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/ / Tutorial do Google Shopping: Orgânico e Anúncios

Você que tem um e-commerce, como andam seus anúncios no Google Shopping? 

Nessa altura do campeonato eu provavelmente não preciso te dizer que o Google Shopping está completamente incorporado nas experiências de search do Google, especialmente os anúncios. 

Deixar de fazer anúncios no Google Shopping não é mais uma opção. A questão é entender para quais produtos e palavras-chave você deve criar campanhas. E isso vamos ver hoje aqui no artigo. 

Mas uma outra pergunta: como anda a sua performance orgânica no Google Shopping? 

O Google Shopping tem todo um ecossistema que muitos lojistas acabam ignorando por achar difícil demais se inserir nele. 

Mas uma dica: não é nem de longe difícil. Na verdade é até bem fácil.

Hoje o texto é no estilo tutorial: vamos entender como fazer anúncios do Google Shopping, como configurar produtos organicamente e conversar um pouco mais sobre palavras-chave. 

Tudo pronto por aí? 

O Básico: O que é o Google Shopping?

Mulher olhando para o tablet com expressão pensativa

Esse é o ponto mais básico aqui do artigo, vamos mostrar basicamente o que o Google Shopping é. 

Se você já sabe, sugiro seguir adiante na leitura. O tutorial já começa no próximo tópico, ok? 

Se você não sabe o que é o Google Shopping e o que são os anúncios do Google Shopping, faça um exercício rápido comigo: entre no Google e pesquise por “camisa dos Ramones”. 

Bem no topo da SERP — nome dado para a página de resultados — você vai ver uma série de anúncios para essa palavra-chave. 

Esses são os anúncios do Google Shopping. Mas perceba que a nossa pesquisa foi para uma palavra-chave com intenção de compra — pesquisamos diretamente pelo nome do produto. 

Se pesquisarmos apenas por “Ramones”, os resultados são bem diferentes: 

Ou seja: os anúncios do Google Shopping são anúncios que apresentam os produtos de um e-commerce quando alguém pesquisa diretamente por um produto. 

Quem faz a diferenciação é a IA do Google

Mas ainda existe uma outra dimensão do Google Shopping: a platoforma de buscas dedicada. 

A cada pesquisa, você pode escolher a aba “Shopping” direto no buscador. Clicando nele, você vai ver apenas produtos quando faz qualquer busca: 

É praticamente um Google inteiro voltado apenas para a busca de produtos. E sendo assim, também há a exibição de anúncios dentro do próprio Google Shopping, como você vê logo abaixo: 

Esses anúncios funcionam da mesma forma: produtos patrocinados são exibidos acima dos resultados orgânicos. 

Perceba, inclusive, como os mesmos anúncios foram exibidos tanto na SERP comum quanto na SERP do Google Shopping. 

Na plataforma direta do Google Shopping, o usuário pode escolher alguns filtros relacionados ao seu produto. 

Cor e marca são os padrões. Mas dependendo da pesquisa que você faz, outras informações específicas relacionadas com as características do produto surgem — nesse caso, estilo do fecho, material do tecido etc. 

Então aí está: esse é o Google Shopping. Para fechar a explicação, veja uma FAQ rápida e básica sobre o funcionamento da plataforma — tanto anúncios quanto organicamente. 

O Google Shopping é Pago? 

Ele já foi pago, mas hoje em dia não é mais. 

Qualquer e-commerce pode exibir seus produtos gratuitamente no Google Shopping. E também fazer anúncios com seus produtos através do Google Shopping sem precisar pagar qualquer taxa extra. 

Essa mudança aconteceu em 2020. Antes disso, era necessário uma subscrição extra para conseguir trabalhar nessa modalidade. 

Preciso de um Site para Anunciar no Google Shopping? 

Sim, você precisa de um site para anunciar no Google Shopping. 

Assim como para exibir resultados orgânicos na aba do Google Shopping. A compra dos produtos não é finalizada no Google, sendo necessário o usuário clicar no anúncio e ir até o seu site. 

Como Colocar o Site no Google Shopping? 

Vamos mostrar ao longo do texto como é o processo, mas você vai precisar de uma conta no Google Merchant. 

