Sumário
- 1 Mudanças no comportamento do consumidor B2B
- 1.1 54% dos representantes de vendas admitem que contatar clientes em potencial hoje é mais difícil do que há cinco anos
- 1.2 Até 2025, 80% do processo de compra B2B ocorrerá sem contato humano
- 1.3 70% dos compradores B2B obtêm informações de empresas através de seus sites
- 1.4 A personalização será a principal estratégia para 47% dos profissionais de marketing B2B
- 2 Vantagens do chatbot para empresas B2B
- 2.1 Aumenta geração de leads
- 2.2 Automatiza o processo de qualificação
- 2.3 Gera e qualifica leads fora do horário de expediente
- 2.4 Facilita a personalização
- 2.5 Agenda reuniões automaticamente
- 2.6 Coleta todas as informações que o vendedor precisa ter em mãos antes de iniciar um atendimento
- 2.7 Melhora os resultados de mídia paga
- 2.8 Facilita a visualização de dados e gera insights para o time
- 3 3 Exemplos de sucesso de chatbot em sites B2B
- 4 Qual é o melhor chatbot para empresas B2B?
Muito provavelmente você já está cansado de saber que as estratégias de marketing, principalmente do B2B, são metamorfoses ambulantes.
Afinal, enquanto o comportamento do consumidor muda, as suas estratégias terão de acompanhá-lo.
Antigamente ter representantes de vendas era um requisito crucial para negócios B2B.
Atualmente, os compradores estão se tornando cada vez mais independentes.
Porém, isso não significa que o suporte comercial não deve entrar na jogada.
Na verdade, já existem outras formas de fazer esse trabalho e outros desafios a superar.
É exatamente sobre isso que vamos falar neste conteúdo.
Chatbots no mercado B2B tem grande potencial de não só mudar, como de revolucionar as estratégias como conhecemos hoje.
Bora entender mais sobre o assunto? 👇
Mudanças no comportamento do consumidor B2B
Bom, que o comportamento do consumidor B2B está mudando nós já sabemos.
Mas o que está acontecendo, realmente? 🤔
Logo abaixo separei alguns dados que comprovam essa mudança!
Ah, e antes que eu esqueça, já vou deixar avisado que a Leadster já está preparando um material completo sobre o comportamento do consumidor, então fique ligado. 😉
💡Saiba mais: Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023
54% dos representantes de vendas admitem que contatar clientes em potencial hoje é mais difícil do que há cinco anos
Segundo pesquisa do Sales Insights Lab, os vendedores vêm notando que clientes em potencial não respondem mais a e-mails ou atendem seus telefones, dificultando o meio de contato principal de diversas empresas, mas abrindo portas para outras mídias.
Agora, o contato com representes de venda não acontecem desde o primeiro contato, na verdade, eles preferem que isso aconteça mais para frente, depois de já terem realizado suas próprias pesquisas
Complementando esse dado, a Forbes apontou que clientes B2B estão começando a confiar mais na internet do que os vendedores, ou seja, a pesquisa online está se tornando a fonte de informação principal sobre produtos e serviços.
Até 2025, 80% do processo de compra B2B ocorrerá sem contato humano
O relatório The Future of Sales do Gartner prevê que, até 2025, 80% das interações de vendas B2B entre empresas e clientes ocorrerá em canais digitais, sendo que 33% dos consumidores preferem uma experiência sem vendedores.
Ou seja, podemos notar um amadurecimento e independência por parte dos clientes que agora não dependem mais das informações exclusivas dos agentes de vendas.
🤿Se aprofunde: Como Identificar e Abordar os Tomadores de Decisão em Vendas B2B
70% dos compradores B2B obtêm informações de empresas através de seus sites
Complementando a nossa tese de que os consumidores estão cada vez mais independentes, segundo o Marketing Charts, 70% dos consumidores B2B tiram as informações das marcas dos próprios sites.
Por isso, é essencial investir em um bom conteúdo e em um site bem organizado, preparado para responder às dúvidas do visitante e proporcionar uma boa experiência de conversão.
Uma das ferramentas que pode ajudar com isso é o chatbot, afinal ele será o ponto forte para busca de informações e personalização da experiência.
Outra forma para conquistar informações que cresce entre os compradores B2B é a busca por opiniões de seus colegas e outros clientes antes de fechar negócio
A personalização será a principal estratégia para 47% dos profissionais de marketing B2B
Por fim, a Sagefrog mostrou que a personalização é sim um ponto crucial para o marketing B2B.
Através dessa estratégia, você terá maior envolvimento dos usuários e clientes, já que estará se comunicando de forma individual e direta.
