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/ / Quais são os Produtos mais Vendidos Online no Brasil?

O título desse texto traz uma pergunta muito simples, mas encontrar os produtos mais vendidos na internet aqui no Brasil não é nem de longe uma tarefa fácil. 

Pesquisar no Google é pelo assunto é tanto frustrante quanto inútil. Na maior parte dos casos, o que temos são informações desatualizadas ou listas sem nenhum contexto ou embasamento. 

Isso acontece porque o e-commerce no Brasil não é analisado por órgãos governamentais com a frequência e a profundidade que ele precisa — e merece! 

Até porque fazer essa análise é um pouco complicado por alguns motivos que vamos tratar ao longo do texto. 

Mas de qualquer forma, fica a promessa: encontramos um jeito de entender quais são os produtos mais vendidos no e-commerce brasileiro. 

Essa forma está relacionada com a medição da evolução dos pedidos em relação ao ano passado. Esses são os melhores dados que temos. 

Mas vamos conversar melhor sobre a metodologia de pesquisa logo abaixo. Vamos juntos: 

A Metodologia de Análise 

Mulher olhando para o tablet com expressão pensativa

Primeiro, é importante entender que esse é um texto acima de tudo jornalístico. Nós não realizamos um estudo próprio para entender o que é mais vendido no e-commerce, e vamos usar as informações disponíveis sobre o assunto na internet. 

Não é possível consultar a melhor fonte de dados e estatísticas sobre o comércio brasileiro, que é o PAC do IBGE, porque ele não faz distinções entre varejo físico e online. 

Ao mesmo tempo, o PAC também não apresenta uma lista de produtos mais vendidos, apenas informações relacionadas ao faturamento das empresas que operam no comércio brasileiro. 

E para achar os produtos mais vendidos do Brasil, precisamos justamente disso: de uma lista. 

Existem as listas dos marketplaces, que vamos mostrar ao longo do texto, mas elas são presas ao período analisado — ou seja, a lista dos mais vendidos do Mercado Livre vai mostrar os produtos mais vendidos desse mês. 

No fim das contas, precisamos de uma análise diferente. 

A Análise Qualitativa da Evolução das Vendas 

Como não há uma grande lista rankeando categorias de produtos ou produtos individuais por vendas, precisamos fazer uma análise qualitativa — como os produtos cresceram ou diminuíram em vendas. 

Essa análise, porém, limita a nossa análise apenas ao ano anterior. Mas pense comigo: não é melhor que seja assim? 

Se você quer uma lista com os produtos mais vendidos em toda a história do e-commerce, vai encontrar muitos artefatos — elementos estatísticos ou errôneos ou inadequados para a análise. 

Assim, analisando o crescimento de segmentos e produtos individuais, temos uma ideia bem interessante do que aconteceu no ano anterior e o que pode acontecer nesse. 

Mas não se preocupe: também vamos mostrar quais são os produtos mais vendidos nos marketplaces no momento da redação desse post. 

Para a análise direta no crescimento das vendas, vamos contar com dados da Webshoppers. 

Aliás, já fizemos uma análise mais geral da edição da Webshoppers que vamos usar como referência aqui. Acesse logo abaixo: 

➡️ Webshoppers 2024: Dados sobre as Estatísticas do E-commerce Brasileiro

Materiais de Apoio já Produzidos pela Leadster

Nem tudo no e-commerce está relacionado a vendas. Ou melhor dizendo: as vendas não acontecem sozinhas. Existem vários outros indicadores e ações que têm impacto nas vendas, mesmo não envolvendo nenhum trabalho direto de Fundo de Funil

Uma delas é a geração de leads. E-commerces que levam o Inbound Marketing a sério buscam gerar leads em todos os estágios possíveis do Funil de Marketing e Vendas, e precisam saber quais são os canais e as condições mais favoráveis para essa geração. 

A Leadster já lançou dois Panoramas da Geração de Leads — uma edição em 2023 e outra em 2024. 

Nesses materiais, conversamos sobre os principais canais da geração de leads no Brasil, entendendo também como ela acontece em cada segmento analisado. Um deles é o e-commerce. 

