Podem surgir diversos conceitos e estratégias ao longo da história do marketing e vendas, mas uma coisa é certa: seu negócio sempre precisará de novos clientes para se manter estável e prosperar.

Mas, como conquistar clientes em um cenário tão competitivo?

Pensando nisso, nós trazemos aqui diversas estratégias para você investir e trazer novas oportunidades de negócio para sua empresa.

Siga no texto para saber mais!

20 Estratégias para Conquistar Novos Clientes em 2023

20 Estratégias para Conquistar Novos Clientes em 2023

Sem mais delongas, vamos às estratégias para responder a tão perguntada questão de como conquistar clientes.

Lembre-se que cada uma dessas ações deve ser adaptada para cada empresa e o momento em que se encontra.

Mas, destaco aqui também a importância que estratégias digitais possuem na conquista de novos clientes.

Conheça o seu público-alvo

1. Entenda seu público e mercado

Esse é o pontapé inicial para qualquer estratégia, independente da área e objetivo.

Conhecer seu público-alvo é a chave para ter em mãos o que é necessário para atender demandas e dores dos usuários.

É importante que sua empresa entenda a linguagem utilizada pelo público, seus hábitos de consumo, necessidades a serem atendidas e outros comportamentos particulares.

Como resultado, você poupa tempo e investimento, entregando ao público o que é desejado e, consequentemente, conquistando novos clientes.

Use chatbots e estratégias de marketing conversacional

Quais as vantagens de usar um chatbot?

Antes de entender essa estratégia vamos explorar o conceito de marketing conversacional.

Estamos falando sobre a conversação em tempo real e de forma personalizada com seus visitantes, cujo objetivo é ajudá-los em seu processo de decisão de compra.

Ou seja, o chatbot de marketing conversacional vai facilitar tanto a vida do usuário quanto a de seu time de vendas e marketing, pois já estará fazendo, de forma automática, a qualificação do visitante e futuro cliente.

A partir desse processo você vai conquistando novos clientes pela instantaneidade e personalização das abordagens, além de já conseguir atender algumas das necessidades desses visitantes.

Ofereça um atendimento excelente

Conforme pesquisa realizada pelo NeoAssist e MindMiners, 92% das pessoas concordam que um bom atendimento é crucial na hora de escolher entre uma ou outra marca.

Ou seja, o atendimento sempre será essencial para todo ciclo de vendas, seja antes, durante ou após o fechamento do negócio. 

Ter alguém disponível para atender prontamente as dúvidas, problemas ou até mesmo reclamações e elogios do cliente será fundamental para que novas pessoas saibam que sua empresa dá o devido suporte, garantindo a satisfação do usuário.

Tenha uma estratégia omnichannel

A estratégia omnichannel nada mais é do que estar nos canais em que o seu cliente está, ou seja, estamos falando de ações em mais de um canal que conversam entre si.

Ao estar em diversos canais, como site, redes sociais, e-mail marketing etc, você compreende mais a fundo o comportamento de seu público e consegue se preparar melhor para atendê-lo.

Invista em um blog para a empresa

4. Utilize bem o seu blog

Não duvide da importância de um blog para o seu negócio, independentemente do tamanho da empresa.

Essa estratégia, além de tirar dúvidas de seus usuários e ser mais um canal para que eles possam conhecer sua empresa, oferece conteúdos de qualidade que ajudam o visitante a entender mais sobre a situação que está e quais são suas melhores alternativas.

 Leia também: Blog para Gerar Leads: 10 Estratégias Essenciais

Aproveite o SEO para atrair clientes gratuitamente 

O Search Engine Optimization, ou apenas SEO, é uma estratégia voltada aos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca, como o Google.

Com um SEO bem formulado, as chances de seus conteúdos estarem na primeira página de busca, atraindo e conquistando clientes de forma orgânica, são maiores.

Aproveite o LinkedIn

O LinkedIn, mesmo não sendo uma rede social tão famosa e abrangente de públicos como o Instagram, por exemplo, é um ótimo lugar para sua empresa conquistar novos clientes.

Isso acontece porque o público está muito mais inteirado no mercado, tendo mais consciência de suas necessidades e quais são as novas tendências e oportunidades.

Por isso, crie um perfil influente no LinkedIn, esteja presente e sempre disponível para tirar dúvidas e conversar com suas conexões, criando um relacionamento mais próximo com seus visitantes.

Utilize o marketing de vídeo no YouTube

7. Invista no canal de YouTube da sua empresa

Vamos lembrar que o YouTube é o segundo maior buscador do mundo, atrás apenas do Google, então nada mais adequado do que estar presente nesta plataforma.

Muitas pessoas consomem conteúdo em vídeo, seja para se informar ou conhecer um produto ou serviço. 