Vantagens do chatbot para empresas B2B
Agora que conhecemos alguns pontos cruciais no comportamento do consumidor B2B – e como ele vem se transformando – vamos falar sobre como os chatbots podem ajudar empresas a se adaptarem a essa nova realidade.
Os chatbots tiveram um grande boom nos últimos anos.
O mercado tinha uma receita de $40,9 milhões em 2018.
5 anos depois, o valor já chega a $137.6 milhões (Demand Sage).
E o Brasil está entre os 5 países que mais utilizam a ferramenta (Tidio).
Não é para menos.
Conheça oito vantagens que o chatbot proporciona às empresas B2B.
🔎 Leia também: Ferramenta de Prospecção B2B: Para que Serve, Como Utilizar e Exemplos do Mercado
Aumenta geração de leads
Segundo pesquisa da Drift, 59% das empresas relatam um aumento na geração de leads qualificados após a implementação de chatbots.
Dessas, 67% ainda apontam que a ferramenta ajuda a obter mais informações sobre o cliente, facilitando a qualificação.
Esses dados são um resultado do chatbot que está disponível a todo momento, então você não perde nenhum contato, além de ele já fazer uma pré-qualificação dos usuários por meio de perguntas personalizadas e encaminhar o consumidor para a etapa e equipe certa.
🔎Leia também: 10 Estratégias de Prospecção B2B das Melhores Empresas
Automatiza o processo de qualificação
Chega de perder tempo fazendo todo o processo de qualificação manualmente.
Com o chatbot você automatiza desde a coleta de dados de contato, até o preenchimento dos critérios de pré-qualificação e a distribuição dos leads.
A ferramenta é programada para fazer perguntas específicas para os visitantes da página com o objetivo de entender melhor suas necessidades e identificar se eles são leads qualificados.
Com isso, a equipe de vendas pode concentrar seu tempo e esforços em leads com maior potencial de conversão em vendas.
Gera e qualifica leads fora do horário de expediente
O chatbot será seu funcionário disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, sem pausa para nada.
Ou seja, você poderá gerar e qualificar leads B2B mesmo quando a equipe não está trabalhando.
Essa vantagem é muito útil, inclusive para empresas que atuam em diferentes fusos horários ou que têm clientes em vários países.
Facilita a personalização
Todos falam sobre a necessidade de uma experiência hiper personalizada para o usuário, mas ninguém te fala como, não é mesmo?
Pois bem, o chatbot também pode ser uma solução para essa questão.
Além de poder personalizar as chamadas que vão aparecer em cada página e fluxo, a ferramenta também pode ser programada para utilizar informações coletadas anteriormente e assim oferecer soluções personalizadas para as necessidades de cada usuário.
Agenda reuniões automaticamente
Trocas de mensagens infinitas e confusão para achar um horário compatível para reunião?
Isso passa bem longe quando se tem um chatbot.
Quando falei sobre a automatização do processo, eu falei sério, porque com essa ferramenta até o ato de agendar uma reunião é otimizado.
Para aproveitar essa vantagem, basta integrar o chatbot com uma plataforma de calendário e oferecer aos usuários as datas disponíveis para um bate-papo com os agentes de vendas.
Com isso você:
- Acelera seu processo de pré-venda;
- Aumenta a produtividade da equipe;
- Faz reuniões apenas com os leads de vendas mais qualificados;
- Distribui automaticamente os leads para os seus representantes comerciais;
- Reduz o ciclo de vendas.
💡Se você quer saber mais sobre esse tipo de funcionalidade, dê uma olhada nesse conteúdo: Seu site gerando Reuniões de Vendas.
Coleta todas as informações que o vendedor precisa ter em mãos antes de iniciar um atendimento
Sabe aqueles leads que chegam em seu WhatsApp sem nem mesmo saber quem é e o que faz a sua empresa?
Isso não acontece ao utilizar um chatbot, porque a ferramenta já terá coletado todas as informações iniciais para seguir com um atendimento mais personalizado.
Pense que você poderá iniciar a conversa já tendo informações, como:
- Nome da empresa;
- Segmento;
- Tamanho;
- Quantidade de funcionários;
- Entre outras informações que forem relevantes para o seu processo.
Melhora os resultados de mídia paga
Sim, a mídia paga é uma das principais estratégias de geração de leads de empresas B2B, não é à toa que o Meta Ads, LinkedIn Ads e Google Ads lideram, respectivamente, o ranking da taxa de conversão.
No Panorama de Geração de Leads 2023, vimos que o Meta Ads deteve 4,23% de taxa de conversão.
O LinkedIn, sozinho, é responsável por 80% dos leads B2B que vêm das redes sociais.
Mas a mídia paga funciona ainda melhor em conjunto com os chatbots.
Imagine que o usuário que clica em um anúncio da sua marca pode ser direcionado a uma página que contém uma abordagem específica para ele, levando em conta o canal de origem, campanha e palavra-chave.
