Sumário
- 1 1. Conheça o seu Mercado
- 2 2. Entenda a Fundo o seu Público-Alvo
- 3 3. Trace um Plano de Marketing para Sua Clínica de Estética
- 4 4. Tenha um Domínio Próprio
- 5 5. Esteja nas Redes Sociais em que o seu Público Está
- 6 6. Tenha uma conta no Google Meu Negócio e use o SEO local
- 7 7. Tenha um Chatbot para Geração de Leads Completo
- 8 Conclusão
Diversas mudanças no setor de beleza e bem-estar ocorreram com a pandemia da Covid-19.
De acordo com uma pesquisa do Google, por exemplo, houve uma troca de prioridade por parte do público, antes o primeiro lugar de interesse das pessoas por beleza pertencia à rotina de skincare, agora ele pertence aos cuidados com o cabelo.
Outra alteração muito importante foi o ato de “faça você mesmo”, já que durante o isolamento, as pessoas não puderam ir mais aos salões, clínicas de estética ou lojas, então o cuidado deixou de ser tão terceirizado quanto antes.
Assim, podemos perceber que o mundo da beleza está mudando e para você, dono de clínica, acompanhar e aplicar as atualizações constantes, o marketing para clínicas de estética é fundamental e deve estar alinhado aos interesses do público.
Além das mudanças, um ponto muito positivo para o setor é o contínuo crescimento no mercado. Segundo a ABIHPEC, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos teve um aumento de 6,5% em vendas no primeiro trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Por isso, investir no marketing para clínicas de estética é essencial para seu negócio crescer e se destacar entre a concorrência. Então, aproveite este guia completo com dicas que a Leadster preparou sobre o assunto!
1. Conheça o seu Mercado
Faça uma pesquisa e análise de seu mercado, aprenda sobre seus produtos/serviços, entenda os procedimentos que envolvem a área, quais são as expectativas de seus clientes e como você deve tratá-los.
Sua pesquisa de mercado deve abranger sua indústria, ou seja, como está o crescimento do setor, no caso das clínicas de estética, é preciso ficar atento a todas as novas tendências e públicos atendidos pelo seu negócio.
Leia também: Service Level Agreement (SLA): O Que é e Como Criar um Acordo Benéfico
Faça uma Análise de Concorrentes
Um dos pontos principais da sua pesquisa de mercado é conhecer e acompanhar seus concorrentes.
Dessa forma, você poderá identificar possíveis lacunas da sua área, realizar uma comparação de preços, analisar quais estratégias deram certo e quais não tiveram retorno e até mesmo ver como os clientes se comportam.
Com esse acompanhamento periódico, você consegue melhorar o seu negócio e economizar tempo e dinheiro com campanhas de marketing para clínicas de estética.
2. Entenda a Fundo o seu Público-Alvo
Já falamos aqui que saber sobre seu mercado é essencial, mas identificar seu público-alvo é tão importante quanto!
Para iniciar um negócio, você precisa ter uma persona definida. Assim, busque entender quais são as características de seus clientes.
É até possível começar com um perfil mais abrangente, porém, conforme seu negócio vai se tornando mais consolidado, niche cada vez mais o seu público-alvo:
- Pesquisa geográfica – qual o país, região, estado, cidade e bairro de seus possíveis clientes?
- Pesquisa demográfica – qual a idade, gênero, classe social, nível de escolaridade, salário e cargo?
- Pesquisa psicográfica – aspectos pessoais de seu público; então busque pelo estilo de vida, hobbies, valores e interesses.
Lembre-se que sua persona deve ser baseada em dados reais, ou seja, mesmo sendo algo inventado para o seu negócio, a persona precisar ter um nome, idade, personalidade, história e interesses, tudo isso levando a pesquisa de público-alvo em conta.
Leia também: ICP, Persona e Público-Alvo: Não Confunda esses 3 Conceitos
3. Trace um Plano de Marketing para Sua Clínica de Estética
A área de marketing é uma das mais importantes da sua empresa, pois é através dela que os clientes conhecerão sua marca.
