A prova social é utilizada por muitas empresas como uma forma de potencializar e validar as estratégias de marketing, apresentando os benefícios e diferenciais da solução oferecida através da voz de quem já é um cliente satisfeito.

É inegável que a indicação de alguém de confiança influencia a forma como consumimos. Além de uma indicação próxima, existem outras influências como a de pessoas que admiramos e seguimos nas redes sociais, as informações que consumimos na mídia, as avaliações que lemos na internet. Todas elas têm um impacto no que pensamos, no que desejamos e na forma como agimos, principalmente em relação aos nossos hábitos de consumo.

Quer entender melhor o que é a prova social, por que ela funciona e como utilizá-la na comunicação da sua empresa? Confira tudo em detalhes agora!

O que é prova social?

A prova social é uma ferramenta de persuasão na hora de convencer um cliente em potencial a realmente fechar uma compra ou contratação com a sua empresa. Assim, podemos dizer que a prova social é baseada na ideia de influência social.

Com um depoimento ou validação de alguém que já conhece a marca e que se beneficiou com a solução oferecida a credibilidade aumenta, assim como a tomada de decisão é impulsionada.

Como a prova social funciona?

Podemos explorar a prova social como argumentação de vendas e convencimento, afinal, consumidores precisam desse tipo de gancho para escolher entre produtos ou marcas específicas. 

Mas a prova social realmente funciona tão bem quanto as pessoas assumem? Existem alguns fatores que interferem na influência dessa estratégia. São eles:

  • Escala: a quantidade de clientes que validam a solução;
  • Ambiguidade: a experiência contada pela maioria das pessoas em relação à solução. Por exemplo, se a maioria avalia positivamente, é isso que o consumidor indeciso tende a absorver;
  • Similaridade: o grau de semelhança entre quem está validando a solução e quem está no processo de decisão;
  • Atração: quanto mais próxima a relação entre o influenciador e o influenciado for, maior as chances de a prova social passar credibilidade. A atração está relacionada com este fator de admiração e proximidade;
  • Autoridade: especialistas no assunto ou grandes influentes no mercado chamam mais a atenção e dão outro peso à prova social.

Quais os principais tipos de prova social?

Separamos 7 tipos de prova social que são muito utilizadas pelas empresas e você também pode usá-las como argumentos de venda para a sua marca.

Estudo de caso

A apresentação de prova social com dados e estatísticas é uma das formas mais eficientes de utilizar esse argumento de validação. Comum principalmente para o setor B2B, comprova os resultados obtidos pelos contratantes. E você sabe como os resultados são importantes. 

Se você já tem algum cliente que teve algum ganho ou aumento nas métricas depois de adquirir seu produto ou serviço, construa e publique cases que contem essa história.

https://leadster.com.br/geracao-de-leads/cases

Depoimento

Simples, curtos e pessoais os depoimentos de consumidores satisfeitos em relação a um produto ou serviço são aplicáveis para praticamente todos os segmentos e tipos de soluções. 

Não esqueça de colocar nomes, cargos e fotos para aumentar a credibilidade dos depoimentos.

Fonte: https://leadster.com.br/geracao-de-leads/cases

Avaliação

Fonte: https://www.b2bstack.com.br/categoria/pre-vendas

Avaliações são formas de provas sociais utilizadas principalmente em casos de produtos ou soluções que podem ser compradas online, já que quem busca pelas avaliações está mais propenso a já fechar o negócio, apenas fazendo as últimas pesquisas antes da decisão. Apesar disso, não são restritas a apenas esse uso.

Se você tem espaço para incluir avaliações nas suas redes sociais e site, não deixe de explorar essa opção. Confira também outros sites especializados em avaliações, como o Reclame Aqui e o próprio Google, além de sites de segmentos mais específicos, como Trip Advisor para hotelaria, por exemplo.

Mídia social

Fonte: @resdigitais

O que as pessoas dizem sobre a sua marca nas redes sociais nunca teve tanta força e relevância para os consumidores, principalmente em mercados B2C. 

Você pode inclusive utilizar menções e interações positivas como forma de validação e de demonstração de clientes satisfeitos como parte das suas publicações.

Ícones de autoridades

Utilizar logos e ícones de clientes, principalmente quando estes são grandes players de mercado, dá força para o seu negócio e demonstra que empresas criteriosas na seleção de fornecedores confiam em você. Você também pode explorar as citações que a sua solução teve em veículos de comunicação, para demonstrar o alcance que sua empresa tem. 

Fonte: https://growthleaders.academy/

Números de negócio

Outra forma usual de explorar a prova social é reunir os números relacionados à atuação da sua empresa. Quantos anos de mercado ela tem, quantos clientes, quantos projetos ou produtos já foram entregues, quantas pessoas foram impactadas com as suas soluções… Todos esses dados são relevantes.  

Números de visitantes e seguidores

Ainda explorando os números, quando falamos em redes sociais e ambientes online, a quantidade de visitantes ao site e seguidores nas redes pode ser também uma forma de prova social. Essa modalidade é usada por veículos de imprensa, influenciadores digitais e empresas produtoras de conteúdo, por exemplo.

Quais os mais novos tipos de prova social?

Além dos tipos mais comuns e utilizados que já citamos, existem ainda formas menos óbvias de incluir a prova social na comunicação e materiais de marketing. São elas:

Storytelling

Se você está construindo uma página ou material corretamente, ele deve apresentar uma história coesa para cada um dos seus visitantes. Você pode incluir a prova social como elemento componente no storytelling, como parte da linguagem que compõe o conteúdo.

