Sumário

Segundo projeções da Forrester Research, até 2023 são estimadas comercializações na casa de US$ 1,8 trilhão no segmento B2B

Até aí tudo bem, mas você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com taxa de conversão, não é mesmo? Eu te explico! 

Para o seu negócio atingir bons resultados e estar entre o grupo que movimentará trilhões de dólares em vendas, você precisa analisar sua taxa de conversão. 

É por meio dessa métrica que você saberá se os visitantes de suas plataformas atingiram os objetivos pré-determinados pela sua empresa.

Pensando nisso, separamos aqui um conteúdo exclusivo e completo sobre a taxa de conversão. 

Vamos lá!

O que é Taxa de Conversão?

O que é Taxa de Conversão?

A taxa de conversão é a porcentagem entre o número de visitantes das suas páginas e o número de pessoas que converte

Este último ponto vai depender do que você considera como conversão dentro daquela ação ou material específico. 

A conversão é uma ação mensurável que você espera do seu visitante. Podemos dar de exemplo:

  • Preenchimento de um formulário;
  • Acionamento do seu chat online;
  • Cadastro para ganhar um cupom de desconto;
  • Finalização de uma compra;
  • Realização de um teste gratuito;
  • Upgrade de plano;
  • Download de um e-book;
  • Cadastro em uma newsletter.

 Lembre-se, a definição do que é considerado uma conversão impacta diretamente no cálculo que será realizado. 

Como Calcular a Taxa de Conversão?

Para descobrir ‌como calcular a taxa de conversão, você precisa acompanhar os números das suas ações e dos seus materiais de marketing. 

Com isso em mãos o cálculo é bastante simples. Confira:

Como Calcular a Taxa de Conversão?
Taxa de Conversão = (Total de Conversões / Total de Visitantes ou Leads ou Oportunidades) x 100

Visitantes para Leads

As taxas de conversão podem ser acompanhadas em todas as etapas da jornada de compras, tornando-se mais complexas conforme essa jornada vai afunilando.

O primeiro estágio é medir a taxa de conversão de visitantes em leads.

Digamos que você quer determinar a taxa de conversão de uma landing page com oferta de material rico, como um e-book. 

A taxa de conversão será calculada considerando o número total de visitantes da página versus o número total de visitantes que preencheu os seus dados e fez o download do material.

Veja o nosso exemplo:

Taxa de conversão - Visitantes para leads

Nesse caso, a taxa de conversão da landing page fictícia, no período analisado, foi de 15%. 

Leads para oportunidades

Depois que sua empresa obtém os dados de contato de qualquer consumidor, ele se torna um lead. 

A partir disso, é necessário começar a trabalhar em ações de nutrição e de qualificação deste contato, fornecendo informações relevantes e despertando interesse, aos poucos, na sua solução ou produto. 

Nessa etapa, você pode acompanhar as taxas de conversão de leads em leads qualificados ou em oportunidades.

Assim, o que muda na fórmula é:

Taxa de conversão - Leads para oportunidades
Taxa de Conversão = Total de Conversões (marcação como oportunidade) / Total de Leads x 100
 Você também pode se interessar: Lead qualificado: o que é e como gerar leads qualificados em 2021 

Oportunidades para clientes

Após os consumidores se tornarem oportunidades de negócio, entram em ação as estratégias mais comerciais, de persuasão e estímulo para que finalmente a empresa conquiste vendas. 

A taxa de conversão de vendas depende da qualificação feita ao longo de todo o processo e contato da empresa com o consumidor. 

Afinal, leads com boa qualificação chegam às mãos do time comercial no momento certo e com chances muito maiores de fechar uma compra ou contratação.

A fórmula nesta etapa é:

Taxa de conversão - Oportunidades para clientes
Taxa de Conversão = Total de Conversões (vendas fechadas) / Total de Oportunidades x 100

O Que é uma Boa Taxa de Conversão?

O Que é uma Boa Taxa de Conversão?

Já falamos aqui que analisar a taxa de conversão é uma das melhores maneiras de medir a performance das suas ações de marketing.

De forma geral, quanto melhores as suas taxas de conversão, melhores são os seus resultados e melhores são as estratégias que você está aplicando para chegar até eles. 

Ou seja, a taxa de conversão está interligada aos demais resultados da empresa, mas é relativa às características de seu negócio. 

Por isso, caso queira saber o que é uma boa taxa de conversão, é essencial fazer um benchmarking, entendendo qual é o tipo de conversão analisada (visitantes em leads, leads em vendas etc) e as particularidades do seu segmento de mercado.

Também vale analisar qual é a ação esperada do usuário.

Por exemplo: é evidente que materiais e páginas de topo de funil (como e-books e infográficos gratuitos) terão uma conversão maior do que uma página de vendas ou de fundo de funil.

 Leia também: Como usar o Google Optimize para aumentar resultados do site

Qual a Taxa de Conversão Ideal?

Qual a Taxa de Conversão Ideal?

