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Assim que a primeira Inteligência Artificial apareceu no mercado, departamentos de marketing no mundo inteiro começaram a fazer a mesma pergunta: é possível fazer criativos para anúncios usando IA? 

Hoje nós vamos ver que sim, é plenamente possível fazer criativos para anúncios usando Inteligência Artificial. Inclusive, é você quem decide a complexidade do seu trabalho. 

De verdade: já existem ferramentas que fazem o anúncio inteiro, sem você precisar nem sequer abrir o Photoshop ou o Illustrator. 

Mas também é possível ir um pouco além no trabalho, usando a IA como um apoio para a produção de anúncios mais personalizados e criativos. 

Hoje vamos conversar sobre essas duas realidades. Tudo pronto para saber mais sobre como fazer bons criativos para anúncios usando a Inteligência Artificial? 

Começando pelo começo: 

O que são os criativos de anúncios?

Mulher com expressão de dúvida

O criativo do anúncio é a imagem que o acompanha. 

É importante fazer uma diferenciação bem básica aqui porque muita gente acredita que o criativo é o anúncio, mas não é bem por aí. 

Os criativos são só a parte visual dos anúncios. Normalmente, um anúncio nas Mídias Pagas é composto por alguns elementos diferentes: 

  • O criativo: texto + imagem harmonizando entre si e com os preceitos do copywriting;
  • O copy: é o texto que acompanha o anúncio, quando isso é necessário. É o que estamos acostumados a chamar de “legenda”, nas redes sociais; 
  • O público: são as configurações feitas diretamente pela plataforma de anúncios, limitando quais são os interesses, locais e interações recentes do seu público. 

Esse ponto pode parecer um pouco básico, mas é bom a gente começar o texto com essa distinção. 

A Inteligência Artificial hoje é capaz de atuar nesses três pontos em conjunto. Já existem ferramentas para criar o criativo inteiro, criar apenas a imagem, criar o criativo inteiro + o texto, só o texto e até determinar públicos para os seus anúncios. 

É claro que com algumas limitações também. A Inteligência Artificial ainda está se desenvolvendo, então esses são só os primeiros passos que ela está dando em direção a uma automação mais completa no futuro. 

Existem regras para os criativos nos anúncios?

Com certeza. Existem regras para imagens em todas as plataformas de anúncios, mas elas estão ficando cada vez mais simples. 

Há alguns anos atrás, por exemplo, o Facebook simplesmente não exibia seus anúncios caso ele tivesse mais de 25% de texto dentro da imagem. 

Hoje, os requerimentos estão bem mais simples e são relacionados com a qualidade da imagem, com o tempo de animação (no caso de gifs), com o tamanho da imagem, sua extensão etc. 

Normalmente essa é uma parte que a maioria dos profissionais de marketing acaba deixando para analisar na hora de subir o anúncio. Se tiver algo errado, a própria plataforma vai te informar. 

Mas como os requisitos são mais simples, as alterações também são, levando só alguns minutos para serem realizadas. 

Então existem sim regras para os criativos dos anúncios, mas elas não são tão extensas e nem vão te atrapalhar tanto na hora de confeccioná-los. 

Se você quiser conhecê-las mais profundamente, separei aqui uma lista de recursos das próprias ferramentas para você acompanhar, olha só: 

➡️ Google

➡️ Meta Ads

➡️ LinkedIn Ads.

Onde é necessário usar criativos para anúncios?

Continuando com a nossa parte mais básica, agora vamos conversar um pouco mais sobre onde é preciso criar esses criativos para anunciar. 

Existem plataformas que só permitem anúncios com imagens, existem as que permitem os anúncios de texto e outros anúncios de imagem e existem também as que permitem vídeo e imagem. 

É importante conhecê-las mais profundamente, mas esse ponto também acaba sendo bem básico. Se você já está familiarizado com as plataformas de anúncios, fique a vontade para pular para o próximo tópico, ok? 

Então vamos lá: 

Rede de Display do Google Ads

A Rede de Display do Google Ads trabalha com anúncios exibidos em outros sites e em apps em formato de imagens ou pequenos gifs. 

Existem algumas especificações diferentes para essas imagens dependendo da configuração do seu anúncio: elas podem ser maiores ou menores. 

Ele é diferente da Rede de Pesquisa, que também é configurado através do Google Ads, mas só mostra anúncios direto nas páginas de resultados do Google. 