Porém, essa área deve estar alinhada com as demais, especialmente com a equipe de vendas, a responsável por adquirir clientes.
Todo o seu planejamento de marketing para clínicas de estética deve ser baseado nos objetivos, valores e metas da empresa. Assim, vamos ao passo a passo de como montá-lo.
Leia também: Google Ads vs Facebook Ads: Qual o Melhor para Geração de Leads?
Primeiro, Entenda a sua Necessidade: Contratar uma Agência de Marketing ou Realizar os Processos Internamente?
Questione o que faz mais sentido e cabe no orçamento de sua empresa. Você já tem ou vai contratar pessoas especializadas para o seu time interno ou prefere terceirizar o serviço?
Pense no tamanho da equipe de marketing: quais seriam os cargos, funções, especializações, qual o tempo a ser dedicado, a disponibilidade necessária etc.
Além disso, se questione os benefícios de cada uma das possibilidades. Com uma equipe de marketing, por exemplo, o seu processo de criação e aprovação se torna mais ágil, já que não haverão tantos intermediários, porém, todo o processo de seleção e contratação desses profissionais demandará tempo e dinheiro.
Caso você opte por uma agência, não haverá esse “contratempo”, porém a criação dos materiais poderá se tornar mais “distante” e fria, quando não realizada de forma interna.
Lembre também que é necessário acompanhar os resultados de suas campanhas, então um ponto a mais para sua estratégia é ter acesso às plataformas que demonstrem os indicadores e alguém que esclareça os números.
Saiba mais: É Melhor Contratar uma Agência ou Equipe de Marketing?
Então, Defina os seus Objetivos
Os objetivos de seu planejamento de marketing para clínicas de estética devem auxiliar e acompanhar as metas do negócio, então, pense no que fazer para aumentar suas vendas, crescimento, melhorar a taxa de conversão e até mesmo reforçar sua marca em diversos locais.
Lembre-se de utilizar o mnemônico SMART, que nada mais é do que um conjunto de critérios para influenciar na definição de metas e objetivos. Seus objetivos devem ser:
- S – específico (specific);
- M – mensuráveis (measurable);
- A – atingível (attainable);
- R – realista (realistic); e
- T – temporal (time based).
Por fim, Estabeleça os Melhores Canais
Nem sempre os melhores canais serão aqueles mais famosos, mas sim aqueles onde seu público está presente e se engaja mais.
Por isso, não é necessário estar em todas as redes sociais, por exemplo, mas esteja naquelas onde seu público interage mais e há mais retorno de suas campanhas.
Você pode fazer testes ao longo do tempo para tentar entender o comportamento de seu público ou até mesmo perguntar para seus atuais clientes quais canais de comunicação eles utilizam no dia a dia (Google, Instagram, YouTube, WhatsApp…).
Leia também: Como Colocar Botão do WhatsApp no Site? Faça Grátis e em 5 minutos!
4. Tenha um Domínio Próprio
Imagine que você já tem sua marca, já começou a vender, está nas redes sociais, mas ainda falta um ponto para consolidar o seu negócio: um site próprio.
Ao criar um domínio, você gera mais autoridade de marca e facilita a compra para seus clientes.
Para isso, siga algumas dicas:
- Invista no copywriting;
- Acompanhe as tendências;
- Siga as inovações; e
- Planeje seu site.
Saiba mais: Como Criar um Site de Vendas – Dicas e Ferramentas
5. Esteja nas Redes Sociais em que o seu Público Está
Já falamos aqui que você não precisa estar em todas as redes, mas é essencial estar naquelas onde seu público está presente.
Com as redes sociais você pode engajar mais, ter uma comunicação mais direta com o cliente, tirar dúvidas, vender seus produtos/serviços e também mensurar resultados.
Pensando nisso, separamos aqui mais algumas dicas do que fazer para bombar no Instagram, já que essa rede social é uma das que mais detém o público de clínicas de estética.
