Sumário
O SEO técnico para e-commerce é bastante importante por uma série de motivos.
Há um mito no marketing digital que compensa a gente abordar logo no começo do texto: o SEO é apenas para quem trabalha com conteúdo.
Aliás, esse mito é tão forte que, em muitos casos, o SEO é visto como sinônimo de blogs.
Mas não é bem por aí. Aliás, não é nem perto de ser “por aí”.
O SEO tem impactos diretos na facilidade que os usuários têm em encontrar a sua marca nos buscadores. E essas buscas nem sempre são relacionadas a conteúdo.
Hoje vamos conversar melhor sobre o SEO técnico para e-commerce.
Primeiro, vamos entender na prática qual é a sua principal função — o que exatamente ele faz.
Depois, vamos entender melhor quais são os pontos mais básicos de SEO para e-commerce, e logo em seguida vamos ver juntos como é o processo de auditoria técnica.
Tudo pronto para começar?
O que exatamente o SEO técnico para e-commerce faz?
O SEO para e-commerce faz o seu site e os seus produtos aparecerem nas buscas que as pessoas fazem especialmente no Google.
É claro: ele vale para todos os outros buscadores também.
A questão é que o Google é o buscador com a maior quantidade de recursos hoje — ele conta não só com a listagem de sites nas suas páginas de resultados, mas também com snippets voltados para o e-commerce.
Por conta dessa quantidade maior de recursos que o Google oferece, o SEO técnico para e-commerce é fundamental para garantir o máximo de exposição possível no buscador.
Logo abaixo vamos conversar melhor sobre como exatamente o SEO para e-commerce coloca sua marca com maior destaque no Google. Me acompanhe:
Painel de conhecimento para branded search
Vamos começar pequeno: as pesquisas branded são aquelas em que o usuário pesquisou diretamente pelo nome da sua marca no Google.
Nesses casos, o SEO é importante para sinalizar ao Google que aquela marca é a sua, e para incluir o seu conteúdo no painel de conhecimento.
Veja esse exemplo para entender melhor o que é o Painel:
Quando alguém pesquisa por “Vans”, o Painel de conhecimento exibe informações sobre a marca, retirando as informações do melhor resultado do buscador.
Em casos de marcas maiores, como no exemplo, o Painel de conhecimento pode ser construído até por outros sites, como a Wikipédia.
Mas em e-commerces menores, esse Painel é construído com as informações que você determina no seu site — geralmente em uma página específica para isso, “Sobre nós”.
Não é possível “ativar” o Painel para a sua marca. Apenas criar um bom conteúdo, trabalhar bem o SEO técnico e esperar o Google criá-lo, conforme as buscas pela sua marca vão aumentando.
Maior facilidade de exibição em anúncios do Google Shopping
Quem trabalha com e-commerces precisa trabalhar com um tipo específico de anúncio no Google Ads — os anúncios para o Google Shopping.
Você com certeza já viu vários desses anúncios em buscas por produtos no Google. Veja um exemplo:
Aqui, podemos ver que a Vans está fazendo um ótimo trabalho tanto de SEO técnico quanto de gestão de mídias pagas.
Veja como a marca aparece em duas modalidades diferentes: no Google Shopping, à direita, e nos próprios resultados de pesquisa.
Essa não é a experiência padrão do Google Ads e do Google Shopping. Na verdade, é até bastante comum que marcas com e-commerces próprios percam leilões em palavras-chave relacionadas ao seu próprio produto.
Veja esse caso, por exemplo:
A CASIO faz vendas dos seus relógios no site em um e-commerce próprio, então é de se esperar que os resultados patrocinados do Google Shopping exibam o site da CASIO.
Mas não é o caso aqui. A CASIO não aparece em nenhum resultado patrocinado do Google Shopping.
É claro que o motivo dela não aparecer pode ser simplesmente o fato dela não fazer anúncios do Google Shopping.