Mas qual a taxa de conversão ideal?

A verdade é que não existe uma única resposta para esse questionamento.

Vamos refletir com um exemplo:

Imagine que uma das suas páginas de produto recebeu 240 visitantes no último mês e, deste total, 12 vendas foram fechadas.

Isso significa que a página teve uma taxa de conversão de 5% (12 vendas / 240 visitas * 100).

5% é uma boa taxa de conversão?

Bom, se você trabalha em uma concessionária, onde o ticket médio por venda é mais alto, 5% de conversão provavelmente representa um ótimo resultado!

Mas se a sua empresa vende camisetas, por exemplo, você precisaria de um volume de vendas muito maior para atingir um bom resultado.

Não existe um número mágico para você perseguir como objetivo, já que a taxa de conversão varia conforme o estágio da jornada de compras, a oferta disponibilizada para conversão e o que a sua marca está pedindo em troca da conversão. 

Como falamos no tópico acima, para nortear as suas ações e materiais com foco em conversão, considere fazer um benchmarking.

Procure por informações de dentro do seu setor e pesquise sobre taxas de conversão saudáveis para cada tipo de material, formato e canal.

Mas não se apegue somente a isso, uma boa taxa de conversão é aquela que traz os resultados que a sua empresa espera!

 Compare a Taxa de Conversão do seu site com o seu Segmento de Mercado

Benchmark da Taxa de Conversão por Segmento

Benchmark da Taxa de Conversão por Segmento

Benchmarking no marketing é uma estratégia com o objetivo de acompanhar as práticas de outras empresas da área e de outros segmentos para utilizá-las como referência.

Se você está aqui para comparar a sua taxa de conversão com a de outros segmentos do mercado, dê uma olhada em nossa lista:

Taxa de conversão por segmento de mercado
  • Imobiliário: 1,53%
  • Software: 2,46%
  • B2B: 2,64%
  • Venda de Produtos: 2,72%
  • Agência: 2,91%
  • GERAL: 3,19%
  • Educacional: 3,76%
  • Financeiro: 4,00%
  • Venda de Serviços: 4,02%
  • Jurídico: 5,12%
 Saiba mais: Veja o Benchmark da Taxa de Conversão por Segmento de Mercado
Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023 - Leadster

6 motivos para acompanhar e otimizar as taxas de conversão

6 motivos para acompanhar e otimizar as taxas de conversão

Se você ainda está com dúvidas do porquê acompanhar a sua taxa de conversão, deixe-me relembrar: a taxa de conversão é uma das mais importantes para quem investe em marketing digital.

Ela mostra o sucesso das campanhas e também se os valores investidos estão trazendo os resultados desejados.

Logo, a taxa de conversão é a métrica que mostra se essa ação foi concluída, ou seja, está relacionada ao sucesso obtido pela campanha, material ou página. 

Ainda não está convencido? Sem problemas, te falo abaixo mais seis motivos para acompanhar e otimizar as taxas de conversão:

A taxa de conversão é a métrica mais importante do seu site

A taxa de conversão é uma das melhores maneiras de medir o desempenho de suas campanhas de publicidade e ações de marketing.

De forma geral, quanto melhor a sua taxa de conversão, melhores são os seus resultados e melhores são as estratégias que você está aplicando para chegar até eles. 

Fique atento, pois qualquer pequena mudança que otimize a taxa de conversão, tem potencial para aumentar os resultados de vendas e faturamento.

O aumento de uma taxa de 1% para 2% pode parecer pequeno, mas no caso da taxa de conversão essa variação é imensa.  

Já parou para pensar que, se dobrar a taxa de conversão do seu site, você estará automaticamente dobrando a taxa de conversão de todos os seus esforços de geração de tráfego na internet?

Melhorando a taxa de conversão, você melhora seus resultados de mídia paga

Se o objetivo da mídia paga é aumentar o tráfego e atrair visitantes qualificados para as páginas de uma marca, o Conversion Rate Optimization – Otimização da Taxa de Conversão – (CRO) complementa e melhora os resultados desse investimento, uma vez que impulsiona as taxas de conversão, otimizando assim o orçamento. 

Uma vez que os investimentos das campanhas de mídia paga acontecem através de pagamento por impressão ou por clique, quanto melhor aproveitado for esse visitante após chegar à página de destino, valerá mais a pena o valor investido nos anúncios.

Isso significa transformar esse visitante em lead antes que ele saia da página.

Você pode explorar ações de CRO ao melhorar a relevância, facilidade e clareza das suas páginas do site e landing pages de alta conversão, ao deixar claro a proposta de valor da sua marca, melhorar os textos e deixar as páginas com carregamento mais rápido.

São muitas as opções que podem ser exploradas e vamos abordar algumas delas na sequência. 

 Saiba mais: 7 Dicas para Turbinar suas Campanhas de Mídia Paga com CRO

A taxa de conversão é uma ótima métrica para acompanhar e aumentar o ROI

ROI é a sigla para “Return on Investment” ou Retorno Sobre o Investimento.

