Sumário
Aumentar as vendas digitais é um trabalho que envolve muita criatividade?
Não necessariamente, na maior parte dos casos. Mas a criatividade é sempre uma grande diferencial para qualquer negócio, seja ela onde for, seja ela em qualquer ocasião.
Existem, por exemplo, e-commerces que se você olhar a página no Instagram, você vai pensar que é uma página de memes.
Tem aqueles que usam campanhas no YouTube de uma forma extraordinária, criando conteúdo primeiro, depois anúncios.
Trouxe algumas ideias aqui que fogem do óbvio na hora de anunciar seu e-commerce e seus produtos.
E também algumas que nem fogem tanto assim do óbvio, mas que vêm perdendo a popularidade em meio a tantas ações genéricas e padronizadas, que tendem a sempre dominar o cenário das vendas online.
O artigo de hoje é no formato de lista. Trouxe 5 ideias criativas, cada uma com alguns exemplos e um passo a passo simples de implementação.
Vamos lá?
1 – Indo Além do Post Promocional nas Vendas Digitais
E-commerces já usam o Instagram há bastante tempo, mas não são muitos que aplicam o seu pleno potencial.
A maioria deles usa o Insta apenas para postar seus produtos e suas campanhas. Isso é muito comum em grandes marcas e e-commerces.
Essas marcas geralmente ou colocam os produtos diretamente no Instagram ou fazem posts temáticos nas sazonalidades de vendas — Black Friday, Natal etc.
Isso é até entendível — grandes e-commerces e grandes marcas têm preocupações com compliance que ultrapassam as vontades da equipe de marketing.
É possível ir bem mais longe do que isso, mas às vezes você e a sua marca têm limitações similares, mesmo que menores em escopo.
Se você se encontrar em uma situação onde não é adequado testar tudo quanto é tipo de post no Instagram, você precisa inovar dentro das suas possibilidades.
O exemplo que eu gostaria de mostrar aqui é do Magazine Luiza, que inovou na Black Friday 2024 com algo que a maioria dos consumidores ignora — as notificações push.
Essa ação você já deve até estar por dentro por conta do preço do azeite, não é?
Mas essa é só a azeitona do bolo. O que chama a atenção na campanha não é o preço do azeite, mas a divulgação do push.
Como você deve bem saber, notificações push são aquelas que você recebe no seu celular quando permite que aplicativos enviem notificações.
A estratégia de usar o Instagram para anunciar ofertas é antiga. A de usar o push para divulgar preços também.
Mas a Magalu inovou ao juntar os dois: mostrando preços absurdos de Black Friday no Instagram que chegam via push, a marca informa aos seguidores que esse é um canal importante.
E isso é ótimo, porque o primeiro instinto da imensa maioria das pessoas é ignorar o push completamente.
O que Você pode Fazer?
Isso que acabamos de ver é fácil até de criar uma receita.
A estratégia em si não é muito complicada. O que fez a Magalu brilhar nesse exemplo foi o nível de preparo e comprometimento com a ação.
Se fosse para esquematizar, você pode fazer o mesmo que a Magalu seguindo três passos simples:
- Identifique canais de anúncio ou de conteúdo da sua marca que têm pouca aderência;
- Elabore ações que tragam um valor inesperado a esse canal;
- Divulgue a estratégia no seu canal com maior aderência.
🔎 Leia também: O Que É e Como Aumentar o Engajamento no Instagram
Olhando assim, a ideia que parece ser inatingível, uma em um milhão, se torna bem mais acessível e próxima.
Você pode fazer isso hoje ainda. A maioria dessas ideias criativas para as vendas digitais têm a simplicidade como maior característica.
2 – Criando Conteúdo Próprio
E-commerces também podem — e em muitos casos devem — produzir conteúdo próprio para ajudar nas vendas.
Se você parar pra pensar, as possibilidades de criação de conteúdo para e-commerces sem envolver a criação própria são bem limitadas:
- Posts mostrando o produto com fotos publcitárias;
- Blogs sobre produtos que você vende e sobre o que esses produtos fazem;
- Posts sobre calendários de ações e promoções;
- Posts anunciando alguma promoção em específico.
Se você ligar a televisão agora, vai ver um comercial que trabalha um desses pontos ou até todos eles.
