Dizem por aí que o Mercado Jurídico está saturado… mas até que ponto isso é verdade?

Claro, a maioria dos segmentos de mercado – se não todos – tem alta concorrência e muitos são do tipo“copia e cola”, por assim dizer. 

Focando apenas no setor jurídico, a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) revelou que o país tem 1,3 milhão de profissionais registrados, ou seja, é 1 advogado a cada 164 habitantes, então como você pode se destacar no meio desse mar de gente?

É aí que dados e estatísticas entram em cena, pois a partir deles você vai entender como o seu segmento se comporta, quais são os pontos fortes e fracos e onde que o seu negócio está entre tudo isso.

Para te ajudar, a Leadster traz aqui um recorte do mercado jurídico: a geração de leads. 

Bora entender como o seu setor tem gerado leads, quais os principais canais de captação, qual é o perfil de seu público e muito mais!👇

O que é o Panorama da Geração de Leads 2023?

O que é o Panorama da Geração de Leads 2023?

O Panorama de Geração de Leads é o maior estudo sobre Geração de Leads do Brasil, não é à toa que foram analisados mais de 2.210 sites, 151 milhões de acessos e 2,6 milhões de leads gerados.

Nesta edição de 2023 o report, além de trazer novas análises, teve a participação da Rock Content e HubSpot no lançamento.

🙋Ok, mas o que eu vou ver nesse report?

Bom, no Panorama você encontrará:

  • Taxas de conversão geral e de segmentos do mercado – com nova visualização de dados em top, mid e bottom performers;
  • Canais com melhor conversão;
  • Dados sobre desktop vs mobile;
  • Volume de acessos mensais por canal e dispositivo;
  • Idade e região dos usuários;
  • Índice de Maturidade Digital – novidade;
  • Análise aprofundada sobre a taxa de conversão por segmento: B2B, Software, Educacional, Agências, Venda de Serviços, Venda de Produtos, Financeiro, Jurídico e Imobiliário.

Ah, só apontando algo importante sobre esse estudo: consideramos como taxa de conversão apenas as conversões de fundo de funil, ou seja, a relação entre o número de usuários que acessou o site ou visualizou determinada campanha – e aqueles que efetivamente converteram na oferta.

💡E sabe o melhor de tudo? Você pode ter acesso a todos esses dados de forma gratuita, é só baixar o Panorama, vou até deixar o link aqui com você:

O maior estudo sobre geração de leads do Brasil. Panorama de Geração de Leads 2023 - Leadster

Mas… se você ainda não está afim de conferir o estudo completo, nós temos também um conteúdo com os Principais Dados de todo o Panorama! Essa é a melhor opção para você que quer se manter atualizado, mas está sem tempo. 😉

Panorama do mercado jurídico brasileiro em 2023

Apenas passando para lembrar que o segmento Jurídico que analisamos aqui é composto em sua maioria por escritórios de advocacia. E, para esse recorte, observamos 101 empresas de nossa base.

Bora para os seis principais dados do mercado jurídico em 2023!🥳

O segmento jurídico tem a maior taxa de conversão do mercado

Se o mercado está realmente saturado ainda não sabemos, mas o que você já pode ter certeza é que o segmento jurídico é o líder em taxa de conversão!

Dentre todos os setores analisados, o de escritórios de advocacia se destacou com mediana de 5,12%. Podendo chegar até mesmo a 8,23% de conversão entre as empresas de melhor performance.

O segmento jurídico tem a maior taxa de conversão do mercado

O porquê de uma taxa de conversão alta? Bom isso pode ser explicado pela existência de uma dor latente do usuário

O que quero dizer é que as pessoas buscam por advogados na internet já sabendo de sua necessidade, o que impacta diretamente no aumento da conversão.

O canal com a melhor conversão no segmento é o Direct

Com mediana de 15,77%, o Direct se destacou como o canal de melhor conversão.

Lembrando que esse meio é uma grande caixa preta na hora de analisar, pois abrange desde o endereço digitado na barra de busca, até acessos originados de redes sociais, WhatsApp e até mesmo arquivos offline, como PDFs e planilhas.

O canal com a melhor conversão no segmento é o Direct

Agora, qual o motivo do Direct se destacar no jurídico? Bom, o segmento depende muito fortemente de indicações. Se uma pessoa indicou o serviço de um advogado, e outra acessou o site para fazer o contato, esse acesso seria entendido como Direct. O mesmo vale para um usuário que recebeu um cartão de visitas e, a partir dele, acessou o site e fez contato. 

