Sumário
- 1 Qual a porcentagem de tráfego mobile e desktop?
- 2 Qual é a taxa de conversão mobile e desktop?
- 3 Estatísticas sobre o uso de mobile vs desktop em 2024
- 4 Diferenças entre a experiência mobile e desktop
- 5 Dicas para otimizar a experiência mobile
- 5.1 Adotar uma estratégia mobile first
- 5.2 Otimizar a velocidade das páginas
- 5.3 Ajustar imagens, textos e elementos gráficos
- 5.4 Reduzir a rolagem para chegar em informações importantes
- 5.5 Entenda a jornada do cliente
- 5.6 Melhorar a experiência de conversão substituindo o formulário por ferramentas conversacionais
É oficial: o mobile segue representando a maior parte dos acessos nos sites brasileiros, com 66,82% do volume de visitantes – contra 33,18% do desktop.
Como nem tudo é perfeito, o mobile ainda perde para o desktop quando o assunto é conversão.
Mas não precisa ficar tão abalado, porque a diferença entre as taxas de conversão está diminuindo e os celulares estão cada vez mais perto de se tornarem o aparelho principal na geração de leads.
Como eu sei esses dados? Bem, eles estão na nova edição do Panorama de Geração de Leads.
O report de 2024 contou com a análise de 2.772 sites, 147 milhões de acessos e 3,5 milhões de leads gerados.
Se você quer entender melhor esse cenário, matar a curiosidade sobre essas taxas de conversão e ainda ficar por dentro de outros dados da relação mobile vs desktop, siga no conteúdo!
Qual a porcentagem de tráfego mobile e desktop?
Tanto no cenário global quanto no nacional, o mobile detém a maior porcentagem de tráfego.
Segundo o Digital 2023: Global Overview Report, o mobile assegura 59% do tráfego na internet, enquanto o desktop fica na casa dos 38,99%, e os 2% restantes são distribuídos entre tablets e outros aparelhos.
Falando especificamente do Brasil, consideramos o Panorama de Geração de Leads 2024, feito pela Leadster.
O estudo mostrou o mobile com 66,82% dos acessos, ou seja, uma porcentagem ainda maior do que os números globais… seria essa uma tendência nacional localizada, uma bolha só nossa?
Nosso CMO, Gustavo Luby, fez uma breve análise sobre essa questão, veja:
“Essa é uma pergunta difícil, mas o que podemos dizer é que o brasileiro tem essa fama e característica de ser muito sociável, nós gostamos de ter esse contato com outras pessoas.
E, alinhado a isso, temos também a pesquisa que mostra que a população brasileira passa por volta de 5 a 6 horas por dia no celular, principalmente em redes sociais, ou seja, mais uma vez estamos atrás desse contato mais próximo.
Por isso, esse comportamento da população faz com que a maior parte do tráfego seja mobile, ainda mais porque as empresas precisam estar nessas redes”.
📝 Resumindo: a forte característica sociável do brasileiro faz com que ele fique muito tempo nas redes, que têm esse propósito de conversa e conexão.
A partir disso, as empresas precisam estar presentes nesses canais e suas estratégias vão levar os clientes até os sites, fazendo assim com que o maior tráfego seja o mobile.
Quais são os segmentos que possuem mais acessos mobile?
Dos nove segmentos analisados na edição 2024 do Panorama de Geração de Leads, apenas um setor teve mais acessos em desktop do que mobile.
Todos os outros oito mercados viram o mobile liderando as porcentagens.
O segmento jurídico liderou o ranking, com quase 85% dos acessos mobile e apenas 15% desktop.
