Sumário
Atuar no marketing é estar se reinventando e buscando novas estratégias a todo tempo. É sobre isso que vamos falar neste artigo, mais uma tática para você impulsionar seus resultados: o co-marketing.
Essa estratégia nada mais é do que a união de esforços entre duas empresas para conquistar um benefício maior.
Vamos entender mais sobre o co-marketing, suas vantagens e como colocá-lo em prática.
Siga no texto!
O que é Co-Marketing?
Como o próprio nome já indica, co-marketing é o marketing compartilhado.
Ou seja, é a união entre duas empresas que possuem um público-alvo e ideias semelhantes e alinham seus esforços para promover um produto ou conteúdo novo.
O resultado dessa junção é um maior público atingido e o compartilhamento de resultados entre ambas as instituições.
Para que Serve o Co-Marketing?
O co-marketing tem o objetivo de aumentar o número de pessoas atingidas, gerar mais autoridade no mercado, impulsionar o conhecimento sobre o seu negócio e ainda conquistar mais resultados por meio das ideias de ambas empresas.
Diferenças entre Co-Marketing e Co-Branding
É comum confundir co-marketing e co-branding devido às semelhanças entre as duas estratégias, porém, elas possuem propósitos diferentes. Vamos explorar as características de cada um:
- Co-Branding – parceria de duas empresas que combinam seus produtos para oferecer algo ainda mais valioso (algo novo). Utilizam o melhor de cada uma. Exemplo: Panetone Bauducco e Ovomaltine.
- Co-Marketing – parceria de duas empresas que trabalham juntas para promover uma oferta compartilhada, como um produto ou conteúdo. Aqui são compartilhados os resultados dessa promoção entre si. É um conceito mais amplo. Exemplo: Parque de diversões Lego Land, Volvo e Lego.
Assim, o co-branding é um método dentro do co-marketing.
Saiba mais sobre o assunto lendo nosso texto Como fazer cross-branding e co-branding? Guia completo e 7 exemplos.
Vantagens do Co-Marketing
Agora que você já conhece os conceitos e como essa estratégia funciona, vamos aos benefícios que o co-marketing pode trazer ao seu negócio.
Maior Alcance
Se a sua produção e divulgação de conteúdo e campanhas já dá resultado, imagine os números que você poderia atingir com o auxílio de um parceiro.
Ao juntar sua estratégia com outra empresa, você terá um número maior de pessoas para atingir – uma nova audiência para captar a atenção.
Menos custos
Vamos lembrar que o trabalho aqui é dividido em dois, por isso, todo o custo de criar uma peça de conteúdo ou ferramenta será repartido da mesma forma.
Reconhecimento do mercado
Ao fazer parceria com outras empresas, você estará juntando esforços com negócios que possuem certa referência no mercado, ou seja, o reconhecimento será maior.
Além de atingir um público maior, as pessoas vão ver esse trabalho conjunto como um reforço de autoridade.
Como Fazer um Co-Marketing de Sucesso
Para que sua estratégia de co-marketing tenha sucesso, é necessário passar por alguns pontos: vamos a eles.
Escolha o parceiro ideal
Não terá co-marketing sem um parceiro, não é mesmo?
Para encontrar uma boa empresa para essa parceria, siga os seguintes critérios:
- É referência no mercado?
- Possui algum produto ou serviço complementar ao seu?
- Tem o mesmo público-alvo?
- Possui conhecimento para agregar ao projeto?
- Já produz conteúdo para uma audiência considerável?
Se todas as respostas forem positivas, pode considerá-lo uma boa opção.
Saiba mais: 9 Melhores Programas de Parceria para Agências + Conheça o Programa da Leadster
Planeje com cuidado
Para não haver desilusões ou problemas ao longo do caminho, planeje tudo com antecedência, faça quantos alinhamentos necessários.
Fique atento a alguns pontos:
- Quais serão os objetivos do projeto?
- Qual será o tópico abordado e o material produzido?
- Quais serão os prazos?
- Quem ficará responsável por tarefa X e Y?
Não se esqueça de manter uma comunicação bem alinhada para não ter ruídos e, consequentemente, problemas.
Distribua bem as tarefas
Mapeie qual é a especialidade de cada empresa para depois distribuir as tarefas que serão melhor executadas por cada uma.
Ao dividir bem as tarefas, você aumenta a qualidade do material e diminui o tempo de produção.
Avalie os resultados
Avaliar os resultados é tão importante quanto planejar seus passos com cuidado.
Faça o acompanhamento das métricas estabelecidas para analisar se vocês cumpriram os objetivos e se o co-marketing rendeu bons resultados.
Lembrando que os resultados de hoje serão aprendizado para próximas parcerias.
O que pode ser produzido numa ação de co-marketing?
O co-marketing pode render diversos conteúdos completos, informativos e únicos. Vamos conhecer os possíveis formatos de conteúdo para essa estratégia.
E-books
O e-book é um ótimo material para fazer parcerias, pois enquanto uma empresa fica responsável pelo conteúdo a outra fica pelo design e vice-versa.
Fora isso, você junta o conhecimento de ambas as partes para fazer uma boa divulgação, captação de leads e ainda gera mais autoridade sobre determinado assunto.
Saiba mais: Blog para Gerar Leads: 10 Estratégias Essenciais
Whitepapers
Os Whitepapers são um meio-termo entre blog posts e e-books.
A diferença é que os whitepapers são um pouco mais curtos do que um e-book e mais específicos do que um blog post.
Se você quer produzir algo mais fácil e rápido, invista nesse formato.
Webinars
O webinar é o formato ideal para co-marketing, pois ele não demanda tanto tempo de planejamento, nem muita mão de obra para produção.
Esse modelo mais dinâmico, conta com um (ou mais) especialista disposto a falar por certo tempo sobre sua especialidade.
Exemplo disso foi o Webinar da Leadster com a PipeRun sobre captação de leads e atendimento, veja abaixo:
Vídeos
Os vídeos podem ser explorados em diversas áreas, como tutoriais, entrevistas, análises de produto, entre outros.
Por oferecer algo não estático, os vídeos tendem a chamar e prender mais facilmente a atenção do usuário. Crie vídeos em conjunto ou até mesmo divulgue-os nos canais um do outro.
Leia também: Como os Vídeos Podem Auxiliar no Processo de Vendas
Twitter Chats
O Twitter Chats é um evento virtual, no qual as pessoas se reúnem para discutir um tópico comum.
Dessa forma, você mostra sua experiência e convida os públicos das duas empresas. Fora isso, você ainda pode promover seu Chat para ampliar ainda mais seu alcance.
Eventos
O marketing de eventos para parcerias é algo que divide opiniões, pois mesmo que seja algo mais interativo, os custos e dificuldades acabam sendo seus pontos de desvantagem.
Porém, os eventos online também são uma alternativa para você e seu parceiro juntarem seus públicos e compartilharem sua marca e conhecimento.
Ferramentas
Criar uma ferramenta em conjunto gera resultados rápidos, duradouros e econômicos.
Não precisa ser nada muito elaborado e que demande muito investimento e tempo. Pense em ferramentas que ajudem o público-alvo de ambas empresas no dia a dia, pode ser uma planilha ou até mesmo certo documento.
E aí? Deu para entender bem o que é o co-marketing?
Após todo esse conteúdo completo, que tal conhecer uma outra estratégia super importante? O marketing conversacional pode ser o próximo passo para o sucesso dos resultados da sua empresa, entenda só o porquê:
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