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/ / Accountability: O Caminho para o Sucesso na Equipe de Vendas

Você já deve ter percebido que soft skills estão cada vez mais em alta.

Habilidades como inteligência emocional, comunicação eficiente e gerenciamento de tempo são buscadas em profissionais de diferentes setores e funções.

E sobre a capacidade chamada de “Accountability”, você já ouviu falar?

Essa característica se transformou em uma das mais requisitadas para os profissionais de venda e impacta os resultados da empresa em que eles atuam.

Quer entender como?

Confira no post que preparamos: 

O que é accountability?

Accountability pode ser explicada como a habilidade de assumir responsabilidades e ter uma atitude voltada para a resolução de problemas.

Essa é uma capacidade que precisa estar presente nos mais diversos tipos de profissionais, principalmente nos gestores e líderes.

Ela é necessária para que eles passem essa postura para o restante da equipe, como parte da cultura organizacional de uma empresa.

Premissas do accountability

Existem algumas premissas que, juntas, formam a mentalidade de accountability.

Essa forma de pensar e agir deve estar presente em todos os momentos e tarefas profissionais, não apenas em momentos difíceis e de resolução de crises. 

Para que seja possível a aplicação dessa capacidade e desenvolvimento da mesma na sua equipe de vendas, é preciso entender as premissas.

São elas:

See it

A primeira, “see it”, que pode ser traduzida como “veja”, está conectada com a habilidade de identificar as responsabilidades ou problemas.

Own it

A segunda, “own it” é algo que passa a ideia de possuir ou de tomar para si a responsabilidade identificada.

Assumir o problema também significa assumir os resultados depois de lidar com ele, sejam estes positivos ou negativos.

Solve it

Solve it”: resolva.

Esse pilar de accountability está relacionado com o planejamento e criação de soluções para resolver o problema em questão.

Do it

E, por fim, “do it” ou “faça”, é a aplicação das soluções e a resolução do problema em si.

Por que accountability é fundamental?

A accountability, quando presente no comportamento dos líderes e na cultura organizacional da empresa, melhora o desempenho das equipes e, consequentemente, os resultados de produtividade e vendas. 

1. A accountability reforça a cultura da sua empresa

Se o ambiente estimula a proatividade e a resolução de problemas, os profissionais se sentem mais seguros em fazer sugestões e tomar a frente de projetos.

E esse tipo de ambiente só é possível se a cultura da empresa condiz.

Assim, a accountability precisa estar principalmente na atuação de líderes e gestores.

Com o exemplo, se constrói e reforça uma cultura organizacional íntegra e saudável.

2. Melhora o desempenho individual dos profissionais

Se você deixa claro quais são as responsabilidades e expectativas que cada profissional deve cumprir, os mesmos se sentem seguros ao realizar o trabalho. 

Aumentando a produtividade você também abre espaço para ações de proatividade e assim faz com que os seus colaboradores sintam orgulho das metas atingidas, problemas solucionados e contribuição para a equipe e para a empresa. 

3. A accountability é boa para seus resultados

Com equipes trabalhando mais motivadas, focadas e produtivas, tudo corre melhor, inclusive os resultados.

Além disso, accountability auxilia, uma vez que você não perde tempo determinando atribuições, já que isso fica claro para os colaboradores desde o início.

Outro ponto que impulsiona os resultados é o fato de a accountability estimular as equipes no sentido dos objetivos mais desafiadores e na assertividade das tomadas de decisão.

Como estabelecer o accountability?

A esta altura você já conhece os pilares e as vantagens do accountability.

Vamos colocá-lo em prática na sua organização e com a sua equipe?

Não culpe fatores externos

Lembre-se: accountability tem tudo a ver com assumir as responsabilidades.

Então, a primeira mudança de comportamento que você deve tomar é parar de procurar por desculpas, justificativas ou culpados para os problemas.

Ao invés disso, comece a encarar os problemas pensando nas soluções e não nas causas, principalmente se elas forem relacionadas a possíveis fatores externos e que não estão sob o seu controle.

  Leia também: As Objeções de Vendas que Fazem todo Vendedor Tremer na Base — E como Contorná-las

Deixe os resultados falarem por você

No setor de vendas, como em alguns outros, podemos encontrar alguns profissionais que falam mais do que entregam.

As melhores métricas de resultado são… os resultados!

Portanto, foque nos resultados e passe essa resolução também para o seu time.

É preciso deixar claro quais são as metas e como elas estão alinhadas com os objetivos do negócio, além de criar um sistema de retorno para aqueles profissionais que cumprem suas metas, para assim estimulá-los.