O Google Merchant é a plataforma que você vai usar para cadastrar seus produtos. Enquanto o Google Ads é a ferramenta que você vai usar para criar seus anúncios. 

Preciso de uma Conta no Google Ads para Anunciar no Google Shopping? 

Sim, você vai precisar estar cadastrado no Google Ads para anunciar no Google Shopping. 

Não é possível criar o anúncio do Google Shopping em qualquer outra plataforma. Isso inclui os anúncios e o trabalho orgânico direto na aba. 

Como as Informações do Produto são Cadastradas no Google? 

Para cadastrar um produto no Google Shopping, você precisa enviar um arquivo XML padronizado dentro dos requisitos do Google. 

Você pode acompanhar a lista completa de dados de atribuição aqui nesse link. Mas veja a lista logo abaixo: 

Atributos de dados do produto:

  • Dados básicos do produto;
  • Preço e disponibilidade;
  • Categoria dos produtos;
  • Identificadores de produto;
  • Descrição detalhada do produto;
  • Campanhas do Shopping e outras configurações;
  • Marketplaces;
  • Destinos;
  • Frete;
  • Tributos.

Esse é o básico do básico para começar a entender o que é o Google Shopping de verdade. 

Mas como vamos ver ao longo do tutorial, anunciar ou cadastrar seus produtos no Google Shopping não tem muito segredo. 

O mais importante para fazer anúncios é ter um conhecimento inicial do Google Ads. Caso você não tenha, sugiro a leitura de alguns artigos sobre o tema aqui no blog da Leadster: 

➡️ O que é e Como Anunciar no Google Ads

➡️ Rede de Pesquisa Google: O que Você Precisa Saber para Começar

➡️ Como Gerar Leads pelo Google Ads com Chatbots Personalizados

O primeiro texto vai te informar bastante sobre o funcionamento do Google Ads em geral. Isso é o suficiente para entender praticamente tudo o que vamos conversar aqui sobre a plataforma. 

Os outros textos expandem esse conhecimento, e também valem bastante a leitura. 

Isso dito, agora vamos conversar sobre como cadastrar produtos no Google Shopping. E depois, como usar esses produtos cadastrados para criar seus anúncios. 

Vamos lá? 

Como Cadastrar Produtos no Google Shopping? Usando o Merchant Center

Mulher com expressão de dúvida

O processo de cadastro de produtos no Google Shopping não tem muito mistério.

O primeiro passo que você precisa dar é fazer o seu cadastro no Google Merchant Center através desse link. 

É muito simples fazer esse login inicial. É só entrar no site e clicar no botão superior direito:

Se você já tiver algum login no Merchant Center ou Google Ads, clique no botão “Fazer login” para usar a mesma conta. 

Se você não tem nenhum login, clique em “Comece já”. 

Você vai perceber que a primeira informação que o Merchant Center vai te pedir no cadastro é o seu site. Se você não tem um site, não é possível vender no Google. 

O segundo passo é a configuração da sua loja no Merchant Center. São perguntas básicas, como o nome da sua loja, o país de atuação etc. Tudo bastante intuitivo e sem muitos mistérios. 

Com sua conta criada, você tem acesso à Dashboard do Google Merchant: 

O que você vai precisar fazer aqui é o cadastro dos seus produtos. Para isso, clique na aba “Produtos” no menu esquerdo, e depois clique em “Todos os produtos”. 

Você vai ver um botão com um +. Esse é o botão que você vai precisar clicar para adicionar um novo produto: 

A adição desses produtos pode ser feita de duas formas. 

Na primeira, mais simples, você simplesmente vai adicionando todas as informações que o produto precisa para ser exibido no Google. 

Já as listamos aqui no texto, mas logo abaixo você acompanha um lembrete rápido: 

  • Dados básicos do produto;
  • Preço e disponibilidade;
  • Categoria dos produtos;
  • Identificadores de produto;
  • Descrição detalhada do produto;
  • Campanhas do Shopping e outras configurações;
  • Marketplaces;
  • Destinos;
  • Frete;
  • Tributos.

Todas essas informações vão sendo solicitadas através de campos simples de preencher: 

Também é nessa página que você vai inserir tanto a página de destino quanto a imagem do produto. 