Clique no banner logo abaixo para a edição mais recente: 

Outro material interessantíssimo que elaboramos diz respeito ao uso de chatbots na geração, conversão e qualificação dos seus leads. 

Através dos chatbots, é possível criar fluxos automatizados que lidam com os leads de forma personalizada. Nesse material, mostramos como exatamente isso acontece usando. 

Para fazer o download, clique no banner logo abaixo: 

E um último material que não é exatamente um estudo, mas uma experiência interativa, um joguinho bacana que vai te ajudar a lidar com os dragões de marketing mais comuns na geração de leads, tráfego pago e tráfego orgânico. 

O jogo reúne toda a informação que já publicamos sobre o tema aqui no blog, e a apresenta de uma forma objetivo e acionável para hoje. 

Acesse também clicando no banner: 

Esses apoios são fundamentais para você começar bem na sua jornada de marketing no e-commerce, que apesar de ter várias particularidades, ainda é marketing digital. 

E só pra finalizar antes da gente seguir para o texto, um último recurso que vai te ajudar em tudo o que esses materiais te indicam a fazer: o chatbot com IA generativa da Leadster. 

Um dos pontos de maior dificuldade em um e-commerce é a dificuldade de lidar com dúvidas pontuais, que precisam ser respondidas na hora. 

Por exemplo: alguém está em um produto seu e quer saber se existem outros modelos parecidos. Esse sempre foi o maior problema do e-commerce — em uma loja física, você pergunta para algum vendedor.

Mas e online? Perguntar pra quem? 

No e-commerce, o cliente pode perguntar direto para o chatbot. Com a IA generativa, o ShopBot da Leadster é capaz de responder perguntas sobre o seu produto imediatamente. 

E como ele é um modelo de IA, o ShopBot consegue aprender sobre seus produtos, páginas e categorias de acordo com o que está escrito no site. 

Faça um teste grátis hoje clicando no banner logo abaixo! 

A Evolução das Vendas por Categoria (Dados de 2024)

Como conversamos, vamos tratar aqui da evolução dos segmentos do e-commerce. Ou seja: estamos analisando dados de 2024, comparados com dados de 2023. 

Essa comparação vai te ajudar a entender qual é o grande movimento do e-commerce hoje em dia. Entendendo o que as pessoas mais compraram em 2024, temos uma boa base para entender o que elas podem comprar em 2025. 

Mas precisamos entender alguns pontos fundamentais antes de seguir para a análise: 

  • Variações climáticas: em 2024, o Brasil bateu recordes de temperatura. Aliás, o mundo inteiro. Foi o ano mais quente da história da humanidade. Essa variação de temperatura fez alguns produtos ficarem mais atrativos ano passado, especialmente o ar condicionado, o ventilador, frigobares, geladeiras etc.
  • Sazonalidades: é importante considerar as diferentes sazonalidades no e-commerce e os produtos relacionados a elas. As estatísticas abaixo não levam isso em consideração, mas temos um texto bem mais completo sobre o tema aqui no blog;
  • Novos produtos: um novo produto pode surgir do dia para a noite e virar uma grande febre. Essas variações podem, em alguns casos, fazer um mercado crescer muito em um ano e cair em outro; 
  • Merchandising: quando produtos específicos começam a ser inseridos na televisão, por exemplo, é natural que as vendas do segmento cresçam impulsionados por essa ação; 

Dentre outros pontos mais específicos. Mas com isso em mente, vamos direto ao gráfico?

Logo abaixo, vamos fazer uma análise mais aprofundada dos top 5 segmentos e produtos mais vendidos no e-commerce brasileiro: 

Com base nesse gráfico, podemos dizer que os produtos mais vendidos no e-commerce em 2024 estavam inseridos nesses seis segmentos principais: 

  • Saúde; 
  • Alimentos e bebidas; 
  • Esporte e Lazer; 
  • Perfumaria e Cosméticos; 
  • Bebês 
  • Eletrodomésticos; 

Olhando por esse gráfico já conseguimos ter uma boa ideia do cenário geral do e-commerce: produtos básicos e de giro rápido estão crescendo mais que todos os outros. 