Mas é possível ir além disso de um jeito muito simples — investindo em conteúdo próprio. Veja esse exemplo da Fini:
A Fini é conhecida por esse tipo de material, que ela começou a produzir após o lançamento do seu e-commerce próprio.
O que eles fizeram foi investir na montagem de um cenário e gravar vídeos de receitas usando produtos Fini.
Mais simples que isso impossível. Mas ao mesmo tempo, há todo um trabalho para viabilizar a estratégia.
É preciso montar o cenário, comprar os equipamentos, elaborar o roteiro, encontrar atores, gravar, editar etc.
É como o exemplo que demos antes: a simplicidade está só no conceito. São os detalhes que fazem a diferença.
O que Você pode Fazer?
Existem algumas possibilidades diferentes para criar o seu próprio conteúdo aí na sua marca.
E-commerces que não têm orçamento de marketing para colocar em prática a gravação de vídeos acabam se sentindo por fora dessa dica.
Mas você ainda pode criar seu próprio conteúdo. Existem pontos que você pode substituir com IA que vão necessitar apenas da sua equipe de marketing que você já tem — mesmo se ela for só você.
Já listamos algumas ferramentas aqui no blog, inclusive:
➡️ Criação de Conteúdo com Inteligência Artificial: Como Fazer?
Outra dica é procurar influencers que façam o conteúdo pra você. Também temos um texto sobre isso publicado aqui no blog:
➡️ Marketing de Influência: O que é, por Onde Começar e FAQ
Trabalhando com influenciadores e outros creators, você tem a facilidade de não precisar lidar com a gravação e a edição dos vídeos, mas perde bastante no controle editorial do que é realizado.
Mas caso você queira seguir na produção de conteúdo próprio, o melhor é apostar nos vídeos — especialmente nos Reels do Instagram.
Faça o seguinte:
- Compre uma câmera profissional ou monte um setup com um celular com boa câmera, que grave preferencialmente em 4K;
- Compre um microfone simples. Pode ser de lapela ou de mesa. A faixa de preço é bastante democrática — com R$ 200 você já consegue um bom microfone;
- Encontre quem falar sobre o seu produto. Não é necessário contratar atores para trabalhos mais simples, alguém da equipe de marketing ou até você mesmo já é o suficiente;
- Se inspire no conteúdo de outras marcas. Não precisa ser tão incrível como a Fini. Veja esse exemplo da sapataria Urban Flowers;
- Grave vários vídeos antes de lançar o primeiro. Uma boa margem de segurança é fundamental para manter os posts com uma boa frequência.
3 – Considere Memes!
Ok, essa opinião pode não ser muito popular em círculos mais tradicionais do e-commerce, mas se você é um e-commerce nicho e mais despojado, memes são uma ótima forma de trazer público para o seu perfil no Instagram.
Note que ao longo do texto estamos dando uma ênfase bem grande ao Instagram, e isso não é à toa. Essa é uma ótima oportunidade de explicar o motivo.
O Instagram permite alguns recursos que outras redes sociais não permitem tanto. Um deles é o carrossel.
O Instagram tem como principal competidor o TikTok na exibição de conteúdo rápido. Mas ao mesmo tempo, o TikTok não trabalha com carrosséis, sendo principalmente para vídeos de consumo rápido.
Um post no Instagram já consegue agregar até 20 pequenos vídeos ou imagens quando ele é feito como carrossel.
Veja um exemplo:
Esse é o quinto post em um carrossel de 20 imagens. O plot twist: só as últimas 5 imagens do carrossel são produtos. Todas as outras são memes.
Esse é um exemplo mais extremo, porque a página em questão não é e-commerce puro. Ela é uma página de memes que começou a vender produtos.
Mas temos a grife pornografitti aqui no Brasil que usa os memes para ter mais engajamento e, ao mesmo tempo, vender seus produtos.
O que Você pode Fazer?
Essa estratégia não é para todo mundo.
Existem públicos e públicos. Cada um deles vem com uma particularidade diferente.
Aqui na Leadster, por exemplo, mesclamos memes na nossa comunicação institucional. Mas nós fazemos marketing B2B e nosso público-alvo é do setor publicitário ou que se especializa em marketing dentro de empresas.
Ou seja: um público mais jovem, que consegue apreciar e entender memes.