O ROI é acompanhado quando falamos em investimentos de marketing relacionados aos custos e resultados das campanhas, ações e estratégias de marketing implementadas.

Enquanto o ROI calcula quanto dinheiro a empresa ganha ou perde com os investimentos feitos, a taxa de conversão calcula o sucesso das campanhas, ações e materiais.

Logo, os dois se relacionam, pois quanto melhor a taxa de conversão, em geral, melhor também o ROI.

Ela ajuda a identificar possíveis gargalos na operação da empresa

Como já falamos ao longo do artigo, a taxa de conversão afeta diretamente outras métricas e resultados da empresa.

Por isso, caso aconteça de surgir uma porcentagem muito diferente do normal ou além do esperado, servirá como um sinal de alerta.

Dessa forma, sua empresa saberá que deve procurar por algum gargalo e consertá-lo o quanto antes.

Também ajuda a compreender o caminho que o lead percorre na jornada de compra

Quanto mais informações sobre o lead melhor!

A partir da taxa de conversão, você consegue analisar se a conversão foi de visitante para lead, de lead para oportunidade e de oportunidade para cliente. 

Ou seja, sua equipe conseguirá acompanhar cada etapa percorrida pelo usuário.

Acompanhando as taxas de conversão nas diferentes etapas do funil, você também consegue identificar mais facilmente onde estão os problemas.

Acompanhando as taxas de conversão, você direciona investimentos para os lugares certos

Os números da taxa de conversão dizem muito sobre o andamento de suas estratégias.

Por isso, caso alguma delas não esteja dando resultados, você saberá que é o momento de fazer algumas alterações ou, caso algo tenha uma ótima performance, é importante seguir com os investimentos.

Como Acompanhar a Taxa de Conversão?

Como Acompanhar a Taxa de Conversão?

Algumas plataformas de automação de marketing e ferramentas de anúncios online já indicam as taxas de conversão de cada material ou sinalizam que dados você deve considerar para calcular a taxa de conversão manualmente.

Para acompanhar a taxa de conversão de todos os materiais e ações dentro do mesmo período, deve-se somar todas as taxas individuais e fazer uma média até chegar a uma percentagem única.

Não deixe de acompanhar as suas taxas de conversão, criar relatórios de acompanhamento e analisar as informações coletadas em diferentes períodos.

Lembre-se de identificar nessas análises momentos de campanhas mais intensas e mudanças de investimento. 

Como acompanhar a taxa de conversão no Google Analytics?

Além de poder fazer a média das conversões, você pode usar o Google Analytics para acompanhar sua taxa de conversão. 

Para isso, é necessário configurar as metas do seu site ou e-commerce. A ferramenta possui quatro tipos: 

  • Destino – aqui um local específico tem seu upload;
  • Duração – sessões que duram determinado período;
  • Telas por sessão – usuário visualiza um número específico de páginas ou telas;
  • Evento – ação definida como um evento é acionada. 

Mas, já que o objetivo é acompanhar o funil de vendas e a taxa de conversão, você já pode optar pelo evento de conversão.

Por exemplo, aqui na Leadster, configuramos eventos para diferentes ações do usuário, desde a criação de uma conta, passando pela configuração do chatbot, até a implementação do código da Leadster no site.

Dessa forma, temos um maior entendimento sobre o comportamento do usuário e um maior controle sobre os resultados das ações de marketing.

Exemplos de metas configuradas no Google Analytics utilizando eventos e páginas de destino.
 Leia também: Como Usar o Google Analytics para Gerar mais Conversões no seu Site

Por que acompanhar a taxa de conversão mobile?

Segundo a pesquisa, de 2021, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CLN), 87% dos brasileiros usam o smartphone para fazer compras pela internet.

Ou seja, acompanhar as métricas desse dispositivo é muito importante.

Por isso, crie um site responsivo e pensando na experiência do usuário.

Lembre-se: conforme o Google, cerca de 53% dos visitantes abandonam um site mobile, se ele demora mais de 3 segundos para carregar. 

Como Melhorar a Conversão de Leads ao Longo do Funil

Como Melhorar a Conversão de Leads ao Longo do Funil

Após todas essas informações, você já pode se considerar um entendedor de taxa de conversão! 

Agora vamos ajudá-lo a desenvolver ou melhorar os pontos de conversão na estratégia da sua marca ao longo do funil de marketing. Confira!

Topo do funil

O topo do funil de marketing é o início do relacionamento entre consumidor e marca, é por onde seus visitantes chegam e interfere na qualidade do tráfego que você traz até suas páginas e sites.

Para aumentar as conversões de topo de funil, aposte nas dicas abaixo.

