Sumário
- 1 O que é automação comercial?
- 2 Por que a automação comercial é importante?
- 3 Principais vantagens da automação comercial
- 4 Qual é a importância da automação para melhoria dos processos de uma empresa?
- 5 Qual é o impacto da transformação digital nos negócios?
- 6 Em quais áreas implementar a automação comercial?
- 7 Conclusão
A automação comercial é uma estratégia que pode ser aplicada em diversas áreas da empresa, como no setor de atendimento ao cliente, operações internas, marketing e vendas.
Ela também é capaz de alavancar o negócio, através dos múltiplos benefícios que apresenta.
Ficou empolgado para saber mais sobre ela e como aplicá-la na sua empresa?
Então continue a leitura do post que preparamos.
O que é automação comercial?
A automação comercial é um processo de otimização dos recursos, buscando mais eficiência, produtividade e melhora nos resultados.
Ela acontece através de ferramentas de automação, que transformam processos manuais em processos tecnológicos.
Enquanto a automação industrial moderniza a indústria, a automação comercial moderniza os setores de varejo e serviços.
Por que a automação comercial é importante?
A automação comercial faz parte da modernização e digitalização das empresas.
Ela também é a forma mais indicada de controle e melhoria dos processos internos e gerenciais, pois traz diversas vantagens como diferencial competitivo, evita erros, retrabalho, aumenta a produtividade, reduz custos e estimula a equipe, uma vez que eles não ficam responsáveis por atividades mais maçantes e manuais.
Principais vantagens da automação comercial
Como comentamos, a automação comercial entrega diversos benefícios para as empresas que a utilizam.
Detalhamos aqui os principais entre eles.
1. Redução de custos e desperdícios
Com o investimento em ferramentas tecnológicas, que automatizam o processo, o resultado geral é uma redução nos custos.
Isso porque o número de erros e de retrabalho é reduzido, além dos recursos em mão de obra serem melhor aproveitados em atividades de maior retorno.
2. Melhoria na logística
Para quem trabalha com varejo, a automação comercial possibilita um melhor controle do estoque, processos de entrega e de compras.
A entrada e saída de produtos, a quantidade e suprimento do estoque e atualização do status de entrega das vendas é atualizada em tempo real.
Com isso, diversos problemas como estoque encalhado, falta de produtos com alta saída e compras de suprimentos acima do valor de mercado são evitados, além de aumentar a satisfação do cliente na ponta do sistema.
3. Ganho de tempo
Quando os processos burocráticos são automatizados, eles são realizados pelos softwares, sistemas e ferramentas assim que a solicitação ou demanda chega.
Quando esse trabalho é manual e depende de um colaborador ele pode nem sempre ser priorizado.
4. Controle sobre as vendas
Com os dados em um sistema de alto controle, as informações não se perdem, podem ser acessadas a qualquer momento e o histórico fica registrado.
A automação comercial garante esse controle sobre as vendas, o que é muito importante para que a empresa possa entender os resultados conquistados, identificar gargalos e tomar decisões para melhorias.
5. Controle sobre o faturamento
Ter o controle sobre as vendas significa também conhecer os dados reais de faturamento.
A partir desses dados, podem ser construídos relatórios financeiros e as métricas mais relevantes sobre a saúde do negócio estão ao alcance.
6. Gestão do relacionamento com os clientes
A automação também favorece o relacionamento com o cliente, uma vez que todos os dados e o histórico armazenado pelos sistemas pode ser utilizado para ações de marketing, vendas e pós-vendas.
Assim, a empresa consegue proporcionar uma experiência de compra personalizada, garantir que as necessidades do consumidor serão supridas e continuar o relacionamento depois da compra, para estimular que ele volte a fechar novos negócios com a marca.
7. Impulso para as vendas
Que representante comercial tem mais sucesso em fechar uma venda?
Aquele que conhece os desejos do consumidor e pode chegar com a proposta mais interessante para ele ou aquele que não tem nenhuma informação e faz o primeiro contato no escuro?
É esse o impulso que a automação comercial proporciona para a equipe de vendas.
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8. Agilidade no atendimento
Uma das aplicações da automação comercial é no atendimento ao consumidor.
Existem no mercado opções de atendimento personalizado e rápido, que simulam a troca do atendimento humano com muita naturalidade e que satisfazem o cliente, que quer agilidade e resolução.
Qual é a importância da automação para melhoria dos processos de uma empresa?
Os processos da empresa são o coração de todo o funcionamento da mesma, bem como dos resultados obtidos.
Uma empresa pode ter o melhor produto do mercado, mas dificilmente conseguirá crescer e escalar com falhas em seus processos.
A automação comercial cumpre esse papel, ao providenciar a agilidade e eficiência esperada pelo consumidor, a organização e digitalização necessária para modernização do negócio e a produtividade e as ferramentas necessárias para que as equipes possam trabalhar e entregar as metas para crescimento.
Qual é o impacto da transformação digital nos negócios?
A transformação digital é o processo de utilizar a tecnologia como chave para mudar a estrutura, os processos, a cultura organizacional e muitas vezes até os produtos e serviços entregues pelas empresas.
Tudo isso com o objetivo de melhorar o desempenho e os resultados.
Essa transformação não é mais uma escolha, ela é algo esperado e exigido pelo consumidor.
Portanto, ao incorporar a tecnologia e a automação de processos a empresa consegue atender com agilidade e flexibilidade às mudanças tecnológicas e alinhar as estratégias com a expectativa do mercado.
Em quais áreas implementar a automação comercial?
A automação comercial pode ser utilizada em diversos setores de uma empresa.
Confira como:
Atividades de marketing
Nas ações de marketing, a automação pode ser amplamente explorada em soluções em todo o funil de vendas, com ferramentas de agendamento de publicações em redes sociais, como nas estratégias de e-mail marketing, captação e qualificação de leads, nutrição através de fluxos por diversos canais, lead scoring, marcação de oportunidades para passar os melhores contatos para a equipe de vendas, etc.
Processos de vendas
Dando continuidade ao trabalho realizado pela equipe de marketing, o setor de vendas entra em ação na abordagem destes consumidores mais propensos a fechar uma compra.
A automação aqui pode ser utilizada para manter o histórico de cada cliente em potencial, para a distribuição de leads entre os representantes comerciais, para o acompanhamento dos resultados.
Ela também é uma ferramenta para o pós-vendas, com o envio de e-mails automáticos para relacionamento e oferta de novos produtos, por exemplo.
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Recursos Humanos
A área de Recursos Humanos é outra que pode fazer bom proveito de soluções automatizadas.
Nos processos de seleção de novos talentos, as ferramentas auxiliam na aplicação para vagas, seleção dos melhores talentos, envio de testes práticos, resposta para os candidatos, agendamento de entrevistas, onboarding e administração de benefícios.
Finanças e contabilidade
O controle de dados e métricas é fundamental para as áreas de finanças e contabilidade de qualquer empresa.
Com a automação, esses dados se tornam ainda mais confiáveis.
Além disso, diversas ferramentas auxiliam na automatização de cobranças, pagamentos, arquivamento de documentos, etc.
Conclusão
A automação comercial é transformadora!
Empresas que investem nessa poderosa ferramenta só desejam mudar uma coisa: ter procurado por essa solução mais cedo.
Comece agora você também a colher os resultados da transformação digital.
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