Mc Donalds, iFood, KFC e Burger King. Todas essas marcas estão relacionadas à venda de alimentos e, além disso, têm vermelho em seus logos. Seria essa uma coincidência? Pode ter certeza que não. 

Tenha em mente que cada pequena coisa que uma empresa faz tem um objetivo, principalmente em termos de branding e identidade visual. 

É sobre isso que vamos falar hoje, nos aprofundando sobre a Psicologia das Cores no Marketing.

Por mais que pareça algo que foi algo decidido sem muito propósito, quando observamos a logo e a identidade visual de uma marca, as cores são pensadas estrategicamente para evocar um sentimento nas pessoas, potencializando os resultados e conquistando novos clientes.

Siga no texto para entender porque as marcas escolhem cores específicas para representá-las e o que isso significa para os clientes.

Vamos lá!

O que é Psicologia das Cores?

O que é Psicologia das Cores?

A Psicologia das Cores é um estudo que busca entender como o ser humano se comporta quando exposto às cores.

Essa análise tem o objetivo de definir quais são os efeitos, ou seja, quais são os sentimentos e emoções que o ser humano sente ao ver determinada cor.

Ao trazermos esses estudos para o marketing, o foco é compreender as impressões dos consumidores sobre uma marca e se as cores estabelecem determinada conexão e convencem ou não a tomada de decisão desejada pela empresa.

Por que a Psicologia das Cores é Importante para o Marketing?

Os números falam por si só. 

Segundo uma pesquisa do Quick Sprout, 85% dos clientes apontam a cor como a principal razão para comprar um produto ou serviço.

Fora isso, os dados também mostraram que a cor aumenta em 80% o reconhecimento da marca, este que está diretamente ligado à confiança do consumidor.

A partir desses dados conseguimos comprovar que as cores são elementos importantíssimos tanto para a questão de branding e divulgação, quanto para as vendas de uma empresa.

Logo abaixo nós temos um infográfico que traz dados sobre as primeiras impressões dos consumidores e quais são os formatos de conteúdos mais lembrados. Confira:

Por que a psicologia das cores é importante para o marketing

Outros estudos foram criados para entender melhor como as cores afetam as escolhas de consumidores. 

Um deles é do autor Robert Plutchik que criou uma roda de emoções ligando-as a determinadas cores. A partir disso a CopyPress desenvolveu uma imagem, mostrando todos esses sentimentos, confira:

Podemos ver que nesse círculo temos oito emoções iniciais

  • Raiva;
  • Medo;
  • Tristeza;
  • Nojo;
  • Surpresa;
  • Curiosidade;
  • Aceitação;
  • Alegria.

Como aplicar a Psicologia das Cores no Marketing?

Como aplicar a Psicologia das Cores no Marketing?

A psicologia das cores no Marketing vai atuar de maneira diferente em cada empresa. Por isso, não temos aqui um passo a passo de como aplicar esse estudo em seu negócio.

Porém, existem alguns pontos para se atentar ao criar a identidade visual da sua empresa, além de dicas que podem otimizar ainda mais a sua estratégia.

Confira!

Acompanhe o desempenho das cores 

Não é só porque você gosta de azul que esse motivo vai ser o suficiente para tornar essa cor a principal da sua marca.

É preciso analisar tudo que diz respeito a cor, como seu significado, a conexão dos tons com a identidade visual da marca e quais são as emoções provocadas no público.

Em materiais como e-mail marketing e landing pages você pode até mesmo realizar testes A/B para avaliar os resultados e adaptar o conteúdo e design conforme a performance obtida.

Utilize uma paleta de cores que corresponde à sua marca

Pense o que sua marca deve representar para o seu público. O que você quer passar quando uma pessoa ver seu logo? Tecnologia, praticidade, conforto?

Assim que tiver essas respostas em mãos, busque uma paleta de cores que represente esses sentimentos e até mesmo seus objetivos a serem alcançados.

Sempre pense na experiência do usuário

Temos sempre que combinar cores que representem a sua empresa com a experiência almejada para o usuário ao acessar seu site, blog, redes sociais, entre outros canais.

Por isso, fique atento aos seguintes pontos:

  • Prefira cores que facilitam a leitura, tornando-a menos cansativa;
  • Analise quais são as cores preferidas da sua persona;
  • Cuidado com tons mais agressivos. Lembre-se que há cores que literalmente fazem os olhos doerem. Se for utilizá-las, faça-o com muito cuidado e propósito;
  • Sempre faça testes.

Busque as cores que convertem 

Sim, há cores que convertem mais do que outras e isso deve fazer parte da sua estratégia de Psicologia das Cores.

Mais uma vez a Quick Sprout traz dados que mostram a relação das cores com conversão e comportamento do público, confira:

  • Anúncios de mídia paga com mais cores performam melhor do que versões em preto e branco;
  • Existem diferenças na interpretação do significado das cores por gênero:
    • Mulheres têm azul, roxo e verde como tons preferidos. Já homens preferem azul, verde e preto;
    • Em contrapartida, laranja, castanho e cinzento são as cores que mais desagradam às mulheres. Já castanho, laranja e roxo são as mais odiadas pelos homens.
  • Utilizar uma cor diferente no CTA pode alterar significativamente a taxa de cliques e conversões.

