estrelas

Quer ver como a Leadster aumenta os resultados do seu site?

Faça um tour estrelas
Leadster
/ / Envio Internacional no E-commerce: Como Funciona?

Hoje o assunto é bastante prático: como funciona o envio internacional no e-commerce? 

Existem várias modalidades de envio internacional que é interessante conhecer. Algumas delas são bastante simples, outras um pouco mais complicadas, e algumas até quase automáticas. 

Para lojistas de primeira viagem, esse texto vai desmistificar o envio internacional no e-commerce. Nosso compromisso maior é te mostrar que esse envio não tem muitos mistérios. Ao ler o texto, você já vai ser capaz de enviar sua primeira encomenda internacional. 

Para os lojistas experientes, esse texto vai buscar o máximo possível de alternativas para o envio internacional no e-commerce, para que você possa compará-las com a sua modalidade de envio preferida hoje. 

Tudo pronto para começar? 

Quais são as Modalidades de Envio Internacional no E-commerce?  

Mulher olhando para o tablet com expressão pensativa

Bom, antes da gente começar nos tópicos que se aprofundam mais em cada uma das formas de fazer um envio internacional no e-commerce, precisamos conversar sobre as diferenças entre essas modalidades. 

É jogo rápido aqui, de verdade. As modalidades não são muito complexas e nem são muitas:  

  • Envio pelos Correios: três modalidades diferentes, entre 2kg e 30kg na encomenda, rastreio parcial ou completo, com soluções expressas;
     
  • Envio por transportadoras: transportadoras nacionais e internacionais (como a DHL) cada uma com seus prazos e particularidades; 
  • Envio por plataformas: a própria plataforma de e-commerce que você trabalha se responsabiliza pela coleta da encomenda e seu despacho. 

Essas são as principais modalidades de envio internacional no e-commerce.

Para brasileiros, a solução mais econômica com certeza são os Correios. Mas enviar através deles também tem suas desvantagens, como alguns atrasos, burocracia etc. 

As transportadoras são conhecidas por serem as soluções expressas de envio internacional para e-commerce. Porém, elas podem ser mais caras que os Correios e oferecer menos planos. 

Não se preocupe, vamos ver algumas sugestões de transportadoras ao longo do texto. 

E por último, o envio pelas próprias plataformas de e-commerce. Elas trabalham com essas transportadoras internacionais, que precisam ser integradas às plataformas através dos seus aplicativos. 

É assim que acontece o envio internacional no e-commerce. Mas antes de passar para a análise individual de cada uma dessas plataformas, precisamos conversar um pouco melhor sobre alguns aspectos mais operacionais e burocráticos. 

Me acompanhe: 

Aspectos Operacionais para o Envio Internacional no E-commerce

Alvo com um dardo bem no seu centro

Essa parte do texto é um pouco mais voltada para os lojistas iniciantes, que ainda não sabem muito bem como o envio internacional funciona ou os aspectos mais burocráticos do trabalho. 

Trouxe um FAQ rápido aqui nos próximos itens que vão te ajudar bastante a entender algumas dúvidas básicas, porém muito comuns na modalidade internacional. 

O envio internacional vai bastante além do envio. Esse é um ponto que precisa ser entendido assim que você começa a oferecer produtos para o exterior. 

É necessária uma preparação que envolve documentações, conhecimento dos países que você está enviando, entender o que pode ser enviado e o que não pode etc. 

Nesse tópico vamos conversar melhor sobre esses pontos mais gerais. E no próximo, vamos conversar sobre cada uma das modalidades de envio disponíveis. 

Tudo pronto? 

Quais são as Documentações Necessárias para Exportar um Produto?

As documentações exigidas podem variar dependendo da modalidade de envio que você escolher. 

Os documentos mais exigidos para o envio internacional são os seguintes: 

Esses são os documentos exigidos pelos Correios para o envio internacional no e-commerce.

Outros documentos podem ser exigidos conforme o país que você está enviando. Algumas transportadoras podem exigir outros documentos também. Veja o caso da DHL

  • Certificado de Origem: descreve onde o produto foi fabricado e de onde ele está saindo. Para o caso de países com livre comércio, o CO Preferencial indica às autoridades aduaneiras que o produto tem taxas reduzidas; 
  • Licenças: a DHL solicita a protocolação de licenças de comércio para cada produto que você está exportando; 
  • Lista de embalagem: documento que especifica todos os itens contidos na embalagem sendo enviada; 
  • Seguro: não obrigatório. 

