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Diversas mudanças no setor de beleza e bem-estar ocorreram com a pandemia da Covid-19. 

De acordo com uma pesquisa do Google, por exemplo, houve uma troca de prioridade por parte do público, antes o primeiro lugar de interesse das pessoas por beleza pertencia à rotina de skincare, agora ele pertence aos cuidados com o cabelo.

Outra alteração muito importante foi o ato de “faça você mesmo”, já que durante o isolamento, as pessoas não puderam ir mais aos salões, clínicas de estética ou lojas, então o cuidado deixou de ser tão terceirizado quanto antes. 

Assim, podemos perceber que o mundo da beleza está mudando e para você, dono de clínica, acompanhar e aplicar as atualizações constantes, o marketing para clínicas de estética é fundamental e deve estar alinhado aos interesses do público.

Além das mudanças, um ponto muito positivo para o setor é o contínuo crescimento no mercado. Segundo a ABIHPEC, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos teve um aumento de 6,5% em vendas no primeiro trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Por isso, investir no marketing para clínicas de estética é essencial para seu negócio crescer e se destacar entre a concorrência. Então, aproveite este guia completo com dicas que a Leadster preparou sobre o assunto!

1. Conheça o seu Mercado

Faça uma pesquisa e análise de seu mercado, aprenda sobre seus produtos/serviços, entenda os procedimentos que envolvem a área, quais são as expectativas de seus clientes e como você deve tratá-los.

Sua pesquisa de mercado deve abranger sua indústria, ou seja, como está o crescimento do setor, no caso das clínicas de estética, é preciso ficar atento a todas as novas tendências e públicos atendidos pelo seu negócio.

 Leia também: Service Level Agreement (SLA): O Que é e Como Criar um Acordo Benéfico

Faça uma Análise de Concorrentes

Um dos pontos principais da sua pesquisa de mercado é conhecer e acompanhar seus concorrentes.

Dessa forma, você poderá identificar possíveis lacunas da sua área, realizar uma comparação de preços, analisar quais estratégias deram certo e quais não tiveram retorno e até mesmo ver como os clientes se comportam.

Com esse acompanhamento periódico, você consegue melhorar o seu negócio e economizar tempo e dinheiro com campanhas de marketing para clínicas de estética.

2. Entenda a Fundo o seu Público-Alvo

Já falamos aqui que saber sobre seu mercado é essencial, mas identificar seu público-alvo é tão importante quanto!

Para iniciar um negócio, você precisa ter uma persona definida. Assim, busque entender quais são as características de seus clientes.

É até possível começar com um perfil mais abrangente, porém, conforme seu negócio vai se tornando mais consolidado, niche cada vez mais o seu público-alvo:

  • Pesquisa geográfica – qual o país, região, estado, cidade e bairro de seus possíveis clientes?
  • Pesquisa demográfica – qual a idade, gênero, classe social, nível de escolaridade, salário e cargo?
  • Pesquisa psicográfica – aspectos pessoais de seu público; então busque pelo estilo de vida, hobbies, valores e interesses.

Lembre-se que sua persona deve ser baseada em dados reais, ou seja, mesmo sendo algo inventado para o seu negócio, a persona precisar ter um nome, idade, personalidade, história e interesses, tudo isso levando a pesquisa de público-alvo em conta. 

 Leia também: ICP, Persona e Público-Alvo: Não Confunda esses 3 Conceitos

3. Trace um Plano de Marketing para Sua Clínica de Estética

A área de marketing é uma das mais importantes da sua empresa, pois é através dela que os clientes conhecerão sua marca.

Porém, essa área deve estar alinhada com as demais, especialmente com a equipe de vendas, a responsável por adquirir clientes.

Todo o seu planejamento de marketing para clínicas de estética deve ser baseado nos objetivos, valores e metas da empresa. Assim, vamos ao passo a passo de como montá-lo.

 Leia também: Google Ads vs Facebook Ads: Qual o Melhor para Geração de Leads?

Primeiro, Entenda a sua Necessidade: Contratar uma Agência de Marketing ou Realizar os Processos Internamente?

Questione o que faz mais sentido e cabe no orçamento de sua empresa. Você já tem ou vai contratar pessoas especializadas para o seu time interno ou prefere terceirizar o serviço?
Pense no tamanho da equipe de marketing: quais seriam os cargos, funções, especializações, qual o tempo a ser dedicado, a disponibilidade necessária etc.

Além disso, se questione os benefícios de cada uma das possibilidades. Com uma equipe de marketing, por exemplo, o seu processo de criação e aprovação se torna mais ágil, já que não haverão tantos intermediários, porém, todo o processo de seleção e contratação desses profissionais demandará tempo e dinheiro. 

Caso você opte por uma agência, não haverá esse “contratempo”, porém a criação dos materiais poderá se tornar mais “distante” e fria, quando não realizada de forma interna.

Lembre também que é necessário acompanhar os resultados de suas campanhas, então um ponto a mais para sua estratégia é ter acesso às plataformas que demonstrem os indicadores e alguém que esclareça os números.

Saiba mais: É Melhor Contratar uma Agência ou Equipe de Marketing?

Então, Defina os seus Objetivos

Os objetivos de seu planejamento de marketing para clínicas de estética devem auxiliar e acompanhar as metas do negócio, então, pense no que fazer para aumentar suas vendas, crescimento, melhorar a taxa de conversão e até mesmo reforçar sua marca em diversos locais.

Lembre-se de utilizar o mnemônico SMART, que nada mais é do que um conjunto de critérios para influenciar na definição de metas e objetivos. Seus objetivos devem ser:

  • S – específico (specific);
  • M – mensuráveis (measurable);
  • A – atingível (attainable);
  • R – realista (realistic); e
  • T – temporal (time based).