Dentro da Rede de Display, existem dois tipos de anúncios com requisitos de imagem um pouco diferentes, mas nem tanto assim. 

Existem os anúncios gráficos, que vêm com dimensões bem determinadas para o criativo, que pode tanto ser uma imagem estática como uma animação em gif de no máximo 30 segundos. 

O outro tipo de anúncio é o responsivo, que se adequa às necessidades de exibição do momento. Você manda várias versões dos seus criativos, e dependendo da interação do usuário, o Google escolhe qual versão mostrar. 

Mas essa diferença está principalmente no tamanho da imagem na hora de configurar o anúncio. 

Pela grande quantidade de tipos de exibição, o Google Ads com certeza leva o prêmio de maior quantidade de criativos para anúncios diferentes que você precisa conhecer.

Temos um texto sobre a Rede de Display do Google que trata mais profundamente de todos esses pontos. Acesse no link abaixo: 

➡️ Rede de Display do Google: Aprenda o que é e Como Fazer [Guia Completo]

As outras plataformas de mídias pagas são mais simples. Olha só: 

Instagram Ads

O Instagram Ads é mais simples, trabalhando apenas com três variações para as imagens de acordo com o formato do anúncio. 

Funciona assim: 

  • Imagens quadradas: resolução mínima de 500 x 600 e máxima de 1.936 x 1.936 pixels. Opcional em anúncios de imagem única, obrigatórias em anúncios Carrossel; 
  • Imagens em paisagem (retangulares): resolução mínima de 600 x 315 e máxima de 1.936 x 1.936. Opcional em anúncios de imagem única e não disponível em anúncios carrossel; 
  • Imagens em retrato: resolução mínima de 600 x 750 e máxima de 1.936 x 1.936. Obrigatória em anúncios nativos nos Stories e, no caso de vídeos, nos reels. Não disponível no feed. 

O tipo de anúncio é você quem vai escolher de acordo com os seus objetivos de negócio. Se você quiser saber mais sobre o assunto, leia nosso texto sobre o tema logo abaixo: 

➡️ Tráfego Pago no Instagram em 2023: Guia Completo

Facebook Ads

O Facebook Ads divide seus criativos para anúncios em duas frentes principais: anúncios no Feed e anúncios nos Stories do Facebook. 

Veja logo abaixo as especificações de cada um: 

  • No feed: imagem em .jpg ou .png, resolução máxima de 1080 x 1080, mínima de 600 x 600 proporção de 1,91:1 a 1:1; 
  • Nos stories: tamanho máximo de 30 MB, proporção de 9:16 e 4:5 a 1.91:1 e  imagem em .jpg ou .png.

Os anúncios nos stories do Facebook não são tão populares quanto os do Instagram, então é bem provável que você vai trabalhar a maior parte do tempo no Feed. 

Também temos um texto bem completo sobre o assunto já publicado no blog, olha só: 

➡️ O que é e Como Anunciar no Facebook Ads

TikTok Ads

O TikTok Ads não é só vídeo! Ele também permite anúncios com imagens estáticas, seguindo as seguintes recomendações: 

  • Formato do arquivo: .jpeg ou .png; 
  • Resolução das imagens: recomendação de resolução mínima de 1200 * 628 px; 
  • Tamanho do arquivo: sem restrições, recomendação de 500 KB no máximo; 

São as recomendações mais simples até agora, mas muito pela limitação do TikTok nos seus anúncios. 

Ele só permite a modalidade vertical para imagens, então os anúncios acabam sendo bem parecidos entre si. 

Também temos um texto bem aprofundado sobre o TikTok Ads. Acompanhe logo abaixo: 

➡️ TikTok Ads: Tudo sobre como Anunciar — do Básico ao Avançado

LinkedIn Ads

Os formatos do LinkedIn Ads também são simples, mas eles se dividem em dois tipos: os anúncios com imagem única e os de Carrossel. 

Veja as especificações logo abaixo: 

  • Imagem única: .jpg, .png ou .gif, tamanho máximo de 5 MB, e proporções diferentes de acordo com a exibição no desktop ou mobile. Acesse o link para conhecê-las. 
  • Carrossel: .jpg, .png ou .gif, tamanho máximo de 5 MB, imagens quadradas em 1080 x 1080. 