Analise como as cores se comportam nas imagens

Uma dica essencial para seus banners e imagens é utilizar cores complementares para destacar elementos de conversão.

O infográfico abaixo mostra a você as características mais técnicas das cores, ou seja, se são primárias, secundárias, quais são complementares, análogas etc. Confira:

Utilize ferramentas

As ferramentas vão ser suas maiores aliadas na hora de escolher uma cor apropriada para a comunicação da sua empresa.

Vamos a algumas delas:

Adobe Color

Esse é um site da Adobe que fornece paletas prontas, além de uma ferramenta para criar variações de até cinco cores por vez.

Material Design Colors

Por meio do site Material Design Colors, você poderá encontrar variações de tons que colaboram com o seu projeto.

Caso você utilize as mesmas cores em um projeto web, essa ferramenta do Google já prepara todo o código CSS que está por trás.

ColourCode

O ColourCode auxilia você a encontrar cores para seu projeto, já fornecendo o código RGB.

ColorZilla

O plugin ColorZilla permite a captura de uma cor diretamente do navegador.

A ferramenta está disponível nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.

Color Scheme Designer e Colour Lovers

Do mesmo modo que o Adobe Color, os sites Color Scheme Designer e Colour Lovers possibilitam que você encontre paletas prontas ou monte as suas.

Qual o Significado de Cada Cor?

Qual o Significado de Cada Cor?

Para começar a entender o que cada cor representa, vamos primeiro ao infográfico feito pela The Logo Company que mostra o que cada cor representa em diversos logos:

Com isso, podemos entender que cada cor está relacionada a um comportamento humano e no marketing isso não é diferente.

Para facilitar a vida dos marketeiros de plantão, a empresa No Film School fez um compilado de cores e seus respectivos significados, confira:

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade.
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo.
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excesso, flamejante.
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade, natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade, fertilidade, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição.
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão.
  • Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.
  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade.
  • Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva.
  • Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento – culturas ocidentais –, morte – culturas orientais –, frio, clínico, estéril.
  • Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico.
  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza.

Para entender de forma ainda mais prática, a editora audiovisual Lilly Mtz-Seara produziu um vídeo que ilustra fielmente o que cada uma dessas cores representa. Recomendo muito que assista:

Qual a Cor Certa para Blog?

Qual a Cor Certa para Blog?

Como você viu acima, as cores podem representar diversos sentimentos, o que vai dizer qual é a melhor cor é a sua identidade visual e a experiência do cliente.

No caso dos blogs, temos que lembrar que os textos devem ser sempre o foco desse canal, as cores devem ser utilizadas para destacar e chamar a atenção para esses conteúdos.

Caso você tenha materiais ricos ou simplesmente conteúdos especiais para download, também recomendamos dar destaque especial à essa seção.

Qual a Cor Certa para Vendas Online?

Qual a Cor Certa para Vendas Online?

Vimos nas pesquisas da Quick Sprout quais são as cores preferidas de homens (azul, verde e preto) e mulheres (azul, roxo e verde) e que as pessoas tendem a preferir anúncios com mais cores do que aqueles que prezam por preto e branco.

Com essas informações você já pode ter uma base de quais são os melhores tons para suas vendas online, mas, sempre lembre de estar dentro de sua identidade visual.

Além disso, vale ressaltar que a cor cinza foi associada à solidão e tristeza, por isso, é interessante evitá-la.

Qual a Melhor Cor para Banner?

Qual a Melhor Cor para Banner?

Os banners sempre estão acompanhados de CTAs, certo? Por isso, destacar a cor dessa chamada para ação é importante, então pense em utilizar cores complementares.

Outra dica a seguir é o comportamento do público. 

Pessoas mais impulsivas reagem melhor a cores como azul, laranja e preto. Pessoas que buscam preços baixos reagem a tons como azul-escuro e verde.

Outros pontos para seguir na sua criação de banner são:

  • Utilize cores que combinem – e também contrastem – com as demais usadas no site e no fundo do botão;
  • Prefira um cor forte e sólida, que estimule uma reação nos usuários;
  • É ideal que a cor do texto contraste com a cor de fundo.

Por fim, Sempre Teste

Por fim, Sempre Teste

Nem sempre o seu planejamento dará o resultado esperado. Por isso, fazer testes é fundamental para um bom resultado.

Os testes A/B serão seus aliados na hora de criar conteúdos que envolvem copy e também design, principalmente na questão da psicologia das cores

Essa estratégia é essencial, pois você estará rodando para o seu público duas opções para entender quais são as cores que mais convertem entre seus consumidores. 


Por mais que a Psicologia das Cores no Marketing seja essencial em suas estratégias, isso não significa que você precisa (nem deve) parar por aqui! Ao invés disso, deixe-me apresentar a você o marketing conversacional e a mídia paga. 

Ok, eles são conceitos diferentes, mas entenda agora Por que Você Deveria Criar uma Estratégia de Marketing unindo Mídia Paga e Marketing Conversacional!

Categorias: Marketing digital

Thiago Silva

Especialista de Branding na Leadster.

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