  • Conheça bem sua persona: as personas da sua marca são fundamentais para direcionar as estratégias de atração, criar materiais de qualidade que estejam alinhados com os desafios, dores e objetivos do seu consumidor. Sem conhecer bem o seu público, as chances de oferecer os ganchos certos de conversão diminuem e muito.
  • Otimize a taxa de conversão de cada canal: as conversões da sua marca não acontecem em apenas um canal. Por isso, analise quais são os pontos de conversão que recebem mais acesso e quais são as principais fontes de cada um deles. A partir daí, determine se você vai criar uma estratégia para potencializar o canal de maior alcance ou impulsionar os que não têm resultados tão satisfatórios.
  • Faça testes A/B: testes A/B apresentam duas versões de um mesmo material, mas com pequenas modificações de texto ou visual. As duas versões são aplicadas ao público durante um período de teste e depois a que tem a melhor performance continua como fixa. Esse tipo de estratégia ajuda a entender o que é melhor aceito pelo público. Você pode analisar as taxas de conversão dos seus testes, para investir naquela com resultados mais satisfatórios.

Meio do funil

Como comentamos, depois que você conquista o contato de um consumidor, ele se torna um lead da sua empresa. 

É nessa etapa que entram as ações e materiais de relacionamento, nutrição e qualificação do público, para que ele se torne uma oportunidade de negócio. 

Para otimizar as conversões no meio de funil:

  • Defina a jornada de compra: para que você possa mapear quais são os ganchos de conversão e estimulá-los com os interesses certos, é preciso entender o caminho que o consumidor percorre até a compra de um produto ou contratação de um serviço. Essa é a jornada de compra. Temos um conteúdo completo para você que quer se aprofundar nesse tema aqui.
  • Faça a nutrição de leads: nutrir os leads significa criar materiais para o momento em que eles se encontram na jornada de compras. Assim, eles percorrem o caminho em direção ao próximo passo.
  • Qualifique os leads: nem todos os leads podem ser direcionados para o time comercial para abordagem. Isso por dois fatores: 1. o time comercial precisa focar em quem tem mais propensão de fechar uma compra e 2. o consumidor só deve ser acionado de forma mais incisiva sobre a compra se já estiver maduro para tal. Por isso é importante entender os ganchos de conversão em relação à qualificação desses leads, para direcionar aqueles mais relevantes para o setor de vendas.

Fundo de funil

O fundo de funil é a etapa em que o consumidor decide pela compra e faz a escolha da marca para solucionar o problema que tem. 

Aqui também existem pontos de conversão, entre eles o que mais interessa para as marcas: a conquista de um cliente.

  • Mandar leads para vendas: os leads melhor qualificados e marcados como oportunidades devem ser direcionados para o contato do time de vendas. É fundamental que o timing esteja certo, para não acontecer do consumidor perder o interesse na sua solução ou acabar fechando negócio com algum concorrente.
  • Usar conteúdo para ajudar nas vendas: após enviar os contatos para o time comercial, o trabalho do marketing ainda não terminou! Conteúdos de suporte para o setor comercial devem ser desenvolvidos, além de reforços na comunicação de venda e o relacionamento de pós-venda, para que esse cliente satisfeito volte a comprar com a sua marca.

Por que a sua conversão está baixa? 7 possíveis problemas para investigar

Por que a sua conversão está baixa? 7 possíveis problemas para investigar

Agora vamos entender por que sua taxa de conversão pode estar baixa.

Existem alguns fatores que podem contribuir para uma baixa conversão em seu site.

Selecionamos 7 os principais entre eles, além de soluções para aumentar a taxa de conversão das páginas.

Vamos lá!

A página não considera a jornada do consumidor

O funil de conversão de marketing e vendas é uma ferramenta estratégica para guiar o interesse do consumidor pela solução oferecida e orientar o processo até o fechamento de uma venda ou contratação. 

Se você não leva em conta o estágio em que o visitante está na jornada através deste funil, fica muito mais difícil acertar a comunicação verbal e visual que vai chamar e prender a atenção do mesmo, tornando as chances de conversão menores. 

Se este é motivo das baixas taxas de conversão do seu site, entenda as necessidades e interesses do seu público.

Só assim você conseguirá oferecer conteúdos que despertem a conversão.

 Leia também: Seu Funil de Marketing está “Congestionado”? Descubra os Problemas mais Comuns

O site não é otimizado para mobile

Como identificamos no Panorama de Geração de Leads desenvolvido pela Leadster, o mobile já representa a maior parte dos acessos aos sites brasileiros, com 64,45% do volume de visitantes, contra 35,55% do desktop.

Mobile já representa 64,68% do volume de acessos nos sites analisados

Entretanto, quando analisamos as taxas de conversão deste tipo de dispositivo, percebemos que elas são, em média, menores do que a conversão no desktop.

Isso acontece porque muitas empresas ainda não otimizam o site para a versão mobile e perdem ao não oferecer a melhor experiência para o usuário que chega às páginas através dos aparelhos móveis. 

A proposta de valor não está em evidência

Uma boa proposta de valor deve ser uma afirmação clara que ofereça relevância, benefício e diferenciação.

Assim, sua marca garante um posicionamento forte no mercado e gera engajamento com os públicos que quer atingir.