Também temos um texto que fala bastante sobre o LinkedIn Ads publicado no blog. Vale bastante a leitura: 

➡️ LinkedIn Ads: O Que É, Como Funciona e Quanto Custa Anunciar

Quais são as ferramentas de IA que geram criativos para anúncios?

Robôzinho ao lado de emojis

Existem várias ferramentas de Inteligência Artificial hoje capazes de produzir imagens para anúncios com apenas alguns cliques. 

Essas, as que produzem somente as imagens, estão por todo lado. Inclusive, publicamos um texto recentemente aqui no blog trazendo 18 delas.

Agora já fica um pouco mais difícil encontrar aplicativos de IA que trabalham fazendo os criativos para anúncios completos, mas essas plataformas já estão surgindo também no mercado. 

A área de Gestão de Tráfego sempre foi bastante dependente das demandas dos designers, o que acaba causando alguns gargalos aqui e ali em departamentos de marketing e agências. 

Veja, por exemplo, os anúncios da Rede de Display do Google Ads: uma única campanha pode ter 14 variações de um mesmo criativo, cada um com um tamanho diferente — e bota diferente nisso! 

A única saída que a gente tinha antes da IA era ou esperar o designer terminar o trabalho para começar outro ou simplesmente contratar mais e mais pessoas. 

Mas como exatamente a IA atua na criação desses anúncios? Vamos dar uma olhada com profundidade agora nas ferramentas disponíveis, e ao final do texto, vamos trazer alguns exemplos feitos em uma dessas ferramentas. 

Vamos lá? 

Ferramentas de imagem

Já existem muitas ferramentas hoje capazes de criar os mais variados tipos de imagens para você montar o criativo dos anúncios. 

No nosso texto mesmo que fala sobre esse assunto e que linkei no início do tópico, apresentamos 18 diferentes: incluindo a Leonardo, Stable Diffusion, DALL-E 2 e outras menos famosas. 

Esse tipo de ferramenta, porém, não cria diretamente os criativos para anúncios, só imagens que possam compô-los. 

E mesmo assim, essas mesmas imagens vão precisar de uma edição forte para se adequarem ao padrão das plataformas e aos objetivos do anúncio. 

O processo de criação das imagens é simples: você só precisa de um prompt para começar a fazer seus primeiros experimentos. 

Apesar de não criarem os criativos para anúncios completos, essas ferramentas de IA aceleram o trabalho de ficar buscando a imagem que o briefing pede pelos bancos gratuitos como o Freepik. 

É só você usar o briefing como um prompt e pronto: você já tem várias opções de imagem para montar seus criativos para anúncios em poucos segundos. 

Ferramentas de texto

Você também pode usar o ChatGPT para ter uma ajuda extra na hora de criar criativos para anúncios. 

O ChatGPT te oferece várias opções de qualquer texto que você precisa no seu anúncio, até mesmo se aproximando dos limites de caracteres que as plataformas determinam. 

A questão é que o ChatGPT acaba sendo um pouco limitado em algumas coisas. Gerar o texto do zero não é uma das melhores ideias, já que ele não conhece tanto do seu produto e negócio como você próprio. 

Mas ao mesmo tempo, é plenamente possível conseguir mais ideias para headlines e até reduzir textos muito longos para os limites de caracteres que as plataformas exigem. 

Aliás, falando nisso, nós temos um Contador de Texto para Anúncios completamente grátis, que vai te falando quantos caracteres você ainda tem disponível para qualquer uma das principais plataformas de anúncios hoje. 

E agora a parte mais interessante do texto até agora: 

Ferramentas que fazem o anúncio inteiro

Agora, você deveria estar de olhos bem abertos é pra esse tipo de Inteligência Artificial: a que consegue criar o criativo para anúncio inteiro dentro dos padrões que as plataformas exigem. 

Até o momento em que esse texto foi escrito, existem poucas plataformas para fazer esse trabalho: testei a AdCreative.ai para entender melhor seu funcionamento e vamos usá-la como exemplo ao longo do texto.  

Ao final, trouxe também uma listinha com outras ferramentas de IA para fazer bons criativos para anúncios. 

Através dela, você consegue criar a sua marca ou pedir para a IA escanear e entender o seu site. Depois, é possível criar seus próprios anúncios com as diversas configurações que as plataformas de Ads exigem, incluindo a Rede de Display do Google. 

