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/ / Mobile vs Desktop: Quem Leva a Melhor na Geração de Leads?

Departamentos de marketing historicamente precisam lidar com uma situação muito comum: otimizar sites e campanhas para os smartphones. 

Sempre foi muito comum ouvir que é necessário trabalhar com sites mobile friendly, que vão oferecer uma experiência similar à navegação por desktop. 

Esse sempre foi o padrão. Mas nos últimos anos isso vem mudando muito, culminando na situação que estamos hoje: na maioria dos casos, os acessos a qualquer tipo de site é feito pelos smartphones. 

Essas estatísticas são comprovadas tanto por nós, no Panorama da Geração de Leads 2025, quanto por vários outros canais realizando estudos próprios, brasileiros ou globais. 

O texto de hoje é justamente para falar sobre isso. Vamos entender melhor quem ganha na batalha pelos acessos, mobile ou desktop?

E de quebra, vamos analisar alguns outros indicadores interessantes que dizem respeito ao mesmo assunto, como a quantidade de leads gerados, taxa de conversão, etc. 

Tudo isso com base no nosso Panorama da Geração de Leads 2025. Para começar, que tal a gente conversar melhor sobre ele?

O Maior Estudo Sobre Geração de Leads de 2025 no Brasil

O Panorama da Geração de Leads é o maior estudo sobre Inbound e geração de leads do Brasil. Ele é anual e vem cheio de informações: são mais de 260 páginas de conteúdo dividido em várias áreas diferentes. 

A metodologia é simples: como a Leadster é uma plataforma dedicada para a geração de leads, usamos as informações dos nossos próprios clientes (com consentimento e de forma anônima, é claro) para entender o que realmente está acontecendo no mundo do marketing digital. 

Esse ano, contamos com o apoio da Reportei, Zoho e da Conversion para a divulgação do material. Essas empresas são, aliás, parte do mercado de software que atua no Brasil. 

Além do mercado de software, o estudo também analisou outros 16 segmentos: 

  • Agências de viagens; 
  • Consultorias empresariais; 
  • Educacional; 
  • Energia; 
  • Financeiro; 
  • Imóveis; 
  • Jurídico; 
  • Indústria e fabricação; 
  • Logística e transporte; 
  • Marketing e publicidade; 
  • Seguros; 
  • Serviços médios e saúde; 
  • Softwares; 
  • Tecnologia e TI; 
  • Telefonia e internet; 
  • Varejo; 
  • Prestação de serviços. 

Esse já é o terceiro Panorama que lançamos, com o primeiro estudo sendo lançado lá em 2023, bem no pós pandemia. 

Você pode acessar todos os outros estudos clicando nos links logo abaixo: 

➡️ Panorama da Geração de Leads 2023

➡️ Panorama da Geração de Leads 2024

➡️ Panorama da Geração de Leads 2025

Bom, isso é tudo o que rolou até hoje nos nossos Panoramas. Vamos entender o que está acontecendo no mercado de marketing digital no Brasil? 

Mobile X Desktop — Dados Globais

Para começar o texto, compensa a gente entender qual é o caminho que profissionais de marketing estão seguindo mundo afora antes da gente falar exatamente sobre o mercado brasileiro. 

Ou seja: será que os smartphones já são os dispositivos mais usados no mundo para acessar a internet? 

Acho que esse resultado não vai deixar ninguém espantado, na verdade. Mas só um adendo: existem jeitos diferentes de fazer essa análise. 

Se olharmos pela quantidade bruta de pessoas que acessaram a internet por algum desses dispositivos, tudo está bem equilibrado: segundo a Statista, 98% dos usuários acessaram a internet por desktops no Q3 de 2024, enquanto 97,8% acessaram por smartphones. 

Mas esses números são bastante abrangentes. Eles estão relacionados com o uso da internet no geral dentro de um período de tempo, e o respondente conta para ambos os indicadores caso ele tenha acessado a internet pelos dois dispositivos. 

Outro jeito de analisar essa estatística é olhando para o tráfego dos sites. Esse é o indicador que mais faz sentido para profissionais de marketing. 