Logo abaixo você confere o gráfico com os acessos mobile e desktop de todos os setores estudados, confira:
- Consultoria: 68,15% (mobile) / 31,85% (desktop);
- Tech: 56,6% (mobile) / 43,4%% (desktop);
- Software: 53,15% (mobile) / 46,85% (desktop);
- Marketing e Publicidade: 44,46% (mobile) / 55,54% (desktop);
- Indústria e Fabricação: 41,84% (mobile) / 58,16% (desktop);
- Telefonia e Internet: 40,66%% (mobile) / 59,34% (desktop);
- Energia: 38,92% (mobile) / 61,08% (desktop);
- Financeiro: 36,4% (mobile) / 63,6% (desktop);
- Geral: 33,18% (mobile) / 66,82% (desktop);
- Agência: 30,76% (mobile) / 69,24% (desktop);
- Educação: 30,34% (mobile) / 69,66% (desktop);
- Venda de produtos: 28,34% (mobile) / 71,66% (desktop);
- Imóveis: 28,32% (mobile) / 71,68% (desktop);
- Venda de serviços: 24,52% (mobile) / 75,48% (desktop);
- Saúde: 23,1% (mobile) / 76,9% (desktop);
- Logística e Transporte: 21,42% (mobile) / 78,58% (desktop);
- Jurídico: 20,65% (mobile) / 79,35% (desktop);
- Seguros: 14,3% (mobile) / 85,37% (desktop).
👀 Saiba mais: Veja a Taxa de Conversão por Segmento de Mercado – Atualizado!
Como saber por qual dispositivo seu site recebe mais acessos?
Existem diversas ferramentas que já mostram a você os acessos recebidos no seu site segmentados por dispositivo, canal e outros filtros.
💡Porém, a mais fácil de todas elas é a Leadster, por meio de nossa Dashboard de Perfomance atualizada em tempo real!
Assim que você criar sua conta na Demonstração Gratuita e instalar nossa plataforma em seu site, todos os dados já serão direcionados para a Dashboard.
Logo de cara serão expostos os dados totais, ou seja, porcentagem de acessos mobile + desktop, aí basta você clicar nos ícones para filtrar os números apenas para desktop ou mobile.
Veja nos prints abaixo:
Na Dashboard da Leadster, além de analisar acessos, conversão, comparativo com períodos anteriores, número de acessos e leads gerados em cada tipo de dispositivo, você também pode fazer um comparativo entre segmentos de mercado.
Outra ferramenta que você pode aproveitar para analisar seus acessos é o Google Analytics, plataforma gratuita do Google.
Para verificar os dispositivos que acessam o seu site, siga os passos:
- Analytics Universal – Vá até o menu lateral esquerdo e clique em “Público-alvo”, siga para “Dispositivos móveis” e “Visão geral”.
- GA4 – Também no menu lateral esquerdo, clique em “Relatórios”, siga para “Usuário”, “Tecnologia” e “Visão geral”.
Qual é a taxa de conversão mobile e desktop?
Como falei brevemente lá na introdução, mesmo que o mobile lidere a porcentagem de acessos, o desktop o supera na taxa de conversão.
No Panorama de 2024, o mobile ficou com 3,33% de taxa de conversão mediana, contra 3,70% do desktop.
🤔 Será que o mobile vai superar o desktop em algum momento?
Para Luby, isso é difícil acontecer:
“Eu diria que a tendência é o mobile nunca superar, como um todo, a taxa de conversão do desktop, mas não quer dizer que devemos deixar o mobile de lado da estratégia.
Eu digo que nunca vai superar, porque o mobile oferece uma experiência mais limitada, ou seja, uma tela menor, elementos menores e a etapa de compra em que o usuário normalmente está é de descoberta. Seja B2B ou B2C, quando o visitante acessa pelo mobile, geralmente ele está sendo impactado pela primeira ou segunda vez, é o início da jornada. O mobile é uma etapa muito importante na jornada de compra, mas a parte decisiva acontece no computador”.
O que queremos dizer é que além do desktop oferecer uma experiência maior e mais amigável, até pelo tamanho da tela e informações que estão ali, a etapa nesse dispositivo é mais fundo de funil, é o momento mais avançado, por isso a taxa de conversão é maior.
Quais são os canais que possuem melhor taxa de conversão mobile?
Nesse ano, analisamos a taxa de conversão por canal e por dispositivo, uma novidade em relação ao Panorama 2023.