Logo abaixo você acompanha um guia completo mostrando como criar seus primeiros criativos para anúncios usando a Inteligência Artificial. 

Como gerar criativos para anúncios com IA?

Correndo o risco de fazer uma propaganda indevida para a AdCreative, vou te mostrar um passo a passo simples de como fazer seus primeiros anúncios usando a plataforma. 

Mas só para deixar claro, ela ainda tem várias limitações, sendo a principal delas a própria criatividade do anúncio. 

Todas as opções que a plataforma te dá são bastante padronizadas, sendo impossível fugir delas para criar um resultado diferente. 

Ela não funciona igual o Canva, por exemplo, que apesar de limitado na geração de imagens, oferece uma quantidade enorme de recursos para usar nas suas criações. 

O grande diferencial de fazer criativos para anúncios usando IA, hoje, é a velocidade. O resultado final não vai impressionar, mas também não vai te deixar na mão. 

Veja um exemplo rápido do tipo de anúncio que você vai conseguir criar pela plataforma: 

E agora vamos ver como o processo funciona na prática? 

1 – Configurando a sua marca

A AdCreative permite que você faça o upload da sua logo e mude as cores que vão compor seus anúncios. Esse é o máximo de branding que a plataforma oferece em 2023. 

Captura de tela da AdCreative

Esse é o menu principal da parte de branding da AdCreative. Se você coloca seu site lá no topo e pede para a ferramenta escaneá-lo, é possível completar alguns quadros, como a Brand Description e a seleção de cores. 

Essas são as únicas opções de branding que a plataforma oferece, infelizmente. Mas vamos seguir na criação do post: 

2 – Criando seus criativos para anúncios

O próximo passo é de fato criar os seus anúncios através da plataforma. Isso é bastante fácil: tem um botão bem grande escrito “Generate” no lado esquerdo da tela. Quando você clica nele, essa é a janela que aparece: 

Captura de tela da AdCreative

Nessa parte, você vai escolher qual é o tipo de criativo para anúncios que você está precisando. 

A primeira opção, “Ad Package”, é a mais avançada: através dela, a Inteligência Artificial vai te ajudar a fazer as configurações da sua campanha e produzir materiais de acordo com as suas necessidades automaticamente. 

Mas vamos para um exemplo mais simples, criando os criativos para anúncios na segunda opção. Quando você clica nela, essa é a tela que abre: 

Captura de tela da AdCreative

Nesse caso, estamos fazendo um teste no formato stories, mas a plataforma te pergunta qual é o formato que você quer antes de chegar nessa tela. 

Aqui, você configura seu texto — inclusive com uma forcinha da IA, caso você precise — e segue para a escolha de alguma imagem. 

A plataforma oferece integração com plataformas de imagens stock também, ok? Então você já vai ter diversas opções de imagens grátis — e pagas também — sem precisar fazer nenhum download adicional. 

Caso você precise usar uma imagem que está no seu computador, a plataforma também oferece essa possibilidade sem maiores problemas. 

Captura de tela da AdCreative

Com a imagem escolhida, você está pronto para gerar o seu post. Mais sobre isso agora: 

3 – Avaliando o resultado e escolhendo o criativo

Seguindo em um modelo similar a de outras plataformas que fazem esse trabalho, a AdCreative te entrega não um resultado, mas mais de 100 deles ao mesmo tempo. 

Isso é importante para a IA generativa em anúncios. Muito mais importante do que as IAs que só geram a imagem. 

Os anúncios requerem uma dose extra de avaliação na hora da escolha. Você precisa avaliar a fonte, posicionamento da CTA, da imagem, tamanho da fonte etc. 

Sem essa análise fica bem difícil garantir o sucesso dos seus anúncios. 

Captura de tela da AdCreative

A plataforma vai te entregar variações simples, sempre com bastante cuidado no tratamento da sua logo, sempre usando as cores certas mas também sempre entregando resultados bastante similares. 

Essa é a limitação das IAs que geram criativos para anúncios hoje: elas trabalham com padrões pré-definidos e raramente desviam deles. 

Com o tempo, esperamos que essas ferramentas se desenvolvam mais e se tornem mais “criativas”. 

Mas por enquanto, só a facilidade de gerar tantos criativos para anúncios de uma vez já é uma mão na roda para empresas que trabalham com muitas campanhas. 

