Apesar das campanhas com forte apelo visual e em vídeo estarem tomando conta da internet e das redes sociais, não podemos negar o valor de um bom título em texto para chamar e prender a atenção do consumidor. Anúncios em texto são simples de produzir, mais baratos e mais fáceis de serem absorvidos pelos usuários do que anúncios em vídeo. 

Mas não se engane! Dizer que a produção é simples não significa dizer que qualquer um consegue fazer ou que qualquer anúncio se destaca e garante sucesso. É preciso desenhar a estratégia e, principalmente, saber construir títulos para anúncios que convertam, com conhecimento técnico, boa escrita e criatividade.

Quer saber mais sobre esse tema? Continue a leitura do conteúdo:

O que é o título de um anúncio?

Criar um anúncio com texto é uma forma de promover o seu produto ou serviço de modo persuasivo. Seja em uma campanha com foco nos resultados de busca do Google, seja em uma campanha de rede de display com banners em sites ou mesmo para campanhas mais visuais veiculadas em redes sociais, o título é um dos componentes mais importantes. 

O título é a primeira parte do anúncio, é também o primeiro elemento de impacto e deve deixar claro o que o anúncio apresenta. 

Por que é importante criar um bom título para anúncio?

Anúncios com títulos fracos não chamam a atenção do leitor e muito menos despertam interesse para continuar a leitura. Com um título inadequado, seu anúncio também perde em cliques e conversões.

O próprio Google Ads nos ajuda a entender a importância e a estrutura de um bom título para anúncios em texto:

“As pessoas são mais propensas a notar o texto do título. Por isso, inclua as palavras que elas normalmente usam ao pesquisar no Google. O anúncio de texto é composto por três títulos. Em cada um deles, você pode inserir até 30 caracteres para promover seu produto ou serviço”. 

Quais os tipos de títulos?

Quando pensamos em tipos de títulos para anúncios, estamos falando de linhas de escrita e argumentação. Trouxemos alguns tipos e exemplos para que você possa entender melhor:

  • Afirmativo: que afirma uma ideia ou uma entrega.
    Ex.: Resultados garantidos com a ferramenta X.
  • Comparação: que utiliza dois ou mais elementos para uma perspectiva.
    Ex.: A diferença entre empreender com sucesso e perder tempo. 
  • Conselho: coloca a empresa como interessada em solucionar as dores do leitor.
    Ex.: 5 passos para melhorar a sua produtividade.
  • Dramatização: utiliza dramatização para tocar nas emoções do leitor.
    Ex.: Não clique e perca a chance de melhorar seus resultados.
  • Interrogativo: usa perguntas para atrair a atenção e apresentar uma solução.
    Ex.: Como conseguir mais leads para o seu negócio?
  • Negativo: estimula a curiosidade ao utilizar frases negativas.
    Ex.: Não arrisque conhecer essa solução se não quiser melhorar suas métricas.
  • Noticioso: apresenta fatos para construção da narrativa.
    Ex.: Veja como a empresa X aumentou o ROI em 105%.
  • Suspense: atrai o leitor pela curiosidade com a entrega depois do clique.
    Ex.: Você não vai acreditar no que descobrimos!
  • Testemunhal: faz uso de validação de quem já utilizou o produto ou serviço.
    Ex.: “Reduzi meus custos operacionais em apenas 3 meses”.
  • Título promessa: incita o benefício que será entregue como garantia.
    Ex.: Gere agora mais acessos para o seu site.

Como fazer um título impactante?

  • Deve criar curiosidade: aqui um bom copywriting para anúncios faz toda a diferença para sair de um texto padronizado e sem graça para um texto que estimule a curiosidade e o clique. Lembre-se que, se você utilizar uma promessa no seu anúncio, cumpra-a logo de cara na página de destino. 
  • Deve ser claro: não faça com que os consumidores precisem adivinhar qual é a sua solução. Isso precisa estar claro no seu título e fazer uma conexão com a palavra-chave buscada. A linguagem também deve ser simples, acessível e de compreensão rápida.
  • Deve ser urgente: o senso de urgência é explorado em muitos materiais e ações de marketing e para os títulos dos seus anúncios não poderia ser diferente. Explore palavras como “agora”, “imediatamente” ou expressões como “não deixe para última hora”. Tornar urgente desperta a necessidade de realizar uma ação rapidamente. Exatamente o que você quer para um anúncio.
  • Deve ser útil: se o título não trouxer algo útil para o leitor, não é relevante. Seja essa utilidade uma informação, a resolução de um problema, um benefício ou um tutorial. Sem utilidade, o usuário não tem interesse em clicar no anúncio. Vamos abordar melhor cada uma dessas opções no próximo tópico. 

Como criar títulos para anúncios?

Para facilitar o trabalho de quem está criando títulos para anúncios, existem fórmulas e formatos já testados e que apresentam excelentes resultados para atrair interesse e gerar conversão.