Mas independente disso, existem vários casos onde marketplaces, e-commerces de importadoras e outros sites similares fazem anúncios competindo com as próprias fabricantes dos produtos.
E se essas fabricantes não trabalham bem o SEO técnico para e-commerce, elas vão ter uma dificuldade bem maior em posicionar seu anúncio do Google Shopping e vencer os leilões em cada busca.
Maior facilidade de exibição nos resultados orgânicos do Google Shopping
Além dos anúncios do Google Shopping, que aparecem diretamente na SERP principal do Google para cada pesquisa, também existem os resultados orgânicos dessa modalidade.
A aba “Shopping” fica logo ao lado da aba principal, de pesquisa, e exibe resultados de e-commerce (com imagens dos produtos) ao invés de resultados textuais.
Veja um exemplo de pesquisa por lá:
Perceba como a aba do Google Shopping tem uma grande variedade de recursos, permitindo inclusive determinar o tamanho do sapato nesse caso e a faixa de preços, além de permitir imagens e anúncios.
Os resultados orgânicos aqui surgem do SEO para e-commerce. Com um bom trabalho de SEO, você aumenta as suas chances de colocar sua marca e seus produtos com maior destaque.
Se você perceber, o primeiro resultado é da própria Converse, nesse caso, quando pesquisamos por “Converse All Star”. E na primeira linha de resultados, que é a mais valiosa, o site da Converse aparece duas vezes.
O mesmo nos anúncios: a Converse não está na primeira posição deles, mas aparece duas vezes.
Tanto a exibição do resultado orgânico quanto o posicionamento do anúncio estão relacionados com o SEO técnico para e-commerce.
A possibilidade de aparecer em IAs e motores de busca de IAs
Como o mundo inteiro já percebeu, as IAs vieram para ficar.
Muita gente imaginou que elas seriam um “Google killer” — ou seja, os usuários do Google iam passar a preferir pesquisar assuntos na IA ao invés de no buscador.
Mesmo não sendo esse Google killer que muitos especialistas esperavam que ela seria, a IA ainda vem crescendo e se desenvolvendo, e tem uma grande adesão.
O SEO técnico para e-commerce permite que você apareça como referências nas IAs em algumas buscas.
Por exemplo: ao invés de buscar o nome do produto, eu posso buscar por “quando o modelo All Star foi criado pela Converse?”
Essa é uma busca no próprio Google, que retornou um resultado com IA. Veja que esse é um ponto onde a Converse está falhando — no seu conteúdo.
Com um bom SEO técnico e uma boa produção de conteúdo — que não se engane, ainda andam lado a lado — é possível influenciar a IA a entregar uma resposta influenciada pelo seu site como fonte de pesquisa.
E o mais interessante é que seu site vai ser listado logo ali ao lado. Para pesquisas mais específicas, é possível que uma página de categorias ou uma página de produtos mesmo seja adicionada ao resultado com IA do Google.
🤿 Se aprofunde: SEO para IA — como fazer?
O básico do SEO para e-commerce
Antes da gente passar para o SEO técnico, é importante relembrar alguns pontos básicos do SEO para e-commerce.
O SEO para e-commerce segue os principais pontos do SEO geral, mas ele tem algumas necessidades bem específicas.
A principal preocupação do SEO para e-commerce é colocar os produtos em evidência para as buscas que os usuários realizam.
Então, é natural esperar que o SEO para e-commerce seja principalmente voltado para essa funcionalidade — o mais importante é a descrição de produtos, as imagens, descrições das categorias e alguns outros pontos.
Esse é o SEO mais básico, mas não no sentido dele ser “mais fácil” ou “mais difícil”. Ele pode se tornar bastante técnico, mas também ser absolutamente simples.
O básico nesse caso se refere à necessidade. Esses pontos são fundamentais para que o e-commerce tenha uma boa performance nos buscadores.
Aqui, vamos tratar dos seguintes itens:
- Descrição de produtos e categorias;
- Pesquisa de palavras-chave;
- Estrutura de URLs (arquitetura do site);
- Metadados;
- Imagens ilustrativas dos produtos.