Assim, conseguimos ter uma visão mais aprofundada sobre quais são os canais de preferência nos dois dispositivos.
Os resultados não surpreenderam tanto, mas eles ainda surpreendem. É o caso do Meta Ads, que dominou a lista nos dois canais, sendo que esperávamos que o Google Ads despontaria como campeão no desktop.
Acompanhe os dados e a transcrição logo abaixo:
📱 Moblie:
- Meta Ads: 3,91%;
- Geral: 3,33%;
- Google Ads: 3,06%;
- Direct: 2,86%;
- Orgânico: 2,33%;
- LinkedIn Ads: 1,51%.
🖥️ Desktop:
- Meta Ads: 5,35%;
- Google Ads: 4,82%;
- LinkedIn Ads: 4,71%;
- Geral: 3,70%;
- Orgânico: 2,47%;
- Direct: 1,95%.
Como saber a sua taxa de conversão por dispositivo?
Sim, você também pode utilizar a Dashboard da Leadster para descobrir a taxa de conversão por dispositivos.
Você seguirá os mesmos passos que elencamos no tópico “Como saber por qual dispositivo seu site recebe mais acessos?”.
Também é possível analisar a conversão pelo Analytics, mas você precisará ter metas de conversão configuradas.
🤿Se aprofunde: Eventos recomendados no GA4: quais são e como configurá-los
Estatísticas sobre o uso de mobile vs desktop em 2024
Para entender ainda mais esse cenário mobile vs desktop, separei aqui mais quatro estatísticas que fazem parte e complementam o entendimento desse assunto.
Vamos a elas!
Brasileiros passam mais de 9 horas por dia conectados à internet
Destrinchando ainda mais o Digital 2024: Global Overview Report, vemos que 5,35 bilhões de pessoas estão conectadas a internet no mundo todo, isso corresponde a mais de 66% de toda a população.
Dentre todos que estão na internet, a média diária de uso é de 6h40min – 3 minutos a mais do que o relatório do ano passado.
Se formos analisar apenas o caso do Brasil, essa média sobe para 9h13min por dia.
Inclusive, o Brasil é o segundo no ranking dos que mais utilizam a internet por dia, perdendo apenas para a África do Sul.
Confira os gráficos completos:
Uso das redes sociais continua a crescer — principalmente no mobile
O mundo também passa muito tempo usando as redes sociais, com a pesquisa mais recente revelando que o usuário “típico” agora gasta 2 horas e 23 minutos por dia consumindo conteúdo nesse tipo de app.
E, com o Instagram e o TikTok fortemente orientados para sua experiência nativa nos aplicativos móveis, é ainda menos viável e representativo comparar o tráfego de seus sites vs aplicativos — isto é, a navegação realmente acontece pelo celular.
Despesas com anúncios em dispositivos móveis batem recorde
O State of Mobile 2024 divulgou centenas de dados sobre o cenário mobile, analisando desde downloads realizados, horas gastas até as despesas com anúncios.
Por exemplo, em 2023, tivemos um gasto recorde de $533 bi em lojas de apps e anúncios, superando as previsões da organizadora data.ai.
Diferenças entre a experiência mobile e desktop
Além das estatísticas que mostram a discrepância entre volume de acessos e conversões entre mobile e desktop, existem também outras diferenças que abrangem esse universo.
A principal delas, e que reflete principalmente nas taxas de conversão, é a experiência oferecida por cada aparelho.
Por exemplo, o celular é um aparelho mais portátil do que um computador – você pode utilizá-lo em qualquer lugar – , ou seja, a diferença aqui está no modo de uso.
Outra característica que difere ambos é o tipo de rede.
A velocidade de conexão à internet em dispositivos móveis pode ser mais lenta do que em desktops, o que pode afetar a rapidez com que as páginas são carregadas e como as pessoas interagem com o conteúdo.
Mais uma diferença é a interação do usuário.
Os dispositivos móveis têm recursos de toque e gestos, já os desktops usam o mouse e o teclado.