A página de destino é a página que vai abrir quando algum usuário clicar no seu produto para fazer a compra. 

Existem algumas restrições para as imagens: 

  • Imagens não relacionadas a vestuários ou acessórios: devem ter no mínimo 100 x 100 pixels;
  •  Imagens de vestuários ou acessórios: no mínimo 250 X 250 pixels; 
  • Nenhuma imagem maior que 64 megapixels; 
  • Nenhuma imagem maior que 16 MB; 

Essa é a forma manual de adicionar seus produtos. Mas quem trabalha com e-commerces muito grandes acaba tendo uma dificuldade nisso — são produtos demais para ir adicionando um por um. 

Nesse caso, é possível adicionar seus produtos através de um arquivo XML que reúne todas essas informações. 

Não é muito difícil, mas você pode encontrar dificuldades em alguns pontos. Use esse link para se orientar. 

Como Criar um Anúncio no Google Shopping Usando o Google Ads?

Pessoa desenhando um caminho entre um cliente e a venda

Bom, como vimos, em apenas alguns passos e poucos minutos você já vai ter sua conta do Google Shopping funcionando. 

Adicionar os produtos é simples, mas a aprovação deles pelo Google pode demorar um pouco — um dia ou dois, no máximo. 

Com essa conta criada e pelo menos um produto já listado no Merchant Center, é hora de fazer seu primeiro anúncio no Google Ads usando o Google Shopping. 

Isso é bem mais fácil do que parece também. As campanhas de Google Shopping dependem bastante da IA do Google Ads, então suas configurações são bastante limitadas. 

Basicamente, você só consegue escolher uma meta de conversão e nada mais. 

Então vamos lá. Abra o Google Ads, vá até a aba “Campanhas” e clique no botão + para criar uma nova campanha. 

Depois disso, clique em “Criar uma campanha sem meta” para poder escolher entre os tipos de campanha disponíveis manualmente. 

Logo depois, clique em “Campanha do Google Shopping”. 

Depois disso, você vai precisar vincular sua conta do Google Merchant com a sua conta do Google Ads. 

A informação que você precisa são os números que identificam sua conta. Eles estão sempre em exibição no topo do Google Merchant. 

Uma solicitação por e-mail vai ser enviada para o dono da conta e assim que a autorização acontecer, você já vai estar liberado para criar sua campanha no Google Ads. 

O próximo passo é escolher entre os dois modelos de campanhas que você pode criar: 

A campanha inteligente usa a IA do Google Ads e os dados que você vai coletando ao longo da estratégia de anúncios para definir a maior parte das estratégias automaticamente. 

A campanha padrão te permite escolher os produtos que você quer anunciar, a estratégia de lances, o orçamento e a segmentação. 

Entre as estratégias de lances disponíveis, você vai ter as mesmas do Google Ads: Maximizar cliques, ROAS desejado e CPC manual. 

No nosso texto sobre a Rede de Pesquisa conversamos bastante sobre essas estratégias de lances. 

Para finalizar, você precisa colocar agora seu orçamento total e pronto! 

Perceba que não é possível configurar absolutamente nada do anúncio — nem o criativo, nem a copy, nada. 

Todas essas informações vão ser diretamente retiradas do Google Merchant. 

Importante: algumas prints do texto foram retiradas de um vídeo explicativo muito completo sobre o tema. Assista logo abaixo: 

E Vale a Pena Anunciar no Google Shopping? 

Não há a menor dúvida que anunciar no Google Shopping é muito importante para qualquer e-commerce hoje. 

A prova está aí: faça uma pesquisa com o nome de qualquer produto e veja você mesmo. 

Mas o que acontece quando os seus clientes chegam ao site? E se eles tiverem dúvidas? 

É nesse ponto que entra o ShopBot da Leadster. Ele é nosso chatbot com IA Generativa capaz de responder dúvidas dos seus clientes em tempo real, sem menus, sem escolhas pré-programadas. 

É como conversar com um agente de suporte. Um capaz de atender milhares de pessoas simultaneamente, e que foi treinado com todas as informações sobre os seus produtos. 

Faça um teste grátis hoje clicando no banner logo abaixo. Vou ficar te esperando! 


Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

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Especialista de Marketing na Leadster


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