Vamos conversar melhor sobre cada um desses pontos agora.
Descrição de produtos e categorias
Esse é o ponto mais básico do SEO para e-commerce — a descrição de produtos e categorias.
Mas, como conversamos logo ali em cima, apesar de ser um ponto “básico”, não estamos dizendo que esse é um ponto fácil de resolver.
Na verdade, como qualquer produção de conteúdo, a descrição de produtos precisa de tempo para ser criada e bastante pesquisa.
Todo produto em um e-commerce precisa conter:
- Informações técnicas;
- Descrição do produto com suas particularidades e finalidades;
- Nome completo do produto no título, inclusive com algumas infos técnicas;
- Modelo do produto;
- Cor do produto (ou a possibilidade de escolher as cores);
E qualquer outra informação relevante não só para o produto, mas para a experiência de compra no geral.
Mas para criar essa descrição de produtos da melhor forma possível, o ideal é realizar uma pesquisa de palavras-chave previamente.
Vamos conversar sobre isso logo abaixo:
Pesquisa de palavras-chave
Na introdução desse tópico deixamos esse link sobre a pesquisa de palavras-chave, que vale muito a leitura.
Basicamente, a descrição de produtos precisa seguir uma palavra-chave determinada previamente. Essa palavra-chave é o termo usado pelos usuários dos buscadores para encontrar um produto.
Imagine a seguinte situação. Você tem para vender 2 tipos de geladeira: as frost free e as comuns.
Uma das palavras-chave que você vai precisar usar para a descrição da categoria das frost free é “geladeira frost free”. Se você não usar essa palavra-chave, você vai ter muito mais dificuldades em apresentar seu produto nos buscadores.
Agora vamos nos aprofundando. Dentro das geladeiras frost free, seu e-commerce trabalha com 3 marcas diferentes: Brastemp, Consul e Bosch. Todos os produtos precisam ter a marca logo no título e ao longo da descrição.
Nesse caso, a palavra-chave principal já se torna “geladeira frost free Brastemp”, e as palavras-chave secundárias “geladeira frost free” e “geladeira Brastemp”.
E dentro das geladeiras frost free Brastemp, você tem variações de voltagem, variações de cor, de capacidade de armazenamento e alguns outros pontos específicos.
Então, o título final para uma das suas geladeiras seria “Geladeira frost free Brastemp 300L, 220V, cinza escovado, com dispenser de água e freezer de 50L”.
Aqui, a palavra-chave principal continua sendo “Geladeira frost free Brastemp”, sendo que as palavras-chave secundárias podem ser:
- Geladeira Brastemp;
- Geladeira frost free;
- Geladeira 300L;
- Geladeira com freezer;
- Geladeira com dispenser;
E por aí vai. Essa pesquisa de palavras-chave é feita através de plataformas dedicadas, como o SemRush (pago) e o Google Keyword Planner (gratuito para anunciantes do Google Ads).
A pesquisa de concorrência para encontrar títulos e palavras-chave
Só um pequeno adendo rápido: a pesquisa de palavras-chave pode ser feita individualmente, colocando termos descritivos dos seus produtos direto nas plataformas de pesquisa e analisando os resultados.
Mas uma ótima forma de encontrar ideias e não deixar nenhuma palavra-chave passar é pesquisar também os seus concorrentes.
Veja uma pesquisa rápida com os pontos que estamos trabalhando aqui, da geladeira Brastemp:
Perceba que na nossa pesquisa anterior, não incluímos a palavra-chave “geladeira duplex”, colocando “geladeira com freezer” no lugar.
Um erro comum, mas que se não fosse a pesquisa nos concorrentes, pode ser que ele passaria e chegaria no seu e-commerce, atrapalhando a performance do produto.
Sempre pesquise produtos na concorrência antes de escrever seu título e a sua descrição.