Experiência mobile é essencial para o mercado jurídico

Se você baixar o panorama e analisar rapidamente cada um dos segmentos, verá que o jurídico destoou um pouco da maioria quando o assunto é taxa de conversão por dispositivo. 

Digo isso, pois a maioria dos setores têm maior conversão no desktop, já as empresas de advocacia têm o mobile como líder. Sendo mais exata, são 5,41% de conversão mediana no mobile, contra 4,86% no desktop.

Experiência mobile é essencial para o mercado jurídico

Também não podemos esquecer da discrepância de acessos entre ambos os dispositivos. O mobile é líder absoluto com mais de 80% de todos os acessos, enquanto o desktop não chega nem aos 20%.

Experiência mobile é essencial para o mercado jurídico

Mais uma vez podemos justificar esse dado pelo comportamento do consumidor B2C de indicação. Afinal, se alguém te manda uma sugestão no WhatsApp, você abre, quase que na mesma hora, pelo celular mesmo.

O mercado da advocacia investe pesado em Google Ads

Em primeiro lugar disparado, temos o Google Ads como maior canal de acessos do mercado jurídico, com 58,86% dos números.

O mercado da advocacia investe pesado em Google Ads

Então, se você ainda não investe nesse canal, saiba que está perdendo, pois o Google Ads é o canal de marketing que mais gera leads para o segmento jurídico, foram mais de 58 mil leads gerados.

O mercado da advocacia investe pesado em Google Ads

Mercado jurídico tem público mais maduro

Sem destoar dos outros mercados nessa estatística, o mercado jurídico tem 26,63% do seu público na faixa de 25 a 34 anos.

Mercado jurídico tem público mais maduro

Porém, também podemos notar que há uma parte considerável de pessoas com mais de 35 anos – diferente dos demais segmentos – o que significa que o setor atinge também a uma parcela mais velha da população.

Outro insight bem legal sobre o público do jurídico, é que 55,62% de seu público é feminino (contra 44,38% masculino).

Estratégias de marketing e vendas no segmento jurídico ainda precisam amadurecer

O segmento jurídico teve o pior Índice de Maturidade Digital do estudo, com nota de 6,33, sendo:

  • 7,5 de maturidade em Mídia Paga;
  • 5,0 de maturidade em Orgânico;
  • 6,5 de maturidade em Vendas.
Estratégias de marketing e vendas no segmento jurídico ainda precisam amadurecer

Essas notas refletem principalmente a imaturidade do segmento na área de vendas e orgânico.

Apenas 34,65% das empresas utilizam CRMs ou ferramentas de automação de marketing. O comum no setor é o envio de leads diretamente para o WhatsApp, dificultando o controle do processo de venda.

Fora isso, só 19,70% dos acessos do segmento são orgânicos, ou seja, esse canal ainda é bem pouco explorado, o que pode ser uma grande oportunidade de você se destacar entre os concorrentes.

Como se destacar no mercado da advocacia no Brasil?

E aí, depois dessa breve análise você acha que o mercado jurídico no Brasil está saturado ou não?

O que podemos afirmar é que esse setor é realmente bem imaturo e ainda conta demais com as indicações de antigos clientes, familiares, amigos e colegas, o que talvez não seja o suficiente em meio a esse cenário tão concorrido.

Muitos escritórios acabam nem investimento em marketing por trabalharem com um público menor ou mais nichado, mas isso não poderia ser o maior dos equívocos. O marketing digital pode abrir muitas portas para o seu negócio, mesmo que ele seja pequeno, ou você prefere perder um negócio para outro escritório da cidade?

Agora, se você está receoso quanto às regras da OAB, saiba que o código de ética

realmente possui uma série de limitações em relação à publicidade, porém, isso não significa que o advogado deve esperar os clientes entrarem em contato ou viver de indicações

Tenha em mente que o marketing jurídico não infringe as determinações da OAB. Você pode, sim, utilizar sites, blogs e redes sociais para promover conteúdos informativos visando educar, engajar e estimular a interação dos usuários e de bônus se destacar no mercado jurídico.

Quer dar o primeiro passo para ficar à frente do mercado e gerar melhores resultados com o marketing digital? 

Então já vem entender como a Leadster pode ajudar seu escritório de advocacia a gerar 3 vezes mais leads! 🚀

Categorias: Geração de Leads

Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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