Mas mesmo nós, que usamos memes, não podemos fazer um post só com memes. Eles precisam estar integrados na informação que trazemos, mas o que mais importa é justamente a informação.
É preciso ter muito cuidado com isso para não exagerar e virar uma página de humor!
4 – Mostre a Rotina de Produção dos seus Produtos
Essa é uma ação até popular no mundo dos e-commerces, especialmente naquelas marcas que produzem seus próprios produtos.
Mostrar a rotina de produção é mostrar como o produto é feito. E nessa categoria, vale um pouco de tudo.
Você vai se surpreender com a versatilidade dessa estratégia. Não é necessário, por exemplo, mostrar sua fábrica — seu depósito cheio já gera um ótimo conteúdo.
Veja esse exemplo, da Westfran Experience, uma loja de Franca especializada na produção de botas para trekking:
Essa é a terceira live que o dono da loja e estilista realizou ao longo de todo 2024, mostrando os materiais usados nos sapatos e a própria oficina onde as botas são montadas.
Esse tipo de conteúdo gera engajamento porque ele é conteúdo de verdade.
O que é exatamente conteúdo de verdade? Bom, é aquele que traz em si os principais valores do entretenimento:
- É divertido;
- É interessante;
- É informativo.
Conteúdo de valor pode ter outras características , mas essas três são absolutamente fundamentais.
Valorizar a rotina de produção do seu produto também é valorizar sua equipe, sua história, seu espaço de trabalho.
Subitamente, você deixa de ser um e-commerce e passa a ser uma empresa viva, orgânica, que é interessante simplesmente por existir e por reunir tanta gente em volta do mesmo objetivo.
O que Você pode Fazer?
Esse é mais um dos casos em que os passos não são muito complexos, mas a execução pode ser um pouco, pelo menos nas primeiras vezes.
Isso porque é difícil julgar o que pode virar conteúdo e o que não é tão interessante assim.
Para esquematizar:
- Converse com a equipe para encontrar oportunidades de conteúdo;
- Grave uma boa quantidade de material de antemão;
- Vá publicando pouco a pouco e busque medir a interação das pessoas.
Como disse anteriormente, estamos usando exemplos do Instagram aqui porque esse é o caminho mais usado por e-commerces com ideias criativas para aumentar vendas.
Mas nada te impede de buscar outros tipos de publicação. O próximo tópico traz uma ideia bem interessante nesse sentido, acompanhe.
5 – Atendimento Personalizado com IA Generativa
Essa é uma tendência que está deixando de ser tendência bem rápido.
A IA Generativa está chegando em um ponto muito interessante agora em 2025: seus usos estão ficando cada vez mais democratizados.
Conforme ela avança, mais acessíveis vão se tornando soluções que ou eram impossíveis ou eram caríssimas.
Uma dessas soluções é o atendimento via IA Generativa nos e-commerces.
Essas IAs respondem as dúvidas mais simples dos clientes, sem a necessidade de colocá-los em filas de atendimento só para saber alguma coisa mais simples.
É importante destacar que essas IAs ainda estão no comecinho. Elas conseguem ler as informações das páginas e, em alguns casos mais raros (como a Zendesk), ler seu banco de dados e oferecer respostas com base neles.
Você com toda certeza deveria aplicar essas IAs no seu e-commerce.
Especialmente porque as menos complexas são bem mais baratas, gerando um impacto mínimo no seu orçamento mensal ao mesmo tempo em que oferecem vantagens enormes.
O que Você pode Fazer?
Você pode fazer um teste guiado da Leadster.AI hoje mesmo no seu e-commerce. Aliás, quando falo “hoje mesmo” ou “agora”, não é exagero nem copywriting.
É literalmente hoje, e literalmente agora, caso você queira.
O teste grátis da Leadster não requer cartão de crédito, e o chatbot com Inteligência Artificial generativa pode ser instalado no seu site em menos de 10 minutos.
Ele oferece respostas em tempo real, com base no contexto da pergunta, para todas as informações presentes em qualquer página do seu site.
E além disso, ela também oferece a possibilidade de criar descrições dos seus produtos de uma forma muito mais simples — suas especificações e gerando automaticamente.
Faça o teste da Leadster.AI hoje clicando no banner logo abaixo. Vou ficar te esperando, ok?
Obrigado pela leitura!
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