Essa característica influencia a forma como as pessoas navegam em um site e interagem com o conteúdo.
Agora que você já sabe as principais diferenças na experiência mobile e desktop, vamos às vantagens e desvantagens de cada um!
Vantagens e desvantagens do mobile
Vantagens:
- Conveniência – os celulares já fazem parte da nossa rotina, dificilmente você vai encontrar alguém que não utilize o celular para conversar, trabalhar, jogar, assistir algo ou até mesmo fazer compras. O mobile se torna conveniente ao facilitar a vida do usuário, porque ele não precisa ir a outros lugares para fazer certas atividades, o celular possibilita que isso seja feito em poucos instantes.
- Tudo em um só lugar – com os dispositivos móveis você tem acesso a uma infinidade de recursos em um só lugar. Eles podem ser usados para fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto, acessar a internet, tirar fotos e gravar vídeos, jogar, fazer uma planilha, criar conteúdo etc. Ou seja, as pessoas não precisam mais carregar vários dispositivos diferentes para realizar diferentes tarefas, o celular supre todas elas.
Desvantagens:
- Tamanho da tela – mesmo que o mobile ofereça uma série de recursos em um só lugar, a tela pequena pode limitar a experiência do usuário. Por exemplo, assistir a um filme, jogar um jogo ou concluir uma compra pode ser mais difícil em um dispositivo móvel do que em um computador com uma tela maior.
- Distração – os celulares são muito atraentes e isso não temos como negar. Estou dizendo aqui que as pessoas podem ser tentadas a verificar seus telefones em momentos inapropriados, como durante o trabalho ou durante uma conversa, além de sofrerem interrupções a todo momento pelas notificações. Essa característica pode levar a problemas de produtividade e interação social.
Vantagens e desvantagens do desktop
Vantagens:
- Ferramenta para negócio – o desktop é conhecido por oferecer um conjunto completo de ferramentas de negócios, como processadores de texto, planilhas, softwares de design gráfico e outras ferramentas profissionais. Isso faz com que o aparelho se torne a melhor escolha daqueles que precisam de um ambiente de trabalho completo.
- Melhor performance – os desktops ainda são superiores em termos de processamento e armazenamento se comparados com o mobile. Eles conseguem rodar aplicativos mais complexos e trabalhar com grandes volumes de dados sem comprometer a performance. Isso faz com que sejam ideais para tarefas que exigem alto desempenho, como edição de vídeo ou jogos.
Desvantagens:
- Menor mobilidade – notebooks, mas especialmente computadores, são muito menos práticos do que dispositivos móveis, de forma que, quando o assunto é mobilidade, não tem como competir contra o celular.
- Preço elevado – os desktops também possuem preços muito elevados no mercado brasileiro. Enquanto 97,1% dos brasileiros têm condições de acessar a internet por meio de um celular, apenas 67,7% utilizam um computador para a mesma finalidade (Digital 2023).
Dicas para otimizar a experiência mobile
Se a maioria das estatísticas são favoráveis ao mobile, por que a taxa de conversão não as acompanha?
E aí vem um grande problema entre as empresas: muitas marcas não otimizam sua experiência mobile, apenas replicam o que está no desktop. E não poderia ter erro mais grave…
Claro que por conta do tamanho da tela, a experiência mobile nunca vai ser igual a do desktop, até porque as informações precisam ser mais objetivas, imagens e recursos menores, mas isso não significa que você não pode melhorar a navegação.
Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas que você pode aplicar para otimizar essa experiência mobile.
Confira!
Adotar uma estratégia mobile first
O mobile first é uma estratégia para criação de design e conteúdo que prioriza a experiência do usuário em dispositivos móveis, em vez de desktops ou laptops.
Ou seja, ao invés de apenas pegar e adaptar o conteúdo da página do desktop – que é o que muitos fazem –, com o mobile first você estará começando do zero pelo mobile em si, e só então passará para o desktop.
Dessa forma, você garante que o design e o conteúdo sejam criados com base nas necessidades e comportamentos dos usuários móveis, que são a maioria dos acessos em diversos setores, como vimos acima.