Inclua palavras-chave fortes

Essa dica pode parecer óbvia, mas você se surpreenderia com a quantidade de anúncios vagos e que erram na escolha das palavras-chave. Se o seu anúncio não oferecer claramente o que o usuário busca, ele não vai nem perder tempo clicando ali.

Apresentando um problema

Principalmente quando falamos em um consumidor que ainda está nas etapas mais iniciais da jornada de compra, pode ser que ele ainda não tenha plena consciência do problema que tem para resolver. Ele ainda pode estar fazendo uma pesquisa procurando mais informações sobre algo ou motivado por curiosidade em relação ao tema. 

Apresentar um problema relacionado com a busca que ele fez pode gerar interesse. Pense nos desafios e emoções que seu público enfrenta para explorar essa técnica. Combine-a com a nossa próxima dica.

Resolvendo o problema

O texto do seu anúncio deve apresentar uma solução para o problema do seu consumidor. As pessoas não querem comprar coisas ou contratar serviços, elas querem encontrar soluções. 

Ao criar uma percepção de que o seu produto pode ajudá-las na resolução de problemas você torna o seu anúncio atrativo e relevante. Pense: o consumidor vai clicar em um anúncio que aparenta resolver o problema que ele tem ou em um que nem mesmo apresenta isso?

Esse tipo de estratégia é essencial para o título e para o corpo do seu anúncio.

Segmente o tráfego local

Se preocupe em atingir o seu público geograficamente. De nada adianta você criar um excelente título se o seu anúncio atingir pessoas que não vão conseguir fechar um negócio com você. Então, se a sua empresa atua localmente, utilize isso como um diferencial nos textos dos anúncios.

Além de chamar a atenção do público que você quer, explorar a localização é uma forma de acertar em cheio as buscas que as pessoas fazem no Google ao buscar por soluções: palavra-chave do serviço ou produto + localização. Um exemplo desse tipo de pesquisa: Clínica de cirurgia plástica em São Paulo.

Apresente o benefício principal

Lembre-se que ao escolher um produto ou serviço as pessoas querem saber como essa solução oferece benefícios para elas. Tenha isso em mente na hora de construir o título e o corpo do seu anúncio e tente focar em um benefício principal, para deixar o anúncio mais claro. Oferecer benefícios demais ou focar na empresa ao invés de focar na solução pode soar exagerado e não passar a credibilidade que você precisa para conquistar clientes.

Use o “como fazer”

Esse tipo de título é bastante popular pois está diretamente relacionado com uma das principais motivações ao fazer uma busca em plataformas como o Google: procurar uma indicação de como resolver uma questão que não se sabe como solucionar. 

Esse formato “Como fazer + palavra-chave” responde a uma pergunta antes mesmo dela ser feita. O utilizamos no título deste blog post que você está lendo em “como criar anúncios impactantes”. 

Compare seu produto ao da concorrência

Algumas empresas saem da zona de conforto com a estratégia de comparação com a concorrência. Nesse tipo de formato, você controla como irá construir o texto dessa narrativa de comparação. 

Você pode explorar benefícios, diferenciais, vantagens competitivas. É bastante comum inclusive fazer a compra de palavras-chaves relacionadas aos concorrentes para seus próprios anúncios e explorar o nome de uma grande marca já conhecida no mercado para tentar chamar a atenção para a sua solução.

Use prova social

Se você já tem clientes satisfeitos com a solução que você oferece, use a experiência deles como validação da qualidade do seu produto ou serviço. Frases ou depoimentos compõem o chamado marketing testimonial ou prova social

Em títulos e textos curtos, inclua a frase de prova social entre aspas, deixando claro que é um depoimento e apresente o conteúdo completo na página de destino. Por exemplo, você pode apresentar um título como “Eu realmente economizei tempo” ao oferecer uma ferramenta de gestão de tarefas. 

Crie uma pergunta e ofereça a solução

Pesquisas mostram que apresentar o título em forma de pergunta com uma resolução da questão no subtítulo dos anúncios pode aumentar as taxas de clique e de conversão, principalmente quando falamos em produtos apresentados para a geração millennial. 

Em uma dessas pesquisas, realizada pela Marketing Experiments, dois anúncios para a mesma solução foram rodados com alteração apenas nos títulos: um como pergunta e outro como afirmação. E qual você acha que obteve os melhores resultados?

Fonte: https://www.wordstream.com/

Conclusão

Fazer com que o seu título de anúncio se destaque entre tantos anúncios na internet não é tarefa fácil! Mas com as técnicas certas e com o entendimento do que funciona para o seu público, as chances de construir títulos atrativos e que geram cliques são muito maiores. Se você gostou deste artigo, confira também nosso conteúdo sobre o que é copywriting e como converter usando copywriting?

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Categorias: Geração de Leads

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.