Resolva de forma rápida e eficaz

Se seu foco está na resolução de problemas, as fases que comentamos (see it, own it, solve it e do it) são importantes, mas devem acontecer com agilidade.

Assim, o problema deve ser tirado da frente de forma efetiva, rápida e definitiva — nada de panos quentes ou de fingir que o problema não está ali!

Avalie e melhore

Precisa trabalhar com estímulo e conquista das metas?

Então é importante entender os fatores que contribuem ou não para o alcance dos resultados desejados.

Então, a cada ciclo revise os acontecimentos e a atuação da sua equipe.

Essa atenção também deve ser constante para que os problemas possam ser solucionados e melhorias possam ser feitas durante o percurso.

8 dicas para desenvolver accountability na sua equipe

Só depois de entender a mentalidade de accountability e mudar o seu comportamento você poderá transformar também essa capacidade na sua equipe.

Reunimos algumas dicas para essa etapa:

1. Alinhe expectativas e objetivos

As pessoas trabalham melhor e mais engajadas quando sabem o que é esperado delas.

Portanto, alinhe funções, responsabilidades e metas de cada um dos seus colaboradores e também com a equipe como um time.

Assim, eles terão clareza, competição saudável e senso de colaboração. 

2. Certifique-se de permitir que sua equipe seja bem sucedida

Para que os resultados sejam obtidos é preciso mais do que alinhar expectativas, é fundamental fornecer as ferramentas para que o trabalho seja bem feito.

Aqui entram os treinamentos, estímulos, feedbacks, softwares e tudo o mais que a sua equipe precisar.

  Saiba mais: Marketing e Vendas: Como unir Estratégias e Atingir Metas

3. Tenha consequências e recompensas claras

Lembra que falamos em criar um sistema de recompensa para estimular os colaboradores?

Na equipe de vendas esse ponto é ainda mais importante, pois esse tipo de dinâmica faz parte deste mercado. 

Da mesma forma que as metas e expectativas precisam ser muito claras, as consequências e recompensas também precisam ser.

Dessa forma cada vendedor se sente mais no controle e com a possibilidade de acompanhamento do seu desempenho.

Saiba reconhecer os problemas e pontos de melhoria, mas saiba também reconhecer a dedicação e o sucesso do seu time.

4. Torne a atividade de vendas transparente

A competitividade é outro traço bastante presente entre os times de venda.

E, para que isso seja saudável, é preciso que todos tenham acesso aos dados de forma transparente.

Vendedores de um mesmo nível hierárquico também precisam contar com a mesma disponibilidade de apoio do líder e daquelas ferramentas que citamos anteriormente, para que o processo seja justo.

5. Discuta vitórias e perdas em equipe

Outro ponto relevante para desenvolver accountability na sua equipe de vendas é o acompanhamento e a discussão do progresso dos trabalhos.

Seja com o sucesso ou com o fracasso, pode-se aprender e muito!

Para isso, entenda o melhor formato para a sua empresa.

Você pode fazer reuniões regulares, apresentação de cases entre os colaboradores, rodas de conversas para solução de problemas ou para pensar em alternativas que podem ser aplicadas num próximo desafio similar…

O importante aqui é conseguir manter um ambiente aberto e que faça com que os vendedores se sintam confortáveis em compartilhar as experiências, sejam estas positivas ou negativas.

6. Domine os One-on-Ones

As reuniões e feedbacks individuais entre o colaborador e o seu líder também são essenciais.

Nem todos os pontos de trabalho podem ser trabalhados de forma conjunta com o resto da equipe.

Além disso, um tempo e atenção dedicada faz com que o colaborador se sinta reconhecido, valorizado e seguro.

7. Accountability também serve para os gerentes

Não se esqueça que o exemplo também tem um peso grande na formação dos seus vendedores.

Portanto, as ações e pilares de accountability precisam ser vistos no trabalho que você, como líder, realiza.

Existem algumas formas de tornar isto viável.

Você pode compartilhar com a sua equipe os seus próprios desafios e resultados, aprendizados e sucessos.

Assumir a responsabilidade de problemas e focar na resolução também faz parte do jogo. 

8. Complemente a accountability com motivação

Lembre os vendedores da sua equipe que eles têm as ferramentas em mãos e que são capazes de alcançar e ultrapassar as metas definidas.

Um bom líder precisa ser capaz de motivar o seu time.

Ao unir accountability e motivação, você terá uma equipe afiada e que trará resultados incríveis para a sua empresa.

Categorias: ProdutividadeVendas

Gustavo Luby

CMO na Leadster

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