Sumário
Todo material produzido pelo marketing precisa passar por uma reunião de briefing. Em alguns casos, até muitas reuniões.
E estar preparado para todos os tipos de reunião de briefing é fundamental para conseguir trabalhar bem e entregar um resultado final que agrade todo mundo e tenha boa performance.
Quando falamos de briefing em si, estamos adentrando um mundo mais diverso, pois esse conceito pode ser aplicado em várias áreas – aqui, vamos focar na produção publicitária, com foco na criação de materiais e estratégias para geração de leads.
Pensando nisso, antes de mostrar a você como fazer sua reunião de briefing, bora conhecer mais sobre o conceito e tudo que você pode explorar com ele 👇
O que é um Briefing?
O briefing é um documento que compila diversas informações importantes sobre um projeto.
Dentre elas podemos citar missão, metas, desafios, público-alvo, custos, direcionamento criativo, entre outros detalhes importantes que compõem o processo.
Ele é a primeira etapa do processo de produção de um material.
É por meio do briefing que há um alinhamento entre desejos e necessidades de quem solicita com o que quem executa consegue entregar.
Dito isso, esse conceito também pode ser dividido em dois grupos:
- Briefing com o cliente – o “cliente” nesse caso é quem está solicitando um material. No caso de agências, alguns trabalhadores chave participam da reunião para entender o que vai ser preciso fazer e como. No caso de departamentos internos de marketing também é a mesma coisa.
- Briefing com quem vai executar – depois desse primeiro momento, quem estava na reunião com o cliente volta para a agência ou departamento de marketing e repassa todas as informações para a equipe de marketing digital que vai participar do projeto.
🔎Leia também: Marketing digital para iniciantes: 15 dicas e 6 ferramentas
Quais são os Tipos de Briefings
Acima te mostrei as duas principais categorias da reunião de briefing – com quem está solicitando e com quem vai executar.
Em alguns casos essas reuniões também vão ser um pouco diferentes.
É comum que o solicitante faça a reunião diretamente com quem vai executar, com a mediação de um gestor de projetos, por exemplo.
Expandimos um pouco mais sobre isso agora, mostrando os tipos de briefing por reunião e formato da peça.
Saiba mais:
Briefings com o cliente
Nesse tipo de briefing, ao falar “cliente” estamos nos referindo à pessoa que solicitou o trabalho.
No caso de uma agência de publicidade e marketing, realmente vai ser um cliente, mas também pode ser um chefe de um departamento solicitando o trabalho de uma equipe em uma mesma empresa.
Briefings com um departamento
Nos briefings com um departamento estamos tratando da necessidade de passar as informações para a equipe após coletá-las.
É muito comum o briefing realizado com o cliente ser o suficiente para fazer uma reunião com sua equipe e explicar as necessidades e quais serão as próximas ações.
Briefing com só um profissional
Como o próprio nome já diz, você vai fazer uma reunião de briefing com apenas uma pessoa.
Nesse tipo de briefing também pode ser usado o briefing já feito com o cliente, aproveitando as informações e focando nas explicações.
Briefings de acordo com a necessidade
Por fim, temos aqui os briefings mais específicos, ou seja, aqueles produzidos seguindo a necessidade do projeto.
Assim que todas as informações foram coletadas no briefing com o cliente, podemos ter que dividir cada dado para um tipo de material ou objetivo, como:
- Briefing para criação de site;
- Briefing de design;
- Briefing para criação de campanha de marketing;
- Briefing para blogs e posts nas redes sociais.
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5 Passos Simples para fazer uma Reunião de Briefing
Agora que você já sabe os principais tipos de briefing que podem chegar no seu dia a dia de trabalho, vamos aprender como, em apenas 5 passos, você pode fazer uma reunião de briefing para qualquer tipo de material.
Confira:
Captar o máximo de informações
Informação é poder, certo?
Por isso, não desperdice nenhuma oportunidade de captar o máximo de dados que conseguir.
Lembre-se que essas informações que vão compor o seu briefing e orientar todas as suas ações no processo.
🔎Leia também: [Modelo grátis] Como fazer proposta de marketing digital?
Formalizá-las e compartilhá-las
Após coletar todas as informações, chegou o momento de organizá-las e formalizá-las, para em seguida compartilhar com a equipe responsável pelos próximos passos.
Para que tudo esteja organizado, junte os dados em um documento de forma objetiva, mas que passe as instruções necessárias.
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Discuti-las com a equipe (briefing da equipe)
Você não precisa seguir 100% a risca tudo o que está no briefing, nem tudo que está no documento será realmente colocado em prática.
Lembre-se de priorizar as ações e discutir com a sua equipe quais são as melhores ações a serem tomadas.
🔎Leia também: Como Fazer um Plano de Ação para os Clientes da sua Agência? Especialistas Respondem
Validar com supervisores
Ter alguém que revise e valide suas ações sempre é um ponto essencial para que tudo dê certo no final.
Por isso, já coloque em sua rotina a validação de um supervisor que poderá analisar seu briefing e realmente trazer aquele “olhar de fora” que vai gerar ainda mais novos insights.
🔎 Leia também: Marketing de conteúdo em 2023 - o que muda e boas estratégias
Apresentar o pitch e executar o job
Muitas agências ou departamentos de marketing só começam a realmente executar o material combinado depois que tudo está alinhado.
As reuniões anteriores são para iniciar o processo de conceituação do material.
Normalmente, uma última etapa é necessária junto ao solicitante para que ele aprove a ideia.
É nessa hora que você precisa vender seu peixe!
Se você ainda não sabe muito bem como construir seu pitch, saiba que a Leadster já tem um material que pode te ajudar.
Nele falamos muito sobre o pitch de vendas, e os pontos que abordamos podem ser facilmente transmitidos para a apresentação de uma campanha.
➡️ Leia mais: Pitch de Vendas: 8 Dicas para Criar um Discurso que Vende!
Modelo de Briefing de Marketing Pronto
Perfeito, agora você sabe como fazer uma reunião de briefing em apenas 5 passos!
Mas que tal a gente ir um pouco além?
Temos modelos de briefing prontos e gratuitos te esperando.
Baixando esse material você vai ter acesso a:
- Briefing geral para campanha de marketing;
- Briefing para posts de mídias sociais;
- Briefing para criação de site;
- Briefing para criação de logo;
- Briefing para materiais ricos;
- Briefing para blog posts.
Todos esses briefings são muito importantes para a boa execução dos seus materiais.
Baixe agora que a gente continua essa conversa por lá, beleza?
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