É a partir da proposta de valor percebida que o consumidor decide se vai ou não dar o próximo passo: a conversão.

Se a proposta de valor não está clara no site ou nas páginas de conversão, os benefícios e os diferenciais do produto ou serviço acabam se perdendo, assim como o interesse e a conversão do visitante.

O CTA não convence o usuário a tomar uma ação

O Call to Action é uma chamada para ação.

Se o seu objetivo é que o seu leitor ou visitante tome alguma ação após entrar em contato com algum material da sua empresa, você precisa deixar isso claro para ele, certo?

Utilizar um CTA torna essa ação uma prioridade ao deixá-la destacada, e também estimula que o visitante continue em contato com a sua marca, seja clicando em um link de um conteúdo diferente, fornecendo um e-mail ou fazendo um teste gratuito do seu produto. 

São muitas as opções para manter a atenção do visitante nas suas páginas ou levá-lo para uma próxima etapa de conversão no funil de vendas.

Testar e melhorar os CTAs é outra forma de aumentar a conversão do seu site.

Um bom CTA deve considerar a persona, o estágio do funil de vendas, o nível de conhecimento em relação à conversão e deve ter um objetivo claro.

O copy não é persuasivo

O copywriting é uma técnica de escrita focada em persuasão e conversão.

Com a aplicação de textos persuasivos, o público-alvo é estimulado a tomar uma decisão, neste caso a realizar a conversão que esperamos. 

Mais do que criar textos persuasivos, o copy precisa ser claro, objetivo, criativo, saber se comunicar com a persona e com a fase em que ela se encontra na jornada de compras.

Existem muitas barreiras para a conversão

Todos os elementos inseridos em uma página fazem parte da construção que leva ou não à conversão.

Se esses elementos mais atrapalham do que facilitam a navegação e a experiência do visitante, eles se tornam barreiras para o objetivo desejado.

Por exemplo, um formulário com muitas perguntas pode ser uma barreira que impede a conversão.

Segundo a HubSpot, formulários com mais de três perguntas costumam ter taxas de conversão mais baixas.

Portanto, elimine as barreiras de conversão, como informações e passos desnecessários, diminua o tamanho dos seus formulários ou substitua formulários estáticos por opções interativas com melhor recepção por parte do usuário, como um chatbot.

As métricas não estão configuradas corretamente

Por fim, você já parou para pensar que sua conversão pode não estar sendo corretamente trackeada?

Pois é, neste momento você pode estar perdendo índices de conversão por erro na configuração.

Lembre-se das conversões indiretas, com elas você passa pelo mesmo processo de identificar a origem das pessoas que estão contactando a sua empresa.

Por isso, fique atento aos seguintes pontos:

  • Cada campanha deve ter um e-mail específico;
  • Separe um número telefônico para uma campanha;
  • Virou lead? Então, entre em contato o quanto antes.

14 Dicas para Melhorar a Taxa de Conversão

14 Dicas para Melhorar a Taxa de Conversão

Eu sei, as estratégias para melhorar a taxa de conversão não acabam!

Nós pensamos com muito cuidado as 14 dicas abaixo para você aproveitar cada uma delas da melhor maneira.

 Leia também: Aumente sua Conversão de Leads com 3 Passos Validados em 1600 Sites

Crie um senso de urgência

Para começar, o senso de urgência trabalha com alguns sentimentos humanos, como a sensação de perder uma oportunidade, o desejo de agir antes que seja tarde e o ímpeto de não ficar de fora de algo que está acontecendo e não terá mais volta.

Por este motivo, o senso de urgência é tão explorado no marketing e em vendas.

Criar essa necessidade pode ajudar a melhorar as taxas de conversão, uma vez que o visitante, lead ou oportunidade não deixará para tomar a decisão em outro momento senão agora. 

Capture a atenção do visitante mais rapidamente

Você tem apenas 3 segundos para captar a atenção do seu visitante.

Como você está explorando esse tempo super curto? 

A sua página de conversão, seja ela uma landing page ou seu próprio site, precisa estar alinhada com o que o seu visitante espera.

Mais do que isso, ela precisa conter elementos textuais e visuais que se comuniquem com o momento da jornada em que ele se encontra.

Por isso, além de otimizar a velocidade do seu site, é importante que a sua proposta de valor – o benefício que você gera para o cliente com o seu produto ou serviço – fique evidente assim que o visitante acessa a página.

Como neste exemplo a seguir:

Capture a atenção do visitante mais rapidamente

Repare que a informação em destaque possivelmente é o motivo que levou o visitante até este site, ou seja, aumentar a satisfação dos clientes.

No mais, aquilo que a empresa realmente quer vender (um Contact Center) aparece apenas em segundo plano.

Esta é uma boa prática para atrair a atenção do visitante rapidamente, gerando o valor que ele espera encontrar.