Como você pode ver, o envio internacional no e-commerce não é tão burocrático quanto se imagina. 

Mas vamos conversar sobre um outro aspecto que normalmente assusta quem quer começar a enviar para fora do país mas não sabe muito bem por onde começar: 

Quando a Mercadoria Chega na Aduana, ela é Taxada? E Quem Paga? 

Essa pergunta não tem resposta certa. Vai depender do país para o qual você está enviando a sua mercadoria. 

Existem inclusive produtos que são barrados em alguns países que podem não ser aqui no Brasil. 

É importante elaborar suas rotas de entrega pensando nisso. Pesquise sobre as normas aduaneiras dos países que você tem interesse em exportar antes de começar a vender. 

Existe Taxa de Exportação no Brasil? 

Todos os negócios e até indivíduos que desejam exportar mercadorias no Brasil precisam pagar uma taxa.

É o IE, ou Imposto de Exportação, que tem alíquota fixada em 30% no momento em que esse artigo foi escrito, em 2025. Esse valor pode variar e até varia bastante com o tempo, mas não pode extrapolar os 150%. 

Também há uma taxa cobrada quando o envio é feito pelos Correios, a taxa DIS. Ela é emitida no momento do envio, tanto na agência quanto pelo site. 

O Imposto de Exportação pode ser pago através dos boletos gerados no Siscomex, o sistema integrado da Receita Federal para a exportação. 

E falando no Siscomex: 

O que é o Siscomex? Todos os Exportadores Precisam ter Cadastro? 

O Portal Único Siscomex é a plataforma da Receita Federal que organiza todas as informações necessárias, burocracias, impostos e taxas para os exportadores em um canal único e simples. 

O Siscomex é obrigatório para todas as empresas que realizam operações de exportação. Antes de enviar qualquer item para o exterior, você vai precisar de um cadastro por lá. 

É bastante comum que lojistas operem o Siscomex junto com despachantes aduaneiros ou contadores especializados em exportações. 

Porém, nem sempre é necessário fazer a habilitação no Siscomex, que é um trabalho um pouco complicado. 

Em alguns casos, as empresas exportadoras estão dispensadas da habilitação. São eles: 

  • Não se sujeitem a registro nos sistemas de comércio exterior;
  • Sejam efetuadas por intermédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou de empresa de transporte expresso internacional, ressalvadas as operações de importação na modalidade porta a porta, nos termos do Inciso III do Artigo 31 da Instrução Normativa RFB nº1.737/2017; e
  • Utilizarem os sistemas de comércio exterior tão somente para retificar ou consultar declaração, caso tenham operado no comércio exterior e estejam na condição de desabilitado ou sob os efeitos das suspensão e de cancelamento da habilitação, inclusive no caso de sucessão, hipótese em que é vedada a prática de outras operações.

Importante destacar o item 3 dessa lista: as exportações pelos Correios ou transportadoras não precisam de cadastro pelo Siscomex. 

Pessoas físicas não precisam se cadastrar no Siscomex para fazer envios, porém apenas nessas situações específicas: 

  • Operações de comércio exterior para a realização de suas atividades profissionais, inclusive na condição de produtor rural, artesão, artista ou assemelhado;
  • Importações para seu uso e consumo próprio;
  • Importações para suas coleções pessoais.

Como Fazer a Habilitação no Siscomex? 

Essa é com certeza a parte mais burocrática do processo, mas ela nem é tão difícil assim de resolver. 

Para fazer sua habilitação no Siscomex, você vai precisar baixar esse requerimento, preenchê-lo e fazer seu upload no Sistema Habilita

Esse trabalho é mais fácil com a ajuda de despachantes e contadores. 

O que é a DU-E (Declaração Única de Exportação)? 

Um dos documentos necessários para a exportação é a Declaração Única de Exportação, emitido pelo Siscomex e que usa como base as informações da Nota Fisca Eletrônica. 

O trabalho é simples. Você ou seu representante legal entram no portal do Siscomex e emitem a guia da DU-E. 