E produtos mais caros, como eletrônicos, smartphones e computadores estão em queda, apesar de ser uma queda menos acentuada do que nos anos anteriores.

Agora vamos partir para uma análise mais aprofundada em cada um desses segmentos. 

1 – Saúde

Os produtos mais vendidos em saúde foram, de longe, os remédios — eles representaram 15% de todos os pedidos feitos pela internet no segmento saúde. 

Aliás, se analisarmos os produtos de giro rápido, os remédios foram os campeões também, vendendo mais que produtos muito mais comuns, como hidratantes corporais, shampoo e até o bom e velho cafezinho. 

Isso está muito relacionado com esse outro gráfico, que indica os motivos pelos quais as pessoas compraram online em 2024: 

Vemos que abastecimento e reposição foram as maiores justificativas de compras em 2023, menos no último quadrimestre, que inclui o natal — a compra por ocasião especial + promoções e ofertas superaram as compras apenas para abastecimento. 

Então, caso você esteja pensando se essa é a hora de abrir um e-commerce farmacêutico ou levar a atuação da sua farmácia para a internet, fica aqui o nosso sonoro SIM! Esse é um ótimo momento para vender nesse segmento. 

2 – Alimentos e Bebidas 

Entre os produtos de giro rápido que conversamos no tópico anterior, o café teve um grande destaque. 

Ele foi responsável por quase 4% de todas as vendas de giro rápido no ano, algo bastante impulsionado pela carestia que o produto vem experimentando nos mercados mundiais. 

Mas de qualquer forma, o setor de Alimentos e Bebidas vem crescendo já faz algum tempo no e-commerce. 

A inflação brasileira teve meta de 4,5% em 2025, mas fechou o ano em 4,83%. E quando a inflação sobe, o consumidor começa a procurar por alternativas às compras de mercado. 

É bem provável que é esse movimento que está acontecendo, especialmente porque os produtos que mais tiveram impacto da inflação em 2024 foram justamente os alimentos e as bebidas. 

Em 2024, o setor acumulou alta de 7,69%, e os preços nos supermercados tiveram um salto absurdo. 

Juntando isso à situação climática — que aumenta preços em toda a cadeia de suprimentos, mas aumentou tanto o do café e do azeite que esses produtos viraram até meme — é natural que o e-commerce se torne mais atrativo para o consumidor. 

Para 2025, é bastante provável que essa tendência continue. Os preços ainda estão altos, e não têm previsões de baixas. 

3 – Esporte e Lazer 

Ao mesmo tempo, o setor de Esporte e Lazer se consolidou em 2024 como o terceiro maior em termos de crescimento. 

Muito disso pode ser explicado pela enorme popularidade que as academias e clubes esportivos estão vivendo. 

Pra você ter uma ideia, uma pesquisa que entrevistou donos de academia revelou que mais de 85% deles esperam expandir a quantidade de membros no próximo mês e mais de 92% têm boas perspectivas de faturamento. 

Ou seja: o momento está propício para a venda de produtos fitness. 

Mas algo que vem trazendo muitas vendas para a categoria com certeza é a venda de produtos adjacentes ao esporte, especialmente os shakes hipercalóricos, como a creatina. 

Segundo o Valor, com informações do InterPlayers, a venda de suplementos no Brasil teve um aumento de 43% em 2024. 

E a maior parte dessas vendas é feita justamente no e-commerce. 

4 – Perfumaria e Cosméticos 

Já vimos esse gráfico ali no item 2, mas vale a pena trazê-lo novamente aqui: 

Esses são os produtos que mais contribuíram para o crescimento da sua categoria em 2024. 

Perceba como três deles são do segmento Perfumaria. 

Esses dados não são nem novidade para quem trabalha no setor. Ele raramente perde forças, tanto no varejo online quanto no varejo físico. 

E isso é uma realidade de anos. Os itens de perfumaria são vistos como essenciais para os brasileiros. É muito difícil encontrar uma casa em que todo mundo usa o mesmo shampoo. 

Isso se dá devido às particularidades do Brasil, que é um país com muitas regiões úmidas e quentes, com algumas regiões climáticas sendo inclusive parte do árido e do semi-árido. 