 Leia também: Princípios de Títulos que Convertem: Validados com 215Mil Testes

Adicione prova social nas páginas de conversão

A prova social é uma ferramenta de persuasão na hora de convencer um cliente em potencial a realmente fechar uma compra ou contratação com a sua empresa.

Com um depoimento ou validação de alguém que já conhece a marca e que se beneficiou com a solução oferecida, a credibilidade aumenta e a tomada de decisão é impulsionada.

Adicione prova social nas páginas de conversão

Mesmo sendo um gatilho inconsciente, segundo a empresa de pesquisa alemã Statista, 30% dos consumidores concordam que as provas sociais têm um grande impacto na percepção de confiança em relação a um produto ou marca no momento de decisão de compra. 

Crie uma proposta de valor

Uma proposta de valor clara e objetiva entrega a principal razão pela qual o consumidor deve comprar com você. 

É a partir da proposta de valor que o consumidor decide se vai ou não fechar uma compra ou negociação. 

Portanto, ter esse elemento bem construído faz toda a diferença ao criar uma argumentação de conversão, em todas as etapas do funil de venda. 

Personalize seus CTAs

Você já sabe que o Call-to-Action é uma chamada para ação.

Ele está presente em diferentes tipos de páginas e materiais e serve para indicar e orientar o visitante para a ação que a sua empresa deseja que ele faça.

Personalizar o CTA conforme o perfil do usuário e com a fase em que ele está na jornada de compras fará com a taxa de conversão aumente, uma vez que a atenção é captada de forma diferenciada e o estímulo para ação também é personalizado. 

Como este exemplo, presente em um site de consultoria jurídica:

Segundo a HubSpot, maior plataforma de automação de marketing do mundo, CTAs personalizados têm performance e resultados até 202% melhores do que CTAs que não têm personalização. 

Diminua as informações pedidas nos formulários

As pessoas só vão preencher seus dados em um formulário e ficar esperando pelo retorno quando estiverem convencidas de que o benefício, seja ele um vídeo, um e-book, uma demonstração, realmente vale a pena.

Se você já trabalhou com conversão de leads por meio de formulários estáticos, sabe como pode ser complicado atingir taxas de conversão interessantes ao pedir qualquer informação mais específica sobre o visitante.

E como visitante, também já deve ter desistido do preenchimento ao se deparar com um formulário interminável. 

Por isso, após definir os seus critérios de qualificação, retire dos formulários todas as informações que não forem essenciais no primeiro momento – especialmente nos formulários de topo de funil.

Aqui, vale se colocar no lugar do seu visitante: “Será que vale a pena deixar o meu CPF e telefone em troca de um simples e-book? Estou aberto a receber um contato comercial dessa empresa após a conversão?”.

Se a resposta for não, já sabe: talvez seja melhor diminuir um pouco a burocracia.

Substitua os formulários por um chatbot

Os assistentes virtuais, ou chatbots, são a melhor alternativa em relação aos formulários estáticos e estão conquistando um público crescente, pois garantem melhores taxas de conversão e uma experiência mais interativa e dinâmica para o usuário. 

Essas ferramentas abordam cada consumidor de forma personalizada, de acordo com seu contexto de navegação, e assim conseguem aumentar o engajamento.

Segundo pesquisa feita pela Twillio, 90% dos consumidores desejam se comunicar com as empresas através de mensagens.

Respondendo a essa necessidade do mercado, um chatbot pode te ajudar a coletar mais informações sobre o lead em uma conversa natural, ajudando a acelerar seu processo de qualificação e a aumentar as conversões.

Reduza o tempo de carregamento das suas páginas

A parte mecânica também importa.

Poucos usuários têm paciência de esperar para converter em um site lento.

De fato, os primeiros cinco segundos de carregamento da página são os que têm mais impacto nas taxas de conversão.

Depois desse tempo, a cada segundo a sua conversão cai em média 4,42%, segundo o Portent.

A velocidade de carregamento também é um dos principais fatores para que um site apareça bem posicionado no Google.

Você pode conferir como está a velocidade do seu site – além de obter dicas para melhorar essa pontuação utilizando a ferramenta do Google PageSpeed Insights.

Algumas mudanças básicas, como comprimir as imagens do site, podem ser realizadas facilmente.

Mas é possível que você precise da ajuda de um desenvolvedor para aplicar as melhorias.

 Leia também: 5 Motivos para Melhorar a Velocidade do Site Agora Mesmo

Otimize o seu site para mobile

Além da velocidade do site, a adaptabilidade para diferentes telas é muito relevante no momento de análise das taxas de conversão.

Sites e Landing Pages que não são responsivos perdem usuários que os acessam através de dispositivos móveis — e eles já representam a grande parte dos acessos.

Apenas nos Estados Unidos, 79% dos usuários de smartphone fizeram pelo menos uma compra online usando esse tipo de dispositivo nos últimos seis meses.

 Leia também: Mobile Lidera em Acessos, mas Perde em Conversão – Veja o Destaque

Ouça seus clientes

Mesmo que seus estudos de persona estejam corretos, a aplicação com o público final é o que realmente mostra na prática o que funciona ou não com o perfil de consumidor que você quer atingir.