O gráfico logo abaixo mostra a evolução dos acessos mundiais à internet feitos por smartphones de 2015 a 2024 — a fonte também é da Statista. 

O que o gráfico nos mostra é que cerca de 62% de todo o tráfego mundial vem de smartphones hoje em dia. 

E olha que interessante: esse salto aconteceu dentro de um espaço até bastante curto: de 2015 para 2017 o índice salto 20% e se permaneceu estável até 2020, ano da pandemia. 

E entre 2020 e 2024, o crescimento acelerado voltou: o índice saltou de 51% para 62% dentro desses 4 anos. E vindo de uma trajetória de queda desde 2018, mas uma queda muito pequena, apenas 3%. 

Ou seja: analisando o cenário mundial, fica bem claro que os smartphones já são a principal fonte de tráfego para sites hoje. 

Mas e o Brasil? Como ele vem se saindo nessa história toda? Será que aqui, o país do futebol, da caipirinha e do celular, a situação se repete? 

Alerta spoiler: sim, ela se repete. Aliás, em alguns segmentos, os acessos via smartphone são muito maiores que a média geral. 

Vamos analisar juntos agora: 

Mobile X Desktop no Brasil — Onde Está a Maioria do Tráfego Hoje? 

É de se esperar que a maior parte do tráfego de sites brasileiros venham de smartphones, já que o Brasil é um dos países que mais usam o dispositivo no mundo. 

Segundo o report da Newzoo, o Global Mobile Market Report, o Brasil é o quinto país com a maior penetração de smartphones no mundo inteiro. 

Esse é um índice de 2022, perto o suficiente para a gente fazer inferências a partir dele. 

Mas uma coisa é usar smartphones em um determinado país, outra completamente diferente é o tráfego de sites e a geração de leads. 

Ora, é completamente possível que um país tenha uma boa adesão a smartphones mas baixo tráfego vindo deles. As pessoas podem usar os celulares mais para acessar as redes sociais, por exemplo. 

Mas estou fazendo mistério à toa aqui. A verdade é que no Brasil os resultados globais se repetem e são em muitos casos até maiores. 

Vamos analisar essa situação agora, nos itens logo abaixo, e juntos: 

Número de Acessos a Sites Através de Smartphones no Brasil

No Panorama de 2025, ficou bem claro que a maioria dos acessos a sites acontece através de smartphones. 

Os dados não são tão diferentes do global. Enquanto 62% do tráfego mundial vem de smartphones, 69% do tráfego brasileiro vem desses dispositivos. 

Vamos acompanhar mais de perto pelos gráficos agora: 

E é interessante analisar não só o volume bruto dos acessos via smartphones, mas também a evolução desse índice.

De 2022 a 2024 (período de análise dos Panoramas lançados entre 2023 e 2025), houve um crescimento de 5% no domínio dos smartphones sobre os computadores. 

Podemos dizer que os smartphones estão vencendo e não é por pouco. Mas precisamos analisar também o volume de leads gerados em cada um dos dispositivos para entender melhor o que realmente está acontecendo. 

Ou seja: entendemos aqui que é urgente pensar na experiência de navegação do seu site nos smartphones, certo? 

Mas precisamos entender também se a conversão acontece mais pelos smartphones ou desktops, para ajustarmos as nossas CTAs de acordo. 

E é exatamente isso que vamos fazer agora: 

A Taxa de Conversão dos Smartphones X Desktop. 

Mas a análise não estaria completa se a gente não tratasse das taxas de conversão nesses dois canais. 

A diferença nesse caso é bem pequena, praticamente irrelevante considerando uma pequena margem de erro e os percentuais ínfimos de variação. 

Veja o gráfico com as informações logo abaixo: 

Em média, o mobile converte menos que o desktop, mas é uma quantidade bem pequena mesmo — 0,4% de diferença. 

Em todos os casos — baixa, alta e média performance — a diferença na taxa de conversão entre os dois é bem pequena. 

Então, no que diz respeito à conversão, não há espaço para priorizar um dispositivo em detrimento do outro. 