Por isso, já pense em criar um canal para se comunicar com o público em mais um canal, diversificando seus conteúdos e aumentando suas chances de aparecer nos mecanismos de busca mais utilizados.

Atraia clientes no Instagram

Com o Instagram você se aproxima do seu público, tira dúvidas, interage rapidamente, espalha conteúdo, divulga anúncios e ainda pode incentivar os usuários a conhecer seu negócio e posteriormente fechar uma venda.

Lembrando que todas as ações são metrificadas e podem ser acompanhadas pelo próprio Instagram, auxiliando em seu processo de análise.

Consiga mais clientes com o Facebook 

Como capturar leads no Facebook?

Por mais que muitos possam achá-lo já ultrapassado, o Facebook pode trazer muito resultado ao seu negócio, seja por meio de conteúdos, grupos ou anúncios.

Lembre-se de criar uma conta comercial e divulgar seus produtos ou serviços nela, sempre com um “quê” informativo para captar a atenção do público.

Ofereça material rico

Material rico é aquele conteúdo ou ferramenta que ajuda o usuário de forma rápida, gratuita e de fácil entendimento.

Alguns tipos de material rico são: e-books, infográficos, newsletters, webinários e ferramentas como encurtador de link.

Aproveite o marketing de influência

Desenho de pessoa tirando foto no celular

O marketing de influência é uma estratégia que utiliza influenciadores digitais para colocar seu produto e sua marca em evidência.

Eles agem como uma ponte entre os consumidores e a empresa, gerando engajamento e encaminhando o usuário até a compra.

Pense em promoções para novos clientes

Crie promoções e experiências únicas para clientes novos.

Dessa forma, você chama a atenção para a sua empresa e ainda ganha pontos com o consumidor, dando mais motivos para ele escolher o seu negócio.

Pense em ofertas como desconto para novos clientes, fidelidade ou até mesmo condição especial – compre 1 e leve 2.

Ofereça brindes e testes grátis

Já sabemos que os consumidores sempre vão procurar pelas situações mais vantajosas para eles

Por isso, se eles sabem que vão ganhar algum brinde ou testar gratuitamente o serviço ou produto, você consegue conquistá-los mais rapidamente.

Promova eventos 

O marketing de eventos está aí para promover sua empresa, utilizando o contato presencial ou à distância com clientes, parceiros e prospects em eventos como conferências, feiras, seminários e palestras.

Essa estratégia serve para aumentar a autoridade da sua empresa, engajar os consumidores, além de investir no branding.

Use provas sociais

Qual a Importância de um Bom Plano de Marketing para Eventos?

As provas sociais são um tipo de gatilho mental para vendas que utiliza dos feedbacks e comentários de clientes satisfeitos para atrair novos consumidores.

Essa estratégia vai comprovar porque o usuário deve escolher sua empresa e não outra, além de passar mais segurança e confiança por outras pessoas já terem testado.

Reforce o relacionamento com os clientes

Não abandone aqueles que já são seus clientes, lembre-se que a satisfação deles é importante para a reputação da empresa, impactando na chegada de novos clientes.

Se aproxime deles, oferecendo condições especiais e únicas, mostrando que a empresa está disponível para eles.

Humanize suas mensagens

O que são abordagens personalizadas no marketing?

Não precisa ter receio de utilizar chatbots e automatizar seus processos, mas lembre-se de personalizar suas abordagens, humanizando-as e tornando-as únicas para cada situação que o usuário se encontra.

Utilize o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, na qual empresas gerenciam suas presenças online, estando dentro do Google Maps e das páginas de pesquisa.

Com o Google Meu Negócio você consegue editar e tornar disponíveis informações como endereço, horário de funcionamento, avaliações de consumidores, média de preço, produtos etc.

Faça parcerias 

11. Faça parcerias estratégicas

Programas de parceria com empresas são estratégias que visam aumentar a eficiência e potencializar os negócios que atuam em conjunto.

Ou seja, você junta esforços para um mesmo objetivo, que é aumentar a visibilidade, captar novos clientes e gerar mais vendas.

 Saiba mais: Co-marketing: O que é, Vantagens e Como Fazer Na Prática

Posso dizer que você já está pronto para conquistar novos clientes após todas essas estratégias!

Se você quer colocar alguma delas em prática agora mesmo, como humanização das mensagens e estratégias de marketing conversacional, saiba que o chatbot da Leadster é ideal para você.

Com nossa ferramenta, você personaliza as abordagens, além de interagir com os visitantes de forma única e direcionada para novos negócios.

Comece nosso teste grátis de 14 dias agora mesmo!


Rafaela Soares

Sales Manager at Leadster - apaixonada pela área de inteligência comercial e comunicação com clientes.

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