Isso evita erros e facilita o processo como um todo.
Arquitetura do site (estrutura de URLs) e Metadados
Isso pode parecer avançado, mas é bastante básico.
A arquitetura do seu site é a forma como você organiza suas URLs. Vamos pensar, por exemplo, nesse caso das geladeiras mais uma vez.
Você tem uma home, com todos os seus produtos listados, e páginas de categoria específicas.
A home, naturalmente, tem a URL padrão do seu domínio: www.geladeiras.com.br.
A página de categorias precisa seguir uma hierarquia que inclui o subdomínio: www.geladeiras.com.br/brastemp.
E na página do produto em si, a URL precisa ser www.geladeiras.com.br/brastemp/geladeira-frost-free-300L.
É uma separação simples entre domínio/subdomínio/página. Esse é o padrão na arquitetura de sites.
Vamos pensar agora em um erro: você até tem o domínio e o subdomínio bem configurados, mas na hora de criar a página do produto, a criou dentro do domínio principal.
Ou seja: www.geladeiras.com.br/geladeira-frost-free-300L.
Se você já tem um subdomínio só para as categorias de produtos, o jeito lógico de trabalhar a arquitetura do site é colocando a página dentro da categoria.
Os Metadados incluem o meta title de cada página e a sua meta descrição. Cada uma das páginas do seu site precisa de um título único, assim como uma descrição única.
Título e descrição são usados pelo Google na exibição dos resultados. Veja um exemplo dele sendo usado da forma correta:
Nesse caso, o meta title é “Chuck Taylor All Star Feminino” e a meta descrição é o texto que vem logo abaixo.
Agora veja um exemplo de erro na hora de configurar os dois:
Os principais erros:
- O meta title está com mais caracteres do que o Google suporta;
- A meta descrição não foi configurada;
- Por não configurar a meta descrição, o Google usou as primeiras linhas do conteúdo.
Por falta de uma arquitetura bem definida, esse segundo exemplo também tem problemas de exibição dos sitelinks. Apenas o preço foi exibido, enquanto o exemplo da loja da All Star tem 4 sitelinks exibidos organicamente.
Tudo isso é facilmente editável direto no WordPress ou em qualquer plataforma que você esteja usando para publicar o seu site
Imagens dos produtos
O último ponto do SEO básico que precisamos tratar é a inserção de imagens nos produtos.
Esse é um ponto que vai além do SEO, na verdade, e trata também da própria experiência do usuário e de questões de CRO — Otimização da Conversão.
É fundamental colocar o máximo de imagens do produto que você conseguir, mas levando também esses pontos em consideração:
- Use imagens convertidas para .webp, que são menores e carregam menos o site. Isso evita tempos de carregamento muito longos;
- Mostre todos os ângulos do produto;
- Inclua variações de cor em um menu. Não coloque fotos de todas as cores de uma vez, espere seu usuário escolher a cor que ele prefere;
- Ofereça a possibilidade de um zoom no produto, mas não muito: lembre-se que ele está em .webp, e com a qualidade bem baixa.
SEO técnico para e-commerce: ajustes avançados
Os pontos que tratamos juntos até agora já são o suficiente para você começar seu trabalho no SEO para e-commerce.
Aliás, esses pontos são o suficiente para você já ter inclusive bons resultados nas buscas do Google, tanto organicamente quanto em anúncios, e tanto nas SERPs padrão quanto no Google Shopping.
Mas é possível ir além. Aliás, sempre é possível ir além no SEO. E quanto mais você se aprofunda, melhor o seu site vai ficando, e melhores vão ser os seus resultados.
A questão é que esse aspecto bem mais técnico do SEO pode ser até desnecessário. É importante conduzir auditorias para saber em que pé está o seu SEO, mas não é tão necessário assim se aprofundar demais e investir muito nessa tarefa.
Pelo menos não naturalmente. Apesar do SEO básico já ser o suficiente em muitos casos, ainda existem nichos extremamente competitivos nos e-commerces hoje.