As oportunidades de conversão precisam ser otimizadas individualmente se possível, ou serem criadas de uma forma que não exista diferenças muito grandes entre se converter no smartphone e se converter no desktop. 

Para aprofundar essa análise, compensa a gente entender também quais são as taxas de conversão em cada canal e em cada dispositivo. 

Isso também tem no Panorama 2025. Acompanhe logo abaixo: 

Meta Ads Domina no Mobile, Google Ads no Desktop

Essa outra estatística também não vai espantar ninguém: no mobile, o principal canal de conversão é o Meta Ads. No desktop, é o Google Ads. 

O motivo disso é bastante claro: o maior percentual de acessos aos aplicativos Meta — Facebook e Instagram, principalmente — é feito pelos smartphones. 

Veja o gráfico logo abaixo: 

Ao mesmo tempo, também é importante entender uma última estatística aqui nesse tópico: o volume de leads gerado por canal e por dispositivo. 

Acompanhe: 

98% dos Leads do Mobile e 70% dos Leads do Google Ads vêm do Mobile

Esse é o grande indicador que estávamos esperando: de onde vêm exatamente os leads? Do mobile ou do desktop? 

A resposta está bem clara: a maior parte do leads vêm justamente do mobile nos principais canais de conversão pagos. 

Isso é muito importante de entender, porque é necessário — pelo menos no Google Ads — determinar alguns parâmetros nas campanhas para que a exibição seja adequada para os smartphones. 

E mais do que os próprios anúncios: toda a experiência precisa ser criada pensando primeiro no mobile. 

Essa preocupação costuma até passar batido nos departamentos de marketing. Muitas vezes, plataformas de marketing são usadas para a criação de landing pages no desktop. 

As mesmas plataformas oferecem a possibilidade de criação também para o mobile, mas muitos gestores e designers simplesmente esquecem dessa necessidade.

E isso tem impactos diretos na experiência. Se você abrir sua RD Station on ActiveCampaign agora mesmo e fazer uma LP, quando você mudar a visualização para o mobile vai ver que a maior parte dos seus elementos foi descaracterizada. 

O ideal é otimizar tudo de forma individual, para que todas as jornadas sejam respeitadas, tanto a percorrida no smartphone quanto a do desktop. 

Número de Acessos por Dispositivo e por Segmento

Olhando de forma geral, quem está acostumado a trabalhar com dados já vai começar a pensar no seu próprio segmento. 

Por exemplo: será que 70% dos acessos do setor de tecnologia, por exemplo, é feito por smartphones também? 

Levando em conta que os trabalhadores, gestores, CEOs e sócios dessas empresas passam a maior parte do dia olhando para computadores, é difícil acreditar nisso, não é? 

O Panorama leva essa questão muito a sério, e por isso ano a ano estamos expandindo nosso escopo. 

Esse ano, analisamos 17 segmentos diferentes para conseguir informações mais precisas sobre cada um e para criar uma média melhor. 

Veja o gráfico logo abaixo. Clique para expandir: 

Em logística, o acesso nos smartphones teve o maior índice de todos, chegando a 84%. E o segmento de software foi o único em que o desktop levou vantagem, mas por apenas 0,2%. 

Então, aqui no final do texto, já temos uma conclusão: na luta entre mobile e desktop, os smartphones estão saindo na frente e ao que tudo indica vão continuar vencendo. 

Mas antes de terminar a leitura, recomendo muito que você pelo menos faça o download do Panorama e deixe ele salvo para consultas futuras. 

Em cada segmento analisamos a taxa de conversão, o volume de visitantes, volume de leads e os canais que mais geram leads. 

Mas além disso, criamos médias gerais que estão relacionadas com todos esses segmentos. 

Isso faz do Panorama 2025 o maior estudo sobre geração de leads do Brasil — só o tamanho da amostra já seria o suficiente, mas a nuance das informações garante de vez a vitória pro Panô. 

Faça o download clicando no banner logo abaixo. Vou ficar te esperando, ok? Obrigado pela leitura e a gente se vê no e-book! 


Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

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