Ela deve ser preenchida conforme a descrição dos itens abaixo, com informações direto da Receita Federal:  

  • Declarante: a pessoa responsável por apresentar a DU-E e promover o despacho de exportação em nome próprio, se for o exportador, ou em nome de terceiro, quando se tratar de pessoa jurídica contratada para esse fim. O declarante deve estar devidamente habilitado junto ao Siscomex. Trata-se da mesma habilitação aplicável ao exportador. Assim, se a empresa já está habilitada como exportador, pode atuar como declarante.
  • Exportador: qualquer pessoa que promova a saída de mercadoria do território aduaneiro. É o emitente da nota fiscal de exportação, nos casos em que a DU-E é instruída com tal documento fiscal. O exportador deve estar devidamente habilitado junto ao Siscomex, com exceção dos casos listados no art. 19 da Instrução Normativa RFB nº 1.984, de 2020.
  • Usuário: a pessoa física que, mediante uso de seu próprio certificado digital, se autenticará no ambiente de operações do Portal Único Siscomex e operará o sistema. O usuário deve necessariamente estar credenciado, junto ao Siscomex, como representante ou responsável legal do declarante (ou ser o próprio declarante).  O despachante aduaneiro, no exercício de suas funções, é um exemplo de usuário do sistema.
  • Exportação por conta própria: aquela cujo declarante é o próprio exportador. Matriz e filiais de uma mesma empresa são, para efeitos de elaboração de DU-E, consideradas uma mesma pessoa.
  • Exportação por conta e ordem de terceiro: aquela cuja DU-E é apresentada e cujo despacho aduaneiro de exportação é promovido por pessoa jurídica contratada para essa atividade.
  • Exportação por meio de operador de remessa expressa ou postal: aquela cujo declarante é obrigatoriamente uma empresa de transporte expresso internacional, nos termos da legislação específica, ou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), contratada pelo exportador para promover em seu nome o despacho de exportação.
  • Referência Única de Carga (RUC): código identificador único e irrepetível que servirá de base para o controle da armazenagem e movimentação de cargas para exportação. Para cada DU-E existirá uma única RUC.
  • Item de DU-E: uma DU-E é composta por um ou vários itens. Em DU-E instruída com NF-e, cada item de DU-E corresponderá a um item da(s) NF-e. Assim como ocorre com os itens da NF-e, um item de DU-E abarca uma única NCM. Porém, é possível que se tenha vários itens de DU-E com a mesma NCM. Isso é determinado pela forma como as notas fiscais foram emitidas.

Qual é a Melhor Forma de Fazer Envio Internacional no E-commerce? 

Mulher com expressão de dúvida

Como vimos até agora, a melhor forma de fazer o envio internacional no e-commerce é através dos Correios ou por transportadoras. 

Esses serviços já são o padrão na exportação de pequenos itens porque eles não envolvem toda essa burocracia que vimos até agora. 

Todo esse cadastro no Siscomex, a criação da DU-E e o pagamento dos impostos de exportação podem ficar diretamente como responsabilidade das empresas que fazem a entrega. 

Se você for fazer o despacho diretamente, será necessário pensar em todos os pontos que enumeramos até aqui e mais alguns também, relacionados à acomodação dos itens, transporte até o porto etc. 

Logo abaixo vamos conversar sobre os pormenores de cada uma das modalidades de envio para os fretes internacionais no e-commerce. 

Confira: 

Como Fazer Exportações pelos Correios? 

Os Correios têm um processo muito simplificado de entrega internacional, bastante funcional para qualquer e-commerce. 

Seus problemas estão mais relacionados com a logística e a garantia da entrega. A disponibilidade do serviço é garantida por Lei, então o produto tem grandes chances de ser entregue, mas extravios acontecem e o prazo não é 100% garantido. 

Isso é real até em solo nacional. São imprevistos que são menos comuns em transportadoras com mais tradição, como a DHL e o FedEx, apesar delas cobrarem mais caro pelo envio. 

Os Correios trabalham com três modalidades principais de entregas internacionais através do seus serviço Exporta Fácil: 

Uma descrição rápida: 

  • Econômico: maior prazo de entrega, limite de 2kg, rastreamento parcial; 
  • Standard: prazo de entrega médio, limite de 30kg, rastreamento completo; 
  • Expresso: prazo de entrega reduzido, limite de 30kg, rastreamento completo. 