Por fim, Estabeleça os Melhores Canais

Nem sempre os melhores canais serão aqueles mais famosos, mas sim aqueles onde seu público está presente e se engaja mais.

Por isso, não é necessário estar em todas as redes sociais, por exemplo, mas esteja naquelas onde seu público interage mais e há mais retorno de suas campanhas. 

Você pode fazer testes ao longo do tempo para tentar entender o comportamento de seu público ou até mesmo perguntar para seus atuais clientes quais canais de comunicação eles utilizam no dia a dia (Google, Instagram, YouTube, WhatsApp…).

Leia também: Como Colocar Botão do WhatsApp no Site? Faça Grátis e em 5 minutos!

4. Tenha um Domínio Próprio

Imagine que você já tem sua marca, já começou a vender, está nas redes sociais, mas ainda falta um ponto para consolidar o seu negócio: um site próprio.

Ao criar um domínio, você gera mais autoridade de marca e facilita a compra para seus clientes.

Para isso, siga algumas dicas:

  • Invista no copywriting;
  • Acompanhe as tendências;
  • Siga as inovações; e 
  • Planeje seu site.
 Saiba mais: Como Criar um Site de Vendas – Dicas e Ferramentas

5. Esteja nas Redes Sociais em que o seu Público Está

Já falamos aqui que você não precisa estar em todas as redes, mas é essencial estar naquelas onde seu público está presente.

Com as redes sociais você pode engajar mais, ter uma comunicação mais direta com o cliente, tirar dúvidas, vender seus produtos/serviços e também mensurar resultados.

Pensando nisso, separamos aqui mais algumas dicas do que fazer para bombar no Instagram, já que essa rede social é uma das que mais detém o público de clínicas de estética.

Bônus: 10 ideias de Conteúdo para Posts no Instagram de Clínicas de Estética

O Instagram é uma das plataformas mais usadas pelo setor de estética, não é atoa que existem milhares de contas sobre esses serviços.

Então, já pense em como se destacar nessa rede e aproveite para seguir as dicas abaixo!

  1. Fotos de “antes e depois” dos seus clientes: mostre que o seu serviço traz resultado.
  2. Depoimentos de clientes que ficaram felizes com o serviço da sua clínica: nada melhor do que um feedback positivo para captar mais clientes.
  3. Reels com as trends virais do momento: aproveite os assuntos que já estão bombando na rede e adapte as trends para o seu negócio.
  4. Mostre uma curiosidade sobre o seu produto ou serviço: o que você oferece que seu público ainda não conhece muito bem? Quais os benefícios que ele traz e que os demais ainda não fazem ideia?
  5. Conte a sua história! Mostre como você ou um de seus funcionários se especializou em determinado serviço: as pessoas se interessam por saber o que há por trás do profissional que elas veem nas redes diariamente. Sua história pode ser até mesmo inspiradora para diversos seguidores.
  6. Anuncie promoções de produtos ou serviços (e solicite comentários no post para que a promoção seja validada): nada engaja mais do que um desconto, promoção, brinde e sorteio no Instagram. Ao solicitar comentários como “quero minha promoção”, você fará com que seu post chegue a ainda mais pessoas.
  7. Compartilhe sua visão sobre trends estéticas do momento: o que sua clínica tem a dizer sobre procedimento ou produto “X” que está sendo muito visado nas redes?
  8. Compartilhe dicas úteis e “truques” da área de atuação da sua clínica: auxilie o seu público sem cobrar nada, as pessoas gostam muito de dicas do que usar ou fazer.
  9. Faça posts sazonais. No aniversário da sua clínica, no ano novo, no dia das mães etc: aproveite o boom causado por datas comemorativas e utilize as hashtags que auxiliam nesse processo.
  10. Conte sobre novidades do seu negócio: houve uma nova contratação ou especialização? Sua clínica lançará um procedimento diferente? Em casos como esses é essencial criar um suspense e logo depois lançar as novidades!

6. Tenha uma conta no Google Meu Negócio e use o SEO local

Quer que sua clínica de estética apareça nos primeiros resultados do Google quando alguém procurar pelo seu tipo de serviço?

Então, criar uma conta no Google Meu Negócio e investir no SEO local – técnicas e estratégias de conteúdo voltadas para a sua região de atendimento – é essencial para atingir esse resultado.

Pense também que, com o Google Meu Negócio, o usuário já terá disponíveis informações como nome, endereço, site, telefone, horário de funcionamento, perguntas e respostas, avaliações e fotos da sua empresa, ou seja, todas as informações essenciais sobre o seu negócio na palma da mão.

7. Tenha um Chatbot para Geração de Leads Completo

O chatbot é uma ferramenta de atendimento, captação e qualificação de leads que oferece ao usuário uma conversa personalizada e com respostas instantâneas. Com ele o seu atendimento será automatizado e será como se alguém estivesse disponível ao usuário 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Pense que o usuário conseguirá tirar dúvidas, agendar consultas e entender sobre seus serviços de forma rápida e fácil. Assim, caso a questão seja mais subjetiva, haverá um encaminhamento para o time responsável.

Ah! E com o chatbot da Leadster você pode aumentar em 3x sua Captação de Leads, o que fará com que todos os seus resultados sejam impactados, de forma positiva, pela ferramenta.

Entenda melhor como a Leadster funciona com o nosso conteúdo: Afinal, como funciona a Leadster?

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso guia para iniciantes!

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o seu mercado e como montar o planejamento de marketing para clínicas de estética, o que acha de entender mais sobre os indicadores que influenciam nas suas ações? Para esse início, acesse o nosso texto: Conversão de Vendas: Como Aumentar a Métrica mais Importante da sua Empresa!

Categorias: Marketing digital

Beatriz Testa

Especialista de Conteúdo na Leadster

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