E em vários casos, e-commerces próprios estão competindo diretamente com marketplaces, que têm equipes enormes de SEO para cuidar do site.
Aqui nesse tópico, separei alguns pontos que vão te ajudar a se aprofundar nem muito e nem pouco no SEO técnico para e-commerce — mas na medida certa.
Vamos lá?
Faça uma auditoria SEO com o Screaming Frog
O primeiro passo para uma auditoria técnica avançada para e-commerce é usar o Screaming Frog.
Esse é um programa simples, com versão gratuita e planos bem acessíveis, que indica todos os erros que podem estar no seu site. Todos mesmo.
Veja um vídeo de demonstração para entender melhor:
É interessante notar que o nome do produto é SEO Spider, sendo que Screaming Frog é só o nome da marca.
É legal reparar nisso porque o nome SEO Spider é exatamente o que o programa faz.
O Google sempre usou crawlers para identificar o conteúdo do seu site e as informações técnicas que conversamos no tópico anterior.
O que o SEO Spider faz é a mesma coisa: ele solta pequenos crawlers no seu site que vão fazer a identificação de problemas da mesma forma que o Google faria.
Só que, no caso do Google, o resultado não é divulgado — ele só influencia sua posição no buscador.
O Screaming Frog divulga em uma lista enorme todos esses pontos, desde os mais importantes até aqueles detalhes mínimos, que mal causam impacto.
Esse é o primeiro passo para começar no SEO técnico para o seu site, e o mais importante.
Inclusive, usuários avançados nem sequer vão precisar continuar na leitura desse texto. O Screaming Frog vai te oferecer todos os pontos de atenção que você precisa ter no seu site. É totalmente possível seguir daqui apenas com os ponteiros que ele oferece.
Ah, importante: até agora, o mais técnico que chegamos foi na arquitetura do site. O Screaming Frog oferece um detalhamento completo dessa hierarquia 😊🫰
Envie seu sitemap para o Google
O sitemap é um arquivo xml que detalha todo o código do seu site. Quando você o envia para o Google, os crawlers conseguem trabalhar com mais eficiência e você tem mais chances de aparecer nas primeiras posições das pesquisas.
Olha que interessante: o SemRush divulgou uma parte do seu sitemap:
Esse sitemap é criado automaticamente pela sua plataforma de publicação, e você pode acessá-lo em um desses dois endereços:
Acesse essa página e faça download dela inteira. O arquivo gerado vai ser um .xml.
Depois, entre no Google Search Console e adicione esse arquivo na aba “Indexação”:
Tudo bem simples. Você só vai precisar adicionar o arquivo e clicar em “Enviar”. Pronto!
Vá além do SEO para e-commerce: pense na experiência do usuário
O SEO hoje em dia não é mais como ele era antigamente.
Há 15 anos atrás, o SEO era quase um jogo — se você faz tudo o que o Google pede, você vai indexar nas melhores posições.
Hoje em dia esse jogo mudou por conta da ampla popularização do e-commerce. A maior parte dos sites já segue esses principais pontos, e o que os diferencia é a experiência do usuário.
Ela acontece de várias formas diferentes. Mas aqui no final do texto, gostaria de conversar com você sobre o atendimento.
Um dos pontos mais importantes para essa experiência do usuário é fornecer atendimento imediato para qualquer dúvida que os clientes possam ter.
E isso é plenamente possível de atingir com o ShopBot da Leadster.
Com a Inteligência Artificial generativa, criamos um produto capaz de conduzir conversas em tempo real com os seus visitantes sobre o produto que eles estão vendo ou sobre qualquer produto no site.
É literalmente acessar seu e-commerce e perguntar para o chatbot: “estou precisando de uma geladeira Brastemp Frost Free 300L. Pode me indicar alguns modelos?”
Faça um teste hoje clicando no banner logo abaixo. Vou ficar te esperando! Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo artigo sobre e-commerce.
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