O resultado dessa estratégia é uma melhor experiência do usuário, além de aumentar a probabilidade de permanência no site e conclusão das ações desejadas.
🔎 Leia também: Otimização de Site: É Melhor Focar em SEO ou Conversão?
Otimizar a velocidade das páginas
O Brasil tem uma das piores velocidades de conexão mobile.
Segundo dados da Mobile Internet Connection Speeds, o país está na marca dos 33,36mbps, abaixo da média mundial de 33,97mbps – e muito longe do país líder, Emirados Árabes, com 139,41mpbs.
E bom, esse resultado não é nem um pouco agradável para as marcas, quando precisamos ter um site leve e rápido, ainda mais no mobile, em que as pessoas buscam por resultados instantâneos.
Por isso, é essencial melhorar sua velocidade e, para isso, é importante otimizar as imagens e reduzir o tamanho dos arquivos e assim garantir que as páginas carreguem rapidamente, mesmo em conexões mais lentas.
Ajustar imagens, textos e elementos gráficos
Outra forma de otimizar a experiência mobile é ajustando textos, imagens e todos os recursos gráficos. Afinal, para que manter uma fonte 40 em uma tela minúscula?
Na maioria das vezes, você precisará optar por quais elementos manter na página quando passar para o mobile, porque nem todas as informações caberão em um espaço tão limitado.
Lembre-se de diminuir ou até mesmo substituir as imagens e adaptar os textos para que não fiquem tão extensos.
Para ficar ainda mais fácil de entender, separei aqui dois prints de uma mesma landing page de conversão aqui da Leadster, à esquerda você vê a página pelo desktop e à direita pelo mobile.
Percebe como a imagem foi adaptada para que funcionasse em ambas experiências?
Reduzir a rolagem para chegar em informações importantes
Os usuários mobile não têm o hábito de rolar por um longo tempo nas páginas, na verdade, eles se atentam mais ao topo da página buscando pelas informações principais.
Por isso, é fundamental manter os dados mais relevantes logo no início da página e evitar a necessidade de rolar demais para encontrar o que procuram.
Inclusive, Gustavo Luby nos dá a dica de, na primeira dobra do conteúdo, ou seja, logo quando o visitante abre o site, e sem scrollar para baixo, é essencial já estar tudo otimizado, pois é ali onde as tomadas de decisão acontecem.
Entenda a jornada do cliente
Essa dica veio diretamente do nosso CMO, hein! Então fique atento.😉
Pense, se o visitante está no mobile, provavelmente ele está na etapa de descoberta, então é difícil ele já estar pronto para tomar uma decisão e fazer a compra ali.
Você, como empresa, deve refletir “se o visitante está no celular, qual etapa do funil ele está?”.
Além de personalizar e ajustar suas imagens, pense no que ele precisa ver, invista naquilo que realmente vai fazer com que ele avance no funil.
Melhorar a experiência de conversão substituindo o formulário por ferramentas conversacionais
Logo no início do texto falei para vocês que os brasileiros têm a tendência de serem mais comunicativos e optarem por falar com as marcas ao invés de manter um contato frio, certo?
É nesse cenário que a substituição de formulários por ferramentas conversacionais, como o chatbot, entra em ação.
Oferecer uma opção de contato para seu usuário, principalmente no mobile é fundamental para melhorar a experiência, além de estar alinhado com o tipo de navegação que o visitante espera.
Se relacionar e manter uma conversa personalizada é fundamental para a ótima experiência no mobile.
É por isso que não posso encerrar o texto de hoje sem te recomendar uma ferramenta desse tipo.
Estou falando da plataforma de Marketing Conversacional da Leadster que oferece a você um chatbot de marketing e vendas.🥳
Por meio dele, você conversa com seus usuários, qualifica e distribui leads, acompanha suas métricas em tempo real e muito mais!
Se quer testar a ferramenta, saiba que temos uma Demonstração Gratuita de 14 dias, então aproveite!🚀
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