Esse nível de personalização aumenta a conversão, trazendo mais leads com o mesmo investimento em mídia.
Facilita a visualização de dados e gera insights para o time
Para fechar, ao coletar informações sobre o comportamento dos leads, como as páginas do site que visitam e as perguntas que fazem, os chatbots acabam gerando insights para identificar padrões e tendências, ajudando o time a melhorar suas estratégias de vendas e marketing. 🙋
Também não vamos esquecer dos relatórios gerados automaticamente, que ajudam a identificar páginas do site com melhor conversão, os melhores canais de mídia – entre outros insights valiosos para o marketing B2B
3 Exemplos de sucesso de chatbot em sites B2B
Já passamos por conceitos e vantagens, agora, nada melhor do que conhecer alguns exemplos reais, não é?
Por isso, separei aqui três cases de clientes da Leadster que tiveram suas estratégias potencializadas e resultados muito melhores após a implementação do chatbot.
Vamos lá!
Como a Log10 aumentou a conversão com um investimento 62,5% menor
O primeiro case é da Log10, empresa de logística, que com o auxílio da Agência Lamp, parceira da Leadster, aumentou sua conversão, diminuiu o orçamento e colocou em prática a ‘arte’ da personalização.
Logo quando a Lamp começou a trabalhar com a Log10, percebeu que a empresa de logística recebia um bom volume de leads por meio das campanhas de mídia paga.
E todos esses leads eram convertidos por meio de um formulário ou de botão do WhatsApp, disponível apenas no horário comercial.
Porém… o trabalho era muito pesado, pois mesmo com os leads convertidos no formulário, a empresa ainda os recebia no e-mail e precisava qualificar manualmente um a um.
Na conversão pelo botão do WhatsApp, por sua vez, o lead era encaminhado para o contato com a equipe comercial que precisava colher as informações e também qualificar um a um.
Trabalho dobrado para pouco resultado, afinal a equipe perdia muito tempo nessa qualificação, enquanto outras demandas surgiam.
Fora que o atendimento muitas vezes demorava um pouco para acontecer – o que era péssimo já que alguns clientes necessitavam de questões com urgência.
Foi então que a Lamp conheceu a Leadster, logo quando assumiu a estratégia de marketing da Log10 e, assim, a agência criou a conta para o cliente e já começou a explorar as possibilidades dentro da ferramenta.
“Basicamente o foco de conversão é realmente na Leadster, porque a gente consegue deixar um fluxo bem mais assertivo, com informações bem mais diretas, algo que chegue bem mais rápido para o pessoal do comercial”, contou Rodrigo Mesquita, Consultor de Marketing da Lamp.
Como eu disse lá em cima, esse caso aqui explorou muito – muito mesmo! – as chamadas personalizadas, além dos fluxos de segmentação e simplificação das perguntas de qualificação para cada uma das páginas.
E não teria como ser diferente, já que a empresa atende diversos setores, como aéreo, transporte rodoviário, aduaneiro, motoboy etc.
Veja alguns exemplos da própria Log10 e como ela utiliza as chamadas diferentes em cada página:
- Transporte para Área Médica – “Precisando de Transporte para Área Médica? Clique aqui! 👍”.
- Armazém Geral e Filial Fiscal – “Precisando de Armazém Geral e Filial Fiscal? Clique aqui! 👍”.
- Logística Hospitalar de Instrumentais – “Precisando de Logística Hospitalar de Instrumentais? Clique aqui! 👍”.
- Logística Promocional – “Precisando de ajuda para Logística Promocional? Clique aqui! 👍”.
- Serviços de Motoboy – “Precisando de serviços de Motoboy? Clique aqui! 👍”.
- Transporte Aduaneiro – “Precisando de Transporte Aduaneiro? Clique aqui! 👍”.
- Transporte Aéreo de Cargas – “Precisando de Transporte Aéreo de Cargas? Clique aqui! 👍”.
- Transporte Rodoviário de Carga – “Precisando de Transporte Rodoviário de Cargas? Clique aqui! 👍”.
Para fechar, o consultor de marketing, Mesquita, por fim, falou pra gente que:
“[…] fica um processo muito mais assertivo e muito mais rápido dentro de casa. O que, no final das contas, se reflete em mais vendas, porque realmente o processo é bem mais rápido. Além disso, a gente conseguiu fazer muito mais, com muito menos investimento. E aí a gente consegue ter essas gorduras para pensar mais em alguma estratégia específica”.
Bora conferir os resultados abaixo?!👇
Como o chatbot trouxe mais orçamentos qualificados para a Cosiaço
A próxima história é de uma empresa do setor metalúrgico, a Cosiaço.
