Sumário
Você decidiu impulsionar a geração de leads através de uma ferramenta de marketing conversacional?
Ainda não?
Pois saiba que um chatbot para site pode ser a solução para empresas de diferentes segmentos e tamanhos.
Entenda no post como essa solução funciona, os diferentes tipos e indicações para cada necessidade.
O que é chatbot?
A palavra “chatbot” é o termo em inglês para a junção de duas palavras: “chat” (conversa) e “bot” (abreviação de “robot”; robô).
O chatbot funciona através de textos, roteiros pré-definidos e sistemas de inteligência artificial que geram conversas automatizadas entre a ferramenta e os consumidores.
Eles podem ser utilizados para esclarecer dúvidas, auxiliar o processo de venda, oferecer conteúdo personalizado e até mesmo processar pagamentos.
São ferramentas de atendimento, comunicação, automatização que armazenam dados.
Quais são os tipos de chatbot para site?
Os tipos de chatbot variam de acordo com alguns critérios, como a tecnologia utilizada para criação dos sistemas.
Mas abordaremos aqui os tipos de acordo com a funcionalidade desejada: atendimento ou marketing e vendas.
Chatbot para atendimento
Chatbots de atendimento são desenvolvidos para fornecer informações ou sanar dúvidas.
Esse tipo de chatbot funciona como uma espécie de FAQ automatizado e é interessante porque entrega para o visitante, de forma rápida, exatamente a resposta para a dúvida que ele tem, sem que este precise procurá-la.
Eles precisam ser capazes de responder um grande volume de questionamentos sobre um produto, serviço ou ainda sobre funcionalidades ou processos.
Chatbot para marketing
Já os chatbots desenvolvidos para marketing e vendas têm o foco de gerar leads qualificados, ao entender os hábitos e interesses dos consumidores.
Esse tipo de chatbot tem a função de guiar o consumidor através da jornada de compra, entendendo qual é a maturidade de cada indivíduo em relação à conversão e oferecendo o conteúdo persuasivo certo para ele.
Leia também: Como (e Por Que) Usar um Chatbot para Geração de Leads?
O valor do marketing conversacional
Com as ferramentas de marketing conversacional, o usuário ou visitante conta com o chatbot ou assistente virtual sempre que precisa, com retorno automático e na hora.
Além disso, conta com a análise de dados e comportamento e a personalização das interações.
Os chatbots são uma das ferramentas mais poderosas de marketing e vendas, por levantar informações relevantes para o departamento comercial de forma muito mais natural e espontânea durante a conversa automatizada.
Isso auxilia no preparo para a abordagem comercial, o que se torna um diferencial competitivo, já que 35% dos consumidores se sentem frustrados com a falta de conhecimento do representante comercial em relação à necessidade que eles têm.
A importância de utilizar chatbots no site da sua empresa
Quer entender melhor quais benefícios os chatbots oferecem?
Aqui separamos alguns deles:
Melhorar a experiência do cliente
Como a ferramenta é centrada no consumidor, ela é capaz de entregar o que o visitante quer, da forma mais simples e da maneira mais rápida possível.
Com isso, sua marca se destaca por não fornecer uma experiência genérica e sim personalizada.
Com as funcionalidades disponíveis nos chatbots, você consegue entender e utilizar na estratégia fatores como canal de acesso, tipo de dispositivo utilizado, páginas visitadas, comportamento no site e muito mais.
Simples e efetivo!
Automatizar a comunicação
Um chatbot é uma ferramenta automática e com respostas pré-definidas.
Portanto, ela não depende de uma equipe de atendimento disponível.
O usuário encontra a resposta que precisa e é atendido a qualquer momento.
Além disso, a automatização dos processos e das ferramentas é o que permite que a ferramenta seja uma opção de interação escalável.
Com um chatbot, não existe limite para a quantidade de atendimentos.
Ampliar a conversão e qualificação de leads
Essas ferramentas melhoram as taxas de conversão, uma vez que são mais atrativas do que formulários estáticos e que deixam os usuários mais confortáveis em disponibilizar os dados de contato.
Através do atendimento personalizado e de diálogo mais fluido entre marca e consumidor, a geração de leads aumenta em até 202% (Fonte: Hubspot).
Os leads também têm uma melhor qualificação através da mesma ferramenta, já que desde o começo da interação são obtidas informações mais aprofundadas e relevantes, que permitem um conhecimento mais estratégico do perfil de cada contato gerado.
3 ferramentas de chatbot para usar no seu site
Quer dicas de ferramentas práticas para aproveitar todas essas vantagens?
Confira nossas sugestões a seguir.
Chatbots para atendimento
Se a necessidade da sua empresa é ter um atendimento ágil e disponível o tempo todo para os visitantes do seu site, sugerimos três ótimas opções disponíveis no mercado:
- Leadster AI: Em 2024, a Leadster lançou o seu módulo com inteligência artificial, que pode ser utilizado para tirar dúvidas dos visitantes e resolver até 78% dos atendimentos de forma automática. A Leadster AI utiliza a inteligência do ChatGPT para interagir de forma personalizada com os usuários, 24h por dia. É possível fazer um teste grátis da ferramenta.
- Globalbot: com soluções de chatbot de atendimento para site, WhatsApp e Facebook, o Globalbot tem planos com valores que iniciam em R$ 990,00/mês.
- Zendesk: Outro entre os melhores chatbots para Atendimento e Suporte ao Cliente é o Zendesk. Uma das pioneiras do mercado, oferece chatbot para sites, WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail e voz/telefone. É possível fazer o teste sem custo em todos os tipos de planos, que iniciam com o valor de R$135 por mês.
* Valores atualizados em outubro/2024.
Leia também: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2022
Chatbot para marketing
Como ferramenta de marketing e vendas, convidamos a conhecer a Leadster, pensada para atender as necessidades das empresas que buscam por este tipo de solução.
Utilizando o chatbot da Leadster, você aumenta a geração de leads e a taxa de conversão do seu site e das suas landing pages.
Com o diferencial da abordagem ativa, personalização de conversas, testes A/B, dashboard com métricas de desempenho e qualificação de leads, a plataforma oferece também integrações com diversas outras soluções, como RD Station, HubSpot, ActiveCampaign, PipeRun, Exact Sales – e milhares de outras opções, via Zapier, Pluga e Webhooks.
Você também pode se interessar pelo post “Leadster: Como Funciona a Plataforma que Triplica a Geração de Leads”.
Como criar um chatbot grátis com a Leadster
A Leadster oferece uma conta gratuita com as mesmas funcionalidades da paga, que se diferencia apenas pelo limite de leads gerados ao mês.
A versão ilimitada começa com o custo de R$ 187 reais por mês e é possível testá-la gratuitamente por 14 dias.
A criação da conta gratuita pode ser feita em poucos minutos e o passo a passo você encontra no post: Como Criar um Chatbot Grátis com a Leadster?.
Comece agora sua experiência de multiplicação de leads e amplie os resultados da sua empresa!
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