Bônus: 10 ideias de Conteúdo para Posts no Instagram de Clínicas de Estética
O Instagram é uma das plataformas mais usadas pelo setor de estética, não é atoa que existem milhares de contas sobre esses serviços.
Então, já pense em como se destacar nessa rede e aproveite para seguir as dicas abaixo!
- Fotos de “antes e depois” dos seus clientes: mostre que o seu serviço traz resultado.
- Depoimentos de clientes que ficaram felizes com o serviço da sua clínica: nada melhor do que um feedback positivo para captar mais clientes.
- Reels com as trends virais do momento: aproveite os assuntos que já estão bombando na rede e adapte as trends para o seu negócio.
- Mostre uma curiosidade sobre o seu produto ou serviço: o que você oferece que seu público ainda não conhece muito bem? Quais os benefícios que ele traz e que os demais ainda não fazem ideia?
- Conte a sua história! Mostre como você ou um de seus funcionários se especializou em determinado serviço: as pessoas se interessam por saber o que há por trás do profissional que elas veem nas redes diariamente. Sua história pode ser até mesmo inspiradora para diversos seguidores.
- Anuncie promoções de produtos ou serviços (e solicite comentários no post para que a promoção seja validada): nada engaja mais do que um desconto, promoção, brinde e sorteio no Instagram. Ao solicitar comentários como “quero minha promoção”, você fará com que seu post chegue a ainda mais pessoas.
- Compartilhe sua visão sobre trends estéticas do momento: o que sua clínica tem a dizer sobre procedimento ou produto “X” que está sendo muito visado nas redes?
- Compartilhe dicas úteis e “truques” da área de atuação da sua clínica: auxilie o seu público sem cobrar nada, as pessoas gostam muito de dicas do que usar ou fazer.
- Faça posts sazonais. No aniversário da sua clínica, no ano novo, no dia das mães etc: aproveite o boom causado por datas comemorativas e utilize as hashtags que auxiliam nesse processo.
- Conte sobre novidades do seu negócio: houve uma nova contratação ou especialização? Sua clínica lançará um procedimento diferente? Em casos como esses é essencial criar um suspense e logo depois lançar as novidades!
6. Tenha uma conta no Google Meu Negócio e use o SEO local
Quer que sua clínica de estética apareça nos primeiros resultados do Google quando alguém procurar pelo seu tipo de serviço?
Então, criar uma conta no Google Meu Negócio e investir no SEO local – técnicas e estratégias de conteúdo voltadas para a sua região de atendimento – é essencial para atingir esse resultado.
Pense também que, com o Google Meu Negócio, o usuário já terá disponíveis informações como nome, endereço, site, telefone, horário de funcionamento, perguntas e respostas, avaliações e fotos da sua empresa, ou seja, todas as informações essenciais sobre o seu negócio na palma da mão.
7. Tenha um Chatbot para Geração de Leads Completo
O chatbot é uma ferramenta de atendimento, captação e qualificação de leads que oferece ao usuário uma conversa personalizada e com respostas instantâneas. Com ele o seu atendimento será automatizado e será como se alguém estivesse disponível ao usuário 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Pense que o usuário conseguirá tirar dúvidas, agendar consultas e entender sobre seus serviços de forma rápida e fácil. Assim, caso a questão seja mais subjetiva, haverá um encaminhamento para o time responsável.
Ah! E com o chatbot da Leadster você pode aumentar em 3x sua Captação de Leads, o que fará com que todos os seus resultados sejam impactados, de forma positiva, pela ferramenta.
Entenda melhor como a Leadster funciona com o nosso conteúdo: Afinal, como funciona a Leadster?
Conclusão
Chegamos ao fim do nosso guia para iniciantes!
Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o seu mercado e como montar o planejamento de marketing para clínicas de estética, o que acha de entender mais sobre os indicadores que influenciam nas suas ações? Para esse início, acesse o nosso texto: Conversão de Vendas: Como Aumentar a Métrica mais Importante da sua Empresa!
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