Por isso, esteja aberto e instigue que seus consumidores em potencial e clientes opinem sobre a comunicação e sobre a experiência que tiveram com sua marca. 

Utilize canais mais humanizados para resultados de conversão ainda melhores.

Use mapas de calor

Você pode explorar também ferramentas de mapa de calor, que mostram o comportamento dos visitantes nas páginas, entendendo que partes chamam mais atenção, onde estão concentrados os cliques e em que seções um usuário passa mais tempo. 

A partir daí fica mais simples fazer as análises de otimização e também de incluir ganchos de conversões nesses pontos mais relevantes das páginas e sites.

Automatize

Imagine criar e acompanhar todos esses ganchos de conversão manualmente, para cada um dos leads gerados.

Se você quer ter estratégias escaláveis, invista em ferramentas de automação de marketing e de marketing conversacional

Essas ferramentas permitem determinar as mensagens e gatilhos ao longo da jornada de compras, atingindo os consumidores com o conteúdo certo, no momento certo. 

Desta forma, você e sua equipe podem focar no que realmente importa: na estratégia. 

Organize os seus dados

Otimização só pode ser feita se você tem dados para direcionar a tomada de decisão.

Talvez você saiba os números das taxas de conversão do seu site ou landing pages, mas será que você está analisando o cenário completo?

Existem algumas informações relevantes na hora de entender o que precisa ser otimizado, como:

  • De onde vêm os visitantes do seu site? (Google Ads, Orgânico, Facebook Ads etc)
  • Quais desses canais geram mais ou menos conversões?
  • Quais campanhas específicas de mídia paga geram mais acesso e conversões?
  • Quais são as suas páginas que possuem as melhores e piores taxas de conversão? Quais são as diferenças entre elas?
  • Entre quais etapas do funil de vendas estão os maiores gaps de conversão?
  • Quantos dos seus leads foram impactados por uma estratégia de nutrição?

Você poderá acessar esses dados em plataformas que já fornecem um dashboard simplificado ou utilizando métodos para acompanhar e mensurar a performance das campanhas, como cookies, códigos UTM, eventos e pixels. 

Faça (muitos!) testes

Para otimizar sua taxa de conversão, você também deve explorar os testes, não apenas nas próprias páginas, mas nos materiais que levam até elas, como anúncios, e-mails, posts, etc. 

Testes A/B devem ser explorados para apresentar duas versões de um mesmo material, mas com pequenas modificações de texto ou visual.

As duas versões são aplicadas ao público durante um período de teste e depois a que tem a melhor performance continua como fixa. 

Esse tipo de estratégia ajuda a entender o que é melhor aceito pelo público.

E você pode analisar as taxas de conversão dos seus testes para investir naquela com resultados mais satisfatórios.

CRO – A disciplina da Otimização

CRO – A disciplina da Otimização

Já citamos o CRO neste artigo, mas vamos entender um pouco mais a fundo.

CRO ou Conversion Rate Optimization é o conjunto de estratégias utilizadas para otimizar a taxa de conversão de um site.

Otimizar as suas taxas de conversão pode trazer vários resultados positivos, como:

  • Aumentar o número de leads qualificados;
  • Aumentar a receita;
  • Reduzir o custo de aquisição de leads;
  • Obter mais valor com os seus clientes e leads atuais;
  • Fechar mais vendas;
  • Entre outros.

Se você quer melhorar as taxas da sua marca, deve prestar atenção ao CRO, que propõe incrementar e ajustar a estrutura já existente no seu site para melhorar as taxas de conversão e aumentar os resultados.

Como usar o framework R.E.A.D.Y para aumentar a sua taxa de conversão

Como usar o framework R.E.A.D.Y para aumentar a sua taxa de conversão

Além das 14 dicas que demos para aumentar sua taxa de conversão, vamos a mais uma tática: o framework R.E.A.D.Y.

Esse mnemônico lista as cinco principais dimensões que impactam uma estratégia de otimização de conversão:

  • (R) Relevant: relevância
  • (E) Engaging: engajamento
  • (A) Authoritative: autoridade
  • (D) Directional: direcionamento
  • (Y) Yield Optimal: ótimo desempenho

Confira abaixo um pouco mais sobre cada uma dessas 5 dimensões:

Relevância

Um site relevante é aquele que atende às expectativas do visitante. Nesse caso, para otimizar a conversão, o seu site deve:

  • Cumprir as promessas feitas ao visitante no momento do clique ou da conversão;
  • Manter o contexto, seguindo uma mesma linha de pensamento do anúncio à LP;
  • Ser visualmente coerente, com ads e layouts de página que conversam entre si;
  • Gerar identificação e empatia com o público, falando a sua linguagem;
  • Ser oportuno e estar sempre atualizado.