➡️ Muito importante: remessas acima de US$ 1.000 dólares precisam da Declaração Única de Exportação (DU-E). Os próprios Correios fazem esse trabalho 

Os Correios entregam hoje para mais de 175 países no mundo, e dependendo da região, fazem a coleta da mercadoria no seu endereço. 

Toda a burocracia da formalização aduaneira para a sua entrega fica como responsabilidade dos Correios, e não acarreta custos extras. 

Além disso, uma outra grande vantagem dos Correios é o seu preço fixado em reais. Outras transportadoras que operam no Brasil mas que não são do Brasil têm preços fixados em dólar. 

Por conta disso, você tem muito mais dificuldades em manter uma previsibilidade nos seus gastos com essas transportadoras. 

Mas o que elas oferecem de vantagem em relação aos Correios? Vamos descobrir agora: 

Como Fazer Exportações por Transportadoras? 

Para não fazer muita propaganda aqui, sugiro você conhecer as transportadoras mais tradicionais do mercado de exportações primeiro: a UPS e a FedEx. 

Depois, conforme você vai conhecendo preços e modelos de envio, compensa pesquisar por outras transportadoras que oferecem os mesmos serviços e comparar. 

Porém, caso você nunca tenha enviado nenhuma mercadoria para o exterior, essas duas mais tradicionais têm muito mais garantias de envio e são as mais rápidas do mercado. 

O funcionamento da UPS é um pouco mais complicado, porém. É necessário entrar em contato com a empresa para firmar um contrato. 

Por conta disso, a UPS é mais indicada para e-commerces que têm muitos envios internacionais na sua operação — ou seja, lojas mais maduras. 

A FedEx tem um modelo de negócios diferente. Você pode firmar um contrato com a empresa ou fazer envios pacote a pacote, como é o caso dos Correios. 

O limite de envio da FedEx é de 68kg, e as entregas costumam ser muito mais rápidas que até a modalidade expressa dos Correios. 

Ambas transportadoras oferecem coleta em casa ou entrega nas suas agências pelo Brasil. 

Como Fazer Exportações Direto em Plataformas de E-commerces? 

Também para não fazer muita propaganda, analisamos de forma mais geral como as exportações funcionam nessas plataformas de e-commerce. 

Lembrando: as plataformas de e-commerce são aquelas que oferecem toda a estrutura do site já pronta. É o caso da Nuvemshop, Magento etc. 

Essas plataformas costumam ser bem integradas na questão do frete internacional. 

Praticamente todas as analisadas — as principais do mercado — oferecem a possibilidade de configuração do frete internacional na sua loja de forma personalizada. 

Veja esse exemplo da Nuvemshop: 

A plataforma oferece a inserção de valores de frete personalizados de acordo com a tabela da sua transportadora. Mas esses valores devem ser inseridos manualmente, assim como os prazos de entrega. 

E algumas também oferecem a integração com aplicativos de envio internacional. Um desses aplicativos, por exemplo, é a SmartShip

Com um aplicativo integrado na loja, o empreendedor consegue controlar suas remessas de forma quase automática. Quando uma venda internacional é feita, a logística do aplicativo é acionada. É possível inclusive fazer agendamento de coletas. 

O frete internacional é configurável nos planos mais simples da maioria das plataformas. Mas a integração com o app normalmente requer um plano mais avançado. 


Espero que esse tutorial tenha te ajudado a entender mais sobre o mundo do envio internacional no e-commerce — como ele é feito e todas as suas particularidades. 

Mas como você comunica essa disponibilidade para os seus clientes? Com o ShopBot da Leadster, você consegue responder qualquer questionamento sobre frete internacional imediatamente para os seus clientes. 

Através da IA Generativa, nosso chatbot consegue responder de forma natural a qualquer questionamento que seu cliente tem sobre qualquer informação presente no site. 

Faça um teste hoje ainda clicando no banner logo abaixo. Vou ficar te esperando. 

Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo texto! 


Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster


Nosso conteúdo é escrito por humanos :)


Publicado em:


Última atualização: