conversão e formulários de captação.

Já com uma solução de marketing conversacional, o visitante é abordado de forma proativa enquanto navega no site, no sistema ou até mesmo através de outros canais, como redes sociais e WhatsApp.

Assim, os leads são gerados sem a necessidade de um trabalho de manutenção, depois da ativação da ferramenta. 

 Leia também: Como as Chamadas Inteligentes Aumentam a Conversão

2. Melhora a qualificação de leads

Através da humanização da interação, os leads se sentem mais confortáveis em fornecer as informações necessárias, quando comparado com um formulário estático.

Com a aquisição de dados relevantes, fica mais fácil conhecer o perfil dos contatos gerados e entender se eles estão qualificados o suficiente para a abordagem comercial.

Por este motivo, é tão importante conhecer o perfil de cliente ideal e definir quais são os critérios de qualificação antes de montar os roteiros de conversa com o chatbot.

Se poder aquisitivo, localidade, poder de decisão e frequência de compra forem qualificadores, por exemplo, garanta que o roteiro inclua perguntas direcionadas a descobrir essas informações.

3. Aumenta a taxa de conversão

O chatbot para geração de leads melhora as taxas de conversão, uma vez que é mais atrativo do que formulários estáticos e deixa os usuários mais confortáveis em disponibilizar os dados de contato, através de atendimento personalizado e de diálogo mais fluido entre marca e consumidor.

Como a ferramenta é centrada no usuário, ela é capaz de entregar o que o visitante quer, da forma mais simples e da maneira mais rápida possível.

Além disso, com a análise de dados e comportamento, a personalização das interações conforme é adaptada às necessidades dele, o que também impulsiona os resultados. 

4. Facilita a resolução de dúvidas

Você também pode explorar as ferramentas de marketing de conversação para atendimento e resolução de dúvidas, como um FAQ mais dinâmico.

Assim, não usa tempo da sua equipe para esses contatos mais simples — e pode focar seus representantes comerciais onde eles realmente devem estar: no fechamento de negócios.

5. Fica online 24 horas

Com as ferramentas de marketing conversacional, o usuário ou visitante conta com o chatbot sempre que precisa, com retorno automático e na hora, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O usuário encontra a resposta que precisa a qualquer momento.

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