Engajamento

Essa dimensão do trabalho de CRO fala sobre o quanto a sua mensagem ressoa junto ao seu público-alvo. Para isso, é preciso:

  • Oferecer uma proposta de valor que esteja de acordo com a expectativa do visitante;
  • Gerar apelo emocional por meio de storytelling, design, teoria das cores, etc;
  • Apresentar argumentos lógicos e racionais para persuadir o visitante;
  • Adotar um design afetivo, unindo estética e funcionalidade;
  • Ser autêntico, criativo e diferenciado.

Autoridade

Autoridade é um dos gatilhos mais importantes quando falamos em conversões online. Por isso, os melhores sites devem:

  • Oferecer garantias e sinais de credibilidade;
  • Ser precisos e convincentes por meio de detalhes, imagens, demonstrações, etc;
  • Adotar e obedecer às políticas de privacidade e regras de uso;
  • Adicionar depoimentos de clientes como prova social;
  • Ter um branding consistente.

Direcionamento

A conversão nada mais é do que uma direção, um caminho que desejamos que seja tomado pelo visitante. Para otimizar esse aspecto, foque em:

  • Ter um CTA claro e evidente na página;
  • Facilitar a tomada de decisão oferecendo a quantidade certa de informações;
  • Reduzir os elementos que possam distrair o visitante do objetivo de conversão;
  • Oferecer incentivos, como um bom storytelling ou gatilhos mentais, para guiar a navegação;
  • Criar uma progressão natural na página, fazendo com que o visitante realize micro conversões.
 Leia também: Dicas Leadster: O Que Fazer com os Leads após a Conversão?

Desempenho

Por último, mas não menos importante, vem a dimensão mais técnica do trabalho de otimização de conversão. Para melhorar seus resultados, certifique-se de:

  • Formular hipóteses relevantes para testar elementos de conversão;
  • Fazer testes A/B com frequência e manter uma cultura de experimentação;
  • Monitorar as métricas e resultados de perto;
  • Trabalhar uma estratégia de SEO, com palavras-chave, link building, etc;
  • Revisar o framework constantemente em busca de novas otimizações.

E aí, quantos checks {✅} o seu site marcou no framework R.E.A.D.Y.?

Otimização de Site: É Melhor Focar em SEO ou Conversão?

Otimização de Site: É Melhor Focar em SEO ou Conversão?

Será que agora que você sabe sobre a taxa de conversão deve abandonar o SEO? Muita calma e dê uma olhada no que tenho para te dizer!

Vamos por partes, otimizar um site corresponde à análise dos fatores de estrutura e conteúdo, buscando por melhorias que podem ser feitas em ambos. 

Quando fazemos isso pelo SEO, você vai colocar em prática um conjunto de técnicas, aplicadas à estrutura, aos conteúdos das páginas e à experiência do usuário. Alguns exemplos são:

  • Focar na qualidade e tamanho do conteúdo;
  • Escolher as palavras-chave certas;
  • Utilizar corretamente os títulos e marcações HTML;
  • Criar URLs amigáveis;
  • Desenvolver um conteúdo responsivo;
  • Reduzir o tempo de carregamento das páginas;
  • Aumentar o tempo de permanência nas páginas;
  • Desenvolver uma estratégia de link building;
  • Conquistar uma maior autoridade de domínio.

Já ao otimizar seu site para conversão, significa utilizar a base que você já tem, fazendo melhorias rápidas e simples para garantir que seu conteúdo alcance o público ideal e que a experiência seja positiva.

Com isso, é necessário aplicar estratégias como:

  • Realizar testes A/B;
  • Evidenciar a proposta de valor;
  • Criar bons CTAs;
  • Diminuir possíveis ruídos ou fricções que estejam dificultando a conversão;
  • Investir em UI/UX;
  • Definir uma abordagem proativa e personalizada.

Após a explicação dessas duas estratégias, concorda comigo que não tem como escolher apenas uma, certo?

Então a resposta para “otimização de site: é melhor focar em SEO ou conversão?” é: una as duas para garantir os melhores resultados.

 Saiba mais: Otimização de Site: É Melhor Focar em SEO ou Conversão?

Descubra como a Leadster Pode Triplicar a Conversão do seu Site

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Sabe todas essas dicas e estratégias que explicamos aqui? Pois bem, a Leadster utiliza elas  e muito mais para gerar ótimos resultados para o seu site.

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O Marketing Conversacional é uma das formas mais dinâmicas e modernas de gerar leads qualificados para a sua empresa e aqui na Leadster desenvolvemos uma metodologia própria, unindo cinco anos de aprendizado na construção de chatbots com as melhores práticas de otimização de conversão online.

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E aí, especialista em taxa de conversão, ficou com alguma dúvida? Se sim, fale conosco nos comentários!

Agora que você já sabe a importância dessa métrica, chega de procrastinar, acesse agora mesmo a Demonstração Gratuita da Leadster e veja com seus próprios olhos como o nosso chatbot de marketing conversacional triplica a sua taxa de conversão!


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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