E agora, o que você acha da gente analisar juntos os resultados que consegui encontrar fazendo esse processo todo? Então continue comigo na leitura do último tópico: 

Exemplos de criativos para anúncios usando IA

Como você pôde perceber, a AdCreative entrega bastante na parte de “ad” mas nem tanto na parte “creative”

Como a gente estava conversando, isso é comum nessas primeiras etapas do desenvolvimento da IA. 

Mas ainda assim, só o tempo que você economiza sem precisar passar o dia inteiro criando campanhas já vale o investimento. 

E nesse caso tenho lugar de fala: eu mesmo testei a ferramenta e produzi mais de 500 anúncios em pouco menos de uma hora. 

Trouxe os resultados pra você acompanhar aqui e me dizer o que acha. Primeiro com o mais difícil: 

Rede de Display do Google Ads

A AdCreative oferece suporte para os seguintes formatos da Rede de Display do  Google Ads: 

Captura de tela da AdCreative

Infelizmente, não é possível produzir as peças todas de uma vez: ou seja, você escolhe uma imagem, um texto e pronto — todos os formatos vão ser criados de uma vez. 

Para fazer os criativos para anúncios, você vai precisar repetir o processo para cada um dos formatos que você quer gerar, ok? 

Para o teste, escolhi o formato skyscraper. Acompanhe o resultado logo abaixo: 

Anúncio do Google Ads feito com AdCreative

Instagram Ads

Dentro da modalidade de criação do Instagram Ads, é possível não só criar o post quadrado, mas também o retangular e o em formato de stories. 

O que é interessante também porque o próprio formato de stories do Instagram também funciona para o TikTok e o Facebook, por causa do dimensionamento. 

É por isso que, na hora de escolher o formato do post, você é apresentado a um menu por tamanhos ao invés de escolher qual é a rede social onde você vai anunciar. 

Acompanhe logo abaixo o exemplo de um anúncio retangular do Instagram: 

Anúncio do Instagram feito com AdCreative

Facebook Ads

O trabalho de gerar os anúncios do Facebook é de longe o mais fácil de todos. 

Isso porque, devido a popularidade maior dos anúncios quadrados, você não vai precisar ficar criando um monte de formatos diferentes nem ajustando muitas coisas. 

E olha: você precisa ajustar algumas aqui e ali, ok? Mesmo que os anúncios já saem “prontos”, eles ainda têm algumas limitações de performance no design, na fonte, na CTA e por aí vai. 

Veja o exemplo de criativo para anúncio com IA do Facebook Ads: 

Anúncio do Facebook Ads feito com AdCreative

Inclusive, esse criativo também pode ser usado no LinkedIn Ads, que tem a mesma configuração em relação ao tamanho da imagem. 

TikTok Ads

O exemplo de anúncio do TikTok Ads também pode ser usado como stories, como conversamos um pouco mais pra cima. 

A proporção 9:16 geralmente indica uma resolução de 1080 x 1920, full HD nativa e já no formato retrato. 

Tanto o TikTok quanto o Stories usam a mesma resolução por conta da orientação da tela do smartphone. 

Veja o exemplo logo abaixo: 


Antes da gente fechar o texto, gostaria só de ressaltar que esses exemplos, apesar de práticos, ainda podem ser insuficientes para muitas empresas. 

O que a IA criando anúncios faz de interessante é diminuir a carga de trabalho dos seus designers, que podem focar em tarefas mais difíceis sem precisar ficar perdendo tempo criando várias versões de criativos para anúncios. 

Mas o resultado como está aí apresenta algumas dificuldades. A falta de fidelidade ao seu guia de marca, por exemplo, o uso de fontes um pouco estranhas etc. 

Isso sem mencionar o ponto mais crítico: das centenas de anúncios gerados, apenas alguns poucos são realmente utilizáveis. Há problemas de diagramação na maioria dos outros resultados. 

Nós podemos analisar juntos todo o poder da criatividade em anúncios. Tenho um último material para te sugerir. 

Em 2023, fizemos um grande compilado com os melhores anúncios do B2B que a gente já viu.

Reunimos todos em um e-book bastante aprofundado, que busca analisar os principais elementos de cada um, e claro: por que eles funcionam. 

Acesse gratuitamente hoje. É só clicar no banner abaixo. Vou ficar te esperando, ok?

Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto! 


Thiago Sgobero

Especialista de Conteúdo na Leadster

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