Prova social implícita

Você pode também explorar um argumento de venda com prova social sem deixar tão explícito ao visitante quem está oferecendo aquela informação de validação. Isso não significa que você pode utilizar dados soltos, mas nesse caso os dados são mais impactantes do que quem personifica a prova social.

Fonte: https://cxl.com/blog/is-social-proof-really-that-important/

Prova social de atividades

Você pode ser ainda mais específico ao apresentar provas sociais de clientes satisfeitos e dizer para que situação ou dor eles utilizaram o seu produto ou serviço. Essa é uma forma de gerar ainda mais identificação entre o visitante e quem já consome com você e valida o seu produto. 

Por que a prova social é importante?

Utilizar esse tipo de ferramenta tem alguns benefícios, principalmente se você entende o que é relevante para a sua persona. Confira os principais motivos para explorar as provas sociais na comunicação.

Autoridade

Adicionar provas sociais de qualidade significa aumentar a credibilidade da sua marca para o público. Quando essa validação vem de alguém com quem ele se identifica ou admita, isso aumenta a confiança e reforça o posicionamento como autoridade dentro do seu segmento de atuação.

Aceitação

Depoimentos e avaliações positivas aumentam também a aceitação do seu produto ou serviço, principalmente para quem ainda não conhece a sua solução ou a sua marca. A aceitação abre espaço para que a sua marca construa uma relação com esse visitante e, no futuro, aumente as taxas de conversão.

Transparência

Incluir provas sociais mostra que sua empresa está aberta a escutar feedbacks e que não tem medo de mostrar para clientes em potencial o que os consumidores realmente pensam ao comprar com você. 

Além de passar transparência, essa ação também demonstra maturidade e segurança.

Conversões

Todos estes pontos resultam em mais segurança também do consumidor em fechar uma compra ou contratação. A prova social melhora as taxas de conversão, uma vez que com opiniões, estudos de caso, depoimentos e avaliações, o visitante ou lead já sabe o que esperar depois de virar ele também um cliente do seu negócio.

Você também pode se interessar por – Geração de leads: o que é e como gerar leads qualificados?

Como conseguir e aplicar provas sociais?

Você não vê a hora de começar a incluir as provas sociais na sua estratégia e conquistar todos esses benefícios? Pois então agora vamos te contar como você pode reunir essas informações e transformá-las em argumentos de venda.

  • Abra espaço para revisões: tanto nas redes sociais, como nas páginas de produtos e até mesmo nos comentários do seu blog, você pode deixar aberto o espaço para que os consumidores dêem opiniões e sugestões sobre a experiência deles. No Facebook, por exemplo, esse recurso já existe para qualquer página, basta ativá-lo;
  • Busque a verificação de contas: ainda nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, você pode tentar fazer com que a sua página seja verificada. Essa é uma forma de adicionar prova social implícita e aumentar a credibilidade da sua empresa. Entre em contato com o suporte de cada rede social para verificar as regras para fazer a requisição;
  • Incentive os depoimentos: envie pesquisas para os seus clientes estimulando que eles participem. Você pode criar concursos, oferecer recompensas ou mesmo benefícios em uma nova compra. Assim, o número de participações cresce;
  • Use só as melhores provas sociais: se você tem uma relação mais próxima com alguns clientes ou mesmo se tem acesso a clientes que compram com a sua empresa a muito tempo ou ainda com certa frequência, comece a captação de depoimentos com eles. Se eles têm uma relação mais forte com a sua empresa, com certeza terão algo positivo a dizer sobre ela;
  • Pergunte assertivamente: ao montar as pesquisas e ganchos de interação, saiba fazer as perguntas certas. Nos estudos de caso, atente-se ainda em padronizar as perguntas para que a estrutura seja familiar para quem buscar por todos os exemplos publicados;
  • Enfatize os números sobre clientes: números deixam as informações mais racionais e mostram resultados de forma real para os seus prospects;
  • Capriche no storytelling: conte boas histórias ao apresentar as provas sociais da sua empresa. Assim você envolve os visitantes e faz com que a aceitação do depoimento seja ainda maior;
  • Compartilhe momentos importantes: compartilhar e comemorar momentos importantes para a empresa e metas alcançadas também aproximam o público e estimulam a interação. Alguns exemplos são alcance de marcos de números de visitantes, seguidores ou usuários; aniversário da marca; conquista de novos clientes, etc.
  • Crie parcerias: você pode explorar parcerias com outras empresas, com formadores de opinião, com seus maiores clientes… Ter ao seu lado autoridades no assunto com certeza trará uma ótima reputação para a sua marca;
  • Seja honesto: suas provas sociais precisam ser reais e honestas. Sem esses dois critérios elas de nada valem. Os visitantes e usuários percebem quando as provas são fabricadas;
  • Use imagens inspiradoras: provas sociais com imagens passam mais credibilidade e geram maior nível de identificação. Se possível, inclua fotos dos seus clientes ao lado dos depoimentos;
  • Aproveite o seu remarketing: atingir quem já passou pelas suas páginas com uma prova social pode ser o que faltava para tornar aquele visitante um cliente. Explore as provas sociais nesse tipo de anúncio altamente segmentado.

Conclusão

Que o uso de provas sociais estimula a decisão de compra e traz credibilidade para a sua solução, você já entendeu. Agora precisa pensar na melhor forma de implementar a prova social na estratégia de marketing da sua empresa.

Utilize todas as dicas que reunimos aqui neste post para criar a forma que melhor funcionará de acordo com o perfil, possibilidades e objetivos do seu negócio. Preparado para começar?

Compartilhe agora!

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.