A situação não era das melhores, já que a empresa vinha recebendo muitos leads desqualificados, sofria com uma carência nos processos de atendimento, tinha uma equipe de vendas muito ocupada e ainda lidava com um alto custo por lead gerado.
Resumindo: era muito investimento para pouco resultado gerado.
Até que Nilson, CEO da Cosiaço, resolveu apostar na Leadster. A nossa ferramenta poderia até não ser tão conhecida na época, mas a facilidade de implementação chamou sua atenção.
E logo após a primeira semana com o chatbot implementando, a Cosiaço obteve um crescimento de 150% na captação de leads diária.
Afinal, os leads que estavam seguindo eram apenas os mais qualificados, o atendimento foi automatizado, sua equipe foi desafogada e o custo por lead foi reduzido.
Nilson conta que foram “4 vezes mais pedidos de orçamentos qualificados, faturando 55 mil reais adicionais”.
Para ficar ainda mais claro, vamos aos resultados:
Como a Contraktor fechou mais vendas agendando reuniões automaticamente
Para fechar nosso trio de cases de sucesso, vamos à história da Contraktor – startup de assinatura digital e gestão de contratos e documentos – que enfrentava o desafio de marcar reuniões com os leads.
Era muito tempo e esforço para poucos resultados.
Até que a Contraktor descobriu a nova funcionalidade de agendamento de reunião da Leadster e resolveu testar.
“Fizemos uma análise olhando para os 30 dias antes e depois de fazermos o teste com a funcionalidade. E o resultado geral com a ferramenta rodando foi realmente melhor”, conta o gerente Rafael Salomão.
Além de conquistar novas reuniões e impactar positivamente a taxa de conversão, o gerente notou um grande aumento da produtividade da equipe, ponto crucial para a empresa, assim como a otimização do processo:
“Às vezes a gente demorava 3, 4 dias para falar com lead após ele levantar a mão, agora é mais rápido, no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte”.
Os resultados foram ótimos, dê uma olhada:
Qual é o melhor chatbot para empresas B2B?
Se você quer um chatbot que:
- Automatize seu processo;
- Gere e qualifique leads – com lead scoring;
- Personalize a experiência do usuário com chamadas inteligentes;
- Distribua os leads de forma inteligente;
- Envie informações dos leads para o WhatsApp;
- Agende reuniões automaticamente;
- Faça testes A/B;
- Tenha uma dashboard de performance atualizada em tempo real;
- Analise a velocidade do site;
- Faça integração com Facebook Ads e Google Ads;
- Faça integrações nativas com os principais CRMs e outras ferramentas.
Só tem um único chatbot capaz de tudo isso: o da Leadster! 💙
Nossa ferramenta é um chatbot que utiliza da estratégia de Marketing Conversacional e foca nas áreas de vendas e marketing.
O foco é proporcionar melhores resultados na geração de leads através da conversa personalizada com o público de diferentes interesses.
Todas as personalizações e fluxos de perguntas e respostas são criadas diretamente na nossa plataforma, com poucos cliques.
Você pode criar do zero ou aproveitar os modelos prontos, testados e comprovados que oferecemos.
Quer saber rapidamente como criar esse chatbot, se liga no passo a passo abaixo:
Como criar um chatbot B2B grátis em menos de 10 minutos?
Em apenas 5 passos você terá seu chatbot criado e instalado de forma simples, rápida e gratuita, veja:
- Inicie a sua demonstração – acesse o site da Leadster e clique em “VER DEMONSTRAÇÃO”. Logo em seguida crie rapidamente a sua conta;
- Configure sua conta – defina seu objetivo, informe o segmento da sua empresa, escolha as características do seu atendente virtual, crie uma chamada personalizada e visualize a demonstração em seu site;
- Finalize o seu primeiro fluxo – vá até “Gerenciar Fluxos”. Em seguida defina em quais páginas do site o chatbot será exibido, construa seu fluxo de perguntas, estabeleça os critérios de qualificação, direcione os leads para os canais certos e integre com suas plataformas de marketing;
- Ative a Leadster no seu site – basta ativar o seu chat via plugin em plataformas já configuradas (como WordPress) ou via código;
- O resto é com a gente!
Por hoje é “só”! Mas me fala nos comentários se deu para entender como aplicar os chatbots na sua estratégia de marketing B2B ou até mesmo se você está fazendo isso agora mesmo. 😉
Como eu não posso deixá-lo sem um “próximo passo” a ser seguido, vou indicar para você a Demonstração Gratuita de 14 dias da Leadster!
Ela vai servir para cessar suas dúvidas, preocupações e objeções – e quem sabe conquistar seu coração para você seguir com nosso chatbot 🤗–, além de aproveitar para sentir na prática o impacto da ferramenta.
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