E também pela nossa cultura: o brasileiro ama estar perfumado 😊

5 – Bebês 

A categoria Bebês apresentou um crescimento súbito em 2024, um que não era muito comum antes de um grande acontecimento na história brasileira — a chegada do home office. 

Mas a relação entre o home office e o aumento das vendas não é bem essa que você está imaginando 😅

Na verdade, o home office permite que pais passem mais tempo com seus filhos pequenos. E isso naturalmente faz com que as vendas de produtos para as crianças aumentem. 

Mas claro: o home office também traz mais bebês ao mundo, o que contribui com as vendas no geral. 

Com o home office se tornando um grande diferencial na contratação em alguns segmentos, especialmente segmentos que pagam bons salários, o segmento de produtos infantis está com um ótimo prognóstico de crescimento. 

6 – Eletrodomésticos 

Quando elaboramos essa lista, a ideia era que ela apresentasse o top 5 das categorias com maior crescimento. 

Isso foi imaginado antes da gente começar a pesquisar, ainda no outline do texto. Mas durante a elaboração, percebemos que o setor de Eletrodomésticos ficaria de fora se a gente optasse por só 5. 

Mas por que, exatamente? Como o setor está caindo tanto? 

Bom, primeiro é importante entender que o segmento de eletrodomésticos não apresentou quedas, mas seu crescimento foi baixo quando comparado com as outras categorias, todas de giro rápido. 

E entre todos os segmentos analisados, o de Eletrodomésticos foi o único que apresentou retração no crescimento. 

Isso tem várias explicações, mas a principal delas é o momento delicado na economia brasileira que estamos experimentando. 

Com a inflação subindo e ultrapassando a meta e os preços no mercado cada vez mais altos, o brasileiro está mais controlado, e buscando, como vimos, resolver suas necessidades de abastecimento. 

O estudo fez uma análise extra super interessante também. Logo abaixo você acompanha os produtos relacionados ao calor e o seu impacto no crescimento dos seus respectivos segmentos: 

O ar condicionado foi responsável por quase 25% do crescimento do segmento de eletrodomésticos. 

Se somarmos o ar, a geladeira e o ventilador, são 49,7% de crescimento do setor impulsionado principalmente pelo calor. 

E importante: como não estamos analisando vendas brutas mas sim o crescimento, é seguro dizer que o calor foi responsável por quase metade do crescimento do setor de eletrodomésticos. 

Ainda mais quando relacionamos esse dado com a intenção de compra dos brasileiros, que está muito voltada ao abastecimento. 

Os Produtos mais Vendidos nos Marketplaces 

Bom, agora que já conversamos sobre os produtos mais vendidos no e-commerce geral, olhando para dados de 2024, precisamos conversar sobre os produtos mais vendidos nos marketplaces. 

Essa análise é boa e ruim ao mesmo tempo. 

Boa por que ela nos permite ver produtos reais. Até agora, analisamos grandes categorias de produtos, citando aqui e ali alguns relacionados ao raciocínio de entender o que exatamente está acontecendo no setor.

Mas essa análise também vem com um problema: ela não é anual. Na verdade, todos os produtos listados aqui podem mudar mês que vem. 

Mas eles não costumam mudar tanto assim dentro das categorias. É possível ter uma ótima ideia do que foi mais vendido ao longo do ano olhando para esses produtos, mas não é possível ter certeza. 

O melhor é você mesmo fazer a sua análise, já que os produtos mudam de acordo com a época analisada. 

Não tem muito mistério: é só clicar nesses links para saber mais:

➡️ Produtos mais vendidos no Mercado Livre;

➡️ Produtos mais vendidos na Magalu; 

➡️ Produtos mais vendidos na Amazon


E aí, o que você achou da nossa lista dos segmentos mais vendidos no Brasil? 

Espero que você tenha conseguido ter uma boa ideia do que vender no seu próprio e-commerce. 

Se você já vende produtos, que tal a gente inaugurar uma nova pesquisa aqui mesmo nos comentários? 

Diga quais são os seus produtos de destaque e em quais segmentos você mais vende e vamos comparar as respostas! 

Obrigado pela leitura. A gente se vê no próximo texto! 


Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

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